blog

sábado, agosto 16, 2008

Eusébio Cup 2008: SL Benfica-Internazionale 0-0 (4-5 gp)

A primeira edição da Eusébio Cup vai para Itália, após o Inter de Mourinho ter sido mais feliz no desempate por penaltys.

Os mais de 54 mil benfiquistas puderam assistir a um bom jogo de futebol onde o Benfica bateu-se de igual para igual com uma das mais fortes equipas europeias. E é importante salientar que quer o Glorioso, quer o Inter, vai iniciar a competição a sério, na próxima semana, portanto os indíces de competitividade eram iguais para ambos os clubes. E o Benfica portou-se muito bem.

É claro que perante um adversário tão forte algumas debilidades do Benfica ficaram em evidência mas não foi por isso que não conseguimos ser sempre mais pressionantes, procurámos sempre controlar a bola e o jogo, ter olhos na baliza contrária e defender bem. Yebda, por exemplo, teve muitas dificuldades em fazer jogar a bola, em termos físicos voltou a ser muito importante e decisivo na disputa de bola a meio campo, mas perante adversários tecnicamente superiores, o francês revelou algumas carências, mas 98% dos adversários que Yebda terá pela frente estão muito distantes da valia dos jogadores do clube italiano. Mas nunca o francês virou a cara á luta e ganhou imensos lances mostrando que pode ser um elemento chave deste Benfica.

Defensivamente a equipa esteve quase perfeita, com muito poucos erros e com a preocupação de cortar a bola e sair com ela jogável e não somente despachá-la. Léo, Luisão e Katsouranis estiveram fantásticos. Maxi dá mostras de querer calar muitas bocas mas, tal como Yebda, com adversários tão bons revela algumas limitações, mas nunca comprometeu a equipa. De quem gostei bastante foi de Quim que esteve seguríssimo a sair dos postes e ágil a defender os perigosos remates dos "italianos". Urreta, Carlos Martins, Cardozo, Ruben Amorim voltaram todos a rubricar excelente exibição. Pablo Aimar esteve, desta vez, mais discreto, mas sempre lutador. Na segunda parte, com Reyes e Balboa nas alas o Benfica foi mais ágil e mais rápido mas nem sempre mais preciso. Quique Flores marcou pontos ao não dar a titularidade a Reyes. Facilmente percebemos que o ala espanhol será o titular do Benfica, mas o treinador optou, e muito bem, por não dar a titularidade a um jogador que chegou à uma semana. Quantos exemplos temos nós num passado recente de casos com desfecho exactamente oposto a este? É assim que se ganha uma equipa, um balneário. Reyes é estrela mas tem que trabalhar para ser opção para o treinador.

Com as substituições posteriores a equipa foi perdendo ligação, situação normal neste tipo de jogos, mas nunca perdeu a coesão, como equipa, manteve sempre a pressão sobre o jogador com a bola e procurou sempre a baliza adversária. Nos penaltys o Inter foi mas feliz mas o Benfica, parece-me, que vai começar a época em muito boa forma e com muita moral. Que a onda vermelha o acompanhe.

Nos "italianos" menção para o galáctico jogador que é Ibrahimovic, uma facilidade de jogo fantástica, rapidez de execução soberba e, quase sempre, bem feito. Figo esteve muito bem mas notou-se que não quis marcar golos ao seu clube do coração. Mereceu os aplausos na substituição. Quando um jogador como Mancinni custou 13 milhões, dar 40 por um que nem metade do brasileiro vale seria um acto de loucura pura...

Os últimos 20 minutos de jogo tiveram uma arbitragem que pode servir de exemplo para Quique e os novos jogadores perceberem o que vão ter que "aturar" durante o campeonato nacional. Uma palhaçada total como Bruno Paixão já nos habituou.

Agora acabou a brincadeira, a partir de agora será a sério e sem tempo para amolecer. Vamos entrar a matar. Eu acredito que vai ser uma época feliz.

