blog

sábado, janeiro 05, 2008

V. Setubal - SL Benfica: 1-1

2008 trouxe-me muito pouca paciência para a mesquinhez e incompetência tão habitual do futebol nacional. Estou claramente sem paciência para os disparates dos comentadores, para a estupidez dos narradores e para a burrice de muitos adeptos. A isto tudo junta-se uma anormal falta de crença na actual equipa do Benfica....não só na equipa, mas também em tudo o que envolve, actualmente, o Sport Lisboa e Benfica.

E foi neste estado de espírito que vi o jogo do Benfica na sempre difícil deslocação ao Bonfim.

Antes de mais o primeiro comentário tem que ir para a incompreensível e inaceitável cena protagonizada por Luisão e Katsoranis. Não admito que profissionais do Benfica tenham atitudes daqueles em pleno jogo de futebol. Não admito e se fosse eu a mandar a coisa resolvia-se com tolerância zero. Acima de qualquer jogador ou de qualquer resultado desportivo está o clube e o clube não pode ser desrespeitado daquela forma. Camacho esteve bem em tirar os dois e espero que mantenha a posição deixando os "meninos" longe do relvado durante longo período, caso a tal tolerância zero que defendo não ser seguida.

Em relação ao jogo o Benfica mostrou o porquê de eu estar descrente nesta equipa. Mais uma vez vimos uma equipa lenta, sem ideias, sem fio de jogo e a cometer os mesmos erros que comete desde o início da época. Sei que vou ouvir a lenga lenga da estabilidade, que não se pode estar sempre a mudar etc mas estou fartinho de treinadores burros. Farto. Já chega. São anos e anos a levar com treinadores burros, com resultados desportivos de acordo com essa burrice. Persistir no erro é dos piores actos de gestão que se pode ter e manifesta profunda incompetência.

Não deixa de ser paradigmático que no momento em que dispensamos um lateral esquerdo e por lesão de outro, ficamos sem alternativas para o lugar tendo que adaptar um lateral direito para a posição. É um sinal claro de completo desnorte na politica desportiva do clube. Paciência para isto? Já não há.

Camacho volta a insistir num 433. Cardozo completamente sozinho na frente numa luta desigual com os defesas sadinos. Não consigo compreender como num 433, com 3 avançados, Cardozo nunca tem apoio. Nunca. O meio campo do Benfica é lentíssimo e se Rui Costa joga demasiado avançado no terreno não há ninguem que transporte a bola na transição ofensiva. Mais uma vez durante o decorrer do jogo a equipa tem que sofrer mudanças sendo a mais óbvia o recuo do Maestro para pegar no jogo. Não dá para perceber o que se passa nos treinos, não dá para perceber que instruções o treinador dá, o que se vê é que a equipa não joga e, pior, parece não saber jogar. E o que dizer daquela ala direita? Que pesadelo...Se um é mau, os dois juntos então são um susto. Mas Camacho mantêm a aposta, lá verá ele aspectos positivos de o Benfica ter uma ala direita tão burra, tão fraca, tão incapaz de jogar futebol.

Apesar de tudo isto, apesar da total ausência de jogo colectivo, apesar da falta de velocidade o Benfica conseguia mandar no jogo e fruto de iniciativas individuais chegava bastas vezes à área adversária, infelizmente a coisa complicava-se sempre no momento final. Camacho mas uma vez demonstra uma apatia tão típica de Santos e só mexe na equipa porque Rodriguez se lesiona. A ausência de risco e de aposta numa mudança das coisas permitiu ter substituições disponiveis para retirar Luisão e Kats depois daquela palhaçada. A custo lá meteu mais um avançado ao lado de Cardozo e rapidamente Mantorras, quiçá na primeira vez que toca na bola, marca golo. A jogada é simples: Cardozo ganha a bola, sobra para Mantorras que marca. Camacho o que custa perceber neste lance? É assim tão dificil??? Mantorras mostra que não precisa de grandes oportunidades para marcar, ao contrário de outros principescamente bem pagos, talvez por isso o angolano tenha paciência por parte dos adeptos... Se está bem fisicamente (e que se assuma isso de uma vez por todas) tem que ser a primeira opção ou para entrar ou para jogar ao lado de Cardozo. Trapalhão ou não ele marca enquanto que outros não.

Apesar da vantagem o Benfica viu-se incapaz de segurar a bola. Os sistemáticos e irritantes pontapés para a frente de Quim iam parar sempre aos jogadores do Setubal e com isso o Benfica vivia em sufoco, Petit e Rui Costa sem pernas para suster o meio campo sadino, e muito o Maestro fez em termos de recuperação de bola. Passes e decisões erradas dos jogadores do Glorioso permitiam recuperações de bola dos sadinos e temia-se a batata quente nos minutos finais. Luis Filipe deixa-se comer de forma quase amadora por Edinho e este fuzila as redes guardadas por Quim e o Benfica deixa mais dois pontos...

Levamos com entrevistas e comentários dos jogadores e treinador, todos a falarem em paciencia, tranquilidade, que ainda estamos na luta, que tudo é possível e depois assistimos a uma exibição destas. Como disse em resposta a uma dessas entrevistas: menos conversa e mais trabalho!!!!

Paraty foi igual a si próprio: palhaço. Uma arbitragem parva e subtil. Muito lesto a marcar faltas aos jogadores do Benfica mas depois aos sadinos nada. O amarelo ao Rodriguez é ridículo e não assinalar falta no lance em que David Luiz se lesiona mostra bem ao que Paraty vinha e mais uma vez Cardozo leva porrada por traz e o árbitro nada marca. É bem demonstrativo de como os árbitros encaram as arbitragens dos jogos do Benfica quando as faltas mais duras e graves neste jogo foram cometidas sobre David Luiz e Cardozo e , como habitualmente, nem falta o árbitro considerou. O costume neste futebolzinho da treta que por cá temos. E gostava de ter visto a repetição no lance em que Mantorras perda a bola que origina o ataque que dá o golo ao Vitória.

E lá vamos nós ficar novamente a 9 pontos do primeiro lugar, com um ostensivo caso de indisciplina que poderá assumir proporções gigantescas (a vitória teria suavizado a situação em termos de balneário) e, pior que tudo, não se vê um niquinho assim de melhoras, de positivo no jogo da equipa. Nada.

2008 começa de facto muito bem para o Benfica...

75 comentários:

Anónimo disse...

O lance do golo do Setubal, começa com uma falta sobre o Mantorras, não assinalada...

Anónimo disse...

Já fizeste as críticas quase todas que eu ia fazer, algumas eu já tinha previsto no post em baixo, enfim, "ano novo, vida velha"!

Só quero mais uma vez agradecer ao Zorg ter-me aberto os olhos sobre a espectacular integração do Adu, de facto não o pôr a jogar é de mestre! Só falta tirá-lo dos convocados e pô-lo nos júniores para ele ser ainda mais feliz. Eu pelo menos seria, podia vê-lo a fazer outra coisa que não exercícios de aquecimento.

Anónimo disse...

é realmente impressionante a falta de categoria táctica do espanholito...

luisao e kats: multados exemplarmente...palhaçada!

podem vir os jogadores que quiserem, o problema do benfica é que não sabe defender...luis felipe? nelson? rsrsrsrsrsrs estes dois nem no setubal tinham lugar...

em 3 jogos com o setubal perdemos 1 e empatamos 2...patético!

o Benfica pura e simplesmente não consegue ganhar a equipas da primeira metade da tabela...

depois vêm entrevistas do presi, do treinador e imagina-se de um pseudo capitão a elogiaro clbe bordel...palavras para quê? o maior inimigo do SLB é o SLB...

Pedro disse...

"Benfica pura e simplesmente não consegue ganhar a equipas da primeira metade da tabela.."

Qqr equipa q assuma um pouco mais o jogo e o Benfica passa dificuldades enormes...É exasperante a falta de ideias q a equipa revela no jogo. Camacho não dá mais q isto...e qd assim é...

