blog

segunda-feira, julho 17, 2006

O exemplo do mau jornalismo

"Há jornalistas da nossa praça que são muito "corajosos" a falar de casos alheios, fora de portas, a elogiarem a aplicação da justiça além fronteiras e não são capazes de ter 1/10 da "coragem" para escreverem sobre o que nos diz mais respeito, entre portas, aqui mesmo ao nosso lado.

O exemplo que se segue é o mais acabado, refinado e descarado do que acabo de dizer. É da autoria de Luís Pedro Sousa do Record, que no seu Ponto Final deste sábado dia 15 de Julho de 2006 intitulado 'Coragem italiana' escreveu o seguinte, texto integral;

" A Itália deu um inequívoco exemplo do que é a aplicação da justiça. Juventus, Fiorentina e Lázio foram despromovidos (entre outras penalizações) e o Milan, embora permaneça na Série A, fica com poucas hipóteses de lutar pelo título da próxima época. Trata-se de quatro dos mais poderosos clubes transalpinos. Estão atolados em dinheiro - pelo menos dois deles -, enchem constantemente os estádios e possuem uma mole de adeptos invejável, capaz de pressionar tudo e todos. Apesar desta força tremenda, não houve contemplações de espécie alguma.
Em Portugal, o "caso Mateus" continua a arrastar-se. Belenenses e Gil VIcente têm uma história rica e um inegável prestígio mas não enchem estádios nem são propriamente conhecidos pelo poderio económico-finaceiro. Mesmo assim, ainda ninguém teve coragem de relegar um deles para a Liga de Honra em tempo útil.
Resta-nos uma consolação. Em Itália, houve batota da grossa, à boa maneira mafiosa. Entre nós, o que está em causa é pouco mais do que um problema administrativo."


Depois de ler este artigo que fala em coragem, não pude deixar de comentar com os meus botões, cá está um jornalista medricas a armar-se em valente e corajoso. Mas para escrever isto, mais valia estar lá no seu cantinho escondido sem nada dizer.

Como é que é possível que este jornalista não encontre melhor paralelo em Portugal com o caso do "calciocaos" do que o "caso Mateus"?

Como é possível ir buscar o "caso Mateus" e não lhe tenha ocorrido, que o caso mais similar em todos os aspectos é precisamente o caso "Apito Dourado"? Onde está a coragem deste jornalista, que só de pensar em escrever "Apito Dourado" deve borrar-se todo, vem para aqui falar de coragem, de aplicação da justiça, batota e maneira mafiosa e depois em vez de ir comparar o que é comparável, ele próprio o escreve, vai meter-se com o "caso Mateus" que é "um problema administrativo"?

Fala de batota em Itália e depois vem falar-nos dum caso administrativo, quando realmente tem cá o exemplo mais nítido de batota também e envolver árbitros para assegurar resultados que é o "Apito Dourado".

O "corajoso" fala-nos do Belenenses e Gil Vicente e não teve coragem de falar do FC Porto, de Pinto da Costa, de Valentim Loureiro e do Gondomar.

Mas que quer ele afinal? Que a coragem italiana seja só aplicada ao "caso Mateus" que até é administrativo? A coragem italiana e a aplicação da justiça não é para o caso "Apito Dourado"? Este sim, que também teve escutas telefónicas, este sim, que tinha como objectivo escolher determinados árbitros para assegurar determinados resultados, este sim que tinha vozes de comando como as de Moggi e peões obedientes. Querer comparar o caso de Itália mais conhecido como o "calciocaos" com o nosso "caso Mateus", é querer limpar da comunicação social e fazer esquecer o "Apito Dourado".

Com jornalistas destes tão "corajosos" nem precisamos de guarda-costas. Uma tristeza."

Texto de JMREIS no Forum dos Adeptos do Benfica.

30 comentários:

AT1971 disse...

Brilhante post!

Assino por baixo!

antitripa disse...

~Eheheh....não fala porque não vá por qualquer tráfico de influências deixar de escrever....eheheheh.

Anónimo disse...

ehhehehe

azia? azia? azia?

metam rolhas


hehehhhhehe

dezazucr disse...

tão merdosa como a piada do jornal "ABola" do dia de hoje.

jbernardo disse...

É o que dá a bola fazer parte do "grupo" do oliveira esperto...
Já repararam que já não há jornais desportivos em Portugal? O nojo é o que sabemos, o record quase igual, e agora a bola vem dizer as mesmas baboseiras.
E a procuradoria acha que está tudo bem quando o oliveira esperto vai "comprando" jornais e televisões com o dinheiro que lhe foi dado pelos vendedores...

