blog

terça-feira, março 06, 2012

SL Benfica - Zenit: 2-0

Porque será que este Jorge Jesus não aparece mais vezes no campeonato nacional? Um Jorge Jesus correcto tacticamente, com boas opções durante os 90 minutos e com um discurso final interessante? Se ele existe porque raio desaparece tanta vez?

Podemos estar desmotivados mas quando entramos na Catedral esses sentimentos ficam de lado e queremos acreditar que o Glorioso pode vencer qualquer equipa do Mundo. Depois do descalabro interno o apuramento para os quartos de final da Champions ficou, animicamente, mais difícil mas a equipa respondeu muito bem aos dissabores passados e apresentou uma postura e atitude que se desejava. Sempre senhora de si e em controlo do jogo, a equipa do SLB sabia que tinha que enfrentar um jogo de paciência uma vez que o Zenit estava com o autocarro bem estacionado lá atrás e a imitar o anti-jogo e queimar tempo digno de qualquer Paços ou Gil Vicente quando vêm à Luz. É pena nem todos os adeptos perceberem que estes jogos são para se jogarem com calma, com trocas de bola, com posse à procura de um espaço, de uma oportunidade. E o Benfica teve-as, infelizmente não entraram como era suposto o que teria tornado, penso eu, esta qualificação épica. Nestes jogos custa entrar o primeiro e ele só apareceu no final da primeira parte após jogada de insistência colectiva. O mais difícil estava feito e na segunda parte os russos tinham que abrir para lutarem pela qualificação. Assim foi e os espaços nas costas da defesa do Zenit foram mais que muitos e o SL Benfica teve nos pés dos seus jogadores a possibilidade de golear sem espinhas este adversário e brincar o resto do tempo que faltaria para o apito final. Mas as bolas teimam em não entrar e a tranquilidade só apareceu no cair do pano num muito festejado golo de Nelson Oliveira que tinha entrado para o lugar de Cardozo.

Jesus desta vez leu bem o jogo e mexeu como tinha que mexer. Com vantagem no marcador havia que segurar o meio campo e para isso o treinador meteu Matic que foi um óptimo apoio para Javi e permitiu soltar Witsel para tarefas mais adiantadas no terreno. Nolito também entrou muito bem no jogo e deu a dinâmica que a equipa precisava aproveitando os espaços defensivos que se abriam na equipa russa. Este equilíbrio que Jesus deu à equipa era o equilíbrio que se pedia em Guimarães e na sexta com o clube corrupto. Não custa nada, é só não inventar.

Rodrigo precisa de recuperar a estupenda forma que tinha antes de ser ceifado pelo tronco alves, a vontade está lá toda mas o repentismo e a clarividência não estão afinadas mas o tempo tratará disso. Quem não sei se terá tempo é Gaitan que teima em não pôr em práctica tudo o que pode dar à equipa. Já Maxi esse nunca falha tal como Luisão e Javi que foram imperiais. Artur a precisar de levar uns safanões para ver se desperta. Mas o senhor da noite foi Witsel com um jogão enorme, esteve em todo o lado e magnífico no controle da bola. Excelente jogo.

Quando se tem um árbitro a sério a coisa corre muito bem. Houve lances que não concordei com a sua decisão mas só o facto de sentir que não era intencional, que os erros eram para os dois lados indiscriminadamente, foi um alívio. Não pode ser sempre assim? Parece-me falta sobre Bruno César à entrada da área do Zénit. De resto um ou outro lance irrelevante.

Estamos nos quartos de final e encaixámos uma importante receita. Quem será o senhor que se segue? Gostava muito de evitar Real Madrid e Barça, os outros são equipas para jogarmos de igual para igual, sem temor, lutando claramente pelo apuramento.

Não estou minimamento esquecido do que se passou mas hoje vencemos. E vencemos bem. Numca competição muito importante onde queremos que o Glorioso jogue sempre, cresça como equipa e vá chegando cada vez mais longe. Para isso é preciso lá estar e nós estamos.

