blog

sexta-feira, abril 18, 2008

Eleições antecipadas: Sim ou não?

Sempre que um clube de futebol apresenta um momento tão conturbado como o Sport Lisboa e Benfica apresenta actualmente a contestação sobe de tom e o cenário de eleições antecipadas inevitavelmente é posto em cima da mesa para discussão. Uma grande parte dos benfiquistas pede eleições antecipadas enquanto que outros, cada vez menos é certo, querem que a Direcção cumpra o seu mandato. Qual é a melhor solução para o Benfica?

O cenário das eleições antecipadas tem um fortíssimo argumento do seu lado: tranquilidade. Neste momento Vieira não tem margem de manobra, a pressão para a próxima época será imensa e ao primeiro erro, ao primeiro falhanço a contestação assumirá proporções gigantescas. Vieira encontra-se na mesma posição que Fernando Santos estava quando acabou a época passada, era perfeitamente previsível que ao primeiro falhanço acontecesse o que aconteceu ao engenheiro. Com eleições antecipadas Vieira, caso se candidata-se novamente, iria por à prova a confiança que os benfiquistas têm em si e no seu projecto e, caso saísse vencedor, teria novamente restabelecida a base de apoio para poder comandar os destinos do Glorioso. Caso perdesse era porque os benfiquistas assim o queriam e tinham decidido que tinha chegado ao fim o ciclo Vieira e era hora de termos novas caras e novos projectos no Benfica. Qualquer uma das hipóteses traria, numa primeira e importante fase, tranquilidade ao clube e massa associativa.

Mas eleições antecipadas iria obrigar que o planeamento da próxima época começasse tarde e isso poderia ter custos desportivos muito elevados. Facilmente se percebe que uma coisa é negociar como Presidente outra coisa é negociar como candidato. E é aqui que a porca torce o rabo. Se por um lado desejo o fim do ciclo Vieira rapidamente por outro não quero desperdiçar mais uma pré-época com consequências graves para o futuro desportivo do clube. Pode-se argumentar que é preferível abdicar da próxima época para criar estruturas sólidas para as épocas seguintes. É um argumento aceitável.

A primeira resposta à pergunta do post tem que ser dada por Vieira imediatamente. Ou seja Vieira, como Presidente do Sport Lisboa e Benfica, tem que explicar, sem rodeios, o que pretende para o futuro do Benfica, quais os planos, qual a estrutura directiva e desportiva para a próxima época, qual o treinador, quais os objectivos. É preciso pôr preto no branco quais os planos que Vieira tem para os benfiquistas decidirem se vale a pena ou não dar mais uma hipótese ao actual presidente. Os benfiquistas precisam de saber que está tudo a ser feito para que os mesmos erros não se repetirão mas precisam de saber nomes, precisam de saber quem irá ocupar os papeis principais na próxima época desportiva do clube. Discurso vazio e demagogo já se esgotou à muito, agora queremos nomes, queremos acção, queremos mudanças reais e visíveis.

Eleições antecipadas: Sim ou não? Depende de Luis Filipe Vieira.

115 comentários:

Anónimo disse...

A minha opinião sincera é de que eleições antecipadas nesta altura podem ser péssimas, mas o futebol do Benfica continuar como está também, por isso o que desejo sinceramente é que Veiga cumpra a promessa de passar a pasta do futebol para o Rui Costa e não meter o bedelho no assunto durante a época inteira. Depois em 2009 será julgado nas urnas, de preferência contra candidatos credíveis, e digo isto porque quando vejo benfiquistas a dizer que neste momento votariam em José Veiga, quase me dá vontade de mudar de clube!
A minha outra dúvida é saber se Rui Costa, será a pessoa certa para Director Desportivo, e por muito que me custe tenho sérias dúvidas sobre isso, mas acho que merece a oportunidade, e se ele acha que tem capacidades para desempenhar a função, naturalmente não duvido dele.

Anónimo disse...

Onde aparece o primeiro Veiga, leia-se LFV, naturalmente.

Anónimo disse...

Americano, eu sou benfiquista e votaria em Veiga. É por causa destas presunçoes de que ser benfiquista é pertencer a uma casta inacessível que o Benfica não muda. Ou melhor, mudou e para pior. Dá-te vontade de mudar de clube, muda. Mas deixa os benfiquistas lúcidos tratar do futuro do clube. E quando começarmos de novo a ganhar, talvez possas engolir o que dizes e voltar para festejar as vitórias. Porra que já não há paciência para este tipo de benfiquismo. São humilhados, mas o que lhes interessa é que o Veiga não volte. Faz a comparação entre a gestão Veiga e a gestão Vieira no futebol e depois continua a dizer barbaridades. Se fosses um benfiqusta realmente preocupado com o futuro do clube aparecias no sábado na manif, mas não, deves ocupar o tempo a pensar no Veiga. Não faz mal, o Vieira agradece. Cada vez penso mais que certos benfiquistas têm o Benfica que merecem. E é isto que me aterroriza.

Anónimo disse...

Já agora, americano e outros que tais, púdicos benfiquistas, deitem o olho na votação que está em curso no Vedeta da Bola e vejam a votação do Veiga. É no que dá sermos muitos, meus caros, é que há muita gente, cada vez mais, que não se deixa enganar. E a onda está agora a começar. ACORDEM PORRA.

Anónimo disse...

Dibao vermelho, se o Veiga alguma vez for Presdiente do Benfica, cá estaremos para depois fazer contas, ok?
E há uma frase muito em voga neste site, que é a de não haver "benficómetros". Se te julgas mais benfiquista que o resto do mundo por ires a uma manif, parabéns, mas sabes que há pessoas que pensam de maneira diferente, e não se julgam nem mais nem menos benfiquistas por causa disso. Agora se querer o Benfica nas mãos de pessoas acima de qualquer suspeita ( e já agora benfiquista) é ser púdico, sim, então sou muito púdico mesmo.

João Bizarro disse...

Já não digo nada.
Infelizmente idolatramos sempre um "Messias".
Agora pelos vistos é o Veiga. Que se aproveitou do dinheiro que o clube lhe devia para se infiltrar lá dentro e agora já é o MAIOR.
E porquê? Porque descobriu petróleo no Iraque!
Ou seja, descobriu como fazer do Benfica campeão!!!!

Já temos o clube todo descaracterizado, cheio de tripeiros e lagartos só nos falta mesmo o Veiga.
Força nisso.

Anónimo disse...

Obrigado João, pensei que era eu que estava a enlouqecer, assim já estou mais descansado...

Anónimo disse...

Está bem americano, a estratégia de desviar o assunto está um bocadinho gasta. Eu não disse que sou mais ou melhor benfiquista do que tu. Mas também não disse que dá-me vontade de deixar de ser benfiquista por haver outros benfiquistas que pretendam votar em Veiga. Isto é que é uma tentativa de garantir para ti um tipo de benfiquismo bacteriologicamente puro. E tu é que não admites outras tendências, não admites que outros benfiquistas, cansados de humilhações, se possam virar para outro lado. Por isso não pretendas dar lições de moralismo bacoco, desviando o assunto do cerne da questão, virando o odioso deste debate para quem apenas pretende uma alternativa diferente do Benfica do costume. E neste Benfica do costume englobo o traste do presidente e toda aquela tralha habitual de benfiquistas notáveis. Aliás, o Benfica aos benfiquistas tem uma história recente de grandes sucessos. São as sucessivas direcções, cada uma pior do que a outra e se quiseres, a actual equipa técnica. Dificilmente teremos tido na história do clube uma equipa técnica tão encharcada de benfiquismo e no entanto, uma equipa técnica que todos juntos não dão um treinador a sério. É este o Benfica púdico a que te referes, o Benfica dos benfiquistas

Pedro disse...

Acho q alguem defender José Veiga como presidente do Sport Lisboa e Benfica é o mais perfeito sinal de q o Glorioso está um caos total.

A ideia incomoda-me. Mas Vieira tb sempre me incomodou. E, verdade seja dita, Veiga enquanto esteve no Benfica tem melhores resultados do que Vieira. De longe.

E serão assim tão diferentes um do outro? Um é sócio do sporting e porto, era amigalhaço do corrupto e foi visto por diversas pessoas a festejar as derrotas do Benfica junto do "amigo", o outro é portista assumido, presidente da casa do fcp no luxemburgo, festejou com champanhe a derrota do SLB contra o PSV. A grande diferença reside na vontade q Veiga tem em destruir Pinto da Costa e Veiga sabe q a unica forma de o conseguir é um Benfica forte e campeão. Vieira apenas fala do Apito Dourado e contra Pinto da Costa depois de se ter zangado com ele... Sinceramente nenhum dos dois merece o trono de Presidente do Sport Lisboa e Benfica.

João Bizarro disse...

Sabem qual é o problema de alguns benfiquistas (e não são tão poucos como isso) é dizer mal desse ser abjecto, nojento e peidorrento que é o presidente do FC Porto para depois quererem no Benfica um presidente à sua imagem.
Pois eu NÃO QUERO.
Quero ganhar e ganhar de forma LIMPA. Não quero ter amigalhaços na Liga, nem jantares com árbitros, nem qualquer porra dessas.
Somos o maior clube deste pais, o que dá mais dinheiro às televisões e aos outros clubes com assistências nos estádios, o que devia ganhar mais com patrocínios e publicidade, o que devia ter os melhores jogadores e não ter de os vender, mas em vez disso andamo-nos a arrastar. A perder a identidade que a custo tínhamos recuperado.

Enfim... Um FODA-SE pra isto.

João Bizarro disse...

A merda é essa Pedro, querem o trono do Benfica por causa do outro nojento! Como se tivéssemos de funcionar à base dos outros.

Anónimo disse...

Todos sabem o que eu penso acerca dos andrades infiltrados no Benfica, mas se o Veiga concorrer contra o cabrão do orelhudo tem o meu apoio. Andrade por andrade, então prefiro um andrade competente e que sabe do negócio. E que já sofreu na pele por estar no Benfica (aquelas penhoras como nunca ví, que até tiveram direito a directo na TV). E Veiga tem uma coisa boa, para não envolver o Benfica naquela merda demitiu-se do cargo. Ao contrário do cabrão dos pneus que para continuar agarrado ao tacho vai espetando facas nas costas dos que chamava amigos: Santolas, Veiga, Camacho, Chalana e o próximo será Rui Costa.

Anónimo disse...

É mesmo isso João, é que a nova tendência para alguns benfiquistas era ter um clone de Pinto da Costa na Luz, e aí junto-me a ti: NÃO QUERO!
Diabo vermelho, não mistures alhos com bogalhos, uma coisa é a equipa técnica, outra coisa é a Direcção. Não defendo que o treinador deve ser benfiquista, aliás nem me interessa se ele é português ou chinês, agora até por este cicli de Vieira estar a chegar ao fim acho importante ter uma figura a liderar o Benfica que todos tenhamos a certeza que não foi sócio dos rivais, ou pior, presidente da casa de um deles. Quero alguém que não tem problemas com o fisco, alguém que não leve jogadores a mudarem o clube, alguém que ponha o Benfica acima de tudo, alguém sério e honesto, que eleve os valores do nosso clube, na linha de Cosme Damião, Ferreira Queimado, e outros dos quais nos devemos orgulhar. E por tudo isso reservo-me o direito de "abandonar" um clube que tente ganhar através da corrupção, que tenha um Presidente "à Pinto da Costa".
Com um clube desses nunca me identificarei, mas o Benfica é uma democaracia, se os sócios assim o quiserem a sua vontade é soberana.

Pedro disse...

João em Portugal há o problema do politicamente correcto. Algo q já falámos diversas vezes.

