blog

sexta-feira, maio 29, 2015

SL Benfica - Marítimo: 2-1


Excelente final da Taça da Liga.

Acaba da melhor maneira a época 2014/15 para o Bi Campeão Sport Lisboa e Benfica conquistando a sua sexta Taça da Liga contra um Marítimo que em muito engrandeceu a vitória ao dar uma excelente réplica ao Glorioso, obrigando a nossa equipa a dar tudo para trazer o troféu para Lisboa.

O SL Benfica foi sempre superior mas o Marítimo nunca se escondeu, não estacionou autocarro. tento, com as suas armas, jogar o jogo pelo jogo e várias vezes causou perigo na baliza de Júlio César que teve de se empenhar para segurar o resultado. Sulejmani no lugar de Sálvio foi a única alteração no onze tipo de Jorge Jesus. A equipa jogou bem mas a eficácia não foi das melhores. Marcámos primeiro e podíamos ter marcado mais mas, verdade seja dita, uma pesada derrota não fazia justiça ao jogo que o Marítimo fez esta noite em Coimbra. 

A equipa esteve bem. Mais um golo para Jonas, um livre directo de Gaitan a lembrar Paok que não entrou por centímetros, um corte de Eliseu que foi um golo e uma, quiçá, despedida em grande Ola John. 

Os antis estavam habituados a que o SL Benfica fosse sistemáticamente roubado e, quando isso não acontece, perdem a noção do rídiculo. Não consigo perceber como é que a expulsão do jogador do Marítimo tem discussão tão óbvio que foi o agarrão a Lima. Mas, enfim, são antis e o ódio tolda-lhes o pensamento.

Mais uma conquista para o Museu Cosme Damião e, para os amantes da estatística a reposição do SL Benfica como clube nacional mais titulado (para mim enquanto tiver mais campeonatos e taças de portugal será sempre o mais titulado) e a noção de justiça e verdade desportiva a voltar a imperar no futebol português. Quando o Benfica ganha respira-se logo muito melhor.

Agora é festejar mais um pouco e partir para férias. Irão ser semanas de muitas notícias e muitas conversas e acesos debates. Há muito para definir não só no Benfica mas em muitos outros clubes o que irá alimentar um defeso muito interessante. Um defeso com as quinas de campeão é sempre bem mais simpático de se passar.

Aos bravos campeões desejo umas excelentes férias e obrigado pelas alegrias dadas. Somos enormes, somos campeões, somos Benfica.

quarta-feira, maio 27, 2015

Novos futuros campeões?

Éderson, Diego Lopes e Hassan do Rio Ave e Marçal do Nacional da Madeira foram confirmados como jogadores do Sport Lisboa e Benfica. 

São as primeiras contratações para o plantel que irá defender as quinas que o novo Manto Sagrado envergará. São contratações que vão de encontro à estratégia de comprar alguns jogadores internamente como tem sido apanágio do SL Benfica nos últimos anos. Sinceramente, tirando o guarda redes Éderson, jovem e de muito valor, não vejo o que os outros possam acrescentar ao plantel que não possa ser alcançado com os vários jogadores com contrato, actualmente, com o Benfica mas, uma vez que fazem parte da família benfiquista, só espero que sejam os melhores jogadores do Mundo e que em Maio do próximo ano estejam a festejar no Marquês a conquista do tri campeonato.

Ao mesmo tempo é noticiado que Cancelo foi vendido ao Valência por 15 milhões de euros e que há proposta de igual valor para Ivan Cavaleiro pelo Deportivo e que Fariña e Sidnei podem, igualmente, ser vendidos gerando um total de 45 milhões de euros de receita. Estes números a serem verdade seria simplesmente fabuloso. Tão fabuloso que não conheço ninguém que não torça o nariz perante estas notícias. Resta aguardar pela confirmação oficial do Sport LIsboa e Benfica dos números envolvidos na operação, caso ela ocorra.




sábado, maio 23, 2015

SL Benfica - Marítimo: 4-1

Despedida à Jesus.

O jogo da consagração dos bi campeões nacionais foi a cara do que tem sido o Benfica de Jesus: arrasador na Luz contra a maioria das equipas e uma gestão de plantel/recursos humanos a roçar a mediocridade. E, para demonstrar que estamos no futebol português, a habitual roubalheira para favorecer os azuis do costume.

Não dá para perceber porque é que Paulo Lopes não foi titular. Nem Sílvio. E muito menos o porquê de meter Talisca queimando assim, logo, a possibilidade de um dos três que tinha no banco , de ser campeão. Calhou a fava a Paulo Lopes na altura em que aquecia para entrar mas a lesão de Sálvio fez com que entrasse o jovem alemão Mukhtar.

