blog

quinta-feira, outubro 31, 2013

Ausência de Valores

Nestes últimos dias surgiu uma pequena controvérsia por causa de uma tshirt que faz alusão à célebre "mão de Vata" e que é vendida através no site oficial do SL Benfica. Obviamente que não cabe ao Presidente do Sport Lisboa e Benfica analisar e decidir que roupa deve ser vendida nas lojas do clube mas esta situação que, para mim, é vergonhosa, é consequência de uma série de decisões que foram tomadas ao longo dos anos. É natural que muitos digam "porra, preocupam-se com coisinhas de nada". É o que têm dito ao longo dos anos quando se reclamou do azul da TMN, quando se criticou a cor do emblema num equipamento, quando se critica equipamentos alternativos, borlas, etc. São pequenas coisas que, todas juntas, mostram uma tendência de ausência de valores de benfiquismo que culminam em tshirts destas. E isso é culpa, clara e inequívoca, de Luis Filipe Vieira e do caminho que escolheu levar o Sport Lisboa e Benfica.

Blatter teceu comentários sobre Ronaldo e Messi e, com toda a razão, levantaram-se vozes indignadas sobre a forma como se expressou. Mais do que defender Messi ou Ronaldo o que está em causa é como alguém que detém o cargo principal da mais importante entidade que regula o maior desporto do planeta faz declarações daquelas? O que fez Blatter é transversal a todos os actuais líderes mundiais, seja de Governos, de FMI's, de instituições financeiras. Estamos perante líderes sem um pingo de pudor, onde não existe qualquer vestígio de valores humanos e morais, insensíveis às consequências que seus actos e decisões têm sobre os comuns mortais. Numa altura onde abundam acusações de corrupção sobre a FIFA e seus representantes, o seu líder máximo, expressa, sem pudor, a sua preferência sobre jogadores que irão disputar, mais uma vez, um polémico prémio sobre quem é o melhor do Mundo. Não faz sentido.

Esta ausência geral de valores está a contaminar a nossa sociedade e mais não é do que a razão para estarmos como estamos.

4 comentários:

Morgado disse...

A economia dita as leis e como tal fazem-se produtos que possam dar lucro. Seja a mão de Vata, etc...
Neste caso a culpa não é do LFV mas da sociedade...

Pedro disse...

Morgado, tem que haver valores mais altos do que os €€

Morgado disse...

Concordo com isso profundamente... mas assim não ficamos em igualdade com os outros. Já nos chega a desvantagem de não comprarmos árbitros... :)

Anónimo disse...

Eu acho que é simplesmente ridículo e nem sequer se justifica pelo dinheiro, porque só um mentecapto é que vai querer andar com uma t-shirt a fazer alusão a um roubo do qual o seu clube beneficiou.