blog

segunda-feira, setembro 10, 2007

Soltas #35

- A onda dos livros pegou, depois do anuncio que Veiga vai lançar um livro eis que o Presidente do Sport Lisboa e Benfica vai publicar um livro onde fala de sabotagens ao seu trabalho em prol do clube. Tudo estaria bem se não fosse a caricata situação de os benfiquistas terem que comprar um livro para saberem o que o Presidente do seu clube tem a dizer...no minimo estranho. Mas com Vieira já nos vamos habituando a estas estranhezas...

- Por falar em Vieira que foi tão célere a atacar Nuno Gomes pelas declarações proferidas após o empate com o Leixões, como é possível ainda nada ter dito sobre as polémicas declarações de Manuel Fernandes que pôe em causa todo o departamento médico do clube? E nenhum comentário sobre a nova situação de Mantorras?

- Começou a época de futsal da mesma forma que acabou a anterior, com o Benfica a vencer. É bom este hábito.

- A selecção luso-brasileira lá sacou mais um empate contra a poderosa Polónia. Estou a ser um bocadinho sarcástico é verdade, mas também é verdade que, ao contrário da maioria, não acho que a selecção luso-brasileira seja assim tão boa como a maioria dos tugas acha. Não somos os melhores do mundo e estamos muito longe de o ser. Gosto de Scolari enquanto líder, enquanto chefão, não tanto como homem das tácticas e afins, e quando decide pôr a titular o tronco Alves pouco à a dizer em sua defesa. Vi pouco do jogo mas segundo li na blogoesfera parece que o Bluff voltou a fazer uma exibição bem ao seu nível...sem novidades pois claro.

- Primeiro foi o Bluff, depois o Pepino, agora há quem peça o simulador de alvalade. Concerteza que se procurarmos bem encontraremos um qualquer defesa esquerdo em terras de vera cruz disponível para se "naturalizar" e colmatar a lacuna que a equipa apresenta actualmente. Até porque é inaceitável que a selecção luso-brasileira tenha tão poucos elementos oriundos do nosso país irmão...

- Fim de semana sem bola clubística não tem qualquer piada...

102 comentários:

Alexandre disse...

Bem, é a primeira vez que vejo aqui alguem a nao idolatrar o scolari. Parece que a sorte não dura sempre, e às vezes é preciso mesmo perceber alguma coisa de futebol para ganhar jogos.

Já que falas em bluff, penso que deverias falar do outro bluff que foi agora para ao atletico madrid. Que o scolari meta o nulo gomes porque so tem o postiga como alternativa, eu compreendo, mas meter o simao quando se tem o quaresma no banco... já diz tudo.

Quando o quaresma entrou, o jogo mudou completamente, daí que na minha opinião os bluffs deveriam começar a ficar mais vezes no banco. E para o ricardo, qualquer marreta português pode jogar no lugar dele. Quando penso que há quem diga que ele é melhor que o baía......

Anónimo disse...

1- com vargas llosa, garcia marquez, murakami entre outros será que alguem perde tempo a ler livros escritos por veiga, carolina ou simão?

2- as declarações do nuno foram um ataque pessoal.

3- temos que criar esse hábito no futebol de onze!!

4- já tou a perder a paciencia com a selecção e com o scolari. já acabou o ciclo. que volte um selecionador tuga!

5- se isto continuar assim ainda vou virar racista!

6- para compensar vamos ter um milão-benfica daqui 10 dias!!!

Anónimo disse...

O scolari é bom seleccionador, mas esta merda de chamar jogadores naturalizados já cheira mal. Um ainda se entende, é a excepção, fecha-se os olhos; agora mais um e não me começo a rever nesta selecção.

E que tal o bluff do cigano? Entrou e limitou-se a fzer um cruzamento, de resto mais nada. Só fez porcaria.

Anónimo disse...

1- Esses livros só me merecem o seguinte comentário: muita parra, pouca uva

2- totalmente de acordo, não responde a quem deve

3- futsal: mais uma taça e show de ricardinho! até faz impressão ver as maravilhas que aquele puto faz com a bola, 2 "cabritos" num minuto, os colegas até lhe pediram para parar, não fossem os adversários entender como humilhação

4- Sim, a Selecção NACIONAL fez um mau jogo, mas empatou num lance infeliz, no entanto continua a ser a melhor colocada para o 1º lugar. Criticares o Deco sem veres é que não te fica nada bem, sabemos que não gostas dele, mas fiares-te no que lês soa a crítica fácil. A equipa jogou mal, diria que excepto o Petit e o Bosingwa ninguem esteve bem, no entanto o Deco não foi dos piores, e ainda foi o único jogador na 1ª parte que fez algumas rupturas, com passes a mais de 10 metros, algo que mais ninguém fazia

5- Fique claro que detesto o Pepe, acho que não tem qualidade futebolísitca para jogar no 11 (apesar de ser melhor que 1 dos titulares de ontem), mas acho hipócrita estar-se contra a utilização dele, caso Scolari o entenda. Tirando ser Presidente ele tem todos os direitos que qualquer outro cidadão português tem, quer dizer o homem até pode ser 1º ministro e não há-de jogar na Selecção??? Poupem-me

6- Volta o Benfica rapidamente! Quero ver o Tacuara, Di Maria, Adu e comapnhia!

Alexandre, compreendo que não simpatizes com o Scolari, mas pôr em causa a qualidade dele é tão imbecil como dizer-se que o Mourinho é apenas um técnico com sorte. Julga-o no fim e quando estivermos nos jogos finais do Euro 2008, tal como no Euro 2004 e no Mundial 2006, podes voltar ausar o argumento sorte, ou outro que te apetecer inventar. Também não faz sentido esse ataque ao Pedro por causa do Deco, quando tu fazes o mesmo ao Simão e ao Ricardo. O Simão não jogou nada mal na 1ª parte, se a equipa não passasse 90% das bolas ao Ronaldo e o soubesse usar melhor, se calhar resolvíamos o jogo sem grandes problemas. Quanto ao Ricardo, culpá-lo num golo azarado, quando estão 6 ou 7 jogadores portugueses parados quase a convidar o polaco a rematar, parece-me absurdo.

Em alta esta semana as nossas outras selecções, grande vitória do basket, e fantástica a imagem do hino cantado pelos lobos! É lindo ver jogadores a sentirem a nossa bandeira daquela forma!

Anónimo disse...

Mas confesso que a mim mete-me nojo é esta clubite na selecção! Para mim o Deco, o Bruno Alves, o Moutinho, o Petit, o Simão, ou outro qualquer, quando estão com as quinas ao peito são os jogadores que apoio, ali não há clubes, há um país, uma bandeira, uma nação. Pena que esta atitude que o Scolari quase conseguiu impor, comece a perder-se aos primeiros resultados menos positivos. Mas tal como acho que os benfiquistas que assobiam a equipa devem mudar de clube, também acho que quem esteja preocupado com os clubes dos jogadores da selecção, deve ver outras modalidades e não perder tempo como pseudo-adepto nacional.

Nuno Gamito disse...

Cá para mim o labreca no Natal, vai procurar outro clube, parece que o presidente do Bétis se arrependeu logo no primeiro jogo que viu do nitrofurano.

Com a qualificação quase disputada, olhamos para a tabela e estamos atrás de Polónia e Finlândia. Ainda alguém acha que somos os melhores do Mundo e arredores? Se fossemos mais humildes, a começar na comunicação social, talvez ganhassemos mais jogos.

Alexandre disse...

Americano, compreendo que discordes das minhas opiniões, mas continuo a achar que o scolari pode ser um grande líder mas como treinador não acho que seja assim tão bom. Faz convocatorias sem nexo, muda os onzes como lhe apetece e ninguem lhe pode dizer nada. Se fosse um treinador portugues que fizesse as mesmas opçoes e tivesse os mesmo resultados, ja não estava la de certeza absoluta.

Sobre a clubite, é obvio que so falei no simao porque o pedro tem uma dor de cotovelo terrível por ver o deco na selecção, simplesmente pelo seu passado no FCP.

Aliás, parece-me absurdo criticar os brasileiros que jogam na selecção e de repente aparecer um cabo-verdiano que é campeão do mundo aqui no blog e toda a gente a elogiar. Há no minimo falta de coerencia. Ou será por ele ser do benfica?

Aposto que no dia que um brasileiro do benfica vá à selecção o pedro já acha bem.

De resto, como ja referiram, a imagem dos lobos a cantaram o hino foi fantastica, ali não há o jogar quase por favor ou obrigação, ali há orgulho.

Anónimo disse...

não se pode comparar o nelson évora ao pepe ou ao deco.
1º o nelson évora veio para portugal como criança, o pepe e o deco não.
2º o nelson évora podia participar nos campeonatos do mundo por qualquer selecção. se escolheu a portuguesa é porque se sente português. o deco e o pepe só querem jogar pela selecção portuguesa porque não conseguem pela brasileira.

por fim, da mesma maneira que prefiro ver um miguel vitor, um moreira ou o romeu ribeiro a titular em detrimento dos estrangeiros que estão no meu clube, tenho todo o direito de preferir ver jogadores portugueses (genuinos) na selecção.

