blog

domingo, julho 27, 2014

Pré Época 2014/15: Eusébio Cup

Na primeira Eusébio Cup com o Rei a assistir no quarto anel o Benfica não conseguiu reaver a Taça perdida o ano passado dando a oportunidade de o grande legado de Eusébio seguir para as vitrines do clube de Amsterdão. 

Mais um jogo e nova derrota do SL Benfica. A perder que seja em jogos a feijões é verdade e, repito, nestes jogos o resultado é o que menos interessa. Importa assistir a melhorias nas rotinas de jogo, nos jogadores, no colectivo, etc. E é isso que me preocupa. Continuo sem ver algo que possa entusiasmar, que permita aquela crença que a época será positiva, aquele pormenor que faz um jogador se destacar. Os jogos vão passando, os resultados para animar não chegam e não se sente que os mesmos sejam injustos. A equipa não tem demonstrado futebol de qualidade. 

Na primeira parte do jogo tivemos foi possível verificar algumas melhorias no jogo da equipa a que não é alheio a presença de Maxi, Amorim, Gaitan, Sálvio, Lima e Cardozo no onze principal e nesse período, com mais acerto na finalização, o resultado podia ter sido outro e, obviamente, os índices anímicos darem a volta necessária. Mas contam é lá dentro e quem marcou foi o Ajax num lance muito consentido pela nossa defesa. Na segunda parte o habitual carrossel de substituições e pouco mais se viu da equipa. 

Desde que opino sobre futebol que repito uma ideia de algo que me incomoda muito: detesto que jogadores acabados de chegar passem à frente do que já cá estão há algum tempo. Ninguém me tira da ideia que isso prejudica e muito o balneário. Eliseu e Bebé chegaram e jogaram enquanto que outros continuam o seu calvário à espera de mais e melhores oportunidades.

Sobre Bebé, uma contratação que me agradou, os seus primeiros minutos a envergar o Manto Sagrado foram paupérrimos e vê-lo colado à direita assusta-me. Eliseu precisa de muito trabalho mas não se escondeu do jogo. Os outros, novamente, pouco há a relevar. Talisca e Benito a mostrarem consistência ao longo dos jogos e João Teixeira muita garra mas pouca cabeça.

Não posso deixar de comentar uma melhoria em Cardozo. Espero que seja sinal que está a caminhar para a recuperação plena. Com Cardozo em campo a equipa cria muito mais lances na "cara do golo", lances criados pelo colectivo e não somente por rasgos individuais como o da segunda parte de Sálvio. É esta capacidade que Cardozo dá à equipa e, com aquele Cardozo normal, as bolas acabam por entrar na baliza.

Artur mais uma vez a demonstrar que não serve para as exigências do Benfica. Teve culpa no golo? Não. Podia ter feito melhor? Sem dúvida. Vejam e comparem a actuação dos dois guarda redes nos lances do desperdício de Gaitan e no golo do Ajax.

Segue-se ciclo apertado de jogos, não sou especialista mas parece-me que são jogos a mais em tão pouco tempo: Sion dia 30 e Bilbau dia 31 e logo depois Arsenal dia 02 e Valência dia 03. Preparação dura para se chegar a dia 10 e disputar o primeiro troféu oficial com o Rio Ave.  Pelo menos temos Benfica para ver.

4 comentários:

Anónimo disse...

Em relação ao Artur,no geral, concordo contigo.
No lance do golo,os defesas foram espectadores até a bola entrar e com 3 jogadores de volta do homem do Ajax, tinham que lhe ter tirado a bola. No Artur preocupam-me as saídas aos cruzamentos.
A exibição foi mt má, o César é uma lástima, o Jara nem devia cá estar e as melhorias são uma miragem. Se o Lisandro não tem lugar nesta equipa.....
a.p.

Antonio disse...

Fazer uma crônica do jogo de ontem e não fazer uma referência ao melhor (de longe) jogador em campo é lamentável. Como é possível não referir, uma vez que seja, Olá John!!!!

Como é possível não falar de João Teixeira!!!

Como é possível não criticar o teimoso do treinador por se recusa a apostar consistentemente na formação!!!

Não entendo!!

Pedro disse...

António, o texto tem uma referência ao João Teixeira. Sobre Ola John não falei como não fale de vários outros e a falar seria daquele falhanço inacreditável pq de resto, desta vez, não acho que tenha estado bem.
Sobre JJ...calma. Se ainda não conheces a minha opinião sobre ele em breve irás conhecer.

zorg disse...

Eu não concordo com a tua análise. Acho que o Benfica fez um bom jogo, criou muitas oportunidades de golo e acaba por perder com alguma injustiça. Foi o melhor jogo que vi a equipa fazer até agora e, do meu ponto de vista, as melhorias são evidentes. Gostei particularemnte do Ola John e do Talisca.

As entradas do Bebé e do Eliseu julgo que foram mais para os "mostrar" aos sócios (afinal, este é o jogo de apresentação) e não me parece que tenham tido o significado que tu lhes estás a atribuir.