blog

domingo, janeiro 21, 2007

São Mantorras

Sofrido mas justo é a melhor forma de descrever a vitória do Glorioso sobre a União de Leira e a passagem à próxima eliminatória da Taça de Portugal.

Um jogo dificil, onde o Benfica não esteve bem na primeira parte, tendo sentido muitas dificuldades em assentar o jogo perante uma marcação cerrada da União a meio campo que num lance de bola parada chega ao golo na segunda parte colocando o cenário de nova eliminação em casa muito real. Felizmente a equipa reagiu à Benfica e o jogo foi totalmente diferente com os nossos jogadores a imprimirem muita velocidade nas jogadas ofensivas e a pressionarem intensamente o jogador do União que tinha a bola. Os golos acabaram por surgir com naturalidade dado o caudal ofensivo do Benfica mas chegou-se a temer o pior tantos eram os falhanços dos nossos jogadores.

Felizmente Mantorras estava em campo e deu uma dinâmica ofensiva como mais ninguem foi capaz de dar, o seu instinto felino sempre à procura da baliza permite-lhe fazer mais lances de golo nos poucos minutos que joga do que Nuno Gomes nos jogos inteiros que faz. Como Tadeia disse nos comentários do jogo, ou Mantorras não aguenta 90 minutos e que se assuma isso ou então, se aguenta, tem que jogar mais. Ele é, de longe, o avançado mais acutilante do Benfica.

Continuo sem perceber Fernando Santos. Tanta conversa por causa do losango ir servir as características de Rui Costa e quando ele joga a inicial altera-se para um 4-3-3 . No minimo estranho, principalmente porque era visivel o exagerado recuo do Maestro ficando longe dos homens da frente. Mas a classe que o Rui tem transforma por completo o jogo do Benfica. É uma delicia vê-lo a jogar, é uma delicia ver a forma como ele põe os colegas a jogar. Com o tempo e melhor entrosamento acredito que iremos ver momentos de pura magia futebolística no relvado da Luz ( e não só).

Foi demasiado sofrido. É um facto. Mais por culpa nossa do que mérito do Leiria. É um facto que eles fecharam-se e pressionaram bastante mas pouco procuraram atacar, o Benfica esteve demasiado tempo preso de movimentos, as deambulações de Manu foram destrambelhadas e Nélson cometeu erros defensivos preocupantes ( felizmente compensa com incursões ofensivas geniais mas....tem que ter mais cuidado) que nos podiam ter saído caro. Nuno Gomes batalhou mas foi com Mantorras em campo que tudo mudou. Mantorras precisa de jogar mais, precisa de mais minutos em campo. A extraordinária qualidade do palanca negra está lá, precisa de ritmo, precisa da alegria que tem cada vez que joga. E a equipa precisa dele. Se, de facto, os problemas fisicos estão debelados então Mantorras tem que jogar mais.

Lucilio Baptista não esteve mal mas aquele ar autoritário do "quero posso e mando" irrita-me particularmente. Após o golo do Leiria ainda teve algumas decisões estranhas mas a dinâmica benfiquista impediu de ter ideias. Decidiu bem sobre a queda de Simão na área, claramente carga de ombro e o erro mais grave foi do seu auxiliar que escandalosamente assinala um fora de jogo a Petit que estava em jogo uns 2 metros. E claro, a expulsão do Harison foi exageradíssima mas adivinhem lá qual é o próximo adversário do Leiria??

O momento cómico da noite foi no inicio da segunda parte quando a mesma foi atrasada porque um dos "pisa relva" não deu conta que estava tudo preparado para iniciar o jogo e continuava o seu trabalhinho. Quando foi mandado sair fê-lo com cara de poucos amigos, como se quem estivesse mal, fossem os 23 gajos de calções que estavam ai parados a vê-lo trabalhar...

9 comentários:

dezazucr disse...

Acabei de chegar do estádio e ando a fazer zapping a ver se vejo alguma repetição. A falta que dá o golo do leiria, foi mesmo falta? É que no estádio toda a gente ficou com a ideia que o Léo só toca na bola...

Pedro disse...

Dá a sensação q ele toca na bola, mas no angulo do árbitro entende-se q ele tenha visto falta. Mas, na minha opnião, não há falta.

Anónimo disse...

Kikin de fora, Miccolli sempre lesionado, Nuno Gomes sozinho na frente sem conseguir controlar uma bola, a pergunta que se impõe é: o que tem Fernando Santos contra Mantorras?

antitripa disse...

Muito bom aquele mantorras, mas já era hora de aprender a posicionar-se em campo.....e porque não umas horinhas de trabalho com o carraça?

Anónimo disse...

o lance do leo, parece falta porque o homem entra a bruta.
não sei qual será o problema do mantorras mas o único que acreditou mesmo nele foi o trapatoni e fomos campeões...

Anónimo disse...

mas o Trapp via muito e era perito em lençois curtos.

Não percam a sequência trap em http://sosiasdabola.blogspot.com

João Bizarro disse...

"E claro, a expulsão do Harison foi exgaradíssima mas adivinhem lá qual é o próximo adversário do Leiria??"

Foi logo o que pensei.

N.M disse...

Jogo-foi sofrido;
Exibição-má na 1parte,melhor na 2parte;
Melhor Jogador-Simão mas o decisovo foi o Mantorras(vamos la apostar mais no homem):
Arbitro-sempre com a mania de autoritario,não gosto nada dele.má exibição;
Gostei de ver os adpetos,sempre a apoiar a equipa.
Agora venham os proximos

Anónimo disse...

Claro que a expulsão do Harrison foi exageradíssima mas...havia que fazer o favor!...Também pensei logo o que o Pedro e o João pensaram!...
Mantorras tem de jogar mais. O simples facto de entrar em campo e a alegria com que joga enche a nossa alma!
Saudações benfiquistas.