blog

quarta-feira, maio 14, 2014

Sevilha - SL Benfica: 0-0 (4-2 gp)

Chamem-lhe maldição, chamem-lhe o que quiserem. É a nossa triste sina.

A relação do SL Benfica com as finais europeias é uma anomalia estatística. Não é possível ir lá tantas vezes e perder e não é possível, no jogo jogado, jogar bem, criar tanta oportunidade e falhar. Se é maldição ou o cúmulo da azelhice não sei, apenas sei que não é normal tanto azar. Eu sou uma pessoa super azarada e é normal que esse azar passe para o clube que amo mas, bolas, não há benfiquistas sortudos que possam fazer a balança equilibrar? Depois das lesões, dos castigos temos mais uma lesão num jogador que obriga a mexer profundamente na estrutura da equipa? E ainda por cima num jogador que estava a conseguir furar e a criar grandes problemas à defesa adversária?

E depois o que dizer daquelas matrecadas em frente à baliza? Os pontapés no ar? E os árbitros? Com tanto azar porque raio ainda temos que sofrer arbitragens danosas? Dois penaltys claros como água que ficaram por assinalar que podiam mudar o rumo do jogo.Se a isto tudo juntarmos a azelhice de passes errados, de medo de chutar, de chutar para a atmosfera...temos a justificação para mais uma final perdida. 

Não consigo expressar o meu sentimento. Estou triste, estou frustrado, estou desiludido, estou zangado. Estou com uma dor imensa no coração por sentir que nunca mais teremos tão boa oportunidade de conquistar um troféu europeu. Somos enormes, somos os maiores, mas não temos sorte. Pior, temos azar. Seja contra colossos europeus, seja contra equipas ao nosso alcance a verdade é que falhamos sempre na hora H. Sempre.

É evidente que há coisas a apontar mas, depois de tanto que nos deram esta época, seria de todo injusto estar a enumerar este ou aquele jogador. Não quero ir por aí. Sobre o treinador reconheço que fez os possíveis perante tamanha adversidade. Só não entendi o porquê de ter tirado o Gaitan e não o André Gomes que já estava a coxear na altura. De resto percebo perfeitamente as hesitações e demora nas substituições. Depois de ver o jogo se calhar com Cardozo a titular e Lima a entrar fresco na segunda parte a coisa podia ser diferente mas, depois do jogo, é fácil falar. Nada a dizer ao que Jesus fez.

Nos penaltys fala-se muito em sorte e azar mas acima de tudo o que está em causa é a capacidade de aguentar a pressão. Cardozo e Rodrigo não aguentaram. Aquilo foram penaltys muito mal marcados. Devagar e com pouca colocação. Cardozo então denota uma incrivel falta de confiança na marcação dos penaltys. Desde que passou a marcá-los devagar que falha imensos. Eu que o defendo tanto acho que deve deixar de os marcar. Perdemos, eles foram mais fortes nos penaltys. Nada a fazer. O jogo já estava perdido nos 90/120 minutos...não era nos penaltys, numa final europeia, que a sorte nos ía sorrir.

A arbitragem foi medonha. Carriço aos dois minutos já tinha amarelo e dificilmente acabava o jogo. Depois Lima é derrubado na cara do árbitro de baliza e nada. De seguida Carriço corta a bola com o braço dentro da área e nada. Para acabar em beleza Beto, no penalty de Cardozo, quase que vem até à marca de penalidade defender a bola. Assim é complicado.

É um orgulho ir a finais europeias mas eu queria mesmo era ganhar. Satisfazer o sonho que tenho. Vivo para ver o Benfica conquistar um troféu europeu. Já vi 5 finais em vida. Se a do Anderlecht era demasiado novo as outras senti bem, no coração, a dor das derrotas. Em nenhuma fomos esmagados pelo adversário, em todas mostramos a força do Benfica e nunca os deuses do futebol nos quiserem presentear com o sucesso. A vida desta clube sempre foi feita de sacrifícios, de suor, de trabalho e muito empenho. Nunca nada nos cai nos braços, é tudo fruto do imenso trabalho e empenho de todos os envolvidos. Esta época é um perfeito exemplo disso: lesões, expulsões, falecimentos. Conseguimos ultrapassar tudo com uma união e empenho formidáveis. Espero que não se perca, espero que continuem unidos porque temos muito ainda para conquistar.

