blog

terça-feira, março 27, 2012

SL Benfica - Chelsea FC: 0-1

É com um enorme sentimento de injustiça que chegou a casa e começo a escrever estas linhas. Hoje o Glorioso não merecia perder.

Um dos maiores clichês do futebol é "quem não marca, sofre" e hoje sentimos, de forma muito cruel, essa grande verdade dos relvados. Fomos melhores e do outro lado estava uma equipa que, pode não estar no seu melhor, mas tem um conjunto fabuloso de jogadores, pagos a peso de ouro. E esta noite os nossos bravos jogaram de igual para igual, olhos nos olhos e foram superiores. Foram quem procurou vencer e fizeram tudo para o conseguir. Infelizmente os deuses do futebol não estiveram do nosso lado e bafejaram os azuis de Londres com uma sorte que não fizeram por merecer.

O jogo começou equilibrado com as equipas a mostraram muito respeito uma pela outra mas, aos poucos, o SLB começou a ser mais acutilante e a querer mandar no jogo. Muita garra, muita atitude e, principalmente, muita qualidade de jogo iam permitindo ao Benfica galga terreno e aproximar-se cada vez mais da baliza de Cech. Aimar e Witsel a serem os construtores de jogo do Glorioso com Gaitan e César muito activos nas alas. Cardozo com pouco jogo mas sempre que tinha a bola criava perigo, ou em aberturas ou em tentativas de alvejar a baliza. Foi com ligeiro ascendente vermelho que se chegou ao intervalo e na segunda parte entrámos a matar, muito fortes em cima do Chelsea com lances de golo a sucederem-se a um bom ritmo e cada bola que não entrava tornava o tal clichê cada vez mais presente. Cardozo fuzila e David Luiz tira em cima da linha de golo, alguém cabeceia e Cech faz grande defesa, remates em zona perigosa ou iam à figura ou passavam ao lado. O tempo ía passando e as oportunidades sendo desperdiçadas. Num típico contra ataque ao melhor estilo italiano o Chelsea chega ao golo num lance onde o azar acompanhou-nos com Jardel a escorregar no momento em que ía cortar a bola a Torres. O marcador gritava injustiça mas os deuses da bola não ligam a isso. É duro e cruel mas perdemos e estamos em clara desvantagem na eliminatória.

Porque é que este Gaitan aparece tão poucas vezes no campeonato? Jogão do caraças a fazer o que quis dos defesas blues e a roubar bolas a Ramires na raça. Jogasse sempre assim e já seríamos campeões nacionais. A equipa esteve muito bem mas, temos que admitir, temos um grave problema: Emerson. Um jogo paupérrimo e, pior que tudo, está naquela fase em que a bola pica muito e tudo o que o brasileiro tenta fazer corre mal. Se passa de primeira corre mal, se para a bola corre mal, se tenta avançar com a bola corre mal, tudo lhe corre mal e o público, que tem muitas virtudes mas não tem paciência nestas situações. Assobiar e pressionar só piora. Tenho a perfeita noção que a equipa tem medo de jogar pelo lado esquerdo, tem medo de meter a bola em Emerson e isso é trágico e com custos elevados. Se vai dando para a nossa Liga, na Champions pia mais fininho. E a culpa é óbvia, é do treinador que deixou chegar a este ponto. Não percebi muito bem as substituições. Parece-me que quis cedo demais ao pote Jorge Jesus. A equipa estava a jogar bem e Aimar nem sequer jogará no sábado pelo que, parece-me, podia ter ficado mais tempo em campo. César também estava bem. Aceito que Matic tenha entrado para refrescar o meio campo mas a saída de Javi foi um risco alto até porque ainda temos o jogo da segunda mão.

Na TSF estiveram uns 10 minutos a falar da arbitragem e de um penalty de Terry que ficou por assinalar. Assim se prova que sabem perfeitamente a influência num jogo que um lance destes pode ter. Tal como contra o Barça na época de Koeman o Benfica é prejudicado ao não ser assinalado a seu favor um claro penalty. Nos quartos de final da Champions, contra equipas tão fortes como são os adversários do Glorioso, torna ainda mais difícil a tarefa do Benfica. É injusto. Muito injusto. E deturpa, claramente, toda uma eliminatória. Assim é muito complicado.