Anónimo disse...

"Se fosse um treinador portugues que fizesse as mesmas opçoes e tivesse os mesmo resultados, ja não estava la de certeza absoluta."

Não sei Alexandre, até porque nenhum treinador conseguiu melhores resultados que o Scolari, por isso não imagino o que aconteceria. Quem ler essa frase julga que estamos a falar duma selecção com muitos títulos. Também há muitos que tentam minorizar o trabalho dele dizendo "com o Brasil qualquer um é campeão", mas curiosamente em 2006 com Ronaldinho e Káká (talvez os 2 melhores do mundo) ficaram nos 1/4 final...

JNF disse...

As contas do apuramento são bem mais fáceis do que parecem.

A Portugal "basta" empatar com a Sérvia e ganhar em casa à Arménia, fora ao Cazaquistão e Azerbeijão e de novo em casa com a Finlândia. Só isto e vamos à Suíça.

P.S. Deco esteve MESMO MAL, mais uma vez. E dizerem, como já vi por aí, que foi ele que fez UM EXCELENTE PASSE para Nuno Gomes na altura do golo só pode ser brincadeira. Quem erra no lance do golo é o defesa polaco...

Alexandre disse...

john billy, e o obikwelo também veio para portugal como criança? Alguém o critica? Apesar de preferir ver portugueses "genuinos" na selecção acho que devemos deixar de ser hipocritas. E não me venham dizer que o pepe, depois de estar no real madrid nao chegava logo à selecção do brasil?

Americano, se calhar deveria ter dito "apesar do resultados...", mas todos sabemos que nenhum treinador português tomava as opçoes que o scolari toma, fosse arrogante como o scolari é, e ainda se ficasse a rir.

Para mim, a única vantagem dele é que ele sabe motivar os jogadores como niguem... por isso acho que era perfeito para treinador adjunto. Ninguem convoca jogadores que treinam à parte nos seus clubes, ou que regressem de lesoes de 4 meses sem sequer jogar pelos seus clubes... entre outras coisas.

Anónimo disse...

hipocrita? essa não percebo. tas a dizer que apesar de escrever uma coisa penso outra?
e já agora, se visses 11 estrangeiros titulares no porto, ias ficar contente?
ps: o pepe decidiu ir para a selecção antes de rumar para madrid.
pps: não sinto alegria pelas medalhas ganhas pelo obikelwu (nem sei se é assim k se escreve)

Pedro disse...

Alexandre: Não idolatro o Scolari mas reconheco-lhe TODO o mérito pelas ultimas campanhas da Selecção Nacional. Mas tb não lhe desculpo a convocação do Bluff e dos outros que aí se avizinham...se bem q a culpa será mais de quem está acima dela e não toda dele. Tem muitas limitações técnico/tácticas q compensa com a enorme capacidade de liderança q possui.

Não se trata de serem benfiquistas ou portistas ou afins. Eu sei q dá jeito criarem essa "guerrinha" mas não tem nada a ver com isso. Tem a ver com o facto de serem Tugas e sentirem o país como deles...coisa q o Bluff nunca fez nem fará.

Americano: A minha opnião sobre o Bluff não se alteraria por causa deste jogo. O q eu digo dele não resulta deste jogo mas sim de TODOS os q já vi dele. Apenas comentei comentários q li à exibição dele q foram de encontro ao q tem sido a sua habitual exibição ao longo destes vários anos q o conhecemos...

Anónimo disse...

O Pepe foi para o Real Madrid porque se tinha naturalizado portugues...porque senão não ia...excesso de EXTRACOMUNITARIOS!

Anónimo disse...

"Ninguem convoca jogadores que treinam à parte nos seus clubes, ou que regressem de lesoes de 4 meses sem sequer jogar pelos seus clubes... entre outras coisas."

Claro Alexandre, por isso é que "ninguém" convocaria o Maniche para o Mundial 2006, mas o Scolari convocou e acabou por ser o melhor jogador português.

Epá não me venham com histórias de "sentir o país", muitas das maiores vergonhas que se passaram nas Selecções foi com portugueses "genuínos" (adoro este termo do mais xenófobo que existe). Conhecem o Deco de algum lado para saber o que ele sente? Ou o que sentia o Figo? Ou o que sente o Ronaldo?

Pedro disse...

"Conhecem o Deco de algum lado para saber o que ele sente?"

Conheço a opnião dele sobre o assunto e isso chega. Qd ele diz q deseja representar o Brasil fico totalmente esclarecido.

"portugueses "genuínos" (adoro este termo do mais xenófobo que existe)"

Podem Deco ou Pepe serem presidentes da republica?

Anónimo disse...

Não, tal como o Nélson Évora, o Obi, o Nélson (do Benfica), o Nani, e tantos outros de portugueses "não genuínos". Mas como já disse é o ÚNICO direito que não têm, de resto são iguais aos "genuínos".

Anónimo disse...

Á falta de um ponta de lança sugiro a nacionalização de Liedson, de um defesa esquerdo, Leo e por aí diante... . Assim teremos sempre alguma qualidade na "nossa" selecção "Nacional"
:))
FS

Alexandre disse...

john billy, não chamei hipocrita directamente a ninguem. Falei de um modo geral, não se pode festejar a vitoria de uns e criticar as convocatorias de outros. Sinceramente já nao estamos no tempo das equipas terem 11 jogadores portugueses a jogar. É obvio que com isso perde-se a "mística" e outras tretas assim. De resto isso nota-se nos jogos grandes, nos quais em tempo de portugueses era so porrada e expulsoes... agora já não têm tanta piada.

Já o pepe, é obvio que a dupla nacionalidade lhe permite outras facilidades para ser contratado, como acabou por ser. Mas o pepe foi convocado DEPOIS de estar no real madrid e enquanto nao pousar um pe em campo com a camisola de portugal pode muito bem ser convocado pelo brasil.

De resto concordo com o americano, há portugueses "não genuínos" que sentem mais que os "genuinos", e se calhar mais do que aqueles que os criticam.

Anónimo disse...

"O Pepe foi para o Real Madrid porque se tinha naturalizado portugues...porque senão não ia...excesso de EXTRACOMUNITARIOS!"

mentira, o pepe naturalizou-se já tava ele no real madrid (não foi convocado pela seleçcão em agosto pk?

"portugueses "genuínos" (adoro este termo do mais xenófobo que existe)"
se racista é defender os valores da pátria, então sim sou racista.
mas talvez o melhor seja acabar com as selecções e criar uns clubes para representar os países.
aí de certeza que os ingleses e os espamhois eram sempre campeões do mundo e da europa.

Alexandre disse...

Então expliquem-me uma coisa... são contra o facto do eusebio ter jogado pela selecção portuguesa?

É que ele de português tb não tem nada.

Anónimo disse...

John, os "valores da pátria" estão defendidos na Constituição, e daí o único direito não concedido aos portugueses naturalizados é o de ser Presidente. Eu não nasci em Portugal, nunca poderei ser Presidente, mas vivo cá há mais de 20 anos, estudei cá, trabalho cá, já representei Portugal (não desportivamente, mas em delegações), e agora por não ter nascido cá sou um português "não genuíno"? É xenofobia pura, é algo do mais 3º mundista que existe e choca-me que ainda exista em pleno século XXI.
E aqui sou obrigado a concordar com o Alexandre, acho que se em vez do Deco e o do Pepe, estivéssemos a falar do Léo e do David Luíz (se eles pudessem naturalmente jogar por nós), as opiniões não seriam tão radicais...

Alexandre disse...

Qualquer dia estamos a fazer o que diz o lider do PNR, vamos analisar cada jogador e ver até 5 gerações atrás para comprovar que é um português genuíno. Se fizermos isso, dos actuais 23/24 que costumam ir à selecção, sobram talvez 5 ou 6.

Anónimo disse...

aí tas enganado americano, nasci em frança mas sou português de alma e coração (e de nacionalidade já agora).
representou o meu país diariamente (sou militar) e tenho orgulho nisso.
se fosse racista tinha casado eu com uma espanhola?
falando da selecção, ela deve ser encarada com um prémio para os jogadores portugueses! porra! é uma selecção não é clube!

se não serve para ser presidente também não serve para andar com as quinas ao peito!

alexandre, como ainda não tinha nascido na altura do eusébio, não posso tecer grandes comentários. mas não te esqueças que na altura o moçambique não era um país mas sim uma provincia portuguesa.

Anónimo disse...

John, mais uma razão, se tu és português de alma e coração (e não duvido minimamente disso), e não nasceste cá, não podes afirmar que um brasileiro que veio para cá aos 17 anos, passados 10 anos não sinta o mesmo que tu! Ele também tem nacionalidade portuguesa, e também representa o país, não diariamente mas quando é chamado a tal, e pode ter todo o orgulho nisso.

