blog

segunda-feira, setembro 03, 2007

Nacional - SL Benfica : 0-3

Uma exibição agradável do Sport Lisboa e Benfica proporcionou os primeiros cardozaços de Tacuara envergando o Manto Sagrado em jogos a doer.

Com uma entrada de rompante o Benfica assumiu claramente os objectivos a que vinha proposto: vencer e rapidamente. E cedo podia tê-lo feito se Cardozo tem concretizado uma belíssima jogada daquele que promete ser o melhor jogador do Campeonato Nacional este ano, Di Maria. Cardozo falhou uma clara oportunidade de golo mas redimiu-se logo a seguir ao aproveitar uma fífia do guarda redes do Nacional. Ganhar 0-3 na difícil deslocação à Madeira e sentir que sabe a pouco mostra como foi boa a exibição do Benfica e como perdulários foram os nossos jogadores. Nuno Gomes volta a falhar na cara do guarda redes e, ao contrário de Cardozo, não se conseguiu redimir na segunda oportunidade, Pereira podia ter-se estreado com um golo mas também não conseguiu enganar o guarda redes adversário.

A postura do Benfica é totalmente diferente, vemos um Benfica mais mandão, mais autoritário, mais pressionante e mais directo na transição ofensiva. As melhoras são notórias. Mas nem tudo foram rosas. Os últimos 15 minutos da primeira parte foram maus, tal como foram maus os primeiros 5/10 minutos da segunda parte, mas, verdade seja dita, sempre que o Benfica rolava com a bola nos pés as oportunidades de golo sucediam-se e nunca o Nacional conseguiu criar perigo a Quim. A dupla de centrais esteve novamente bem e completa 3 jogos sem sofrer golos, nada mau para uma dupla de remendo. A inviolabilidade das nossas redes muito se deve a um super Petit que tem sido um autêntico todo o terreno no meio campo defensivo do Benfica sendo uma ajuda preciosa à defesa e permitindo, ao mesmo tempo, que Rui Costa se dedique ao que melhor sabe fazer que é alimentar o transporte de bola. Mas hoje foi dia de Di Maria. Que extraordinária exibição do campeão do mundo sub-20, este é daqueles que não engana, velocidade, técnica, finta, visão de jogo, qualidade de passe, está lá tudo. Umas horas de ginásio para ganhar músculo e estamos perante um caso sério. Muito vai ganhar o Benfica com o crescimento exibicional deste prodígio. Quem se estreou com o manto sagrado foi a dupla vinda do Uruguai e Pereira a titular. Fez uma primira parte muito apagada mas na segunda deu mais nas vistas e as duas investidas à área do Nacional demonstraram que não estamos perante um tosco, "Cebola" Rodrigues mostrou fulgor e vontade mas, claramente, uma análise mais exigente ficará para os próximos jogos.

Com o jogo resolvido podia (e devia) Camacho ter feito as 3 substituições, teria sido uma boa oportunidade para dar mais minutos a Bergessio por exemplo. Entrou, e muito bem, Romeu Ribeiro mas faltou a última substituição. Com o jogo resolvido é "obrigatório" dar minutos a outros jogadores. Mas Camacho tem tolerância, muita tolerância.

Uma vitória fundamental para o arranque do Benfica no campeonato. Agora uma paragem que, finalmente, nos poderá ser útil, recuperando os lesionados, dando mais treino à equipa e tempo de adaptação aos novos jogadores. Há muito trabalho pela frente mas nota-se um crescimento na crença e atitude da equipa fundamentais para encarar com esperança os dificeis desafios que se avizinham.

Bruno Paixão esteve bem, o penalty é claríssimo tal como o amarelo a Katsoranis. Nada a apontar. Que o próximo seja assim...

Nota final para o Senhor Rui Costa. Que estamos perante um jogador de eleição, um dos melhores do mundo, qualquer um que perceba minimamente de futebol o sabe mas, no flash interview constatou-se, para quem ainda não o sabia, que a genialidade do futebol acompanha a genialidade de carácter e postura: a resposta à incomoda, mas lógica pergunta, do jornalista sobre as diferenças entre este Benfica e o anterior, mostrou-nos um senhor. Foi brilhante a resposta. Não temos que falar do passado mas sim trabalhar para o futuro. Obrigado Rui. Isto é Benfica.