Mas como Jorge Jesus disse, eu também não estou convencido. Já vencemos em Anfield Road e já calámos Old Trafford, porque não ir a Stanford Bridge, jogar desta forma e derrotar os milionários de Londres? Sem medos!!!

CARREGA BENFICA!!

26 comentários:

lj disse...

Infelizmente a eliminatoria nao ficou arrumada hoje. Temo muito pelo campeonato, pois ha varios jogadores chave que nao aguentam a exigencia fisica das duas competicoes (Javi, Witsel, Cardozo, Gaitan e Aimar).

djeiti disse...

Era lindo vencer em Londres...eu lá estarei!
Mas antes disso, Sábado é crucial!
Passou-se é algo antes do jogo que me deixou ainda mais revoltado:

http://maiordeportugal.blogspot.pt/2012/03/15-minutos-esmagado-para-entrar-pascoa.html?showComment=1332891409146

joão carlos disse...

Não marcamos perdemos, este ano a equipa tem um modelo de jogo mais pensado menos sôfrego no ataque mas sem tirar dai qualquer beneficio pratico já que sofremos os mesmos números de golos dos dois anos anteriores, se não mesmo mais, e no ataque temos claramente menos oportunidades e logo como consequência menos golos marcados e começa-se a tornar preocupante o numero de jogos em que não marcamos qualquer golo.
Emerson neste momento nem esta em causa se ele é bom ou mau mas utilizar a defesa esquerdo um jogador fora de forma e num estado psicológico deplorável é criminoso principalmente quando se tem alternativa valida quando é que este treinador aprende que teimar em utilizar um jogador que esta mal só prejudica a equipa para não falar no jogador que assim nunca mais recupera.
Mais uma vez não percebi as substituições ele tira cedo de mais o Aimar, existem jogos em que ele rebenta completamente mas hoje isso ainda não tinha acontecido e para o poupar não era de certeza, e aliado a termos mudado de táctica a partir dai perdemos o meio campo e não mais criamos perigo.

Pedro a diferença entre esses bons resultados em Inglaterra e agora é que em ambos íamos em vantagem sobre os adversários e nesta vamos em clara desvantagem o que vai fazer toda a diferença.

Dj Rumbero disse...

            Por respeito ao futebol, uma equipa que tem Emerson y Jardel e um treinador da “Categoria” de Jorge Jesus não deve chegar às meias finais da Champions league!! Mas uma equipa com Paulo Ferreira também não porra!!! O que mais me chateia é que temos equipa para eliminar este Chelsea, não o vejo superior ao Benfica. Mas já imaginaram a cena? O Messi y o Alexis à frente do Emerson num jogo???!!!! Medo!!! Muito medo. O Guardiola lado a lado com Jorge Jesus??  Jajajajaja  (disto não sei o que pensar) O que eu penso realmente é que ainda temos boas hipóteses de eliminar o Chelsea mas se depois nos toca o Barça... com Jorge Jesus ou vai ou racha, isto é, ou fazemos historia ou a goleada de Vigo vai ser pequena comparado com o que nos espera!!! Por tudo isto, não sei o que quero e nesse caso farei o que faço sempre nestas situações, deixo-me levar pelo coração. Carrega Beeenficaaaaaa!!!! (pode ser que o Emerson se lesione!! jejejejee)

Unknown disse...

O ideal para Stamford Bridge era ganhar por 2-0 e o Emerson ser expulso por agressão... para levar pelo menos dois jogos de suspensão.

Agora mais a sério.

Quem não marca, arrisca-se a perder. O Benfica esteve bem até às substituições, aí o "Mestre da Tactica" deu cabo da equipa.
É incrível a teimosia em Emerson. Basta ler as declarações do Ramires para se perceber o quão débil é a nossa lateral esquerda.
Depois do jogo, mais um exemplo da FANFARRONICE do "Mestre da tactica" - em vez de aproveitar para centrar os objectivos da equipa e a mente dos jogadores nos próximos (e decisivos) jogos que se avizinham para o campeonato, o que é que ele faz? "Podemos ir ganhar a inglaterra!" Pimba! Nem mais! Pois podemos! E também podemos perder o campeonato em definitivo já este fim de semana, ó minha grande besta!

Hugo disse...