Americano acho q Camacho é burro. Adu podia ter entrado muito bem logo de inicio ou logo a seguir ao intervalo. Não entrou. Mais uma vez Camacho demorou uma eternidade a mexer na equipa. Podia ter entrado Adu ou Mantorras...entrou Mantorras e não critico. Mas Camacho devia ter mexido mais cedo ou já ter percebido q este 433 não resulta e aí o Adu deveria ter sido hipótese...

Anónimo disse...

ganhar a Uefa? yeah right...

Luisão e Kats, só dois dos jogadores mais utilizados pelo SLB, a prejudicarem a equipa de forma vergonhosa...queimaram-se duas subs (tb só assim camachito colocou mantorras) e q falta fez luisao no golo setubalense (luis felipe: MAUUUUUUUUUUUUUUUUUU)

resumindo: equipa sem categoria, com duas criancinhas pagas a peso de ouro a armar um 31, um espanhol sem ideias tácticas e um presidente sem pulso para tão grande nau...

com ou sem pegas lá vai o fkp cantando e rindo...

ps: extra jogo, a entrevista do nulo a elogiar o fcp é NOJENTA! elogiar um clube que se pauta por principios daqueles é repugnante para INFELIZMENTE um dos capitaes do GLORIOSO!

João Bizarro disse...

Meu caro Baron, o Nelson foi dos melhores em campo.

Americano, na altura quis e estranhei o facto de não entrar o Adu, mas o Mantorras em 2 oportunidades marcou 1 golo e ia marcando outro.

Não percebo é porquê a insistência no Di Maria. Não tiro o mérito ao argentino mas já vimos que o Adu tem mais maturidade que ele.

Pedro, dos jornalistas já espero tudo. Em algumas jogadas teve de ser o Carlos Manuel a corrigir o gajo que no golo do Setúbal parecia que tinha ganho o mundial.

A prima-dona do Luisão já é tempo de ficar uns joguitos de fora. Pelo menos o Kats respeitou a decisão e foi para o banco.

Depois meus amigos, antes de criticarem o Camacho lembrem-se que sem ovos...
Um dos jogadores mais influentes sai lesionado. 2 dos mais importantes fazem palhaçada... É difícil. Já para não falar das lesões e das baixas de forma de alguns.

PS. meu caro barão, 2 jogos que jogamos com o Setubal foram com as reservas. E mesmo assim num deles empatamos por um golo fora de jogo claro. No outro perdemos por aselhice.
Hoje não soubemos guardar a vantagem e só tenho pena que o golo do Setubal não tenha surgido mais cedo porque estou certo que íamos lá.

Anónimo disse...

Como se admite um jogador como Diego sousa, dizer q não quer regressar...o Benfica é o texas...vale tudo...

a aliar a um plantel desiquilibrado (extremos esquerdos às malgas, direitos: ZERO), um técnico que não percebe q Cardozo sozinho não pode fazer muito...

dois laterais direitos não se aproveita um...

médio direito quem? assis joga para o lado ou maxi pereira? por favor...

Dps o caso de Adu q joga 5 min por jogo, qd joga, e pica o ponto quase sempre...

Além de disciplina, pede-se um defesa direito, um esquerdo, um medio direito e um Avançado Decente.

Pedro disse...

"Depois meus amigos, antes de criticarem o Camacho lembrem-se que sem ovos..."

João mas com ovos qqr um faz uma omolete não é? E a questão é q Camacho tem ovos suficientes e de boa qualidade para fazer omolete mais q suficiente para nos matar a fome...

Não acho q o Nélson tenha estado mal mas continua a revelar muita burrice na abordagem de certos lances...

João Bizarro disse...

Pedro, não falei do plantel mas sim na preparação para este jogo e na forma como ele decorreu.
É um facto que preferia que tivesse entrado o Adu em vez do Di Maria pelas razões que já citei.
De resto nada a apontar...

Diego Sousa, Delgado e Fred... será pedir muito?

PS. Trocava na boa o Luis Filipe pelo Janicio.

Anónimo disse...

Foda-se João, sem ovos??? Um treinador que não usa o Nuno Assis e o Adu e tu dizes-me que não tem ovos??? Que dirias se tivesse que entrar o Luis Paez e o Pereirinha?
O Mantorras entrou (não critico a escolha dele em detrimento do Adu, apesar de não fazer nenhum sentido) porque 2 resolveram andar quase ao murro, porque caso contrário lá iríamos manter os 2 trincos e o Rui longe do Cardozo até cerca de 10 minutos do fim, como sempre acontece. E acho piada desculpabilizar-se o treinador, claro que se fosse o do ano passado a culpa era dele por os jogadores serem indisciplinados, com o Camacho nunca há culpa, deve ser só azar.
Eu fui defensor do Camacho, aquele que tinha "cojones", que esteve cá. Este medroso e acomodado, dispenso bem.

Pedro disse...

A sorte do Camacho é q os lagartos são mesmo muito fraquinhos e o Bento não é melhor...mas se não nos pomos a pau o Guimarães ainda nos moe o juizo.

João Bizarro disse...

Pois é americano, se houvessem 5 substituições...

Os lagartos perderam? Deixa lá ir ver...

É claro que o Record apesar de os lagartos perderem 0-2 tem: "Edinho restabelece justiça no Bonfim", como destaque!

Galaad disse...

Pedro, calma meu!!! Ninguém mais do que eu está desiludido com a carreira do SLB neste campeonato!!! E se o resultado de hoje foi aquele que esperava, já o jogo em si teve incidencias perfeitamente anormais. O que se passou entre o Luisão e o Katso mais não foi do que o reflexo de um desentendimento proprio do jogo. Enervaram-se e pronto!marraram um com o outro!!!
Podem profissionais do SLB fazer aquilo? Não. Não devia ter acontecido? Não. Vai voltar a acontecer? Não. Camacho, goste-se ou não, teve a única medida aceitavel ao tirar os dois.Foi profilático! Com isto, ele ganhou o balneário de forma clara e inequivoca. E a vitoria dele seria completa não fosse o vitoria ter empatado no fim. Ele provou que ninguém nem nada está acima do Clube, equipa e da disciplina.

Quanto aos aspectos tacticos, deploravel. O homem não tem nenhum rasgo, nenhum coelho na cartola, nada!!!! Arrisco-me a dizer que é quase tão mau como o Jesualdo. Podia ter jogado com 2 pdl? Podia. Podia ter metido o Assis ou o Adu? Podia. Mas nenhum dos que ele tinha para hoje lhe/nos dão garantias e sabes que isso é verdade. Falamos do Mantorras apenas e só porque ele marcou, esquecendo-nos que em Donetsk contra um equipa muito melhor ganhamos 2-0, jogando apenas com um pdl!!!

Dadas as circunstancias, continua a ser um mau resultado, mas também nunca vi a ninguem a conseguir fazer uma omolete sem ovos.

Moral da historia: temos mesmo de ir as compras!!!!!!!
Abraço

João Bizarro disse...

Diego Sousa, Delgado e Fred... Será pedir muito?

Ha, e um defesa esquerdo.

É que o Pai Natal anda esquecido...

Anónimo disse...

A verdade é que a desordem vem de cima. Da presidência principalmente. o Benfica está ao nível daquele benfica cujos jogos davam na SIC e que ficava em 6º lugar. Nao há ordem; fala-se mais nas novelas do Vieira do que na Floribella; as pessoas que governam o SLB não querem o melhor para o clube; não se pune ninguém (e cheira-me que este incidente co luisao e katso vai passar impune) e o camacho não é o mesmo da 1a passagem pelo glorioso. Todos dias acordo com uma tristeza profunda ao ver o maior amor da minha vida ser tratado tão mal por aqueles que injustamente mandam mais no clube que os próprios benfiquistas...e não fazem dele grande! Não sei o que vos vai na alma mas eu não acredito nesta equipa, no sucesso dela em qualquer competição nem na competência de NENHUM dos profissionais extra-jogadores. Não adianta falar em título nem em nada disso. neste momento temos 2 jogos das nossas vidas...alvalade com o sporting e guimarães com o vitória! onde já se viu estarmos a lutar pelo 2º lugar e a sermos ameaçados por clubes recém-promovidos

Anónimo disse...

