blog

quinta-feira, novembro 22, 2012

André Almeida


É engraçado como no futebol o mesmo facto pode ter interpretações diferentes. André Almeida tem sido opção de Jorge Jesus para colmatar as ausências na equipa de duas posições: lateral direito e médio defensivo. E, conversando com benfiquistas, uns defendem que ele joga muito melhor a lateral e outros dizem que joga muito melhor a médio defensivo. Nem sequer equacionam a possibilidade da outra posição, dizem "ele joga bem é aqui e mal ali". 
Pessoalmente acho que ele cumpre a lateral direito mas onde gostei mesmo de o ver foi a médio defensivo quando teve que substituir Matic na Liga dos Campeões. Uma exibição personalizada, consistente e de grande qualidade. Já me tinha dito que era ali que ele rendia mais e, de facto, parece ser ali que pode ser uma mais valia. Na lateral cumpre e tem vindo a melhorar a cada jogo mas no centro do terreno a qualidade salta logo à vista.

E como o Benfica precisa que André Almeida vingue, seja a lateral ou a médio defensivo. 

E aqui faço um elogio à forma como a equipa B tem sido trabalhada. Mais do que ganhar ou liderar a competição onde estão inseridos, o importante no projecto da equipa B é ser um "viveiro" para a equipa A, seja para um futuro próximo seja para no imediato colmatar necessidades da equipa principal. E isso tem sido feito. Muito bem feito.

16 comentários:

MP disse...

So espero que quando chegar a hora de fazer balanços sobre o trabalho de Vieira estas coisas também contem...

A verdade é que o Benfica se tem aguentado melhor do que muitos pensávamos no início da época. Isto na minha opinião porque estão a ser potenciados jogadores de quem não se esperava tanto...

Não quero lançar já foguetes porque os jogos a sério estão para vir ainda, mas até ao momento o único percalço foi o resultado menos conseguido na Rússia. Mas quem sabe isto não é o destino a empurrar-nos para a Liga Europa e para a nossa final europeia...

Anónimo disse...

O meu receio é que se avalie a prestação da equipa B em função dos resultados e não em função do apoio que dá à equipa principal.

Não tenho dúvidas que a equipa B estaria muito melhor classificada se André Almeida e André Gomes não tivessem "subido" aos AA.

Mas esse não é, de todo, o objectivo da equipa B.

Não tenho qualquer dúvida que a equipa B do SLB é, de longe, o melhor projecto das equipas B.
O Sporting B está em primeiro, mas quantas soluções válidas aproveitou para o seu plantel principal?

John Wakefield disse...

André Almeida ainda tem que crescer bastante, mas se for devidamente trabalhado, será um jogador muito semelhante a Ruben Amorim, e quer gostemos ou não, precisamos de jogadores polivalentes no plantel.
Mas continua a faltar um jogador que faça as posições de 6 e 8, Sim, o Paulinho do Corinthians era excelente porque pode jogar a trinco e a médio centro.
Se tivermos que vender um Gaitán pouco motivado para contratar este brasileiro, eu não hesitava...

Anónimo disse...

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Porto/interior.aspx?content_id=789798

Ninguém do fcp enviou ainda condolência a este sinistro acontecimento...

Unknown disse...

100% de acordo com o post.
O André, acredito, irá ser melhor até que o Amorim pq tem maior velocidade de ponta e maior poderio físico.
A lateral no primeiro ano foi mto mau, mas tinha somente 20 anos. Jogando provou que assim se evolui....
Para a lateral direita consta que o lugar já está preenchido para a próxima época...

Anónimo disse...

Por falar em equipa B vem aí mais uma oportunidade de comprovar a desonestidade intelectual da generalidade dos benfiquistas.

Quando são confrontados com situações adversas e nem o árbitro conseguem culpar, costumam atirar-se a coisas tão engraçadas como o empenho exagerado dos adversários, ou com o facto de algumas equipas não apostarem os trunfos todos nos jogos com os rivais do benfica.

Estou curioso para ver a vossa reação quando o barcelona entrar em campo com meia equipa B. Será esta a verdade desportiva?

Pedro disse...

Caro anónimo o teu comentário é tão patético, tão tipicamente adepto andrade que só passou por isso mesmo.

Será isso tudo medo do SLB conseguir um bom resultado em Nou Camp???
Tem calma, sossega.

Cromo!!!

O Amorim é muito bom. Gosto muito dele. Ficarei contente se o Almeida chegar ao nível dele (sem as lesões). Se ultrapassar então cuidado!!!

BLUEAVENGER disse...

Gosto deste miúdo. Gostava de o ver no FCP. Precisamos deste tipo de classe e menos caceteiros como temos para lá alguns.

Anónimo disse...

Também tenho uma opinião globalmente positiva. Aliás, Almeida é daqueles que cumpre o seu papel na perfeição. Digo isto porque não se espera dele que seja um substituto real a Maxi (um dos nossos melhores jogadores) ou a Matic (muito mais experiente). O que eu espero deste gajo é que, quando joga, não se nota. A equipa mantém a sua estrutura, a confiança, o "norte".