Se o Benfica pela sua grandeza e prestígio consegue um patrocinio elevado numa empresa nacional a mesma tem q ir a correr dar qqr coisita aos outros dois. E isto passa-se n vezes. A excepção é qd conseguimos patrocinios com empresas estrangeiras. A Parmalat ou a Vodafone pagaram MUITO dinheiro ao Benfica...já a TMN não pode negociar com o Benfica sem levar os outros dois atrás. É o politicamente correcto q tem atrofiado o Benfica ao longo destes anos. Não é só na opnião benfiquista com tempo de antena onde só estão anjinhos ou então pessoas q tem medo de dizer seja o q for sobre os rivais ou sobre o q prejudica o Benfica...

Anónimo disse...

americano, um presidente à Pinto da Costa já o tens hoje: Imbecil, mal-educado, sempre que tem maus resultados ou está em apuros desvia as atenções para outro lado. Aliás, nem percebo porque essa história de "eleições podem ser péssimas." Essa é uma conversa que já chateia. Não podemos ter eleições em Abril porque ainda podemos chegar ao 2º lugar (apesar de já não ganharmos nada). Não podemos ter eleições em Maio-Junho porque há que preparar a próxima época. Não pdemos ter eleições em Agosto porque estamos de férias. Não podemos ter eleições em Setembro porque está a arrancar a época e destabiliza a equipa.

Estas eleições já vem é atrasadas. Quando saiu o Santolas deveria ter saido tmb o cabrão. Nessa altura a desculpa das eleições é que não era conveniente porque deixava o clube À deriva, ou uma outra desculpa de merda. Já pensaste que eleições nessa altura se calhar tinhas salvo a época?

"alguém que não leve jogadores a mudarem o clube, alguém que ponha o Benfica acima de tudo, alguém sério e honesto, que eleve os valores do nosso clube, na linha de Cosme Damião, Ferreira Queimado, e outros dos quais nos devemos orgulhar."
Achas que este é o retrato do cabrão dos pneus? Eleições já. Cabrão fora do Benfica.

Anónimo disse...

Não quero entrar em discussões inúteis sobre quem é mais benfiquista. Porém, acho que o Diabo Vermelho tem razão. O que é que o Benfica ganhou nos últimos anos com os tais dirigentes benfiquistas? Se o benfiquismo fosse uma espécie de senha que garantisse competência, a actual equipa técnica seria a melhor do mundo. Sobre o Veiga, digo duas coisas e faço-o de forma urbana. Votaria nele sim senhor e parece-me leviano acusá-lo de qualquer coisa sem que alguma coisa esteja provada. Já viram o Veiga ser incriminado de alguma coisa? E sobre o facto de ser benfiquista, palpita-me que ele é tão ou mais benfiquista do que qualquer um de nós. Leiam o livro, não custa nada, está lá tudo. Tudo desmentido, que nunca foi portista desde pequenino, que não foi dragão de ouro - foi a Casa do FC Porto no Luxemburgo - e que nunca festejou as derrotas do Benfica com champanhe. Eu só gostava que os benfiquistas não se deixassem cegar pela propaganda oficial. VIVA o Benfica

Pedradanocharco disse...

Respeito toda e qualquer opinião, e não estou aqui para entrar em caracterizações de Benfiquismos até porque cada um sente o seu Benfiquismo à sua maneira e por isso deve respeitar os outros da mesma forma que deve ser respeitado.
Não sou apologista de eleições antecipadas, pelas razões que o Pedro já enumerou no post, adicionado ao facto de que tudo aponta para que Rui Costa irá ser o nosso próximo director desportivo.
O que se está a passar no SLB é algo parecido com o que acontece nas empresas, usa-se a máxima de que “ninguém é insubstituível” mas a verdade é que em alguns cargos isso é mentira.
José Veiga saiu e fez falta, depois provocou, e agora está a mostrar-nos que fez falta e isso é verdade ninguém o desmente quer sejam Vieiristas ou Veiguistas.
Aproveitamentos dos dinheiros dos clubes... Quem não o faz? Qualquer individuo (generalizando claro) actualmente o faz é algo que sempre aconteceu e sempre acontecerá, nós temos é que avaliar independentemente de quem for quais as suas competências para exercer determinada função, LFV levantou o nosso clube financeiramente, mas futebolisticamente foi o que foi está mais que provado, é aí que entra o Rui Costa que em minha opinião deveria ser acompanhado bem de perto por um qualquer José Veiga (matreiro, incisivo e activo).
Deixe-se este mandato seguir até ao fim.
O segundo lugar há tempos atrás era o primeiro dos últimos, agora é a qualificação directa para a Champions League, nós estamos e quarto lugar e com possibilidades de ainda ir mais para baixo na tabela, lutemos por isso por um lugar europeu, e deixemos o orgulho de parte, o Benfica desta época já não deve dar para mais e se queremos continuar a contar com alguns dos nossos melhores jogadores é melhor que se comece desde já a concluir essa parte.
Isto o que se está a passar com o nosso clube é algo de muito grave, mas olhem que mais grave do que isso só se for a descida de divisão, e como tal não vai acontecer, seja em 3º, 4º ou 5º classificado tanto faz.
Cumprimentos a todos e bom fim-de-semana.
FORÇA SLB!

Anónimo disse...

Starblade, mas eu não estou a dizer que LFV é o Presidente q quero para o Benfica, estou a dizer é que é preciso uma mudança, e Veiga não representa nenhuma mudança, pelo contrário.
Quanto às eleições antecipadas, já dei a minha opinião logo no início, é preciso alguma cautela, o Benfica tem muitos projectos em andamento, projectos de milhões com instituições bancárias com os quais não se pode brincar. Acho bem que haja alteração se houver alternativa, se for para cair no vazio não. E ainda hoje li palavras de alguém que considero um benfiquista com perfil para pegar no clube (Bagão Félix) e ele rejeita o cenário de eleições antecipadas. Como ele não me parece anti-benfiquista, muito menos parvo e/ou desconhecedor da realidade do clube, há que ponderar bem as consequências de tal acto.
Podes ter a certeza se ele, o Luís Tadeu, ou outros com perfil semelhante aparecerem a dizer que estão prontos para assumir já a liderança, concordarei imediatamente com eleições já.

Anónimo disse...

"E sobre o facto de ser benfiquista, palpita-me que ele é tão ou mais benfiquista do que qualquer um de nós. Leiam o livro, não custa nada"

Só podes estar a brincar, a sério. Por essa lógica também vou acreditar que Pinto da Costa é sério e nunca corrompeu ninguém, e que a Carolina apesar de trabalhar no calor da noite era tão pura como a Madre Teresa de Calcutá.
Veiga era quase braço direito do Pinto da Costa, e só a partir da zanga devido à transferência do Sérgio Conceição é que viraram as costas, isso é do conhecimento público.

Anónimo disse...

Diabo Vermelho, é por pensares dessa forma que a tua claque tá na merda e não vale um peido.

Quando é q vais perceber q o problema não é o benfiquismo dos dirigentes e dos treinadores que está em causa, mas sim a sua competencia? Não percebes isso e vais mais longe na tua estupidez ao sentires legitimidade em que o Benfica tenha dirigentes que não sejam do Benfica e benfiquistas assumidos e puros. Que eu saiba, ao contrario da maneira como tu pensas, entre tantos benfiquistas há concerteza competentes e dignatarios de cumprir objectivos. Não é preciso virem Veigas e mais tripeiros e lagartos para o clube. E entre gajos do Benfica a pensar como tu e dirigentes q não sentem a camisola, se calhar até prefiro estes ultimos. Nao sei que idade tens nem ha quanto tempo te lembras q és do Benfica ou se apoias o Benfica só pq sim, mas renegar o passado do Veiga é não respeitar o passado do Benfica. E quero la saber que ele tenha dado um campeonato ao SLB, o que sei foi a merda e o ódio que sempre teve contra o SLB, com exemplos q o Pedro ja deu aqui. Mas isso, para ti, não interessa. Interessa é chegar lá custe o que custar. Olha, para isso é facil: muda-te para os tripeiros.

E faz boa viagem.

Tiago disse...

100% slb, sem duvida puxar isto para o nivel de uma claque (que tem altos e baixos) mostrou que sabes de facto dialogar...

Pedradanocharco disse...

Deixo aqui uma frase de um outro bloguista e convido-vos a visitar o BnR B, e a ler o posto do Boloposte que apesar de ser um blog humorista, tocou numa questão nevrálgica da nossa equipa de futebol:
"Um gajo que está mais preocupado com o que pode perder do que com o que pode ganhar não interessa ao Benfica. Do que menos precisamos é de cromos que ganhem o mesmo balúrdio quer corram, quer não corram. Deste modo, todos os flops seriam minimizados"

Pedro disse...

É pá...não é preciso entrar em insultos uns aos outros. Entre nós não.

Luís A. disse...

Isso é o que os tripas e as lagartixas querem: dividir para reinar! Nós benfiquistas temos de estar unido nestas alturas difíceis. Se sobrevivemos ao Artur Jorge, também vamos sobreviver ao LFV. O BENFICA NÂO MORRERÁ!

Anónimo disse...

Tu não és 100%slb, és 100% malcriado. E mais te digo, tripeiro deves ser tu, de outro modo conseguias discutir este assunto com mais decência e urbanidade. Não queres Veiga, não queiras. Fica com o Orelhas que ficas bem. Se gostas de chafurdar na merda de clube em que o Orelhas transformou o Benfica. E não te preocupes com a minha idade. Mas te digo, já vi muitas vitórias do Benfica. Portanto, como elas têm sido raras nos últimos anos devo ser mais velho do que tu. Sou do tempo do Benfica grandioso e vencedor, não do tempo deste Benfica de merda que tanto faz as tuas delícias. E não sou de claque nenhuma. A minha claque é o Benfica, a tua é que pela linguagem que usas não deve ser grande coisa. 100% slb? Deves estar a brincar.

Anónimo disse...

De facto, há cabeças tão duras que nem vale a pena tentar abri-las. Sobre o Veiga, estou-me borrifando para o seu passado, também conheço muitos benfiquistas que no tempo de Damásio e Vale e Azevedo torceram contra o Benfica. O livro de Veiga explica tudo muito bem, porém se há benfiquistas que insistem discutir o que alegadamente ele fez no passado em vez de discutir o que pode ele fazer no futuro pelo clube, é bem um sinal do que é O Benfica. É um clube do passado sem ideias para o futuro. É só Bagões, Tadeus, Berardos, e não saem disto. EU QUERO O BENFICA A GANHAR. Porra, é assim tão dificil perceber isto. Eu não peço que um tipo como o 100% slb perceba isto, mas que outros benfiquistas lúcidos como o Pedro e até mesmo o Americano não consigam ir além do lugar comum de considerar que Veiga é anti-Benfica, apenas porque se habituaram a ouvir isso? E 100% slb, adeptos do Benfica como tu é que arrastaram o clube para a lama, sempre com o fanatismo do género, somos uma raça pura e não admitimos misturas. Estou de acordo com Diabo Vermelho. Fica com a merda de dirigentes que o Benfica tem e deixa que outros se ocupem de encontrar alguém que possa recuperar a grandeza do clube.

Anónimo disse...

E mais acrescento, com orgulho no que digo e na decisão que tomei, depois de ver o descalabro da gestão Vieira: Se ele estiver para aí virado, EU VOTO EM VEIGA. E quero lá saber dos puristas que consideram isso alta traição. A maior traição ao Benfica está a ser feita à seis anos sem que ninguém levante a sua voz contra isto. Eu penso por cabeça própria e por isso, cá em casa, de entre três sócios com direito a voto, votamos VEIGA. Digo isto 100% convicto e 100% benfiquista.

John Billy #37 disse...

Veiga nunca.
Já chega de portistas, sportinguistas e PRINCIPALMENTE vigaristas.
Realmente o Benfica está numa situação desesperada para se pensar na possibilidade de ter o Veiga como presidente.
Que mal tem o Berardo? É um perdedor? Deve ser mesmo.. deve ter dinheiro para comprar uns 10 Benficas.
Mas vamos falar do Veiga:
Quem é que meteu o Santolas no Benfica?
Quem é que destabilizou o plantel com Moretto, Robert, Marco Ferreira (!!!), Marcel e Manduca?
Quem é que fez birra por culpa de um jogador (Diego)?
Vamos em 3 anos de desgraças e 2 são da responsabilidade do Veiga.
Para mim:
Tadeu, Berardo ou Bagão Félix têm o meu voto.
Aconselho a ler o Público de hoje, fiquei preocupado com a nossa "muito boa" situação financeira.

