blog

segunda-feira, abril 13, 2009

Permanência de Quique

Como não poderia deixar de ser um dos principais temas da semana é a permanência (ou não) de Quique Flores como treinador principal do Sport Lisboa e Benfica para a próxima época.

Uns noticiam que a SAD vai segurar Quique, outros noticiam que está de saída, o costume tendo em conta que estamos a falar do Benfica e do seu treinador.

Teremos muitas oportunidades para debater a sua continuidade ao longo das próximas jornadas mas, a seis jornadas do fim, com pouco ou nada a alcançar todos nós tememos um final de época demasiado pesaroso para os nosso corações benfiquistas. Tal como previ para Fernando Santos, Quique Flores, caso se mantenha como nosso treinador, irá ter tolerância zero na próxima época. Com um final de época destes é um facto que isso irá acontecer. Se o Benfica tem lutado até ao fim pelo título e mostrado uma notória evolução~, os benfiquistas seriam tolerantes para a próxima época pois percebia-se que o tal caminho iniciado este ano estava a correr bem, pelo menos, de acordo com o desejado, o comboio estava a andar nos carris certos. Mas com um final de época destes, totalmente desanimador, Quique Flores não pode falhar na próxima época, muito menos nas primeiras jornadas, porque será este final de época que estará presente na mente dos benfiquistas. E se as coisas não correrem na perfeição, tal como aconteceu com Fernando Santos, Quique será demitido com a época no seu início e toda a consequente revolução que tal provocará no futebol do Benfica.

Esta questão é apenas mais uma acha para a fogueira que é a minha dúvida em relação à permanência de Quique Flores como treinador do Benfica.

194 comentários:

Dexter disse...

Gostaria apenas de levantar uma pergunta que nao sei se alguem sabe a resposta mas cá vai....que andaram e andam Diamantino e Chalana a fazer ?

So por curioside. Nada demais.

John Billy #37 disse...

Pedro, dá-me só um motivo para trocar de treinador.
Só um.

João Bizarro disse...

Eu acho que o presidente se devia demitir e convocar eleições antecipadas. Acho que LFV devia ter vergonha na cara e fazer isso.
Como eu sei que não a tem vamos ter de gramar com ele.

Em relação ao treinador e caso as eleições sejam mesmo em Outubro acho que deve continuar na próxima temporada e a mesma deve já começar a ser planeada entre Rui Costa e Quique, em segredo se possível.

Álvaro Martins disse...

Eu acho que o Bagão ia pra presidente, o Quique ía-se embora e o Rui Costa, como é uma glória do Benfica tinha mais um ano pra convencer. Treinador já servia o Chalana que é 500.000 vezes melhor que o Quique.

Pedro disse...

John podia dar-te vários mas não dou pois ainda não tenho posição definida neste tema.

É por isso q ando a "pedir" pontos a favor para manter Quique.

Dexter disse...

Que fique CLARO.

Ja agora estou com curiosidade para ver o resultado do projecto COSTA+FLORES traçado para durar 2 anos.

Eu quero ver o resultado desse projecto.

Assim sendo......quero os 2 bem juntinhos para o ano a terem total liberdade para continuarem com o seu projecto para o SLB.

Diga-se de passagem que do 1º ano do projecto nao gostei assim nada por ai alem. Mas pode ser que o 2º seja melhor.

Luís A. disse...

"Assim sendo......quero os 2 bem juntinhos para o ano a terem total liberdade para continuarem com o seu projecto para o SLB."

Granda Dexter! A razão não te toldou a emoção.

Constantino disse...

Completamente a favor da permanencia do Quique. E acima de todos os pros e contras subjectivos que possam referir o que eu pergunto é: há algum treinador no mercado ao alcance financeiro do SLB melhor do que o treinador que temos agora? A mim parece-me que não. E antes de dizerem Scolari, pensem 2 vezes e vejam se o ordenado dele é comportavel para os bolsos do SLB. Realismo precisa-se.

A.Saraiva disse...

Caro Constantino

Se não quiser ser faccioso, existem vários, pelo valor que estamos a pagar ao Quique(admito a sua não concordância):

- Fernando Santos
- Carlos Carvalhal
- Jorge Jesus
- Peseiro

Só para falar de portugueses que tanta alergia e preconceito nos provocam.

É verdade que não falam tão bem como ele, mas parece-me saberem mais de futebol

Americano disse...

Constantino, pelo ordenado de Quique o Scolari treinará o Benfica. Digo-te com 99% de certeza.
Quanto à continuidade do treinador repito a minha posição:
- LFV deve convocar eleições antecipadas
- Rui e Quique devem colocar o lugar à disposição
- Vindo um novo Presidente que decida sobre a continuidade dos 2, se achar que eles têm capacidade para desenvolver o que ele projecta para o clube naturalmente terá o meu apoio, apesar de eu ter sérias dúvidas sobre os 2.

Pedro disse...

Constantino, por 150 mil cts mês facilmente conseguimos alguem do nível de Quique senão mesmo melhor. A questão é q saindo Quique os outros devem sair também e gostava q Pako se mantivesse no SLB.

