blog

segunda-feira, setembro 03, 2012

SL Benfica - Nacional: 3-0

Vitória e liderança. Que seja assim por mais 27 jornadas!

Um dos grandes elogios que é feito a Jorge Jesus recai sobre a grande qualidade do futebol practicado pela equipa desde que ele chegou ao Glorioso. Depois, a realidade, mostra-nos primeiras partes como a de ontem que se repetem bastas vezes ao longo destes três anos. Basta ver Luisão como o elemento de transição ofensiva, através do célebre "chutão" para se perceber que a equipa está presa de movimentos. E com o adversário a responder com contra-ataques perigosos o Benfica passou um mau bocado nos primeiros 45 minutos uma vez que nunca conseguiu fechar o meio campo às investidas dos insulares. Quis o destino que a lesão de Carlos Martins provocasse a entrada de Matic para a posição 6 e o adiantamente de Witsel para a sua posição natural, aliado ao desgaste do adversário após 45 minutos intensos a segunda parte foi totalmente diferente e a qualidade nata dos nossos jogadores fez a diferença. 
Realmente já cansa ver Cardozo sempre a marcar. Era bom que os turcos ou os russos o levassem para ver se o jogo do Glorioso muda. Com Tacuara é assim, arriscamo-nos a marcar...uma maçada!! Witsel é daqueles jogadores que não joga mal mas a 6 não consegue explanar todo o seu futebol e quando subiu no terreno fez toda a diferença na fluidez do jogo ofensivo da equipa. Sálvio um pouco mais apagado do que nos jogos anteriores mas os últimos 20 minutos foram de arraso. Enzo a crescer de jogo para jogo. Melgarejo muito esforçado e batalhador e a evitar complicar seja o que for o que nesta fase é o que se pede mas, caríssimo, atenção a esses cortes de calcanhar!!!

Nada de relevante a mencionar sobre a arbitragem. O único lance a merecer referência foi uma entrada dura sobre Witsel que ficou um amarelo por mostrar.

O ambiente no estádio estava tenso apenas com os do costume a lutar contra o silêncio geral. A exibição na primeira parte levou aos habituais e irritantes assobios que, felizmente, na segunda parte, com os golos, deixaram de se ouvir. Espero que as saudações no fim não tenham sido de despedida para alguns dos bravos que envergaram o Manto Sagrado.

Somos líderes em igualdade pontual com os corruptos. Há muito para melhorar nesta equipa que tem qualidade e matéria prima de sobra para fazer um campeonato tranquilo rumo ao título. 

CARREGA BENFICA!!


13 comentários:

Anónimo disse...

Ontem foi dia de "ganhos" - conquistamos as taças em Andebol e Fute Sala - em Futebol, fizemos uma 2ª parte de encher o olho, com "rabiequas" com a assinatura do Sávio - por outro, os Russos querem-nos assaltar a Catedral - temos miudagem a crescer.

A crescer, está o melhor Museu de clube desportivo - já foram vêr a obra?

Querem mais?

Tico

Paulo Lourenço disse...

Pois é... a diferença da primeira para a segunda parte está na real capacidade dos jogadores em causa!! O Matic ( insisto no Matic ) é um excelente jogador, com um ritmo de jogo muito alto, muito participativo no jogo, executa muito rapidamente, o que favorece os extremos ( Salvio melhorou muito na segunda parte ). Carlos Martins não é jogador para ser titular do Benfica, pode quanto muito ser um opção de plantel, e o que dizer do Cardoso???? Do Cardoso não digo nada, prefiro falar dos " adeptos " do Benfica que passam o jogo todo a chamar-lhe Tosco e Estupido, e depois levantam-se ( REPETIDAMENTE ) todos os jogos para celebrar os seus golos. Eu acho que devem tirar o Cardoso ( 30 golos / epoca . Que saudades que eu tenho do Pringle, do Hassan, do Marcelo, do Jankauskas, do Paulo Nunes, do Donizete

Manuel disse...

Lê o que diz o grande Gil Vicente e aprende!



