blog

terça-feira, outubro 02, 2007

Arbitragens: a históra toda!

Já não há paciência para as críticas à arbitragem!

Espera, espera, espera... já sei o que vão dizer:

"Ó badameco, nós somos adeptos de futebol! Se não passarmos a vida a dizer mal dos árbitros, o que é que é suposto fazermos durante a semana? Trabalhar, não? Ou, ainda pior, falar sobre o futebol em si, queres ver? Grande besta!"

Eu sei que somos adeptos de futebol e que dizer mal dos árbitros está-nos no sangue, mas isso é quando eles merecem! E - e eu sei que o que vou dizer é chocante, por isso agarrem bem os boxer shorts - os árbitros portugueses não merecem! Ou por outra, aqueles que são corruptos e andaram a cavalgar quengas internacionais à conta da atestada tesouraria das antas, claro que merecem as críticas! Mais do que críticas, merecem ir bater com os costados na cadeia e, quem sabe, tornarem-se eles próprios as quengas internacionais (no caso dessa pequena elite dos corruptos que ainda assim almejaram atingir essa prestigiante categoria, desejada por qualquer membro da classe arbitral) dos reclusos com mais amor para dar.

Mas os outros, os que são criticados semana após semana, mês após mês, por adeptos, treinadores, dirigentes e comentadores e não tiveram a sorte de cavalgar quengas internacionais à conta da tesouraria das antas, não passam de vítimas! E vítimas de quem? De adeptos, jogadores, treinadores, dirigentes e comentadores! No fundo são vitimas de todo o "edifício do futebol português", como é de bom tom dizer-se hoje em dia.

De adeptos, porque nós exigimos do árbitro exactamente o mesmo que exigimos dos nossos jogadores: perfeição absoluta e total, durante todo o período do jogo e em todos os jogos, de todas as competições, oficiais ou não! E, infelizmente, e ao contrário do que acontece com os jogadores do Benfica, verdadeiros autómatos infalíveis, cuja programação única é esmagar o adversário e, ao mesmo tempo, encantar o público, seja ele benfiquista ou infiel, os árbitros são apenas humanos! E, se é bem verdade que os Humanos têm algumas versões bombásticas de músicas do Variações que não são tão bombásticas como isso, também não é menos verdade que se há coisa que fazem consistentemente, é errar! E erram sem querer, até porque, se fosse por querer, não era erro. E tenho uma novidade que pode ser chocante: vão continuar a errar nos próximos anos. Diria ainda mais: só vão parar de errar, quando o Benfica adicionar a arbitragem às suas modalidades amadoras e passarem todos a ser atletas do Benfica e, consequentemente, verdadeiros autómatos infalíveis, cuja programação única é fazer arbitragens imaculadas, sem beneficiar o Benfica ou os infiéis! E, meus amigos, exigir a perfeição de um simples ser humano, quando ele não se chama Rui Costa, pode ter efeitos devastadores sobre a sua personalidade!

Dos jogadores porque, lamento dizê-lo, são uma cambada de filhos da puta batoteiros! É à bruta, mas é verdade! Encorajados há muito pela imprensa e pelos comentadores, que consideram louvável e astuto, quando um jogador simula uma falta e consegue assim viciar um resultado, os nossos profissionais da bola tornaram-se peritos na nobre arte da simulação! Penalties, agressões, faltas para cartão... os nossos relvados são palcos, onde estes "artistas" da batota caem, fingem que levaram na tromba, fingem que foram insultados, enfim, fingem! É um verdadeiro espectáculo de variedades! E quem é a vítima de todo este talento? Adivinharam: é o pobre do árbitro, a quem não bastava a difícil tarefa de ajuizar as incidências de um jogo, como ainda tem a dificuldade adicional de ter de distinguir quais as incidências "a sério" e quais as que são fruto da criatividade e do talento dos simuladores nacionais! Mas, a culpa não é da liga, que devia castigar os simuladores, perguntam vocês? É e não é! É da liga que não os castiga, é da imprensa que não os denuncia como batoteiros que são, é dos adeptos que não os vaiam quando a simulação lhes vale a vitória num jogo... mas, acima de tudo, é deles, que são profissionais, pagos a peso de ouro, e deviam ter brio e orgulho na sua profissão! Sabendo que são ídolos para os mais jovens, deviam fazer questão de defender os valores da competição saudável, do desportivismo e do respeito pelo adversário e pelo público... e não fazem! Preferem fazer de conta que são profissionais!

