blog

quinta-feira, março 03, 2016

Derby decisivo


Desde o famoso "foi com a mão, foi com a mão" da época 2004/05 que não tínhamos um derby decisivo para as contas finais do campeonato. Não tenho grandes dúvidas: se houver um vencedor do derby de sábado, estará encontrado o campeão nacional 2015/16 por muito que digam que faltam muitos jogos e pontos por disputar. Quem sair vencedor ganhará uma confiança tremenda para a recta final enquanto que quem perder entrará num declínio que muito provavelmente significará um terceiro lugar na classificação final. 

Por tudo e mais alguma coisa quero que seja o SL Benfica esse vencedor e entre na rota final para o ambicionado tri campeonato. A diferença de um ponto a separar as equipas permite encarar um empate como um resultado bastante positivo para as nossas cores. Sair de Alvalade com um ponto a separar-nos da liderança permitirá manter toda a pressão em cima do Sporting que nota-se não saber lidar bem com ela e com o calendário mais apertado que tem será uma questão de tempo até perder mais pontos (ao mesmo tempo que recoloca o Porto na luta pelo título que será mais um elemento de pressão e aumenta a importância do jogo Porto-Sporting nas últimas jornadas). Obviamente que cabe o Glorioso não perder mais pontos até ao final.

Uma vitória do Bi Campeão afasta definitivamente certos fantasmas, coloca-nos isolados na liderança e com um ímpeto exibicional e vitorioso que, então sim, permite acreditar na conquista do campeonato. A equipa e Rui Vitória precisam desta vitória. 

Mas não será nada fácil. A pressão sobre os árbitros feita pelo Sporting ultrapassa todos os limites conhecidos, nem o Porto, nos anos mais negros da sua história, teve este comportamento tão obsceno. O árbitro escolhido é o Soares Dias que, entre milhentos exemplos, tem isto para mostrar:


Estarão em Alvalade cerca de 3000 mil bravos que transformarão aquela espécie de estádio num mini Estádio da Luz, apoio não irá faltar a quem enverga o Manto Sagrado. Que os façam regressar a casa a festejar. Que nos façam felizes. Que nos dêem o 35!

6 comentários:

paulo disse...

O sporting ganhando ficará com 4 pontos sobre o benfica, e atendendo que irá perder no dragão fica a um empate de ser ultrapassado! ainda vai a braga e outros campos complicados, fora isso a basófia de JJ... O benfica ganhando e mantendo-se vencedor ate o classico porto-sporting fica com o campeonato na mão! Bom bom era a vitoria em alvalade e 1 empate do porto em braga, estes 2 cenários o tri passa a 1 realidade

Pedro disse...

Se os verdes vencem ficam a 4 pontos de distância. Precisamos que eles tenham duas derrotas ou uma derrota e dois empates para os ultrapassarmos. Uma derrota e um empate colocam-nos empatados no primeiro lugar e eles têm vantagem no confronto directo.

Anónimo disse...

Entretanto acabou de ser detido Manuel Damásio, na famosa operação que envolve José Veiga.

Já falta pouco para reunir na mesma prisão o funcionário do benfica (e maior acionista do estoril) e os administradores do estoril que combinaram a venda de um jogo do campeonato português em 2005.

Mark Trencher disse...

Errado, com um empate e uma derrota perdem 5 pontos, se ganharmos todos os jogos ultrapassamo-los. Mas por via das dúvidas e contra todas as minhas expectativas temos mesmo é que ganhar, no mínimo empatar.

Pedro disse...

Claro, tens toda a razão. Esquece. São os nervos já... :)

Gritinhos da Sharapova disse...

Por acaso vou bastante tranquilo para este dérbi.

Como fazem os mercados financeiros, já "descontei" uma derrota, pois esta época perdemos os clássicos nacionais todos, o histórico é terrivel.

Assim, ou fico igual (50% de probabilidades), ou eufórico (outros 50%).

De qualquer forma, sei que qualquer conjugação de resultados a acontecer não nos afasta nem nos garante definitivamente o titulo.

Há que seguir com um soupless semelhante ao da Maria a gatinhar.

Huuummm