Pedradanocharco disse...

Maestro, nem é preciso tanto.
Basta que se arranje alguém competente (claro que se for da casa melhor) e que tenha apoios dontro do clube para fazer um bom trabalho.
Concordo contigo no essencial, mas respeito as opiniões do Pedro e do Americano, quando o Veiga saiu do Benfica poderia estar caladito...

Pedro disse...

caro "o maestro" eu não digo q o Veiga é anti-benfica até pq acho q é das pessoas q mais tem a ganhar com o sucesso do Benfica.

Apenas digo q há coisas q o tempo não pode apagar. Veiga teve um comportamento q me impede de o ver com bons olhos no Benfica. Enquanto lá esteve sempre disse isso e não tenho problemas em achar q o Veiga fez um trabalho bastante aceitável no Benfica dando-lhe, inclusivê, um papel fundamental no título conquistado em 2004/05.

Agora Veiga como presidente do Benfica?? Não sei o q diz o livro sobre o seu benfiquismo e sinceramente não me interessa. Eu não peço exclusivamente benfiquistas no Benfica mas exijo q o Presidente não tenha mácula nesse aspecto, q seja "puro" como tu e o diabo falam. Sim...para ser Presidente do SLB é preciso ser-se puro no q ao benfiquismo diz respeito. Era só o q falta não o ser.

Depois, noutras posições da estrutura, tudo bem. O importante é q sejam compententes e profissionais como o Soares Oliveira aparenta ser. Mas faço-te uma pergunta: Como se terá sentido o Soares Oliveira no final do jogo de quarta? Sendo estas pessoas fundamentais para a estrutura do Benfica, para a coordenação do futuro do clube, como é q esta dualidade emocional não interfere no dia a dia profissional?

Um clube tem q ser racionalmente gerido, mas se tiramos a emoção da equaçãoo clube desaparece. Como é q tu podes ter, por exemplo, funcionários bem pagos a trabalhar no SLB q à poucos anos atrás cantavam "SLB fdp SLB"? Acho q não faz sentido e provoca um total afastamento do clube dos adeptos.

Pedro disse...

E maestro queres ver como não sou fundamentalista em relacção ao Veiga?

"Quem é que meteu o Santolas no Benfica?"

LFV na conferência de imprensa assumiu q era uma escolha pessoal. Sempre se falou q a opção do Veiga era outra.

"Quem é que destabilizou o plantel com Moretto, Robert, Marco Ferreira (!!!), Marcel e Manduca?"

Koeman ao utilizá-los sem qqr nexo e fora das posições. Veiga simplesmente preencheu as lacunas q existiam no plantel com o q melhor havia no mercado nacional disponivel ao SLB (Marco Ferreira não conta). Moretto era o melhor gr na altura, Marcel o ponta de lança do momento e Manduca era o melhor jogador do Marítimo e várias vezes desejado pelos adeptos do SLB.

John Billy #37 disse...

Vamos em 3 anos de desgraças e 2 são da responsabilidade do Veiga.

E o que dizes a isso?

John Billy #37 disse...

"Quem é que meteu o Santolas no Benfica?"

LFV na conferência de imprensa assumiu q era uma escolha pessoal. Sempre se falou q a opção do Veiga era outra.

Então o que fazia o Veiga no Benfica? Figurante?

"Quem é que destabilizou o plantel com Moretto, Robert, Marco Ferreira (!!!), Marcel e Manduca?"

Koeman ao utilizá-los sem qqr nexo e fora das posições. Veiga simplesmente preencheu as lacunas q existiam no plantel com o q melhor havia no mercado nacional disponivel ao SLB (Marco Ferreira não conta). Moretto era o melhor gr na altura, Marcel o ponta de lança do momento e Manduca era o melhor jogador do Marítimo e várias vezes desejado pelos adeptos do SLB.

O Koeman teve culpa de ter aquele refugo no plantel? O Marcel era tão bom como o é o Makukula.
E o Robert? Era o melhor da Premier?

Anónimo disse...

John, aos exemplos todos que deste podes somar o caso de Tiago, um dos melhores jogadores que tivemos, que saíu graças a Veiga.

Anónimo disse...

malta, vamos lá a ver se nos entendemos na discussão, que o assunto é sério. para mim, a questão das eleições antecipadas só terá sentido se houver alternativas previamente conhecidas e que pareçam credíveis. abanar a árvore só para fazer cair o Vieira, que já está podre, é curto e pode abrir a oportunidade para novos aventureirismos, como os benfiquistas tanto gostam (o Vale e Azevedo e o Vieira são a maior demonstração deste desnorte que tomou conta de nós, não porque ganharam eleições, mas pelas razões pelas quais ganharam, agitando toda a demagogia e populismo possível e não deixando sequer ouvir outras propostas bem mais sérias).
já agora, e para não fugir à discussão que se está a travar, o Veiga seria para mim mais um exemplo desse aventureirismo demagógico; não confundo um tipo que sabe fazer bem aquilo em que se especializou - preparar e organizar plantéis de futebol, o que já mostrou saber fazer no porto e no sporting (parece que ninguém já se lemmbra disto, de ele reivindicar a paternidade do título dos lagartos com o Inácio a treinador) - com a estaleca, a dignidade, a lucidez e o passado necessários a um presidente do Benfica, que tem que ser muito mais do que um director do futebol.
a questão, repito, é essa: pode esperar-se que surjam propostas concretas no curto prazo que levem a ponderar a vantagem de as confrontarmos em eleições, e de confrontar o Vieira com essas alternativas? ou é apenas o desespero que nos faz deitar mão a todas as hipóteses e depois logo se vê o que acontece?
é este, para mim, o grande argumento, o que significa que não considero nada errado ou desestabilizador que surjam Humbertos ou Antunes a dar palpites, pelo contrário, e independentemente de concordar ou não com a visão que apresentam, faz muita falta que surjam ideias, discussões, propostas, confronto de posições e de opiniões. O Vieira tem-se alimentado precisamente dessa ideia de que a estabilidade é que é bom e que quem aparece é oportunista ou abutre, e é assim que ele quer que a gente pense, para continuar a dar cabo do clube; faz parte da estratégia dele de valorizar aquilo que pretensamente conseguiu, e de que eu duvido bastante, basta olhar para os resultados e os comportamentos com que nos deparamos todos os dias, isto é, essa conversa é do tipo "agora que eu valorizei o clube aparecem logo uns interessados a querer comer o bife", esquecendo que foi ele que praticamente eliminou a oposição, que é ele que permanentemente faz guerrilha interna no clube, que é ele que anda sempre a tentar abafar qualquer voz que pretenda fazer-se ouvir.
cabe-nos a nós discutir, ouvir, avaliar e decidir com a cabeça, para não nos afundarmos mais.
carlos

Pedro disse...

O Robert foi um erro como foi o Marco Ferreira. Sem nada a opôr.Da mesma forma q Tiago saíu por causa do Veiga e Ricardo Rocha nunca se sentiu confortável com ele por perto.

Por isso é q nunca vi Veiga com bons olhos, é pessoa com demasiados "anti-corpos" no mundo do futebol e isso nunca é bom.

Agora dizer q ele é responsável pelos ultimos dois anos...Não escolheu Santos e saíu pouco depois da época começar. Esta época nem lá esteve...E se forem dizer q ele foi responsável pelas contratações de Cardozo,Di Maria e Bergessio não vejo como é q isso possa ser uma critica negativa ao homem principalmente se esses jogadores fossem para juntar a Simão e companhia. Não foi Veiga concerteza q vendeu Simão e deixou sair Manuel Fernandes e não segurou Miccoli e Karagounis etc etc.

Mas repito: Não quero Veiga como Presidente do SLB.

Anónimo disse...

Meus caros, há mentiras que têm perna curta. O Santolas foi uma imposição do Vieira. O Veiga queria o Zaccheroni. Está no livro. Para quem quiser ler e quem quiser saber das coisas em vez de andar a apanhar sempre da mesma propaganda. O Moretto, não foi o Veiga que o foi buscar ao Brasil, como se disso dependesse a sua vida. Manduca, é preciso conhecer o processo. Sabem o que dizia o Koeman de Manduca para convencer o Benfica a contratá-lo? Que era o novo Deco. Eu próprio fiquei contente com a sua contratação porque era e é um bom jogador. Como sabem, são imensos os casos de jogadores que não rendem no Benfica mas depois o fazem noutros sítios. Sobre Marcel, gostava de saber qual foi o benfiquista que nao aplaudiu a sua contratação, quando foi feita? E Marco Ferreira? Perguntem ao actual presidente do Benfica quem o contratou e porquê e já agora qual era e é o seu grau de afinidade com Carolina Salgado. Mas, John Billy, a memória não pode ser selectiva...Já ouviste falar de Miccoli, Karagounis, David Luis, Luisão, Petit, Léo Quim, Cardozo e outros tantos bons jogadores que foram contratados pelo Benfica. Acaso saberás quem os trouxe para o Benfica? E só por um pequeno pormenor exterior à negociação com Veiga é que não incluo nesta lista o Tomasson. E sabes quem é que contratou o Paulo Jorge, o Makukula, o Nélson, o Edcarlos, o Maxi, o Luís Filipe. A propósito, sabias também que o Luís Filipe só foi contratado em desespero, depois do Vieira e do Domingos Soares Oliveira terem estragado a contratação de Beletti, acertada entre o Veiga e o Beguiristain? John Billy queres mais? Eu posso dar-te mais exemplos. E sabes, por acaso, o que disseram jogadores e Fernando Santos ao presidente, quando este estava hospitalizado? Se o Veiga não tem saído, o Benfica tinha sido campeão a época passada. O que dizes é uma treta. Com Veiga ganhámos o campeonato, a super-taça, fomos respeitados na Europa, na Champions e na UEFA e teríamos sido campeões na época passada. Sabias que o Veiga, antes de se afastar, no início desta época, disse ao Vieira, que assinava um papel em como garantia que o Benfica seria campeão, se permanecesse no clube e se Vieira não vendesse o Simão e ficasse com o Miccoli? Sabias disto, John Billy. Mas afinal de contas, o que é que tu sabes? Que Benfica é que tu queres. Achas mesmo que o Veiga quer ser presidente do Benfica. Achas que o Veiga está interessado em voltar ao Benfica para cortar fitas? O Veiga quer o futebol e se depender do meu voto,tê-lo-á de volta. Sabes porquê, porque eu quero o meu Benfica de volta. E o presidente até pode ser a Rainha da Inglaterra ou o Xá da Pérsia, desde que não meta o bedelho no futebol. Percebes, John Billy? Porra que há benfiquistas que nunca mais aprendem e pior do que isso não querem aprender.

João Bizarro disse...

Agora o livro do Veiga virou bíblia.
O do Pinto da Costa também diz que ele nunca subornou árbitros!!!

João Bizarro disse...

"Porra que há benfiquistas que nunca mais aprendem e pior do que isso não querem aprender. "

Essa serve bem para ti.
Não aprendeste com VA, Damásio, ou LFV!

Anónimo disse...

Estão para aqui como se a alternativa ao cabrão dos pneus fosse só o Veiga.

Para começar há que correr a pontapé com o cabrão, depois logo se vê quem se chega à frente.

PS- Aquilo no Sábado é só manif ou é para recolha de assinaturas para uma AG para se marcarem eleições? É que se é só para 31 de boca não contem comigo, o cabrão bem que se está a cagar para o que os benfiquistas pensam. Se não se estivesse a cagar já tinha saido pelo seu próprio pé.

Anónimo disse...

