blog

sexta-feira, julho 25, 2008

Guadiana 2008 : Parte 1 Blackburn Rovers

Finalmente um jogo do Benfica. Podemos dizer mal, podemos ficar danados, mas tanto tempo sem jogos do Glorioso é uma tortura. Já tínhamos jogado contra o Estoril mas, infelizmente, não pude ver com a atenção que vi este primeiro jogo do Benfica no Torneio do Guadiana.

E, apesar de ter sido um típico jogo de pré-época, apesar da derrota (3-2), gostei de ver o Benfica. Sim, não fizemos nenhuma exibição magistral mas eu não peço isso neste tipo de jogos. Em jogos onde a equipa tem poucos treinos, onde metade da equipa é composta por jogadores suplentes ou a dispensar, eu não sou muito exigente, gosto de dar atenção individual aos jogadores e a pequenos pormenores. O Benfica apresentou duas equipas em cada parte jogando num 442 na primeira e num 4231 na segunda. É evidente que ainda temos muito trabalho pela frente e muitos erros por corrigir mas isso é algo perfeitamente normal nesta fase da época e conforme os "graúdos" forem tendo mais treinos vamos cimentando a equipa tipo que Quique irá implementar esta época.

O meu principal objectivo era analisar os novos jogadores:

Yebda- Gostei do jovem francês. Muito possante fisicamente mas nada tosco. Bem pelo contrário, mostrou boa retenção de bola e capacidade de sair com ela jogável. Muito pressionante o que lhe permitiu vários roubos de bola.

Carlos Martins- Descaído para o lado direito não esteve mal. Decidiu quase sempre bem apesar de algumas vezes executar mal. Com a melhoria de forma e maior entrosamento, se manter este nível, pode ser bastante útil. Desnecessário aquelas quezílias que na Liga Sagres poderão custar caro...

Urretavizcaya- Marcou um golo e isso fica sempre bem. De resto, por culpa também do jogo da equipa, pouco esteve em jogo. Fica para a próxima oportunidade.

Nelson Oliveira- Tal como Urreta, o míudo de 16 anos teve pouco em jogo mas mostrou-se pela entrega e empenho. Se com 16 anos tem este porte físico o que será aos 20 com um adequado acompanhamento técnico?

Balboa- Gostei do jovem extremo e sinto que irá ser de extrema utilidade em certos jogos na Liga Sagres. Muito rápido, vai à linha com facilidade e cruza com perícia. A rever positivamente.

Ruben Amorim- Muito fraco. O mais fraco dos novos. Pareceu tímido em campo. Acredito que com treinos e jogos irá crescer e mostrar o jogador que conhecemos.

Pablo Aimar- Ainda longe da melhor forma física mas quando toca na bola esta canta. Dois ou três toques e duas grandes oportunidades de golo. Os grandes jogadores são assim. Será inequivocamente uma mais valia.

Fellype Bastos- O jogador que eu mais queria ver não me decepcionou. Não deu para ficar maravilhado mas deu para ficar empolgado com este jovem brasileiro. Sempre no sítio certo, sempre bem a decidir, bom controle de bola, boa visão de jogo com e sem bola. Gostei muito.

Jorge Ribeiro- Pouco tempo em jogo mas o pouco que fez, fê-lo bem.

Penso que não me esqueci de nenhum dos novos. Dos outros apenas relevo para dois patinhos feitos dos benfiquistas que eu, por sinal, muito aprecio: Nuno Assis e Binya. Quique Flores vai ter dores de cabeça para saber quem dispensar naquele meio campo. Nuno Assis com uma exibição de belíssimo nível, quer em termos de entrega, quer em termos de jogo jogado, sempre com a bola nos pés e a decidir bem e executar bem e Binya a entrar muitíssimo bem no jogo, tomando conta do meio campo, indo à luta e ser o primeiro elemento na transição ofensiva sem qualquer problema mostraram ao treinador que são jogadores a ter em conta. Não vão poder jogar todos mas não será pelo centro do terreno que o Benfica terá problemas esta época.