Anónimo disse...

claro americano, mas não caí cá de paraquedas. os meus pais são portugueses, imigraram para frança (os tempos eram dificeis...) tiveram lá mas de trinta anos (nasci lá entretanto) mas nesse tempo todo sempre os ouvi a falar com imenso orgulho de portugal, com tanta paixão que nunca me passou pela cabeça alguma vez escolher a nacionalidade francesa.
será esse o caso do pepe ou do deco? não vamos ser ingénuos, TODA A GENTE sabe perfeitamente que eles naturalizaram-se só por jogar a bola. isso é que me revolta, eles utilizam a selecção só como montra e para aparecer nos eventos internacionais.

Alexandre disse...

john, mas o eusebio nao deixa de ser mais um que não é "genuino", no entanto é a maior referencia portuguesa de todos os tempos. Quem diz esse, diz outros, mas continuo a achar que não engraçaram com o deco nem com o pepe por terem jogado no fcp.

Alexandre disse...

Há jogadores estrangeiros que nunca representaram a nossa selecção mas que acabaram por ficar por cá, não me digas que não se sentem portugueses? Eles não ficam cá por necessidade, ficam porque gostam do nosso país e é aqui que querem viver. E muitos deles são naturalizados, e não o fizeram para jogar à bola.

Anónimo disse...

alexandre, como já disse, ainda não tinha nascido quando o eusébio jogou pela selecção, mas sei que a federação moçambicana de futebol foi criada em 1976. por este motivo a seleção que representava o moçambique era a portuguesa (julgo eu). ainda vamos ter que perguntar ao herman saraiva :)

Mr. M disse...

Há 16 anos atrás, no ínicio da época 1991/92 jogava um brasileiro (julgo que chegou a ter passaporte português) pelo Benfica. Ele estilhaçou por completo a defesa do Arsenal. Os jornalistas ingleses perguntavam: "Mas porque é que ele não vai à vossa selecção, se pode???". NUNCA, MAS NUNCA, nenhum Benfiquista defendeu a sua chamada.
O exemplo chegou-te Alexandre?

O jogador em questão só poderia ser o ENORME ISAÍAS!

Alexandre disse...

visconde, essa era para rir?? Andas à procura dos tesourinhos para me responder? Não queiras comparar o ENORME isaías com o deco ou o pepe. É que o ENORME isaías nunca passou do benfica.

Mas o assunto não é sobre brasileiros, e então os caboverdianos e os angolanos, e moçambicanos, e nigerianos que ninguém critica? Que eu saiba nenhum benfiquista foi contra o nelson évora. Deixem-se de falsas moralidades e deixem a clubite de lado, o que interessa é que todos lutam para a selecção ganhar, o resto são TRETAS.

Nuno Gamito disse...

http://www.xperteleven.com/mainFrame.aspx?Lid=85751



Para quem gosta de um bom manager online !!

Anónimo disse...

"são contra o facto do eusebio ter jogado pela selecção portuguesa?

É que ele de português tb não tem nada. "

Já cá faltava o ARGUMENTO DE MERDA tipicamente dos andrades e dos lagartos. Para quem não sabe História de Portugal, por passar demasiado tempo na esterqueira dos andrades ou na sanita XIXI, as ex-colónias eram designadas por províncias ultramarinas. PROVINCIAS é aqui a palavra-chave, eram um pedaço de Portugal, como o Alentejo ou o Algarve.

A ideia que querem passar do Eusébio não ser português é mesma história do Calabote; um chorrilho de mentiras e meias verdades que querem passar como factos.


Quanto ao assunto em epígrafe volto a reiterar o que disse: Um é bom porque é a excepção, dois é demais. Por este andar qualquer jogador que queira representar o Brasil, mas não tenha lá lugar, naturaliza-se português. E assim construimos uma selecção que não é "Selecção Nacional", mas uma "Selecção do Refugo da Selecção Brasileira".

Anónimo disse...

Desculpem, mas vocês conseguem obrigar-me a concordar com um portista com esses argumentos!!! Dizer que NENHUM benfiquista queria que o Isaías fosse à Selecção??? Eu quero que os melhores PORTUGUESES, reconhecidos legalmente como tal, vão à Selecção, venham do Brasil, Cabo Verde, ou da China, joguem no Benfica, Porto ou Sporting! O resto é treta, caso contrário algum dia temos que fazer um teste de "portucalidade" antes de jogarem, do género:
- gosta de Portugal?
- sabe o hino de cor?
- sabe quem foi Afonso Henriques?
- jogaria por outra Selecção se lhe fosse dada oportunidade?

O que é preocupante é todos sabermos, sem hipocrisias, que muitos "genuínos" chumbariam nesse teste. F@-se, até os franceses que são do mais rascista que existe não me pareceram nada incomodados de serem campeões europeus e mundiais com tantos não-genuínos!!!

Anónimo disse...

Querem-se rir um bocado ?

Advinhem quem disse:
"Já que falas em bluff, penso que deverias falar do outro bluff que foi agora para ao atletico madrid. Que o scolari meta o nulo gomes porque so tem o postiga como alternativa, eu compreendo, mas meter o simao quando se tem o quaresma no banco... já diz tudo."

E depois diz:
"Deixem-se de falsas moralidades e deixem a clubite de lado, o que interessa é que todos lutam para a selecção ganhar, o resto são TRETAS. "

Eu não sei o que é pior; se as falsas moralidades, se a hipocrisia do que se lê acima...

Anónimo disse...

"PROVINCIAS é aqui a palavra-chave, eram um pedaço de Portugal, como o Alentejo ou o Algarve."

Starblade a palavra chave aí é "eram", porque caso contrário, para seres coerente, tens de ser contra a inclusão de Nélson e Nani (e muitos outros que não me recordo) porque já nasceram numa "ex-colónia" de Portugal e representam a Selecção Nacional.

Anónimo disse...

Nélson? Nani? Na selecção????? Coitados de nós... Ao que isto chegou.

E há uma grande diferença entre virem para Portugal em pequenos ou requerem nacionalidade porque não conseguem ir à sua selecção de origem e para não serem considerados extra-comunitários.

Eu tmb não defendo o D.Luís ou o Gilles ou o Dabao na nossa selecção se porventura não conseguirem ir à sua selecção.

Alexandre disse...

starblade, sempre que falas só tens intenção de meter nojo. És tão limitado que passas a vida a falar de coisas mesquinhas. Se queres comentar o que eu digo, dá-te ao trabalho de comentar TUDO o que eu digo, não selecciones só o que te interessa. Sobre o Eusébio, não treta nenhuma de andrades nem merda nenhuma que lhe queiras chamar, estamos a falar de portugueses "não genuínos" e eu dei o exemplo do Eusébio.

Se leres um bocadinho à frente dos cornos vais ver que escrevi:
"mas o eusebio nao deixa de ser mais um que não é "genuino", no entanto é a maior referencia portuguesa de todos os tempos"

Não me viste a criticar o eusebio, nem a ser contra o eusébio, pelo contrario admiti que é a maior referência portuguesa de todos os tempos. Vê lá se percebes isso.

Sobre a clubite, como lembraste eu disse:
"Já que falas em bluff, penso que deverias falar do outro bluff que foi agora para ao atletico madrid. Que o scolari meta o nulo gomes porque so tem o postiga como alternativa, eu compreendo, mas meter o simao quando se tem o quaresma no banco... já diz tudo"

1º Digo que concordo com o nuno gomes no lugar do postiga, daí que a clubite não seja assim tanta.

2º Depois disso digo, "Sobre a clubite, é obvio que so falei no simao porque o pedro tem uma dor de cotovelo terrível por ver o deco na selecção, simplesmente pelo seu passado no FCP" o que significa que não tenho nada contra o simão, só acho que o quaresma era melhor opçãoe não concordo que o pedro critique sempre o mesmo gajo por ele ter sido jogador do FCP.

Agora faz-me um favor, mas faz mesmo, vê se me ignoras, faz de conta que eu não escrevo, e vê se vais chatear alguem da tua idade e do teu nível mental, eu reservo-me o direito de discutir com os mais evoluidos, que por muito que discordem de mim, conseguem ser minimamente educados.

Bem, desculpem-me os outros.

Americano, é assim tão grave concordar com um portista? Achas que os portistas são TODOS seres inferiores aos benfiquistas? Ainda por cima num assunto de selecção onde deverias estar a discordar de outros português... digo eu.

Alexandre disse...

discordar ou concordar... tu percebeste

Mr. M disse...

A quem denegriu o Isaías, tens de enquadrar isso no tempo de auge dele, em que a selecção só com muita dificuldade se apurava para competições internacionais, e era composta pela ENORMÍSSIMA maioria de jogadores a jogar em Portugal. Se bem te recordas, o Isaías era um dos melhores em Portugal, onde tirando o Futre e o Rui Barros, jogavam todos os internacionais da altura. Se o Isaías era tão bom ou melhor que eles (e tinha qualidades que nos faltaram anos a fio...), porque não haveria de ser convocado? Se até os Ingleses acharam estranho...
Só mostrei a quem acusa de ser clubite, que não é disso que se trata.