Pedro Neto disse...

Muito bom texto!
Querem-nos passar um atestado de estupidez mas não conseguem!

dezazucr disse...

e para cúmulo ainda anda a assembleia da república a fazer recepções aos "putanheiros" (peço desculpa pela expressão, mas enerva) do costume, como se alguma alma honrosa se tratasse.

jbernardo disse...

Mais nojento ainda é ver o Jaime Gama metido nessas recepções ao pintelho e sua corja.
Outra parvoada são os andrades a quererem ainda lançar suspeitas sobre o Nuno Assis e a comparar com Itália - basta ver os comentários das bestas no CM - http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=208337&idCanal=0

Anónimo disse...

na assembleia da republica só é recebido quem tem categoria.

os outros andam a mostrar dvd"s aos secretários de estado..

hehhehe
num ha pior que vc

João Bizarro disse...

Saiam mais uns quinhentinhos, sff!!!

antitripa disse...

Bom.....a própria cicciolina fez parte duma assembleia da républica....por isso nada me espanta. O que é certo é que em Itália os que são recebidos pela A.R. estão agora a contas com a justiça, isto porque....claro....lá não existe nenhuma comarca de Gondomar....eheheheh.

Anónimo disse...

Caro caxana,

"Na Assembleia da República só é recebido quem tem categoria"???

Só faltava esta! Como se pode falar em categoria num homem que se casou com uma "alternadeira", que é um frequentador assíduo de casas de reputação duvidosa (cujo dono é o seu vice-presidente), que é apanhado ao telefone a falar em fruta para um árbitro e que dá uns "tabefes" na sua própria mulher?

Num país em que um ser desta estirpe é um modelo para algumas pessoas começa a ser fácil perceber porque não saímos da miséria. Somos um país de "xicos espertos" e este é um dos maiores (a par do seu amigo Valentim que nunca explicou o que aconteceu ao material militar que misteriosamente desapareceu da Guiné).

Ao menos, não queiram fazer dos outros parvos! Podem gostar do homem, mas dizer que tem categoria é um pouco absurdo!

Cumprimentos.

P.S.: Com este texto não quis dizer que alguns dirigentes do Benfica têm categoria. Aliás, nunca me passaria pela cabeça dizer que o sr. Veiga é uma pessoa de categoria...

João Bizarro disse...

Há que continuar a lutar. Pelo menos dentro das 4 linhas. Se bem que jogar contra mais do que 11 às vezes é dificil.

Anónimo disse...

caro alma benfas,

não me diga que o orelhas é um exemplo.
pois se quiser eu digo-lhe como ele ganhou a fortuna(a roubar camiões).


depois teem nele um bom exemplo para um bom benfas, pois quando ele era presidente do alverca e fez negocios para vos prejudicar,chegando no antigo estádio das antas a chamar de tudo e mais alguma coisa a jogadores e dirigentes do vosso recreativo,e agora voces aplaudem-no?

é com gente como voces que isto nunca mais sai do que está.

caro j.bizzarro, já que é um leitor assiduo do jornal abola vá ver aos arquivos desse jornal quem foi a equipa que benificiou mais com erros da arbitragem.

mas eu já lhe adianto:

benfas-27 pontos

lagartos-18 pontos

fcporto-9 pontos

contra factos não há argumentos.
está provado

Anónimo disse...

o major não roubou material militar.
foi expulso do exercito porque comprava as batatas a um preço e dizia na manutenção que as tinha comprado a outro.
o mais vergonhoso é k o merdoso foi expulso como capitão, pos o exercito em tribunal e a merda da nossa justiça voltou a admito-lo e ainda o promoveu a major!
apitos dourados para k?

João Bizarro disse...

Ò Caxana, uma temporada no Patriarche não te faria mal.
E já agora se os da Bola disseram isso podes leva-los também.

Anónimo disse...

azia?

as verdades doem não?

mas ainda bem que é o jornal doente pelo befas, se não o salazar mandava fechar.

Anónimo disse...

Num clube de JAGUNÇOS...



A AG estava a decorrer sem sobressaltos até um sócio pedir para tomar a palavras, a fim de se pronunciar sobre a proposta de atribuição da Águia de Ouro a Luis Filipe Vieira. O Sócio em questão discursou contra o trabalho da actual Direcção e do actual líder, gerando, desde logo, a revolta dos restantes sócios presentes. Os ânimos aqueceram muito, algumas pessoas queriam mesmo agredir o sócio, e este acabou por ser levado a abandonar a sala. Os trabalhos voltaram, depois, à normalidade.