Se o livro do Veiga o diz, nós acreditamos, o senhor nunca iria mentir. Aliás, o Figo e os restantes 500 futebolistas que o mandaram dar uma curva foi um mero acaso, certamente que são gente mal formada que não sabia respeitar a honestidade e grandeza intelectual de José Veiga. Eu propunha que ele fosse eleito presidente vitalício, e lhe fizessem uma estátua ao lado de Eusébio, afinal o homem sabe o que é preciso para fazer o Benfica campeão.

João Bizarro disse...

Infelizmente é um problema social, americano.
Basta ver quem são as pessoas que são idolatradas no nosso país:
Fátima Felgueiras; Avelino Ferreira Torres; Alberto João Jardim; Pinto da Costa; Major Valentim Loureiro.

A nação benfiquista não fica à margem desse problema!

John Billy #37 disse...

Tens razão Diabo Vermelho, tu é que sabes. Se está no livro é porque é verdade.
Vota para quem tu quiseres, cada voto é pessoal e intransmissível.
Eu voto Pinto da Costa, afinal de contas os títulos falam por ele.
João Bizarro, tens toda a razão. O Zé Tuga idolatra o Chico Esperto.

"E sabes, por acaso, o que disseram jogadores e Fernando Santos ao presidente, quando este estava hospitalizado? Se o Veiga não tem saído, o Benfica tinha sido campeão a época passada."
E sabes os que eles disseram depois do jogo com o Paços de Ferreira? Agora é que iam jogar a bola!!

Anónimo disse...

"Apenas digo q há coisas q o tempo não pode apagar. Veiga teve um comportamento q me impede de o ver com bons olhos no Benfica."

Veiga é tão tripeiro que quando o Nuno Gomes fez 2-2 no dragão virou-se a fazer piças para os adeptos deles. Esta frase que retirei de um comentário deu-me vontade de rir.
O Jorge Ribeiro fartou-se de tratar mal o Benfica e toda a gente o quer lá né? O Simão quando teve no Barça disse que só via Sporting e que nunca pensaria em jogar pelo SLB...e agora quantos suspiram pelo capitão? Dizem mal do Veiga por ser isto e aquilo mas um sócio verde e azul que nos preside não merece ser enxutado do clube?

Quanto aos conflitos que Veiga teve com alguns jogadores eu quero que me digam quem no mundo se dá bem com toda a gente! E já agora pensem em quantos jogadores do actual plantel se lamentaram por Veiga ter saído do clube. Lembram-se de alguém no clube que acompanhasse tão bem e blindasse tão bem o balneário? Alguém conhece melhor a podridão do nosso futebol e as manhas do futebol que Veiga? Quando as coisas corriam mal no SLB de Veiga quem dava a cara? O Vieira fugia com seguranças e o Veiga encarava-nos sempre.

Diabo Vermelho deixa-me dar-te os parabéns por apareceres e dares opiniões tão sérias e sóbrias. Aparece mais vezes.

P.S: Berardo para presidente? Epah o homem vem da América ou Canadá e acham que ele conhece alguma coisa deste nosso futebolzinho? Berardo quanto muito seria um investidor sério mas nunca presidente ou dirigente. Não confundam as coisas se faz favor. Gerir um monstro como o Benfica num país onde tudo se mexe contra esse montro - desde Arbitragens a controlos anti-dopoing, etc, - não é gerir uma empresa ou um museu de arte!

João Bizarro disse...

Chama, o Jorge Ribeiro nunca disse mal do Benfica. Quanto muito disse dos seus dirigentes.
E não compares jogadores ou treinadores com dirigentes.

O Simão desde o que o Sporting fez ao Iordanov virou as costas aos lagartos, isso quando estava no Barcelona.

O Veiga quer-se auto promover à conta do Benfica, não é benfiquista, nunca foi. Não o quero sentado na cadeira de presidente. Nem nada que se pareça.

Anónimo disse...

"O Jorge Ribeiro fartou-se de tratar mal o Benfica e toda a gente o quer lá né?"

Por acaso não, eu e muitos outros benfiquistas não o queremos lá. Mas convém perceber que há uma diferença grande entre um jogador profissional e um Presidente dum clube, o jogador joga ou não uma partida de futebol, um Presidente comanda TODOS os destinos dum clube. O jogador é um activo que pode ser vendido/dispensado a qualquer momento, o Presidente é eleito para um mandato de 3 anos. Já muita gente disse aqui, não há mal em ter um outro profissional não benfiquista na estrutura, mas no topo da pirâmide tem de estar alguém além de competente que ame o Benfica, que esteja disposto a sacrificar-se em prol do clube, que não se sirva dele. E não estou de forma alguma a dizer que LFV tem esses atributos, concordo que temos de mudar, mas Veiga é mais do mesmo, ou muito pior ainda.

Pedro disse...

Qd se misturam alhos com bugalhos está tudo estragado.

Nem Veiga é o Diabo nem Veiga é um santo. Sempre lhe reconheci papel muito importante na conquista do titulo e sempre disse q ele defendeu muito bem o balneário e com ele não havia confusões nem festaças dos jogadores em dias de jogo. Como Director Desportivo terá sido o melhor q tivemos.

O Simão,qd Geovanni marcou o golaço em Alvalade, tb gritou "vamos ganhar a estes filhos da puta". Ele estava lixado com os gajos por tudo o q disseram...Veiga está em guerra com Pinto da Costa logo está em guerra com toda a nação andrade e não havia ninguem naquele clube q quisesse ganhar mais ao porto do q ele. Isso não o torna benfiquista e tu sabes disso. Não era o amor ao Benfica q lhe fez querer vencer aos tripeiros mas sim a sua guerra particular com pinto da costa.

Nós suspiramos pelo Simão pq o Simão nunca ofendeu o clube e enquanto foi nosso jogador portou-se fantásticamente. E foi bem recebido e bem tratado, por isso quer voltar.

O Jorge Ribeiro? Não vejo nenhum benfiquista q queira o Jorge Ribeiro. Eu não quero. E João ele ofendeu o Benfica e seus adeptos qd teve as atitudes q teve qd jogou contra nós.

Veiga voltar a trabalhar no Benfica? É um caso a pensar. Veiga presidente do Glorioso? Nem a brincar...

João Bizarro disse...

"E João ele ofendeu o Benfica e seus adeptos qd teve as atitudes q teve qd jogou contra nós."

Não estava no estádio, não vi.

Anónimo disse...

"Veiga voltar a trabalhar no Benfica? É um caso a pensar. Veiga presidente do Glorioso? Nem a brincar..."

Subscrevo!

João Bizarro disse...

Pronto, já vi. :)

João Bizarro disse...

O "investidor" do Boavista foi detido!

Mais um bom para se candidatar à presidência do Benfica e ganhar com 90% dos votos!

Anónimo disse...

De facto, temos aqui os guardiões da alegada supremacia moral dos benfiquistas. Temos aqui igualmente os donos do património intelectual do país. Uma pessoa apoia Veiga e é estúpido, porque espertos são eles, o Billy, o Americano e outros controladores da pureza da raça. Que tristeza. Vocês têm o Benfica que merecem. A mim, é tão credível o Veiga defender-se no livro das mentiras que convenientemente a propaganda difunde como a vossa galhardia em defender uma hipotética ineligibilidade do Veiga. Tendes razão, o voto é intransmissível, mas não é só o voto, também o é o património intelectual de cada um. O que faz de vocês, ò novas luminárias da nação, mais inteligentes do que outros, apenas porque não gostam do Veiga e do que ele representa? Acaso, sois mais do que os outros, a vossa douta opinião sobrepõe-se às outras por direito divino? O Diabo Vermelho tem razão, porém, deve pensar se, de facto, valerá a pena mostrar aos ignaros o que até um retardado mental seria capaz de alcançar? Veiga foi o melhor dirigente desportivo do Benfica dos últimos vinte anos. Eu digo outra vez, Veiga foi o melhor dirigente desportivo do Benfica dos últimos vinte anos. Desculpem todas as virgens ofendidas, mas o que acabo de dizer nem sequer é subjectivo. É interpretativo do que foi a sua gestão do departamento de futebol no Benfica. Até dou de barato que não queira ser presidente do Benfica. Bastar-lhe-ia ler alguns comentários aqui derramados para dissuadi-lo de se candidatar. Mas podia muito bem ser o presidente da SAD enquanto um dos aclamados benfiquistas desde pequeninos se ocupasse do clube e da sua representação simbólica. Quanto a mim, declaro o mesmo que o Diabo Vermelho: QUERO O MEU BENFICA DE VOLTA. De resto quero lá saber do que pensam os eruditos da pureza benfiquista.

Anónimo disse...

Maestro, a tua linguagem insultuosa mostra o Benfica que tu queres, e nesse concordo que Veiga encaixa que nem uma luva. Melhor só se juntares o Reinaldo a VP, e o guarda abel a chefe da segurança.
Eu quero um benfiquista acima de qualquer suspeita a presidente, se para ti isso não é condição essencial, estás no teu direito, como já disseram vota em quem quiseres, o voto é teu, mas respeita quem quer um caminho diferente.

João Bizarro disse...

Vocês parecem aqueles gajos das seitas, completamente tapadinhos em relação ao seu "lider"!

É por causa de argumentações dessas (e não só) que não quero gajos desses à frente do meu clube.

20 anos, vamos até 1987! O que dizer daqueles que ganharam taças, campeonatos e foram a 2 finais da Taça dos Campeoões entre 1987 e 1994.

Enfim...
É só rir.

João Bizarro disse...

Americano, duvidas que se amanhã o Pinto da Costa viesse dizer que se candidata à presidência do Benfica andariam por ai benfiquistas a bater palmas e a carregá-lo em ombros?

Anónimo disse...

Claro que os iluminados são vocês, americano e bizarro. A minha linguagem não é insultuosa e não quero saber de reinaldos nem de guarda-abeis e muito menos de Pintos da Costa. Eu vou repetir, pode ser que desta vez alguns percebam: EU QUERO O MEU BENFICA DE VOLTA. Vocês é que negam a possibilidade de escolha a outros, quando os diminuem como pessoas e benfiquistas apenas porque escolheriam Veiga. Novamente: quer vocês gostem ou não, O VEIGA FOI O MELHOR DIRIGENTE DO BENFICA DOS ÚLTIMOS VINTE ANOS. E não venham com essa papagaida de 87 e da liga dos campeões, porque vocês apenas falam do que ouviram dizer. Mas numa coisa concordo convosco. O voto é meu e se for caso disso faço dele o que eu quiser. Só rezo para que uma maioria de benfiquistas possam pensar o mesmo que eu. E já agora, imaginemos que Veiga regressa ao Benfica e como digo não tem de ser para a presidência e como prevejo, o Benfica voltaria a ser um clube de vitorias e não um clube de promessas. O que fariam vossas senhorias, ficariam em casa, amuados, porque não gostam do Veiga? Ou iam juntar-se a toda a cambada de patetas - segundo a vossa iluminada consideração - a festejar essas vitórias. Eu tenho um palpite, mas gostava que vocês me elucidassem.

Anónimo disse...

Ex-presidente da Federação pedia 'OK' de Vieira a árbitros escolhidos
O ex-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, João Rodrigues, admite ter sido intermediário entre o ex-líder do Conselho de Arbitragem da FPF e Luís Filipe Vieira na escolha de árbitros para o Benfica. Este exemplo foi avançado ontem no Tribunal de Gondomar como explicação para a cedência Pinto de Sousa aos desejos dos clubes na nomeação de árbitros. Tudo para "evitar conflitualidades" e não num contexto de corrupção.



"Só me foi pedido para perguntar ao sr. Luís Filipe Vieira o que achava de determinado árbitro, já que o Paulo Paraty não podia ser. Ele disse que não estava de acordo e eu, aí, dei por terminada a minha colaboração", explicou assim João Rodrigues o seu papel perante o clube da Luz, já fora da sala de audiência. "Não me ponham nas nomeações, porque nada tenho a ver com isso".



Fonte: Jornal de Notícias

Anónimo disse...