Força Benfica!

45 comentários:

Anónimo disse...

Eu só espero que nos jogos a sério não haja substituições do género de ontem à noite com a entrada do Nuno Gomes para o lugar do Cardozo, ou a saída do Maxi para a entrada do Nélson (Makukula não saíu do banco porquê?). Ainda mais em jogos em que não se esteja a ganhar.

Anónimo disse...

Continuo a achar que era mais importante comprarmos um defesa direito de categoria indiscutivel em vez de rebentar 7 milhoes no luis garcia.

Sera que vamos ter de esperar por janeiro para termos Belleti ?

João Bizarro disse...

Bom jogo.
Já se vê qualquer coisa e estamos a jogar bem melhor que em toda a época passada.

Quim muito bem.
Katso imperial a central.
Léo igual a si próprio.
Urreta continua a surpreender.
Cardozo... é Cardozo.
Yebda para ser elogiado pelo Special One...

Estes são os meus destaques.

John Billy #37 disse...

Impressionante é que do meio campo para frente, se tirar-mos o Cardozo, só temos jogadores novos e mesmo assim vi mais rotina de jogo do que vi no ano passado.
Acho que estamos pronto para iniciar o campeonato.
Dexter, que seja o Beletti ou o Luis Garcia, todos os grandes jogadores são bem-vindos .

John Billy #37 disse...

E ainda um forte sinal positivo ao saudoso regresso do David Luiz!

Anónimo disse...

Sinal menos para Nelson que nem guarantias dá para ser alternativa a Maxi.

Esta desligado como uma velha tostateira.

João Bizarro disse...

Ainda dizem que anda tudo eufórico com este Benfica mas lendo a imprensa falar dos nossos adversários mais vale nem sequer competirmos.
Os do norte parece que já estão a meio da época tal é a intensidade, os outros jogam de olhos fechados.

Ainda bem que somos o 3º candidato ao título.

John Billy #37 disse...

Não achei assim o Nelson assim tão mau. Alias não consigo avaliar negativamente qualquer jogador de ontem.
Em relação a imprensa avençada destaco este artigo do sempre idiota Luis Sobral:
http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?div_id=1498&id=981507

Criticar um seleccionador por não convocar um jogador que não joga? Mas isto cabe na cabeça de alguém? Mais um com saudades do Oliveirinha!

Anónimo disse...

John,

o meu comentario não tem a ver com o jogo de ontem.

o Nelson não mostra que ficou incomodado com a perda do lugar para um jogador que tem menos talento do que ele.

"eu quero, eu posso, eu vou consequir" deve ser a bandeira dele e eu não vejo esta motivação.

espero que estou enganado para bem do Benfica.

Anónimo disse...

O Nelson nunca soube defender, não vem de ontem nem da época passada.

Mas podem dizer agora que o Maxi é pior jogador que o Nelson: vão ter todo o resto da época para admitirem que estão errados enquanto o Maxi pega de estaca a defesa-direito. Por alguma razão é internacional e não falha uma única convocatória. Já o Nelson está como o Nuno Gomes, Nuno Assis e o Petit, que ia para o banco de suplentes caso ficasse, são jogadores que não têm qualidade suficiente para serem titulares do Benfica desta época.

Ricardo disse...

A verdade é que passou um mês e pouco desde que o Quique Flores é o treinador do Benfica e é já notório o trabalho que vai sendo feito. Não, não é entrar em euforias parvas e achar que vamos ganhar tudo, é olhar para um jogo de futebol, ver as movimentações da equipa (que, por acaso, é praticamente nova) e identificar rotinas de jogo, jogadas estudadas, uma... IDEIA de jogo. Uma ideia de jogo, lembram-se? Coisa que se procurava com Camacho enquanto ele lá ia dizendo que apanhou o comboio a meio e passavam meses e a gente continuava a ver 11 jogadores em campo que nada tinham a ver uns com os outros. Nesta equipa, para além das boas contratações feitas, eu vejo uma ideia, um caminho traçado que será seguido, naturalmente moroso por vicissitudes próprias de toda uma nova estrutura directiva, técnica e de jogadores.