Gostei também de algo extra-relvado. A atenção que o preparador físico estava a dar aos jogadores de fora, à forma como estava a dar-lhes exercícios e sempre a corrigi-los. A questão das fitas para controlar o ritmo cardíaco. Cheira a profissionalismo e isso agrada-me. Domingo haverá outro jogo, mais 90 minutos para observar novamente as novas caras e ir percebendo quem irá ficar e quem irá sair. Não me apetece falar muito dos que estiveram mal, mas Sepsi, principalmente, poderá ter complicado a sua estadia no Glorioso.

PS1: Os novos equipamentos são horríveis. O preto fica mal com o branco dos calções e riscas brancas da camisola, e depois aquele azul no centro estraga o resto. Nota muito negativa para os senhores da Adidas...quem é que olha para aquilo e decide que é bonito para ser o equipamento oficial do Glorioso?

PS2: David Luiz de novo lesionado? Espero que não seja grave mas, bolas, já chateia!

44 comentários:

Henrique Maia disse...

"PS2: David Luiz de novo lesionado? Espero que não seja grave mas, bolas, já chateia!!"

Se calhar o Sidnei não foi tão má contratação assim.

disse...

Pedro

Globalmente gostei da tua análise ao jogo a aos reforços. Ainda assim pareceu-me ligeiramente preconceituoso da tua parte a pequeníssima referência que fazes ao Jorge Ribeiro. Na minha opinião entrou muito bem no jogo, surpreendendo-me a sua desinibição, a sua técnica, e o seu sentido posicional. Para quem sabe estar na mira dos sócios foi uma das boas surpresas do jogo. E veio a custo zero.

Anónimo disse...

lolol pedro ... permite.me dar enfase a tua opiniao. daqueles equipamentos o que se salva é mesmo o simbolo e as 3 estrelas. Que equipamentos horrorosos os nossos este ano. são talves os piores dos ultimos 10 anos lol.

quanto ao jogo, gostei imenso do filipe bastos e novamente do balboa. infelizmente o Sepsi poderá ter dito adeus esta epoca ao Benfica, com mta pena minha porque eu gosto do gajo, mas esta exibiçao foi á la Luis Filipe.

o Ruben Amorim continua a passar mt ao lado da equipa, espero que se recomponha o mais cedo possivel.

Quanto ao Carlos Martins, serei eu o unico a achar que o gajo nada fez de especial ate agora ?! e muito pelo contrario, continuo a achar um gajo muito limitado mentalmente e aqueles passes a 300 kmh para um gajo que ta ao pe dele, sao "magnificos" ... só de saber o dinheiro que gastamos neste cepo, dá-me um nó no estomago.
Já nem falo sequer naquelas picardias estupidas do gajo, pq é melhor. (se bem que aquele fdp do Ooijer sempre me meteu nojo, e n tinha nd que fazer aquilo ao F. Bastos)

Quando entrou o J.Ribeiro deu.me vontade de deixar d ver o jogo, mas dpois entrou o Katso e a vontade voltou :D

Quanto ao Aimar espero mtas coisas boas dele e hoje já deu, a espaços, um cheirinho da sua classe.

Gostei da forma "tranquila" como o Urreta marcou o golo e gostei tb do Nelson que mostra uma maturidade interessante com 16 anos :D vamos ter jogador, e seguramente será o PL pelo qual a selecção já suspira ao tempo!

John Billy #37 disse...

Em relação às camisolas, são vermelhas e têm os símbolo do Glorioso. Para mim basta para serem as mais bonitas do mundo!
Dos reforços concordo com a análise feita.
Quero só realçar a fantástica exibição do Fellipe Batsos! O puto tem que ficar.
E mais não quero dizer. Foi só um jogo e é injusto crucificar jogadores por um mero teste.

PS: Parece mesmo que o Simão vai ser apresentado no Dragão. É pena...

Henrique Maia disse...

John Billy, em que fonte te baseias?

(só por curiosidade, por ter bastante pena de ver o Simão a jogar por lá)

John Billy #37 disse...

Henrique são boatos só. Nenhum jornal faz referência ao caso.
Mas é melhor andar prevenido ;)

Tiago disse...

john, segundo sei podes estar descansado. De facto o corrupto tentou o Simao, tentando aproveitar a vontade do Lucho sair. O que o pintinho nao contava foi com o rotundo nao que ouviu da boca do simao e que lhe ficou bem entalado!

