blog

sábado, junho 06, 2015

Novo treinador. Opções?

Depois da confirmação da saída do ex-treinador do Sport Lisboa e Benfica as atenções voltam-se para o futuro e sobre quem será o escolhido de Vieira para comandar os destinos do bi campeão nacional. Naturalmente muitos nomes são avançados.

Rui Vitória

Falado como o treinador com que Vieira já tinha um pré acordo e com quem, diz-se, já tinha encetados planos para a nova época quando descobriu as movimentações de Jesus junto do Sporting. Rui Vitória conhece a casa e conhece o campeonato. Fez um excelente trabalho no Paços de Ferreira e deu seguimento no Vitória de Guimarães onde, apesar do estatuto do clube, nunca teve condições financeiras para apetrechar o plantel como, por exemplo, o rival do Minho o Sp. Braga. Rui Vitória conseguiu, com todas as dificuldades, manter o Guimarães sempre na luta pela Europa e deu-lhes uma Taça de Portugal às custas do Benfica de Jorge Jesus. Pessoalmente o futebol do Vitória de Guimarães nunca me encantou mas, como Rui Vitória afirmou, ele teve que trabalhar com o que tem à disposição e isso agrada-me num treinador. Que consiga adaptar-se à matéria prima que tem e mesmo assim conseguir sucesso. O bom futebol vem dos bons jogadores. 

Marco Silva

Uma das minhas opções preferidas desde o seu fabuloso trabalho no Estoril. O jovem treinador pegou no Estoril, fê-lo subir à primeira divisão e depois deu ao clube da linha duas temporadas fantásticas e com um futebol muito agradável. De uma época para a outra perdia sempre os seus melhores jogadores mas o futebol da equipa pouco se ressentia. Chega ao Sporting e consegue um milagre ao manter a equipa em terceiro lugar e conquistar uma Taça de Portugal varrendo pelo caminho, em pleno Dragão, o FC Porto. Chegava ao SL Benfica com uma vontade enorme de vencer. 

Vítor Pereira

Provavelmente a opção mais polémica de todas. A sua ligação ao FC Porto causa muito incomodo e seria mal recebido na Luz pela maioria dos benfiquistas (pelo menos até à conquista da Supertaça). Não o acho tão bom como blogs especialistas o consideram mas reconheço-lhe competência táctica para um modelo de jogo que se enquadra nos objectivos de sucesso que um clube como o SLB Benfica persegue. Com menos qualidade individual que o SL Benfica de então, conseguiu, tacticamente, derrotar com estrondo, diversas vezes, Jorge Jesus. Com mais qualidade individual ao dispôr seria interessante ver o que conseguia atingir no Glorioso. Mas, reconheço, uma opção com muito pouca margem de manobra.

Paulo Bento

Quando Vieira, no seu comunicado, definiu como seria o novo treinador do SL Benfica, o nome do ex seleccionador nacional veio logo ao pensamento. Conhece o campeonato e já trabalhou num grande. Paulo Bento é um namoro antigo de Vieira e tem ligações muito próximas a Jorge Mendes. Pessoalmente é dos poucos nomes aos quais respondi com "para isso prefiro ficar com JJ" o que diz bem o que penso da opção. Pode ter a vantagem de abrir a porta a todos os conhecimentos que Jorge Mendes tem no mundo do futebol e com isso conseguir craques de renome e indiscutível qualidade para reforçar o plantel. Acho-o muito limitado tacticamente mas quem sabe o que um grande conjunto de jogadores podiam fazer? Se for ele o escolhido será o maior anti-clímax desde Fernando Santos.