CARREGA BENFICA!!!

23 comentários:

Gonga disse...

Se o árbitro de hoje é o Proença estaríamos eliminados.

É bom ganhar honestamente coisa que os corruptos não sabem o que é.

benfiquista a serio disse...

quando não se inventa é facil ganhar. sr jj se so senhor fizesse as mesmas substituições que fez hoje contra os corruptos talvez tivessemos ganho, hoje ficou provado que errou em guimaraes, academica e contra os corruptos. se errou propositadamente não sei mas sei que errou inequivocamente. por isso espero que tenha aprendido bem a lição e que não faça mais brincadeiras como as que fez nos jogos de guimaraes, academica e corruptos.

é minha convicção, ou há jogadores da nossa equipa em claro defice fisico - rodrigo, bruno cesar, cardozo.

mas atençao caros amigos benfiquistas, não embandeiramos em arco pois este zenir parece-me uma equipa fraquita. penso até se nãO fossem os erros de jj na primeira mão esta eliminatoria já estaria resolvida desde aí.

André Leal disse...

"Quem não sei se terá tempo é Gaitan que teima em pôr em práctica tudo o que pode dar à equipa."

Querias mesmo dizer isto ou falta aí um "não" pelo meio?

Estiveste bem agora no elogio ao JJ. Já estava para cá vir perguntar-te se agora não o elogiavas, mas desarmaste-me :P

Para acabar com as dúvidas o que penso do JJ é o mesmo do que penso do LFV: Longe de serem perfeitos são melhores do que aqueles que eventualmente os poderão substituir. E trocar o certo pelo incerto...

Januh Miguel disse...

Pedrocas,
desculpa mas não concordo contigo na parte do Nico, acho que ele teve um jogo bem conseguido, pode dar mais, mas já deu qualquer coisa, o Bruno César até aos 40 minutos foi uma nulidade por exemplo... Os senhores do jogo para mim, foram Maxi e Witsel sem dúvida, mas com a nossa dupla de centrais na sua cola. De resto marcamos o que tinhamos que marcar e agora é bola para a frente, e para concluir Nelson Oliveira no Europeu e a titular, o menino como o JJ lhe chamou, tem uma chama enorme e vai ser um grandíssimo jogador.

Pedro disse...

André, falta o "não" obviamente. Vou já corrigir. ☺

Januh, continuo a achar que Gaitan é muito displicente a defender e a atacar, com a sua velocidade e técnica, tem que render mais. Já que defende pouco ao menos quando ataca tem que fazer bem mais vezes. Há um lance em que arranca do meio campo, com a bola controlada e em vantagem e deixa-se apanhar por um russo q partiu bem detrás dele...

Mário Lopes disse...

Apesar do jogo ser de nervos (para SLB e adeptos), nunca é de deixar de realçar a excelente arbitragem. É como referiste Pedro, o árbitro pode ter errado num ou outro lance, mas nunca se sentiu da sua parte intencionalidade ou perseguição a qualquer das equipas,ou mesmo aquela "manhozice" tão caracteristicas dos nossos árbitros tugas. Há muito que o SLB não tinha uma arbitragem tão digna. A nível interno então, arbitragens como esta são uma miragem...

Quanto ao SLB, acho que ontem a equipa valeu pelo seu todo e até achei que o Gaitán apareceu mais do que é habitual nos últimos tempos. RODRIGO e CARDOZO, pareceram-me os mais fracos. MAXI, WITSEL, LUISÃO e JAVI, espectaculares. Quanto ao ARTUR, não teve praticamente trabalho, mas concordo contigo relativamente ao referido no post.

André Leal disse...

Gosto muito do Gaitán mas é como o Pedro diz: displicente.

O 2º e 3º golos dos corruptos não são só culpa do árbitro, mas também dele e da sua dispilcência.