32 comentários:

Anónimo disse...

que pena Camacho não ter começado a pré-época...vinham os jogadores que ele queria...4 meses deitados á rua á pala do nandinho chorão...

quanto ao Benfica, já o disse e repito: NULO GOMES É UM CANCRO! NÃO DÁ MAIS! É FRACO! com chevanton ou soldado ia chupar banquinho (como irão fazer nelson e nuno "so jogo pa tras e para o lado" assis.

di maria é craque! cardozo já molhou a sopa. e os uruguaios têm raça, caracteristica primordial para camacho!

faltam luisão e david luis...katsos voltará ao meio campo e finalmente nulo poderá chupar banquinho...é que coitado...não sabe mais...é de uma pobreza aterradora...não corre, não finta, não salta a uma bola dividida, não tem remate espontaneo...FRACO!

onze:

quim
maxi pereira, luisao, david luis, leo
petit, katsos, rui costa
cebola rodriguez, cardozo e di Maria

Anónimo disse...

Excelente atitude da equipa, que sem Coentão, com Berguesio sem sair do banco, mostrou ter opções ofensivas. Neste momento a questão que se impõe, é onde irá jogar o Rui Costa, quando os centrais regressarem, e o Katsoranis voltar ao meio-campo?

Espero que isso não aconteça nos tempos mais proximos, mas ou eu muito me engano, ou quando vendermos o Di Maria, não o faremos por menos de €50 milhões !!!

Max Pereira mostrou ser útil nas diagonais perto da da zona de remate, tendo espontaniadade de remate, com ambos os pés, além disso após um mau começo, depressa retificou, e fechou bem o seu flanco.

Rodriguez teve pouco tempo, mas deu para ver que não é fácil tirar-lhe a bola, e com mais ritmo nas pernas, será muito importante na rotação da equipa.

Cardozo não pode jogar sozinho na frente, é preciso ter jogadores que ganhem a segunda bola, Max Pereira mostrou ser um bom apoio.

Nuno Gomes está a trabalhar bem sem bola, mas desastrado perto da area, arrisca-se a não ser a primeira opção.

Petit, e o Katsoranis têm sido os melhores jogadores da equipa.

Luis Filipe mais uma vez bem, a defesa direito.

Provavelmente o ultimo jogo de Miguel Vitor, e não compremeteu.

Leo, o de sempre. Esta é a posição que temos menos opções, se ficarmos sem o Leo, por lesão, ou por razões familiares, duvido que o Miguelito o consiga substituir bem.

Importane dar ritmo aos jogadores menos utilizados, espero que se faça um jogo treino, durante a paragem do campeonato.

11 ideal, partindo do principio que a tactica vai ser o 4-2-3-1:

Quim,
Nelson(ou Luis Filipe)
Luisão
David Luis
Leo,
Petit
Katsoranis,
Rui Costa
Di Maria
Maxi Pereira(ou Rodriguez),
Cardozo

Para rodar os medios centros o Rui Costa poderá ser opção, abrindo uma vaga nos medios ofensivos, mas vamos vêr se o Camaronês será opção, se não for, temos o Romeu.

Pelo que vi, na pré-época, o Berguesio deverá ser opção na ponta esquerda, não à direita, e não em vez do Cardozo, o Nuno Gomes poderá rodar com o Cardozo. O Paraguaio dificilmente irá aguentar, fisicamente, todos os jogos a titular.

Rodrigues, Rui Costa, e Di Maria poderão fazer todas as posições de medios ofensivos.

O Coentrão vai ter poucos minutos, e o Adu também, o que é pena, porque o potencial está lá.

PS 1: O Bruno Paixão bem tentou arranjar uma 'faltinha' perto da area, mas teve azar... o cartão ao Romeu, é ridiculo...

PS 2: Reacção do Bartolomeu será interesante, relembro as famosas, e demoradas, actuações do dito senhor, no final dos jogos com o Benfica.

PS 3: Ao terceiro penalty, a favor do Benfica, esta época, finalmente marcaram, mas o resultado já estava feito...

Anónimo disse...

O Cardozo falhou ainda outro golo claro com um remate fracote. Como diria o Gabriel Alves é "um jogador com apenas um pé" o que facilita a tarefa dos defesas mas isolado não me parece jogador para falhar muitas vezes.

Pelas minha contas o Benfica falhou qualquer coisa como 4 golos fáceis. Com calma esta equipa pode vir a fazer coisas bonitas.

O DiMaria agarrou o lugar, o Pereira também me agradou. Acho que a equipa base ficará definida com o regresso de Luisão e David Luiz.