Henrique Maia disse...

Bem-hajas, John. Eu vou acreditar no tal "rotundo" não que o T faz referência. Ainda quero crer que o Glorioso tenha realmente marcado o Simão.

Pedro disse...

jó o Jorge Ribeiro entrou bem no jogo.É um facto q é alguem a quem eu vou exigir um pouco mais q aos outros mas, na primeira vez q enverga o manto sagrado, receber elogios da minha parte não está nada mal pois não?
:)

Eu não acredito q o Simão vá para o porto por aquilo q o próprio jogador disse tempos atrás qd surgiu o boato pela primeira vez. Mas, se for, nada podemos fazer. É um jogador muito caro, se o fcp quiser pagar força.

John Billy #37 disse...

Depois do jogo miseravel do Sepsi é normal que o Jorge Ribeiro tenha dado boa impressão.
PS: Os rumores sobre a ida do Simão para os corruptos estão a ganhar cada vez mais força :(

disse...

Notícia Record:

“Por cinco milhões de euros mais o passe de Binya, o Racing está disposto a ceder Smolarek.”


O meu comentário a esta notícia:

Por cinco milhões de euros mais o passe de Smolarek, se eu fosse dirigente do Benfica, estaria disposto a equacionar a eventual cedência de Binya.

O passe de Binya nunca poderá ser transaccionado por um valor abaixo dos 10/12 milhões de euros. Se o Benfica o fizer começo seriamente a duvidar da sanidade mental dos seus dirigentes. Esta, eu não perdoaria ao Rui Costa.

PS – Se o Simão for para o FQP não há nada a dizer. Se ele mantiver uma conduta honesta de não afrontamento (tanto em declarações como em atitudes no campo) não é por isso que eu vou deixar de admirá-lo, mesmo que esteja do outro lado da barricada.

Pedro disse...

Pelas tuas palavras achas q o Smolarek vale 15 milhões de euros?

Nuno disse...

Reparem...o Benfica com jovens e apenas jovens teria 1 ekipa fantástica mas como já tou habituado os melhores são emprestados e depois ou vendidos ou continuam a ser emprestados até terminar contrato. Baliza: Moreira, Codina
Defesa direito: Nelson e +1
Centrais: Miguel Victor, André Luiz, Sidnei, e +1
Defesa esquerdo: J. Ribeiro e +1
Médio Centro: Yebda, Fellipe Bastos, Carlos Martins, Binya
Extremos: Adu, Coentrão, Balboa, Di Maria
Avançados: Nelson Oliveira, Cardozo, Urreta
Isto era a minha ekipa ideal para não falar tambem em Aimar k nao é velho mas k ja tem mais uns anitos lol

disse...

Pedro

O que eu disse é que o valor do Binya é igual a Smolarek mais cinco milhões. Ou seja: Smolarek vale uns cinco a sete milhões.


E o que me dizem da reacção intempestiva dos dirigentes da SAD portista ao parecer do Prof. Freitas do Amaral? Estes dirigentes do “corruptos em forma tentada” nunca aceitam uma derrota. O senhor Costa vai ficar suspenso por dois anos, com as demais consequências a repercutirem-se na próxima época ao nível do clube.

Espero bem que todos os BENFIQUISTAS preparem com todo o cuidado e deferência uma recepção condigna à comitiva do FCP quando nos visitar na LUZ. As tarjas negras com a inscrição “corruptos” e/ou “tenham vergonha” é um princípio de discussão para outras ideias bem mais criativas.

Este movimento não pode ser liderado a partir da direcção, cabe-nos a nós “espalhar a palavra” entre tudo o que é comunicação ao nosso alcance.

John Billy #37 disse...

Jó continuo sem perceber o valor que atribuis ao Binya w ao Smolarek :)
Pessoalmente, era um bom negócio porque estamos bem servidos de médios mas de avançados estamos uma desgraça.

Nuno, essa equipa era para lutar taco a taco com o Guimarães e o Braga.

Anónimo disse...

Não se preocupem, Simão Sabrosa não será jogador do Futebol Clube do Porto. Nem Simão, nem Miccoli.

Sei de fontes seguras vindas do Dragão que nenhum desses dois jogadores será jogador dos corruptos!