Para mim qualquer atleta só envergaria as quinas se se verificasse uma de 3 condições:
- Nascido em Portugal
- Filho de pais portugueses
- Viver em Portugal desde a INFÂNCIA (caso em que se inclui o Nélson Évora, e julgo que o Nani).

Anónimo disse...

Claro que eu meto nojo. A intenção é mesmo essa. É meter nojo.

Para tu criticar o "Nulo" Gomes (Benfica) e o Simão (ex-Benfica) a clubite é boa; mas quando nós começamos a criticar o Pepe (ex-Porto) e o Deco (ex-Porto) já devemos deixar a clubite de lado?

Ó Alexandre, poupa-nos a estas hipócrisias e volte-faces. E lí o que disseste, sim:

"são contra o facto do eusebio ter jogado pela selecção portuguesa?

É que ele de português tb não tem nada. "


Sobre o Eusébio eu reitero: os territórios do ultramar era províncias ultramarinas. Essas pessoas eram portuguesas, não eram portugueses de última hora só porque não conseguem entrar na selecção dos seus países de origem. Se os tipos das ex-colónias tivessem continuado portugueses, como muitos lá queriam, eu defenderia a sua inclusão na selecção nacional.

Anónimo disse...

Os indivíduos que tentam comparar o caso de Eusébio aos de Deco e Pepe são completamente ridículos sem qualquer ideia do que estão a falar.

Da mesma forma são ridículos aqueles que comparam o Nelson Évora ou um jogador cabo-verdiano, querem comparar o Brasil que é independete há 30 anos às colónias portuguesas em África que são independentes há 30 anos? Ridículos...

Já agora porque não ir à Alemanha ou França buscar jogadores que estão tapados nas respectivas selecções? Não seria aceitável pelas pessoas que aceitam brasileiros na selecção?

Para mim a selecção portuguesa já acabou e por esse facto recusei ir assistir ao jogo no Sábado. E façam favor de não chamar portuguesa a uma selecção luso-brasileira...

p.s. Gostava muito que a nossa selecção fosse constituída por 11 brasileiros naturalizados para ver se os portugueses continuavam a dizer: ah nos outros países comem dessa merda portanto eu também abro a boca...

Pedro disse...

Qd se vais buscar o Eusébio para esta discussão é pura e simplesmente não saber do q se está a falar.

Moçambique era Portugal no tempo de Eusébio. Ponto final. Se amanhã a Madeira se tornar independente o Cristiano Ronaldo deixa de ser português hoje?!?!?!?!

É ridiculo.Isto sim é o clubismo a cegar o raciocínio...

O exemplo do Isaías é excelente e muito bem lembrado pelo Visconde. Na altura falou-se na possibilidade de ele vir para a Selecção e as altas vozes do sistema nacional disseram logo q não. Ainda bem. Teria sido um erro. Tal como foi um erro a inclusão do bluff e agora do Pepino.

Americano uma simples pergunta: gostavas de ver a selecção com 11 naturalizados? Sim ou não?

"Para mim qualquer atleta só envergaria as quinas se se verificasse uma de 3 condições:
- Nascido em Portugal
- Filho de pais portugueses
- Viver em Portugal desde a INFÂNCIA (caso em que se inclui o Nélson Évora, e julgo que o Nani)."

EXACTO!!!

Anónimo disse...

O john Billy voce pensa que um processo de naturalização é feito de um dia para o outro não? Se fosse assim era um espectaculo...e não se esqueça que estamos em Portugal...Tanto Pepe como o Deco naturalizaram-se portugueses por 2 razões:
- Não tinham lugar no Brasil
- Para facilitar a ida para o futebol espanhol

Alexandre disse...

Eu mencionei o eusebio como exemplo e nao para fazer uma crítica. Mas pronto como eu falo mal outras linguas, não vale a pena estar a tentar explicar coisas a quem não quer perceber.

Já agora podiam também criticar o Bosingwa... afinal ele nasceu da Rep. Dem. do Congo!

Já o Manuel da Costa não deveria ser chamado, pois nasceu em frança. Ah, e o Petit também não, pois nasceu em Estrasburgo.

São então da opinião que estes gajos todos (e mais alguns que agora não me lembro) não sejam seleccionados.

Então deviamos procurar bem os antepassados do ricardo, pode ser que haja algum espanhol.

Nessa lista de requisitos a fazer lembrar o lider da extrema direita portuguesa, gostava que me dissessem quem são os verdadeiros pais do Nelson Evora e do Nani, é que aqueles que se conhecem não são portugueses...

bomdebola disse...

Oportunas alfinetadas nos parágrafos 1 e 2.

MFQ

Mr. M disse...

Alexandre, acho que já falámos aqui nas situações em que achamos que atletas deviam poder envergar as quinas...

Anónimo disse...

Deixem de ser paspalhos pá! Qualquer pessoa que tenha nacionalidade portuguesa pode jogar pela Selecção, pode representar Portugal. Que nojo de mentalidades suezes. Que estupidez, que podridão!! Se não se gosta é outra história, agora estar a 'fazer' leis otárias como esse Pedro, a impor requisitos sem nexo... Que burrice, que azelhice, que palhaçada!!!!!!!!!

Pedro disse...

Alexandre os exemplos q vais buscar são a prova provada q não tens argumentação para sustentar a tua opnião.

Qd se compara Eusébio ou Petit ao bluff é sinal q se está perdido neste debate.

Alexandre disse...

Pedro, quando eu comparo situações de "nacionalidade genuína" e tu comparas a qualidade dos jogadores, dá-me ideia que nem sequer estamos no mesmo debate.

Aliás, penso que é mais um debate sobre tolerância/xenofobia do que sobre as qualidades para representar a selecção.

Alexandre disse...

Mas já que falas nisso, tb acho que há jogadores que não têm qualidade suficiente para representar a selecção, e o Petit é claramente um deles. Mas para te provar que não por clubite, se me dessem a escolher um único jogador para retirar da selecção, escolhia o bruno alves. Por muito que te custe, o "bluff" trouxe uma nítida mais valia ao meio campo da selecção, mas penso que ainda não engoliste o facto de ele ter tirado o lugar ao rui costa no euro 2004.

Mas sobre estes assuntos de qualidades ou defeitos aceito todas as opiniões muito mais facilmente do que aceitar comentarios xenofobos e pseudo-moralidades.

Anónimo disse...

Isto agora chega ao ridículo de se discutir a "infância"! O Deco veio para cá com 17 anos, ainda menor de idade, não chega? Se o Nani chegou com 12 já pode?
Tenho mesmo muita pena que ainda existam mentalidade tão retrógadas neste país, é inacreditável! Metam na cabeça, gostem ou não, por muito que vos custe, tirando não poder ser Presidente da República, o Deco e o Pepe e outros têm os mesmos direitos que vocês, e pelo menos no caso do Deco já fez muito mais por Portugal que (certamente) a maior parte de vocês. Não alimento mais esta discussão, não tem nada a ver com futebol, tem a ver puramente com xenofobia, e não é para isso que gasto o meu tempo em blogs benfiquistas.

Alexandre disse...

O mais engraçado é que não criticam jogadores como o manuel da costa, que não nasceu cá, NUNCA viveu cá e nem sequer sabe falar português. Mas talvez por se chamar Manuel já toda a gente o aceita. Expliquem-me lá isso!!

Anónimo disse...

também acho que não vale a penas falar mais nesse assunto, e acho que qualquer umas das opiniões pode ser válida.
mas mesmo assim não posso deixar de referir um facto sobre o scolari que na altura me enojou:
antes do mundial de 2006, o scolari recebeu pessoalmente o pepe para uma "conversa privada".
nesta conversa terá sido prometida uma chamada a selecção caso o pepe aceitasse naturalirar-se. vocês podem achar isso uma situação normal mas eu não consigo aceitar "portugueses com 2ª intenções" na minha selecção.
e o mesmo scolari que se "dignou" a receber o seu conterrâneo não teve nem sequer uma palavra para o português baia que se fartou de pedir razões para a sua não convocação. isto se não é racismo é pelo menos descriminação.

Anónimo disse...

Não comparem malta do atletismo com jogadores de futebol. Um atleta medalhado que escolheu Portugal é porque se trata de primeira escolha e apego ao país. Com os valores que países como a França oferecem por medalha...

Quanto a mim há um critério simples nestas questões. Não pode ter dupla nacionalidade. Se o Pepe quer jogar na selecção tem que abdicar da nacionalidade brasileira. Se o fizer aceito-o sem problemas nenhuns.

