blog

sexta-feira, agosto 01, 2008

Soltas #66

- Petit. Grande Petit. Ainda me lembro de quando soube que ele vinha para o Benfica. Foi uma alegria enorme pois era um dos jogadores que eu realmente queria no Glorioso. E neste anos todos Petit mostrou o porquê da mnha admiração. Um enorme jogador que deixa muitas saudades. Desejo-lhe as maiores felicidades do mundo e um muito obrigado por tudo. O Colónia ganhou mais um adepto.

- No rescaldo do Guadiana, Quique terá confirmado algumas das coisas que já teria em mente. Foi um torneio que serviu, essencialmente, para isso. Decidir quem sai. Muito trabalho ainda pela frente mas, claramente notório, o caminho a seguir.

- Agora em Guimarães espero ver mais do Benfica. Não em termos exibicionais (apesar de o desejar obviamente) mas sim em termos organizacionais e visualização do 11 tipo mais aproximado do real. A inclusão de Cardozo e Nuno Gomes aumentam o leque de opções do treinador.

- A novela Luis Garcia aproxima-se do seu fim. E tudo aponta para que corra de feição às pretensões benfiquistas. Os valores falados ontem, 6 milhões, são valores aceitáveis. Há quem diga que o jogador é realmente muito bom, eu espero para ver. Por seis milhões não me choca.

- Não entendo as notícias sobre uma possível venda de Cardozo. Depois de tudo o que ele fez a épcoa passada, agora que estará mais adaptado e com um treinador a sério é que vai ser vendido? Na minha opnião seria um erro. Luisão volta a falar na saída...mas onde estão as propostas? Di Maria a brilhar pela selecção.

- Lá por fora Ronaldo continua a dar que falar, Shuster está pelos arames e todos no United comentam a novela. Se ficar em Inglaterra não sei como será para Ronaldo. Scolari vai encantado os adeptos do Chelsea pelas fantásticas vitórias contra os "colossos" chineses enquanto que Mourinho começa menos bem. Interessantes(mas não novidade) as declarações de Sachi...

- Benditos cyber-cafés. Saudações benfiquistas a todos.

PS: Quem conseguir "scannar" a citação de ontem d'O Jogo ao Mágico SLB que envie para o nosso email. Obrigado.

25 comentários:

Henrique Maia disse...

"scannar" é digitalizar em português.

Há palavras inglesas que eu até entendo que se usem em português por serem fáceis e de frequente utilização, como "design", "marketing", etc. Mas o "scannar" soa mesmo mal.

Anónimo disse...

Para mim uma coisa é certa, se havia jogador que merecia o que recebia no Benfica era o Petit.

Petit não era como muitos jogadores do Benfica para os quais lhes é indiferente se o Benfica está a ganhar ou a perder.

Eu gostava de fazer algumas perguntas a respeito do Petit:

- Porque é que se deixam sair os melhores jogadores?
- Petit não era um dos poucos jogadores que tinha raça e que deixava tudo em campo?
- Petit não foi titular indiscutível no Euro 2008?
- Petit não era portador da mística do Benfica?
- Não era Petit, a par de Nuno Gomes, o rosto do Benfica para a venda de Kits?
- Não deveria Petit acabar a carreira no Benfica?

Perdoem-me, mas continuo sem perceber a gestão desportiva do Benfica.

Um Benfica que acredita cegamente num Yebda qualquer a ponto de deixar sair Petit a custo zero.

Um Benfica que no ano passado comprou um camião de jogadores tendo trazido apenas 1 emprestado. Adivinhem quem. Sim, foi Cristian Rodriguez.

Nesse camião vinha Edcarlos que toda a gente vê que não tem lugar no Benfica, mas que incompreensivelmente tapou durante a época passada Miguel Vítor que enquanto lhe deram oportunidade jogou sempre bem.

Um Benfica que em Dezembro passado pagou 3,5 milhões de euros por Makukula e que agora dá sinais de não o querer.

Um Benfica que em Dezembro contratou Sepsi por 1,8 milhões de euros, que diziam na altura ser um novo Maldini, e que agora foi dispensado.