Jurgen Klopp

Numa onda de total non sense e tendo em conta o falatório recente nas caixas de comentários, falemos de um treinador sem clube actualmente. Klopp é futebol, daqueles homens que qualquer apaixonado pelo futebol gosta de ver no seu clube. Um trabalho estupendo num Borussia Dortmund que, ano após ano, perde os seus melhores jogadores, não só para o estrangeiro mas, pior que tudo, para o seu principal rival. Se acham que Jorge Jesus era prejudicado por perder os jogadores para Real Madrid ou Chelsea imaginem se perdesse Matic, Enzo ou Garay para o FC Porto? Seria uma opção extraordinária que traria um retorno publicitário ao clube extraordinário mas seria uma opção que não teria qualquer conhecimento do futebol português e suas particularidades. Não sei se a estrutura do clube é suficientemente sólida para dar o apoio que um treinador neste contexto precisa e, igualmente importante, se Klopp teria a humildade de aceitar "ajuda" para conhecer o futebol português e o clube como, por exemplo, Trappatoni teve ao aceitar Álvaro Magalhães como adjunto.

Outro

Há mais nomes no mercado: Peseiro, Preud'Homme, Paulo Sousa, Sérgio Conceição, Bielsa e outros tantos. O leque de escolha é grande e, como tal, carece de reflexão. É importante o Benfica escolher bem porque o escolhido irá encontrar um grupo de jogadores com rotinas de seis anos e isso tem sempre influência. É importante que o novo treinador agrade aos jogadores logo na primeira impressão, que eles sintam que ficaram a ganhar. Depois tudo fica mais fácil. Venha quem vier, agrade-me mais ou menos, terá sempre o meu apoio e margem de manobra para trabalhar e apresentar resultados mas serei sempre muito exigente. Nunca critiquei por criticar, sempre apontei erros factuais e identificáveis. Espero que o próximo treinador cometa menos erros, aproveite melhor a boa matéria prima que terá ao dispôr e, acima de tudo, que a Direcção lhe dê as mesmas ou ainda melhores condições que deu nestes últimos seis anos.

55 comentários:

Anónimo disse...

O Klopp era o meu sonho, mas duvido que aceitasse treinar em Portugal.

José Nunes disse...

Talvez LFV foi á Alemanha para encetar a contratação de Klopp, não sei a que ponto isso é viável.
Penso que vai ser RV, não acredito que o LFV mude de ideias.

Anónimo disse...

Concordo com quase tudo que disseste no post. Klopp nunca viria mas o Laudrup... está meio esquecido nas arabias e era um treinador com enorme qualidade. Não sei se regrediu nessa mudança de centro dos ultimo tempos mas o futebol dele era muito porreiro.

O Rui Vitoria pode nunca ter agradado mas vê bem as equipas que tinha. Não o estou a defender para nosso treinador mas ele nunca teve dinheiro. Falar de jogos do Guimaraes é facil mas ele tinha muito pouca qualidade e recursos.
O Marco Silva não fez um trabalho assim tão bom, assisti a alguns jogos do SCP e eram muito chatos. Ofensivamente a equipa vivia de lampejos e ressaltos. Mas era MUITO organizada. No Estoril tinha grande investimento por trás. No Benfica com solidez, equipa mais equilibrada pode ser uma boa opção.
Vitor Pereira tinha Lucho, Moutinho, Hulk (Jackson), Alex Sandro, Danilo, Fernando, Ottamendi e James. Dizer que tinha menos qualidade individual é esticar a corda. É uma boa opção mas de acordo que não é o Deus que o povo dos outros blog faz dele. O jeito bronco dele ia ser porreiro najantas.

Nem eu consigo chegar a um nome de quem gostaria de ver na frente da equipa. O Vieira vai ter trabalho!!

Litmanen

SLB34 disse...

Espero que essa cena do Klopp seja verdade.

Why disse...

Penso que hoje, em Berlim, tudo será decidido. Com a elite do futebol mundial presente tudo é possível.
Para quem não sabe LFV vai estar na final da champions para dialogar com Jorge Mendes, entre outros.

Antonio disse...

E se o Jorge Mendes colocar o Klopp o Valência e o Nuno Espirito Santo no Benfica?

Rukka disse...