"Ouço nos cafés, uns de gente considerada mais chique, outros mais ligados ao verdadeiro Povo deste país, muitos Benfiquistas comentar a vida do Benfica, os acontecimentos que se vão sucedendo, as notícias que leem e ouvem. Expõem as suas ideias, alguns duvidam da bondade do que vem escrito ou daquilo que vão escutando, alguns duvidam das decisões dos dirigentes.
Mas muito raramente oiço, nessas tertúlias do Povo Benfiquista em que poucos ou quase nenhuns sabem lidar com a internet ou por ela se interessam, ofensas aos representantes do Benfica, alardes do sabe tudo, certezas infalíveis, profecias da desgraça.
Podem não compreender essas decisões, podem achar que outras seriam melhores, mas conformam-se e confiam, têm o peito sempre cheio de esperança porque o Benfica lhes está entranhado na alma e, para eles, nada é maior do que o seu Benfica.

Comparo isto com o comportamento e as acções escritas por meia dúzia de ditos Benfiquistas – que até acho que o são, sem esquecer os disfarces, mas também acho que demonstram muito mal o seu Benfiquismo – para realçar o achincalhamento, o bota baixo, a calúnia e a ofensa, a jactância do sabe tudo, a virtude da infalibilidade e a presunção de propriedade da verdade absoluta de que estes últimos fazem alarde … alarvado.
Como Benfiquista, sinto enorme tristeza!

Não é porque estes últimos ousam chamar de crítica aos seus ditos porque, se eles soubessem o que significa a palavra crítica, bem diferente seria a manifestação do seu escrever!
Não é porque estes últimos ousam reivindicar o direito de liberdade de expressão porque, se eles soubessem em que consiste esse direito, igualmente saberiam que a ele, direito, lhe corresponde sempre um dever, o dever da responsabilidade de se ser livre e sério!
Não é porque estes últimos ousam expressar que estamos em democracia, que o Benfica nasceu democrático, foi sempre democrático e continuará a ser democrático porque, se eles soubessem o que é democracia, saberiam ainda que ela não consiste no direito de desrespeitar os outros, as suas decisões pelo voto e pela palavra que é expressão do seu também livre pensar, a legitimidade dos mandatos e a sua eleição democrática!
........

Um blogue Benfiquista chegou ao ponto de se queixar de que os meios de comunicação do Benfica estão ao nível dos anos 70, sendo a sua capacidade informativa igual a zero, não dando notícias de entradas ou saídas, de nada, em suma.
E alguém, em jeito de pergunta, escrevia “se fazia alguma diferença informarem hoje ou amanhã, depois de tudo estar confirmado”.

Quem assim se pronuncia talvez seja daqueles que criticam a restante comunicação social por só especular com notícias sobre o Benfica e dos que, porventura, apelam ao seu boicote.
Pois, com os seus “queixumes” estão, na prática, a querer que os nossos meios de comunicação social – o Benfica, em suma – se comportem precisamente à pasquim. Estão a querer, nada mais, nada menos, que os próprios meios de comunicação social do Benfica especulem com notícias sobre o desenrolar da sua gestão e dos seus negócios.
Onde pairava, depois, a credibilidade destes meios de comunicação social próprios?
Que seria feito da seriedade informativa cuja falta tanto se critica nos pasquins e avençados da escrita desportiva deste país?
Em que meios de comunicação social poderiam, depois, os Benfiquistas confiar?"

Magnus Pym disse...


Esta equipa do SLB faz-me lembrar o Real Madrid há uns anos atrás, com as estrelas de milhões à frente (Figo, Zidane...) e os Pavons da formação do meio campo para trás...

Vamos sofrer, oh se vamos. Mas alguma coisa também havemos de ganhar.

Pedro disse...

Manuel, repito, não fales do que não sabes. Deixa o Benfica e o benfiquismo para os benfiquistas.

zorg disse...

O Benfica ontem fez um bom jogo e ganhou com clareza e justiça. Sálvio parece apostado em justificar a contratação e tem jogado que se farta. O Melgarejo também fez um bom jogo e parece-me superior ao titular da época passada.