"Pois é americano, se houvessem 5 substituições..."

Não seria necessário se o 11 inicial fosse um 11 para ganhar e não para segurar o Setúbal. É preciso um desenho para ele perceber que o Rui não pode jogar atrás do Cardozo e que o Maxi não é médio direito??? O Rui já fez o favor de dizer, mas nem assim percebe.
O problema não é o plantel, o treinador não está a tirar todo o rendimento dele, nem coisa que se pareça. Consegue vulgarizar o Cardozo com a merda do esquema que impõe, desgasta o Rui, salienta as limitações do Maxi, e nem consgue aproveitar minimamente as 2 jóias que tem (Adu e Di Maria). Com um plantel destes o Paulo Bento estava a lutar taco a taco com o Porto, pelo menos...

Anónimo disse...

1º, e voltando um pouco atrás na semana, eu pessoalmente não acho que o Nuno Gomes tenha dito nenhuma anormalidade... Disse que no Benfica o Lisandro tinha sido dispensado ao fim de seis meses (e até podemos acrescentar ao Lisandro o Tarik) e é bem verdade. Pode é custar a ouvir... mas não deixa de ser verdade. ( O Bergessio, bom ou mau, já foi posto a andar, e quantas oportunidades teve? 2? 3? em 6 meses...).
Quanto ao jogo de hoje... espero que aqueles dois levem com uma valente multa (não peço que fiquem de fora, pq fazem falta à equipa). A ideia com que fiquei, foi que o Luisão reclamou com o meio-campo pela deficiente marcação, que fez com que surgisse um jogador isolado... mas isso foi o que me pareceu... O que é q acham? (Eu sempre achei que este meio campo defende muito mal... e já não é só desta época).
Quanto ao resto do jogo... muita posse de bola e no entanto muito pouca objectividade, jogo colectivo, etc, etc... o costume.
Mais uma vez o Adu a aquecer o banco... gostei do Nélson... o Cardozo coitado não pode fazer nada, parece um pobre coitado sozinho e abandonado... Rui Costa, pela entrega e disponibilidade, simplesmente o melhor em campo! Camacho: merda pá! Acorda!

Anónimo disse...

A solução não é contratar...é ir á equipa de juniores e promover putos que sintam a camisola do Benfica...para que não aconteça o que aconteceu ontem...cada um rema para o seu lado, desrespeitando o clube, a própria equipa e acima de tudo os adeptos. Independentemente de quem seja espero que haja um castigo exemplar. Quanto ao jogo pouco ou nada há a dizer, que foi quento o Benfica jogou.
PS. Quase um mês de férias e estão mais cansados que em 2007.

Pedro disse...

galaad eles não se desentenderam apenas...eles estiveram quase a chegar a vias de facto. É gravíssimo. Pelo menos para mim é. Há valores muito superiores à simples conquista dos 3 pts. Como disse Camacho esteve bem e espero q continue, neste aspecto, a estar bem.

Qt ao resto e de acordo com a tua opnião diz-me como é possivel ter calma. Não é q eu esteja nervoso...tou sim é sem paciência, farto desta história q se repete vezes sem conta. E o q vejo qd passo pelas páginas da net dos jornais? O Vieira a dizer q o Veiga vai engolir as palavras...

Estamos a reinar?
Estavamos a 7 pts do primeiro lugar, afastados da Champions e da Taça da Liga , sem fazer um jogo q deslumbre e o gajo continua com estas tiradas?!!!?

Já não chega?

Pedro vagoos tb me pareceu q o Luisão reclamou com a falta de cobertura do meio campo, mas tb já ouvi dizer q foi da perda de bola do Kats. Essas reclamações são normais, os grs fazem muito isso, o q se passou a seguir é q não é normal nem aceitável.
Este meio campo do SLB é macio e com um Petit em baixa de forma ninguem faz pressão, ninguem imprime ritmo. É por isso q Binya faz muita falta neste momento. Petit, Kats e Rui Costa não podem jogar juntos no meio campo. Desta forma não podem.

1234567vv disse...

Vamos por pontos:

1) Katsouranis e Luisão: Podiam ter inclusive ter sido expulsos pelo Paraty. Camacho fez o que tinha que fazer. Os minutos seguintes dos 2 meninos foram de nervos à flor da pele e a equipa ganhou calma com a sua saida.

2) Lateral Esquerdo: Miguelito era uma valente merda. E custa-me dizer isso pois tinha muitas esperanças. Mas no Benfica sempre que foi chamado a jogar só fez asneira. Luís Filipe e Nelsón fizeram bem o papel. Qq um deles foi superior a qq exibição de Miguelito.

3) O 4-3-3 que utilizamos manietou o jogo do Setúbal. Funcionou bem... muito bem enquanto Rodriguez esteve em campo. O Setúbal só aparece no final da primeira parte.

Até agora só vi uma equipa "dominar" o Setúbal assim... e foi uma dominação muito DOURADA. Tão dourada que o senhor CARALHAL até pediu desculpas no final pela exibição.

4) Marcamos um golo mais que merecido. É verdade que o jogo estava equilibrado na altura... mas muito por culpa de Katsouranis, Luisão e ESPECIALMENTE PARATY.

5) Concordo totalmente contigo quando falas de PARATY. Foi um jogo típico desta besta. Ele é especialista no jogo das faltas a meio-campo. A segunda-parte qq toque é falta para o Setúbal, mas para o Benfica eram preciso placagens. Isso motiva quem defende e fode quem tem o controlo do jogo.
E se protestam, amarelos. Como aconteceu a Rui Costa e Rodriguez.

6) O Benfica seguraria o jogo se tivesse voltado a um 4-3-3. Mas estava em 4-2-4 e com substituições esgotadas.

7) "Luis Filipe deixa-se comer de forma quase amadora por Edinho"...
Por favor... esta não. O Lateral direito é que cobre o ponta-de-lança na pequena área? Onde estava David Luiz? Onde estava Edcarlos?
Luís Filipe recuperou muitos metros para tentar cortar um lance onde os 2 centrais estão a milhas. Que culpa tem ele que Paraty não veja uma falta sobre Mantorras? Que culpa tem ele que o meio-campo esteja completamente descompensado? Que culpa tem ele que Pitbull faça um centro totalmente livre? Que culpa tem ele que Edcarlos esteja no 1º poste a marcar Ninguém?


Vê bem as imagens e percebes que quem é comido é Edcarlos (Edinho vem das suas costas) que não sabe se marcar o que está ao primeiro poste ou o segundo.

Abraço,

V.

dezazucr disse...

Podem dizer o que quiserem e até concordo que Camacho é burro tácticamente e raramente tem um rasgo. Mas a verdade é que não tem opções de jeito.

Criticas a ala direita que ele põe a jogar, mas quem mais é que ele tem para colocar? Quem? Com o Nélson na esquerda (que até esteve bem) não havia mais o que fazer.

Mantorras ia entrar de qualquer forma. Agora a verdade é que quem f... o jogo foi o Luisão e o Kats que deveríam ficar uns joguitos a pensar na vida. As substituições muito provavelmente não seríam essas e poderíamos ter aguentado de melhor maneira o meio campo e a vantagem.

Agora verdade verdadinha é que dos 8 primeiros não ganhamos a um.

E o "aleijadinho" continua a precisar de muito pouco para marcar um golo.

Anónimo disse...