Ex-presidente da Federação pedia 'OK' de Vieira a árbitros escolhidos
O ex-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, João Rodrigues, admite ter sido intermediário entre o ex-líder do Conselho de Arbitragem da FPF e Luís Filipe Vieira na escolha de árbitros para o Benfica. Este exemplo foi avançado ontem no Tribunal de Gondomar como explicação para a cedência Pinto de Sousa aos desejos dos clubes na nomeação de árbitros. Tudo para "evitar conflitualidades" e não num contexto de corrupção.



"Só me foi pedido para perguntar ao sr. Luís Filipe Vieira o que achava de determinado árbitro, já que o Paulo Paraty não podia ser. Ele disse que não estava de acordo e eu, aí, dei por terminada a minha colaboração", explicou assim João Rodrigues o seu papel perante o clube da Luz, já fora da sala de audiência. "Não me ponham nas nomeações, porque nada tenho a ver com isso".



Fonte: Jornal de Notícias

Anónimo disse...

"E não venham com essa papagaida de 87 e da liga dos campeões, porque vocês apenas falam do que ouviram dizer"

Tens razão, eu e o bizarro temos 2 anos, somos é uns prodígios na escrita e por isso andamos por estes blogs. E vendo por aí nem posso dizer que o Eusébio era bom e que o Benfica da década de 60 era bom, já que eu apenas "ouvi dizer". De facto ir a 2 finais da Taça dos Campeões não é nada comparado com o que o Veiga fez, nem foi no reinado dele que fomos eliminados pelo Anderlecht na pré-eliminatória, essa equipa da alta roda europeia que depois perdeu os jogos todos no grupo. Enfim...

Anónimo disse...

Silva Porto obrigado por essa grande novidade da escuta da meia final da Taça de Portugal (que já todos lemos e relemos 500 vezes), prática que até o Presidente do clube adversário (Belenenses) admitiu que acontecia com todos. Descobriste a pólvora, parabéns.

Anónimo disse...

E americano, eu também quero um Benfica acima de qualquer suspeita. Um Benfica onde os dirigentes se demitem quando são suspeitos de qualquer coisa. Um Benfica onde os dirigentes têm de ser impolutos, um Benfica que não sirva para que os dirigentes se escondam da justiça. Este é o Benfica que eu quero. Já agora, conheces algum dirigente do Benfica, nos últimos anos, que tenha dado este exemplo de honradez, demitindo-se do seu cargo, para que o Benfica não fosse atacado por tabela? Conheces? Eu avivo-te a memória. Só houve um. Pois claro, o Veiga. Por muito que te doa. Repara: Eu não quero Pintos da Costa, eu não quero batoteiros no meu clube. Quero vitórias e dirigentes que tragam experiência, organização e liderança. É por isso que aprecio Veiga. E não sou nenhum malfeitor por isso. Se me pedes que te aponte, desde logo, uma diferença entre Veiga e os corruptos do Norte, ela está aqui, em toda a sua evidência. DEMITIU-SE. Imagina que os corruptos do Norte faziam o mesmo, onde é que já estavam. E em vez de passar pelo Hospital da Luz, talvez o Pinto da Costa tivesse passado recentemente pela enfermaria do estabelecimento do Linhó. Mas estás a ver a diferença? Não consegues reconhecer que foi uma atitude digna, uma atitude à Benfica? Achas que o LFV faria o mesmo? Desculpa, mas a diferença é esta.

Pedro disse...

maestro não entres no erro básico de achares q por não se gostar do Veiga q se gosta do Vieira...Nesta altura do campeonato esse tipo de discurso não faz sentido.

Eu não quero o Vieira, nunca quis e acredito q um dia toda a verdade virá ao de cima e quem o tanto defende terá uma grande decepção, mas não quero o Veiga como Presidente. E não sou nem mais nem menos benfiquista q tu.

MFQ disse...

Felizmente que o futuro do Benfica não se decide em votações (manipuladas ou não) de blogues. José Veiga não tem mais espaço de manobra no Benfica. Eu não acredito nem na sua competência, nem no seu profissionalismo e muito menos no seu amor ao clube (sendo este um item que ainda conta quando se trata de clubes de futebol).

José Veiga nunca mais.

Quanto às eleições antecipadas, embora não tenha uma opinião conclusiva sobre o assunto, não me parece que sejam oportunas neste momento. Com a divisão de poderes no departamento de futebol e o consequente o afastamento de LFV dessa pasta, talvez as coisas resultem até 2009.

De qualquer forma há vários departamentos ligados ao futebol que necessitam de reestruturação. Muita coisa terá de mudar no Benfica sob pena do clube se tornar inviável a curto prazo.

MFQ

Anónimo disse...

Pedro, estás no teu direito de não quereres o Veiga, mas como dizes, porque não queres, não és nem mais nem menos benfiquista. És apenas um benfiquista com a tua opinião. E é contra isso que me insurgo, contra a prepotência de alguns que diminuem os outros apenas porque eles votariam Veiga. Mas eu acho que podes ficar descansado, porque eu acho que Veiga não quer presidência, mas sim o futebol. E se isso fosse verdade teríamos o melhor dos dois mundos. Um presidente benfiquista e um presidente da SAD organizado, competente e profissional. Eu não pretendo condicionar a opinião dos outros mas exigo que não tentem condicionar a minha. Só isso. O resto, meu amigo, resolve-se nas urnas.

John Billy #37 disse...

"P.S: Berardo para presidente? Epah o homem vem da América ou Canadá e acham que ele conhece alguma coisa deste nosso futebolzinho? Berardo quanto muito seria um investidor sério mas nunca presidente ou dirigente. Não confundam as coisas se faz favor. Gerir um monstro como o Benfica num país onde tudo se mexe contra esse montro - desde Arbitragens a controlos anti-dopoing, etc, - não é gerir uma empresa ou um museu de arte!"

Hahahahah!
Estamos a falar do 5º homem mais rico do Portugal. O homem que ficou rico a GERIR e não a produzir.
Um homem que manda tanto na PT como no BCP.
Um homem a quem o chefe de estado vem pedir conselhos sobre o País.
Mas pronto, ele deve ter muito a aprender com o Veiga.

Olhem, li no Público que o passivo no tempo de Damásio passou de 25 milhões para 50. Com o VA de 50 para 100 e com o LFV de 100 para 300. Tirando 100 investidos no CE e no estádio chega-se a conclusão que o passivo aumentou mais 100 milhões no tempo do Orelhas. Alguém confirma isso? A ser verdade essa teoria da recuperação financeira vai abaixo.

Anónimo disse...

"Olhem, li no Público que o passivo no tempo de Damásio passou de 25 milhões para 50. Com o VA de 50 para 100 e com o LFV de 100 para 300. Tirando 100 investidos no CE e no estádio chega-se a conclusão que o passivo aumentou mais 100 milhões no tempo do Orelhas. Alguém confirma isso? A ser verdade essa teoria da recuperação financeira vai abaixo."

Por acaso podes postar essa noticia ou fornecer um scan? Estou muito interessado em ler isso.

João Bizarro disse...

"E não venham com essa papagaida de 87 e da liga dos campeões, porque vocês apenas falam do que ouviram dizer"

HAHAHAHA.

Carissimo, por acaso NÃO fui a esses jogos todos durante a campanha até à final da Taça dos Campeões (era assim que era conhecida na altura). Lembras-te dos 2 golos do Rui Águas nas 1/2 finais contra o Steua do Lacatus e do Hagi? AH e o Boloni também lá andava.
Eu não.

John Billy #37 disse...

Starblade, li um exemplar do Público no café. E eram umas declarações do Jaime Antunes. É por isso que estou a pedir se alguém pode confirmar.

John Billy #37 disse...

O artigo é este:

Lampião angustiado

18.04.2008, Jaime Antunes


Confesso que sou hoje um lampião angustiado. Com a derrota humilhante perante a Académica. Com a eliminação consentida perante o Sporting. Com os oito golos sofridos em dois jogos.
Mas angustiado sobretudo com a realidade do Glorioso Sport Lisboa e Benfica (SLB).

Olhando para o SLB das últimas duas décadas, os sócios só podem estar tristes e preocupados.
No futebol, actividade central do clube, não apresentamos resultados desportivos relevantes há mais de 20 anos. Nas últimas duas décadas o SLB ganhou dois campeonatos nacionais.
As modalidades ditas amadoras nada ganham. Hóquei, voleibol, basquetebol, futsal, ciclismo, etc., são autênticos sorvedouros de dinheiro, sem resultados.
Dizem-me alguns benfiquistas que a actual liderança do clube não fez mais e melhor porque herdou uma situação caótica de Vale e Azevedo. É verdade. Mas o caos já vem de trás.
Desde a presidência de Manuel Damásio que o passivo do SLB praticamente duplica por cada presidente que passa.
Eram cinco milhões de contos quando Damásio chegou e mais do dobro quando se demitiu.
Vale e Azevedo duplicou o passivo de cerca de 12 milhões de contos para mais de 20 milhões.
Vieira e Vilarinho herdaram um passivo significativo de Vale e Azevedo, mas triplicaram-no. Actualmente o universo SLB deverá ter um passivo superior a 300 milhões de euros (sessenta milhões de contos).
É claro que construíram o estádio. Descontando os apoios do Estado e da câmara o estádio terá custado (nunca foram apresentadas contas da Benfica Estádio aos sócios) cerca de cem milhões de euros (20 milhões de contos). Mesmo assim o passivo fica em 200 milhões de euros (40 milhões de contos).
Ou seja, a dupla Vilarinho-Vieira duplicou o passivo herdado de Vale e Azevedo e quase oito anos depois ainda o utilizam como desculpa para os péssimos resultados que apresentam.
Em sete anos no SLB (dois como director desportivo e o resto como presidente) Vieira já contratou mais de cem jogadores. Todos os anos contrata uma equipa de futebol. Se são todos maus, porque os contrata?
Transformou o glorioso SLB num entreposto comercial de jogadores ao serviço de uns quantos empresários. Vivemos uma situação idêntica ao último ano de Manuel Damásio.
O SLB hoje não tem lideranças competentes. Nem na gestão, onde o presidente claramente nada percebe de futebol, nem na equipa técnica nem no plantel. O Benfica muda de "capitão" de equipa quase todos os jogos.
Sem lideranças competentes e com as finanças em degradação acelerada, prevejo um futuro difícil para o glorioso SLB. Com esta gente na gestão, o SLB nada ganhará de relevante no plano desportivo nos próximos anos e corre o risco de colapso financeiro.
Jaime Antunes, sócio 28.944. Jaimea@frontino.com.pt

Anónimo disse...

Caro João Bizarro, sabes onde estava nessa vitória do Benfica sobre o steaua? Estava no estádio da Luz, entre os 120 mil benfiquistas? E sabes onde estive, um mês depois desse jogo. Estive em Estugarda, na final da Taça dos Campeões Europeus com o PSV. E sabes onde estive, dois anos depois? Em Viena, no Prater, na final com o Milan. Chega assim ou queres mais alguma coisa. Não pretendas dar-me lições de benfiquismo. Não vás por aí, meu caro, que te espetas ao comprido.

RMSoares disse...

Sobre a questão do passivo, tirei a seguinte definição da wikipedia :
"Em contabilidade, o passivo corresponde ao saldo das obrigações devidas, enquanto no activo se representam os bens e receitas que pertencem a uma determinado entidade."
A estabilidade financeira obtêm-se quando o passivo é inferior ao activo, ou seja quando se consegue obter mais receitas do que aquilo que foi investido.
Com os fracos resultados, este não será um bom ano.

Relativamente ao Veiga, qualquer um de nos pode escrever um livro e reescrever a historia a sua maneira. O que interessa são os factos. E não viver a custa de um clube.
Antes de fazerem do Veiga o salvador da pátria, ponham os olhos no "messias" do Boavista.
Veiga nunca com o meu voto.