Um Benfica que acabou de contratar Jorge Ribeiro e que ouço rumores que o quer emprestar. Jorge Ribeiro tem 25 anos e, portanto, não é um miúdo. Se não era para jogar porque o contrataram? É bom não esquecer que Jorge Ribeiro esteve entre os 23 seleccionados para o Euro 2008.

Um Benfica que vê todos os dias Luisão e Katsoranis dizerem que se querem ir embora.

Um Benfica que está mortinho que Nuno Gomes se vá embora. Aliás, Petit, Nuno Gomes e Jorge Ribeiro, os jogadores que o Benfica forneceu à selecção nacional parecem não agradar ao clube.

Um Benfica que recebeu Freddy Adu como um prodígio no verão passado e que não lhe deu espaço no seu plantel. É curioso ver o destaque que a prestigiada revista Time dá na sua edição de 4 de Agosto a Freddy Adu, colocando-o num fantástico 35º lugar entre todos os atletas olímpicos a observar com atenção em Pequim, sendo o único futebolista dessa lista exclusiva de 100 atletas.

Um Benfica que não deu qualquer oportunidade a Fábio Coentrão de mostrar o seu valor.

Um Benfica que recebe Pablo Aimar como um novo Deus. Convém, no entanto, não esquecer que Aimar não deixou nenhumas saudades em Saragoça, equipa que desceu na época passada à 2ª divisão espanhola.

Parecem-me sinais preocupantes.

Como preocupantes me pareceram as expressões faciais de Quique Flores face à impotência do Benfica perante o Sporting.

Enfim, mais uma vez vamos começar tudo do zero.

http://novobenfica.blogs.sapo.pt/20235.html

João Bizarro disse...

1. Vai para o clube dos miticos Schumacher e Pierre Littbarski dois dos grandes jogadores de uma das melhores selecções alemãs de sempre.

2. Muito trabalho, muito trabalho... Vocês sabem do que estou a falar...

3. Gostaria de ver o Aimar a 10 e o Tacuara lá na frente.

4. Só falo dele à Benfica quando for apresentado. Até lá...

5. Seria mais uma parecida com a do Van Hooidonk. Mas já estamos habituados ao amadorismo dos nossos dirigentes. Podemos é fartar-nos.
Merda pró Luisão. Se houverem propostas, fora.

6. Já não tenho paciência para o puto mimado.
O Scolari elevou a fasquia bem alta e o Zé Mouro tem a defesa dizimada (Não quer o Luisão e o Luis Filipe?). O Sacchi não disse nada que nós já não tenhamos dito aqui e que não se prove nos jogos da selecção e no Barcelona. Com fruta e chocolate até eu era um misto de Harry Potter com Gandalf.

7. Resto de boas férias. Dá um mergulho por mim. ;)

João Bizarro disse...

Pois é Starblade, já tinha lido isso no Novo Benfica.
Desta vez concordo com o Bruno. Não em tudo (já estou farto da conversa do Alliaceao) mas na maioria!

Anónimo disse...

Este ano vou ser adepto do Benfica, do Chelsea, do Mónaco, e do Colónia, pode ser que tenha uma alegria todas as semanas!

Vá, até os anti-Scolari admitam lá se o homem não teve tomates em afirmar que quer ganhar as 4 competições? Eu gostaria muito de ver o Quique com um discurso semelhantes, mas é preciso um grande par deles para isso, não é para qualquer um!

Diverte-te Pedro, hoje também já vou, e se vier aqui ao "tasco" nas próximas 2 semanas também será dum qualquer cyber-café!

Anónimo disse...

Americano,

Boas ferias.
Descansa porque vais precisar de cabeça fria para o começo de campeonato
:)

David disse...

- Se ele realmente quis sair, concordo que o Benfica facilite a transferência, mas tenho pena que ele não fique no plantel para incentivar os mais novos e transmitir-lhes o que é o Benfica. Creio que o Benfica podia ter tentado mantê-lo, se necessário aumentando até o ordenado, porque ele é daqueles que justifica o que ganha. Afinal, é dos poucos que já foi campeão com a nossa camisola. Para esse papel de referência no balneário preferia-o a ele do que ao Nuno Gomes. Pode ser que um dia volte.