10 finais e apenas duas taças. Doi. Bastante. Até quando?

Tenho imenso orgulho neste clube e nestes adeptos. Temos muita coisa para melhorar mas em amor ao clube somos únicos. Ninguem ama como nós amamos o Benfica e é isso que nos faz os maiores.

Força Benfica!!!

30 comentários:

Anónimo disse...

Pedro,

És um grande benfiquista e eu tenho orgulho em comentar no teu blog.

Estou tão triste que não sei o que dizer, isto doeu-me muito. Nunca vi, numa final de uma competição europeia, um árbitro destes. Nunca. Com a equipa que tínhamos, sem 6 titulares, acho que fizemos um grande jogo.

Vamos em frente. Esta equipa merecia muito ganhar a Taça de Portugal. Vai ser difícil, sobretudo depois de um jogo destes. Mas temos de estar com os jogadores, eles hoje deram tudo.

Um abraço forte,
J.

Anónimo disse...

Eu admiro muito os jornalistas portugueses que insistem na palavra justiça e nem por uma vez lembram que o benfica estava lá porque fracassou na champions, enquanto o Sevilha sim fez uma competição imaculada.
Haverá maior justiça que esta?

Anónimo disse...

"Se é maldição ou o cúmulo da azelhice não sei," :D

Falhámos muitos golos.

O Sulejmani foi arrumado e depois comparamos o amarelo ao espanhol que o lesionou e o amarelo ao Siqueira que fez um corte limpo, e vemos o critério que nos prejudicou.

Nunca fomos uma equipa compacta, apostámos mais na velocidade. Estar numa final e ter um meio-campo com Maxi-Amorim-Gomes-Gaitán é muuuuuuuito complicado.

Talvez com Sulejmani em campo a equipa respondesse melhor e JJ pudesse fazer diferente. Assim, fomos obrigados a corrigir algo que já estava remendado.

O amarelo a Sálvio e a expulsão encomendada de Markovic (mesmo o Enzo viu o primeiro amarelo muito forçado) puseram-nos ao nível dos espanhóis.

Para o ano é fazer um bocadinho melhor, na Liga dos Campeões (quartos de final), estou um bocado farto desta Liga Europa dos pequeninos.

benfiquista a serio disse...

só tenho uma coisa a dizer:

enquanto o guilherme aguiar e outros comparsas andarem na eufa esta vai ser sempre a nossa sina.
tiraram-nos 3 dos nossos melhores jogadores da final, roubaram-nos 3 penaltys, nos nossos dois penaltys falhamos o artista beto está 3 metros à frente da linha de golo.

ao permitirmos que este cenario continue nunca ganharemos, agora não me venham com maldições que isso é justificações de futuros roubos.

e domingo na final da taça iremos lá ter outro artista, um tal de xistra que para mim é o maior dos maiores ladroões do nosso clube.

sr vieira deixo-lhe um recado ou toma medidas para denunciar e irradicar esta merda e estes merdas ou então a nossa sina será a mesma que perdura já há 30 anos. estes corruptos do porto continuam a dominar a nivel nacional e internacional a sua baixeza em prol da nossas derrotas.

por fim: não consigo perceber as palavras de jj ao dizer que o arbitro esteve bem.
não perçebo este papel de anjinhos e de gajos com medo de denunciar e demonstrar a nossa revolta perante estes cabrões todos da uefa e da fpfutebol.

sr presidente se tem medo de afrontar estes corruptos da uefa e da fpf então dê o lugar a outro.

que

Antonio Vieira disse...