Alternativas a LFV ? Quem ? O barbas ? o taxista ? o Rui Santos ? Apresentem alguém que tenha um projecto credível a pelo menos 5 anos, não quero uma equipa que ganhe o campeonato no próximo ano, quero sim um equipa vencedora, que jogue a bola e que lute pelos títulos.

O que o Benfica precisa é de estabilidade, a tal tranquilidade, não precisa de mudanças radicais, de comprar mais uma "tonelada" de jogadores, de mudar radicalmente de tácticas ou de loucuras financeiras. Precisa sim de estabilidade.

Anónimo disse...

Lá estabilidade temos, em 7 anos de cabrão temos uma estabilidade de 6 anos de maus resultados. Temos a estabilidade de não ganhar campeonatos nem Taças, de sairmos dos Campeões aos pés de equipas de merda. De sairmos da UEFA aos pés de equipas de merda ainda maior. De sermos ridicularizados em Portugal por equipas tipo Varzim, Leixões, Belenenses, Académica. Temos a estabilidade dos records de merda: Mais pontos perdidos em casa, maior distancia para os primeiros, 50 anos que a Academica não ganhava na Luz. Temos a estabilidade de alguém que ganhe no Benfica ou tenha um projecto seja posto a andar (Álvaro, Adil Amarante, Donner, Trapattoni). Também temos a estabilidade dos maus resultados; das contratações de 12 jogadores por época. Há também a estabilidade de mais de uma cem milhões de Euros deitados á rua a contratar lixo. E a estabilidade do cabrão, de uma forma ou de outra, meter todos os bons jogadores fora do Benfica: Simão, Kara, Miccoli, M.Fernandes, Miguel, R.Rocha, Geovanni, Léo, etc etc

É esta a estabilidade que vos interessa? Para os mais distraidos, SLB não significa Sociedade Luis Bieira...

John Billy #37 disse...

Concordo contigo Rui Miguel.
Tenho que confessar que sou um leigo em relação as finanças do Benfica.
Benfica SAD, Benfica clube, Estádio SAD... Afinal de contas quanto dinheiro devemos? E a quem? É possivel por exemplo o Benfica clube dever dinheiro ao Benfica SAD por exemplo?

Anónimo disse...

john, obrigado pelo artigo. no fundo diz o que eu e tanta gente por aqui fala. Desde o facto das amadoras estarem na merda à falta de projecto no futebol. E só se esquece do corropio de jogadores, muitas vezes pagos a preço de ouro (Marcel, Butt, Zoro).

Anónimo disse...

"É possivel por exemplo o Benfica clube dever dinheiro ao Benfica SAD por exemplo?"

Sim a pseudo-diminuição do passivo que o cabrão apresentou há duas semanas foi isso. O passivo da SAD diminuiu porque o Benfica clube pagou 40M de euros à SAD.

Anónimo disse...

Socorro, a Luz arde

Nos últimos sete anos, o Benfica já viveu várias crises. Primeiro, a crise-Toni, depois a crise-Jesualdo, mais recentemente a crise-Fernando Santos e, agora, a crise-Camacho. A coisa está outra vez muito preta...

Por João Bonzinho
in Sexta

O Benfica está de novo caído em desgraça. Na semana em que desceu de 2.º para 4.º no campeonato, saiu de Alvalade e da Taça de olhos no chão. O pior é que os benfiquistas não vêem solução, logo agora que tanto acreditavam no futuro com Rui Costa à frente do futebol da Luz.

Não parece mais do que um filme repetido, tão repetido que nos últimos 14 anos o Benfica apenas foi campeão nacional uma única vez. O que chateia os adeptos encarnados é a conversa: agora é que é, isto é o dream team, temos é o melhor plantel dos últimos dez anos, o Benfica será imparável, já para não falar da espinha dorsal da selecção e dos sucessivos treinadores sempre apresentados como projectistas de uma trabalho para alguns anos, mas que acabam inapelavelmente por deixar a Luz ao fim de um.

Um homem só?

No centro de toda a controvérsia está, porém, um único homem: Luís Filipe Vieira. Ele será sempre um presidente incontornável na história do Benfica. É elogiado por ter reerguido a dignidade do clube, construído um estádio e um centro de estágio, organizado as várias empresas e posto as contas em dia.

A história lembrá-lo-à também pelas frases supostamente bombásticas e pelo discurso nem sempre muito conveniente. Pior do que isso, Vieira ficará na história como um dos presidentes mais perdedores no futebol, um dos que mais jogadores contratou e dos que apostou em mais treinadores. Foi de crise em crise. E nem os seus treinadores mais próximos (Jesualdo, Fernando Santos e Camacho) escaparam à erosão dos resultados.

Agora que vê a equipa principal do clube cada vez mais desgovernada (a goleada sofrida em Alvalade ? o Sporting será o adversário do FC Porto na final da Taça ?, a meio da semana, pareceu apenas o choque lógico após a inqualificável derrota, dias antes, diante da Académica, em plena Luz), Filipe Vieira nem deve dormir. Não dorme, mesmo, como confidenciam alguns dos seus mais próximos colaboradores.

O Benfica não tem treinador (Chalana é, realmente, o menos culpado de tudo o que está a acontecer), não sabe se conseguirá vir a ter o treinador que quer (Carlos Queirós, dando como boas todas as informações disponíveis) e aparentemente está à beira de uma nova revolução. Prepara-se, no fundo, para repetir o que já por diversas ocasiões fez desde que Luís Filipe Vieira é o homem-forte: despedir uma mão-cheia de jogadores e contratar outra mão-cheia.

Há anos que no Benfica não se discutem os problemas estruturais; discute-se apenas a conjuntura. «Isto está mal? Pois mude-se o treinador, mudem-se os jogadores, e já está.» E depois? Espera-se que o vento sopre. Já é um fado benfiquista.

E Rui Costa?

Todos os benfiquistas esperaram que Rui Costa regressasse à Luz. E esperaram que esse fosse um regresso feliz. Rui Costa regressou mas o seu regresso não podia ter sido mais infeliz. Agora que se prepara para tomar conta do futebol do clube, acaba, esta semana, de ver o céu desabar-lhe um pouco mais sobre a cabeça.

Anónimo disse...

Meus caros, afasto-me desta discussão. Foi bom enquanto durou, mas já não há paciência para tanta casmurrice. Agora a teoria de que Veiga reescreve a história. Santo Deus, ele não precisa de a reescrever. A história já lhe fez justiça. Um campeonato, uma supertaça, quartos-de-final da Liga dos Campeões, quartos-de-final taça UEFA e ainda vêm falar de reescrever a história. Eu volto daqui a vinte anos, e aí verei onde andam os púdicos benfiquistas a quem simplesmente agonia a possibilidade do clube ser gerido de forma profissional e competente. Nessa altura, caros americano, pedro, MAQ, Rui Soares, john billy e bizarro, então falaremos do pujante Benfica que os vossos notáveis consócios conseguiram construir. Até lá, prometo, vou sofrer em silêncio, assistindo à decomposição desportiva e financeira deste grande clube que hoje em dia é o meu desespero. Mas não faz mal, o Veiga é que não. VIVA O BENFICA, mesmo arruinado. Boa-sorte, caros. Até daqui a vinte anos para mais um balanço do fantástico Benfica que nos espera.

João Bizarro disse...

Meu caro maestro (que de maestro não tens nada) quem disse que tínhamos ouvido falar da época 87/88 não fui eu, foste tu.

Vota lá no Veiga e leva a viola.

E já que falas de benfiquismo, um benfiquista decente nunca queria um Veiga na cadeira de presidente. E é só.

PS: Também o Joaquim Oliveira vai ver o Benfica a todo o lado!

Anónimo disse...

Bizarro, essa rídicula comparação com o Joaquim Oliveira é mesmo um apagão total de argumentos ou é um atraso momentâneo de lucidez? Por amor de Deus, pelo menos o Maestro esteve lá, e tu Bizarro, com toda a tua presumida decência de benfiquista, onde é que estiveste nessas alturas. Foi Deus que separou à nascença os benfiqustas decentes dos não decentes. Ou foste tu que os separaste à força de um maniqueismo idiota que pretende fazer de alguns benfiquistas juizes morais de outros que pensam de modo diferente. És tu um benfiquista decente, homem? O que é que fizeste de tão magnífico na história do clube que te dê o direito de usares esse paleio de vantagem moral sobre outros benfiquistas. O Maestro tem toda a razão, é à conta de muitos Bizarros como tu que o Benfica chegou a este miserável estado. Serão estas as bizarrias que muitos apontam ao típico adepto benfiquista. Bizarro, a tua putativa decência seria sempre muito maior se fosses mais tolerante com outros benfiquistas que divergem de ti. Se é a essa decência que te referes, podes lambusar-te com ela. Essa decência, de não tolerar que outros possam ter ideias diferentes, guarda-a bem para ti. Faz bom proveito.

Jorge Borges disse...

Até fiquei atarantado.
Veiga?
Não quero daqui a 25 anos que digam dos títulos do Benfica o que dizem dos do Porto.
Se para ganhar precisamos do Veiga, então prefiro perder.
Nunca, em circunstância alguma eu votaria no Veiga.
O Benfica está mal, mas não tão mal para ele ser sequer hipótese.

Anónimo disse...

Senhor Borges, éntão explique-me o que esteve a fazer durante toda a noite quando o Benfica foi campeão com Trapattoni e Veiga? Ficou em casa a chorar, a maldizer do título alcançado, ou então veio para rua festejar e aquilo que escreve é afinal de contas uma grande treta. E já agora, diga-me onde é que o título que o Benfica ganhou com o Veiga se compara com a podridão e a batota dos corruptos do Norte? o Benfica não está tão mal? Por favor, esclareça-me neste ponto. O que é preciso acontecer mais para que o Benfica esteja de facto assim tão mal? Então prefere perder? Faço uma pequena ideia do gozo que deve ser para si este Benfica.

Jorge Borges disse...

Diabo Vermelho:
E onde andou você depois dessa vitória? Nunca mais ganhou nada. E esteve lá mais 2 anos.
Não gostei, nem gosto de ouvir o que todos nós ouvimos, por exemplo sobre aquele jogo com o Estoril no Algarve.
Independentemente de ter sido ou não correcto, e eu acho que não foi, o que se diria se tivesse sido o Porto ou o Sporting a fazê-lo?
Eu não gosto desse tipo de expedientes, por exemplo. E com o Veiga iriam ser muitas as situações duvidosas.
Há gente competente e capaz de levar o Benfica à gloria, de forma séria e honesta.
Repito, não preciso do José Veiga para nada. E acredite, precisa mais ele do Benfica do que o Benfica dele.

Aperta-Pitons disse...

Visitem http://apertapitons.blogspot.com/

Um abraço

João Bizarro disse...

Vocês estão tapadinhos, rapazes.

Repito, os vossos argumentos parecem o das seitas religiosas.
Fiquem lá com o vosso Veiga.
VOçês, com a mania do puritanismo, vocês que são os que festejam as vitórias do Benfica, vocês que são os únicos que vão ao estrangeiro, voçês os donos da verdade porque o Veiga descobriu como fazer do Benfica campeão.

Repito, estão completamente tapadinhos. E não é com ofensas que vão lá na vossa jornada religiosa.

Adeuzinho...

John Billy #37 disse...

Nunca fui ao estrangeiro ver o Benfica. Não tenho dinheiro para isso.
Não sirvo para benfiquista?

João Bizarro disse...

Não serves John.

Só os notáveis endinheirados, tipo o Veiga é que servem.

jose disse...

A partir do momento em que alguem considera a hipotese de votar no Veiga para presidente, e um tema que so pode ser encarado como brincadeira de mau gosto

Nao gostei quando ele la esteve como director desportivo, e so ideia de este tipo concorrer para a presidencia do Benfica, e de que ha Benfiquistas que contemplam a mesma de bom grado, causa-me um mal estar enorme

João Bizarro disse...

Começo a ficar descansado por saber que, pelo menos aqui são só dois os génios que querem esse ser abjecto com presidente do Benfica.