Anónimo disse...

os lagartos e os andrades já tremem como varas verdes!

Pedro disse...

Jorge nem imaginas o "panico" q o falhanço do cardozo me provocou...Felizmente não falhou a segunda oportunidade. Menos mal...

Alexandre disse...

Acho que falta a menção honrosa para o Diego Benaglio, pois o grande mérito nos 2 golos do Cardozo é dele. Se no 1º podemos dizer que pode acontecer a qualquer um, no 2º tenho de reconhecer que pensei que no século XXI ja nao se cometiam penaltys daqueles.

O Rui Costa marcou um grande golo, o Nacional está fraquinho e o que parecia complicado tornou-se fácil. Nota-se bem o efeito Camacho.

Relativamente ao meu porto, e para que fique registado antes que venha o vosso relatorio do fim de época no qual o FCP aparece sempre altamente beneficiado, o 2º golo foi marcado depois da bola ter saído, mas não se esqueçam de mencionar o golo anulado por fora de jogo qdo o bruno alves está 3 metros atrás do defesa.

Anónimo disse...

depois de umas merecidas férias vi finalmente o novo benfica de camacho!
o k mais me agradou foi não ver a porcaria do losangulo mas sim o nosso 4-4-2 de toda a vida! tambem gostei de voltar a ver os putos a jogar (romeu ribeiro e o puto da defesa).
em relação ao post e aos comentarios concordo com tudo que já foi escrito (nuno gomes rua! nuno assis no banco é k tá bem) e mais uma vez parabens a atitude da equipa e um grande obrigado ao camacho.

"Com o jogo resolvido podia (e devia) Camacho ter feito as 3 substituições, teria sido uma boa oportunidade para dar mais minutos a Bergessio por exemplo. Entrou, e muito bem, Romeu Ribeiro mas faltou a última substituição. Com o jogo resolvido é "obrigatório" dar minutos a outros jogadores."

pedro, nisso não concordo contigo, todos os novos jogadores da frente necessitam minutos para criarem rotina. daqui uns meses ai sim o camacho vai precisar de dar descanso aos titulares.

Anónimo disse...

È pa, o que uma vitoria faz, ja estão todos convencidos que ja são os melhores do mundo outra vez.
Ja vi este filme tantas vezes, agora vão andar duas semanas em total euforia, ja vão ser campeões europeus.... é só prodigios, maestros e afins, mas o final é previsivel, mais uma vez não ganham nada.
Ja agora, de que cor é o apito??

Anónimo disse...

jaco, azul, como sempre foi.
Ate devias ter vergonha (esta palavra existe no teu dicionario?)
E nos nao nos covence-mos de nada. Deixa-mos isso para os nossos adversarios.
Aprende com o Alexandre (embora o comentario ao penalty seja um pouco a picar a coisa).

Anónimo disse...

Agora ninguem fala das substituições a 7 minutos do fim e de só se fazer 2 substituições quando havia jogadores já a dar as ultimas...

Coitado do outro...

Pedro disse...

O Apito é e será sempre AZUL. Lixado não é?

E caro jaco nós somos SEMPRE os melhores do mundo. Coisas de clube grande...
:)

Alexandre disse...

quinhentinhos, eu nao pico com indirectas, acho sinceramente que é inadmissivel cometer um penalty daqueles. Mas o jogo estava mais que ganho.

Já agora, nunca ouvi falar de apito azul, pensei que era dourado!

O Jorge Coroado lá continua o seu périplo anti-porto, depois de vislumbrar 3 ou 4 expulsoes no porto-sporting, conseguiu ver que o quaresma devia ter sido expulso ontem. Bem, nem comento.

Já os nossos camaradas verdes, lá viram a coisa simplificada por mais um penalty de ficção cientifica.

Anónimo disse...

O apito é encarnado, tambem qualquer um via isso, depois de como ganharam a liga em 2004/2005.
Uma pergunta, qual é a sensação de que o unico titulo de campeão conquistado nos ultimos 13 anos, tenha sido ganho a custa da corrupção?

João Bizarro disse...

Acho que podiam e deviam ter sido uns 4 ou 5-0.
O Di Maria não engana. Gostei da 2ª parte do Maxi Pereira.
Que seja pra continuar.

Ps. Viram a janelinha que apareceu com o 2º golo do porto? Giro, não foi.
Como diz o Alexandre tivemos uma certa ajuda do Benaglio.
Que eu saiba isso não é ilegal e prefiro continuar a ter ajudas legais!!!