Pó caralho mas é, somos é uns losers nas finais europeias! Mas eu já estava a contar com este desfecho, mais uma vez trágico diga-se! Andou tudo em festa durante o dia, as tvs, tudo a festejar não sei bem o quê, ou como se o Benfica já tivesse a liga europa ganha, enfim é por estas e por outras que não aprendemos nada. É inadmissível falhar tanto golo, fazer um jogo miserável a meio campo, não ir para cima do adversário com TUDO, não refrescar o meio campo com duricic e ivan cavaleiro, pelo menos arristacava, tivemos medo, como é apanágio de jj! e nem vou falar na arbitragem, porque acho que ficou bem à vista o que se passou em campo.. Enfim mais uma final europeia perdida, mais um gozo dos antis, e agora tenham a dignidade de vencer a 25ª taça de portugal se faz favor, é o mínimo que se exige depois do que se passou hoje.. estou completamente desolado, fudido mesmo! foda-se perder para um sevilha, que não joga ponta de um chavo é triste, muito triste!

joão carlos disse...

tal como tu vivenciei as cinco que falas e lembro-me bem delas todas e esta foi a mais mal perdida de todas.
dessas esta foi uma das poucas que não foi com um papão europeu onde éramos claramente o favorito tínhamos mais experiência mas inexplicavelmente demonstramos demasiada ansiedade na finalização e falhamos quando não podíamos ter falhado e infelizmente se não foi desta não vai ser nunca.
este é dos jogos que tenho menos a apontar ao treinador, tirando as divergências de fundo que ambos partilhamos, mas a verdade é que a equipa entrou ansiosa, nervosa com pouca confiança.

Anónimo disse...

Amigo autor do Blog, concerteza já viste mais de 5 finais europeias de equipas portuguesas. Então o Porto? Já nao esteve em varias finais europeias e ganhou?
Tens que tomar magnesio para o cerebro, pois andas muito esquecido.

SLB4EVER disse...

Não foi maldição foi mesmo roubalheira e azelhice.

A jogar bem ou mal ficam 3 penalidades por marcar a favor e como cereja no topo do bolo o Beto pode defender 1 metro á frente, a UEFA é só corrupção, um bando de bandalhos hipócritas que apregoam o fair play e respect quando na verdade são os piores. Repudiam as novas tecnologias porque dá muito jeito poder controlar o 'erro humano', que bom que é ter isso sempre a jeito, nem sempre funciona como se viu contra a Juventus mas muitas vezes faz a diferença.

Azelhice porque não se soube finalizar, o Lima é esforçado e bate bem as penalidades mas está longe de ser de topo, mas como tem graça ou algo que o valha é endeusado, aquele pontapé na atmosfera a passe de Maxi com tudo para marcar em posição frontal foi mau de mais... Depois a culpa é do André Gomes que na segunda parte jogou por ele e pelo Amorim, lá está isto o que é preciso é ser engraçado e cair no goto e modas, o resto é peaners.

O que fica por dizer está reservado para o final da temporada a jeito de balanço, até lá é digerir esta imerecida derrota com muito custo.

E VIVA O BENFICA

Pedro disse...

Ó anónimo qual é a parte de que me estou a cagar para as finais dos outros que não percebeste?

António, não sei que culpa temos nós (adeptos e clube) da festa das TV's que é, quanto a mim, perfeitamente natural. Do clube sempre vi sobriedade, respeito e empenho, dos adeptos a normal alegria e crença. Se isso incomoda mais vale acabar com o futebol.

Não quero individualizar a discussão mas acho de uma enorme injustiça o que se está a dizer de André Gomes. A bater há outros que têm que levar muito mais.

João Silva disse...

*clap clap clap* Pedro, hoje foste de facto Magico, obrigado por não te deixares levar pela critica facil, o SLB merece mais que isso. Estou contigo é muito azar e JJ é a personificação disso no final do jogo...aquela cara..é lixado.
Para mim enquanto jogo foram as transiçoes ofensivas nunca vi esta epoca um jogo tao ineficaz a partir para o ataque, culpem quem quiserem mas é o facto...
grd abr

Benfiquista no Norte disse...


Eu não sou ingrato.

A uma equipa que se torna campeã nacional há 5 dias atrás e chega a todas as finais possíveis de uma temporada, e tem uma já no bolso, não me atrevo a apontar nada, zero defeitos, sobretudo quando de novo dão tudo em campo.

