blog

sábado, setembro 15, 2007

Futebol e Râguebi

Vi, pela primeira vez, um jogo quase inteiro de râguebi. Apesar de não saber a maior parte das regras e de não acompanhar, nem pouco mais ou menos, o desporto em si, vi-me a vibrar com os Lobos como se fosse adepto ferveroso da modalidade. Fomos massacrados mas fomos dignos. Não sei se aquela "cerimónia" final é habitual no râguebi mas foi muito bonito de se ver os nossos Lobos a aplaudir a equipa vencedora e esta a retribuir, logo depois, num corredor humano enquanto o adversário passa pelo meio. Muito bonito mesmo. E imagino o orgulho que é ver os All Blacks a fazerem uma Haka só para nós. Fantástico.

Não quero com este post beliscar em nada a orgulhosa e histórica prestação dos Lobos neste Mundial, nem quero diminuir toda a beleza que o râguebi tem. Simplesmente ao ver este jogo senti o porquê de o Futebol ser tão belo, tão apaixonante, em suma, o maior desporto do mundo. O Futebol deve ser o único desporto colectivo do mundo onde a esmagadora superioridade de uma equipa perante outra pode não ter influência no resultado final. A imprevisibilidade de um resultado de futebol, por muita diferença qualitativa que exista entre as equipas, torna este desporto algo de extraordinário.

Não há, de certeza, ninguém no mundo que tenha dado qualquer percentagem, por mais ínfima que seja, à nossa equipa de vencer os poderosos All Blacks. No máximo, num jogo muito mau dos neo-zelandeses, Portugal perderia por poucos. No Futebol, a melhor equipa do mundo, num jogo mau, arrisca-se, seriamente, a perder. No Futebol a melhor equipa do mundo pode fazer uma exibição de sonho e esbarrar numa extraordinária exibição do guarda redes adversário e não vencer. Temos paletes de exemplos destes, temos paletes de exemplos de equipas de escalões inferiores eliminarem as equipas mais poderosas mesmo em casa destas.

O Futebol tem muito a aprender com outras modalidades no que diz respeito a fair-play, respeito, autoridade, justiça, etc mas só o futebol tem este algo que nos apaixona e nos faz sonhar cada vez que o árbitro dá por iniciado um jogo.

11 comentários:

Anónimo disse...

Acho que exageras um bocado. São poucas as selecções de futebol que não tenham uns quantos profissionais. A diferença entre Portugal e a Nova Zelândia é avassaladora. É um pouco como colocar o Brasil a jogar com Andorra.

Se quiseres comparar com o futebol a nível de selecções o indicado seria a Nova Zelândia contra o País de Gales. Num dia bom os galeses podem vencer.

Mas para te dar um exemplo do quão imprevisível o rugby pode ser. A Inglaterra, campeã do mundo há quatro anos levou 36-0 da África do Sul. Isso mesmo, nem um pontinho.

Anónimo disse...

LOL... Comparação ridícula. Este Pedro não diz nada de jeito!!

Anónimo disse...

Bom, eu acompanho o rugby esde os anos 70, do torneio das 5 Nações em directo na RTP, desde a super-equipa do País de Gales até à super-equipa da França com Blanco (que apesar do nome atirava mais para o escuro :-)

E acompanhei muito o rugby do Benfica durante o tempo do Ferreira Queimado (filho do ex-Presidente) quando até nos sagamos Campeões Ibericos (?) numa partida disputada no infelizmente extinto Campo 2.

Já agora, eles fazerem uma Haka para nós nao é motivo de orgulho. Eles costumam faze-la. Que raio, não é algo asim tão raro.

Anónimo disse...

Ao contrário do que um anónimo disse acho que foi um excelente post...parabens!

... disse...

a selecção portuguesa de raguebi tinha a tradiçao de fazer aquilo - quando perde faz um corredor e aplaude o vencedor. essa tradiçao esta a ser recuperada.

o que nao é costume é esse vencedor depois fazer o mesmo para os nossos jogadores. foi um momento muito bonito.

o haka era para eles. eles fazem-no sempre, mas por exemplo os italianos borrifaram-se para isso e viraram costas.

no raguebi, de facto essa imprevisibilidade é muito menor. o pais de gales so num super-dia vence a nova zelandia e é preciso estes estarem mal

a inglaterra foi campea ha 4 anos. mas isso e muito tempo e a equipa é outra... bem inferior a de 2003.

mas ainda assim... a irlanda venceu a georgia por 14-10... a irlanda que este ano tem sido com a frança a mais forte da europa e a georgia um adversario que portugal pode pensar em vencer...