O jogo pouca história teve excepto a procura de golo por parte de Jonas. E teve oportunidade de fazer o desejado hattrick. Primeiro num falhanço onde fez tudo bem menos o remate final e depois quando mete a bola na baliza mas o golo é invalidado lembrando os tempos em que Pinto da Costa era rei e senhor do futebol português. Que vergonha. O passe de Gaitan foi para trás, nunca na vida o fiscal pode ter visto ali um fora de jogo. Mas o futebol nacional é isto. Ainda é isto. O sistema está fraco mas ainda está vivo e enquanto viver teremos estas roubalheiras. Ontem parece que um dos ladrões se despediu perante um dos clubes que mais beneficiou, parece que houve muitas lágrimas. Não duvido que deixará saudades naquelas bandas.

Que se lixe.

Somos Bi Campeões com todo o mérito. Conseguimos ultrapassar as dificuldades que se apresentaram no início da época e no arranque do campeonato. A união do grupo de trabalho foi notória e não é á toa que foi a palavra mais usada pelos jogadores. União. É o cimento dos pilares de qualquer campeão.

Agora é desfrutar ao máximo, ir aos Paços do Conselho receber as honras da Câmara Municipal de Lisboa e preparar a final de Coimbra, para a Taça da Liga, contra este mesmo Marítimo, e trazer mais um troféu para esta casa maravilhosa. E depois férias. E trabalhar para o Tri. A próxima época será uma das mais importantes da história recente do Sport Lisboa e Benfica mas teremos muito tempo para falar dela, do futuro. Agora é festejar!!

Parabéns campeões. Parabéns Benfica.

quarta-feira, maio 20, 2015

Fly Benfica


Uma das marcas mais fortes associadas ao futebol juntou-se, finalmente, ao Manto Sagrado e por lá ficará durante as próximas três temporadas. Uma união perfeita e vencedora.

8 milhões por ano é um contrato excelente. Possibilidade de chegar aos 10 milhões se determinados objectivos forem alcançados. Fabuloso.

Parabéns aos envolvidos.

CARREGA BENFICA. Rumo ao 35!!

terça-feira, maio 19, 2015

Festejos


O Sport Lisboa e Benfica é Bi Campeão Nacional. Conquistou o 34º título da sua gloriosa história. Mal acabou o jogo a onda vermelha inundou as ruas de todo o mundo festejando o ambicionado Bi que nos fugia há mais de 30 anos. É emocionante ver ruas de Luxemburgo completamente cheias de benfiquistas a festejar. Rio de Janeiro, Cabo Verde, Alemanha e até na fina Cannes houve festa vermelha. Poucos clubes no mundo podem igualar esta dimensão. O Benfica é isto e sempre será isto.

Aeroporto Sá Carneiro


Impressionante a chegada do Vermelhão ao Aeroporto Sá Carneiro no Porto. Uma imensa multidão de campeões receberam, em loucura total, os jogadores levando à loucura os poucos polícias presentes que não estavam à espera daquela romaria. A prova cabal que até no covil do inimigo o SL Benfica é o maior. Sem medos como um cachecol dizia levantado bem alto nas mãos de um jovem a saudar os seus campeões. Parabéns bravos benfiquistas.

Marquês de Pombal

Não há muitas mais palavras para adjectivar a loucura que são as celebrações do SL Benfica na emblemática rotunda da capital. As imagens falam por si e a admiração geral da imprensa estrangeira e, verdade seja dita, de alguns rivais menos facciosos, apenas confirma o óbvio: É um espectáculo de luz e cor único no mundo. Milhares e milhares de benfiquistas aos saltos, a cantar, em festa. Simplesmente fabuloso.

Até que o deixa de ser. Fala-se muito, avançam-se boatos mas, ao certo, dificilmente se saberá o que aconteceu, o que provocou intervenção policial e acabou com a festa. O que sei é que a polícia não pode actuar daquela forma investindo contra milhares de pessoas que estão de costas sem saber o que está a acontecer. Milhares de pessoas pensaram que a polícia estava, pura e simplesmente, a acabar com a festa sem motivos aparentes. E quando procuraram questionar os agentes eram empurrados e agredidos como facilmente se comprova por milhares de vídeos que inundaram as redes sociais. Não é assim que os responsáveis pela segurança pública devem actuar num evento com, à vontade, 100 mil pessoas concentradas num "pequeno" espaço. A tragédia podia ter proporções épicas. Infelizmente a experiência diz-me que nada mudará na actuação das forças da ordem e que os feridos inocentes serão sempre meros danos colaterais. Mesmo que fiquem paralíticos ou cegos como já aconteceu. 

A festa não merecia este fim.