Deza, não havia? Que tal recuar o Maxi para lateral, o Rodriguez jogar à direita, e o Di Maria à esquerda? Ficas com 2 extremos puros de ataque para servir o Cardozo, ganhas uma ala direita que se conhece muito bem, rentabilizas ao máximo o pouco que o Maxi pode dar, e o Rodriguez já jogou muitas vezes na sua carreira naquela posição. Parece fácil, não?
Vermelhovzky, a ti digo-te o que diria ao Jaco se escrevesse um texto semelhante, essa conversa já enjoa. A equipa joga mal, temos 2 jogadores quase à chapada, mas parece que tudo é culpa do Paraty. Sim, ele apitou mal, mas nós objectivamente não merecemos ganhar, marcámos num golo caído do céu, e depois sofremos porque a equipa estava desequilibrada por CULPA PRÓRPIA, não por culpa do árbitro, não foi ele que obrigou o Camacho a tirar o Luisão e o Kat. Mas pronto, já sei que tudo se faz para branquear os erros de Camacho.

dezazucr disse...

Ó Americano, o Di Maria? O Di Maria raramente dá uma para a caixa. Ainda é muito miúdo e esse é o problema que muita gente não consegue ver, um miúdo consegue fazer um bom lance no jogo aos 15m e depois fazer outro só aos 85m. Da mesma forma como até é capaz de fazer um bom jogo hoje e apenas repetir daqui a 2 meses. Se queres que te diga, até concordo contigo com o Adu, mas o Di Maria é demasiado inconsequente. A verdade é que escasseiam os bons jogadores no Benfica. Promessas até as há. Bons jogadores, só o Rui, o Petit, o Léo, o Rodriguez, o David, o Luisão, o Kats e o Quim. O que é manifestamente pouco, dado que metade deles tem passado boa parte do tempo lesionados.
Quando voltam de lesão é normal que demorem a entrar no ritmo. Vê por exemplo as exibições de Petit, e mais crítico, Luisão.
Não temos extremos direitos (e não me venham falar em adaptações - e o Rodriguez está bem onde está) e avançados só temos o Cardozo (ainda em adaptação) - digam o que quiserem, mas o Nuno já fede e não é de hoje.
Alternativas para Rui Costa?!? Nada, tirando o Adu, que embora tenha fé nele, ainda deve estar muito verde - gosto dele, mas é um facto.
O Camacho é burro, isso nunca o neguei, mas a verdade é que a equipa tem estado sempre a ser remendada este ano.
Houvesse um planeamento sério e alguma exigência quando se vai às compras ao invés de comprar merda às paletes para agora ter de despachar tudo à pressa e aos pontapés e não estaríamos como estamos.
O problema do Benfica é que continua ano após ano a dar tiros nos pés. E tiros óbvios que toda a gente vê. Só não vê quem não tem olhos na cara ou não quer. E parece-me que esta direcção não quer ver.

Para além de falarem pra c$%$&lho, pois se falassem menos para os jornais e jogassem mais em campo havería mais paciência.

Se o Nuno Gomes quiser que vá lá para cima para ver quanto tempo durará a paciência deles a ver quanto tempo demorar a fazer-lhe uma espera ou a riscar-lhe o carrito!

Todos têm culpa, não se safa um.

Anónimo disse...

vernelhovsky, parece que tu é q tens de ver BEM as imagens do golo do setubal pois ao contrario do que dizes a responsabilidade do golo está totalmente no luis filipe que, esse sim, é que se deixa antecipar amadoramente como mt bem o Pedro disse, ao Edinho. Aquela bola era para ele cortar para canto, mesmo assim conseguiu ser ultrapassado pelo Edinho em antecipaçao! Alem do mais o centro do Pitbull é para o 2º poste e nao para o centro da defesa onde estavam la o Edcarlos e o David Luiz, simplesmente a bola vai para fora do alcance dos nossos centrais e é metida ao 2º poste onde o Luis Filipe se enterra todo mais uma vez!

Como vcs ja devem ter visto varias vezes o Luisao costuma refilar com os colegas qd ha lances em que os colegas perdem estupidamente a bola e da azo a contra ataques da equipa adversaria. Para mim, foi isto que aconteceu de novo mas o katsouranis nao deve ter gostado do que ouviu e mandou vir com o brasileiro. Mas a verdade é que o golo do setubal começa na perda de bola do katsouranis a meio campo e, como é habito nele, correr nem pensar... deve ter sido isso q irritou o Luisao. Alias eu mesmo fico possesso com a complacencia com que o katsouranis anda a passo pelo relvado qd em determinadas jogadas, principalmente defensivas, devia e podia por as pernas a correr. Vê-se mt bem o gajo a perder a bola ontem em setubal e dps nem se procupa em recuperar, nao digo para ir desalmadamente atras da bola pois ela ja estava longe mas para recuperar a posiçao no terreno de jogo pq era sua obrigaçao e alem disso ficariamos com mais uma unidade a defender no seu devido lugar caso a jogada nao desse em nada e podermos partir para o ataque. Correr, o katsouranis? 'Ta quieto!

Anónimo disse...

Deza, se o Adu está "verde" é porque o treinador ainda nem 400 minutos de utilização lhe deu. Mas se para ti a verdura é mais importante que a utilidade dele em campo, é a tua opinião, para mim se o Camacho tivesse integrado o Adu e o Di Maria como deve ser, neste momento teria mais 2 opções de luxo ao seu dispor, assim tem 2 putos perdidos e com poucos minutos no seu devido lugar. Sim, porque quer um quer o outro jogaram mais tempo fora da sua posição do que na sua posição ideal, mas isso parece ser fetiche de Camacho, vejam-se os casos de Rui Costa e Maxi. O primeiro só falta fazer-lhe um desenho para o treinador perceber onde ele rende.
Mantenho o que disse, o Paulo Bento com um plantel muito inferior ao Camacho não está a fazer uma época pior, e nem sequer o considero um grande treinador.

Pedro disse...

Vermelhovszky o nosso 433 manietou o jogo do Setubal aceito. mas e depois disso? Q resultados ofensivos obtivemos disso? Q fio de jogo demonstramos? Q dinamica de jogo tivemos? Nada. Rigorosamente zero. Oportunidades de golo? Zero.

O lateral direito tem q cobrir o segundo poste qd o ataque do adversário se processa pelo nosso lado esquerdo. É elementar.

Um treinador q dispoe no banco como alternativas jogadores como Nuno Assis, Mantorras, Adu, Di Maria, Edcarlos...e falam-me de falta de ovos?

Não brinquem comigo...

Alexandre disse...

Sim pedro, o paraty fez uma arbitragem subtil, mas o mais subtil foi acabar o jogo daquela maneira. Se fosse ao contrario já tinhamos aqui o postzito "Basta" ou "Estou farto" do costume.

Anónimo disse...

Bem, vocês ainda chamam 4-3-3 a este modelo de jogo? Não será antes um 4-5-1?
Já estou a perder a paciência com o Camacho. Se quer jogar com 5 médios que vá treinar o Málaga ou o Rayo Vallecano!
Soluções para segurar o 2º lugar?
Vender o Luisão, Katsouranis e Nuno Gomes.
Arranjar um director técnico que perceba de futebol.
E por o Camacho a jogar ao ataque!!

Pedro disse...

Alexandre só te respondo pq ao contrário do outro teu alter ego me mereces respeito mas, acredita, já não tenho paciência para tanta estupidez. Esse tipo de boca é mesmo tipica de jacos e afins. É por isso q eu acho q vocês são a mesma pessoa...

Se achas mesmo q o q dizes tem ponta por onde pegar então só me dás razão na minha falta de paciênca para a mesquinhez e incompetência no futebol português...

john o problema é mesmo esse..é q Camacho transforma o 433 num 451...é q os alas não dão qqr apoio ao ponta de lança. Não faz sentido.

Anónimo disse...