Pedro disse...

O Gondomar veio ganhar à Luz, o Atlético ganhou no Dragão...o futebol é fértil nestas situações.

Eles fazem sempre a Haka, desta vez fizeram-na "para" os tugas q, provavelmente, nunca terão a oportunidade de repetir, daí o orgulho. Pelo menos para mim seria.

Anónimo disse...

Pedro, tme atenção: o Atlético foi ganhar aos andrades. dragões, apenas conheço em Sandim, Vila Nova de Gaia.

Galaad disse...

Pedro:

Como ex-praticante da modalidade deixa-me elucidar-te em alguns aspectos: de facto, os neo-zelandeses sempre fizeram o Haka. É a maneira deles de lançarem um desafio ao seu oponente e, quem já o viu ao vivo, como é o meu caso, garanto que arrepia e ficas "varado". Sobre o "tunel" feito por uma equipa á outra no final do jogo, por cá sempre foi feito, mas não sei se é tradição nossa. Nos tempos que joguei, ganhei umas vezes e perdi outras (joguei no Técnico), e a equipa que ganhava formava o tunel em primeiro lugar para aplaudir e saudar os vencidos e, subsequentemente, a vencida formava a seguir para aplaudir os vencedores. No fim, formavam juntas e aplaudiam o Árbitro. A razão que está por detrás deste ritual não é mais do que "Glória aos vencedores, honra aos vencidos". O trabalho do árbitro é respeitado e nunca contestado neste jogo. Se tens acompanhado o Mundial, é giro ver tipos de 120 kg a "comer, calar e respeitar " uma decisão de um tipo de 60 ou 70 kg. Garanto-te: se algum dia vires um jogo por cá, passa-se da mesma maneira. É um desporto que se destaca dos demais pelos valores de respoeito e cavalheirismo, jogado muitas vezes, apenas e só, com o orgulho de cada um e da equipa, onde jogadas "sujas" são inumeras vezes denunciadas pela própria equipa.

Portugal Vs Nova Zelandia: È o jgo de uma vida, que ia ser sempre um massacre. Que não hajam duvidas. Mas saimos vencedores (bom, relativamente, lol...) e honrados por dois motivos: perdemos por menos de 100 pontos (acredita: é uma vitória!!!) e não foi batido o recorde de pontos sofridos por uma equipa em jogos da fase final do mundial, o que, para um equipa amadora que se ve nestas andanças pela primeira vez, é motivo de orgulho!!! Sim, como alguem escreveu por aqui, seria uma especie de Brasil contra Andorra (ou Burkina Faso)em futebol...

A razão dos neo-zelandeses se chamarem All Blacks também é uma história gira, mas fica para outra oportunidade.

Abraço

Pedro disse...

Não fica nada para outra oportunidade!!!
É já!!!
Hurry Up!!!
:)

Galaad disse...

Pois cá vai:

No principio do Séc. XX uma equipa de jogadores ingleses (não sei o nome), que em Inglaterra ganhavam a tudo e todos, deslocaram-se á Austrália e Nova Zelandia para jogos de exibição e propaganda da modalidade (que nessa altura começava a dar os primeiros passos), já muito apreciada em Inglaterra.
Bom, na Austrália as coisas até correram bem com os Ingleses a fazerem jus aos seus pergaminhos com vitórias em todos os jogos. Mas na Nova Zelandia, as coisas foram diferentes. Jogando apenas um jogo contra uma Selecção local-que, atenção, NÃO jogavam de preto-foram cilindrados, massacrados. Evidentemente que isto na altura causou sensação e escandalo, já que a grande equipa do pais colonizador perdeu, e bem, nas ditas "colonias". Naturalmente, que a equipa neo-zelandesa foi convidada para ir jogar a Inglaterra de modo a oferecer a desforra aos campeonissimos ingleses...

Quanto se acertaram as datas do(s) jogo(s) em Inglaterra, a comunicação social inglesa tratou de publicitar o jogo com "equipa sensação da colónia Inglesa que humilhou os campeoes britânicos" utilizando para tal a frase:

"They´re all back"

No entanto, na tipografia do dito jornal, ocorreu um erro que fez com que na capa do jornal saisse a frase:

"They´re all blacks"

E assim nasceu o mito da Selecção neo zelandesa que, a partir dessa data, passou sempre a equipar completamente de negro.

Tudo por causa de um erro tipográfico.

PS: desconheço o resultado do jogo emn Inglaterra.

Abraço

Pedro disse...

Fantástico. Obrigado galaad...obrigado mesmo.

:)