- Há muito trabalho a fazer, sobretudo ao nível defensivo. O Benfica teve uma defesa aceitável na primeira passagem do Camacho e no ano do título mas desde então a qualidade defensiva tem vindo a diminuir. E é na consistência defensiva que começam as vitórias. Há que defenir quais os jogadores que vão formar o quarteto defensivo preferencial e treiná-los ao pormenor. Coordenar a defesa em linha e treinar arduamente as situações defensivas para que cada um saiba o seu papel e para que as compensações aos colegas que se desposicionam estejam bem assimiladas. O Benfica tem sofrido muitos golos por causa da descoordenação defensiva e isso tem que acabar.

- O 11 que eu gostava de ver testado nesta fase: Quim, Nélson, Luisão, Miguel Victor, Léo, Bastos, Katso, Balboa, Assis, Aimar e cardozo. 4-4-2 com Assis e Aimar a poderem alternar entre o flanco esquerdo e o apoio a Cardozo. Obviamente David Luiz e Di Maria teriam lugar neste 11 caso pudessem jogar. Espero que o Nuno Assis não saia. Não sendo um fora-de-série, é dos jogadores mais uteis que Quique tem à disposição. EdCarlos e Luis Filipe obviamente dispensados. Maxi ficará como alternativa a Nélson caso não se contrate outro lateral. Entre Mantorras e Makukula tenho muitas duvidas sobre qual deles prefiro no plantel. Inclino-me para Makukula.

- Não conheço muito de Luis Garcia. O Luis Garcia que admiro é o outro, aquele que jogava no Liverpool e que agora não sei onde anda. Esse sim gostava de o ver no Benfica e acho que atinaria com Cardozo. Mas suponho que seja demasiado caro. De qualquer modo precisamos de um avançado e se Quique acredita neste Luis Garcia, que venha então.

- O Cardozo não vai sair. Pelo menos eu acho que era preciso ser muito estupido para deixar sair um jogador que fez uma excelente primeira época, deixando indicações claras de que as próximas épocas poderão ser ainda melhores. E acho que apesar de algumas decisões da direcção do Benfica roçarem a estupidez, esta seria demasiado estupida. O Luisão por mim pode ir à vidinha dele desde que se compre um central para o substituir. Um gajo com alguma experiência que possa discutir o lugar com os miudos.

- Se o Ronaldo ficar em Inglaterra vai fazer outra época daquelas...


boas férias

Anónimo disse...

Obrigado dexter!

Vamos ver se não consigo vender os meus cativos :p

Anónimo disse...

Excelentes comentários David!

Henrique Maia disse...

"Vá, até os anti-Scolari admitam lá se o homem não teve tomates em afirmar que quer ganhar as 4 competições?"

Ou falta de juízo. Lá para Dezembro saberemos.

Anónimo disse...

henrique maia, mostrou AMBIÇÃO, porque se os resultados forem maus, ele sairia sempre, independentemente de ter dito que queria ganhar tudo ou não. O que está em causa é que não tem medo, não anda a pedir tempo, a perder tempo, pegou no que havia, levou um jogador da sua confiança, e é com essa base que afirmou que quer ganhar tudo, sem medo.
Não se trata de falta de juízo, mas sim autoconfiança, no fundo uma vantagem de ter sido já campeão do mundo, mesmo não sendo um treinador moderno, científico, estudioso, e outros objectivos que tantos gostam de aplicar a treinadores que nunca ganham nada na vida mas são os maiores.

Anónimo disse...

Qual quê.

Os primeiros a pedirem tempo, são sempre os primeiros a defenderem a contratação de camiões de jogadores todas as épocas. Pedem tempo, mas estão sempre a favor da mudança de metade do plantel (por vezes mais de metade) todas as épocas.

