blog

quarta-feira, agosto 28, 2013

Palavras de Luisão

Quando benfiquistas acham bem que o capitão da equipa insulte os adeptos presentes no Estádio da Luz na celebração de um golo decisivo da equipa está tudo dito sobre o caos em que se encontra o SL Benfica. Não consigo conceber como se defende uma atitude destas.

Com o advento das redes sociais é quase impossível controlar os comentários de jogadores pelo que é preciso uma política de prevenção, actuando antes e diariamente, junto dos jogadores para que eles percebam que podem usar as suas redes sociais mas têm que ter cuidado quando a matéria é relacionada com o clube e com futebol. Depois da onda de críticas que surgiu por causa da atitude do capitão, Luisão, no Twitter veio defender-se e acaba por colocar mais achas na fogueira dizendo que não vai mudar de atitude e que ninguém é dono do clube. Não sei se Vieira gostou desta última frase mas, caro Luisão, ninguém é dono do clube mas o clube é dos adeptos. Sempre foi e sempre será. O Enorme Sport Lisboa e Benfica é hoje o que é por causa dos adeptos, o Glorioso tem a grandeza que tem, desportiva e moral, porque os seus adeptos têm feito enormes sacrifícios em prol do clube, nos momentos de maior necessidade têm dito sempre presente, não fosse a construção do Estádio da Luz um perfeito exemplo disso mesmo. Por isso caro Luisão, há que respeitar o adepto. Porque sem ele tu não terias o estatuto que tens, não terias a boa vida que tens e não serias o ídolo para muitos. 

O adepto não deve assobiar nem insultar os jogadores. Concordo em absoluto com isso e farto-me de criticar quem o faz mas isso não pode permitir nunca que um jogador responda da mesma maneira. As responsabilidade são absurdamente diferentes, quem não percebe isto imediatamente nunca o perceberá.

Luisão, estiveste mal na reacção, estiveste mal na justificação. Marca lá dois golos no sábado para a coisa ficar meio esquecida...

16 comentários:

Carlos Alberto disse...

Ele não insultou os adeptos presentes no Estádio... insultou alguns adeptos presentes no Estádio em representação dos milhares que não estando lá não puderam mandar essa trupe para o crl

SoaresKafe disse...

Não consigo entender como há quem se considere Benfiqusita, critique o Luisão por defender a equipa do Benfica e não haja uma unica palavra sobre aqueles que vão ao estadio e:
- criticam a equipa, treinador e presidente ainda o jogo não começou
- assobiam a equipa durante o jogo
- abandonam o estádio quando a equipa precisa deles
- só apoiam a equipa quando ganha.

Se o Luisão tivesse mandado calar os anti-Benfiquistas após eles terem estado o jogo inteiro a insultar a equipa do Benfica, davam-lhe razão ou não ? Tinha ou não o apoio de todos ?
Se sim, então foi isso mesmo que eles fez, mandou calar os anti's.

Miguel Lopes disse...

Discordo completamente. Todo o sócio ou adepto do Benfica que assobia a própria equipa ou qualquer jogador em particular com a camisola vestida com o escudo do nosso clube, merece ser mandado para o caralho. O Benfica é nosso mas não nos pertence. Foi o que disse o nosso capitão e falou bem. Como é evidente, isto é um não-caso e a forma como terminaste o post, comprova-o.

Jota disse...

O Luisão está no benfica há 10 anos. Logo, é sócio do Benfica há 10 anos, certamente mais tempo do que muitos dos que assobiaram a equipa e o criticam agora.

Pedro disse...

Jota, é mesmo essa a tua argumentação?

Achas mesmo que é comparável a ligação emocional ao Benfica consoante o número de anos de sócio???

SoaresKafe disse...

Se o numero de anos de dedicação ao Benfica faz diferença ?
Sim, claro, faz e muito, pois muitos só aparecem para insultar ou quando o Benfica ganha. Enquanto que outros envergam a camisola do Benfica e puxam pelo seu clube em cada jogo.
É essa a pequena grande diferença. Escrever e falar mal do Benfica, é muito facil como se vê, mas reconhecer o merito e estar lá a puxar pela equipa não é para todos.

Pedro disse...

Por essa lógica só eu e mais uns míseros 37 mil é que temos o direito de opinar sobre o Glorioso, é isso?