É assim que funciona um clube de jagunços e traficantes de droga...


é isto o vosso clube???????
afinal o salazar não morreu prós vossos lados......hehhhehehhe

P.S: Fiquei a saber hoje,que como cliente da Caixa Geral de Depósitos já tenho direito a usufruir de um centro de estágio no Seixal construído e pago pelas minhas economias lá investidas . Sempre que me deslocar para Sul , irei lá fazer uma visitinha, quanto mais não seja para ir cagar na estatua do euxébio(o preto analfabeto)

João Bizarro disse...

Esta gentalha do foculpuerto é mesmo toda igual. Contam-lhes 2 ou 3 histórias e eles acreditam. Aliás, fazem dquilo um mito.
Enfim, fazem jus à palavra BIMBO.

Anónimo disse...

nao sao histórias é veridico.

ou nao les jornais , nem ves tv?

a verdade doi?

Pedro Neto disse...

Curioso que não exista uma única fonte dessas "histórias verídicas", é só rir!

jbernardo disse...

Mas tu queres que um racistazeco tenha alguma fonte das tretas que vem aqui debitar?

Anónimo disse...

pois mas só não há fontes quando vos interessa, visto serem tão intelegentes não vos vai ser dificil pesquisar.

usem a outra metade do cerebro.

Pedro disse...

benfas-27 pontos

lagartos-18 pontos

fcporto-9 pontos

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

Ò puto andrade tu nem mentir sabes. Tens q aprender mais com o corrupto mor!!!

Tu pensas q enganas alguem? Talvez algum lagarto distraído ...

O Benfica teve 27 erros de arbitragem a seu favor? E o fcp só 9??!?! Deve ter sido 9 a cada 45 minutos. E comparar uma falta não assinalada a meio campo com os penaltys não assinalados contra o fcp ou com os golos invalidados aos adversários do gaia só mesmo numa mente muito infantil como a tua.
Aqui não tens hipóteses...aqui levas com a REALIDADE e não com as invenções q os jornais do amigo Joaquim inventam para ajudar o clube de gaia.

No dia em q ganhares algo HONESTAMENTE fala connosco.

Pedro disse...

Pois...esse sócio ainda discursou. No clube de gaia NINGUEM discursa pq pura e simplesmente aquilo é uma ditadura e ai de quem diga algo contra o padrinho.
Acontece o mesmo q acontece aos jornalistas q ousam dizer algo.

Ai puto puto. Não tens hipóteses e cada vez q abres a boca enterras-te

E falas do Centro de Estágios? Mas tu és otário??? Mas tu achas q estás a falar para iguais a ti ou para lagartos?
Então o Centro de Estágios do Gaia? Q foi OFERECIDO pelo Menezes?
Esse sim saiu do meu bolso. Mas possa...longe de mim querer lá passar. Apanhava uma doença daquelas q se apanha nos esgotos...
Xiça

hahahahaha

Só te enterras puto.

Anónimo disse...

SOU MESMO ESTUPIDO. CADA VEZ QUE ABRO A BOCA SÓ DIGO DISPARATES. PEÇO DESCULPA PELA MINHA BURRICE MAS SOU PORTISTA...

antitripa disse...

E este com o nick de "caxana".....queriam o quê? Como ele referiu no meu blog: "Sonho com a Broadway, já estou a ver "Caxana e as Tulipas"...minha nossa....o gajo nem sabe as cores: O Eusébio Não é Preto ó burro, é CASTANHO! Que dizer deste grémio:héltas,bosingwnhénhé,Burro alves, joão PaUlo,pepas, ezinguias,epson, paulo assunsun, alin, shrektioui,panderson, jorginhas e benny macaco? São cinzentos ó boi caxuxo?

Anónimo disse...

EU FALO DOS NEGROS PQ O MEU NAMORADO O TONI ERA NEGRO E DEIXOU-ME. E AGORA TOU FURIOSO COM OS NEGROS.

Anónimo disse...

Os benfas sofrem, sofrem, sofrem, sofrem, sofrem...
He he he he he
E o FCPorto, tão pequenino ganha, ganha, ganha, ganha...

Pedro disse...

Ganha?
lololol
Mas ganha o q??

lolololololololol