Tempo? Passaram-se 4 anos. Ninguem aprendeu nada porque os mesmo erros são cometidos todos os anos.

Tempo é um luxo que não há. Se queriam tempo o cabrão não venderia todos os anos os jogadores que poderiam constituir a espinha dorsal da equipa (R.Rocha, Miguel, Simão Miccoli, Rodriguez, Karagounis).

Ou este é mais um ano zero? O 8º ano zero do triste reinado do Imperador Cláudio Druso Germânico Augusto Orelhas.

Alexandre disse...

Olha olha os meninos a falar do sacchi.

Só tenho a comentar duas coisas.

1º Todos os que concordam com o sacchi estão mortinhos que o quaresma saia do porto. E o david luiz também.

2º Em tanto treinador que falou do quaresma (entre lippi que diz que o quaresma é o seu jogador preferido, mourinho que o quer no seu inter, mancini, benitez, etc etc), dão mais importância ao treinador italiano mais frustrado que possa haver. O gajo nunca fez nada de jeito, ninguém o quer a treinador, mas tem moral para falar do quaresma. Que riso. Aliás, depois de apoiarem o platini, só faltava mesmo o sacchi. Que outra personagem é que vão apoiar a seguir??

Entretanto, sem quaresma, já começamos a jogar futebol..

Henrique Maia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Henrique Maia disse...

O teu último comentário é falacioso. O Quique veio para um clube que, embora grande na história, no campeonato anterior acabou em 4º. O Scolari foi só para o Chelsea, clube que, para além de nadar em dinheiro, foi quase campeão europeu, quase campeão inglês e que, não é demais mencionar de novo, nada em dinheiro. O Scolari diz isso no Chelsea porque pode (ou porque lhe falta o juízo). O Quique não diz o mesmo no Benfica porque não pode - e eu considero a posição dele muito inteligente. Os projectos dos dois (Scolari e Quique) são muito diferentes.

ps: Boas férias para ti.

João Bizarro disse...

"O gajo nunca fez nada de jeito"

Alexandre, também não é dos que mais gosto mas, desde campeonato de Itália, Supertaça de Itália, 2 Taças dos Campeões e 2 Taças Intercontinentais não é "nunca fez nada de jeito"!!!

Quanto ao gitano basta ver as suas performances na selecção...
Quanto ao David Luis, da maneira que essa jogada decorreu até eu tinha passado por ele daquela maneira. Chamasse-se ele David Luis, Pepe ou Canavaro!

Alexandre disse...

joão bizarro... o sacchi é um treinador que ninguem quer, isso já quer dizer alguma coisa.
Mas o caricato nem está aí... enaltecem o facto de um treinador dizer mal do quaresma no meio dos outros todos que dizem bem, ou é falta de bom senso ou é mesquinhice pura.

Eu não me importo que digam mal dele. Falem à vontade. Interessa-me é que ele continue a nao ser decisivo mas que dê tantos pontos ao porto como tem dado.

E essa da selecção é outra falta de bom senso. Ele fez um euro de merda, como muitos. Se formos a pensar dessa maneira, o ronaldo não era o melhor do mundo, era praí o 1589º.

João Bizarro disse...

Uma pergunta:
Os clubes também fecham ao fim-de-semana?
Será o Espanyol como os hiper-mercados e fecha Domingo à tarde?

Pelos vistos fecha ao fim-de-semana!

Luís A. disse...

para quê Garcia quando temos Cardozo e Makukula?
GRANDA BENFICA!!!

Alexandre disse...

Acontecimento curioso. NO mesmo jornal onde sacchi vinha a criticar o Quaresma, desta vez vem o treinador campeão do mundo elogia-lo. Mas como sabemos o sacchi é que percebe de futebol, o Lippi não sabe o que diz...

André Leal disse...

Alexandre, o Quaresma é um bom jogador, mas para aqueles que duvidam da qualidade do Ronaldo e lhe criticam a sua atitude egoista e imatura em campo, ele só pode ser uma valente merda: Pior jogador, mais egoista, mais imaturo e um ano mais velho.