Acho dificil Scolari vir para o SLB por escolha de Rui Costa...

GR1904 disse...

Fala-se de realismo quando é lançada a questão de haver "algum treinador no mercado ao alcance financeiro do SLB melhor do que o treinador que temos agora?" mas esquece-se de se aplicar esse mesmo realismo e junta-se o facto de se responder erradamente. É que os resultados estão aí para responder à pergunta que se colocou. Não sou eu nem ninguém, são os resultados. E os resultados mostram que o Quique conseguiu apenas mais 2 pontos que o ano passado, comparando as mesmas jornadas; conseguiu mais golos sofridos e menos golos marcados; conseguiu desaproveitar jogadores que já deram bastante à equipa o ano passado e mandar embora outros que sentiam a camisola como ninguém; conseguiu queimar jogadores em posições fora do seu habitat normal; conseguiu fazer com que o melhor plantel dos ultimos largos anos, após 8 meses de trabalho, produzisse muito pouco de futebol; conseguiu, com este valoroso plantel, das piores prestações europeias de que há memória; conseguiu fazer com que a estatística dos resultados deste plantel recheado de jogadores valiosos seja infimamente melhor do que a dos planteis anteriores com jogadores banais e treinadores normais. Para mais, a questão do ser caro ou barato mede-se pelos resultados que se obtêm. Esses estão à vista de todos. E perante o que se tem atingido não há outra resposta que não concluir que Quique é um treinador caro para o que conseguiu até agora. Até porque temos a referência anterior de treinadores muitissimos mais baratos que conseguiram praticamente mesmo, à mesma jornada. Aliás, é bom comparar com o Fernando Santos. É bom não esquecer que Fernando Santos não teve 30 milhoes para gastar nem o valor do actual plantel, mas mesmo assim conseguiu estar a 1 ponto do fêcêpê com o mesmo numero de jornadas, meteu a equipa a jogar futebol como deve ser e nas competiçoes europeias fomos até aos 1/4 final da uefa. Se isto não é ser bem melhor, então não vale a pena discutirmos futebol quando não olhamos para as coisas com olhos de ver.

Para que conste, eu não sou defensor do LFV no que toca aos resultados desportivos. Acho que o tempo dele já se esgotou e a imagem dele está gasta. Está gasta pelas constantes ilusões que lança ano após ano e pelo discurso unilateral que assumiu sempre, independentemente de ganhar ou perder, para ele estamos sempre no bom caminho. Já chega. Mas os que criticaram o Fernando Santos deviam ser coerentes. Coerentes ao ponto de criticarem agora o Quique, tal como as estatisticas e os resultados provam.

Algarviu disse...

No futebol é possível ter bons resultados a curto prazo. Isso de projectos é uma treta que não leva a lado nenhum e só disfarçam a falta de coragem para assumir que o objectivo é ganhar. No Benfica pode não ganhar-se mas a meta quando se inicia a competição só pode ser a vitória.

Quando se começam projectos com discursos de fazer o melhor possível e de que os adversários saõ melhores e estão melhor organizados e sei la´que mais, é meeio caminho andado para mais um ano de decepção.

Nem é preciso grandes estrelas. O temporão Paulo Bento e o serôdio Jesualdo Ferreira o que foram, o que são como treinadores? Não gosto deles como treinadores mas dou-os como exemplos de vulgares curiosos da bola que sabem ter um estilo agressivo e congregador de pulsões de vitória para os seus clubes.

A saída de Quique parece inevitável até porque não acredito que os jogos que faltam não nos tragam mais dissabores agora que até o segundo lugar está praticamente perdido.

Não se pode usar uma mistura de Scolari com José Peseiro?

Americano disse...

"Acho dificil Scolari vir para o SLB por escolha de Rui Costa..."

Acho que já foi mais difícil. Se o Rui precisar de alguém para os juntar estou disponível :)))

David disse...

Ponto 1: esta é uma questão delicada e a resposta não é imediata. Face ao passado recente do Benfica e face à época em curso, não me é fácil cair numa posição radical de exigir a saída do Quique ou a sua permanência. Neste momento não invejo o Rui Costa porque tem em mãos uma decisão nada linear. Trocar só por trocar, é um erro. A troca só valerá a pena caso seja para se reiniciar um projecto sustentado e com pernas para andar. Nesse sentido, eu só não punha reservas a um eventual despedimento de Quique Flores caso fosse possível a contratação de um treinador acima de qualquer suspeita e cujo nome garantisse sucesso. Mas desses, há apenas uma meia duzia e não me parece que o Benfica actual consiga atrair um deles, finaceira e desportivamente.

Ponto 2: o problema do Benfica não é o treinador. Quique Flores não é um mau treinador e decerto é mais um daqueles que se treinasse um clube mais a norte teria sucesso. O problema do Benfica é um problema estrutural e que se tem agravado imenso porque todas as tentativas para a sua resolução parecem encontrar anti-corpos dentro do próprio clube. Num clube em que nem todos remam para o mesmo lado, em que alguns parecem mais preocupados com o seu estatuto do que com o sucesso, em que o presidente passa o tempo a dar tiros nos pés, temo que seja infrutífero o trabalho daqueles que procuram contribuir para o sucesso desportivo.