Pedro, acho que não vimos o jogo da mesma forma.
O Benfica não jogou o suficiente para mostrar que é melhor.
O Chelsea deixou jogar à vontade, esplorando somente os pontos negativos do Benfica.
Mais uma vez, o JJ levou um banho tático. Mais uma vez o JJ mostrou as suas limitações.
O Emersson não é jogador para o Belenenses...
O Jardel não é jogador para o Benfica.
Estes são os pontos fracos do Benfica, que foram muito bem esplorados.
Por azar Nosso, hoje o Emersson apanhou um grande jogador pela frente, que até nem é extremo, que por sua vez já jogou com a nossa camisola.
E Pedro, quando o Emersson apanha um jogador a sério pela frente, é o que todos sabemos... muito mau.
quanto ao Jardel, falha sempre quando não deve.
Quem quer ganhar, não pode jogar a com baixa velocidade.

Pedro disse...

O Chelsea jogou para o zero zero é verdade mas não acho que tenha "deixado" o Benfica jogar. Acho q fomos nós que conseguimos empurrar o Chelsea e criar várias oportunidades de golo. Infelizmente não entraram e eles conseguiram fazer um golo num contra ataque venenoso.

Sobre Emerson está tudo dito mas sobre Jardel acho injustas essas críticas. Estamos a falar de um dos melhores avançados do mundo que pode não estar a marcar golos mas não deixa de ser um fabuloso jogador. E Jardel escorrega no momento em que tenta cortar o lance. Durante todo o jogo esteve muito bem. E no lance do golo até Luisão falha um corte que parece ser demasiado simples...

Eu defendo que Jardel é jogador para o SLB. Sabe que não é titular, não cria ondas, trabalha com empenho e quando joga cumpre. O nosso campeonato é jogar contra Paços, Bragas, Sportings...não contra Chelseas e Barças. O Jardel serve perfeitamente.

Pedro, eu acho que o discurso pós jogo do JJ foi normal. Após um jogo destes é natural que JJ queira manter a confiança dos jogadores em alta para a segunda mão. Era isso q estava em discussão. O jogo com o Braga é outra questão.

Anónimo disse...

E mais uma vez, nos seus quase 3 anos de benfica, o fanfarrão perde o jogo sem conseguir dar mérito ao adversário. 3 anos, 3 épocas, NUNCA jorge jesus foi capaz de dar mérito ao adversário.
Pode ser um bom treinador, mas nunca será um grande treinador pela falta de humildade e por se achar o melhor treinador do mundo. Como se tem visto em campo, anos após ano, nos momentos cruciais ele falha. Mas nunca admite que o adversário mereceu ganhar.

DeVante disse...

Se não formos campeões a culpa será do Gaitán porque ele só joga para a Champions...nunca tinha pensado nisso.

João Bizarro disse...

Já tenho os argumentos esgotados. Já disse tudo o que tinha a dizer sobre Jorges Jesus e Emersones.

Estou farto. Deles e de falar deles.

Pedro disse...

DeVante, em caso de insucesso o Gaitan terá a sua cota parte. Como ontem se viu o gajo quando quer joga MUITO!!!

RockDaLinha disse...

Triste, muito triste. Estou furioso com a atitude do Benfica, do treinador do Presidente dos jogadores....
Como é possível entrarem com aquela atitude... o Chelsea fez o que quis, e o parolo do treinador já mete nojo com a teimosia dele em por aquele cancro do emerson.
Já não tenho palavras para descrever este jogador. O Jardel é outro, não tem estaleca para jogar no Benfica. Enfim não acredito nesta equipa é tudo mau...
O treinador tá de cabeça perdida, vejam as substituições...
Como é possível estarem mais de 60 mil adeptos a pagarem um balúrdio, a puxarem como nunca a equipa e depois fazem o pior resultado possível.
JJ, porque é que tiraste o aimar? Para descansar para o Braga e para o Sporting?
JJ, porque é que tiraste o Javi e meteste aquele calhau com olhos e não fizeste isto com o olhanense?
JJ, porque é que meteste o Rodrigo? na primeira vez que toca na bola dá golo do Chelsea, e nas duas jogadas seguintes consegue perder a bola da mesma forma...
Enfim, já é tempo do Benfica por este bazofias a andar, já deu tudo o que tinha ao Benfica, agradeço o pouco que fez, mas com este plantel era preciso mais, muito mais
Como socio, peço que o treinador vá a andar o mais rápido possível

PS: inacreditável os comentários do Ramirez, do David Luiz, do Mata, do bosingwa, paulo ferreira...sobre o Emerson, e nós Benfica a dar a titularidade...... Vergonhoso

DeVante disse...