Tenho que estar plenamente ao lado do Pedro, e salientar a sua coerência, coisa que falta a alguns que o ano passado quase crucificavam o FS por não usar os "brilhantes" Manú, Paulo Jorge, e João Coimbra, mas este ano falam de falta de banco quando tem lá o Nuno Assis e o Mantorras (decisivos no nosso último título), e o Di Maria e o Adu (só 2 dos melhores jogadores do último mundial sub-20). Isto numa convocatória onde faltavam Nuno Gomes e Bynia. Ainda ontem vi imagens dum jogo do Barça e lá andavam em campo o Gio dos Santos e o Bojan Krikic. O Rijkaard não percebe nada, venha aprender com o Camacho como se gere a carreira de diamantes com 18 anos...
Quanto ao esquema é óbvio que um 4-3-3 com o Maxi a extremo não funciona, para isso teriam que transormar num losango (já tenho saudades, serei o único?) mas com 2 jogadores de ataque. É que com este pseudo-esquema, além do mais, queima-se um activo de 9 milhões de euros que é pessimamente servido, como toda a gente vê, ou melhor, todos menos o Camacho.

Anónimo disse...

4-3-3 é do Porto, onde se vê o Quaresma e Tarik encostados ao Lisandro e com o apoio do Lucho e Meireles ficando o Assunção a resguardar a defesa.
Agora, esta mer.. de sistema onde fica o Cardozo sozinho lá na frente e depois temos o Rui, Petit, Kats, Maxi e Rodriguez todos juntinhos no meio campo é completamente ridículo! Se é para continuar assim podes ir embora Camacho.
E olhem que prefiro o 4-3-3 ao 4-4-2. Mas este modelo de jogo do Camacho (deve ser a única equipa do mundo a jogar assim) é mesmo nojento.
Também acho que o Camacho tem plantel para fazer muito melhor, mas não acho que este seja superior ao do ano passado. Podemos ter um banco melhor, mas o onze titular é nitidamente mais fraco! O Simão e o Miccoli eram dois jogadores que podiam resolver um jogo em qualquer momento.

Pedro disse...

Americano o losango com Camacho?

O losango é a tactica q mais trabalho dá pois implica muita rotina de movimento e compensações por parte dos elementos do losango e laterais. Se Camacho num simples 433 não consegue dar apoio ao ponta de lança pedir-lhe para usar a táctica do losango é pedir o impossivel...

Anónimo disse...

Sim Pedro, o que digo é que com este plantel, tirando o Di Maria que me parece um puro extremo esquerdo, o ideal talvez fosse jogar em losango com Petit/Bynia no vértice mais recuado, Rodriguez a interior esquerdo, Kats/maxi do lado direito, Rui/Adu/Assis no vértice mais adiantado, e 2 avançados, Cardozo/Nuno/Adu/Mantorras e quem sabe o prórpio Di Maria.
Não estou à espera desse milagre, com Camacho já fico contente quando andam lá 2 gajos na área, especialmente se 1 deles for o Adu :)

Alexandre disse...

Pedro não percebi muito bem, mas deixa estar, continuem com os vossos debates tácticos.
Há dias em que é muito fácil para nós, adeptos do FCP, vir aqui mandar umas bocas e gozar. Mas não gosto disso. Prefiro quando vocês estão todos entusiasmados e empolgados na luta pelo titulo (?).
Retiro-me. Com licença.

Anónimo disse...

Não é precio dizer com quem temos que correr para fora do Benica, pois não? Imediatamente e a pontapé!

No tempo em que o Benfica era Benfica jamais esta rebaldaria sucedia. E não me estou só a referir ao jogo de Sábado. O que se passou (em todos os aspectos) não é senão uma continuação da bandalheira desportiva em que andamos desde qu o vendedor de pneus e de banha da cobra veio para o clube.


Já passou a hora da conversa e das (pseudo)explicações. Temos que correr com o cabrão do andrade nem que seja a murro.

Anónimo disse...

Realmente chegamos a uma situação insustentável: a melhor forma de dispor os jogadores do Benfica que temos em campo é, CLARAMENTE, o 442 losango. Mas CLARAMENTE CLARAMENTE. Não há dúvidas acerca disso. O que se passa é que, de facto, o sistema necessita de muito treino, ou seja, obriga o treinador a ser mais do que esforçado e a ter de saber mais de futebol do que apenas dizer que vai "salir a ganar". Neste aspecto, percebe-se que FS sabia (e sabe) mais de futebol num dedo do que Camacho no corpo tudo, mas enfim, não comparemos mais os dois, que já chega.
Camacho poderia aproveitar esse trabalho deixado por FS, que ainda está na rotina de vários jogadores. Um especialmente: Katsouranis. O homem não é um trinco. Expliquem lá isso ao El Gordito. O kats é um «8». Em losango, seria o interior direito. Rui Costa não pode jogar apenas com um ponta de lança à frente; Maxi não é extremo direito, Nuno Gomes e Cardozo não podem jogar sozinhos na frente, têm de jogar os dois juntos, Adu precisa RAPIDAMENTE de minutos, seja como «10», seja como segundo ponta de lança, Di María tem de jogar na sua posição, que é de extremo esquerdo, como alternativa ao 442 losango, quando o jogo pedir que se estenda mais o jogo. O Benfica tem um plantel para muito mais do que tem feito. De quem é a culpa?

Já agora: se o que se passou no Bonfim, fosse com FS, meu deus, a conversa que não seria sobre a ser frouxo, não ter mão na equipa. Camacho, que todos elogiam especialmente por ter mão no plantel, ser aguerrido e trabalhador - afinal as suas grandes armas - pelos vistos nem isso já consegue. Depois arma-se em disciplinador e tira os jogadores de campo, mas... não era suposto que aquilo não acontecesse?
Pela estabilidade, quero que Camacho continue, mas digo-vos uma coisa (espero estar enganado): Camacho não é treinador para o Benfica.

Anónimo disse...

Não adianta Starblade, já há benfiquistas a considerar normal o que aconteceu no sábado. O multazita para o Kats, outra para Luisão e fica todo resolvido.
Este "Benfica" precisa de uma terapia de choque:
1º Vender Luisão, Kats, Nuno Gomes e mais algum que não está aqui para trabalhar ou que sinta adimiração pelo porto.
2º Expulsar o LFV, no fim da época para dar tempo a criação de um lista com créditos (assim de cabeça só estou a ver o Fernando Seara).

Pedro disse...

Ricardo a minha grande duvida é se essa estabilidade (??) trará algo de positivo....é q segundos lugares não me enchem a barriga...

Alexandre não percebeste? Acho q é bastante óbvio: Achas mesmo q o lance q referes merece relevo???

Anónimo disse...

John, 2 coisas q n posso concordar:
1- O Nuno Gomes sente o Benfica, a frase pode ter sido mal interpretada, mas é um capitão corajoso e que ama o clube. Jogadores desses devem acabar a carreira no clube, e não ser corridos;
2- Seara??? Tás a brincar? Esse tótó nem num programa televisivo consegue defender o clube, quanto mais no mundo selvagem do nosso futebol!

Eu pela estabilidade também defendo que os treinadores devem ter no mínimo uma época para mostrar resultados, mas o trabalho de Camacho deixa muito a desejar. E se é para pôr sempre os mesmos, joguem bem ou mal, então por mim pode voltar para Espanha no próximo avião. Posso estar a dizer um tremendo disparate, mas gostava de ver o Daúto Faquirá no nosso clube, com um daqueles adjuntos tipo Mozer, Paneira, Álvaro, alguém que conheça e transmita a mísitca benfiquista e organize este grupo. E juntar um director desportivo obrigatoriamente com um background benfiquista.

Anónimo disse...

John, o que me inqueta é que as eleições são só em 2009 e em Outubro.. Ou seja mais duas pré-épocas preparadas pelo vendedor de pneus e de banha da cobra. E eestamos num caso onde mudar de Director Desportivo não basta, o vendeedor de recaucchutados insistirá em meter o nariz tal como durante a época do Veiga e escafoder tudo.

Isto só lá vai com eleições; assembleia para explicações será sempre pouco, palavras leva-as o vento, mas os canecos ficam nas vitrines. E estou farto de tantas palavras demagógicas para tão poucos resultados.

E já agora parabéns ao orelhas por ter dado instruções para cagarmos na Taça da Liga, uma das poucas coisas que poderiamos ganhar esta época.

Anónimo disse...