Há gente que pensa que o mundo é a preto e branco, que ou dizemos que o Quique é um imbecil, que o Rui Costa é um idiota e que nos estão todos a enganar mais uma vez ou então que o Quique é fantástico, o Rui Costa sublime e que vamos ser campeões em tudo em que entrarmos. Para alguns, não há meio termo. É por isso que se radicalizam posições sem que a realidade corresponda minimamente a essa necessidade.

Eu vejo uma ideia no Benfica. Esperei e espero para ver no que dará esta dupla Costa/Flores. E até agora estou satisfeito. Isso não faz de mim um crente a todo o custo. Faz de mim um benfiquista que naturalmente fica feliz por ver que há um plano para o seu clube. Se isso é crime, prendam-me. Prendam todos os que, não entendendo que este ano "é mais do mesmo", todos os que, coitados, como eu, são tão ignorantes que ficam esperançados e felizes com um bom futebol e boas contratações. Prendam-nos a todos. É proibido rir. É proibido crer. Que fiquem no Estádio da Luz 1000 gatos pingados a assobiar os jogadores e a dizer para o macambúzio do lado, sempre que alguém falhar um passe: "tss tss vês? eu não dizia?".

É disso que o Benfica precisa.

Anónimo disse...

Gostei do BENFICA principalmente na primeira parte. Atenção que o Inter não é o Leixões(com o devido respeito). Vamos confiar no Quique e dar~lhe apoio.BENFICA SEMPRE.

Pedro disse...

É isso Ricardo.

Temos um meio campo totalmente novo e em poucas semanas de trabalho o Benfica apresenta rotinas de jogo que Camacho foi incapaz de conseguir em 11 meses...

Acho q está tudo dito.

Anónimo disse...

Aguia,

Ninguem disse que o Nelson é melhor ou pior que o Maxi.

Estamos a discutir os principios de no caso do Nelson, talento mal aproveitado e do Maxi limitações superadas.
No fim das contas ganha o Maxi e o Quique acha o mesmo.

Só que é pena ver jogadores como o Nelson (mais alto, mais rápido e mais novo) desperdiçados por culpa propria.

João Bizarro disse...

O problema do Nelson (e de muitos jogadores nos dias de hoje) é que chegou ao Benfica e pensou que na época seguinte estava a assinar pelo Real ou pelo Barcelona. E ponto final.
Como se isso fosse um dado garantido e que podia ficar em casa descansado que isso iria acontecer.

O Maxi pode não ser nenhum prodígio mas defende muito melhor que o Nelson. E acho que é uma ofensa à inteligência dos benfiquistas dizer que é o pior jogador que já vestiu o manto sagrado.

Ricardo disse...

"E acho que é uma ofensa à inteligência dos benfiquistas dizer que é o pior jogador que já vestiu o manto sagrado."

Concordo. Já passaram por lá bestas bem piores. De qualquer forma, Maxi Pereira não é nem nunca será jogador para o Benfica. A única posição que pode fazer é a de lateral-direito (coisa que qualquer gajo com olhos no sítio percebia, menos... Camacho) e mesmo assim com muitas dificuldades. Esta posição precisa de ser reforçada. Muito mais do que gastar milhões em Luís Garcia ou outro avançado, acho que o Benfica devia comprar um defesa-direito experiente, que garantisse segurança à defesa e a toda a equipa. Um jogador que não subisse tanto para equilibrar a equipa, se possível alto e com capacidade para se juntar aos centrais, quando a faixa esquerda estiver mais balançeada no ataque. Se não comprarmos ninguém, vamos estar uma época inteira coxos de um lado, para além de que, jogando com um mau jogador do lado direito, a defesa estará sempre insegura. Maxi e Nelson não servem.