Guimarães

Não ponho fotos nem vídeo sobre o que aconteceu em Guimarães. É mau demais. Poucas coisas me revoltam mais do que a violência policial e abuso de poder. O que se viu em Guimarães contra aquela família deve revoltar qualquer um. Foi filmado e foi amplamente divulgado por todo o lado e, por causa disso, a PSP levantou um inquérito à actuação do seu agente. Duvido que aconteça algo relevante. E se não fosse filmado? E as centenas de situações semelhantes que não são filmadas? É assustador. Que nunca me toque a mim nem aos meus é o que peço. Os putos foram convidados a estarem presentes no Estádio da Luz e levantarem a taça de campeão para, dessa forma, ser possível trazer algo positivo de uma situação que nunca deveria ter acontecido.

Se este caso já é mau se lhe juntarmos o que aconteceu dentro do estádio do Vitória quase que ficamos sem palavras. A destruição e roubo que aconteceu no sector onde estavam os adeptos do Benfica deviam envergonhar TODOS os benfiquistas. Vieira, ao contrário de outros, assumiu logo as responsabilidades e garantiu o pagamento dos estragos. Mas, espero, que os culpados sejam identificados e punidos. Severamente punidos. 

É inevitável a pergunta: Onde andava a polícia nesta situação? A espancar um pai que estava a acudir o seu filho de 9 anos...

E uma fabulosa festa pela merecida conquista do desejado Bi Campeonato fica assim manchada por violência gratuita e estúpida. Lamentável.


quinta-feira, maio 14, 2015

Prémios e premiozinhos

Nos últimos anos temos assistido a uma moda engraçada: Sempre que o SL Benfica está em primeiro são frequentes as notícias de prémios extra que as equipas que vão defrontar o Glorioso dão aos seus jogadores. Frequentes também são as notícias de malas e maletas que chegam ao balneário dessas equipas provenientes de entidades alheias ao clube em causa. Ninguém suspeita, ninguém levanta problemas, todos acham normal.

Não me recordo de situações semelhantes envolvendo jogos de adversários que não os do Benfica mas pode ser falha minha.

Por mim paguem o que quiserem, nunca será desculpa para qualquer resultado menos positivo do Glorioso. A nossa história foi construída jogando contra tudo e contra todos. Este domingo será igual. Contra os bravos de Guimarães e todos aqueles que os incentivam a ganhar ao nosso Benfica. Venham eles!!!

Rumo ao 34.

domingo, maio 10, 2015

SL Benfica - Penafiel: 4-0

Podia ser sempre assim.

Cinco da tarde, temperatura agradável, sol a beijar o relvado, bancadas da Luz cheias, vitórias confortável e sem nervosismo, golos bonitos, treinador a mexer correctamente, festa e alegria no final. Assino por baixo.

Não foi das melhores exibições que o Benfica fez esta época mas foi mais que suficiente para, desde cedo, ter a vitória garantida e realizar um jogo totalmente tranquilo onde o único sobressalto aconteceu na segunda parte e apenas porque queremos que Júlio César continue na sua senda de jogos sem sofrer golos. Uma picardia entre os nossos e um jogador do Penafiel serviu para trazer um pouco de adrenalina na recta final e pouco mais há a dizer da história do jogo. Dois golos de Lima, um de Jonas que os mantêm colados a Jackson na luta pelo melhor marcador e Pizzi a fazer o gosto ao pé igualmente.

Boa exibição colectiva do Benfica onde o único senão foi Ola John que tanto procuro defender mas que no jogo de ontem, no tempo em que esteve em campo, só fez disparates não dando hipóteses de defesa. Terá que melhorar muito para voltar a convencer o público da Luz. 

Pouco há a dizer ao árbitro mas o que há é demonstrativo da dualidade de critérios que os árbitros aplicam em lances que envolvem jogadores do SL Benfica. Sálvio e Haghighi, guarda redes do Penafiel, chocaram e precisaram ambos de assistência médica. Sálvio teve que sair de campo enquanto que o guardião foi assistido no relvado. Tudo normal. Quando ambos recuperaram o árbitro deu ordens para o jogo recomeçar mas não permitiu que Sálvio entrasse em campo ficando o SLB a  jogar com menos durante uns tempos. Porquê? Quando o guarda redes do Penafiel recuperou Sálvio podia ter entrado no relavo e o jogo seguir 11 contra 11. Porquê não autorizar a entrada de Sálvio? Não fez qualquer sentido. a recta final do jogo há uma embrulhada entre jogadores a qual resulta no amarelo a Samaris e a Maxi. Nada a dizer a estes amarelos mas qual a razão para que o jogador do Penafiel, que provocou a situação, não ser amarelado no lance que origina o amrelo a Maxi? Dualidade de critérios tão habitual neste campeonato.