Por princípio, sou contra a naturalização de jogadores provenientes de países que se classificam regularmente para competições deste tipo, o que inclui brasileiros e neste momento mesmo angolanos. Não tem nada a ver com racismo ou nacionalismo bacoco, apenas com o facto de que ou estamos a prejudicar as selecções desses países (Angola) ou a receber jogadores para os quais Portugal é segunda escolha (brasileiros).

É muito diferente para jogadores de origem cabo-verdiana por exemplo, pois a entrada numa seleção como a portuguesa (ou francesa) permite ao país "participar" na competição. Tenho a certeza que esses dão o litro.

Alexandre, conheço filhos e netos de imigrantes que nunca viveram cá e nalguns casos nem falam português mas que são mais portugueses do que tu.

Anónimo disse...

John, uma coisa não tem nada a ver com a outra, aliás estão fartos de acusar o Pepe de se naturalizar para ir para o Real Madrid, agora era para jogar na Selecção?? Pepe ia naturalizar-se sempre, completou 5 anos em Portugal e não perdia nada em fazê-lo, mesmo que Scolari dissesse que não contava com ele, ele não deixaria de tratar do processo. E dizer que o Scolari lhe prometeu um lugar é pura especulação, é natural é que lhe tenha dito que aprecia as qualidades dele como jogador e que se ele estivesse disponível podia ser convocado, o que é bem diferente. E ele não tem que ter palavra nenhuma para o Baía, nem para nenhum "não-convocado", sempre foi assim e sempre o será. Acho piada é falar-se do Baía, porque se eu quiser especular um bocado, ou dizer o que é mais ou menos do conhecimento público, podia falar das pressões do Baía e restante máfia azul sobre o Olivieirinha para ele ser titular em 2002, relegando o Ricardo que tinha feito uma campanha brilhante para o banco. De facto são estes portugueses "genuínos" que fazem falta à equipa de Scolari, daí o grupo maravilhoso e os fantásticos resultados em 2002, comparados com este grupo fraco que contem "não-genuínos" e representa mal o país. Enfim...

Anónimo disse...

"E ele não tem que ter palavra nenhuma para o Baía, nem para nenhum "não-convocado""
posso estar enganado, mas acho que a respeito do baia ainda lançou umas enigmas tipo "problemas de balneário" e para isso mas vale estar caladinho. e se não tem palavra para nenhum "não convocado" ter para o pepe porquê? por ser brasileiro?
ps: concordo com a tua opinião sobre o 2002 mas tenho quase a certeza que com o baia em 2004 tinhamos sido campeões...

Alexandre disse...

filipe, de onde é que tu me conheces para me julgar assim? Por acaso vivi 12 anos no estrangeiro e de certeza que sei mais o que é ser português e defender o meu país do que muitos desses filhos e netos que nem sequer sabem onde é que fica portugal. Mas não me dá o direito de atacar pessoalmente quem quer que seja.

Americano, se por um lado concordo que o baía não devia ter jogado em 2002, por outro acho indecente o que lhe fizeram de seguida. Só mesmo o scolari é que poderia ter total cobertura para encostar o guarda-redes que ganha taça uefa e liga dos campeoes com grandes exibições e meter um ricardo que tirando essa campanha de 2002, nunca mostrou ter qualidade para ser titular na selecção.

A seguir estamos a falar da pressão que a nike faz para que sejam convocados certos jogadores... porque ela tb existe.

Alexandre disse...

e concordo com o john billy, em 2004 o baía não teria defendido penaltys sem luvas, mas não sofria golos como aquele da final com a grécia...

Pedro disse...

É incrivel como vocês, à falta de argumentação decente, levam a coisa para a xenofobia. Não é assim q ganham o "debate" e se é isso q pensam azar o vosso. Sinceramente é para o lado q durmo melhor.

Não gosto do Bluff na selecção por aquilo tudo q ele não representa. Até podia ser o melhor jogador do mundo q a minha opnião seria a mesma. O Maradona era o Maradona e não o queria na selecção nacional. Dizer q o bluff fez mais por Portugal q qqr um de nós é uma idiotice, pura demagogia e um argumento do mais infantil possível.

Americano ainda não respondeste à pergunta simples q fiz: Queres ver um 11 da Selecção "nacional" com 11 bluffs? Sim ou não?

Alexandre não percebi essa confusão do "quando eu comparo situações de "nacionalidade genuína" e tu comparas a qualidade dos jogadores". Não sei onde isso aconteceu.

Eu não quero o bluff na selecção pq ele só a está a representar pq não foi para o Brasil e para beneficio de uns qts q encheram os bolsos à conta disso. A discussão do bluff na selecção é uma coisa. A discussão sobre a qualidade do bluff é outra. Se fosse uma questão de qualidade tb queria a naturalização do Liedson q é o melhor q por cá há e com possibilidade de jogar por nós caso se naturalize. Mas eu não quero o Liedson nem o Kaká nem afins.

Volto a fazer a pergunta: o q me dizem de um 11 composto por 11 "naturalizados"?

Pedro disse...

" Só mesmo o scolari é que poderia ter total cobertura para encostar o guarda-redes "

É pá...abre os olhos...o Scolari fez-vos um grande favor. Se Scolari não encosta o Baía a esta hora ainda o estavas a aturar e o Helton estaria noutro clube qqr...

É por isso q a guerra Scolari/fcp é só poeira para os olhos...e essa é uma das grandes criticas q faço ao Scolari...mandão como é entrou nos joguinhos de interesses do fcp...

Alexandre disse...

Pedro, essa tua ultima pergunta é um bocado absurda pois todos sabemos que é praticamente impossível isso acontecer, mas se chegarmos perto disso cá estarei para comentar.

Tirando isso, não estou aqui para "ganhar" debates, estou aqui simplesmente para debater. E como chegamos a um ponto onde ninguem se entende, acho melhor encerrar o assunto de uma vez por todas, e esperar que a selecção ganhe amanha, com bluffs ou sem bluffs, com genuinos ou com bastardos.

Alexandre disse...

Pedro, o grande favor que o scolari nos fez foi poupar os nossos jogadores para a liga dos campeoes, e só depois de levar um banho de bola da poderosa grécia é que fez o que toda a gente ja teria feito há muitometer os melhores em campo.

Conclusão, em 2004 nós ganhamos a liga dos campeoes e portugal não ganhou nada.

Pedro disse...

"Pedro, essa tua ultima pergunta é um bocado absurda pois todos sabemos que é praticamente impossível isso acontecer, mas se chegarmos perto disso cá estarei para comentar."

Sem querer acabaste de me dar a razão toda. Se a situação não te incomodasse não esperarias para comentar. Dirias logo q sim. Mas como a ideia de 11 "bastardos" te incomoda esperas pelo futuro...fugindo assim à questão.

Ou seja...é tudo uma questão de quantidades...pergunto eu pq? Então os possiveis "11" não são tão portugueses como qqr um de nós? Ontem tinhamos 1, hoje já temos 2, amanhã concerteza teremos mais, não há motivo lógico para não os termos...tal como eu sabes perfeitamente q a pergunta é tudo menos absurda...

Anónimo disse...

Pedro, a mim não me incomoda nada ter 11 jogadores como o Nani ou o Nélson ou o Deco, ou o Manuel da Costa ou o Daniel Fernades ou o Figo, ou qualquer outro, para mim a partir do momento que são portugueses legais e querem representar a nossa selecção, sejam bem vindos. Da mesma forma que para mim uma vitória do Obikwelu é igual à do Nélson Évora ou do Carlos Lopes. Pergunta respondida, assunto encerrado.
Outro discussão é a do Baía, achao que ainda me irrita mais. Primeiro Alexandre, pressões da Nike, do Pinto da Costa, ou da Madre Teresa de Calcutá com o Scolari valem 0, não entram naquele balneário, podes escrever isso, falo com conhecimento de causa. Segundo, com o Baía não seríamos campeões europeus, duvido que passássemos a 1ª fase, como aconteceu na Coreia. Uma das maiores armas do grupo do Scolari é ser um grupo, e isso só funciona com jogadores que olham para além do seu umbigo, e o Baía não faz parte deles. Não limitem a importância do Ricardo aos penaltys, é muito redutor, e fez 2 fases finais excelentes, tendo o erro da final com a Grécia sido do Costinha, e não dele. Terceiro, já cansa a parvoíce de dizerem que foi ao mudar a estratégia para a do Porto de Mourinho que Portugal avançou em 2004. Do 1º para o 2º jogo entraram Miguel, Ronaldo, Ricardo Carvalho, Deco, e Nuno Valente, 3 em 5 jogadores do Porto, mas ignoram que também foi decisiva a saída do P. Ferreira (do Porto) para a entrada do Miguel. E quer-me parecer, posso estar enganado, que a Selecção após essa transformação voltou a perder com a Grécia, tal como tinham feito a Rep. Checa e a França, por exemplo. Por isso Alexandre, sim o Porto foi campeão europeu e a selecção "apenas" vice campeã europeia, mas isso não tira em nada o mérito ao Scolari, até porque depois também foi 4º do Mundo usando até jogadores que o Porto desprezou (Nuno Valente), numa atitude nojenta e mesquinha, e outros (Maniche e Costinha) em que já ninguém apostava, que estavam em decadência, mas que com ele voltaram a render e a fazer uma campanha soberba, que me encheu a mim, e a milhares de outros portugueses de orgulho, como pude presenciar ao vivo

Alexandre disse...