Em relação ao Rui Vitória reparei que demonstraste alguma desconfiança em relação ao futebol do Guimarães. Nunca te entusiasmou, disseste. Eu pergunto: A quem é que entusiasmava o futebol do jesus antes de vir pró Benfica? Pois..

Pedro disse...

Rukka,

Seria fácil concordar ctg e dizer que JJ nunca tinha mostrado qualidade antes de vir para o SLB mas defendi a contratação de JJ antes de Quique cá chegar. Acho que, na altura, mostrou mais do que Vitória mostrou mas, repito, tinha qualidade que o Vitória não teve no Guimarães. E posso estar a ser injusto com Vitória pq, por exemplo, nos 3-0 ao scp o jogo do Vitória foi bem agradável.

António,

Não sei o que pensar de um cenário desses. Não acredito muito nisso mas não sei o que pensar da possibilidade NES.

Antagonista disse...

Desses todos, o Klopp era o meu favorito, ficando o Marco Silva em segundo. Mas o Klopp duvido que aceite vir para o Benfica, primeiro não conhece o campeonato, e segundo tem propostas de Espanha e Inglaterra, mas segundo ouvi dizer, está nas suas preferências passar um ano sabático. O Paulo Bento nem pensar, isso era um retrocesso de 20 anos! O Rui Vitória, espero que não seja um Fernando Santos II, precisa de tempo para trabalhar, e se numa época não conquistar títulos, há que ver se consegue meter uma equipa como o Benfica a carburar dentro de campo.

Anónimo disse...

Marco Silva e Vítor Pereira, os meus preferidos, mas vai ser o Rui Vitória.
O.F.

b34fica disse...

Não descarto a possibilidade de Klopp vir para o SL Benfica. Ele é um treinador com vontade de treinar, e este seria um grande desafio para ele. Mas o maior problema é que também há interesse do City. É verdade que se falou dele tirar um ano de descanso, mas o próprio ainda não descarta a possibilidade de treinar fora da Alemanha.
Encaixava que nem uma luva nos planos do SL Benfica para 2015-2016, não acredito que haja grandes hipóteses, mas se isto hoje se desenrolar, esta pode ser uma oportunidade histórica de contratar um treinador lendário.
O que, ainda assim, não faz logo uma época de sucesso, é preciso trabalhar. O maior exemplo disso foi o Jupp Heynckes que tinha um plantel fraco.
Este é também um treinador que sabe apostar em jovens e não põe um Manel qualquer a jogar.
Mas volto a repetir, não tenho muita fé que venha para o SLB.

Anónimo disse...

PAULO BENTO É O NOVO TREINADOR SEGUNDO A CMTV

Anónimo disse...

Ouvi dizer que o PB já foi contratado, sabe-se alguma coisa?

Unknown disse...

Vitor Pereira? O portista? Já agora o Paulo Sousa...

dv82 disse...

Klopp a ser negociado em Berlim.

Anónimo disse...

Isto será entre Marco Silva e Rui Vitória, se as negociações correrem bem hoje o Klopp será forte opção.
Laudrup não me parece, a menos se estiver presente na Alemanha.

Anónimo disse...

Isto será entre Marco Silva e Rui Vitória, se as negociações correrem bem hoje o Klopp será forte opção.
Laudrup não me parece, a menos se estiver presente na Alemanha.

tripeiro do benfica disse...

Vieira vai passear para dispersar a pressão, para que depois possa contratar Rui Vitória. Não acredito que Klopp venha...mas nunca se sabe.

Anónimo disse...

Litmanen, eu sei quem eu gostaria de ver á frente da nossa equipa...

Jürgen Klopp

Arrenka disse...

Por ordem de preferência (consta que Marco Silva não pode assinar antes de resolvida situação com o sportem:

Vitor Pereira; Klopp (ordenado impossível creio); Peseiro; Paulo Sousa; Bielsa (ordenado impossível creio); Maurizio Sarri (Empoli); Paco Jémez (Rayo Vallecano); Mauricio Pochettino (caro demais); Rui Vitória (a última preferência - nem conto com Paulo Bento).