Faltam três pontos para o País se engalanar de vermelho vivo e festejar o tão desejado bi campeonato. Segue-se Guimarães, um dos estádios mais difíceis para os adeptos rivais mas concerteza que as bancadas estarão repletas de vermelho apoiando incondicionalmente os campeões rumo ao 34º. 

Consta que o jogo do Benfica será à mesma hora do jogo dos andrades no Restelo. Se tudo correr bem os corruptos regressarão a norte atravessando uma Lisboa em festa rija.

Três pontinhos. CARREGA BENFICA!!!

quinta-feira, maio 07, 2015

Reforços?



Andrija Zivkovic, 18 anos, médio direito; Ederson, 21 anos, guarda-redes; Hassan, 22 anos, avançado; Diego Lopes, 21 anos, médio ofensivo; Marçal, 26 anos, defesa esquerdo; Dálcio, 18 anos, extremo.

Já há algum tempo que estes nomes são apontados ao Benfica e, ultimamente, voltam a ser mencionados com alguma força. Com o aproximar do fim da época é natural este tipo de notícias e as conversas dos adeptos centram-se no futuro da equipa. Apesar de termos a dúvida sobre a permanência do actual treinador uma época prepara-se com bastante tempo de antecedência pelo que é perfeitamente natural que alguns jogadores já estavam a ser negociados. Vieira tem mencionado que é hora de o Benfica reduzir custos no plantel principal e olhando para estes possíveis reforços percebe-se que isso pode ser uma realidade. Tirando Ederson que me parece ser um bom guarda redes e, com a possível saída de Artur, o Benfica irá precisar de uma boa alternativa ao Imperador Júlio César os outros jogadores mencionados não me parece que acrescentem algo de relevante que os actuais jogadores com contrato com o Glorioso não possam dar. Falam bem de Zivkovic mas também temos jovens a despontar que merecem atenção.

Não sei se Jorge Jesus será o treinador do Benfica para a próxima época e fico com mais dúvidas se for esta a política de reforços para 2015/16 mas, se ficar e conquistar o tri-campeonato com um plantel reforçado com esta linha de jogadores irei melhorar, substancialmente, a opinião que tenho do actual treinador do SL Benfica.

Pessoalmente acho que iremos ter alguns reforços nesta linha, como sempre temos tido ao longo de todas estas épocas, mas que Vieira irá abrir os cordões à bolsa e investir a sério, mais uma vez, na aquisição de 3/4 jogadores.


Depois deste "aparte" é ganhar ao Penafiel!!!!!

sábado, maio 02, 2015

Gil Vicente - SL Benfica: 0-5

Até os cangurus batem palmas.

Podemos apresentar sérias dificuldades contra as equipas mais fortes mas, contra os "pequenos" é raro darmos hipóteses. Em Barcelos, com relva suficiente para alimentar os koalas da Austrália (é piada, não faço a mínima ideia se os bichos comem relva ou não!!!), o Benfica quis mostrar que há muito poucas esperanças para os corruptos por muito que chorem e prometam pagar aos adversários do Glorioso. Entrada fortíssima e a dúvida apenas ser sobre quantos golos do Glorioso iriam estar no final do jogo a embelezar o marcador. Foram 5 e podia perfeitamente ser mais um ou dois.

Jogo seguro, sem percalços, com pouca história para além dos golos e exibição do Benfica. É o que se pede nesta recta final onde já se vê o Marquês ao fundo do túnel. Desta vez Jorge Jesus deixou Talisca no banco e deu a titularidade a Sulejmani tendo o assim a equipa dois alas capazes de rasgar a defesa do Gil e alimentar a dupla Lima e Jonas.

Maxi a ser o goleador da noite abrindo e fechando o marcador. Pelo meio Jonas, Lima e Luisão a fazerem o gosto ao pé (e cabeça). Jardel, 31 jornadas, dois amarelos, craque. Gaitan a sair lesionado a ser a preocupação da noite. De resto, toda a equipa em muito bom plano. O adversário era fraco mas a equipa não facilitou nada.

Capela foi tema de conversa. Um árbitro que assinalou 7 penaltys a favor do Porto e apenas dois a favor do Glorioso, um árbitro que ainda não expulsou jogadores do Porto mas já expulsou dois do Benfica, foi tema de conversa na antevisão deste jogo. Realmente as coisas não andam nada bem lá por cima. Excelente!!!! 

Segue-se Penafiel na Luz. Era excelente que o Setúbal amanhã conseguisse vencer para podermos festejar em casa, vencendo o Penafiel. Se tal não acontecer é vencer à mesma para a festa ser na jornada seguinte. O importante é vencer, sempre.

Rumo ao 34. Cada vez mais perto.