O facto dos melhores atletas portugueses da actualidade serem praticamente todos "não genuinos" incomoda-te?

A mim não, sinceramente, mas no futebol não estou a ver 11 naturalizados a compor a nossa selecção. Para isso era preciso eles serem suficientemente bons para o portugal e maus para o país de origem, e aí parece-me dificil arranjar 11 gajos nessas condições. Para já temos um e vamos ter outro, por isso acho que nos devemos limitar a comentar situações reais e não hipoteticas. E neste momento acho que todos temos consciencia que o pepe estando no real madrid, facilmente chega à selecção do brasil, e ele tb o sabe, no entanto continua a querer jogar por nós.

Pedro disse...

Americano não respondeste ao q eu perguntei. Adiante.

Pedro disse...

Alexandre : estás a refugiar-te. O ser dificil ou fácil de concretizar é irrelevante para a questão. Existe essa possibilidade e é essa possibilidade q está em causa.

"o pepe estando no real madrid, facilmente chega à selecção do brasil"

Para isso precisa de ter qualidade suficiente. E pelo q se tem visto não será fácil...

"O facto dos melhores atletas portugueses da actualidade serem praticamente todos "não genuinos" incomoda-te?"

Sim incomoda. Revela alguns problemas no nosso atletismo. Não concordo q se pegue num qqr estrangeiro q cá esteja e se revele fantástico no lançamento do dardo e se o naturalize só para nos dar medalhas. Não faz sentido. Se é isto q te referes então incomoda-me.

Se não é a isso q te referes reformula a pergunta pq, sinceramente, não conheço a realidade do atletismo para poder fazer comparações. Por isso não as faço.

Alexandre disse...

americano,

1º Concordo com o primeiro paragrafo sobre os portugueses.

2º Isso das pressões valerem 0 é uma treta. Então explica-me porque é que ele nunca convocou o Baía? Problemas de balneario?? O Scolari conhecia o Baía?? Parece-me obvio que cedeu às pressões de quem não queria o Baía na selecção;

3º Ainda sobre o baía, no FC Porto todos lhe reconhecem uma grande capacidade de liderança e companheirismo. Vimos o baía no banco uma época e meia sem criar um único problema. Que baía é esse que não olha para além do seu umbigo??

4º Eu não disse que scolari mudou a estratégia, mudou os jogadores, e meteu em campo os que estavam em melhor forma.

5º Sim, o que fizeram ao Nuno Valente no porto foi nojento e mesquinho, mas ironia do destino, o tempo acabou por dar razao ao departamento médico do porto, porque o nuno valente nunca mais fez 3 jogos seguidos.

6º Os outros (Maniche e Costinha) em quem já ninguem apostava, saíram do porto por vontade própria para irem receber os petrodolares do dinamo, não porque o porto os desprezou.

7º A campanha da selecção tb me encheu de orgulho, mesmo com "bluffs", chegando até a ver o Portugal-Mexico numa tv do hospital enquanto o meu pai era operado, acabando por falecer poucas semanas depois. Por isso não sou daqueles que à primeira contrariedade vira costas à selecção.

Anónimo disse...

Não se pode comparar o atletismo ao futebol.
Para participar nuns jogos olimpicos ou mundiais tem k fazer os minimos. é indiferente ser dos EUA ou do burundi. (por este motivo não tenho dúvidas sobre o patriotismo do nelson evora ou até do obikwelu. eles preferiram dar as medalhas à portugal e não a nigéria e ao cabo verde)
no futebol já não, o deco só representou portugal depois de já desesperar por uma chamada a canarinha (isto é um facto). o pepe veio com outra conversa por isso não vou falar dele.

Anónimo disse...

"para mim a partir do momento que são portugueses legais e querem representar a nossa selecção, sejam bem vindos"

Pedro, acho que é uma resposta, não sei qual é a tua dúvida. A minha resposta é sim, para mim o Deco neste momento representa tanto Portugal como o Cristinao Ronaldo. O grande problema para o futebol português não tem nada a ver com os "naturalizados" que jogam na Selecção AA, tem a ver com os péssimos dirigentes que temos e que importam toda a merda, pagando dinheiro (eventualmente ganhando comissões com isso) em vez de darem oportunidades aos jovens da nossa formação. Mesmo que sejam jovens cabo verdianos naturalizados como Nani e Nélson.

Alexandre disse...

Pedro,
sobre o pepe acho que não lhe está a correr muito bem a nova aventura, mas dá tempo ao tempo, e o brasil nunca foi famoso pelos defesas que tem.

Sobre o atletismo, temos o nelson évora, a naide gomes, o obikwelo, entre outros. No fundo todos ficamos contentes por conseguirem bons resultados, mas não deixam de ser tão portugueses como os jogadores de futebol que se naturalizam. Mas a pergunta era mesmo essa que interpretaste.

Anónimo disse...

americano acho que idolatras demasiado o scolari. como bem disse o alexandre o baia teve ano e meio a abraçar o gajo do golo e nunca causou problemas. mais, não conheço ninguem próximo do baia que me fizesse algum comentário negativo dele, longe disso, todos o classificam com excelente pessoa.

"isso só funciona com jogadores que olham para além do seu umbigo, e o Baía não faz parte deles"
aconselho-te a ver como funciona a fundação baia.

Anónimo disse...

Que raio de pica teria um Portugal-Brasil com 11 brasileiros de cada lado? Não se pode impedir os naturalizados de jogarem mas podia ao menos exigir-se que abdicassem das outras nacionalidades.

Coitadinho do Alexandre a mostrar-se ofendido por o considerarem pouco português, isto depois de ter insinuado que um gajo filho de portugueses só que porque nasceu lá fora, é tão português como o Pepe.

Alguém que dá como exemplo de estrangeiros na seleção o Eusébio (que tal também o José Águas afinal nasceu em Angola) é porque está a argumentar de má fé.

Anónimo disse...

Alexandre, fico feliz por perceber que és um fervoroso adepto da Selecção! Quanto ao Baía, o que te posso dizer é que o Scolari não é mesmo fã das qualidades técnicas dele (aliás, não é grande fã de nenhum GR português, o que ele achava que tinha mesmo mais potencial era o Bruno Vale), e também havia relatórios sobre alguns comportamentos menos correctos do Baía que o levaram a não convocar. Ele pode não conhecê-lo, mas como deves imaginar na FPF há quem o conheça de gingeira. Por isso acredita se quiseres, mas ele não cede a pressões, acho que isso ficou bem claro com o episódio de Romário, e tantos outros ao longo da carreira dele.

Anónimo disse...

John, não se trata de idolatrar, trata-se de falar com algum conhecimento de causa no que toca a selecções, as minhas opiniões não derivam do que leio na imprensa nem no que ouço dizer.

Pedro disse...

Americano tu misturaste o Figo no mesmo barco q o Deco...a minha questão é simples: Queres um 11 da Selecção Nacional composto por 11 "Decos"?

Acho q o último comentário do john billy sobre a diferença entre atletismo e futebol excelente.

"todos o classificam com excelente pessoa"

Pudera...era benfiquista qd era mais novo. Essas qualidades não se perdem
:)

Alexandre disse...

americano, acabas por me dar razao, se na FPF há quem o conheça de gingeira, então o scolari foi pressionado para não convocar o baía, porque digam o que disserem, o baía até 2004 pelo menos tinha perfeitamente lugar na selecção, nem que fosse no banco! Nem que lhe dessem uma única oportunidade! Mas nem isso.

E repara no que diz o john sobre o baía, aliás, repara no que toda a gente diz do baía... eu chego à conclusão que alguém da FPF (alé do scolari) encornou com ele, mas isso já é uma opiniao pessoal.

Anónimo disse...