Dos treinadores, porque dizem que nunca falam de árbitros e depois só cumprem quando ganham os jogos, ou quando estão calados! Tirando os nobres e elevados gentlemen que treinam o glorioso, não há um troglodita dessa classe mesquinha que, quando perde um jogo, não saia a correr do campo, para poder ver o resumo em fast forward, em busca de um erro do árbitro a que se possa agarrar. Alguns, mais preguiçosos, até preferem lançar a suspeita por meias frases e enigmas, para nem sequer terem o trabalho de ir ver o resumo do jogo em fast forward. "O árbitro? Vocês viram a mesma vergonha que eu! Há pessoas que não querem que este clube ganhe! Jogámos contra 14 e por isso é que levámos 8-0! Se tivessem assinalado aquele penalty quando ainda só perdíamos por 5, ou se um avião tivesse caído em cima da defesa deles, as coisas teriam sido diferentes"... and so on, and so on!

Dos dirigentes, pela mesma razão dos treinadores. Na vitória, mesmo quando beneficiados pela arbitragem: "o não sei quantos é um clube diferente e não fala de árbitros, mesmo quando ganha com um golo mal anulado ao adversário que estava 1 metro lá dentro, ou beneficia no mesmo jogo, de um penalty mal assinalado a favor e outro, por assinalar, contra". Na derrota, mesmo quando não têm razão de queixa: "há uma cabala contra nós, porque no jogo da semana passada um fiscal de linha interrompeu um jogo e assinalou mal um penalty e nesta semana, outro fiscal de linha interrompeu um jogo, mas o árbitro não assinalou mal outro penalty! Só para nos lixar! É inadmissível! Vamos fazer queixinhas à mamã e pôr tirinhas pretas à volta dos bracinhos, que é para vocês aprenderem!"

Dos comentadores porque... há tanto para dizer sobre os comentadores! Para já, uma pergunta honesta: qual é o curso que é preciso tirar para ser comentador? É que eu também quero! Receber pasta para atirar as mesmas larachas sobre a jornada que atiro gratuitamente, junto à máquina de café lá do emprego, todas as segundas feiras (ou terças, quando há jogos à segunda), parece-me muito bem! É preciso ser realizador de cinema e estar sempre mal disposto? Ou é preciso ser rico e estar sempre bem disposto? Ou será que basta ser corrupto e rapar o bigode? Ou o truque é meter uns óculos de massa a armar ao intelectual e não lavar o cabelo depois de fritar os rissóis para o jantar? Eu quero saber! Eu também quero um bocado desse bolo! E eu não percebo muito de bola, mas basta ver televisão para perceber que o grau de conhecimento que é necessário ter, varia entre o zero e a temperatura de congelamento de alguma coisa que tenha uma temperatura de congelamento muito negativa! O que eu quero dizer é que a larguíssima maioria dos comentadores são imbecis. Pronto, está bem, estou a exagerar. São muito pior do que imbecis: são completas nulidades que ganham fortunas a dizer baboseiras genéricas, que copiam uns dos outros, sem qualquer tipo de pudor! Eu também sei dizer que faltam automatismos, quando uma equipa perde, ou que fazem uma pressão alta muito intensa, quando ganham! Mas se o único pecado destes xicos-espertos fosse ser incompetente, estávamos nós muito bem! Mas não é! O problema é que esta gente potencia activamente os problemas de arbitragem em Portugal, através do exercício furioso e em directo, e às vezes em horário nobre, de uma falta de conhecimento atroz das leis do jogo e de um muito português amor pelo xico-espertismo. Uma espécie de narcisismo projectado. Mas, dizia eu, tornou-se moda, graças a estes senhores, ao analisar um lance duvidoso na área, concluir com um "há toque, logo é penalty" triunfal e ficar à espera, de braços no ar e sorriso de orelha a orelha, dos aplausos de aclamação da turbe maravilhada com tanta ciência! E isto não podia estar mais errado! Haver toque, não significa que haja penalty. Surpresa: o toque é permitido em futebol que até é, pasme-se, um desporto de contacto! Só é falta quando há um toque SUFICIENTE PARA IMPEDIR O JOGADOR DE PROSSEGUIR COM A JOGADA! Baixa os braços, tira esse sorriso parvo da cara e justifica a fortuna que a SIC te paga aprendendo as leis do jogo, imbecil! É por isso que nos jogos internacionais os gajos parece que deixam jogar mais... eles sabem as leis do jogo! Mas em Portugal, graças a esta corja de sanguessugas ignorantes, o futebol deixou de ser um desporto de contacto e passou a ser uma espécie de boxe olímpico com bola, ou de esgrima sem espada: quando há toque, para tudo e marca-se a falta! Daqui até ao celebérrimo e também muito encorajado "cavar a falta" foi um passinho muito fácil de dar e é por isso que os jogadores em Portugal são aquilo que são (e já foi focado mais acima)!

É por isso que vos digo: a culpa desta merda toda não é dos árbitros! É minha, é vossa, é das prima-donas que embelezam os nossos relvados em vez de jogarem à bola, é dos dirigentes, dos treinadores... a culpa da estado a que chegou o futebol português é do próprio futebol português!