E desses 37 mil só alguns, os do costume, ali do canto no topo sul, é que puxam sempre pela equipa.

É essa a lógica?

Discordo frontalmente.
Não é por ser sócio e ter Redpass que sou mais benfiquista do que qqr outro.

zorg disse...

A questão não tem a ver com níveis de benfiquismo. A questão é que o Luisão é humano, está certamente empenhado em que as coisas corram o melhor possível para o Benfica, sentiu-se injustiçado e reagiu a isso.

Era melhor que não tivesse acontecido? Era.

É grave o que aconteceu? Na minha opinião, não.

Aliás, chateia-me mais que haja adeptos que vão para o Estádio apupar a equipa, ainda para mais num momento delicado, do que propriamente que o Luisão tenha reagido da forma que reagiu.

SLB4EVER disse...

Acho que se está a dar demasiada importancia ao caso, era mesmo muito bom que todos os problemas fossem este!

Os adeptos e o Luisão não estiveram bem, não sei o que foi dito tanto por uns ou pelo outro mas ao que parece a coisa foi localizada e mesmo sendo evitável não nego o direito á resposta por parte do jogador, acho que deve valer uma multa e ficar por aí, agora vir cheio de moralismos é que não. Infelizmente muita gente só sabe mandar para baixo nos jogos e por muito que eu critique na NET enquanto o jogo dura no estádio não faço isso tirando uma manifestação ou outra em certos lances, quando jogo acaba aí sim assobio e digo o que tiver a dizer se achar necessário.

Venha mas é o SCP!

Iniesta de Mundet disse...

Não percebo como há quem defenda o Luisão! Por ser capitão e levar 10 anos de Benfica tem mais responsabilidades que qualquer outro jogador plantel. Nnunca em caso algum deveria entrarem confrontação verbal como público Benfiquista. E se pode-se perceber que o tenha feito a quente, é espantoso que a frio, dias depois, ainda venha atirar mais lenha para a fogueira. O capitão tem de ser um aglutinador de vontades, um apaziguador. Tudo o que o Luisão não foi.

Anónimo disse...

Zorg acho que tocaste num ponto chave: o Luisão é humano. Eu sei que com aquele aspecto não parece, mas é a realidade. Juntando isso com a atitude dos adeptos em questão mais os moldes em que aconteceu a Vitória e o que aconteceu não foi mais do que uma descompressão e dar-se muita importância só vai servir para criar (ainda mais) instabilidade nula altura em que tem de haver tranquilidade.

ND

Hugo disse...

Eu adepto, sócio e accionista do Glorioso, pago para ver o Benfica, sofro para ver o Benfica.
Está no meu direito, aplaudir ou assobiar (apesar de não o fazer) o que se passa em campo.
O que não é normal, é que um profissional, pago a peso de ouro, pelo sócio, adepto e accionista, chame nomes aos que sustentam o Benfica.
Se não tem capacidade para viver com essa pressão, que deixe o futebol, porque o futebol é isto e sempre será.
O Luisão não tem capacidade nem perfil para ser capitão do Benfica.
já não é a primeira vez que o faz.
alguém tem de colocar o Luisão no seu lugar. Profissional de futebol.
todos erramos, mas este erra demais a nivel de educação.

Fc_clic disse...

Isto é um jogo de futebol, não é um espectaculo de opera. Aqui é que quem paga bilhete tem direito a "assobiar" senão gostar do que vê. Um jogo de futebol, são os "nossos" contra os outros. Logo quem assobia os "nossos" não são nem nunca podem ser considerados "nossos". Assim, quem o Luisão mandou para o crl, não foram os "nossos", mas sim uns meros "assobiadores". Força Luisão, carrega Benfica.

Pedro disse...

Zorg, todos nós somos humanos. Não é por aí...

Gritinhos da Sharapova disse...



Hoje a Leonor Pinhão disse tudo sobre o assunto na sua crónica n'A Bola, com humor...

O SLB precisava de ir ao psicanalista, passar por uma terapia de grupo, fazer a ressaca da ultima temporada... daí os nossos golos aos 90+2 e 90+3 e o episódio Luisão.

Agora de cabeça limpa, voltemos a atenção para o que interessa - Alvaiázere...

:)

Dylan disse...

Pagar para ver um jogo de futebol, ser insultado por um dos protagonistas, não deve ser nada agradável!