Mais, há uns dias falou-se num suposto encontro na cidade do Porto entre o Simão e o PC... O engraçado é que o Simão estava no México, com o Atlético Madrid.

disse...

Mais umas notas sobre o jogo de ontem:

Moreira: Desiludiu-me. Começo a perceber a necessidade de se contratar um GR de grande nível.
Sepsi: Falhou. Aliás, parece-me mais vocacionado para jogar a médio que a defesa.
Edcarlos: Talvez o empréstimo seja a melhor solução.
Luís Filipe: Não percebo esta insistência. Ofereçam-no.
Fellipe Bastos: Vai melhorar. É a minha grande aposta.
Yebda: Fiquei com a sensação que não é assim tão tosco como parecia. Talvez seja um pouco lento, ou pouco dinâmico, mas é para manter. Ontem não se viu o seu jogo aéreo onde é melhor que qualquer outro do plantel.
N. Assis: Fez um bom jogo mas não cabe neste plantel.
Urreta: Dificilmente ficará. A não perder de vista.
N. Oliveira: O lugar dele é nos juniores.
Maxi: Esteve bem como defesa direito mas… ainda não estou convencido.
M. Vítor: Foi melhorando mas não tem ainda estofo para ser titular. Muito longe disso. Empréstimo a equacionar.
Katsouranis: Aposta firme como central e não como médio.

disse...

John

Eu posso admitir um eventual empréstimo de Binya mas nunca o seu envolvimento num negócio em que teríamos como contrapartida um jogador que vale bem menos do que ele e ainda teríamos de pagar cinco milhões. Era uma tremenda estupidez, e por isso não acredito que possa estar a ser equacionada pelo Rui Costa.

disse...

Smolarek marcou apenas 4 golos em 34 jogos na época passada. É este o avançado que querem ver no Benfica? Prefiro o Mantorras e o Makukula.

Pedro disse...

Jó mas pelo q percebi o Santander quer q o Benfica pague 5 milhões de euros + o passe do Binya para vender o Smolarek.
Tu qd falas q o Binya vale 10 milhões e admites q o Benfica deve pensar a troca é pq estavas a considerar o Smolarek como valor de 15 milhões.
:)

Houve ai uma qqr confusão.
:)

O Smolarek não me entusiasma nada...

Anónimo disse...

Jó,

Claro que estamos a falar antes do plantel estar fechado mas, achas mesmo que o Nuno Assis é dispensavel?

Henrique Maia disse...

Não querendo armar-me em esperto, eu ontem gostei do Maxi.

Também sei que é ele veio substituir o LFilipe, e cada vez que a bola lá ia parar era um martírio, mas com o Maxi a coisa ficou muito mais equilibrada. Se for certinho a defender, prefiro-o ao Nélson das duas últimas épocas.

Anónimo disse...

nós neste momento temos 3 jogadores que são dos mais "burros" que já vi no campeonato... temos o L.Filipe, o Nelson ( este abusa na estupidez ) e o C.Martins ( este é o estupido.mor ) ...

algm que me contrarie...

o maxi ontem teve na posiçao em que deve jogar sempre e nao comprometeu.

O moreira pelo bem do benfica nunca deverá ser o 1o guarda.redes. Ontem ficou mais uma vez demonstrado, que o Quim é bem mais seguro do que ele . Então aquela barreira que ele fez no 1o golo LOL que comedia.
Agora façam como os comentadores da Sic que disseram que foi o outro gajo do blackburn que empurrou a barreira LOLOL pra desculpar o moreira.

Felipe Bastos tem de ficar, e não sei até que ponto não seria titular . o Balboa continua a dar boas indicações. o Yebda tb começa a mostrar algma coisita.

disse...

Pedro

Repito novamente o que eu disse:

“Por cinco milhões de euros mais o passe de Smolarek, se eu fosse dirigente do Benfica, estaria disposto a equacionar a eventual cedência de Binya.”

No meu “português” isto quer dizer que o Benfica trocava o Binya pelo Smolarek mais cinco milhões, ou se quiseres, o Benfica recebia cinco milhões pela troca de jogadores.