O meu pai se o visse naquela altura acho que o matava.

estrangeiro disse...

Falta também uma palavrinha para o Emerson que foi certinho como o Jardel que quase não teve falhas nenhumas.

Anónimo disse...

"Porque será que este Jorge Jesus não aparece mais vezes no campeonato nacional?"
"Jesus desta vez leu bem o jogo e mexeu como tinha que mexer."

Tudo dito. Quem agora aparece a querer defender Jesus e utiliza este jogo esta-se a enterrar porque fez o que devia ter feito contra os porcos

DeVante disse...

Concordo com o teu comentário Januh Miguel, em tudo!!!

A culpa no golo dos corruptos é inteiramente do árbitro porque quando é falta é para marcar, não é para criticar o jogador que tentou desequilibrar e foi impedido às margens da lei.

Já imaginaram se toda a gente passa a travar Messi em falta e os árbitros não marcarem? Os adeptos do Barça vão criticar o Messi ou os árbitros?
Sinceramente...

João Bizarro disse...

Quando JJ não inventa ganhamos.
O Mais engraçado foi ele na conf. imprensa explicar tin tin por tin tin como deveria ter feito contra o fóculporto.

André Leal disse...

DeVante:

Não me refiro ao Witsel, mas ao Gaitán.

No 2º golo, depois do Witsel ter perdido a bola (quanto a mim, sem falta, embora saiba que ao contrário seria marcada) o Gaitán fica no meio de dois jogadores corruptos e, em vez de despachar a bola, perde-a.

No 3º só tem culpa na falta que originou o livre, da sua autoria, depois de ter conseguido roubar a bola e, mais uma vez, não a ter despachado no meio de jogadores corruptos. Claro que não tem culpa nenhuma no resto, que foi muito mais determinante.

Mas são dois lances originados devido à sua displicência.

De qualquer forma quero deixar bem claro que adoro o Gaitán, sei que todos erram e que se esta desculpa não serve aos corruptos dos árbitros que erram sempre para os mesmos, serve bem ao Gaitán.

M disse...

temos os quartos final metidos entre jogos com Braga e lagartada...

porreiro, haja coração!!!

SLB4EVER disse...

Merecidamente nos quartos de final! Carrega Benfica.

Completamente de acordo com o texto Pedro.

Como é uma lufada de ar fresco poder assistir a um jogo que não seja condicionado e decidido pela equipa de arbitragem, depois de 2 jogos com arbitragens do mais vergonhoso e tendencioso que há, foi dada uma lição de apitar um jogo, sem truques tendenciosos ou a querer ter o protagonismo, o senhor que apitou o jogou deu uma lição de como as arbitragens deveriam ser, o espectáculo e a verdade desportiva primeiro e os critérios uniformes. Obrigado sr. Howard Webb!

Ontem JJ mostrou que afinal não é assim tão bronco, a pergunta é onde esteve ele nos últimos jogos? Pq é que como ontem não fez o que a lógica do joogo impunha? A champions é muito bonita mas se o campeonato for á vida é bom que explique pq tanto gosta de inventar contra os curruptos e facilitar nos momentos chave deste campeonato. Até as 3 substituições foram bem feitas e no timing correcto, impressionante!

Rodrigo mostrou que ainda não está a 100%, continuo sem saber pq o JJ insiste em espremer jogadores que não estão em condições, em vez de os recuperar totalmente para que qd entrem estejam realmente bem.

Nico um pouco melhor mas tem que mostrar mais, Nolito e Zanaki têm vindo a mostrar que não merecem sentar no banco em troca com Gaitán, este sim devia sentar e ir entrando até mostrar algo mais.

Oliveira a estrear-se a a marcar na champions, muito bom, nota-se ainda muita ansiedade em marcar e mostrar serviço mas a fome de bola que tem é uma mais valia.