Anónimo disse...

Estava para não intervir nesta discussão, mas o último post do Bizarro, fez-me mudar de ideias. Nunca tinha pensado em Veiga para presidente do Benfica, mas depois de ver os argumentos de uns e outros, devo dizer que me inclino para Veiga. Não sou mal agradecido nem tenho memória curta. Ele deu-nos o único campeonato em catorze anos e teria dado mais se ainda lá estivesse. Como benfiquista, quero o Benfica a ganhar. Por isso, senhor Bizarro não deite foguetes, há mais génios para além de dois. E já agora, procure bem, vários colegas seus não aceitam Veiga a presidente mas não se importavam de o ver regressar ao futebol. Por isso, guarde lá para si esse contentamento ridículo, tentando humilhar duas pessoas porque cometem o pecado de pensar pela cabeça própria. Agora já não são dois, são três. E garanto-lhe, da forma como está o clube, o Veiga só não voltará ao Benfica se não quiser. E nesse dia sempre quero ver o que é que senhor vai fazer. O senhor e outros. Vão protestar para o estádio.

Tiago disse...

Quem deu o título foi o Trapattoni com a seu espírito e união (que foi criado pela 1ª versão do Camacho). Basta ver o que sucedeu pós-Trap...

John Billy #37 disse...

Quem deu o título foi a Carolina. Ela é que enlouqueceu o Pinto da Costa. Em condições "normais" alguma vez o Benfica era campeão perdendo tantos pontos?

Anónimo disse...

Eu acho que quem deu o título foi o rato Mickey. Tenham juizo, se nem isso consegue admitir, que a intervenção de Veiga foi decisiva, leiam o que diz Trapattoni, ele mesmo, não manda dizer por ninguém. Está no livro do Veiga, porra. É o velho que diz: «Foi o melhor director desportivo que encontrei na minha carreira. Sem ele o Benfica não teria sido campeão». Mas claro, há aqui luminárias que sabem mais do que o Trapattoni. De certeza. E já agora, nesse livro vejam o que diz Florentino Perez, Koeman, Valdano, António Simões, Fernando Santos, Zahovic e outros tantos. Mas claro, seguramente todos malfeitores, sem credibilidade, porque esta quando Deus a distribuiu pelos humanos foi toda para certos comentadores deste blog. E obrigado elefanteam, mas escusavas de te chegar á frente. eu também sei que o Benfica não é de meia dúzia de iluminados que navegam na blogosfera. E também sei que o regresso de Veiga já não é uma questão de se, é de quando. Por muito que lhes doa. Mas à primeira vitória do Benfica, eles esquecem tudo.

John Billy #37 disse...

Nesse livro do Veiga também é explicado porquê que não fomos campeões nos dois anos seguintes?

"E também sei que o regresso de Veiga já não é uma questão de se, é de quando."
Olha eu também sei que o Veiga NUNCA há de voltar ao Benfica.

Anónimo disse...

Billy: dois esclarecimentos. Se queres saber porque é que não foi campeão nos dois anos seguintes, compra o livro ou pede emprestado, porque ele explica. Sobretudo o primeiro desses dois anos, porque o segundo já quase lá não esteve. Lembras-te, porque se demitiu, porque não quis servir-se do benfica para se defender? O tal exemplo que esperamos sempre de muito boa gente mas que no futebol português só o Veiga é que seguiu. Mas isto para vocês não deve contar para nada. O que interessa é a lengalenga de que não é de confiança, bla, bla,bla. Os outros é que são honestos, púdicos, mas quando passam por situações destas escondem-se nos clubes ou nos partidos. De resto, podes sempre procurar as declarações de Léo e Miccoli, no final da época passada, quando ambos disseram em público o que Fernando Santos disse em privado ao Orelhas. Com Veiga, o Benfica tinha sido campeão na época passada. Repara, não sou eu a dizer, são os jogadores, uns em público e outros em privado e o treinador. E quanto ao seu regresso, digo-te que não sei quando, mas ele vai voltar. E nessa altura sempre quero ver o o que vais fazer. Principalmente após a primeira grande vitória do Benfica após o regresso de Veiga? Ficas em casa a remoer o seu regresso ou juntas-te a nós a festejar?

RMSoares disse...

Alguém me arranje o livro do veiga em pdf ? Já li todos os livros de ficção que tenho em casa, LOL, desculpem mas quero encontrar as tais explicações nessa bíblia.
O pedido do livro é a serio.

Quero entender como é que o Veiga enquanto esteve no Benfica ganhou um campeonato e uma taça. Como é que o Benfica nesse período, comparado com a época actual, teve um melhor desempenho na UEFA.

Quero entender, como é que ele ganhou isso tudo e porque não ganhou mais nada.

Quero entender se foi só o Veiga que ganhou isso tudo sozinho, ou se tinha com ele uma direcção, jogadores e adeptos com ele. Quantos golos ele marcou ?

Quero entender porque saíram do clube os jogadores como o Tiago e o Miguel. Não tem eles uma opinião a dizer sobre esse "Messias" ? E todos os outros jogadores que recusaram assinar contractos com o Veiga ?

O Veiga foi um bom director ? Sim senhor foi, e o Benfica precisa de alguém para essa função. O Veiga ? com as atitudes que tem tido ultimamente tem se colocado cada vez mais longe desse lugar.

Ninguém deve estar no Benfica, para servir os seus interesses, o Veiga tem se servido do Benfica e depois de uma passagem efémero pelo Luxemburgo, quer agora um novo "tacho". Não no Benfica.

João Bizarro disse...

Cá para mim até pode ser só 1 e não 3.
Eu posso ir a um blog qualquer e fazer 1000 comentários com o nome que quiser sem ser registado.

Os argumentos são os mesmos: "Deu-nos o único titulo em 14 anos".

Não. Não deu. Pode ter ajudado mas não deu. E ao contrário do Pedro e do Americano não quero vê-lo, nem pintado de vermelho com uma pena de águia no cu como director desportivo.

Meus amigos, tanto livro bom que anda ai nas livrarias e nas bibliotecas e eu ia-me dar ao trabalho de ler obras de ficção como as do Pinto da Costa, da Carolina e do Veiga?

João Bizarro disse...

Rui Miguel, não metas a taça nos títulos do Veiga porque não é dele.
Ele entrou no fim dessa época e disse logo que o Camacho estava lá há 2 anos (era 1 ano 3 meses mas pronto!) e não tinha ganho nada.
3 meses depois o Benfica ganhava a taça. Acredito que no livro o Veiga disse que ele é que foi o obreiro.
Aliás, o Veiga aos 6 meses era obreiro da conquista da Taça dos Campeões. Foi ele ainda espermatozóide que foi buscar o Eusébio ao aeroporto e contratou o Bella Gutman para treinador.

John Billy #37 disse...

João Bizarro, realmente com tanto livro do Vargas Llosa, Garcia Marquez ou Murakami perde-se tempo a ler livros da bola.
Diabo Vermelho pensavas mesmo que o Veiga ia falar mal dele no seu livro? E o Pinto da Costas nas suas biografias diz o quê? Que convida os árbitros para o chá das 5?
Mas já chega de falar do Veiga.
Vamos lá é pensar no jogo de amanhã que é para ganhar. O 2º ou 3º lugar ainda são possíveis. Tenho um amigo dos super dragões que me arranja um bilhete mas não está nada apetecer ver o jogo no meio da claque do Porto.

RMSoares disse...

Sim chega de Veiga, o que ele quer é isto mesmo publicidade para a conquista dos seus interesses pessoais, que podem ser legitimos mas que não são os mesmos que o Benfica.

Gostava de saber a vossa opinião sobre o que se passou hoje no centro de estagio, o que aconteceu (aconteceu algo ou foi só a comunicação social?) é benefico para o grupo de trabalho ?

Anónimo disse...

Rui Miguel, vamos ser precisos, porque existe já demasiada mentira que é contada sobre Veiga que não há necessiodade de acrescentar mais algumas. Miguel saiu em colisão com LVF e não com Veiga. E já agora, elucida-nos, até onde vão os teus conhecimentos, para que digas que houve jogadores que não assinaram contrato com o Benfica por causa do Veiga. Diz quem foram esses jogadores. Se quiseres, posso dar-te os nomes dos jogadores e treinadores que aceitaram o Benfica por causa do Veiga. Mas isso é diferente.
Outra dúvida. Porque é que o Bizarro e o Billy e outros não respondem a esta pergunta, escapando sempre dela. Imaginem, o Bagão é presidente do Benfica e o Veiga presidente da SAD. O Benfica ganha o campeonato. O que é que vocês ficam a fazer nessa noite. Ficam em casa, danados, tristes, por causa do Veiga, ou juntam-se a todos os outros que festejam na rua? E de facto, têm razão, há literatura muito boa, para além de livros biográficos. Olhem por exemplo, o "Admiravel Mundo Novo" de Aldous Huxley. Gosto particularmente deste trecho: "A melhor forma de nos lavarmos não é seguramente rebolarmo-nos lodo". É só o que eu quero, que o Benfica saia deste lodo directivo e desportivo. Por mim e por outros - cada vez mais asseguro-vos - com Veiga. Por vós sem ele. Veremos no futuro quem tinha razão.

John Billy #37 disse...

Sei lá Rui Miguel...
A manifestação tem o meu apoio. É sinal que os adeptos não estão satisfeitos com a gestão do LFV (pudera...).
Em relação aos incidentes no Seixal aí a coisa é mais complicada. Em circunstâncias normais sou contra qualquer tipo de violência, seja ela física ou verbal. Mas depois de uma época extremamente negativa resultante não só da incompetência do LFV mas também pela falta gritante de entrega dos jogadores talvez sejam necessárias medidas drásticas para espevitar aqueles mercenários.
Resumindo, nem apoio, nem condeno.

John Billy #37 disse...

"Imaginem, o Bagão é presidente do Benfica e o Veiga presidente da SAD. O Benfica ganha o campeonato. O que é que vocês ficam a fazer nessa noite."
Esta é fácil: vou festejar para a rua.
Digo-te mais: O Veiga podia ser o presidente, o Dias Ferreira director técnico, o Jorge Costa treinador, o Paulinho Santos treinador adjunto e o Bruno Alves a capitão que ia sempre festejar as vitórias do Benfica.
Isso não implica que eu os queira lá.
Para mim o Veiga é demasiado parecido com o LFV. Sócio do Porto, passado duvidoso e mal educado. Além disso cada acto parece ser feito contra o Porto e não a pensar no Benfica.
Quero um presidente que pense no Benfica e não no Porto.

Jorge Borges disse...

Diabo Vermelho, foste bastante feliz na citação, não a interpretei no mesmo sentido que tú, obviamente.

RMSoares disse...

Perfeito John Billy, "depois de uma época extremamente negativa", a manifestação ocorre na vespera do jogo com o porto.
E porque só nesta data, pq não logo na quinta-feira, sexta-feira, ou no rescaldo de outro mau jogo ?
Estamos sujeitos a influencias externas ? Além de colocarem noticias a denegrir o Benfica, jogadores e direcção, agora tb agendam manifestações ?

Depois do "apoio" dado a equipa, acho que nada de pior pode acontecer na chegada da equipa as antas.
Este ano em vez de atirarem pedras (já foi feito no seixal), os super-dragões talvez aplaudem a nossa equipa.

RMSoares disse...

Relativamente a jogadores que não jogaram no Benfica porque não assinaram o contracto com o veiga, é ver a imprensa da época, é ver os jogadores que foram colocados no Benfica B porque não queriam assinar com o Veiga.

O veigas trouxe bons jogadores para o Benfica, tb o Gaspar Ramos trouxe, em 100 um é bom. Mas o Veiga tb errou e veja-se o caso do Diego, que nunca vestiu a camisola do Benfica, porque o Veiga disse que ele nunca iria jogar no Benfica.

Quanto ao Miguel, vamos a ser correctos, ele saiu a mal porque é um mau profissional e foi mal aconselhado....pelo Paulo Barbosa, pessoa com que o Veiga se recusava a falar, devido a negócios antigos.