Americano,

haja alguém que se lembra do Daúto. Já pensei nisso também. Concordo em absoluto. E também dou espaço a que isto possa se rum perfeito disparate, e ele vir a revelar-se um treinador de equipas pequenas, mas há algo nele, não há? Parece estar ali um treinador capaz de dar o salto para um grande, ambicioso, conhecedor. Com um adjunto benfiquista (eu chamaria Mozer) podíamos ter umanova visão para o Benfica. Gente jovem, que quer mostrar serviço, benfiquista e sem medo.

Nesse caso, eu abdicaria da minha ideia de estabilidade (?) e veria com bons olhos a preparação de uma nova época, começando já. Mas sejamos racionais: mais teimoso do que Camacho, é Vieira. Então alguma vez ele agora despediria Camacho? Vai ficar com Camacho até o espanhol decidir ir embora ou, pelo menos, até ao final desta época.

Anónimo disse...

Americano, eu também já tou farto do Camacho:
Belenenses-Benfica: jogou o seu onze base, foi a pior exibição da época e perdemos.
Benfica-Estrela: Voltou o onze base e outra exibição horrivel. Na 2ª parte, joga num 4-4-2 puro, onde o Benfica finalmente consegue jogar um futebol ofensivo e rápido.
Setubal-Benfica: volta o onze maravilha!
FDX!! Só uma azelha tropeça duas vezes na mesma pedra! Quanto mais tropeçar 3 vezes!
É assim tão dificil ver que o Maxi não é médio direito? Que o Luis Filipe não é jogador para o Benfica? Que o Rui Costa não é 2º ponta de lança?
Agora já há uns 15 anos que estamos fartos de mudar de treinadores e os resultados são os mesmos (fomos campeões sem brilho com o Trapp) por isso a culpa não pode ser só do Camacho.
Em realção ao Seara, acho que estas a julga-lo mal. Devido ao seu cargo, não pode cair ao nivel do azias. Depende do voto de muitos portistas e sportinguistas para continuar nas suas funções.
Agora não podes negar que o homem conhece muito bem o Benfica, ama o clube, e se consegue gerir uma Câmara como a de Sintra, não consegue gerir o Benfica?
em relação ao Nuno Gomes, tenho a minha opinião formada sobre ele há muitos anos e não vou muda-la.

Starblade, eu digo esperar até ao final desta época porque não estou a ver ninguem para pegar no Benfica neste momento e nestas condições.

Anónimo disse...

"Agora não podes negar que o homem conhece muito bem o Benfica, ama o clube, e se consegue gerir uma Câmara como a de Sintra, não consegue gerir o Benfica?"

John, acho que deve ser mais fácil gerir todas as câmaras do país ao mesmo tempo do que o Benfica! A imprensa quer lá saber do que se faz em Sintra ou em qualquer outra câmara!

Pois a minha opinião também não muda, o Seara é um banana autêntico, um políticozinho que se move bem, apenas isso. Seria daqueles que seria comido pelo Pinto da Costa e ainda lhe dava beijinhos. E sei que ele já trabalhou no mundo do futebol, e a fama que ele tem é muito negativa mesmo.

Ricardo, óptimo, já somos 2 para levar o Daúto à Luz. Eu também acho que há ali alguma coisa, parece-me uma versão bem educada e menos agressiva do Mourinho :)
Da famosa "nova vaga" que incluía Couceiros, Luis Campos, e afins, ele parece-me realmente o único que tem a tal estrelinha. Talvez lhe falte um discurso mais duro, mas não quer dizer que não o tenha no balneário, mas com o Mozer ou outro "durão" como adjunto, penso que podíamos ter uma dupla de sucesso. E por pouco significativo que pareça, também gostava de ter um treinador com um discurso inteligente, que não passa o tempo a dizer que jogámos bem, que tivemos azar, que só não ganhámos porque não marcámos, e restantes banalidades que já enjoam.

Anónimo disse...

"E por pouco significativo que pareça, também gostava de ter um treinador com um discurso inteligente, que não passa o tempo a dizer que jogámos bem, que tivemos azar, que só não ganhámos porque não marcámos, e restantes banalidades que já enjoam"

Vamos buscar então o Manuel Machado! :)
Agora fora de brincadeiras, também apoio o Faquirá. Até acho que já tínhamos falado nisso no post Benfica-Estrela.

Pedro disse...

Por acaso tb gosto do Faquirá. Não só pelo bom trabalho q está a fazer no Estrela, ali sim não há ovos nem dinheiro para aventuras, mas tb pela sua postura. Os discursos após os jogos são sempre com grande elevação e postura e, muito importante, de quem sabe do q fala.

Mourinho tb não era nada antes d evir para o SLB e agora é o q é. Estes jovens treinadores só poderão comprovar se são bons ou não treinando grandes clubes. Não me assustava essa aposta, nem no Cajuda de quem tb gosto muito.

Faz-me confusão irem buscar um Koeman por exemplo e não apostarem em treinadores destes.

Anónimo disse...

Sim, ele já tinha merecido aqui alguns elogios nessa altura, e ainda ontem goleou o Guimarães e nao teve problemas nenhuns em admitir que tiveram sorte, se fosse outro punha-se logo em bicos de pés a dizer que era o maior. E nunca o ouvi queixar-se que não ganha porque não tem jogadores, conhece as limitações do Estrela, e é com elas que faz o seu trabalho. Mostra que ainda é possível fazer omoletas quase sem ovos...

Anónimo disse...

Também gosto do Cajuda, é louco mas os resultados aparecem, e também tem um discurso que quebra a monotonia, apesar de menos ponderado e sensato que o Daúto.

dezazucr disse...

442, 433! tá tudo doido.
O ano passado crucificava tudo o FS pelo 442. Este crucificam o camcho por não usar o 442.
Eu quero mesmo é ganhar. Por mim até pode ser 235 q também dá.

Quando não se ganha, consegue-se discutir tudo.

Basicamente estamos praticamente com a mesma m... de performance q tinhamos o ano passado (com menos umas goleadas na pá) e os anteriores, pelo continuamos na m... Temos de melhorar e começar a ter ´séries decentes de vitórias, independentemente da táctica.

Anónimo disse...

O Cajuda é um bom treinador, com a tal loucura que traz um ar revigorante a este campeonato, cheio de boçais certinhos, com manias de grandes treinadores, quando não passam da mediocridade. No entanto, não acho que Cajuda pudesse ser o treinador ideal para o Benfica. É um treinador que trabalha bem equipas médias, mas parece-me que se tivesse muito mais do que tem, se deixaria levar pelo excesso de qualidade e não saberia fazer funcionar um plantel desse tipo. Não nos esqueçamos que leva muitos anos de campeonato, tem hábitos adquiridos com esse tipo de equipas. Parece-se bastante com Manuel José, qualidade, mas sem o "golpe de asa" para liderar uma equipa de top. Como é evidente, é a minha opinião. Talvez se lhe fosse dada a oportunidade de treinar um grande, conseguisse desmentir-me.

Quanto a Daúto, vejo que afinal já somos (só aqui no blogue) quatro a concordar com a vinda dele para o Benfica. Pensei que fosse mais controversa a escolha. Como provavelmente nunca chegará ao Benfica, teremos tempo de comprovar esta nossa aposta quando ele treinar o FC Porto...

Anónimo disse...

Deza, não generalizes, muita gente aqui, entre as quais eu, defendia o sistema táctico do losango, e continuo a defender, e goste-se ou não do FS ele sempre foi dos treinadores que melhor o montou.
O que se está aqui a discutir é que toda a gente viu (menos o treinador) que esta equipa não pode jogar com um avançado perdido no meio dos centrais, sem ninguém perto dele, porque depois quase não se criam oportunidades de golo, e sem elas não se ganham jogos. E ele insiste no mesmo erro todos os jogos, com os resultados que se conhecem.

Anónimo disse...

Ricardo, eu acho que o Daúto mais rapidamente treina os lagartos que os andrades, encaixa-se melhor porque ainda deve ser muito acessível financeiramente, o que dá jeito aos falidos, e é demasiado bem educado e correcto para encaixar a cassete lá de cima.