Saídas: Gaitán; Talisca; Bebé (DE VEZ); Lisandro; Lima (se boa oferta se concretizar); Artur; Paulo Lopes (se Varela ficar)

Entradas: Nani (emprestado 1 ano com ordenado pago + 30ME por Gaitan); Markovic emprestado; Nolito (se Nani não vier); Yohan Tavares; Guarda redes com bom jogo de pés (género Neuer, Stegen, Valdés), mas jovem)

Jovens: Varela; Guedes; Teixeira;

433 (Vitor Pereira): 28 jogadores (27 se vender Suleijmani ou Ola John)

J. César;
Maxi; Luisão; Jardel; Djavan
Fejsa;
Samaris; Pizzi
Markovic; Jonas; Nani ou Nolito

Suplentes:
Varela ou Paulo Lopes; GR ???;
Sílvio; André Almeida; Eliseu;
César; Yohan Tavares;
Cristante; Teixeira;
Amorim; Muhktar;
Sálvio (lesionado), Guedes;
Olá John; Suleijmani;
Jonathan; Rui Fonte;

Anónimo disse...

Se houver possibilidades, Klopp no glorioso já amanhã!

ndjokovic disse...

Vem para o SLB Klopp!

Anónimo disse...

Klopp no Benfica era campeão a brincar e uma boa prestação na champions era quase garantida.

Anónimo disse...

Será o Manuel Cajuda... LooooL

ALM disse...

Será que ainda não viram que a curto prazo Marco Silva não se pode comprometer com nenhum clube porque ainda é treinador das osgas! Se ele ganhar o processo que as osgas lhe puseram ou se ele se despedir com justa causa, por já haver outro treinador no lugar dele, e se ganhar esses processos, tem direito a indemnização! e para a poder receber não pode ter outra entidade patronal, caso contrários podem ser as osgas a pedir indemnização?!

Anónimo disse...

Os benfiquistas terão de estar unidos, independentemente do treinador.

Parabéns ao Barça.

RUMO AO TRI!

Gritinhos da Sharapova disse...



Aqui a minha Maria (Sharapova) diz que quer o Klopp! que é o melhor, que ele é isto e aquilo. Já estou a ficar com ciúmes, porra!

Só pra chateá-la, já me contento com o Marco (1º) ou com o VItória (2º)...


Sakana disse...

SAKANAGEM...ESTOU DE VOLTA...ihihihihihi.....

sakanagem69.blogspot.com

Anónimo disse...

Perdi a fé no Klopp!

simão20 disse...

Klopp é assunto tabú.

Klopper disse...

Os canais públicos a fazerem pressão para meterem rui vitória no benfica!

Anónimo disse...

NÓS SÓ QUEREMOS KLOPP NO BENFICA, KLOPP NO BENFICA, KLOPP NO BENFICA

Anónimo disse...

Deixem-me dizer-vos duas coisas sobre treinadores alemães:
1.º São os piores treinadores do mundo;
2.º São os melhores treinadores dos mundo a treinar... equipas alemãs.

Conclusões:
1.º É estúpido contratar treinadores alemães.
2.º É estúpido contratar treinadores não-alemães para... equipas alemãs.

O.F.

Anónimo disse...

hahahah Klopp não vem, seria fantástico, mas não vem. Sonhar com Klopp é não ter noção do que é o futebol Português. Se ele for treinar alguém este ano será no campeonato inglês e no City. Sonhar com Klopp no SLB é a mesma coisa que jesus no scp, daqui a uns anos veremos como estão as finanças...

Abriram-se algumas possibilidades novas mais acessíveis como o Bielsa (que não irá renovar com o Marselha) e o Laudrup que parece que tem mostrado interesse em voltar à Europa. O VP também parece que não continua no Olimpiakos.

