blog

quinta-feira, setembro 06, 2007

David Luiz e Mantorras

No dia quem que Manuel Fernandes aponta o Departamento Médico do clube como o principal responsável pelo seu desejo de sair do clube, temos a péssima notícia que David Luiz vai ficar 2/3 meses parado devido a uma cirurgia para corrigir a fractura que teve há cerca de um mês. O Visconde já disse, na caixa de comentários do post abaixo, que é uma situação normal. Eu sou leigo na matéria mas não consigo deixar de ficar incomodado com estas situações clinícas, nada originais, que se vão passando no Benfica.

Curiosamente, ou não, Camacho chegou ao Benfica e o caso-Mantorras teve um volte-face. Não joga por opção clara do treinador que considera que o jogador não tem as condições fisicas necessárias, que precisa de fazer trabalho especifico e seguiu para Espanha para ser visto pelo especialista na matéria que já aconselhou 3 semanas de treino especifico e que aquele joelho nunca voltará a ser "perfeito". Terá Camacho um olho clinico que mais ninguem tem? Ou terá camacho, simplesmente, cojones para dizer as coisas como elas são? Sim..Santos também o disse mas depois, imediatamente depois, colocou o Mantorras a jogar...

PS: Sobre o Manuel Fernandes apenas uma nota: ele confessa que quer treinador quer o Presidente sabiam que ele não tinha intenções de ficar no clube. Assim, como é que se explica a importância que lhe deram na pré-época????

22 comentários:

Anónimo disse...

"Assim, como é que se explica a importância que lhe deram na pré-época????"

Quem lhe deu importância foi o Santolas e ayatollahs que o usaram como "desculpa" para futuros fracassos e a falta dele para as más exibições.

MF e o Miguel são farinhas do mesmo saco.

Anónimo disse...

pedro, nem uma referência a selecção de basquetebol? conseguir, para já, ficar entre as 12 melhores da europa nem merece um post data?
em relação ao mantorras concordo ctg, foi preciso o camacho para tomar uma atitude que estava a vista de todos.
em relação ao david luiz, acho que é uma situação normal.
em relação ao manuel fernandes, para mim esse não passa de um judas. antes de sair não o ouvi nem uma vez dizer que não queria ficar no benfica.

Nuno Gamito disse...

Elucidativo o que diz Manuel Fernandes ao jornal 'a bola'. Ok, o culpado é o departamento médico. E quem baldeou de lá um homem com mais de 20 anos de casa e pôs lá estes cromos de quem o Manuel Fernandes de queixa não tem responsabilidades?

Não entrando em comparações específicas mas o David Luiz, que já leva 1 mês no estaleiro, aconteceu o mesmo ao Steven Gerrard, fractura do 5º metatarso do pé, já depois do David Luiz.
Ora, para o David Luiz falam em mais 3 meses fora, mais o que já leva. Vou ficar extremamente curioso em relação ao tempo de recuperação do Steven Gerrard, mas aposto a minha hortaliça em como nem de perto nem de longe o Gerrard ficará mais 3 meses no estaleiro. A ver vamos..!

Como já ouvi algures e bem, não era só no treinador que estavam os males do Benfica.

Anónimo disse...

pois starblade. Assim foi.

Mas, muitos Benfiquistas não perderam tempo de acusar LFV de ter vendido MF como se fosse uma traição..!

O MF (jogador que sémpre quis sair) foi vendido por 18M mais do que a Barcelona pagou por Deco.

Estrangeiro.

Pedro disse...

nuno: lembrei-me do Gerrard mas como não percebo de fracturas nos dedos dos pés não quis comparar...mas o Gerrard fracturou o dedo e jogou no fim de semana seguinte contra o Chelsea...

Anónimo disse...

há fracturas e fracturas e nem todas as pessoas são iguais. nunca ouvi ninguem criticar o departamento médico do chelsea e ai também não faltam lesões.

Anónimo disse...

O MF e o Miguel também eram daqueles que passaram anos maravilhosos no benfica mas que se puseram a milhas logo que puderam. Everton, Portsmouth, Valencia, qq coisa serve para sair do benfica.

Acho que só falta ler aqui que a culpa é do "corrupto". Ele é que anda a fazer do departamento medico do benfica um autentico circo.

Enquanto vcs falam de corrupção, nós cá nos vamos rindo com tudo o que o orelhas vai fazendo nesse clube enorme. Pensei que vale e azevedo só havia um... mas afinal..

Nuno Gamito disse...

Pedro, o Gerrard jogou no fds seguinte contra o Chelsea infiltrado e em esforço antes da recuperação, foi a opção deles.

Se o David Luiz fizesse isso se calhar não tinha mais 3 meses, teria mais 5 ou 6 meses, digo eu.

Mesmo com esse esforço suplementar, vamos ver o Gerrard a recuperar rapidinho e esperemos então pelo pai natal , na melhor das hipóteses para ter de novo o David Luiz. Ficarei atento à recuperação do Gerrard.