Quanto ao substituto do Javi, acho que ainda não deu para perceber. O Witsel fez bem a posição enquanto lá esteve. O Matic também, embora a melhoria da equipa na segunda parte, na minha opinião, não tenha tido grande coisa a ver com a sua entrada.

O que me parece é que o Benfica está a ganhar com clareza e não está a sofrer golos. Isso parece-me importante, para estabilizar a equipa.

Anónimo disse...

Jorge Jesus, fruto de uma direcção mt fraca, principalmente no futebol profissional, põe e dispõe no clube a seu belo prazer.
A novela do lateral esquerdo é absurda. O treinador disse publicamente que só queria Eliseu, um médio esquerdo.... para o lugar. Quando lhe falaram no Sílvio, ficou horrorizado.
Javi Garcia saiu e Jesus anunciou alto e em bom som que não precisava de nenhum jogador para o lugar.
A direcção podia ter contratado jogadores para os lugares, mas desconfio que ficavam no banco ou na bancada, em face da teimosia do treinador.
Depois das saídas de Saviola, Oliveira,apenas estes 2 tinham capacidade para serem alternativas, a compra do passe do Lima acaba por ser uma boa solução.
A.P.

SLB4EVER disse...

Witsel a trinco e apenas com o Martins á frente é das maiores barbaridades de que o iluminado se poderia lembrar.
Com a lesão de Martins lá passou a haver alguma lógica e depressa o resultado se alterou. De qualquer modo ter no centro apenas WItsel e Matic deve resultar para muitas das equipas medianas do nosso campeonato, mas estou curioso para ver como uma brincadeira dessas resultará com o Barcelona e equipas com bons jogadores que preencham mais o meio campo.
JJ contra VP, um duelo de vesgos em terra de cegos. Quem ganhará?

Matéria prima existe mas muitos desiquilibrios tb, imagina que Matic e Witsel ficam impedidos em simultaneo por vários jogos, deve ser o Lima e o Olá que vão jogar no meio campo , só pode.

Estou curioso para ver o que vai ser feito contra o Celtic, Maxi suspenso, já estou a ver que vai ser o Witsel a fazer a posiçao para prejuizo do meio campo onde Matic vai ter que ser um herói. Ou então ainda vemos o André Almeida a lateral, ele que rende é a médio defensivo e isto quando temos uma grande promessa, o Cancelo, lateral de raíz e em grande forma.

Cada jogo do glorioso se torna um sacrificio de assistir, ver continuamente excelente matéria prima a ser sub aproveitada e a equipa a jogar ZERO é deprimente. Pelo menos a equipa B apresenta um bom futebol colectivo, com pés e cabeça que não depende apenas do individual, o futebol praticado pela equipa principal é uma caricatura daquilo que deveria ser.

Votem Vieira e JJ forever, eles é que interessam , o clube que se lixe, vamos continuar a aumentar o passivo e a desbaratar dinheiro em contentores de jogadores e permanentes para o pastilhas, isso é que interessa, ganha-se uma taça da liga pelo meio e é muita bom.

VIVA O BENFICA, RUA com OS PARASITAS CHARLATÕES E INCOMPETENTES

Pedro disse...

Zorg, a vitória foi clara e merecida mas não foi assim tão "bom jogo".A primeira parte podia ter sido muito complicada se o Nacional marca nas oportunidades q teve. E a questão q "assusta" é que o Nacional não é assim tão boa equipa para nos ter dado tantos sobressaltos...uma equipa q tenha elementos rápidos e bons tecnicamente pode fazer grande mossa na nossa defesa neste tipo de contra ataque em q a nossa equipa é apanhada bastas vezes.

Sem dúvida que vencer, mesmo a jogar menos bem, é bom e tranquiliza a equipa e jogadores. Aí nada a dizer. Q seja assim até à 30ª jornada!!!

SLB4EVER, estou curioso para ver como o catedrático vai enfrentar o Barça. Num almoço no ano em que fomos campeões JJ disse a um conhecido meu "sei como parar o Barça". ☺

zorg disse...

