blog

quarta-feira, junho 07, 2006

Benfica vs CNAD ?

Um caso de doping nunca é fácil de analisar e quando envolve um jogador do nosso clube mais dificil fica. Quando foi revelado que Nuno Assis acusou uma substância proibida na análise efectuada após o jogo Marítimo-Benfica da época passada fiquei obviamente triste e desejei que fosse engano. Não tenho conhecimentos cientificos para opinar sobre o assunto, apenas sei que existe grande controvérsia entre os cientistas sobre a possibilidade de os atletas acusarem doping apesar de nada terem feito para o efeito. Tendo sempre essa ressalva na ideia fico a aguardar as declarações e conclusões dos especialistas.

Foi com espanto que vi o Benfica, na pessoa do seu Presidente, apontar o dedo acusatório ao CNAD e a exigir explicações e apenas obter silêncio por parte dos responsáveis do CNAD. Luis Filipe Vieira, bem ao seu estilo, não tem papas na lingua e acusa "O CNAD não quer a verdade, quer a mentira". A indignação do Benfica deve-se ao facto de a urina de Nuno Assis ter sido analisada 72 horas depois de ser recolhida.

É de facto muito estranho a urina ter estado 72 horas sem ser analisada, não é preciso ser adepto da teoria da conspiração para perceber os riscos que tal demora acarreta. Não falo da "qualidade" da amostra após 72 horas, não tenho conhecimentos para refutar ou defender tal questão mas o CNAD tem (ou devia ter) e já devia ter vindo a público esclarecer se as 72 horas de espera podem alterar ou não a amostra. Mas uma coisa é certa e o Benfica tem todo o direito de questionar:

Qual a fiabilidade de uma amostra de urina que é analisada 72 horas depois de recolhida?

É estranho o CNAD não responder....

2 comentários:

João Bizarro disse...

É VERGONHOSO.

É o paísinho que temos.

antitripa disse...

Continuo a dizer: EU NÃO CONSPIRO, quem conspira é a teia que manobra o futebol e o Nuno como peça essencial que foi na conquista do campeonato foi incómodo para muita gente. Eu não tenho dúvidas que houve um dedo estranho a analisar.....justamente quando se abafou o caso do emanuel garcia do hoquei do fóculporto....E já agora para que não esqueçam, o Nuno Assis foi "apanhado" - escrevo assim pois tem a conotação certa, justamente no final de 2 semanas consecutivas de análises surpresa para os lados do estádio do cabrão....Será....Coincidência?