João Bizarro disse...

E o Di Maria continua a brilhar no JO:

Di María qualifica Argentina para as meias-finais

Um golo do benfiquista Di María permitiu à Argentina derrotar a Holanda por 2-1, após prolongamento (1-1 no final do tempo regulamentar), em jogo relativo aos quartos-de-final do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de Pequim.

O jovem extremo continua a rubricar boas exibições no torneio olímpico, tendo hoje sido decisivo no triunfo da selecção das «pampas», ao apontar o golo da vitória, após passe de Messi.

A Argentina vai medir forças com a Nigéria nas meias-finais, que contemplam ainda o confronto entre Brasil e Bélgica.

Anónimo disse...

eu vi o jogo. O Messi é pura magia. Di Maria muito bem e jogou 115 minutos.

Pedro disse...

Tendo em conta a maioria de adversários q o SLB irá defrontar o actual Maxi Pereira parece-me capaz de servir para os gastos ainda para mais com um suplente como Nélson. Ainda não perdi as esperanças em Nelson e quero acreditar q ele irá perceber q pode crescer muito com Quique e com a concorrência de Maxi.

Maxi Pereira está naquele patamar de q se a equipa cresce e começa a jogar bem e as coisas a correrem bem, Maxi será um belo lateral. Uma coisa é certa, Maxi é forte psicologicamente. Nunca se foi abaixo com as criticas do ano passado e manteve sempre o espirito aguerrido. É notório q tem imensas dificuldades na fase atacante ede construção de jogo mas, olhando para os laterais rivais tb não vejo ninguem muito melhor q ele. E volto a dizer, Nelson ainda pode ter uma forte palavra a dizer.

Se vier alguem reconhecidamente bom, óptimo, se não vier não fico muito preocupado.

Anónimo disse...

O Di Magia nesta altura já deve valer uns 35 milhões de euros. :) Técnica e frieza na altura de finalizar, quero vê-lo assim no Benfica. Tragam o Falcão pá.

John Billy #37 disse...

Tanta crítica ao Maxi! Vamos lá ser isentos e tentar ver por onde o Inter criou perigo ontem. Pois, sempre do lado do Leo (e olhem que sou um admirador do Leo).
Para mim, o onze que jogou ontem pode perfeitamente jogar contra o Rio Ave.
Mais tarde, só espero a inclusão do Reyes e do David Luiz. Só não sei quem há de sair.
PS: O Luis Garcia já não deve vir, o Espanyol fixou até ontem com data limite para a transferência.
PPS: Grande Di Maria!
PPPS: E que tal o Usain Bolt como extremo direito?

Anónimo disse...

John Billy, tiro-te o meu chapéu porque tens toda a razão na tua análise. Na primeira parte o lado esquerdo parecia um passador, mas depois o Léo lá melhorou (e muito) na exibição.

Pedro disse...

PS: Mais do mesmo. Ao intervalo, como o árbitro ainda não ajudou o q é habitual, os corruptos já têm uma batata lá dentro. E o Xistra já perdoou o vermelho ao tronco alves e o amarelo ao Emanuel....

Anónimo disse...

LOL nós a debater a qualidade dos laterais do Benfica e este Benitez e Sapunaru.. Ui ui que galácticos são estes jogadores. Assim... De Marte Lolol. E vão dois à conta deles. Nem o Xistra a dar um jeitinho os salva assim.

Anónimo disse...

Este blog está na Gloriosasfera.
Diga não aos pasquins e leia as opiniões de verdadeiros Benfiquistas.
Navegue na Gloriosasfera em http://gloriosasfera.blogspot.com

Anónimo disse...