Eu não vi o jogo, apenas o resumo. E o resumo também não mostra grandes oportunidades do Nacional, mesmo na primeira parte. Aliás, na primeira parte a única real oportunidade que foi mostrada é a bola no poste do Sálvio.

Quanto ao resto, acho que há em alguns blogs - repara como eu me dei ao trabalho de escrever "em alguns", em vez de "nalguns", para evitar confusões etimológicas com "nalga" - demasiada má vontade em relação a este Benfica, de JJ e de LFV.

Na minha opinião, parece-me que temos uma boa equipa, estamos a ganhar jogos, estamos a não sofrer golos... não me parece que as coisas estejam assim tão más. O plantel parece-me mais forte do que o do ano passado, mesmo contabilizando a saida do Javi. Isto porque o Melgarejo parece-me melhor defesa esquerdo que o Emerson, julgo que o Carlos Martins é uma mais valia em termos de opções para o meio campo, o Sálvio em forma é um jogador completamente decisivo e o Enzo Perez parece querer fazer deste o seu ano zero.

É tudo perfeito? Não, claro que não. Mas a perfeição não existe e até o Barcelona do Guardiola perdeu 1 ou 2 títulos.

Anónimo disse...

Zorg, como deves calcular (partindo do princípio que leste o Sector) não partilho do teu optimismo.

As coisas estão a correr bem porque para correrem mal teriamos de ter perdido pontos em Setúbal contra dez e contra uma equipa fraquíssima, e pontos contra um Nacional que tem um ou dois jogadores bons. Porque contra o Braga, empatámos. Em casa.

As coisas não estão bem porque se vêem os mesmos sinais que nos levaram a não sermos campeões nas duas últimas épocas.

Em termos de futebol somos, actualmente, uma nulidade, isto não tem nada a ver com ser pessimista. Basta ter olhos na cara.

Um plantel que é o melhor de sempre tem de produzir mais. Muito mais.

O problema é que ando a escrever isto há duas épocas.

Anónimo disse...

"""O problema é que ando a escrever isto há duas épocas."""

Os Sócios agradecem alternativas, porque não.

Já lá andei em 1994 e não achei fácil - é mais fácil ser ministro do mar, por exemplo.

Os´Sócios vão ter oportunidade de fazer valer o seu ponto de vista.

A lista de Sócios é vista há luz dos estatutos, como sabe alteraram e obdecem determinados parametros - não vá o caso, de um mandante dos tripeiros, como é o caso de um tal Bruno.

Fora o resto, é discutível e avaliado todo o programa, em lista, que os sócios apresentam.

No Benfica, sempre houve democracia, mesmo no tempo da Ditadura.

Pensem no programa eleitoral.

Tico

Anónimo disse...

Confesso que apenas li na diagonal os comentários anteriores. Não por desrespeito, mas porque já existem muitos. Com excepção do Manel, pro qual não há paciência, tenho respeito por todos os demais. No entanto, pelo que consegui ler, houve um que me chamou especial atenção, e passo a citar por ser exactamente o que vi:

«Witsel a trinco e apenas com o Martins á frente é das maiores barbaridades de que o iluminado se poderia lembrar.
Com a lesão de Martins lá passou a haver alguma lógica e depressa o resultado se alterou.»


SLB4EVER



Basicamente pela 2ª parte o SLB mereceu ganhar, mas na 1ª poderiamos facilmente estar a perder.

O JJ é uma merda de um suicida... Armado em bom e kamikaze, acho que já esticou a corda em demasia. Aquele meio-campo já não lembra às equipas holandesas, ou ao mais fanático dos jogadores de FM ou PES!!!

Ainda a "sorte" foi a lesão do C.Martins.

Continuo sem perceber os 2 PL e um meio campo que se arrasta. O Javi fazia as dobras e agora?

Maxi apanhado em contrapé 3 ou 4x. Melgarejo idem... E Martins a defender vale quase zero! Basicamente tinhamos o Witsel que defendia e fora da sua posição habitual...

O mais irónico é se este é vendido ao Zenit como se está a dizer na impressa...

Enfim, aquele anormal se durar até ao Natal é porque tem as costas muito quentes.

Diogo C.