Estrangeiro

Entendo que o Nuno Assis tem o caminho tapado por jogadores mais jovens, com outra ambição e outra margem de progressão. O Nuno apesar do seu profissionalismo, que eu respeito, já não dá mais do que aquilo. Se vier mais um jogador para as alas, o Nuno Assis é dispensável.

disse...

Pedro

Smolarek também não me entusiasma mesmo nada. O seu registo na última época é desolador para um avançado. Luis García é o meu preferido. Faria uma grande dupla com o Cardozo.


nunivs

O Moreira também está claramente em perda quando comparado com o Quim. Talvez se justifique a aquisição de um GR de grande nível, se for esse o caso do Codina, e o empréstimo do Moreira.

Anónimo disse...

grande reforço era o chileno matiaz fernandez do villareal... mas desconfio que o preço que o "submarino amarelo" pedisse por ele fosse para cima de 20 milhoes d euros ...

lol mas lá que é um jogador do crlho é, sem duvida...

Anónimo disse...

off-topic
PARECE k o Hesselink demorou , mas já marca golos no draagay :)

PS: O Moreira precisa é de jogos e readquirir confiança!!

Anónimo disse...

eu nem ví o jogo. Ví apenas o resumo. 3 golos, 3 buracos da defesa.

Anónimo disse...

Starblade, estás demitido!
Nunca critiques os três buracos (da defesa) sem os conheceres em pormenor (não viste o jogo).
Estás demitido.
És um pilar da cepa torta.

Tiago disse...

Segundo li num orgão de comunicação social hoje, o Quique está muito renitente em ceder o Bynia e caso o faça quer que haja uma "cláusula de resgate" em Janeiro!

Não me parece má opção de todo!

John Billy #37 disse...

Espero nunca mais ver o FILHO DA PUTA DO EDCARLOS com a camisola do Benfica!

PS: estou a ficar bastante preocupado.

Anónimo disse...

A única coisa de positivo se pode ter observado nos dois jogos de Vila Real foi a "descoberta" de um defesa direito assim-assim.
Digo eu...

John Billy #37 disse...

FODA-SE para este Edcarlos!

Anónimo disse...

lolol f0dasse ... Quem é que ainda duvida que a merda do Carlos Martins nao serve para o Benfica ?!?! f0dasse este fdputa nem para conduzir o carrinho-maca do estadio da luz deve servir. Mas que boneco que ali está, não acerta uma unica coisa, aquela jogada em que ele demora 129089183 minutos a decidir.se sobre o que fazer, é genial !

E o maxi pereira ... ?! ainda o querem dispensar ?!

Gostei mto do Urreta, mexe.se muito e nao tem medo de ninguem, acho que devia ficar no plantel.

Quanto ao Edcarlos, abstenho.me de tecer comentarios. e o Leo tb teve uma bela merda hoje.

O Aimar tem de jogar no lugar do Cepo Martins.

John Billy percebo a tua preocupação, mas eu prefiro acreditar que a partir desta semana as coisas vao ficar mais definidas e assim talvez possam melhorar.

Ricardo disse...

"A única coisa de positivo se pode ter observado nos dois jogos de Vila Real foi a "descoberta" de um defesa direito assim-assim."

Concordo. O Pereira não é jogador para o Benfica mas, a jogar, só poderia ser a lateral-direito. Coisa que alguns de nós disseram logo em Outubro e que ninguém dentro do Benfica achou ter sentido. É por isso que do que tenho visto tenho gostado do Quique. Por entre experiências tem-se visto algum olho de treinador.

No resto não estou preocupado. Até agora temos 3 jogos amigáveis em que fizemos experiências necessárias e que servirão para, muito mais do que eleger os que ficam, expulsar do clube os que não servem. Ainda falta um mês de trabalho até ao primeiro jogo oficial. Com um grupo de 24, 25 jogadores creio em Quique e na sua capacidade de trabalhar com qualidade. Agora... não queiram resultados no imediato. O Benfica contratou um treinador, mudou a equipa de forma substancial. Se vamos começar já (com 3 jogos sem interesse de pré-época) a dizer mal, então nunca teremos estabilidade para ganharmos o que quer que seja. Só como exemplo: o Sporting de Paulo Bento leva 3 anos e meio de trabalho. Aquela equipa que entrou hoje não tinha um único novo jogador (Caneira e Roca já tinham sido do Sporting). É lógico que há uma diferença. No entanto, o jogo foi equilibrado, apesar de todas as modificações radicais na equipa ao longo do jogo. A diferença esteve em... Edcarlos, o central que veio a pedido de Camacho. Que cepo, meu santo Eusébio. Nada que não tivesse sido dito vezes sem conta. Espero que o Quique saiba agir bem: Edcarlos fora do Benfica.

