blog

sábado, agosto 18, 2012

SL Benfica - Sp.Braga: 2-2

Cumpriu-se a tradição e o SL Benfica esbanja, como costume, os dois primeiros pontos na primeira jornada. Pela quarta época consecutiva, Jorge Jesus não consegue levar o Benfica à vitória na ronda inaugural, três delas na Luz. Elucidativo.

No post de sexta feira enuncei o porquê de não ter esperanças nesta época e mal chego ao Estádio da Luz e olho para o 11 titular nos ecrâns electrônicos e percebo claramente o que vai sair dali. Mais do mesmo. A constante repetição dos erros das épocas passadas. Mantenho a dúvida se é propositado ou não porque custa-me acreditar que alguém possa ser assim tão incompetente. Mas Jesus demonstra essa incompetência em tudo o que faz e uma teimosia e um ego incomportáveis para um currículo ao nível de um Vítor Pereira. Era tão bom poder chegar aqui e dizer que estava errado mas não, pelo contrário, chego aqui e é com dor no coração que digo: eu bem avisei. Porra, estou farto de avisar. Estamos fartos de avisar. Estamos fartos de debater os mesmos erros e problemas e aquela aventesma que temos a comandar a equipa não muda, não aprende, não corrige. E depois, tem a lata de dizer que o Braga é uma grande equipa, que o Braga se bateu muito bem, que correu como ele estava à espera, que foi um bom espectáculo com quatro golos...ò meu palhaço, tu és treinador do Sport Lisboa e Benfica, qualquer empate é uma derrota pesadíssima!!!! Começas, mais uma vez, a época a ver os outros à frente.

É obsceno que Carlos Martins, depois da pré época que fez, não tenha feito um minuto sequer no jogo de hoje. Bruno César que foi uma nódoa na pré época, foi titular e foi, naturalmente, uma nódoa. Nolito que fez uma excelente pré época fica no banco. Sálvio e Rodrigo chegam, não fazem um único minuto de jogo e são titulares. Enzo Perez que se empenhou e esforçou durante toda a pré época, vai para o banco. Jesus é isto, é esta forma de gerir pessoas, jogadores, emoções. Corres, trabalhas e rendes mas para o treinador isso é irrelevante porque o que interessa é o seu ego. E por causa do seu ego temos um Melgarejo a lateral esquerdo que comete, naturalmente, muitos erros por não saber estar naquela posição e o treinador reconhece isso, admite que ele tem muito que aprender mas mesmo assim meto-o a aprender nos jogos a sério contra adversários fortes como o Braga. Excelente. E o que dizer de 9 milhões que nem sequer são convocados? Aimar lesionado durante a pré época toda é opção para virar um jogo, Martins podia resolver a coisa com um daqueles seus chutões e isso seria uma maçada. Enzo é um belo jogador mas não é jogador para romper, e jogador de toque, de tabela. Fazia sentido entrar a titular, não fazia sentido entrar para virar um jogo contra uma equipa contra o Braga. Quem não percebe o que se passou hoje não percebe nada de futebol, nada. Não perceber o porquê do Braga dominar o meio campo durante quase todo o jogo é o que nos leva a ter as duas últimas épocas que tivemos e que esta, provavelmente, irá pelo mesmo caminho. É mau, é péssimo. É olhar para o leque de jogadores à disposição e ver que o SLB não joga nada porque o treinador não percebe que de nada adiante jogar com dois avançados se a bola não chega lá, que perdemos muitas bolas em passes errados porque temos poucas soluções no meio campo, porque estamos em inferioridade nessa zona do terreno. Hoje, ontem, a época passada e as anteriores. Sempre os mesmos erros, sempre. E isso resulta num conformismo aterrador do público que nem reage aos golos sofridos. Por muito menos Fernando Santos foi despedido no final do primeiro empate. Jesus não será despedido porque Vieira não sabe descalçar essa bota, ficou refém de um contrato milionário que assinou com um treinadorzeco e morre de medo que Jesus vá para os corruptos. Quem perde para o Vítor Pereira pode, perfeitamente, também perder para Jesus...para o SL é igual. Com ele cá é que, como se comprova, será disto que teremos semanalmente.

Não tenho dúvidas que temos momentos de futebol avassalador, que iremos golear e trazer de volta o rolo compressor mas, quando chega àquela fase a doer, quando defrontamos as equipas mais fortes, é isto que temos. Depois venha de lá a conversa do melhor futebol de sempre que não vejo ninguém no Marquês a festejar isso.