Alexandre, não te estou a dar nenhuma razão, pelo contrário. O Scolari naturalmente consulta relatórios existentes, fala com todas as pessoas, e tira as suas conclusões, toma as suas decisões. Mas isso não tem absolutamente nada a ver com pressão, no dia em que quiserem impor determinado jogador, ou proibirem a convocatória doutro, ele sai, nem há discussão. Quanto ao Baía no banco da Selecção, não vou pela milésima vez repetir o que aconteceu na e antes da Coreia. Podes dizer-me que no Porto foi diferente, mas tens de compreender que para suplente o Scolari quisesse outro GR que achasse contribuir mais para o grupo. É uma história simples, de pura opção, tudo o resto são guerrinhas que o teu Presidente inventou devido à frustração de não pôr e dispôr na Selecção. Aliás o Scolari tanto foi criticado por não convocar o Baía, como uma série de vezes foi criticado por convocar jogadores do Porto, por tudo o que se possa inventar. Felizmente, no caso do Nuno Valente, o jogador posto entre a espada e a parede mostrou mais lealdade a quem o tornou vice-campeão europeu que ao clube que o fez campeão europeu.
Uma coisa é certa, vejam o que quase todos os jogadores que trabalharam com Scolari dizem, desde Káká, Ronaldinho, Figo, Roberto Carlos e dezenas de outros "monstros" do futebol mundial: todos, mas todos "morreriam" em campo por ele, é esse dom que ele tem como poucos, ele constitui uma família (que vai desde a vedeta principal até ao roupeiro) e ali só se pensa no grupo, mais nada. Vês o Jorge Andrade, titular na Juve ser suplente do Bruno Alves, e ninguém se queixa. Por isso mais que idolatrar, admiro muito o Soclari como pessoa, e acho que muitos, como noutras situações na vida, só perceberão o valor dele quando ele partir, porque posso e espero enganar-me, mas acho que durante as nossas vidas não vamos voltar a fazer os resultados que fizemos com ele, cá estaremos (espero que muitas décadas) para ver...

Anónimo disse...

americano, considero o scolari o melhor selecionador que portugal teve desde que vejo futebol.
mas isso não quer dizer que não lhe vejo defeitos. por muitos relatórios que a FPF tivesse, o baia era na altura o melhor guarda redes português. se o ricardo foi prejudicado em 2002 (e foi), tb foi um erro compensá-lo em 2004.

"mas acho que durante as nossas vidas não vamos voltar a fazer os resultados que fizemos com ele, cá estaremos (espero que muitas décadas) para ver... "
ainda tou com esperanças de ver o mourinho ser campeão do mundo!!!

Anónimo disse...

Sou Sportinguista e confesso que este debate é bem complicado.Na alemanha o Oliver Bierhoff disse que só eram chamados "estrangeiros"(tipo Asamoah,Kuranyi,Klose,Podolski ou Trochowski) se estes tivessem feito algum tipo de formacao na Alemanha.Ou seja,formacao futebolistica ou escolar.

O Dédé do Dortmund na altura pediu para ser seleccionado mas como chegou á alemanha já formado em termos futebolisticos e escolares por isso nao foi chamado pelo R.Völler.

Tanto o Deco como o Pepe passaram uma (pequena) fase da sua formacao futebolistica no nosso país portanto nao há problema em jogar por Portugal.

Bosingwa na minha opiniao é tao estrangeiro como o Deco.Nao tem pais portugueses,nao nasceu em Portugal...portanto...

Anónimo disse...

John, mais uma vez espero estar enganado, mas não acredito que o Mourinho faça melhor que o Scolari. É diferente ser treinador e seleccionador, uma das grandes armas do Mourinho é o "olho" para as transferências, outra é a forma global como controla toda a realidade do clube, algo que não acontece nas Selecções. Não é nada fácil receber uma série de jogadores de equipas diferentes, países (onde jogam) diferentes, jogos e preparação física diferentes. Uma das coisas que o Mourinho mais se queixa é das paragens das selecções, do que causa na preparação do seu grupo, pois na Selecção ele sofreria um fenómeno muito pior. E na maior parte dos casos a nossa equipa apresenta uma preparação física invejável, mérito do Darlan Schneider, uma das armas da actual equipa técnica que muitos esquecem.

jose disse...

So um aparte acerca dos filhos de emigrantes nascidos no estrangeiro.
Tenho dois gaiatos. Um tem 3 anos e meio, o outro tem cinco meses
Nasceram ambos em Inglaterra
Quando registei o mais velho, aqui em Inglaterra, diseram-me logo: Tem que o registar em portugal tambem. Aparentemente a lei Portuguesa assim o diz
Portanto, ambos os gaiatos agora teem dupla nacionalidade. Serao menos ou mais Portugueses que o Pepe e o Deco? Ou mais ou menos Ingleses como a mae deles (que e Inglesa?)
Mundo engracado nao e?

Anónimo disse...

josé, a questão não é ser mais ou menos português.
a questão é sentir orgulho de ser português, é vibrar ao ouvir o hino, sentir um aperto no coração quando se vê a bandeira ou o estandarte. esse é o ponto fulcral do que estamos a debater.
dá-me nojo quando vejo esses filhos da p... (e aí são todos: "genuinos ou não genuinos) a discutir os prémios ou a pedir isenções fiscais.
há maior prémio do que representar a selecção? é necessário ser pago para isso?
pondo esse ponto de parte, não acredito que o deco ou o pepe sentem orgulho de ser português. podem ter um bilhete de identidade português mas são brasileiros por dentro.
americano, não há certezas de nada, mas acredito que o mourinho faça tanto ou mais que o scolari. o mourinho é também ele um excelente lider de homens e alem disso é muito mais ambicioso.

Anónimo disse...

"dá-me nojo quando vejo esses filhos da p... (e aí são todos: "genuinos ou não genuinos) a discutir os prémios ou a pedir isenções fiscais."

- Lá está, tocaste num ponto que discuto desde o início, falar do orgulho dos genuínos ou não genuínos é tão, mas tão subjectivo...


"alem disso é muito mais ambicioso. "

- Lá está, estás meramente a supor, não os conheces de lado nenhum e baseias-te em discursos, no que dizem nos chamados "mind games". Se o Scolari pegasse na selecção do Luxemburgo no Verão de 2008 iria ambicionar ser campeão mundial em 2010, não tenhas dúvidas. Se o discurso dele mostra alguma prudência por vezes, é apenas porque ele acha que esse é o mais adequado, garanto-te que desde o 1º dia da concentração para a Alemanha, toda, mas mesmo toda a comitiva achava, sentia mesmo que ia ser campeã mundial, se oferecesses o 2º lugar sem jogar diriam imediatamente que não.
Mas não faz sentido comparar os 2 técnicos, são ambos brilhantes à sua maneira, só referi que ser seleccionador é muito diferente se ser treinador, e tem particularidades que tornam o trabalho igualmente complicado.
John, falando no "orgulho", acreditas que o Daniel Fernandes tem orgulho em ser português??? Nem sequer sabe falar a língua! Eu tenho familiares nascidos nos EUA que nunca viveram em Portugal e falam bastante bem português, talvez porque sintam esse orgulho! Não te faz confusão que um representante da selecção nem fale português?

Anónimo disse...

"alem disso é muito mais ambicioso. "

aí não me fiz entender. o que queria dizer é que o scolari já foi campeão do mundo, já ganhou muito títulos, e já tem alguma idade enfim. o mourinho nunca ganhou nada em selecções. vaidoso e arrogante como é, vai fazer tudo para provar que é o melhor também nas selecções.
em relação ao daniel fernandes, como já disse portugueses de bilhete de identidade não fazem cá falta. um gajo que não teve a curiosidade de aprender a nossa lingua quer fazer o quê na nossa selecção? já parece aqueles casos que vão buscar um tetra avó italiano só para adquirir uma dupla nacionalidade mas isso já é uma problema da porcaria de federação que temos.

Anónimo disse...

Ok, John percebi e concordo que o Mourinho a vir dará tudo para ser campeão mundial e juntar ao seu curriculum, isso não há dúvidas.
A nossa Federação e um espectáculo, do melhor que existe em Portugal. Temos um negócio que tem estado no top-10 mundial há anos (quantos em Portugal se podem orgulhar do mesmo), e organizámos a 3ª maior competição desportiva do planeta, duma forma exemplar.
Compreendo essa má imagem que a FPF tem entre a opinião pública, mas acredita que se 1% dos nossos gestores e líderes fizessem 1% do que o Madaíl já fez pelo futebol português, o país estaria melhor. Ha 10 anos Portugal ainda era visto na UEFA e na FIFA como aquele pequeno país simpático giro para passar férias, com um futebol vistoso, mas que não ganhava nada e que ninguém conhecia os seus dirigentes, para um país forte no futebol e com uma capacidade organizativa ao nível dos melhores. Chamar a FPF uma porcaria é uma crítica extremamente injusta, aliás lembro que a explosão de orgulho em ser português deu-se exactamente graças a Madaíl, Scolari, e Cª Lda. Acreditem que apesar do Benfica ser a minha grande paixão, há poucas imagens que me arrepiem mais do que aquilo que vi no final do Portugal-Inglaterra em Gelsenkirchen, ou na própria cidade de Lisboa depois do Portugal-Inglaterra na Luz.

Alexandre disse...

O problema do Mourinho é que nas selecções muitas vezes conta mais o tal espírito de grupo e a motivação do que o próprio aspecto técnico-tactico da equipa, até porque numa selecção não ha tempo para trabalhar essa parte. Daí que eu ache que nesse aspecto o scolari tem vantagem e dificilmente o mourinho consiga tão bons resultados na selecção.