O Gaitán é um excelente jogador e joga sempre muito quando não está sobre brasas. Aliás, nós benfiquistas só somos exigentes com os jogadores que fazem a diferença.
Nós não apoiamos os nossos grandes jogadores. A imprensa ajuda-nos a deita-los abaixo. Fazemos de tolos e embarcamos no jogo do sistema.
Se Gaitán jogasse noutras bandas, nunca era criticado, logo, quando sofria faltas estas eram assinaladas. Logo, o Manchester não viria acenar com 25M mas sim com 35M. Logo, ele rendiria sempre mais.
Quando David Luiz estava cá, Coroado semana sim, semana sim afirmava que ele era caceteiro, foi vendido pelo preço que foi e achamos que foi um bom negócio. Hoje, se sair do Chelsea será por quanto?
Di Maria, aqui era semana sim, semana sim, classificado de inconsequente. Hoje se sair do Real será por quanto?
Gaitán será a mesma coisa...Continuemos nessa senda.

John Wakefield disse...

O que se passa com o Gaitán é daquelas coisas que deixa qualquer um curioso. Contra equipas mais fracas parece que anda desmotivado em campo, mas quando é contra grandes equipas, parece que está a fazer o jogo da vida dele. Ele é grande jogador e disso não duvido, mas creio que o Benfica deve vendê-lo no final de época. Creio que é o melhor para todas as partes.

Quanto ao jogo, o Benfica não foi feliz, mas verdade seja dita, não tem futebol para chegar a uma final da Champions. O Barcelona que se preocupe com o AC Milão porque depois nas meias aquilo vai ser um passeio...

O campeonato é a nossa prioridade e aí quero ver o Gaitán e restantes jogadores a "comer a relva"...

Hugo disse...

Pedro,
O Chelsea é uma equipa perfeitamente ao nosso alcance.
Tinhamos era de jogar com mais velocidade e pressionar os toscos defesas deles (excepto o David Luiz).
No golo, o Jardel perde para o Torres em corpo, encosta-se a ele e cai ou escorrega, o costume do Jardel, escorrega sempre ou cai.
Não serve, prefiro o Miguel Vitor.
Do Emerson, nem vale a pena falar mais, um gajo que não consegue fazer um passe, que parece só ter uma velocidade. É que nem a defender ele é bom.
Depois a substituição do Aimar aos 60 minutos para colocar o Matic?
Porque é que não colocou somente o Nolito, deixando o Bruno César no lado direito e colocava o Gaitan atrás do Cardozo.
Tinhamos de ganhar em casa.
O que serviu jogar com calma?
Se queria assim, jogava logo de inicio, com Witsel, Javi, e Matic, mais o Aimar, Gaitan e Cardozo.

Pedro disse...

Olha, que os jornalistas cá no burgo digam o que disseram ontem. Fazemos essa troca?

DeVante, não concordo nada. As críticas ao Gaitan são justas. Ninguém põe em causa a sua qualidade mas sim a sua "vontade". Ontem teve tanta vontade q ganhou lances de raça ao Ramires(!!!!). Pq não faz isso contra o Olhanense ou Rio Ave??? Não há ninguém que diga q ele não presta, diz-se sim, e com razão, que é displicente. Q se alheia do jogo defensivo.

Hugo, Jardel perde para o Torres. Repito, para o Torres. É assim tão escandaloso??? Talvez o David Luiz não perdesse para o Torres mas por isso é que ele está do outro lado e custou o que custou. Jardel serve perfeitamente para o papel que tem dentro do SLB: ser suplente.

Sobre as substituições, totalmente de acordo contigo.

Anónimo disse...

Curiosamente, ou talvez não, quem ficou escandalizado com a entrada do bruno alves desta vez não fala em entradas assassinas. A entrada do javi garcia fez sobre ramires na jogada do golo é de expulsão directa sem pestanejar. Incrível como um carniceiro desta natureza anda sempre a passear pelos relvados!