Um penalty assinalado a favor do SLB por Soares Dias só pode ser por indicação do fiscal de linha e foi exactamente isso que aconteceu. Mão clara na bola, penalty indiscutível e expulsão de Douglão. Quem cometeu falta foi Custódio pelo que ou houve erro da equipa de arbitragem ou Douglão levou amarelo por protestos e ficou um amarelo para Custódio. Quem também se safou a um amarelo que seria o segundo foi Alan ainda na primeira parte. Na TSF dizem que no golo anulado a Cardozo é Beto quem provoca o contacto e, parece-me, que a Lei não defende o guarda redes nessas situações.

Que mais podemos dizer que já não tenhamos dito? São demasiados posts repetitivos mas são demasiados jogos com os mesmos erros, as mesmas teimosias, a mesma burrice. Já chega. É mau demais. 


18 comentários:

John Wakefield disse...

O Benfica não perdeu pontos por causa do árbitro... Desta vez, a culpa é do treinador porque foi incoerente nalgumas escolhas.
Em relação à direcção do Benfica, é ridículo que ainda não tenham contratado um lateral esquerdo de raiz, quando já gastaram mais de 20 milhões em reforços para posições... não carenciadas!!!
E o burro sou eu???

PS: E com a suspensão do Luisão, isto vai piorar... Não digam que eu não avisei. Isto é ser realista e não pessimista!

InvisibleKid disse...

é tudo tao obvio q ate chateia .... podia ser um caso isolado, mas nao, andamos nisto à 4 anos.... vamos desperdiçar uma colheita de jogadores como nunca tivemos a ganhar taças da cerveja....frustante

SLB1958 disse...

É isso, estou de acordo com tudo o que é dito. Julgo mesmo que os erros de Vieira a não serem parados pelos sócios o Benfica irá passar um mao bocado. Este presidente a par de algumas coisas bos que tem feito, tem cometido imensos erros graves, presidente e treinador estão bem um para o outro. Independentemente de outros candidatos, o meu voto não será para Vieira, estou triste por ver o caminho que o clube está a levar. A BTV, um projecto pioneiro e muito positivo, alberga um grande numero de bajuladores e transformou-se numa coisa muito má e que acaba por prejudicar o clube.Este vai ser mais um ano muito mau.
cumpts

SLB1958

RockDaLinha disse...

Rua com o palhaço do treinador. JA CHEGA!!!
Ja mete nojo ver aquele homem no banco.
Como é possivel jogar a pre epoca com um modelo e chegar ao primeiro e muito importante jogo do campeonato e o palhaço troca aquela equipa toda.
Mas este JJ é quem manda no BENFICA ou somos nós????
RUA JÁ

Uma palavra para o Melgarejo... MISERAVEL!!

O Rodrigo fica no plantel e emprestamos o Nelson Oliveira... Brutal!!

O Nolito entra para o Braga jogar com 11. Fantastico!!

O C.Martins no banco e entra o Aimar. Maravilhoso!!

Rua já hoje com este treinador. Se não for embora hoje ou amanha o Benfica para mim esta época já foi...

Começamos a imitar os lagartos...para o ano é que é.

Ja nem chegamos ao Natal, agora ficamos é na praia.

Unknown disse...

basicamente é isso tudo Pedro, mas olha, ou apoias ou és um abutre.
Se o Luisinho não joga nos jogos em que é preciso ter mais cautelas defensivas, em que jogos jogará ?

Penso que o Salvio jogou porque é de longe um dos melhores jogadores do Benfica e se viu que desequilibrou quase sempre o jogo, mesmo sem grande ritmo e sem conhecer as movimentações do Witsel ou do Rodrigo, porque o Maxi e o Cardozo já conhecia.

Do Jesus mais nada se pode esperar. Basicamente não dá para mais.

Sobre a arbitragem (podia ter expulso o alan antes do intervalo como podia não o ter expulso, não considero erro).

O cartão amarelo ao Douglão é por indicação do árbitro auxiliar, mas é um duplo erro, a jogada é para vermelho directo - corte de uma jogada iminente de golo em falta - e o destinatário deveria ser o Custódio.

As duas faltas assinaladas sobre o Beto resultam da palhaçada deste e do medo que os árbitros têm de deixar passar faltas dos avançados sobre o GR e serem queimados por isso. Errou e isso custou-nos o terceiro golo.

Quem se mostra indiferente à perda de 2 pontos em casa com uma equipa com um orçamento n vezes mais pequeno (só o joão dos gelados e o salvio pagavam 1 ano de braga) e acha normal entrar com jogadores que ainda andam a aprender a posição e ninguém lhe chega a roupa ao pêlo, achas que muda ?

Não, siga para bingo e continua a apoiar, senão és um abutre ao serviço do bruno carvalho.

Unknown disse...

Ao que parece continua tudo na mesma... Afinal JJ, apesar das grandes entrevistas que deu no fim da época, para tentar limpar a cara, não aprendeu coisa nenhuma...
A minha grande dúvida neste momento prende-se com quem manda... o que será que vai acontecer nos próximos dias...? Não nos podemos esquecer que é ano de eleições, e com um mau arranque talvez as coisas não sejam tão garantidas como inicialmente se poderia prever. Tem a palavra LFV.

