blog

sábado, abril 04, 2015

SL Benfica - Nacional: 3-1

Classe!!!

Que 45 minutos fabulosos que o campeão nacional apresentou aos seus adeptos e a todos os amantes de futebol. Que categoria de jogadas, pormenores técnicos fabulosos, momentos de pura genialidade futebolística. Culminaram em 2 golos mas deviam e mereciam muitos mais. Sorri, ao ver estes 45 minutos, quando me lembrei daqueles que dizem que outros têm melhor plantel que o SL Benfica. Enfim...

Equipa normal do Glorioso com regresso do mágico Gaitan a fazer crescer, exponencialmente, a qualidade do futebol do Glorioso. Na Luz a equipa entra com um ritmo completamente avassalador que poucas equipas são capazes de parar. É o tal modelo de Jorge Jesus que, quando funciona, e aliado à soberba qualidade dos jogadores causa todo este estrago no adversário. O Nacional não teve hipóteses e não se deve a demérito seu mas sim ao mérito do campeão nacional que sufocou, completamente, os madeirenses.

É fácil apontar Jonas como o melhor em campo. O que o brasileiro está a fazer no Benfica é assombroso e aprofunda um dos grandes mistérios do futebol: como foi possível chegar á Luz a custo zero, "desempregado"? Como disse, é fácil apontar, por tudo o que fez, Jonas como o melhor em campo mas Sálvio jogou tanto, mas tanto, que tivesse marcado um golo e julgo que seria ele o detentor do título de melhor em campo. A defender, a atacar, pela esquerda ou pela direita, Sálvio esteve fantástico. Gaitan igualmente fabuloso mas com menos pulmão e, por isso, a esconder-se mais do jogo nomeadamente na segunda parte. Sem Luisão foi Jardel o patrão da defesa e esteve impecável. Tal como Maxi, Pizzi e Samaris, o grego num excelente crescendo nesta segunda volta. Lima batalhador mas sem confiança para atacar a baliza. Eliseu o menos positivo de todos mas não complicou. Talisca, a habitual primeira opção de Jorge Jesus, entra em campo a substituir Jonas e a equipa ressente-se um pouco e, infelizmente, o azar bate-lhe á porta lesionando-se no pulso/mão com alguma gravidade. Amorim e Ola John foram os senhores que entraram depois tendo pouco tempo para mostrar serviço.

Pouco a dizer de Carlos Xistra. Parece-me que o lance que dá o canto que origina o primeiro golo nasce numa falta claríssima não assinalada sobre Sálvio. Levados ao colo, concerteza.

Não fosse a incerteza dos jogos fora deste Benfica e poucas dúvidas existiriam sobre a revalidação do título de campeão nacional. Assim, desta forma, é jogo a jogo, conquistar os três pontos, manter a distância até podermos, matemáticamente, cantar vitória.

CARREGA BENFICA!!!

1 comentário:

Gritinhos da Diana Krall disse...


Deste fim-de-semana destaco também o hilariante episódio ocorrido com a morte de Manuel de Oliveira:

- Diz o Pinto da Costa que se intitula representante das gentes do Norte e arredores: M de Oliveira tenhe de ir pró panteoun-he carago, num-he puode ser só o Eusébio carago.

- Diz o povo do Norte, que o único filme que viu dele foi o Aniki-Bóbó há uns 50 anos atrás, quando só havia um canal na TV: O Manuel de Oliveira é nosso e tem de ficar aqui!

Eh eh eh, grande representante, sempre em sintonia...