Anónimo disse...

"E ele insiste no mesmo erro todos os jogos, com os resultados que se conhecem."

O problema está aí! É por isso que é essencial a presença do director desportivo. Da mesma maneira que o treinador corrige os jogadores, tem que haver alguma "entidade" que chame a atenção ao treinador.
Agora, como o Deza disse, que seja em 4-4-2, 4-3-3 ou 3-4-3 o que importa mesmo é ganhar! Não gosto do losângulo (não conheço nenhuma equipa de topo que joga nesse sistema) mas não tinha problema nenhum em ver o Benfica a utiliza-lo se fosse sinónimo de vitórias.

Anónimo disse...

Não tenho nada contra o Daúto (até acho efectivamente que ele tem bastante potencial...), nem contra o cajuda (embora ache que este já é um bocado lírico demais...), mas, já que falam nestes com um adjunto tipo Mozer ou álvaro - porque não o Mozer ou o álvaro para treinadores??? É que meus amigos... adjuntos conhecedores do SLB sempre tivemos (neste momento temos o Chalana)... o problema não esteve nunca no adjunto.

Anónimo disse...

john,

a questão não é tanto de gosto, mas de adaptar um modelo aos jogadores que tens. Olhando para os jogadores que existem no plantel, claramente o losango é o que de melhor forma consegue retirar as qualidades de cada um, fazendo o «11» mais forte. É só isso. Se comprarmos um médio mais forte nas transições, que defenda e ataque de forma consistente e um verdadeiro extremo direito, aí já vários outros esquemas tácticos poderão ser utilizados. Até lá, o 442 losango é o mais correcto. Camacho continua sem entender isso. Até quando? pergunta-se...

Anónimo disse...

1- Desde que os andrades que tomaram conta do clube expulsaram o grande benfiquista álvaro que nunca mais ganhamos nada.

2- Tmb gosto do Faquirá, mais pela postura (não vem com a convera dos árbitros quando perde contra o Benfica como outros fazem) do que pela parte técnica, a qual desconheço. Mas não tenham duvidas ele é bem educado e entrava logo em conflito com o carroçeiro vendedor de areia para os olhos.

João Bizarro disse...

Então vamos lá à comparação com a época passada:

pela negativa:
- Temos menos 3 pontos (29 contra 32);

- Estamos a 9 pontos do 1º lugar, contra 8 o ano passado;

- Marcámos 26 golos (vs. 30)

Pela positiva:
- Estamos em 2º lugar com 3 pontos de avanço sobre o 3º, quando na época passada éramos 3ºs a 1 ponto do 2º;

- A defesa melhorou: 9 golos sofridos, melhor defesa do campeonato, contra 13 golos sofridos e 4ª melhor defesa do campeonato passado;

- Nunca sofremos mais de um golo num jogo.

Não entro nesse negativismo em que muitos já entraram. Se é certo que não gostei do que se passou e acho que o treinador também tem culpa nos maus resultados, por outro lado a equipa é nova (e jovem) e sairam jogadores muito importantes. Temos lá jogadores que são uma anedota e precisam de substituto urgentemente.

Noutros sectores estamos fragilizados.
Se entrarem os 2/3 jogadores que eu espero que entrem (mas jogadores de qualidade e não remendos de ultima hora) só temos que seguir trabajando.

Tanto benfiquista que aqui anda, será que nenhum votou no Vieira?

Alexandre disse...

Só um reparo, o daúto não virá para o fcp. Pela logica dos ultimos anos, a seguir a um português com sucesso vem um del neri ou um adriaanse.

Pedro disse...

Deza muitos refilaram com Santos por causa do losango mas neste blog sempre defendi o losango. Aliás já o repeti esta época: é a táctica q mais gosto.

As criticas mais duras q fiz ao Santos foi a q ele não deu tempo de jogo a outros jogadores espremendo ao máximo os 13/14 jogadores q utilizava esgotando os jogadores fisicamente, e o losango é uma táctica muito exigente em termos fisicos.

Anónimo disse...

joão,

já vi essa contabilidade noutro lado, e está errada. Não somos a melhor defesa do campeonato.

Ser negativista não é, necessariamente, mau feitio. Pode ser apenas um acto racional que surge como conclusão de uma observação à realidade. O que a equipa demonstra em campo é pouco, muito pouco. Até agora, fazendo a comparação por resultados, como fizeste, não há um grande desequilíbrio, mas nota-se, primeiro, que a equipa tende a desevoluir, porque Camacho não sabe mais, segundo, a equipa nem um bom futebol faz, predicado que vimos satisfeito em boa parte da época passada. Claro que podemos dizer que somos todos optimistas eque vamos ganhar a Taça Uefa, mas... se a equipa nem uma única ideia de jogo demonstra em 4 meses de futebol, vai desconri-la(s) nas competições europeias? às vezes, vejo falarem nisso, falam que já que o campeonato está perdido, que ganhemos a UEFA. Parece que pensam que o Benfica vai ter outro treinador na Uefa. Se esta equipa joga de forma medíocre contra o Setúbal, por que razão jogará d eforma genial contra um Bayern de Munique?

Anónimo disse...

João, da minha parte digo-te que não votei, mas não tenho problemas nenhuns em admitir que teria votado no LFV, e continuo a reconhecer-lhe méritos em algumas áreas.

Quanto à discussão táctica, eu sou um fã do losango, quando bem exectuado pemite que a equipa se torne quase um rolo compressor. O Porto de Mourinho fez jogos soberbos nessa táctica, em que os adversários mal respiravam. E a táctica do Milão, que á fantástica, em certas fases do jogo desdobra-se duma forma semelhante. O próprio Sporting conseguiu disfarçar muitas lacunas de plantel usando superiormente essa táctica, e foi graças a ela que vimos o melhor Simão de sempre, era um jogador desperdiçado colado à esquerda, não que ele não jogasse bem (isso faz em todo o lado), mas porque não permitia toda a amplitude do seu futebol. Mas como já se disse aqui, é uma questão de adequação, se em vez do Maxi tivesse o Quaresma, provavelmente eu defendia um 4-3-3 com ele e o Di Maria a servirem o Cardozo.

Anónimo disse...

Qual merdangulo qual carapuça. 4x2x2 clássico com extremos. Nao quero é cá merdas de 4x3x3 que na realidade são 4x5x1 mal disfarçados.

Nós atacamos, os outros é que têm que se defender. Há extremos no plantel, ponham-nos a jogar nos lugares onde remdem.

Anónimo disse...

Este teclado é uma merda completa, desculpem lá os erros.

Anónimo disse...

para um 442 clássico precisas de um médio que saiba defender e atacar com a mesma intensidade, precisas de extremos que saibam fechar, nas transições defensivas, precisas de atacantes que pressionem, que não deixem respirar o primeiro homem adversário a ter a bola. Esse sistema é um meu preferido, mas só funciona com muito trabalho e jogaores muito específicos e com muita qualidade. A equipa que demonstra que esse sistema funciona é o Manchester United. Futebol fabuloso, com um jogador que cresce e sabe hoje fazer esse trabalho com grande qualidade - Anderson. A posição desse médio mais ofensivo é a chave do sistema. Ninguém no Benfica tem essas características.

Quetzal Guzman disse...

Pedro, compreendo a tua fúria e revejo-me em grande parte das coisas que dizes, mas Miguelito não espelha o desnorte da política desportiva (para isso há outras coisas). Aposto contigo que se o Miguelito ainda cá estivesse não tinha jogado mais minutos no Bonfim que o junior. Aliás, se o Miguelito foi dispensado é porque Camacho, em ocasiões anteriores, preferiu fazer entrar o Luis Filipe para a posição de defesa esquerdo. O Miguelito não fez um único segundo na Liga deste ano.

Pedro disse...

Queztal eu aceito q Camacho não contasse com Miguelito. Já tenho dificuldades em aceitar no facto do plantel, por causa de uma lesão, ficar sem lateral esquerdo de raiz e ter q fazer adaptações.