N arquiteturas disse...

Temos um treinador que ganha por mês o mesmo que um treinador de topo da Europa recebe, a cometer erros e casmurrices de um principiante na 3ªDivisão! Diz o "mestre da táctica" que ainda há muito frango para virar mas já sabemos o que vai ser o resto da época! Não chegam já 4 anos disto? Enquanto o Benfica não olhar para si mesmo e pensar no que vê, estamos mal. A culpa não é do sistema, mas sim de uma direcção de "NÃO Benfiquistas" e um treinador incompetente, casmurro e com um ego maior que o do Mourinho. Continuem a apoiar! Este não é o meu Benfica e se ser Benfiquista actualmente é aquele que apoia esta direcção e este treinador, então devo ser mais um abutre!

Saudações Benfiquistas

joão carlos disse...

perdemos, não, não perdemos foi um empate mas é como se fosse uma derrota e não é tanto pelo resultado que de si já é mau mas sobretudo pelos erros cometidos sempre os mesmos e repetidos erros durante estes 3 últimos anos:
-insistência numa táctica que provou durante 2 anos já não servir.
-inconsistência no discurso não se pode dizer que o adversário luta pelo titulo mas depois fazer entrar uma equipa como se estivéssemos a jogar contra uma equipa que luta para não descer de divisão.
-Como é possível deixar no banco e nem sequer entrar aquele que se tinha mostrado o jogador em melhor forma durante a pré época.
-como é que a perder se faz entrar um jogador que fez 45 minutos em toda a pré época e que não joga à mais de um mês, e não é uma questão de qualidade porque essa o jogador tem aos montes é uma questão de momento de forma.

Já tempo isto à muito tempo e cada vez faz mais sentido o nosso treinador trás um guião para o jogo com substituições incluídas e depois mantém esse guião seja qual seja o resultado só assim faz sentido a composição do banco, sem um único avançado, e as substituições feitas.

Quanto ao melgarejo, e aqui não esta em causa quer a qualidade do jogador quer a sua capacidade para futuramente fazer o lugar, não sei de quem é a culpa se do treinador, em mais uma teimosia, se da direcção que não contratou um defesa esquerdo de qualidade mas esta situação era fácil de prever que a falta de experiencial nos ia custar pontos, pontos que nesta altura não nos podemos dar ao luxo de perder.

No caso do golo anulado acho que a forma impetuosa como o cardozo se fez ao lance contribuiu decisivamente alem de que os apitadores actuam sempre de forma muito conservadora nestes lances.

Coach disse...

Vejo aqui umas almas a criticar o Melgarejo, como é possivel. O miudo quer é jogar seja em que posição for. A culpa é de quem o mete lá e de quem mete lá quem o mete :)).
Esta dupla de génios com a 4º classe vai fodendo o Benfica e 90% dos sócios que ainda são mais geniais que eles vão apoiando.

Pedro disse...

Gastamos 18 milhões para reforçar as alas, posições que já tínhamos muitas soluções e o que o mestre da táctica faz na primeira jornada contra a terceira equipa mais forte do campeonato? Uma ala esquerda totalmente constituída por adaptações... brutal.

330 mil euros por mês gasta o SLB neste absurdo de incompetência!!!!

John Wakefield disse...

Pedro, apesar das restantes invenções no onze escalado pelo Jorge Jesus, eu acho que o treinador não tem culpa no dossier do lateral esquerdo.
Ele já pediu o jogador desde o início desta pré-época... Enquanto a direcção não o traz, ele teve que adaptar alguém para aquela posição, porque o Luisinho é apenas um jogador razoável...
A culpa é da direcção neste preciso caso. Não do treinador...
Agora quanto à utilização do Rodrigo, Bruno César, Salvio, fiquei estupefacto... Enzo Pérez e Carlos Martins deveriam ter sido premiados pela boa pré-época realizada.
Mas enfim... Para quê discutir?

PS: O Benfica B está a ganhar 3-1 no terreno do Feirense. O Jardel e o Miguel Rosa têm sido os melhores em campo!

Pedro disse...

John, não sei se acredito muito nisso. A Direcção demonstrou ter 18 milhões de euros para investir. Não posso nem quero acreditar que a Direcção optou por contratar dois alas à revelia da opinião do treinador. O que eu acho que aconteceu é que o treinador deu o aval para se gastar o dinheiro nos alas q ele, no alto da sua arrogância, disse ser capaz de transformar Melgarejo no novo Coentrão.

