blog

terça-feira, fevereiro 11, 2014

SL Benfica - Sporting: 2-0

Ficaram a dever-nos uma goleada. Que os golos em falta apareçam nos próximos jogos.

No domingo fui um dos que sorri com o 11 surpresa de Leonardo Jardim porque significava que a equipa do Sporting ía abdicar de algo que podia incomodar o Benfica. A nossa vulnerabilidade verifica-se quando o adversário ganha supremacia no meio campo, com esta táctica Jardim não abdica totalmente dos três homens no meio mas abdica de profundidade no ataque permitindo que a defesa do Benfica não esteja tão preocupada com os avançados e possa juntar-se e pressionar o meio campo do Sporting. E depois a qualidade individual dos nossos jogadores faz o resto. O que eu previa aconteceu e esta noite, com Jardim a não mudar a sua estratégia, o Benfica deu um banho de bola ao Sporting onde a vitória por dois golos é absurdamente escassa para tudo o que se fez em campo.

Nas análises que faço ao futebol do Benfica não sou injusto, sou realista. O que Fejsa hoje fez é trabalho total de Jorge Jesus. Aquele ocupar da zona central da defesa com os dois centrais a abrir para as laterais é trabalho de Jorge Jesus. Tal como fez com Javi agora faz com Fejsa. Nisto, reconheço sem problemas, que Jorge Jesus é catedrático. Os meus problemas com ele são outros como bem sabido. Hoje a cátedra ficou toda do lado de Jardim e a Jesus, simplesmente, bastou não inventar. Foi um rolo compressor sem sequer forçar muito. Desde o minuto primeiro até ao último só deu Benfica, só deu golo na baliza de Patrício. Foi pena, merecíamos mais, por tudo.

Rodrigo mostrou hoje o porquê de ainda lhe faltar um bocado assim para ser o jogador que se diz que é mas percebo a demora em Jesus o tirar. Muito do jogo do Benfica passou por Rodrigo foi pena a decisão ser quase sempre má. Todos os jogadores estiveram em bom plano com destaque para Enzo Perez, mais um jogão, Fejsa, Garay e Luisão. Gaitan apagado no início mas quando abriu o livro foi um festival, Markovic cada vez melhor, mais decidido e mais pragmático, pormenores de soberba qualidade como aquele passe divinal para Rodrigo. Lima um excelente jogo de luta e entrega mas muito longe da zona de decisão. 

O árbitro só teve uma falha: não amarelar o jogador do Sporting que derrubou Markovic ainda na primeira parte cortando uma jogada perigosa de contra-ataque. Há uma mão na área do Sporting mas, sem ver as imagens, parece-me um remate à queima roupa mas preciso de ver as imagens para perceber a posição dos braços.

Foi uma vitória importante no sentido de cimentar a liderança e a confirmação que somos, de longe, a mais forte equipa nacional cujo primeiro lugar é totalmente merecido. Agora não podemos desperdiçar isto nas próximas jornadas. Este ano não pode fugir.

4 comentários:

Antonio Vieira disse...

Vitória normalíssima contra um adversário vulgar! Não embandeiro em arco porque este filme já o vi nas duas últimas epocas com 4 e 5 pontos de avanço e perdemos ambos os campeonatos.. Ainda há muito pela frente, e já esbanjamos pontos demasiados contra belenenses, aroucas e afins e na luz ainda por cima! Esses pontos perdidos a esta hora tinhamos o campeonato practicamente ganho... Por isso muita cautela que ainda nada se ganhou, apenas cumprimos a nossa obrigação!

zorg disse...

O Benfica mostrou ontem, mais uma vez, que é colectivamente muito mais forte que qualquer outra equipa deste campeonato. Não foram as individualidades que decidiram o jogo, foi a forma praticamente perfeita como a equipa interpretou o jogo colectivamente. É difícil, por isso, destacar exibições individuais, mas o Fejsa esteve muito bem e demonstrou a razão pela qual foi o escolhido para o lugar do Matic.

Anónimo disse...

Este filme já eu vi em 2012 e 2013. Jesus continua a seguir o seu guião habitual, logo temo o pior. Portanto nada de novo. Aguardo por Maio, para saber se há diferenças.
a.p.

Anónimo disse...

Pedro,

Excelente post, subscrevo! Foi uma vitória escassa, mas inteiramente merecida. Gostei muito da entrega e da atitude da equipa. Merecíamos muito mais, tal como dizes, mas enfim, o principal objectivo foi conquistado. Uma vitória importante, e agora é ir com calma. Há jogos difíceis pela frente, mas a equipa parece-me concentrada e determinada. Domingo será o próximo, estou confiante que podemos ganhar, mas não vai ser fácil- nunca é em Paços de Ferreira.

Abraço!
J.