Anónimo disse...

Hoje é que foi lindo no seixal crlho ! ...
Tenham cuidadooo, chovem tochas no relvadooo, tenhaaam cuidaaadooo, chovem tochaas no relvaaaadoooo ...

Isto é uma vergonha ! devolveram os bilhetes pq nao ha procura ?!?! entao eles ( NN ) nao têm ido a todo lado e com mais força do que nunca, mesmo com o clube na merda ?! mesmo após levarmos 3 da academica e perdermos da maneira como perdemos na taça, ouviu.se smpre um enorme " eu sou benfiquista, com mto orgulhooo, com mto amoooor"...
E mesmo assim surge um comunicado a dizer que nao ha procura ?! para uma transferta que é smpre das mais aguardados do ano ?!

JA CHEGA DESTA MERDA !

Rua com eles todos pa !

Ja na 3a feira foi a mesma coisa, um gajo vai a lisboa, faz kilometros, apanha durante 35 minutos uma molha descomunal pra entrar no estadio, volta pra cima fddo... e no fim do jogo nenhum dirigente agradece o apoio, ou pede desculpas aos adeptos que la foram mandar naquilo tudo ?! ...

afinal nos devemos mesmo é ser malucos, porque adoramos o clube e o acompanhamos mesmo estando na miseria em que esta ... so vejo essa explicaçao para a devoluçao dos bilhetes ! ...

Anónimo disse...

enganei.me ali... foi na 4a feira e nao 3a feira ...

Anónimo disse...

Meu caro Rui, insisto que está enganado e para mentiras já bastam as que são mais difundidas. Não é verdade que o Veiga tenha mandado jogadores para a equipa B. Mais lhe digo, quando lá esteve e fomos campeões - não foi sozinho mas ajudou a fazer a diferença e só não vê isso quem tiver um estúpido preconceito em relação ao seu mérito - o plantel era curto, em quantidade e qualidade, que o Benfica não podia dar-se ao luxo de mandar alguém para a equipa B. Mas lembro-me de jogadores que lá foram parar, como o Maniche, o Jorge Ribeiro, o Rui Baião, o Pepa, tudo no tempo de Vilarinho-Vieira. A todos estes jogadores o denominador comum era Paulo Barbosa o seu empresário, cuja guerra com o Benfica é com Vieira e não com Veiga. Mais lhe digo, se dependesse de Veiga, o Miguel tinha saido de outra forma do Benfica. O problema era entre Barbosa e Vieira. Aliás, o Veiga saiu e o problema mantém-se. São contas antigas de quando Vieira era presidente do Alverca e o Barbosa metia lá todos os jogadores que queria. E sobre o Diego, porra que há gente que não aprende. Desculpe insistir no livro, mas a explicação está lá. O jogador foi contratado à revelia de Veiga, numa altura em que Veiga tinha um acordo com o plantel de que não se falava de entradas e saidas até ao final do campeonato. Estávamos numa fase crítica do campeonato, era preciso proteger e fechar o balneário a toda a especulação e ruido do exterior, uma coisa que todos os benfiquistas suplicam que o clube fez e Veiga consegui-o melhor do que ninguém. De repente contra tudo isto, é o próprio clube com o anúncio extemporâneo da contratação do Diego, que provoca a instabilidade no plantel que tanto se pretendia evitar. Está a ver a diferença, está a ver porque é que Veiga foi obrigado a dizer o que disse de Diego. Para PROTEGER O BALNEÁRIO E AJUDAR A EQUIPA A CONCENTRAR-SE EM GANHAR O CAMPEONATO. E já agora digam-me porque é que o Diego não veio para o Benfica depois do Veiga sair. E já agora, de caminho, perguntem a Koeman, Fernando Santos e Camacho porque é que nunca fizeram questão em ficar com o jogador. Perguntem ao actual departamento de prospecção que o viu jogar várias vezes porque é que não aconselhou o seu regresso à direcção? Isto foi o que se passou Rui Miguel. É por estas e por outras que digo que o Veiga tem de voltar. Porque ele defendeu o Benfica, no tempo em que lá esteve de uma forma que mais nenhum outro o fez. Os vossos notáveis, os Bagões, os Berardos e quejandos. Tudo benfiquistas de gema, não se discute, honoráveis cidadãos, nem se questiona, mas para defender o Benfica das agressões do sistema, o clube tem de ter alguém competente e que não tenha medo de se desgastar na sua defesa. O Benfica nunca foi tão bem defendido nos últimos anos como o foi por Veiga. Preferem esta amostra de presidente. Sabem o que ele fez ontem. Sabia da contestação e fugiu, deixou os jogadores e a equipa técnica sozinhos a enfrentar a fúria legítima dos benfiquistas. Mais tarde, o corajoso, apanhou o autocarro da equipa na Mealhada, a cem quilómetros do Porto. Isto é que é defender o clube. Numa situação destas, onde é que pensa que o Veiga estaria? No autocarro, com os jogadores. Depois admiram-se que os jogadores tenham saudades do Veiga e lhe telefonem e lhe mandem mensagens e lhe comuniquem quando mudam de telemóvel. Porque eles sabem, ao contrário de alguns adeptos preconceituosos, o valor que tem a liderança e a competência do Veiga. Porra, abram os olhos de uma vez. Não querem o Benfica a ganhar, e não venham com a ladainha do queremos ganhar limpo. O Benfica ganhou limpo no ano do Trapattoni, não se passou nada que tenha envergonhado a nossa imaculada história.

RMSoares disse...

A verdade nunca a sabemos na totalidade, eu faço fé nos factos, naquilo que converso com outros Benfiquistas e em alguma comunicação social.
Tu acreditas numa versão dos factos que esta na "biblia" do veiga (preciso do pdf).

O tempo branqueia as acções passadas e a historia pode ser sempre contada de diferentes formas. Não culpo o Veiga por ligações anteriores ao fcp e ao scp, das pessoas que trabalham para o Benfica só espero profissionalismo.
Mas a historia do Miguel, é bem clara e bem conhecida. E as pessoas confundem muitas vezes o nome de veiga com Vieira, atribuindo as más acções do Veiga ao Vieira.
Para reocrdar a historia do Miguel resume-se ao seguinte :
Veiga (e não Vieira) e Dias Ferreira (advogado, sportinguista e comentador no "Dia Seguinte", na SIC Notícias) estariam combinados para tirar Miguel do Benfica, alegadamente a custo zero; alegadamente, porque existiria um acordo "secreto" (até foi referido a epoca em alguns jornais) com um grande clube europeu (Juventus ou Valência) para transferir o jogador a baixíssimo preço; assim, o atleta veria concretizada a vontade de jogar numa equipa com legítimas ambições na Europa; Veiga (e não Vieira) e Ferreira receberiam uma bela quantia pelo serviço prestado; quem ficaria a ver navios - e sem comissão na transferência - era... Paulo Barbosa, um dos arqui-inimigos de José Veiga (e não Vieira) no futebol português.

É preciso ser coerente com a historia o LFV cometeu já muitos erros, erros desportivos e não de gestão, mas não se pode transformar o Veiga num salvador da pátria, que é coisa que ele não é e nem nunca será.
O Benfica precisa de alguem que lute pelos seus intereses, e que não utilize o Benfica para os seus interesses.
Tens razão que se dependesse do Veiga, o Miguel teria saido de outra forma : mais cedo e sem indeminização.

Dou-te razão, num ponto, o Veiga protegeu e bem a equipa. E isso tem nos faltado estes ano.

Quanto a Diego, depois de um dirigente (Veiga) do clube que o contratou ter dito que nunca jogaria no Benfica e com vários clubes Brasileiros a querer contrata-lo, a opção logica para o jogador foi querer lá ficar no Brasil.

E sobre Trapattoni, continuo a achar que é um senhor do futebol e que muito teriamos aprender com ele. Depois do que se viu no centro de estagios, volto a recordar-me das suas palavras, algo como : aos adeptos Benfiquistas falta cultura desportiva.

Algo mais importante que o Veiga, mesmo não acreditando num resultado positivo para o Benfica, espero que o jogo de hoje seja um bom jogo, com duas partes iguais a 1ª de alvalade. Terei sempre fé e apoiarei sempre a equipa.

Anónimo disse...

Rui Miguel não sei quem te contou essa história mirabolante do Miguel e sobretudo sobre esse delírio do seu acordo com Dias Ferreira e o alegado acordo com a Juventus. Uma coisa eu sei, se dependesse de Veiga, ainda director-geral do Benfica, o Miguel não tinha saido da forma como o fez e garanto-te, talvez não tivesse até saido. Conheço o teor de algumas conversas que ambos tiveram e sobretudo conheço o esforço que Veiga fez para que Vieira e Miguel se aproximassem. Essa história é igual a muitas outras que se contam mas depois nunca se provam. E sabes porque é que não se provam? Porque são mentira. Não digo que estejas a mentir deliberadamente, provavelmente até acreditas no que te disseram, mas esse é o mal de muita gente, acreditar em tudo o que lhe dizem. Agora, garanto-te a ti e aos outros que lerem. Essa história não é verdadeira. E sobre o Miguel, fica aqui um desafio: Publiquem um post sobre o assunto e eu conto toda a história. E prometo que não recorro ao diz que disse.

Pedro disse...

"Sabem o que ele fez ontem. Sabia da contestação e fugiu, deixou os jogadores e a equipa técnica sozinhos a enfrentar a fúria legítima dos benfiquistas. Mais tarde, o corajoso, apanhou o autocarro da equipa na Mealhada, a cem quilómetros do Porto. Isto é que é defender o clube. Numa situação destas, onde é que pensa que o Veiga estaria? No autocarro, com os jogadores."

Totalmente de acordo. Nisso Veiga dá lições à maioria dos "benfiquistas" q trabalha no clube. Vieira é uma vergonha...só dá a cara qd é para festejar..

Rui, desculpa mas não acredito nesse envolvimento do Veiga na saída de Miguel. Se isso fosse verdade já há muito q teria sido tornado público, já há muito q Vieira teria denunciado isso.

John Billy #37 disse...

"Nisso Veiga dá lições à maioria dos "benfiquistas" q trabalha no clube. Vieira é uma vergonha...só dá a cara qd é para festejar.."

Também concordo. Os "benfiquistas" que estão lá são da pior escória que existe.
Para logo:
O meu coração diz que vamos ganhar, a minha razão diz que vamos ser goleados...

Anónimo disse...

Na saida do Miguel, o próprio Miguel disse que ainda tentou ficar no Benfica e que o presidente NEM LHE ATENDIA O TELEFONE e era com o Veiga que falava.

Se fosse só o Miguel a queixar-se eu ainda fechava os olhos, mas tantos titulares a sairem do Benfica em tão pouco tempo não vos faz confusão? E o Simão, Miccoli, Karagounis, R.Rocha, M.Fernandes sairam já com o Veiga de fora...

Vocês sabem o que eu penso dos andrades no Benfica, mas aquilo que o Veiga disse no livro bate certo com o que saiu nos jornais na altura. Um bocado como o livro da Carolina bate certo com o que outras pessoas tem dito e escrito sobre a compra de favores dos árbitros.

João Bizarro disse...

Parafraseando esse grande portista de seu nome João Pinto: "Estavamos à beira do abismo mas demos um passo em frente"!

MEUS DEUSES!!! VEIGA!??????????????

Está tudo bêbedo?
Está tudo drogado???????????

Jorge Borges disse...

Se vamso fazer fé em livros de dirigentes, então o Pinto da Costa é um santo imaculado. Não acreditam? leiam o livro :)
Desculpa Diabo vermelho, mas o argumento do livro do Veiga é do mais ridículo que li. Não podemos acreditar no liuvro que A escreve e desacreditar o livro de B. Para mim o veiga e o pinto da Costa são "farinha do mesmo saco".
O que eu não quero é combater o "sistem" com o "sistema".