Excelente ambiente na Luz...eu fui à catedral e só tive pena de o jogo não ter continuado noite dentro. Quanto à equipa e ao jogo, acho que o Benfica fez o possível contra uma equipa que tacticamente é perfeita. Acima de tudo o Benfica defensivamente esteve bem e como muitos já referiram nunca caiu na tentação de usar a "tactica do balão" qundo já se via que não haviam muitas soluções para furar o bloco do Inter. Nota positiva para Quim, Léo (ENORME jogador, classe pura) Luisão, Katso (em grande forma, se o David Luis entrar para a equipa acho que deveria passar para o lado direito do meio campo...como já o fez antes)C. Martins e Cardozo. Menos bem Yebda, mas penso que terá algo a ver com a forma condicionada como treinou toda esta semana. Sem entrar em euforias acho que temos equipa para lutar pelo campeonato e fazer uma boa figura na UEFA.

PS: Já não precisava de motivos para achar que é totalmente justo o futebol regressar à RTP1, para não ouvir os otários dos comentadores da TVI. Mas a melhor ouvi à pouco: "Bruno Alves, sem duvidas, um dos melhores defesas centrais da Europa..." Acho que não merece comentários.

João Bizarro disse...

Cada vez percebo menos o mundo da bola. Então uma equipa que já ia a meio da época perde um jogo de inicio de época??!?!?
Gostei do Veloso na defesa do seu benfiquismo!

Anónimo disse...

Rodriguez agrediu claramente Miguel Veloso. Se fosse expulso já não jogava contra o Benfica.

Anónimo disse...

Anónimo aqui de cima, que é que andaste a fumar pá?

Anónimo disse...

"Cataratas" não viste a agressão?

Anónimo disse...

aquele remate do Cardozo ... ui ! ... se aquela bola entrava, eu tirava o gajo, nao o deixava jogar o resto do jogo lol

Anónimo disse...

O tal de Rodriguez que foi para o Porto para ganhar títulos, já começou a coleccionar...Espero que ganhe muitos como o de hoje.

As férias parecem que fazem bem ao ar que se vai respirando por aqui. Alguns especialistas que costumam pintar de negro o futuro do Glorioso e ver conspirações e incompetências mais comissões em tudo estão em período sabático. Claro, sempre atrás da moita para saltar quando alguma coisa não correr bem...

John Billy #37 disse...

Depois da exibição do Porto, já sabemos que este ano o apito terá que apitar muito mais cedo.
Rodriguez, Benitez, Sapuranu, Guarin, Hulk, Farias... Tudo craques!

Henrique Maia disse...

O Urreta é o meu "Adu" e o Maxi tem-se portado muito bem. Como já aqui disseram, o Maxi parece-me um bom profissional, que, não obstante as contínuas críticas, sempre foi mantendo a mesma atitude e empenho. Não me parece um coxo por aí além como o pintam.

E a fantástica exibição dos já tetra-campões para a imprensa? Foi de encher o olho, não foi? Enfim.

Ricardo disse...

"o Maxi parece-me um bom profissional, que, não obstante as contínuas críticas, sempre foi mantendo a mesma atitude e empenho."

Não questiono. O problema é que para jogar no Benfica não deve bastar ser "apenas" um bom profissional, tem de haver qualidade. E essa não abunda para os lados do uruguaio. Bem pelo contrário.

Tiago disse...

Belo golo do Di Magia ontem nos jogos olímpicos. Aguardo a meia final eléctrica contra o Brasil!

Anónimo disse...

Passou-se algo na minha ausência?

Depois de uma semaninha de férias merecidas e de um quase total afastamento do mundo que é o Benfica (apenas soube dos resultados contra Feyenoord e Inter), cheguei de volta a Portugal no sábado e eis que nada de novo se passou. Reparem bem:


