blog

segunda-feira, agosto 11, 2014

SL Benfica - Rio Ave: 0-0 (3-2 g.p.)

Aí está o primeiro jogo a sério e, como era desejado, o primeiro troféu da época.

Calma, não me enganei. Eu sei que para muitos a Supertaça diz respeito à época transacta e por isso se fala em "póker" mas, para mim, a Supertaça sempre um troféu que abre a nova época. A equipa que conquistou o direito a disputar esta taça não foi a que a conquistou, por isso, para mim (e não pretendo que seja doutrina) esta taça é desta época, deste grupo de trabalho.

E ganhar é sempre melhor que perder. Nesta fase o que se quer é vencer, ponto final. As exibições de gala, as rotinas de jogo e o colectivo irão chegar, assim espero, com o tempo mas só chegarão se o Benfica for ganhando e mantendo a moral em alta. Depois de uma pré época tão fraca uma derrota ante o Rio Ave punha todo o Benfica ainda mais em polvorosa para o arranque do campeonato. Vencendo tudo é diferente, a festa é nossa, a Taça vai para o Cosme Damião e os sorrisos estão na nossa cara. Mas não ignoro que foi em penaltys após 120 minutos contra o Rio Ave. Há que ter os pés bem assentes no chão e ver, com olhos de gente, o que foi o jogo do Benfica. Não me surpreendeu a supremacia do Benfica perante o Rio Ave mas também não me surpreendeu a dificuldade que o Benfica teve em aproveitar os lances de golo criados. Numa espécie de 433 com Talisca a apareceu muitas vezes a apoiar Lima e a ter, muitas vezes, o golo nos pés (e cabeça) o Benfica foi claramente superior ao adversário e, há que dizê-lo, foi bastante injusto não vencer nos 90 minutos. Mesmo assim, no meio de tanto domínio, não nos livrámos de dois ou três valentes sustos.

Apesar da exibição ter sido, no geral, boa, não consigo tirar a tranquilidade que muitos estão a tirar para o resto da época. Ainda falta muito mas, como disse acima, o que é preciso é vencer. Gostei de Eliseu e a continuar assim justifica a contratação. Não sei se é o lateral que o Benfica precisa para dar altos voos mas serve para 90% dos jogos do Benfica. Naturalmente com o regresso do patrão Luisão e o seu assistente Jardel tudo fica melhor. Lima e Derley são esforçados mas falta muito para serem os matadores que a equipa precisa.Sobre Artur o que mais se pode dizer?

Jesus deixar duas substituições para o prolongamento numa final contra o Rio Ave simplesmente não me surpreende. Já pouco me surpreende neste treinador. Mas ganhámos e isso é o que me importa.

Não vi nenhum lance da arbitragem que me pareça relevante. Houve um ou outro pedido de penalty mas não fiquei com a ideia de ter existido.

Agora é aproveitar esta semana mais tranquila e arrancar para o campeonato com toda a energia. Espero que Gaitan e Enzo fiquem e que chegue, pelo menos, um guarda redes titular e um avançado que marque golos.

Esta é nossa. E que saudades já tinha de ganhar troféus!!!

6 comentários:

M disse...

Mais 2 jogos destes e já choram pelo tacuara.....

Antonio Vieira disse...

Vá lá nada mau.. mas há que melhor a finalização, que o jogo de hoje era perfeitamente para estar resolvido em 90 min! Hoje correu bem nos penaltis, mas na proxima pode não correr.. Mas o importante foi ganhar a 5 supertaça, fazer o poker interno e arrancar agora para o 34! Temos muitos titulos a defender este ano! Carrega CAMPEÃO|

Morgado disse...

E metia quem? O Bebe? O Ola John? Coitados...

Anónimo disse...

O jogo foi melhor do que eu esperava. Gostei da atitude, do trabalho, do esforço da equipa. É preciso melhorar mt a finalização e não é só o Lima, tb o Gaitan e o Salvio falharam demais. Espero que este triunfo não sirva para iludir as lacunas graves do plantel.
a.p.

Anónimo disse...

Como era de esperar, não há uma única referência ao que aconteceu nos penaltis.
Se fosse o beto a defender os penaltis onde o artur os defendeu já havia por aí uma campanha de vitimização e revolta. O costume.

Também era de esperar que não haja nos blogues benfiquistas qualquer referência ao que se passou e passa na liga de clubes, e sobre a explicação dada pelo presidente da assembleia geral para ter recusado listas na últimas eleições.
Apesar de ser muito grave, como compromete os clubes de lisboa, a máquina de propaganda abafou tudo.

Pedro disse...

LOL
Delicioso. É pá tu consegues logo animar o meu dia. Obrigado por reconheceres que nos roubaram uma Liga Europa.