Mas por outro lado, o mourinho é um treinador que não tem medo de equipa nenhuma, e não chega à finlandia ou à armenia com um discurso de quem vai jogar contra a italia. A mim mete-me uma enorme confusao o scolari dar uma importancia incrivel a equipas de merda. A nossa selecção tinha obrigação de jogar sempre para ganhar e impor o seu futebol em qualquer campo deste grupo de apuramento.

Uma das coisas que me dava mais prazer no porto de mourinho era a capacidade de luta dos jogadores, podiam sofrer um golo que so paravam de lutar no fim do jogo, e em 90% das vezes davam a volta ao resultado. Com o scolari, sofrem um golo da gosnia e ficam todos a olhar uns para os outros à espera que o jogo acabe.

Já para não falar dos conhecimentos futebolísticos dos dois treinadores, porque aí o scolari ao lado do mourinho parece um menino que vai à bola pela primeira vez.

Anónimo disse...

"Já para não falar dos conhecimentos futebolísticos dos dois treinadores, porque aí o scolari ao lado do mourinho parece um menino que vai à bola pela primeira vez."

Alexandre, há frase que só dão para rir, esse comentário é um deles, adoro quando os "experts" analisam os "conhecimentos futebolísticos" dum campeão mundial e dum campeão europeu. Soltaste o "Rui Santos" que há em ti...

Anónimo disse...

quando digo que a FPF é uma porcaria, refiro-me ao apito dourado. temos uma justiça desportiva que anda a reboque da justiça civil (o que quer dizer que não vai dar em nada). basta ver o que se passou em itália ou agora na formula 1 para ver que esses gajos não valem nada. o próprio madail teve que buscar o scolari para acabar com as pressões na selecção porque ELE não teve col... para isso.
a organizão do euro teve mais a ver com o empenho de todos os portuguese que da própria federação.
mas isso é só a minha opinião.

Anónimo disse...

John, concordo que a justiça desportiva está lenta, infelizmente a justiça em geral em Portugal deixa bastante a desejar. Agora a organização do euro teve quase 100% a ver com a fantástica organização do evento. Aliás, nem teríamos euro sem a excelente campanha feita (e aqui sim há que destacar a cooperação prestada pelo governo na altura) pela FPF, depois a organização quase sem mácula deriva da equipa escolhida pela FPF e UEFA, claro, o povo contribuiu para tornar a festa linda, animada, etc, mas isso tem pouco a ver com a qualidade organizacional.

Alexandre disse...

americano, todos nós temos um rui santos dentro de nós... so me faltam mesmo os oculos e fato todo cócó. Mas deixa lá, de momento não te consigo dar nenhum exemplo da gestão tactica do scolari... mas isso também não importante, depois do debate nacionalista que tivemos hoje, isto são migalhas.

Sobre a FPF, não comento porque não posso saber se outro gajo no lugar do madail tinha feito melhor ou pior. Acho que não estamos mal de todo. E agora a piadinha... pelo menos tem uma comissão de disciplina que é um mimo.

Anónimo disse...

NEM BAÍA NEM RICARDO.

QUIM A N. 1 DA SELECÇÃO !!!
(e quem não concorda, é roto e pedófilo e sidoso)

Anónimo disse...

"todos nós temos um rui santos dentro de nós... "

Alexandre, isso foi das frases mais assustadoras que li até hoje, acho que me vou ali suicidar e já volto!
Gestão táctica do Scolari, deixo-te uma pergunta de cultura futebolística: quantas selecções foram campeãs mundiais a jogar com o esquema de 3 centrais? E qual foi a última que fez isso, mesmo sendo um país sem qualquer tradição neste sistema de jogo?
E podia fazer outras, mais ligadas a resultados do género:
- Como se chama o treinador que já ganhou todas as competições sul americanas que um clube brasileiro pode ganhar?
-Como se chama o técnico recordista de vitórias consecutivas em Mundiais?
E tantas outras haveria para fazer...

Pedro disse...

Assim de repente diria ...Fernando Santos?
:):)

Alexandre disse...

bem, vendo bem as coisas o scolari pôs a selecção a jogar sem ponta de lança... sabendo que nós somos um país sem qualquer tradição a nível de pontas de lança. Lá nisso acertou.

Mas agora falta jogar sem guarda-redes e sem defesa esquerdo. E já agora, entre meter o bruno alves e não meter ninguém, olha era menos um.

Falando a sério, se ele é assim tão bom, como é que pode considerar um bom resultado empatar na finlândia?? E como é que vai à armenia jogar para o empate!? E amanha, se calha de marcarmos um golo é tudo a correr para trás.

Posso não gostar dele como treinador, mas não lhe tiro o mérito pelas vitórias.

Mr. M disse...

Ao que isto chegou:

"Peçanha: «Sonho com as quinas»
BRASILEIRO MANDA RECADO A SCOLARI

Peçanha é mais um jogador nascido no Brasil que tem o desejo de chegar à Selecção de Portugal. O guarda-redes do Paços de Ferreira confidenciou a Record o “sonho de vestir a camisola” das quinas. O seu processo de naturalização já foi concluído, estando para breve a publicação em “Diário da República”.

Peçanha, que chegou a representar as selecções mais jovens do Brasil, defende que Portugal passa por “um défice de guarda-redes devido à diferença de idades”, justificando que, “os guardiões da Selecção portuguesa costumam ser o Ricardo, o Quim e o Paulo Santos, que já têm mais de 30 anos. Depois há apenas os dos Sub-21, notando-se uma grande diferença de idades”, refere.

As chamadas de Deco e Pepe fazem aumentar a esperança de um dia poder ser convocado por Scolari, mas Peçanha admite que as possibilidades são remotas. “Não vai ser fácil subir a um patamar tão alto, mas, como sou português, tenho o direito de sonhar e acreditar que pode ser possível. Vou trabalhar para que os responsáveis da Selecção olhem para mim como uma opção válida”, diz.

Agora, ser português “é uma vantagem” também profissional. “Abre-me as portas para outros campeonatos. Estou em final de contrato no Paços, mas a proposta de renovação já me foi apresentada e até pode ser que continue por cá”, admite."

Pronto, este como não é do porto.. JÁ PODEMOS SER CONTRA???

Grupo Anti-Lagartos disse...

Excelente trabalho continuem !!!



http://grupoantilagartos.blogspot.com/

Anónimo disse...

Ena quase 100 comentários, aqui vai mais um.

- livros. será que é o próprio LFV que escreve o dele?

- Quanto ao Mantorras. Como é que se deixa um jogador a coxear e com atrofia muscular durante tanto tempo? Como é que o Manuel Fernandes apenas num ano em Inglaterra melhora tanto os índices físicos? Note-se que é a segunda vez que o Camacho passa um atestado de incompetência ao clube. Da outra vez foi ele que tratou da recuperação do jogador, o que permitiu ao Mantorras ainda marcar uns golitos que nos deram um campeonato. Esta é uma das coisas em que me apraz ter cá o Camacho. O homem sabe como é que um clube grande tem que funcionar no que se refere a estruturas. Um departamento médico decente custa menos que um bom jogador e pode valer muito mais.

- Selecção. Até gostei do jogo. Pena o chouriço no fim. Mas nada de dramas, a Espanha também empatou com a Islândia. Esta coisa de juntar jogadores cada um de seu lado para um jogo às vezes dá nisto. As fases de apuramento não permitem grandes arremedos tácticos se os jogadores não estiverem habituados uns aos outros.

- Quanto aos estrangeiros... Quem tem filhos prefere os seus, não interessa se os dos outros são mais bonitos, dizem coisas mais engraçadas, são mais inteligentes ou jogam melhor à bola. Preferir portugueses na equipa nacional não é nacionalismo xenófobo, é apenas uma coisa afectiva. Mesmo que o fulano não fale português ter pais portugueses dá uma sensação de proximidade que não sinto em relação ao Deco. A coisa seria um pouco diferente se ele tivesse vivido cá desde miúdo e tivesse nas nossas selcções jovens (um pouco como adoptar um adulto ou uma criança).

Alexandre disse...

Eh pá... com o Peçanha já so ficam a faltar oito!

Já agora só um comentario que não pretende relançar o debate... ontem entrevistaram um jogador dos lobos que se chama Juan Severino, e o rapaz falava mais espanhol que português...

Mas pronto, também era só para fazer o centésimo comentario.

Talk Talk disse...

O que é isso de Português genuino?
Onde acaba o genuino e começa o não genuino?

Antes dos descobrimentos e das provincias ultramarinas?

Antes das vagas de cruzados que aqui se instalaram para ajudar na reconquista?

Antes do 25 de Abril?

Antes da vaga de emigrantes nos anos 90?

Quando?

Aprendam história de Portugal antes de dizer disparates. Português genuino é coisa que nunca existiu, essa é a nossa maior grandeza!!

Anónimo disse...

Fixe. O que precisamos na selecção é de mais peçanha. Qualquer dia um Portugal-Brasil é na realidade um Reijeitado do Brasil-Brasil.

Pode ser que nesse dia as pessoas acordem. E depois já é tarde demais.