Alexandre disse...

joao bizarro,

1º Eu nao disse que é ilegal, a sorte não é ilegal. Não interpretem tudo como uma crítica.

2º Só viste o 2º golo do porto ou também viste o golo anulado aos 3 minutos por fora de jogo quando o bruno alves tava 3 metros atrás do defesa? É que isso tb foi giro.

Nuno Gamito disse...

Já me cheira a qualquer coisa, assim está bem, pena foi o tempo perdido, mas agora há que olhar para a frente.

Parece que afinal não sou o único a não gostar do Nuno Gomes e a dizer que o rapaz é INÚTIL nesta equipa. Mas ao que parece, e sabendo que o Camacho não é religioso, é só voltar o Luisão à defesa que o Katsouranis sobe para o lado do enorme Petit, levando Rui Costa à sua posição natural, que, pasme-se, é neste momento ocupada pelo Nuno Gomes. Adivinhem quem vai para o banco...

Tal como fez ao Mantorras e ao Nuno Assis, o Nuno Gomes tem a hora de banco destinada, não perde por esperar. No Benfica, com este treinador, só jogam os melhores e quem justificar envergar o manto sagrado. Se calhar era hora de rever o elevadíssimo salário que o Nuno ganha em comparação ao que (não)produz.

Assim que a defesa estiver restabelecida aposto que o Camacho volta ao 4-2-3-1.

Gostei de ver os reforços em ação, especialmente o Di Maria. Temos craque.

Nuno Gamito disse...

Aposto também que se o resultado estivesse em 0-0 ou 0-1 o Paixão não marcava aquele descarado penalti.

É só uma intuição.

Anónimo disse...

Ma o que q os andrades andam aqui a fazer? Em vez de falarmos no glorioso, andamos a responder a estes corruptos! Rua com estes gajos anti-desportistas

João Bizarro disse...

Nuno, a questão não é achar ou não achar que o Nuno Gomes é uma nulidade.
Contra o Comepnhaga esteve bem, ontem foi de facto uma nulidade.
Há que dizê-lo com frontalidade! ;)

Alexandre, deverias saber que de jogos do porto só vejo o que aparece em janelas durante os jogos do Benfica.
E também te esqueceste de dizer que o Benaglio já tinha evitado 2 ou 3 golos antes desse "erro".

Anónimo disse...

«Precisava de jogar com regularidade e na Juventus não o poderia fazer. Tive um grande orgulho em representar o clube mas depois tive a sorte de ir para o Benfica, um dos clubes mais gloriosos do Mundo e no qual fiz coisas maravilhosas», afirmou Miccoli.

quero ver o pepe ou o anderson dizer isso do porto...

Nuno Gamito disse...

Grande Miccoli!

João - felizmente vou deixar de me preocupar com o (não)rendimento do Nuno Gomes, deixei isso explicado.
Abraço e boas férias!

karadas disse...

Desculpem lá, mas não me incluo no grupo daqueles que ficaram deliciados com a exibição de ontem. Nem sequer sou daqueles que pensam que pelo facto de termos ganho ao Nacional passámos a ser os melhores do mundo e arredores. Afinal de contas já há por aí quem diga – precipitadamente, digo eu - que F.C. Porto e Sporting devem estar a tremer depois do que se viu na Madeira. Aconselho essas pessoas a não ir por esse caminho, pois arriscam-se a ter enormes dissabores se começarem a embandeirar em arco, dado ainda não termos feito nada que justifique tal atitude.
Aliás, o jogo de ontem foi disso um exemplo. Tivemos uns 45’ iniciais em que voltámos a praticar um futebol sofrível e uma 2ª parte onde a equipa já esteve mais perto daquilo que todos nós pretendemos. Perante duas realidades distintas ficámos sem saber qual destes é o verdadeiro Benfica. Eu sinceramente não sei o que esperar. Penso que a atitude mais sensata é mantermo-nos cautelosos e aguardarmos pelos embates frente ao Sp. Braga e Sporting. É frente a adversários da nossa igualha que poderemos atestar as nossas reais capacidades. Depois desses jogos, então sim, estaremos em condições de ter uma opinião mais abalizada sobre que Benfica vamos ter esta época. Até lá, cautela e caldos de galinha será a postura mais correcta.
Uma nota final para a prestação dos novos reforços. Tanto Maxi Lopes como Rodriguez mostraram pormenores interessantes que os próximos jogos se encarregarão de confirmar ou desmentir. Já Di Maria, voltou a demonstrar que é um jogador de classe pura a quem se adivinha um futuro brilhante. Assim ele queira.

