blog

domingo, outubro 27, 2013

SL Benfica - Nacional: 2-0

Finalmente, ao fim destes anos todos, tive a oportunidade de assistir a um jogo do Benfica num dos camarotes de empresa no Estádio da Luz. É todo um outro mundo e forma de ver a bola ao vivo. Um requinte fabuloso. Já sei onde gastar uns quantos milhares quando me sair o Euromilhões.

Finalmente, também, um jogo tranquilo para o SL Benfica onde a vitória foi clara e inequívoca e sem sobressaltos. Não foi a melhor das exibições mas foi um jogo bem conseguido, principalmente se atendermos às ultimas prestações da equipa. Jorge Jesus colocou, novamente, o seu 442 em campo, desta vez com Rodrigo ao lado de Cardozo e dando a primeira titularidade a Ivan Cavaleiro no lado direito mas acabou por ser no lado esquerdo que fez a maior parte do jogo. Jogo sem muita história com o Benfica sempre por cima do Nacional, controlando quanto baste as rotações do encontro. 

Jogue quem jogar Cardozo não falha. Assiste e marca. Mais dados para a sua longa lista de estatísticas. Ivan não defraudou as expectativas e teve uma boa estreia. Que a sua lesão não seja nad ade grave tal como a de Siqueira, que após marcar um belo golo, também sai lesionado. São demasiadas as lesões que apoquentam a equipa nesta fase precoce da temporada. Gaitan começou mal mas depois de atinar fez uma belíssima exibição. Rodrigo como sempre apagado e pouco jogador de colectivo a demonstrar ser cada vez mais uma aposta furada. Regresso de Maxi a bom nível. Matic e Enzo ainda à procura da forma da época passada.

Do árbitro nada de relevante a apontar. Um lance dentro da área do Nacional onde Cardozo reclamou penalty foi bem ajuizado pelo árbitro ao mandar seguir o jogo. Não há falta do defesa adversário.

Neste momento estamos empatados com o Sporting e a 5 pontos do clube corrupto após o embate entre amigos que culminou com a esperada vitória azul. Pela luta pelo segundo lugar o resultado foi bom, pela luta pelo título não foi mas também acho que os verdes não perdem seriam um osso muito duro de roer esta época. Não estamos suficientemente fortes para ter grandes aspirações apesar de, como se viu hoje, estes dois adversários estão longe de assustar qualitativamente. Temos plantel para passear esta época e, no entanto, estamos ligados à máquina. Vencer os jogos todos até ao final da primeira volta. Todos. Só assim poderemos aspirar a qualquer coisa.

6 comentários:

Benfiquista no Norte disse...


Resultado melhor que a exibição.

Ainda estamos muito longe do célebre rolo compressor.

Foi mais um Cardozo + Gaitan + 9.

E vá lá que o Artur não comprometeu...

Alex disse...

Hello Benfica Lovers,

I am writting to you because my three last post are reviews of Benfica, Museum of Benfica and match agains nacional. So I tought your fans might like to read it:) Below you will find a link to my page.

Best Regards,
Benfica Lover

http://portugalinreview.com/?p=352

Vasco Duarte disse...

Gostava apenas de saber o porquê de Gaitan ter apenas entrado em campo na segunda parte? Onde andou ele até às 6.00 h de ontem? Sim porque o Gaitan que tem jogado não é o que temos visto.
Rodrigo? Já nem sei o que pensar sobre este jogador! Parece não saber/conseguir dominar uma bola,o passe, por onde anda a velocidade, que o caracterizava? Enfim perdeu-se...
Cardozo! Cardozão!!! joga e faz jogar quem diria!
Gostei ainda de ver o Ivan e ao contrario do treinador não o achei nervoso, esteve bem e podia ter feito golo 1 ou 2 vezes, creio que saiu esgotado.
Enzo continua com uma garra irrepreensível (tivessem todos metade e não estaríamos assim),
Matic vai subindo mas ainda falha muitos passes em zonas proibidas.
Quanto aos outros estiveram bem.

Anónimo disse...

Pedro,

Acho que fizemos um jogo razoável, atendendo a que na última quarta-feira o esforço foi considerável, não pela qualidade da nossa exibição, mas porque jogar naquelas condições deixa sempre consequências. Estivemos um pouco melhor no nosso jogo de equipa, mas mesmo assim ainda muito longe daquilo que fizemos há apenas alguns meses.

Não concordo contigo: acho que tanto verdes como azuis estão melhores que nós. Espero não ter razão - os próximos jogos serão a prova dos nove. Que temos qualidade para estarmos melhor do que eles, temos; mas não basta isso, é preciso um líder que saiba motivar e conduzir a equipa. E neste momento não o temos.

Abraço,
J.

Pedro disse...

Eles estão melhores do que nós mas não são melhores do que nós. Essa é que é a mágoa.

Anónimo disse...

Dizes bem, Pedro: essa é que é a mágoa. Porque todos sabemos que, com um mínimo de seriedade e bom senso, com um líder a treinar a equipa - ponderado, racional, sem exaltações nem discursos bacocos antes e após os jogos, sabendo que não pode aplicar a mesma fórmula contra todos os adversários, sabendo fazer as substituições certas nos momentos certos, sabendo motivar os jogadores e não confrontá-los - e outro líder a blindar o balneário, a defender o treinador e a equipa sem precisar de ir para os jornais dizê-lo, antes actuando como se não se desse por ele, poderíamos ter uma equipa com todas as possibilidades de ser campeã nacional.

Neste momento, o que vejo são dois adversários directos que, não tendo mais qualidade do que nós, estão de facto a jogar bem melhor do que nós, é preciso dizê-lo.

Esperava que os azuis, contra os verdes, depois de um jogo intenso na CL em que jogaram com 10 quase desde o início, cedessem fisicamente a meio do jogo, e no entanto entraram, continuaram e acabaram com a corda toda. Os verdes, embora mais frescos sem as competições europeias, fizeram mesmo assim um jogo sério e demonstraram entrosamento e maturidade. Nunca tinha visto um jogo deles completo e fiquei surpreendido: estão realmente a jogar bem.

Não basta termos mais qualidade para ganharmos a ambos, temos de ter a competência e o empenho que eles demonstram, e com muita pena vejo que isso nos está a faltar. Espero bem que os próximos jogos me desmintam.

Abraço,
J.