blog

sábado, abril 01, 2006

Com a cabeça no Barcelona (parte II)

Espero sinceramente que o jogo em Barcelona compense a, paupérrima, exibição que vimos o Benfica realizar na segunda parte. Foi marcar dois golos e fechar a loja.

Antes de iniciar a análise ao jogo quero comentar os lances polémicos que os tarolas da TV e o Couceiro inventaram para deturpar a vitória do SLB.

Começemos pelo fim, pela flash interview ao Zé Pedro, autor de um belo golo, e um dos intervinientes num dos tais lances de penalty. Quando o reporter lhe pergunta pelos penaltys o Zé Pedro fala no lance do Manduca, o reporter insiste e pede-lhe a opnião sobre o "outro lance", Zé Pedro pergunta "Qual lance?", o reporter responde "O do Petit", Zé Pedro novamente "Não estou a ver". O reporter gagueja e chega o Couceiro, o reporter, esperto, puxa logo os lances de penalty para a conversa e Couceiro não vai de modas e diz "claramente que sim, houve penaltys, a entrada do Luisão foi falta". Entrada do Luisão?!?!?!?!?!? Entrada do Luisão?!!?!??! Enfim....

Os primeiros 45 minutos foram um belo jogo de futebol, rápido, com emotividade, lances de ataque para as duas equipas. No primeiro remate que o Belém faz à baliza marca um belo golo. Nuno Gomes tem a oportunidade de empatar pouco depois mas acaba lesionado com gravidade, num lance onde a rapidez dos comentadores em dizer que não foi falta foi deveras impressionante. Pouco depois, com Manduca em campo, o SLB marca um belo golo após belíssima jogada de Beto que assiste Miccoli que faz um fantástico golo. Tá feito meus caros, 5 milhões de euros à Juventus sem discussão.
O SLB mantêm a toada atacante e é com naturalidade que marca o segundo golo num bom remate fora da área de Karagounis. Mais alguns bons apontamentos e com o apito do árbitro para o intervalo acabou a vontade do Benfica em jogar à bola esta noite.

Foi notória a postura do SLB na segunda parte, igual à verificada no jogo com o Braga. Já se estava a pensar em Barcelona e podia ter custado caro. Beto desacelarou claramente após o amarelo e, em virtude de Petit estar em baixo de forma, o meio campo do SLB esteve muito macio o que permitiu o total controlo do mesmo por parte do Belém. Os ataques azuis eram muitos mas, verdade seja dita, nunca causaram muito perigo. Perigo esse causou o SLB, na primeira vez que teve uma jogada de jeito na segunda parte, com Léo a levar a bola à barra. Esse lance como que acordou os jogadores do Benfica e assustou os do Belém porque a partir daí o SLB passou a controlar as operações.

Percebi a substituição do Karagounis. Koeman já estava a pensar, também, no Barcelona e quis resguardar um elemento que pode ser fundamental em Espanha. Evidente que Manduca não estava a jogar bem mas era o jogador que estava mais fresco e que não vai jogar na quarta feira. Arriscou Koeman e deu certo. Não sei se é o melhor jogo para aferir da boa forma fisica de alguns jogadores em virtude da clara contenção de esforço para o jogo com o Barça mas, é notória, que Petit não está bem. Anderson também revelou algum nervosismo, valendo Luisão a comandar as hostes. Léo foi Léo . Manduca entrou muito mal no jogo e nunca conseguiu ser o apoio a Miccoli que este precisava. O resto da equipa esteve muito bem na primeira parte e amorfa na segunda. Volto a repetir-me, espero, sinceramente, que o jogo em Barcelona compense esse facto.

O árbitro Pedro Henriques acabou, num jogo fácil de dirigir, por ter alguns erros. Não tantos como os excitados comentadores da TV pretendem mas teve alguns erros: nomeadamente a não expulsão do Paulo Sérgio por entrada violentíssima sobre Manduca. Os tais lances polémicos :
-O lance que origina a lesão de Nuno Gomes não é falta, o jogador do Belém derruba o jogador benfiquista mas primeiro corta a bola. O choque é inevitável. Igual se passa no tal lance entre Petit e Zé Pedro (o tal lance que o jogador do Belém nem se recordava) onde se vê (e isto é que é o mais triste) claramente na TV que Petit joga primeiro a bola e só depois se dá o contacto.
-O lance do Manduca é mais dúbio mas, pelas imagens da TV, dá ideia que o jogador joga com o ombro. É "engraçado" que no final do jogo a TVI mostra umas imagens da lesão do Nuno Gomes do angulo oposto àquele que era visionado, normalmente, o jogo. Essa mesma camara tiraria qualquer dúvida sobre, quer o lance do Petit quer este lance do Manduca. Infelizmente, mais uma vez, a TVI mostra o que (não) sabe fazer.

Uma palavra final para o Belém: jogou com lealdade o que é raro nos adversários do SLB e se tivesse jogado outros jogos como jogou hoje não estaria na posição que está. O porquê deverão ser eles a responder.

E agora que venha o Barça....

23 comentários:

Anónimo disse...

mais 2 penalties.


3 jogos seguidos a mamar doce.

Pedro disse...

3 não...29!!!