Não consigo compreender como se faz dispensas sem ter já assegurado os reforços necessários. Uma coisa são excendentes, jogadores a mais para as mesmas posições. Outra coisa é dispensar um lateral esquerdo qd só se dispõe de um q está em fim de contrato...

Anónimo disse...

agora o cabrão dos pneus está nitidament ausar de dois pesos e duas medidas no caso Luisão-Kat. Depois de Simão, M.Fernandes, Miiccoli, Karagounis, R. Rocha temos mais um bom jogador que o oorelhas quer mandar para fora do clube.

Não acordem não.

João Bizarro disse...

PALHAÇADA.

Vender o Kats agora é igual a GESTÃO DANOSA.

Anónimo disse...

Desculpem, mas acho que estão a julgar o caso conforme vos dá mais jeito para atacar o LFV. Na minha opinião a atitude do Kat é mais grave, o Luisão chamou a atenção para (mais) um erro que mostrou total desplante do Kat, e este é que reagiu como uma virgem ofendida. Aliás, ele foi bem mais rápido a recuperar terreno para mostrar o dedo do meio ao Luisão do que a correr para recuperar a bola que ele tinha perdido. Infelizmente o nosso treinador deve ter adormecido no banco e não chama a atenção de ninguém, aliás parece estar a cagar-se para o jogo, e por isso não me revolta que hajam jogadores (capitães) dentro do campo que dêem uns gritos, é natural. Já para não ter de lembrar que o menino Kat chegou atrasado por causa do baptizado do filho, por isso acho que teria ficado bem ao treinador tê-lo deixado a ver o jogo na bancada, mas enfim.
João, gestão danosa é despedir o Kat e deixá-lo sair de borla, se ele for vendido por um bom valor é apenas um acto de gestão. E se é para ele andar a fazer fretes cá, que faça boa viagem para Espanha, Inglaterra, ou o raios que o partam. Tentem abstrair-se um pouco desse anti-LFV primário na análise, não perdem nada.

Anónimo disse...

Aliás, se lerem com alguma atenção na Tertúlia, e sabendo que há lá pessoas com muito boas fontes, percebem bem que este incidente com o Kat já se vinha a adivinhar, há muitas coisas que não estão bem naquele balneário, há ali alguns jogadores que não se estão a entregar de corpo e alma. O Kat é um deles, e só espero que o Camacho tenha cojones e comece a pôr quem realmente tenha vontade de jogar, nem que tenha de ir aos juniores. E isto aplica-se para o Kat, o Luisão, o Rui Costa, o Adu, ou qualquer outro, aquela camisola tem de ser suada e sentida, não admito jogadores que passeiem em campo.

Pedro disse...

Tb concordo. Acho q Luisão não fez nada de especial. Refilou como é normal ver os jogadores mais recuados a fazer. A reacção do Kats é q é completamente estupida. Depois Luisão reagiu à reacção. O castigo de Kats teria q ser sempre mais pesado.

Se a venda é a solução? Não sei...

Anónimo disse...

O Luisão chamou a atenção???? Deves ter visto outras imgagens~, devester visto o «Luisão NoPaís das Maravilhas» ou outra coisa qql. O Luisão desatou a berrar com o colega. Pior; o Luisão desatou a berrar coim o Kat, quando ele próprioo tem feito muita merda nesta época (incluindo custando-nos alguns golos) e ninguem se dirigiu a ele nos moldes que ele fez ao Kat.

E quando o Luisão foi apanhado a conduzir com os copos? Se há alguem reicidente nestas coisas sabemos bem quem é...

Anti LFV ppriário? E vejo é um andrade vendedor de penus que é anti-Befica primário.

João Bizarro disse...

Americano, não digo que não tens razão. Até porque a tens. O acto do Kats foi bem mais grave.
Mas dai até vendê-lo...

Depois as pessoas têm memória curta, pois estamos a falar de um jogado que só ainda não jogou a guarda-redes e em todas as posições que fez obteve sempre boas exibições.

Anónimo disse...

Sinceramente, neste caso não dou razão a ninguém. O Luisão é recorrente nestas chamadas de atenção a colegas e quase sempre de uma forma exagerada, como se fosse ele o guardião do bem jogar, como se ele não cometesse erros. Mais: claramente o brasileiro não tem estofo nem classe nem predicados para ser um capitão do Benfica. É um bom jogador, apenas isso. Não é nenhum fora-de-série, é alto, posiciona-se bem e tem garra. Está muito longe de um Aldair, Humberto, Mozer, Ricardo, etc. Vem no final das épocas falar em despedida e depois, como ninguém dá o valor que o Benfica acha o adequado, vem falar em benfiquismo. É um benfiquismo de ocasião, bonito de ouvir, mas sem substância. Devia ter mais calma na forma como protesta com os colegas, principalmente quando os colegas são experientes, como é o caso do Katsouranis, que não aceita qualquer desaforo.
O Katsouranis é um jogador que baixou drasticamente o nível do seu jogo, esta época. Pressiona menos, aparece menos vezes na frente, marca menos golos, recupera menos bolas. Haverá, seguramente, várias explicações para esse facto, mas eu acho que uma salta aos olhos de alguém que veja futebol com alguma imparcialidade: o Katsouranis não é um trinco. Jogar de perfil com Petit (ou Binya), já o disse mais do que uma vez, é um erro básico. Ou joga a «8» num 433, ou joga a interior direito num 442 losango. Não tenhamos dúvidas: Camacho tem culpa no sub-rendimento de Katsouranis. A forma como lidou com a advertência do colega é estúpida. Se é certo que Luisão não esteve bem, o grego esteve ainda pior. Vem empurrar o colega? Vem fazer-lhe um caralho? Alguma coisa está muito mal no balneário do Benfica. Não sou a favor da venda do grego neste momento, mas não conheço a situação no balneário. Se é grave, e se não tem emenda, então peçam os tais 10 milhões por ele, e assim tudo bem. Rescisões por ética não dão dinheiro e são estúpidas. Não podemos estar dependentes das vontades dos jogadores (que falta faz um homem para o futebol, alguém que saiba estar com os jogadores, um elo entre os jogadores e o Presidente).
Por fim, LFV. Vir a público diferenciar as situações, verbalmente, é apenas boçal. O Benfica deve agir (seja de que forma for) dentro de portas. Até posso concordar com a diferença de multas a cada jogador, mas não posso admitir que o Presidente, antes de dar a sua sentença, venha para a imprensa falar como falou, diferenciando os jogadores, falando num capitão e num não-capitão. É estúpido.
Quanto a mim, levavam os dois multas nos ordenados (até podia Katsouranis levar mais do que Luisão) mas privar a equipa de qualquer um deles não acho que seja acertado. Prejudica a equipa e não traz nada de novo. Os jogadores de alta competição são para jogar. Vão-lhes ao bolso e aproveitem esse dinheiro, em última instância, para ajudar quem precisa. Custa dizer isto, mas o Benfica que todos nós sentimos não é o Benfica (há muitos anos) da realidade. A questão que tenho comigo é se um dia voltará. Infelizmente, penso que não. Destruíram-lhe as bases.

Anónimo disse...

Poupa-me Starblade, tu que estás sempre aí a dizer que se deve correr tudo ao murro e ao pontapé e agora estás todo ofendido por o Luisão mandar um berro a um colega! Eu digo, haja alguém que o faça, pode ser que o Camacho entretanto acorde no banco! E mais uma vez repito, se fosse o ano passado culpavas o FS por não ter pulso na equipa, este ano apontaste para outro lado, não há nada a fazer.

Anónimo disse...

Quem tem competencia para mandar berros aos jogadores é o treinador. FIM!

E se o Luisão quer mandar berros então depois sujeita-se. Tanta merda que ele tem feito, custando-nos até golos e já viste alguem berrar com ele, como ele faz com os outros?

Quanto às comparações Santolas- Camacho já te respondi um milhar de vezes, se não as lestes azar teu.