Resumindo, o Quaresma é um Ronaldo a dividir por 10, mais coisa menos coisa. Para mim ainda é um bom jogador, tal a qualidade que atribuo ao CR7, mas para muitos não passa dum brinca na areia mimado e egoista.

Finalizando, eu apenas critico o Quaresma numa perspectiva de selecção onde acho que agora é a 4ª opção para as alas. E mais uma vez reforço que não é por o achar mau, há é 3 portugueses melhores que ele.

Anónimo disse...

o Corleone é que sabe.

Eu só compro jornais para ler opiniões sobre o valor do trivela.

Anónimo disse...

Assalto à RTP
Publicado em: http://forumbenfica.blogspot.com/


"Um lóbi do Norte está a assaltar o poder na RTP nas barbas da nova administração, que se porta como um ‘cavalo de Tróia’ perante o ‘invasor’ – esse é o sentimento de muitos quadros superiores e médios da Marechal Gomes da Costa. A última expressão deste assalto é o famoso negócio da RTP com a Sport TV para os jogos da Liga de futebol, um negócio ruinoso para a RTP, ao contrário do que se quis fazer crer.

Para lá dos 19 milhões pagos, a RTP cedeu à Sport TV a partilha total dos jogos do Mundial 2010, negociados em exclusivo para a RTP pela anterior administração. E enquanto a Sport TV não abriu mão da exclusividade dos jogos entre os 'grandes' para a Liga –o que a RTP comprou foram os Benfica-Paços de Ferreira, Sporting-Trofense,FCPorto-Rio Ave, etc. –, aquela ficou com os ‘directos’ de todos os jogos do Mundial 2010.

Um ‘favor’ ao amigo Joaquim Oliveira, que, segundo fonte da RTP disse ao Correio Sport, foi quem sugeriu a ‘hábil’ junção dos 'futuros' do Mundial 2010 (para assim 'justificar' a recusa dos 21 milhões da TVI). Mas enquanto vai gastar um balúrdio em jogos menores da Liga, a RTP perdeu para a TVI os jogos da selecção nacional –o que vai acontecer pela primeira vez na história da TV pública.

Todavia, a obra-prima desta nova administração é uma coisa que dá pelo nome de ‘Liga dos Últimos’, que passou agora para RTP1, em horário nobre e com 40 minutos (tinha 20 na RTPN). É uma tentativa boçal de fazer graça com a parolice e com um certo clubismo local, abusando dos grandes-planos e confrontando-nos com caras estranhas de gente que diz palermices e palavrões abafados pelos habituais ‘piiis’!

Isto enquanto programas inteligentes e de verdadeiro serviço público como ‘Cuidado com a Língua’ e séries de qualidade como ‘Príncipes do Nada’ e ‘A Guerra’ não se voltavam a ver. Estas desgraças têm caras. As dos novos gestores, todos sem experiência e sem currículo para a função e todos do Porto (Guilherme Costa, José Marquitos e Carla Chousal, mais Luís Marinho, que passou para a administração), as dos três novos directores, todos do Porto, e Carlos Daniel, que se demitira amuado por não lhe terem dado a cobertura do Euro 2008 e viu reforçados agora os seus poderes.

Ou a do ecléctico e omnipresente presidente dos comerciantes do Porto, Rui Moreira, uma das vedetas da TV do Estado, que o escuta sobre política, arte moderna, a crise, os preços do petróleo, os ciganos da Quinta da fonte ou o novo aeroporto de Lisboa. Que pensará disto tudo o arguto e atento ministro Santos Silva?"

Rui Cartaxana

Anónimo disse...

Benfica 2 - PSG 2
Publicado em: http://forumbenfica.blogspot.com/

Alexandre disse...

André leal, respeito e compreendo a tua opinião sobre o quaresma. Só acho piada a quem tem orgasmos quando ouve o sacchi falar mal dele.
Todos têm a sua opinião, mas a do indivíduo sacchi vale tanto como a do indivíduo andré leal. E não pelo facto do indivíduo andré leal ter essa opinião que vamos todos tomá-la como verdade absoluta.