Data de saída: 9 de Agosto

Luis García ainda era jogador do Espanhol

Edcarlos ainda era jogador do Benfica

Portugal, ao primeiro dia de competição, ainda não tinha medalhas

Edcarlos ainda era jogador do Benfica

O Porto ainda não tinha ganho a Supertaça

Edcarlos ainda era jogador do Benfica

Moutinho e Quaresma estavam desesperados

Edcarlos ainda era jogador do Benfica

O Boavista ainda existia

O Edcarlos ainda era jogador do Benfica


Data de chegada: 16 de Agosto

Luis García ainda é jogador do Espanhol

Edcarlos ainda é jogador do Benfica

Portugal, ao oitavo dia de competição, ainda não tem medalhas

Edcarlos ainda é jogador do Benfica

O Porto ainda não ganhou a Supertaça

Edcarlos ainda é jogador do Benfica

Moutinho e Quaresma continuam desesperados

Edcarlos ainda é jogador do Benfica

O Boavista ainda existe

O Edcarlos ainda é jogador do Benfica


Estranho, não?

Anónimo disse...

Havia uma novidade. Os USA e o Adu já tinham ido para casa e ao contrário das previsões o Adu pouco fez.

Luís A. disse...

Os lagartos la ganharam. Mas eles que se ponham a pau com o Glorioso. O Benfica este ano está muito forte. E contra o Inter isso foi evidente. Um Abraço Glorioso a todos

Anónimo disse...

Anónimo, a diferença é que o Luís Garcia está mais barato.
Nos finais de Agosto os saldos são sempre maiores ;)

Anónimo disse...

Pronto, está a acabar o fim de semana, já acabaram as férias, vai finalmente começar o futebol a sério, só interrompido pela porcaria das selecções (imagine-se que o Maxi terá que se deslocar ao Japão por culpa de um amigável!).
Este ano tenho a impressão que estamos mais fortes, com um bom treinador, um director desportivo que conseguiu blindar o balneário (já há bastante tempo que não se houve idiotices dos jogadores) e finalmente um presidente calado.
Será que estamos assim tão fortes como diz o Luís ao avisar os lagartos para se "porem a pau"?
Sinceramente não sei.
Todos os anos penso sempre que temos uma equipa fortissima. Ainda o ano passado que o Vieira afirmou que tínhamos a melhor equipa dos últimos 10 anos acreditei. Depois quando começa a rolar a bola é que começam as desilusões.
Espero que este ano seja diferente.
Dos nossos rivais, posso afirmar que fiquei surpreendido com o Sporting. No jogo de ontem, a dupla Derlei/Djaló mostrou-se um verdadeiro quebra cabeça. Um meio campo muito forte e pressionante não deu espaço ao Porto. A defesa é que não está a altura do resto da equipa, nem o guarda redes. Mas mesmo assim conseguiram ficar os melhores jogadores do plantel e ainda se reforçaram com bom jogadores. Acho que por agora estamos em desvantagem em relação a eles.
Do Porto, na minha opinião, está muito mais fraco. O Paulo Assunção, um jogador do qual não dava nada por ele, está a fazer uma falta imensa. O Bosingwa é outro elemento que o Porto não conseguiu substituir. Nem tanto na defesa. Nota-se a falta dele, principalmente no meio campo e no ataque. Do Quaresma, podia ficar passar muitos minutos ao longo do jogo mas muitas vezes tirava um coelho da cartola. Não me parece que o Rodriguez lhe chega aos calcanhares em termos de genialidade.
Enfim o Porto está mais fraco mas continua a ser o Porto. Tem um Lucho fabuloso que vale por meia equipa e se o Lisandro continuar com a pica do ano passado ainda vai dar muitos pontos.
Se os jogadores não renderem há sempre o recurso ao café com leite, às meias de leite ou ao pingo directo que garantem uns 10/15 pontos por época.
Isto tudo para dizer que este ano, se as aquisições do Benfica renderem o que se espera deles vamos ter um campeonato muito disputado e renhido.
Por isso por favor, quero ver mentalidade ganhodora logo no 1º jogo. Não pode haver desculpas de equipa nova ou falta de rotina. Perder pontos no ínicio do campeonato é perder definitavamente o título. Não venham com histórias que há sempre tempo para recuparar porque é uma grande tanga.
O último ano em que ganhamos na 1ª jornada fomos campeões.
Com os outros tivemos um Koeman que empatou com a Académica e perdeu com Gil Vicente/Sporting, um Santolas que levou 3 do Boavista, outro Santolas que empatou com o Leixões, seguido de um Camacho que empatou com o Guimarães.
Já chega de desperdiçar pontos logo no início. Temos equipa para ganhar sem dificuldades em Vila do Conde e é isso que espero.
Temos que receber os corruptos em, pelo menos, igualdade pontual.
Esta época que inicia tem que ser finalmente nossa.
FORÇA BENFICA!