Não consigo conceber, mesmo com todos os defeitos q Vieira tem, q ele tenha preferido gastar 18 milhões em dois alas e não satisfazer um desejo do treinador numa clara lacuna da equipa.

E mesmo assim JJ tem opções para a lateral esquerda: tem Luisinho, tem Carolle, tem/tinha Schaffer...laterais de raiz. É JJ o único responsável pela adaptação de Melgarejo.

Unknown disse...

Sim... numa altura que se fala em "inventar" laterais esquerdos, causa estranheza porque é que o "mestre" da tactica não tenta "criar" 1 lateral esquerdo partindo de opções como Carolle ou Shaffer... talvez fosse mais fácil

Papoilas Saltitantes disse...

O pior inicio de época da era JJ.

Uma equipa completamente amorfa, com a defesa a cometer erros infantis e praticamente sem criar oportunidades.

A lista de convocados foi um pouco estranha, o onze escolhido foi esquisito e as substituições patéticas.

Conseguiu queimar um jogador e mostrar ao balneário que vão jodar muito pouco independentemente do que treinarem.

John Wakefield disse...

Pedro e Pedro Vagos,

Exacto! Não percebo como é que o Lionel Carole não faz parte da equipa principal. Acho que o miúdo tem potencial e é um lateral esquerdo de raiz. Aí sim o Jorge Jesus terá alguma culpa.
Quanto à direcção do Benfica, por aquilo que tenho lido na CS, acho que tem deixado arrastar, contra a vontade do treinador, a contratação dum lateral esquerdo.
Se estiver certo na minha análise, então virá ainda um lateral esquerdo antes do fecho do mercado(e esperemos que assim o seja). O problema é que esse atraso já nos custou 2 pontos...

Abraços!

Unknown disse...

Jonh, e será que o JJ, casmurro como é, mesmo vindo o tal lateral, o vai pôr a jogar? O gajo já disse que o Melgarejo é para jogar... e toda a gente já viu que ele "prefere" perder do que dar o braço a torcer.

Jotas disse...

Como sabes, sempre fui e continuarei a ser, até certo ponto, um defensor de uma política de continuidade, é minha convicção, que só assim se adquir um rumo e estabilidade, daí, a minha defesa ao longo da época passada na continuidade do treinador, mas esse facto, não me impede de achar que Jorge Jesus, no Sábado, foi o principal culpado do desaire desta 1ª jornada, não por causa de Melgarejo, apesar de este ter ficado intimamente ligado aos golos adversários, mas porque houve decisões que hoje me custam perceber e que sinceramente gostava que alguém me pudesse explicar.
Como de treinador nada tenho, falo apenas e só como adepto e como tal eis o meu entendimento e repito, alguém que me explique o que não consigo perceber:
O Benfica faz uma pré temporada a insistir num modelo de jogo que contemplava apenas um ponta de lança, numa espécie de 4-3-3 e depois apresenta-se no primeiro jogo oficial em 4-4-2, mas mais incompreensível ainda é ter visto Carlos Martins a fazer uma pré temporada soberba e depois não só não entra no 11, como vê entrar em campo Aimar que nem pré época fez devido a lesão, sinceramente, por mais que tente, não encontro uma explicação razoável para isto.
Seja como for, o que o Benfica preisa agora é de estabilidade, assentar ideias e claramente melhorar, a jornada acabou por não ser assim tão negativa.
O facto de ter sido Jorge Jesus quem me devolveu a ilusão e o prazer de voltar a ver jogar o Benfica, isso não me impede, nem pode impedir, de ver quando o erro crasso existe e na minha opinião, neste jogo ele foi o primeiro responsável pelo desaire, como certamente noutro foi o primeiro obreiro da vitória.

Pedro disse...

Jotas, não precisas de ser treinador para perceberes de futebol.

Devemos defender a continuidade quando ela é positiva ou dá convicção de vir a ser de sucesso. Não é o caso. Jesus vai para a quarta época consecutiva ao serviço do SLB. Mais continuidade não há no SLB que tenho memória.

Jesus faz a pré época num 433 sólido, com bons resultados, com boas exibições e vitórias e no primeiro jogo oficial altera tudo, pôe em campo um 442 ineficaz que se mostra totalmente incapaz de derrotar o adversário. Pensas q estou a falar deste jogo com o Braga? Não...estou a falar da pré época depois de sermos campeões e o primeiro jogo com os corruptos em q perdemos a supertaça. JJ é isto, erra, erra muitas vezes e não aprende. Volta a repetir os erros, anos após ano, jogo após jogo. Mas, digo-te sem problemas, JJ vai colocar a equipa a jogar bem, vai por os jogadores e a táctica correcta, e vai ganhar. Depois chegam os jogos a doer, os adversários dificeis e ele volta a inventar e o SLB volta a perder.

Incompetência ou propositado? A dúvida mantêm-se.