Agora lembrem-se disto quando estiverem a atirar larachas junto à máquina do café do emprego!

Tenho dito!

15 comentários:

Anónimo disse...

Defendo à muito a utilização do video, para ajudar as equipas de arbitragem. Além disso tenho a sensação que são os proprios arbitros que não querem ajuda, para assim poderem continuar a errar !!!

PS: Outro assunto. Viram o golo da Juventus este fim-de-semana?
A 'Ave Rara' que narrou o Estrela-Benfica, afirmou convictamente que o golo foi legal !!! como é que querem que um gajo, não se enerve, quando anda esta gente a ganhar dinheiro a comentar jogos de futebol, e não percebe nada do assunto...

Pedro disse...

Eu não exijo dos arbitros a perfeição, sei q isso é impossivel. Exijo sim ISENÇÃO. E isso é o q não temos tido. Errar é humano mas qd só se erra para um lado é dificil de interpretar isso como humano.

Fala-se de árbitros pq eles têm enorme poder de decisão num jogo de futebol. Demasiado poder. E hoje em dia esses erros custam milhões.

Sim os jogadores são fingidos mas a culpa é dos árbitros. Qual é o árbitro q não sabe q o Liedson é um simulador nato? E qts continuam a marcarem as faltas inexistentes sobre ele invês de o punirem? Sim os adeptos tb têm culpa, os dirigentes tb t~em culpa, todos temos culpa...mas quem tem poder de decisão são os árbitros. Por isso é natural q sejam eles o primeiro alvo qd erram...

Abidos: qd vi o golo da Juventus pensei em comentar isso. É verdade q a bola foi "passada" por um jogador do Torino mas não terá Trezeguet beneficiado de posição irregular no momento do remate? Achei incrivel o comentador não se referir a isso...

Anónimo disse...

O texto é demasiado longo, mas vi lá uma das frase do ano:

"Ou o truque é meter uns óculos de massa a armar ao intelectual e não lavar o cabelo depois de fritar os rissóis para o jantar?"

AAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAA

zorg disse...

Muito longo? A quem o dizes! Nem imaginas o trabalho que me deu escrever essa trampa toda!

zorg disse...

Não concordo contigo, Pedro.

Os jogadores passam a vida a tentar enganar os árbitros, no meio de louvores da imprensa e, por arrasto, do público em geral pela sua "astúcia" e os árbitros que são vítimas disto é que são os principais culpados? Nem pensar! É quase como dizer que os juízes é que são culpados pelos crimes dos criminosos, porque nem sempre têm provas para os condenar! Claro que os árbitros não são infalíveis mas, salvo algumas excepções, fazem o melhor que podem! Porque é que se contemporiza com os jogadores, que são os batoteiros, se contemporiza com os jornalistas e os adeptos, que encorajam a batota e depois se cai em cima dos árbitros que são vítimas dela?

Dizes que o Liedson é um simulador e os árbitros marcam muitas faltas sobre ele que não existem. É verdade! Mas marcam-nas porque são enganados por ele! Porque são vítimas da sua falta de desportivismo. Porque se é verdade que o Liedson simula muitas faltas, também é verdade que sofre algumas.

O árbitro é culpado quando se deixa enganar e marca as que não existem, culpado quando não se deixa enganar e não marca as que não existem, porque aí os adeptos do sporting estão habituados a que aquele tipo de lances seja marcado e refilam quando não são e é culpado quando não marcam as que existem, convencido que era simulação! E no entanto o culpado de tudo isto é o Liedson, porque é batoteiro, os adeptos do sporting, porque gostam que ele seja batoteiro e os jornalistas que o enchem de louvores de cada vez que ele sofre uma falta! E quem diz o Liedson, diz outro qualquer...

Anónimo disse...

Em primeiro lugar, eu não acho que a maioria dos àrbitros erra porque quer favorecer este ou aquele clube... (embora por vezes tendam a errar mais a favor de uns que de outros), acho sim, que o problema é na verdade a falta de competência para estarem onde estão. Muitos dos casos que semanalmente acontecem nos nossos estádios devem-se à incompetência dos àrbitros (e muitas vezes dos bandeirinhas, em quem o àrbitro principal deveria poder confiar).
(Exemplos: faltas e agressoes nas barbas dos fiscais que ficam por marcar, bolas que entram e não sao golo, etc, etc.).
Quanto ao problema das simulações... é um facto que há vários jogadores que simulam faltas, mas aqui não acho que a culpa possa ser sempre assacada ao àrbitro - O comité de disciplina é que deveria punir fortemente esses jogadores e nunca o fazem! No entanto, e pegando até num exemplo de outro clube, no Estrela - Sporting ficou um penalty por marcar e o jogador Abel foi punido com um amarelo injusto - Porque raio é que não só o amarelo não foi apagado como ele ainda teve que pagar uma multa??? E a multa ao àrbitro quando este comete erros, é para quando? E que dizer dos processos sumaríssimos??? Este ano já houve situações mais do que suficientes para serem instaurados vários... no entanto ainda nada se fez. Até quando?