E claro, tem tudo para crescer, mas só o tempo de jogo dirá se é jogador de primeira linha. Para já é uma boa alternativa.

Este Benfica tem-se aguentado bem, dizem alguns, agora.

Quando saíram Witsel e Javi escrevi no meu blogue que as ausências não seriam assim tão graves.

Isto tendo em conta que, nem com esses dois ganhamos mais do que uma Taça da Liga.

Para esse objectivo, chega um Matic e um André Almeida. E Enzo, que está a ser a grande revelação.

Na LC o Benfica corre sérios riscos de sair. Mas a exigência dessa prova (caso passemos) vai corromper a capacidade física da equipa, mesmo que cá estivessem Javi e Witsel (como no ano passado).

Este Benfica precisa de moderação, em todos os sentidos. E cabe a Jesus desempenhar esse papel. Mas ele até diz que joga com jogadores limitados fisicamente...

Mais uma vez repito: eu quero é vencer o campeonato. Caguei para o resto. A LC é para fazer dinheiro e passar o grupo. Não o conseguimos porque não somos uma equipa verdadeiramente competitiva (o campeonato tem pouca oposição). E isso só se consegue vencendo campeonatos, vários, seguidos. Incutir mentalidade vencedora no Clube. Vencer campeonatos. Vários.

Pedro disse...

"Quando saíram Witsel e Javi escrevi no meu blogue que as ausências não seriam assim tão graves."

Esses dois jogadores permitiam á equipa dar um salto qualitativo bastante interessante, principalmente, na Champions. Ao sairem o plantel fica mais fraco, sem dúvida, mas a equipa mantêm intactas todas as expectativas para a época. Se as vai cumprir isso é outra conversa.

Anónimo disse...

Em Janeiro, o clube precisa de contratar 1 médio defensivo(fazer regressar o Airton pode ser uma boa solução.Jesus disse, publicamente, quando o Javi saiu que não precisava de mais jogadores...) e, se houver dinheiro, um médio todo o terreno, até pq Martins e Aimar são eternos lesionados e não se pode contar mt com eles.
A questão das laterais, é algo que o clube devia preparar o quanto antes.
a.p.

Anónimo disse...

É, para já, no mínimo estranho o facto do falecimento de Mesquita Alves nas instalações do FCP ter passado ao lado da comunicação social. Foi encontrado morto com um tiro na cabeça (fala-se mais em suicídio, mas as investigações continuam).
Apenas o Correio da Manhã e o Expresso falaram do acontecimento.
Nem o FCP lançou um comunicado sobre o sucedido...

Silêncio estranho...

SLB4EVER disse...

O André Almeida tem sido uma agradável surpresa pela maneira como tem cumprido nas duas posiçoes. A posiçao de futuro para ele deve passar por médio defensivo, a lateral deve ser a opção a Maxi esta temporada mas para a próxima é de começar a incluir o Cancelo que bem trabalhado pode vir a ter um grande futuro.
Comparando com o Amorim, nunca gostei de o ver a lateral e o André nessa posição a defender parece cumprir melhor embora no apoio ao ataque esteja uns furos abaixo, algo que tb é possível melhorar.
Acho que uma das grandes virtudes do A. ALmeida é o seu sentido posicional, ainda neste jogo com o Celtic enquanto esteve a lateral nunca o Luisao teve de ir á linha ainda a meio do nosso mc defensivo compensar o lateral (uma das piores situções para a nossa defesa agravada por Luisão vir de uma longa paragem), 5 minutos depois de Maxi estar em campo isto acontece e Luisao é facilmente passado em velocidade, o lance acaba por morrer mas assustou. Dá que pensar não dá?
Os Andrés que subiram na B acho que trouxeram algo que a equipa precisava, sangue novo, se for preciso vender alguém em Janeiro vendam o gaitas e promovam mas é o Rosa, já chega de ter de aturar este menino que no seu 3 ano parece estar a ficar mais parvo.

Também concordo que a equipa B está a ser bem gerida e é algo bem positivo para jogadores e clube, espera-se que não estraguem isso e descaracterizem o projecto com contratações aos rodos de origem duvidosa.

João Duarte disse...

Disse bastante mal dele o ano passado... Agora tenho q dar o braço a torcer, mas a médio!!! A lateral não da, não tem explosão nem pinga de drible.

Mr. Shankly disse...

O ano passado foi horrível, pensei que nunca ia dar jogador. Este ano, e já o escrevi depois do jogo m Freamunde, parece outro. Penso que o salto terá sido mental, sente-se mais descontraído. Já tinha jogado bem em Glasgow, muito bem em Freamunde (num jogo fácil, obviamente) e assim-assim com o Spartak. Mas para um miúdo (titular indiscutível da selecção de sub-21, note-se) não está nada mal. Fico contente se continuar a jogar aos poucos e se a Comunicação Social não fizer dele um herói antes de tempo. Com calma, pode ser um jogador importante.

Anónimo disse...

O André Almeida até pode ser semelhante ao Amorim, mas tem bem mais potencial!!

Tem mais toque de bola, é na minha opinião mais agil e se as coisas correrem bem está a crescer com outros pressupostos.