O futebol é isto.

É verdade, em vida já é a 7ª final europeia que vejo o meu clube não ganhar.

Mas sou sincero, não me importo de ir tentando, e de voltar a ver mais outras 7 até ao fim.

SLB sempre.

Martinho disse...

O que nos fez perder esta final foi exactamente o mesmo que nos fez perder a do ano passado: falta de estaleca. Isso nota-se no medo de rematar à baliza/ remates sem convicção e por fim nos penalties.

Sei que devo estar contente e orgulhoso desta época mas não consigo deixar de estar desolado por termos perdido. Enfim, nada melhor que uma vitória no Jamor para curar a dor.

Anónimo disse...

Alguém me consegue dizes que 3 penaltis foram esses?
Só queria saber se chegam ao cúmulo de incluir aquele corte, na bola, do defesa do sevilha sobre o gaitan. Não quero acreditar que seja isso, mas já estou por tudo.

Pedro disse...

O do Gaitan não me parece penalty mas o sobre o Lima e a mão do Carriço são indiscutíveis. E o adiantamento do Beto tb. Portanto não faz sentido o estares por tudo mas, se calhar, sendo anti até faz tal deve ser o desespero de ver um SLB tão forte e tão vencedor.

Anónimo disse...

Estou para ver na próxima época se vem o tal "fim de ciclo" que se apregou ou se vão ser mais 4 anos a "penar" novamente! Para mim é fim de ciclo mas é de JJ isso sim, 4 milhões de euros para perder finais europeias, e ainda por cima seguidas! assim não dá, ninguem merece, o Benfica e os benfiquistas não merecem.. oxalá no domingo se ganhe ou então sera mais uma taça de portugal oferecida como foi o ano passado ao guimarães e em 2005 ao setúbal, a ver vamos!

Anónimo disse...

doi não doi

http://magicoslb.blogspot.pt/2005/05/torcer-pelo-sportingno-obrigado.html

Ricardo

Vasco Duarte disse...

Boas Pedro,
De facto custa muito perder( eu mal dormi hoje)quando na nossa cabeça pensamos/temos a crença de que é este ano que a maldição é quebrada e depois tudo corre mal! Do jogo acho que não vale a pena perder mais tempo a culpabilizar A ou B, lamentar-mo-nos das nossas ausências, etc. creio que o que devemos salientar e fazer enfase é que temos mais uma final pela frente e que aqueles que nos fizeram sonhar que era possível ganhar ontem, hoje e amanhã e sempre, precisam do nosso apoio incondicional para ultrapassar todo o desgaste físico e psicológico de ontem, para já no próximo domingo pudermos festejar a conquista de mais um trofeu. É incrível como depois de uma derrota se consegue colocar tudo em causa, ate ao dia de ontem era uma época memorável,hoje já não!
Outros que nem nas finais estiveram dizem que fizeram épocas excelentes e nós? O que dizemos da nossa?
Mais uma vez digo e sei que é difícil perder assim,mas não podemos abandonar quem nos permite sonhar!
Força SLB!

Pedro disse...

Ricardo, folgo em ver que acompanhas o blog há bastante tempo.

Fizeste-me rir. Não sei a que propósito isso veio mas em momento algum pedi o vosso apoio.

Domingo é para exorcizar esta derrota e acabar a época em festa. Temos Enzo, Sálvio e Markovic fresquinhos. :)

estrangeiro disse...

Ó Pedro. Achei que sabias alguma coisa de futebol.
O lance de Gaitan é duplo penalti. O defesa por tras levanta o pé até a cara do Gaitan -sem tocar- mas a perigosidade e a pertutbação de ação do avançado é o que importa. Depois, outro carrinho com contacto claro impedindo o jogador de rematar. Penálti.

Pergunto eu. Em outro sitio do campo, seria falta perigosa e cartão amarelo ou não?

Mr. Shankly disse...

"enquanto o Sevilha sim fez uma competição imaculada."