Pedro disse...

Se eles se deixam enganar assim tantas vezes é pq não têm as capacidades necessárias para a função..

Tens razão q a culpa não é só deles, mas eles têm muita da culpa.

Henrique disse...

Nem mais. A conversa das má arbitragens já cansa. Joguem mais à bola, façam por ganhar os jogos e deixem as arbitragens em paz.

Pedro disse...

"Joguem mais à bola, façam por ganhar os jogos e deixem as arbitragens em paz"

Zorg é este argumento q me faz discutir sempre e sempre as arbitragens. Este é o argumento de quem nos prejudica quer fazer passar. Comigo não pega.
Por isso sempre q existir motivos para isso cá estarei para denunciar os roubos q somos alvo.

Anónimo disse...

Lá está Pedro, é como eu dizia, um problema de falta de competência para estarem onde estão. Agora a questão é esta, se eles punem mal (e estou a falar só do aspecto disciplinar) e dpois ninguem altera essas decisões (excepto qd se lembram de aplicar sumaríssimos a alguns jogadores), ninguem altera castigos nem pune o àrbitro pelas más decisões, se ninguém faz nada disto, porque raio é que eles se hão-de esforçar para melhorar?
E a propósito dos sumaríssimos, até concordo com a sua instauração, mas devem equilibrar as coisas, o que quero dizer é que é diferente analisar as imagens de um jogo em que entre um dos grandes do que analisar outro jogo qualquer... Os primeiros são alvo de uma muito maior cobertura enquanto aos segundos as transmissões se fazem só com 2/3 câmaras... Ou seja, não há igualdade de tratamento.

zorg disse...

Eu compreendo a tua posição: eu também não acho que se possam ignorar a influência dos árbitros nos resultados de uma equipa! Ainda para mais com a corrupção que tem grassado no futebol português nos últimos 30 anos anos, claro que o argumento do "está bem, foram aldrabados, mas se jogassem bem ganhavam na mesma" não colhe.

Agora o que também não colhe é a impunidade de que todos os outros agentes do futebol gozam, enquanto aos árbitros é exigida a perfeição. Ainda para mais, num ambiente hostil, em que os outros actores do jogo conspiram activamente para tornar mais difícil o seu trabalho. Claro que os árbitros devem ser avaliados, mas num ambiente com mais verdade, por parte dos jogadores e com treinadores e dirigentes mais homenzinhos, que assumam os maus resultados que fazem, o trabalho dos árbitros será muito mais facilitado e aposto o que quiseres contigo em como todos parecerão muito mais competentes.

E para isso acontecer, a liga tem de tomar iniciativas disciplinares, mas também tem de haver uma mudança de mentalidades não só nos adeptos, mas principalmente nos jornalistas. Eu acho que um dos grandes responsáveis pelo mau estado do futebol português são precisamente os jornalistas, que durante décadas se esqueceram de fazer o seu trabalho e deixaram a corrupção grassar impune e se armaram em analistas de futebol, cargo no qual são manifestamente incompetentes.

Pedro disse...

Eu acho q são duas lutas distintas mas q ambas têm q ser travadas.

Todos têm q ser punidos qd isso se justifica. Todos. E nesse aspecto os dirigentes são os q mais escapam às punições. Pq tb não têm qqr relevância os castigos q eles levam...

O problema dos jornalistas é qdeixaram de o ser para passarem a ser meros mensageiros do q os chefes pretendem transmitir...

Anónimo disse...

Concordo 100% com o post.

Acho que o recurso ao video e tal como fazem no rugby, a justificação do arbitro para determinada falta ser audivel em todo o estádio poderia resolver alguns problemas....mas tambem acredito que "à boa maneira portuguesa" havia alguem que arranjava maneira de furar o esquema...

Miguel disse...

Excelente post Zorg! Não é o recurso ao vídeo que vai resolver.

Ex. com recurso ao vídeo alguém consegue garantir unanimidade se o lance do Tonel em Kiev é legal ou não? metade diz q sim, metade deiz q não.

Idem para o atraso ao Stojko no dragão. metade diz q é atraso, metade diz q não.

Miguel disse...

Excelente post Zorg! Não é o recurso ao vídeo que vai resolver.

Ex. com recurso ao vídeo alguém consegue garantir unanimidade se o lance do Tonel em Kiev é legal ou não? metade diz q sim, metade deiz q não.

Idem para o atraso ao Stojko no dragão. metade diz q é atraso, metade diz q não.