Continuo com a opinião que nem o Rui Vitória é um cepo nem o Marco Silva um herói. Com qualquer um destes entraremos sempre com 11 em todos os jogos e é impossível prever se terão sucesso ou não.

Por fim, a responsabilidade é enorme. Um treinador que não entusiasme pode trazer desastre financeiro (outra eliminação precoce na Champions, não qualificação direta para Champions, baixa receita na BTV/bilheteiras), um treinador caro (tipo Klopp) poderia trazer ruína financeira ou criar desgaste a pedir reforços caros e inacessíveis ou sair a meio da época para outra equipa mais poderosa (e criar instabilidade).

Litmanen.

Anónimo disse...

Mas achas que o Bielsa já é um grande treinador fora da América do Sul?

Eu percebo e concordo quando dizes que o Klopp não é opção, mas em qualidade dá uns 30-0 aos outros possíveis treinadores.

Laudrup não o estou a ver no Benfica, VP não seria bem recebido por muitos, MS seria o ideal e RV é um tiro no escuro.

Eliminação precoce na Champions League com Klopp?? hahahahahaha
Isso é o risco que corremos com todos, menos com Klopp.

Em termos financeiros, totalmente de acordo.

Abraço

Pedro disse...

Em relação à Champions qqr um será um upgrade comparado com JJ.
:)

Anónimo disse...

Na verdade nenhum me entusiasma muito, a não ser o Klopp.

Essa história dos treinadores alemães é uma lenga-lenga sem nexo. Todos sabemos que Klopp só irá para um City ou uma equipa assim, agora a sua qualidade é indiscutível e tenho a certeza que encaixaria que nem uma luva neste novo projeto do SLB, aliás, é o único que me faria acreditar a sério nesta nossa nova estratégia.

SLB34 disse...

O pior é que se não fosse campeão chamariam-lhe Jurgen Flop e tornaria-se uma espécie de Lotopegui. LOL
Não acredito que venha um estrangeiro e, infelizmente, muito menos o Klopp. O futebol português não é para essa gente.

A nível de Champions, agora é mais importante vencer jogos, pois os prémios de vitória subiram muito e de acordo com a situação em que se deixou de comprar caro, seria ainda mais conveniente.

Por mim seria o Marco Silva, mas penso que amanhã ou na quarta Rui Vitória vai ser apresentado, para desilusão de muitos benfiquistas.

Mas se for possível tragam para cá o JK!

Anónimo disse...

Não, não acredito em eliminação precoce com Klopp mas o risco seria perde-lo a qualquer momento da época se as coisas correrem mal ao Wenger, van Gaal, Mourinho, Pellegrini, Benitez, Allegri, Luis Enrique, etc... Ainda assim os valores envolvidos e a motivação do Klopp para vir para um campeonato periférico fazem com que seja uma solução irrealista (na minha opinião, claro). Mas de todos os nomes falados é o melhor treinador, é um dos melhores treinadores da atualidade!!

Gosto do Bielsa, dava gosto ver o Bilbao e a época do Marselha foi muito boa (excepto os últimos 2 meses..). Mas também não acredito muito.

Prefiro o MS ao RV, não me interpretes mal, só não vejo tanta diferença quanto o pessoal diz entre um e outro. Não acho o RV um penedo que não sabe atacar e é na base do chutão, e o MS um futuro Mourinho.

Abraço

Litmanen

Litmanen disse...

Não é por aí, o Klopp é o melhor treinador desses que se tem falado, mas não é garantia de ganhar campeonatos. Nenhum deles é. Se fosse possivel com certeza que o queria no SLB mas não acredito.
O Klopp nunca viria por motivos financeiros e por ser um campeonato periférico. E se viesse estaria sempre na porta de saida caso o Arsenal, City, United, Chelsea, Liverpool, Barça, Juve, Real, Valencia, PSG mandassem os treinadores para a rua. Esse tipo de instabilidade não seria nada positiva.