Anónimo disse...

"Alguns especialistas que costumam pintar de negro o futuro do Glorioso e ver conspirações e incompetências mais comissões em tudo estão em período sabático."

Claro, os 3 últimos anos então tem sido um rol de competências e com tão poucos jogadores a entrarem e sairem nesse período não tem havido comissões para ninguém...

Este ano é mais um ano zero? Já é o 4º ano zero seguido... Parece que há aqui pessoas só nasceram em Junho deste ano e não estiveram cá para presenciar os últimos 3. Ou os últimos 8 com este pseudo-presidente/Director Desportivo sócio dos andrades.

PS- Chegamos a Maio e os "que costumam pintar de negro o futuro do Glorioso" verificam que tem razão. E os carneiros que vão atrás da "melhor equipa dos 10 últimos anos" desaparecem sempre. Coincidências...

Anónimo disse...

Starblade disse:
nesse período não tem havido comissões para ninguém...


Não sr. Ou falas para quem ou de ninquem.

Nos não temos obrigação de provar que ninguém recebeu comissões.

Tu é que tens obrigação de apresentar provas das suas acusacões ou é melhor ficar caladinho.

Ricardo disse...

Há duas formas de ver a realidade actual do Benfica:

- diz-se que é o 4º ano zero seguido e ganha-se legitimidade para criticar tudo e todos, baseando essa crítica na contínua procura por construir algo, nunca o conseguindo e começando tudo de novo consecutivamente.

- compreende-se que este é o primeiro ano em que há alguém verdadeiramente benfiquista como líder da equipa profissional do Benfica. Compreende-se que desde que Rui Costa começou as novas funções e durante estes dois meses, Vieira calou o bico e deixou o futebol para quem dele percebe. Compreende-se que finalmente vendo jogar o Benfica é perceptível que há trabalho e há um plano por parte do treinador e que foram feitas boas contratações.

Seja qual seja o resultado final, a crítica, na minha opinião, poderá vir quando - se - os resultados não aparecerem. Vir dizer que este ano é mais do mesmo é não só ser cego como querer ser cego. É evidente a mudança, tanto em termos de competências técnicas e directivas, como em termos de discurso (de um Vieira boçal para um Costa lúcido).

Para mim, é o primeiro ano zero. E se continuar a ver um projecto a ser construído com pés e cabeça, não me importo de não ganhar nada este ano. O importante é sentirmos que um caminho está a ser traçado. Basta lembrar aos mais imediatistas que tanto Porto como Sporting levam 2 e 3 anos com o mesmo treinador e muitos jogadores que se conhecem bem. No Benfica, é preciso um projecto de 3,4 ou 5 anos. Importante, fundamental mesmo, é sentirmos que o Benfica vai sendo cada vez mais competitivo. Se esse sentimento passar para os adeptos, poderemos estar dentro de um ano num grande plano competitivo. Por ora, esperar para ver e acreditar que mesmo partindo atrás podemos ganhar já este ano alguma coisa. Mas mais importante do que o imediato, é o futuro. Desde que haja um plano. E parece-me que ele existe.

Chega de autofagia. O Benfica não pode continuar a sofrer por ser demasiado grande. Tem de, pelo contrário, aproveitar essa grandeza em prol do sucesso.

Anónimo disse...

Não há nenhum post para a Vanessa?