blog

terça-feira, abril 04, 2006

Qual a melhor táctica/equipa para Nou Camp?

Tem sido um dos temas mais debatidos entre os benfiquistas (e não só): qual a melhor equipa e qual a estratégia a utilizar neste embate contra o Barcelona?

Uma das vantagens de ser "treinador de bancada" é não sofrer as consequências das nossas opções. Koeman não tem esse "previlégio" por isso, acredito que neste momento, terá muita dor de cabeça nas escolhas que irá realizar.

Se na defesa as opções já estão há muito tomadas com Moretto na baliza, Anderson e Luisão como centrais, Léo na esquerda e, depois da belíssima exibição na primeira volta, Ricardo Rocha será o lateral direito. A partir daqui começam as dores de cabeça.
Eu gostava que o SLB jogasse com Beto e Petit no meio campo, Simão e Robert nas alas e Geovanni e Miccoli na frente de ataque. Mas é a velha história do tapete curto que cobre os pés e destapa a cabeça. Só Beto e Petit no meio campo pode ser pouco para suster o meio campo blaugrana e como Robert não é dado a tarefas defensivas a manta pode ser mesmo muito curta no meio campo. A solução seria a inclusão de Manuel Fernandes no meio campo em detrimento de Robert, ficando os 3 avançados soltos na frente. A opção Karagounis já se provou que rende muito quando entra na segunda parte e tende a perder influência quando o grego é titular.
É muito importante que o SLB apresente uma equipa perigosa no ataque, perigosa pela velocidade e pela técnica. Simão, Geovanni e Miccoli obrigarão o Barça a cuidados defensivos, ou pelo menos, podemos aproveitar as brechas que se podem abrir fruto do caudal ofensivo dos espanhois.
Mais importante que o 11 será a postura da equipa em campo, a atitude.

Tem-se discutido duas situações distintas :
-O SLB apresentar-se claramente ao ataque para aproveitar o balanceamento ofensivo do Barça, jogar o jogo pelo jogo logo de inicio. Os mais cépticos dizem que assim o Benfica se "abre todo" e o Barça aproveita e arruma connosco.
-O SLB, repetindo Anfield Road, deve jogar recuado, procurando tapar todos os espaços para a nossa baliza e procurar o contra-ataque rápido e eficaz. Os mais cépticos dizem que assim o SLB permite que o Barça venha para cima de nós e com as estrelas que têm arrumam logo connosco.

Sinceramente acho que o Benfica não pode recuar, não pode defender junto à área. Tem que atacar. Por isso acho que o SLB deve ter um meio campo forte, duro mas ao mesmo tempo mostrar que não vai defender, atacar com toda a força, desgastar a defesa catalã, tentar lutar até ao momento em que a entrada de Karagounis dá aquele impulso sempre fundamental na equipa do SLB. Julgo que se conseguirmos manter a eliminatória em disputa até Karagounis entrar na segunda parte conseguimos ir às meias finais. É esse o meu grande feeling.
Defender bem a meio campo e atacar com tudo!!!

Recuar demasiado pode ser fatal.

Quais as vossas opniões?

9 comentários:

João Bizarro disse...

Definitivamente Manuel Fernandes, Petit e Beto no meio campo e lá à frente o Simão, o Geovani e o Miccoli.

E venha o Milan.

dezazucr disse...

Manuel Fernandes, Petit e Beto são fundamentais, como diz o joão. Não percebo como incluis o Robert e retiras o MFernandes quando o primeiro já provou ser uma nulidade. Ainda para mais com ele em campo entramos apenas com 10 e jogar com 10 contra o Barcelona é massacre na certa, viu-se na primeira parte do jogo da Luz. Na frente devería jogar Geovani e Micolli, de forma a tentar ser incisivo no contra-ataque. Estou certo que seremos bem mais perigosos que na primeira mão. O problema é que agora já esgotámos o nosso stock de sorte, pelo que devemos garantir-nos pela exibição. Vamos calar essa Europa arrogante!

Pedro disse...

Eu sei q o Robert é uma nulidade. O q eu disse é q gostava q o SLB jogasse daquela forma, com dois alas e dois avançados centro. Pus o Robert como podia por o Geovanni na direita e colocar o Mantorras a titular(exemplo). Só q tb sei q não seria a melhor opção.

Beto, Petit e Manuel Fernandes com o trio Miccoli, Simão e Geovanni à sua frente.

Anónimo disse...

seja qual for a tactica o benfica vai ganhar "quinje a jero"

dezazucr disse...

Se é assim Pedro, concordo contigo. Mas colocando o Geovani no lado direito. Eu sei que ele por vezes parece muito adormecido, mas a motivação poderá estar em alta e quando assim é...
A equipa será sempre muito parecida com a do jogo da Luz. A única alteração que parecia provável e desejável era a do Nuno Gomes, entrando o Benfica com dois pontas. O meu medo mantém-se em relação ao Robert. Ele em campo é um a menos e não nos podemos dar a esse luxo contra equipas do calibre do barcelona.

Pedro disse...

Apesar de ter sempre aquela sensação "é agora q ele parte isto tudo" a fraca apetência q ele tem para defender é mais q motivo para não arriscar a sua inclusão.

PS: Nem imaginam a ansiedade q tenho...

Talk Talk disse...

Acho que deve jogar como o fez em Liverpool. Em contenção, explorado o contra-ataque. Talvez assim as "favas contadas" dos catalães azedem.

Pedro Neto disse...

Moretto;
Ricardo Rocha, Anderson, Luisão e Léo;
Beto, Petit e Manuel Fernandes;
Geovanni, Miccoli e Simão.

Karagounis e Mantorras no segundo tempo.

Anónimo disse...

Duma coisa tenho a certeza, o geovanni deveria jogar de certeza. Pessoalmente nao gosto particularmente dum jogador que so faz um ou dois lances por jogo, mas neste caso e como ja aqui foi referido, a motivaçao conta muito. Ainda mais no caso do Geovanni pois consiente ou inconsientemente ele quer mostrar que nao foi um "erro" na historia do barcelona e nao ha melhor oportunidade do que esta. No entanto acho dificil o sr. Koeman pensar assim pois a mentalidade dele deve ser: "epa nao vou por este gajo a jogar que inda marca na propria so para ajudar o barça, ai se eu pudesse jogar..."
Para bom entededor meia-palavra basta.