Prefiro Marco Silva ao Rui Vitoria mas não acho que o RV seja tão fraco (futebol direto, defensivo) como falam por aí. Ou que o Marco Silva seja um gênio e o próximo Mourinho. Do pouco que assisti dos 2 (cerca de 4 ou 5 jogos do RV e pco mais do MS) não fiquei tão entusiasmado com o MS nem o RV é tão fraco assim.

Os treinadores têm que se adaptar aos jogadores que têm. Não dá para pedir a jogadores lentos e pouco inteligentes que joguem em linhas adiantadas, ou esperar que um Eliseu ou Jardel saiam a jogar com a bola controlada. Assim que apanharem um Bayer ou Zenit levam na cabeça. Por vezes o chutão ou passe longo é a unica solução, e não entender isso pode sair até mais caro.

Anónimo disse...

Klopp não irá para o Benfica, pois tem um contrato milionário com a Puma pelo que não me parece que use adidas.

Anónimo disse...

RV foi escolhido para que seja o presidente a gerir a equipa (ou seja, o caos).
É um bom treinador, mas falta-lhe atitude.
Estou a ver o cenário todo:

4 juniores em jogos com o FCP ou SCP
6 juniores na champions
9 juniores no resto dos jogos

Resultados:
3ºlugar
fase de grupos champions
1/16 taça de portugal
1/2 taça da liga
finalista vencido da supertaça

deus queira que eu esteja enganado

Nota: O SLB não tem nada que ter a obrigação de apostar na formação, tem sim obrigação de ganhar.

Anónimo disse...

Anúncio da Opel adaptado:

-Benfica verlor der Trainer für Rivalen
-Ja, ich bin es
-Ich hätte nie gedacht
-Nur wenige wissen, bis sie mich dort zu sehen

-O Benfica perdeu o treinador para o seu rival
-sim, sou eu
-nunca imaginei
-poucos imaginam, até me verem lá

GENIAL!!!

Anónimo disse...

Mal posso esperar por cantar o "E ESTA MERDA É TODA NOSSA..." em Alvalade, quando estivermos a espetar 3 secos neles.

Anónimo disse...

Anónimo, por esse andar vai parar a selecionador de Itália.

Helmet83 disse...

Não vejo porque RV seja assim tão mau, todos os treinadores quando dão o salto para os grandes não têm provas dadas.
Em comparação com JJ, antes de vir para o Benfica, até acho que RV tem mais palmarés.
Vamos acreditar nele e veremos.

b34fica disse...

O SLB sem JJ:
-31 campeonatos
-24 taças de Portugal
-1 taça da liga
-4 supertaças
-2 ligas dos campeões
-8 finais europeias

JJ sem o SLB:
-não ganhou nada, apenas uma intertoto

Anónimo disse...

Temos de apoiar a causa, porque caso contrário fica o LFV, (RV) e a equipa sozinhos em busca dos objetivos.

Anónimo disse...

Ontem, Manuel Serrão mostrou a azia que teria se Klopp viesse para o SLB. Se isso acontecer será a reviravolta a esta situação.

Anónimo disse...

SPORTING CAMPEÃO?? HAHAHAHAHAHAHAHAHA
Estaremos cá para ver!

Alexandre Castro disse...

Eu gostava se fosse o Klopp, mas acho que já ninguém tem duvidas de quem irá suceder a jj.
Mas também se diz que LFV pode surpreender, como por exemplo contratar Klopp.

ser benfiquista disse...

O adiamento do novo treinador pode ser uma boa noticia, que dá mais segurança aos benfiquistas.

http://www.cmjornal.xl.pt/desporto/futebol/detalhe/filipe_vieira_adia_novo_treinador.html

Unknown disse...

Vem aí o Klopp...a pé!!!

Anónimo disse...

A sério, Unknown, pensei que vinha a voar.

SLB34 disse...

Há ainda algum inteligente que ache que o Klopp ainda vem para o Benfica?