Até agora, têm o meu voto de confiança.

André disse...

É prematuro tirar conclusões de como será o Benfica versão 2008/2009. A única conclusão que podemos tirar é de quem vai ser dispensado esta época. Será infantil e pura estupidez se criticarmos o Quique nesta fase, até porque nos 3 jogos realizados praticamente só jogou com os suplentes e com os suplentes dos suplentes. Em relação aos reforços, têm mais ou menos mostrado aquilo que esperava, falta algum entrosamento e ritmo competitivo, mas com o passar do tempo serão sem dúvidas mais valias no plantel. Só tive pena - apenas por questão de rivalidade - que o Quique tivesse feito demasiadas experiências neste jogo, temo que possa pesar mentalmente nos jogadores o deserto de ideias e criatividade na 2º parte. Para concluir quero dizer que acredito no trabalho feito, e que com as dispensas feitas e o tal entrosamento da equipa temos condições para sermos campeões.

Cumprimentos

Unknown disse...

Notícia de hoje n'A Bola: "Petit a caminho do Colónia". - Se não me falha a memória, o Diabo acertou outra... E com tantos reforços para o meio, ainda não temos nenhum que faça esquecer o melhor Petit.
Fico à espera para saber valores... e para ver quem o substituirá.

Anónimo disse...

Nada que eu não esperasse, 2 jogos, 2 derrotas, só dispensava acabar ao som de olés e a ver o Rochemback a humilhar o Yebda, mas quem gozou com o "gordo", esqueceu-se que estávamos a falar dum dos médios mais influentes que passou pelos lagartos nos últimos anos, jogador bem mais importante que o um tal de Carlos Martins, companheiro à data.
Nem vou dizer mais nada, não quero ser acusado de pessimista...

Anónimo disse...

Ainda há quem pensa que o Adu não dava jeito a este Benfica?
Gostei das palavras do Luisão "sair do Benfica é um passo em frente na carreira"!

Anónimo disse...

Americano,

Achas que o Roca foi assim tão influente ou foi so mesmo pelo nó ao Yebda ?
Achas sinceramente que jogou alguma coisa de jeito ? Queria ver um gajo a fazer um jogo assim no benfica.

Por essa linha de pensamento o Balboa tambem fez um nó ao Grimi. E ??? Jogou alguma coisa por isso ? Não ! Não jogou um CU

Anónimo disse...

John, eu nem perguntei isso, porque não quero repetir o mesmo, mas só um mentecapto pode achar que Adu é inferior a mais de metade dos nossos jogadores deste torneio.

Dexter, o Rochembach é um jogador feito, que não precisa de adaptação a Portugal, e é uma enorme mais-valia para o Sporting. Teve 2 passes fantásticos (1º golo, e um outro para o ronhnonho que acabou com uma finalização desastrada de Postiga) que não vejo ninguém no meio campo mais recuado do Benfica com capacidade para fazer. É que a mim custa-me e muito admitir isto, mas a lagartada fez este defeso o que eu acho que o Benfica devia ter feito, manteve o núcleo, mandou embora os 4/5 cepos que tinha lá, e foi buscar poucos jogadores, e os que foram são jogadores que já jogaram vários anos em Portugal, não precisam de tempo. Resultado disso: estão bem mais adiantados, e tal como os corruptos estão bem à nossa frente.
Não vou começar já a malhar, mas não vi nenhuma mais valia evidente em nenhum dos nossos reforços.

Luís A. disse...

aduaduaduadu...FODA-SE pró Adu!

Anónimo disse...

luís, foda-se é para as derrotas e humilhações que já cansam. Ainda nem entrámos em Agosto e já estamos a ser gozados pelos lagartos.

Anónimo disse...

Quando vejo jogar a extremo Nuno Assis, Jorge Ribeiro e Fillipe Bastos é fácil lembrar-se do Adu.