Alexandre disse...

john billy, tb te posso mencionar um gajo que disse que o benfica era um circo.

Isso interessa para alguma coisa?

O Miccoli precisa de mencionar o passado para se valorizar, os jogadores do porto valorizam-se em campo. O Miccoli agora joga no palermo e os dois que mencionaste jogam em clubes ligeiramente maiores. Isso é conversa da treta.

Alexandre disse...

E assim em 3 frases disse "mencionar" 3 vezes. Mas tudo bem. Vcs perceberam.

Anónimo disse...

Muito benfiquista que o Miccoli é, até trocou o slb por um palermo qualquer, imaginem se ele não gostasse do slb....

Anónimo disse...

Sobre os 3 metros do Bruno Alves, até estava em jogo, mas não por mais de 3 cm !!! Sou da opinião que os fora-de-jogo em duvida, não devem ser marcados. Neste caso, estava praticamente em linha, mas o fiscal de linha, até tinha o proprio Bruno Alves a tapar a visibilidade sobre o defesa do Leiria. Erros dos arbitos sempre irão existir, e sempre existiram, a desconfiança começa quando os erros beneficiam sempre os mesmos, principalmente nos momentos importantes.

Ainda não ouvi nada do João Barttolomeu !!!

A exibição do SLB não foi perfeita, mas melhorou. Um dos pontos a retificar, são os cruzamentos para a nossa area, não se pode permitir um numero exagerado, como aconteceu, apesar do Quim ter estado bem, nos socos. A segunda retificação têm que ser as faltas, os jogadores tem que perceber que estão a jogar no Benfica e não no Porto, portanto todos os contactos junto à nossa area serão marcados, temos que presionar, mas com intelegência, não permitindo que os adversários 'saquem' faltas.

Pedro disse...

Eu não vi o lance do burro alves por isso não comento.

Karadas o SLB ganhou por 0-3 no sempre dificil terreno do Nacional..claro q tu não estás deliciado. Já todos percebemos isso.

Como a alegria benfiquista incomoda tanta gente. Paciência...

E é Maxi Pereira e não Maxi Lopes...esse era para o teu clu..para os lagartos...

Anónimo disse...

alex e jaco, são mentalidades diferentes. vocês são os primeiros a odiarem os jogadores que saiem do porto. nos benfiquistas temos sempre um grande respeito por eles (e eles por nos (e não me falas de fernando mendes que esse nem jogar a bola sabe)).

em relação ao leiria-porto só vi a janelinha do 2º golo do porto. o que vem confirmar a tactica do pinto da costa: roubar forte e feio a concorrência logo no inicio para dar uma boa vantagem. quando estiveram com uns 10 pontos de avanço vamos ter uns jogos onde o porto vai ser prejudicado e outros a benficiar o glorioso para poder falar do "apito encarnado".
a tactica já é velhinha mas resulta sempre.

Alexandre disse...

john billy, ou tu és um pseudonimo no jorge coroado ou entao nao sabes do que estás a falar.

O Porto marcou um golo irregular mas marcou um regular aos 3 (!) minutos e o arbitro anulou-o. Não consigo perceber onde é que o porto sai beneficiado nisto.

Quanto aos jogadores, por amor de deus, uns saem a bem e dizem maravilhas e outros saem a mal e até o roupeiro era um filho da puta. Isso acontece em todos os clubes. O miccoli disse bem do benfica, mas preferiu o palermo. O trapattoni adorava o benfica mas foi para estugarda para estar perto de casa, o anderson é benfiquista desde pequenino mas foi para o lyon do brasil por causa do filho.

Poupem-me.

Depois tb me podes dizer qual é o jogador que saiu do porto que nós odiamos. Agora de repente não estou a ver nenhum.

Alexandre disse...

*DO jorge coroado

João Bizarro disse...

Karadas, o nome do rapaz é Maxi Pereira, o Lopez é o melhor do mundo a seguir ao Maradona (e arredores), ia para o Zbordem mas o avião não descolou e o gajo não pode vir.
Ainda bem, porque se ele viesse, por esta aoltura os lagartos já teriam ganho o campeonato.

Anónimo disse...

Temos Treinador, temos Equipa, temos Adeptos, agora é malhar quanto baste em lagartos e andrades para a desratização geral.