Nuno Gamito disse...

Acho estranho também o rapaz estar há quase um mês parado e só agora decidirem pela operação, significa no mínimo que tomaram uma opção errada anteriormente, ora isto para mim, tudo somado dá igual a constante incompetência, e foi esta mesma incompetência que também ajudou a perder mais um jogador como o Manuel Fernandes. Eu, por mim, e acredito que a maioria de nós, lamento tudo isto e toda esta incompetência, ou chamem-lhe lá o que quiserem. Alguém tem que ser responsabilizado pelos erros e pelas incompetências. Nas SAD's tem que haver rigor, transparência e...competência, digo eu.

Mas estes 'affairs' não são inéditos, são apenas, mais, do mesmo!

Para mim nesta altura, e falo em termos de gestão desportiva, o Camacho é a pessoa ideal para por as coisas nos eixos e tentar alinhar as coisas, porque tem o dom de ser para além de bom treinador, ser também um bom gestor desportivo, já deu provas disso antes e, mal entrou e felizmente para todos nós, as coisas voltaram a carrilar no sentido certo e natural. Pelo menos, é esse o meu mais ansioso desejo e só espero que a gestão desportiva do Benfica possa melhorar bastante a partir da entrada do Camacho. O melhor mesmo seria nunca de cá ter saído, mas havia Veiga... pergunto-me como seria o Benfica hoje!?

Gostaria, já agora de desejar boa sorte ao Fernando Santos neste seu único e cada vez mais esgotado, mercado grego, para esta nova 'aventura'.

Mr. M disse...

Oh Nuno, não exageremos... A lesão do David Luiz aconteceu faz ontem 2 semanas...

Nuno Gamito disse...

Pois, 15 dias, 3 semanas, um mês, não retira validade ao que disse, mas obrigado pela correção :)

Mr. M disse...

Mas oh Nuno, a via cirurgica é sempre encarada como ultima solução, e nunca é a ideal. Nem todos os ossos consolidam da mesma forma, é como os melões, só depois de abertos é que se vê. Se há muitas situações em que se pode criticar o dept médico (e há...) esta não é uma delas!

Nuno Gamito disse...

Vou observar atentamente a recuperação do Steven Gerrard para fazer uma idéia de como se trabalha competentemente.

Nuno Gamito disse...

"A Federação inglesa (FA) confirmou que Steven Gerrard, do Liverpool, integrou o treino de hoje da selecção inglesa, pelo que fica em aberto a sua utilização no «onze» frente a Israel e Rússia, em jogos da qualificação para o Euro2008.
Gerrard
AP
«Gerrard marcou presença no treino. Ele continua a ser seguido pela equipa médica e uma decisão sobre a sua utilização será encontrada até ao fim da semana», revela o comunicado da FA.

O «capitão» do Liverpool fracturou um dedo do pé há um mês e existem muitas reservas sobre a sua condição e disponibilidade para jogar frente a Israel. "

in A Bola


Ora aqui está uma notícia acabada de sair, nem de propósito para actualizar este nosso tema de conversa.

Algum de vocês quer fazer uma analogia com a lesão do David Luiz e tentar comparar as respectivas evoluções?

Acho que para quem tem acompanhado os dois casos, esta notícia é esclarecedora o bastante. Cada um que tire as devidas conclusões.

JNF disse...

A ausência de Mantorras é obviamente natural. A sua utilização é que era "forçada"! Não só pelo que nos deu em 2005 mas também porque todo o estádio o queria ver, e se o treinador, fosse quem fosse, não o colocasse em campo, levava uma grande assobiadela.

Anónimo disse...

Muito bem Nuno.

Anónimo disse...

essa notícia do gerrard pode tb dizer outras coisa:
- o gerrard tem mais facilidade em recuperar de uma fractura
- a fractura do gerrard não era tão grave como a do david luiz
- o osso do david luiz não foi ao sítio e foi preciso recorrer a cirurgia.
como disse o visconde a cirurgia nesses casos é sempre de evitar por isso dá para perceber a posição do dep médico

Nuno Gamito disse...

Isso faz-me lembrar a subjectividade de cada árbitro na avaliação das mesmas jogadas :/

Sendo assim os gajos têm sempre desculpa por mais incompetentes que sejam. Ora bolas!!

Pedro disse...

john foi por essas razões q não quis comparar os casos mas com o historial q temos do nosso departamento médico já duvidamos de tudo...

Anónimo disse...

vamos imaginar duas pessoas com cancro tratadas por médicos diferentes. uma delas morre e a outra não. será culpa do médico?
eu só vejo incompetência no caso do luisão e do rui costa. o resto é azar como acontece em qualquer lado. até o milão (e kem não conhece o fabuloso milan lab) está com problemas para resolver uma lesão do ronaldo...

Nuno Gamito disse...

Ok John, é como diz o Pedro, é a tal história do pastor e do lobo.

João Bizarro disse...

Afinal o que mudou no departamento médico?