André Leal disse...

E o que dizes do Jardel, pode-se dizer do Emerson (que perdeu no mesmo lance para o Ramires), pois não me chocaria que o Emerson fosse um suplente do Benfica. Titular, e dos indiscutíveis, é que não...

Anónimo disse...

de uma vez por todas , alguem me explique se o aimar nao joga sabado
o que o impede de acabar o jogo?
sera que 20 minutos dao cabo dele?
meter matic e javi quando se tem que ganhar parece me um absurdo
mas enfim
ha opçoes que o jesus toma que as vezes a sensaçao que da e que querem que o mandem embora mas se for isso seija homem e nao um chulo a espera da indemenizaçao va se embora.
tenho um familiar que nao pode com o jesus nem um bocado por causa daquela historia de ter renovado apos pressao do porto para ele (meu familiar) o benfica nao devia ter renovado e mandava o pro crl eu sempree disse que nao, mas hoije nao sei nao...
dass o homem inventa pra crl

mas va la vamos ver se o campeonato cai pra gente o azar e a vigarize nao pode tar sempre do nosso lado

abraçao

joaquim pereira

DeVante disse...

Pois, é "displicente"...que dizer do Bruno César?

Nós no Benfica somos como aqueles chefes que só descascam nos funcionários que trabalham, são pontuais e cumprem.
Aquele gajo que nunca se atrasa, se um dia se atrasar acaba o mundo. Aquele gajo que trabalha e sempre é impecável, se um dia falhar, prontos, cai-lhe tudo em cima.
Se for outro, todos encolhem os ombros...
Resultado: Ficamos com o medíocres!

Pedro disse...

DeVante, percebo perfeitamente o que dizes mas não me parece que a comparação, com Gaitan, seja correcta. Gaitan não é um trabalhador que se atrasa apenas uma vez. É um dos tais que chega sempre atrasado e sai antes da hora mas quando sabe que o chefe vai andar em cima cumpre o horário e executa todas as tarefas sem erros mostrando que se quisesse seria um trabalhador do melhor que há.

Nesse aspecto não podes comparar com Bruno César. O brasileiro é muito mais colectivo do que Gaitan. Ajuda muito mais o seu lateral que Gaitan, emprega muito mais raça do que Gaitan. Não tem nem nunca terá a genialidade de Nico Gaitan.

John Wakefield disse...

O Javi ao lado do Paulinho Santos e do Bruno Alves é um menino de coro...

joão carlos disse...

Jardel, acho injustas as criticas neste jogo o homem só teve uma falha teve azar que na sua única falha deu golo, alias o Luisão teve um erro muito maior mas teve sorte que a bola foi ao poste, depois não podemos esquecer que Jardel é o suplente não o titular que é o Garay e esta lesionado.

Gaitan á semelhança de outro jogador por sinal também argentino, Cannigia, tem dificuldades em motivar-se para jogos com adversários menores e contra equipas de topo faz grandes jogos mas mais uma vez a culpa é do treinador que não consegue encontrar a forma de motivar o jogador.

O maior defeito deste treinador é a sua incapacidade de motivar os jogadores em dois anos seguidos a equipa entra no período decisivo da época com índices psicológicos e de motivação de rastos e quando a cabeça não quer as pernas não andam, no resto ele é igual a todos os outros teimoso, aqui talvez um pouco mais, e de vez em quando inventa.

Pedro disse...

O Javi é duro mas não é mau. O Paulinho Santos e Bruno ALves, eram maus, eram carniceiros, eram filhos da puta. Resumindo eram jogadores à porto...

André Leal disse...

Relativamente ao jogo de Sábado:

Alguém me explica porque é que eu, sócio, vou ter que pagar 12,5€ para ver o jogo em local semelhante ao qual, um adepto dos corruptos B, apenas paga 10€,
sendo eles um adversário directo na luta pelo título, numa altura crucial do campeonato e estando eles habituados a cuspir-nos em cima enquanto nós lhes emprestamos jogadores?

Alguém sabe também dizer qual o valor mínimo para não sócios no jogo lá, a meio do campeonato?

DeVante disse...

Estás a falar do mesmo Bruno César? Convenhamos!
Da próxima tenta seguir o Bruno em campo e tenta contabilizar as vezes que ajuda o lateral...