Anónimo disse...

como é que te vais safar nas analises do levado ao colo?

altura de decisões...arbitros a bombar.

Pedro disse...

As análises do levado ao colo???
LOLOL
Aquilo vai acabar com o SLB +10 pts e scp -10

lolololol

antitripa disse...

Beneficiados? Quem?...eheheheh.

Caro Pedro á cada vez mais uma delícia sentir a avidez dos "comentadeiros da tvi" a terem orgasmos precoces, bem como os teus amiguitos por aqui. Espero que depois disto possamos ver o belenenses, que não corre em alguns jogos, pagar por isso: 2ª divisão! E que nunca mais voltem!

Anónimo disse...

Nem um, nem outro são pénaltis - a favor do Belenenses. O jogo foi fraquito, na segunda parte. Quanto ao lance do Nuno Gomes só tenho a dizer uma coisa: vamos ver se é desta que aparece algum sportinguista digno a escrever que é pénalti. Isto porque no SCP-Paços, o argumento foi que, mesmo o GR tendo tocado na bola primeiro, houve contacto. Logo, este lance do Nuno Gomes será pénalti. E dada a violência da entrada, cartão vermelho directo.

Anónimo disse...

lol.

vcs sofrem de clubite aguda. Nem um nem outro são penalties...LOL

claro que não.

Anónimo disse...

"ambos os 2"

Anónimo disse...

Os Lagartos que me desculpem, mas andam sempre tão preocupados com o SLB, eu duvido que se o SLB e o Sporting jagassem à mesma hora, eles veriam o jogo do nosso Glorioso e nem ligavam ao seu clube.Só para depois vir para os blogs vermelhos destilar ódios.
De qualquer forma, os penaltis tão falados deixam muitas dúvidas, ao contrário dos Srs.da TVI (por favor metam os ditos a comentar do Circo dos Famosos ou do Big Brother !!!!).E o lance da lesão do Nuno Gomes, também é muito estranho, porque é !º na bola mas a seguir é com tudo no nosso avançado.
SLB Forever!!

dezazucr disse...

Tive pena pela lesão do Nuno Gomes, até porque quando o vi chorar temi que fosse pior e implicasse até a sua ausência do Mundial. Mas ele também lesiona-se devido à sua lentidão na abordagem ao lance. Fosse o Micolli ou o Mantorras e era remate de primeira. Assim deu tempo para o defesa acreditar q chegava à bola e zás... o resto já nós sabemos. É pena, pois julgo que o Koeman estava a ensaiar um esquema com dois pontas de lança para o Barcelona, o que a meu ver era a melhor forma de abordar esse jogo em Nou Camp.

Pedro disse...

Os lances só têm discussão nas mentes tacanhas anti-benfiquistas. As imagens são elucidativas, principalmente no lance do Petit/Zé Pedro onde não deixam qqr dúvida.Toque na bola e mais nada.

Anónimo disse...

sim...o pessoal anda todo preocupado com o Benfica...é por isso que a maioria viu o Barça-Real e dp viu o resumo do benfiquinha na sporttv...

lol

João Bizarro disse...

É ilucidativo. O proprio jogador que sofre a alegada falta não se lembra, mas eles insistem.

Enfim...

jbernardo disse...

Enfim... Os comentários no levadoaocolo estão cada vez mais imbecis...

João Bizarro disse...

O COuceiro tem outra hilariante.
1º diz que há penaltys, depois diz que dos penaltys que houve 1 pelo menos foi esquecendo-se de dizer qual (nem ele sabe). Mas um foi (para ele) e isso é que importa.

n_sardas disse...

Hilariante... 2 penaltys contra, conseguem transformar em 1 penalty a favor... resumindo: ainda foram roubados... mais um vez!!!

Enfim, palavras para quê... é a comedia total!!!

Pedro disse...

ò Sardas esta jornada devias estar caladinho ...muito caladinho...ó já nem vergonha para isso tens?

PiKiNiKi disse...

Vcs devem tomar drogas duras...e depois vêm para aqui escrever coisas maradas! Roubaram os azuis...A pressão do Veiga está a fazer efeito...
Tenham vergonha

n_sardas disse...

ahhhhh.... já estava a esquecer... slb roubado... Sporting beneficiado!!!! é preciso ter cara de pau....

não deixes as drogas não...

João Bizarro disse...

A malta lagarta anda a ver tv a mais.
Devem ter sido os mesmos que viram mão do pepe dentro da área e dias depois já era fora.
As drogas toman-nas voçês, lcd, ecstasy e derivados. Andam a ver coisas.

Pedro disse...

Mas não viram a mão do Caneira desta vez...
hehehe

Lucilio resolve!!!

João Bizarro disse...

Curioso que os mesmos jornaleiros que há jornadas atrás não viram a falta do Svard sobre o Léo já viram agora uma identica do Polga sobre o Saganowski, muito menos descarada mas que quanto a mim continua a ser falta.

n_sardas disse...

"Pois, quando até outros árbitros dizem que não há falta nenhuma só mesmo adeptos de outros clubes pra dizerem que há.
São de facto irracionalidades próprias do futebol... "... palavras de João Bizarro, membro deste blog á pouco mais de 1 semana atrás...