Imaculada, sem dúvida. Foram levados ao colo nas meias, onde marcaram nos descontos. Eliminaram o Betis nos penaltis e ontem outra vez, depois de serem inferiores a uma equipa onde faltavam 5 jogadores, arrumaram um aos 12 minutos e tiveram o árbitro do seu lado. Parece que houve outra equipa que não perdeu jogo nenhum na Liga Europa, mas esses não tiveram uma competição imaculada, imagino.

Pedro disse...

Estrangeiro, digo-te mais, aquilo no Dragão era penalty e expulsão. Mas não me parece que o seja. É evidente que os jogadores se embrulham mas não me parece faltoso. Não vi derrube ao Gaitan. O gajo toca na bola e os jogadores caiem.

Anónimo disse...

Mr Shankly, qualquer um entende facilmente o que eu quis dizer. O benfica entrou a meio da competição.
Pessoalmente sempre defendi que não faz sentido as equipas da champions cairem na liga europa a meio. É injusto.

Se eu me importava do fcp ganhar nessas condições? Claro que não. Mas é injusto.

Anónimo disse...

Mr Shankly

Mas gostei de ver que nesses exemplos todos não incluiste o jogo com o fc porto, onde aos 3 minutos já estavam a marcar de penalti, inexistente. Calculo que esse foi o único jogo onde não viste nada de estranho, eu sei como é.

Valderrama disse...

Faz hoje um ano que o benfica perdeu a liga europa. Fogo, parece que foi ontem!

Pedro disse...

Sobre o "imaculada" só uma questão: Sabes, ao menos, como é que o Sevilha entrou na Liga Europa?
LOL

SLB4EVER disse...

45+2min: PENALTY! Wait, what? It hasn't been given! Nicolas Gaitan gets in behind the Sevilla defence inside the box, but poised to shoot he is clumsily brought down by Fazio.
The ball rolls out for a goal kick (further proof Fazio didn't play the ball) as no spot-kick is given.
It's a huge moment in the game. Not only should Benfica have a penalty but Fazio should arguably have also been sent off for denying a goal scoring opportunity. He's alredy been boked!

Read more: http://www.dailymail.co.uk/sport/football/article-2628041/Sevilla-v-Benfica-LIVE-Follow-action-Europa-League-final.html#ixzz31omyMqrp
Follow us: @MailOnline on Twitter | DailyMail on Facebook

São os pequenos detalhes... UEFA é uma instituição corrupta falarem em fair play e respeito só mostra o quanto são hipócritas.
De imaculada concepção ví foi o penalty oferecido ao jaqueson no dragon.
Se a liga Europa é uma prova injusta a não ser assim em que lugar no ranking estava Portugal agora?

Nada como ver os invejosos antis a fazerem a festa para me rir com a sua pequenez!

Morgado disse...

Sempre fui o maior defensor do Cardozo. Mas se não dá mais... então acabou. Não tem confiança? Que feche os olhos e especte um biqueiro na bola...

Quanto ao André Gomes nunca vi um jogo dele ao vivo... mas na TV vejo um pastelão e ontem vi um mocito a fazer uns rodriguitos com a bola em zonas proibidas. Uma mão cheia de vezes...

Jorge Santos disse...

Quem falhou (mais uma vez) o penalty foi o Cardoso e o outro, não foi o árbitro.
O erro foi colocar o Cardoso na equipe (e a partir daí ficou a jogar com um a menos), e dar-lhe a responsabilidade de marcar um penalty, ele que tem um currículo de penalties (importantes) falhados, que pode ser considerado digno de figurar nos anais.

Pedro disse...

Jorge, é verdade que falhou e é verdade que anda a falhar muito desde que deixou de fuzilar mas tb é verdade que se o Beto só defende a bola pq se adiante. Ou seja, cumprindo as regras, Cardozo, mesmo rematando fraquinho, marcava golo.

Anónimo disse...

O Beto avança ilegalmente no terreno corta o ângulo a Cardozo e a culpa é do paraguaio. LOL

Se nem num caso tão simples de resolver as pessoas se entendem...