blog

quarta-feira, outubro 22, 2014

Mónaco - SL Benfica: 0-0

Inevitavelmente fraquinho.

Não podemos esconder a realidade, este Benfica não tem pedalada para a Champions. Não vencer este pobre Mónaco (pode ter muito dinheiro mas qualidade tem muito pouca) e rubricar tão má exibição não permite outra ilação que não essa. E se olharmos para as goleadas desta jornada europeia é de ficar assustado com o que poderá acontecer se, por ironia do destino, nos cruzarmos com um dos tubarões.

Jorge Jesus volta a surpreender e coloca André Almeida a seis deixando Samaris no banco e Cristante na bancada. De resto o expectável com Lima e Talisca na frente e Lisandro ao lado de Luisão. E a forma de jogar de sempre. Seja Arouca, seja Covilhã, seja Bayer, seja Mónaco, joga-se da mesma forma. Vai dando para ganhar às equipas fracas mas com equipas com um pouco mais de qualidade as debilidades vêm ao de cima. Apenas repelões dos jogadores em jogadas individuais permitiam abanar o jogo e chegar à área adversária mas aí surgiam enormes saudades do matador Cardozo. Apesar de tudo, apesar de mais uma pobre exibição, com acerto na finalização o resultado podia ser outro. Mas isso também vale para os franceses porque logo de início falharam um golo de forma escandalosa. Na melhor fase do Benfica o central Lisandro é expulso e o jogo practicamente acaba aí com o Glorioso a fechar-se lá atrás para segurar o ponto e os 500 mil euros.

Sálvio, Gaitan e Enzo tentaram mas as coisas não sairam bem. Eliseu, Talisca (por enquanto pelo menos) e Lima a mostrarem, claramente, que não são material para a Champions (o treinador também não é!). Luisão e Maxi os patrões da defesa com Lisandro a revelar falta de experiência na forma como abordou os lances. Almeida não comprometeu mas quando a equipa não está bem falta-lhe "cabedal" para mudar alguma coisa. Bebé trapalhão, César para o desenrasque e Samaris seguro nos minutos finais. 

A arbitragem foi um bom exemplo de como se pode ser muito má sem erros de golos e penaltys mal assinalados. Foi de um caseirismo brutal, permitindo tudo aos franceses e sancionando o Benfica com enorme dualidade de critérios. A expulsão de Lisandro aceita-se porque há um claro "pontapé" na perna de Moutinho quando o pé de Lisandro escorrega na bola. Em lance corrido aceita-se que isso tenha escapado ao árbitro.

A Champions é, como sempre foi, uma miragem mas a prestação devia ser muito melhor, mas, do que se tem visto, o campeão nacional está longe de poder sequer ombrear com as equipas de nível médio. É melhor seguirmos o conselho de Jorge Jesus e pensar apenas nas competições internas e, nesse sentido, vem novo exame na Pedreira. Não vale a pena estarmos com paninhos quentes e pensar que ainda há 9 pontos em jogo. 

Tanto contentamento com potes e rankings e depois é isto...

4 comentários:

Anónimo disse...

Se com o plantel dos últimos 2 anos não houve oitavos da lc, com este então só por milagre. E com um treinador de 2ª divisão europeia, estou a ser simpático, e num grupo em 2 treinadores conhecem tudo sobre Jesus.
A forma como os avançados, não só Lima, falham golos é desplicente.
a.p.

João Bizarro disse...

Dá gosto ver este Benfica europeu. Dá pra por em dia as horas de sono que escaparam à noite e sonhar com grandes noites europeias.

Anónimo disse...

O facto mais relevante desta jornada de champions é que com árbitros estrangeiros as equipas de lisboa têm jogadores expulsos. Aaaah como é diferente o futebol lá fora.

Entretanto esperava comprar bilhetes para o estádio de Aveiro para ver o Arouca-Porto, mas parece que jogos em campo neutro não são para todos.

Pedro disse...

"mas parece que jogos em campo neutro não são para todos."

Só mesmo para grandes clubes. LOL
Que cromo!!!