Agora venha o próximo, será sempre difícil mas sem ser Real Madrid e Barça temos boas hipoteses com os restantes. A ver vamos o que a sorte dita!

Viva o BENFICA

Anónimo disse...

Ah grande JJ, agora já és o rei novamente até à próxima derrota e todos pedirem outra vez a tua cabeça num pau. AHAHAHA

Pedro Vieira disse...

Vejam e reflitam:

https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc7/420852_10150712907510941_568055940_11717357_1233547161_n.jpg

Que é bom é fazer parte de um clube que ganha muito e, sobretudo, é uma minoria. Temos de trabalhar o dobro para atingir os objectivos e quando perdemos a culpa é sempre nossa.

BrainWash

Pedro disse...

Pedro, esse tiro saiu completamente ao lado.

Primeiro a capa do jogo de sexta é tipicamente manhosa: dá um cheirinho ao fora de jogo ao mesmo tempo que o mete debaixo de erros de Jesus, Emerson e Artur e, pasme-se, dá mérito ao fcp.

A do Saviola é justa pq fora de jogo é na vossa cabeça...depois do fora de jogo a bola está em vosso poder, vai ao meio campo e depois dá golo. A mesma capa que ignora por completo um penalty escabroso de Cebola que ficou por marcar..

Tiveste azar, mais uma vez. ☺

Nós bem sabemos o "dobro" que vocês trabalham...sabemos nós, sabe a Marca, sabe Fergunson e todos que ouviram as escutas...não entres por aí.

Ainda na sexta feira se viu bem o que é o "dobro" do vosso trabalho...

Pedro Vieira disse...

Antes de mais, parabéns e boa sorte para o sorteio dos quartos.

Eu não vou discutir esses lances de arbitragem. Tu com certeza sabes o quão manhosa é ABOLA. "Ah e tal somos 6Milhões e assim vende mais". É por isto que eu tendo a não gostar de alguns benfiquistas. Têm um complexo de Superioridade! Essas noticias parciais e capitalistas minam a tranquilidade que poderiam existir no futebol. Para as pessoas de bom-senso não passam de comédia (lembro-me da capa do Jesus: Exterminador Implacável) mas para a maioria serve apenas para incitar violência.

Mas, pronto, eu sei que não dão mérito nenhum às nossas vitórias por isso não vou "bater mais no ceguinho".

Tou aqui a morrer de sono e creio que o comentário tá terrivelmente mal estruturado xD Espero, ainda assim, que tenho passado a ideia :)



Parabéns e Boa Sorte na Champions

André Leal disse...

Quero fazer um mea culpa. Já vi que afinal tinhas razão, Pedro, É claramente falta sobre o Witsel antes do 2º golo dos corruptos.

Pedro disse...

Pedro, tenho mesmo que falar d'O Jogo??

A Bola fala muito do SLB. Todos concordam. Aliás, todos falam muito do SLB. Podes é perguntar aos benfiquistas se falam bem ou mal..

Quem me dera que eles não falassem tanto de nós...

Mr. Shankly disse...

"mas para a maioria serve apenas para incitar violência."

Coisa que a direcção do teu clube não faz, claro. O clima de guerilha do futebol em Portugal instalou-se por influência de PC, nunca da comunicação social (embora esta tenha culpas, mas não por colocar um "exterminador implacável" na capa)

Pedro Vieira disse...

Mr. Shankly: Assim não vamos a lado nenhum... Se tu atiras pedras eu também atiro... Eu não me identifico de forma alguma com esses incentivos à violência que referes. Felizmente são cada vez menos (facto!).

Eu sempre serei contra coisas desse tipo. Seja qualquer for a sua cor. Não serei nenhum gandhi ou cristo se, ao levar com pedras, em vez de as atirar de volta guardá-las. Cada um é dono e senhor dos seus actos.

cumps

Mr. Shankly disse...

Pedro, não percebi. Só que não te identificas com esses incentivos à violência. Fixe. Eu também não.