Ponto 3: o Rui Costa sabe mais do que nós, acompanha a equipa, os treinos, a evolução dos jogadores, o empenho da equipa técnica... Nós julgamos apenas por aquilo que vemos em campo e é óbvio que o que temos visto é muito mau. Mas acredito que o Rui Costa saberá julgar a equipa técnica também por aquilo que se passa nos bastidores. Ao longo da época, espero que Rui Costa já tenha recolhido dados suficientes para ter percebido se a equipa técnica liderada por Quique está ou não a conseguir estruturar o futebol do Benfica, levando-o ao nível de profissionalismo que um clube de topo deve ter. Se fosse apenas por aquilo que eu vejo dentro de campo, após a exibição vergonhosa na Reboleira quase me sinto impelido a despedir Quique com justa causa. Mas durante a época houve alguns sinais ténues de que o trabalho de Quique, inovador nalguns aspectos, pode ser aquilo que o Benfica precisa (houve várias declarações de jogadores que apontavam nesse sentido)... embora tenha que mudar algo na abordagem aos jogos. Por isso, vou confiar que o Rui Costa sabe o que está a fazer, seja qual for a decisão que ele venha a tomar.

Ponto 4: ao contrário do que o Quique diz, não creio que se deva deixar a decisão da sua permanência para o fim da liga. A permanência ou não de Quique não deve depender dos resultados até ao final. Aliás, até me parece que o Rui Costa a esta altura já terá tomado a sua decisão. Se for para o Quique sair, então que se encontre quanto antes o substituto e se comece a preparar a próxima época. Por outro lado, se for para o Quique continuar, então que isso seja anunciado com todas as letras e que comecem já a definir o plantel para a próxima época. Até já li algures que o Rui Costa podia propor uma renovação de contrato ao Quique, para acabar com a especulação e dar-lhe tranquilidade. Parece-me uma boa medida.

Conclusão: pesando tudo aquilo que aqui escrevi, o que posso dizer é que nem a permanência nem a saída de Quique me chocam, mas sinto-me mais inclinado para apoiar a sua permanência e apostar em mais um ano de dupla Rui Costa-Quique Flores, preparado atempadamente e sem cometer os erros deste ano na preparação do plantel (falta de alternativas para as laterais defensivas) e na abordagem aos jogos.

Luís A. disse...

Caro José Marinho, será possivel facultar-me o seu mail? Basta clicar no meu perfil e enviar-me um mail. É sobre um projecto que envolve o nosso Benfica.

João Bizarro disse...

"...mas parece-me saberem mais de futebol"

Caro Saraiva, entre o SER e o PARECER vai uma grande distancia!!!

Luís A. disse...

Dos tugas, veria com bons olhos o Peseiro e o Faquirá, pois são competentes e percebem de futebol. Os Jesuzes e Carvalhais, são bons é no corrupto. (não me esqueço das palavras ofensivas do bracarense contra o Enorme).

Sou daqueles que defende a continuidade de Quique (como todos sabem já), mas creio que estamos num efeito Santos. Tal como o engenheiro na época passada, Quique queimou o espaço de manobra para uma 2ª época. A continuar´para o ano, irá ter um campeonato sobre brazas e a contestação irá ser gigantesca. Infelizmente somos assim... impacientes

A.Saraiva disse...

João Bizarro

Reformulo: sabem mais acerca do treino de uma equipa de futebol do que Quique Flores

John Billy #37 disse...

Antes de mais dou os parabéns ao David pela lucidez do seu comentário.
Aos outros pergunto: Acham mesmo que o Jesus, o Carvalhal (!!!!), o Scolari, o Faquirá ou qualquer outro dão mais garantias de sucesso que o Quique?
Na minha opinião é mais um tiro no escuro. Tanto podem ser campeões como fazer ainda pior.
Os únicos que dão realmente garantias de sucesso são o Capello, o Mourinho, o Benitez, o Lippi e pouco mais. Mas isso não é para nós.

Em relação aos jogadores o GR1904 diz que temos um plantel muito bom e antigamente era só cepos.
Eu só quero perguntar quantos internacionais A temos agora? E no tempo do Fernando Santos?
Pessoalmente já me mete nojo estar constantemente a procurar dados passados e compara-los com o presente. Mete nojo porque não serve para nada.
Precisamos de ver onde erramos e de trabalhar para o futuro.
Como o David disse, o Rui é que está lá nos treinos. Ele é que fala com os jogadores e sabe se estão motivados ou não. Sabe se os jogadores estão com o treinador. Sabe se este projecto tem pernas para andar ou não.
Se o Rui pensa que o Quique tem condições para continuar, quem somos nós para o por em causa?

Unknown disse...

Ao Benfica não basta ter um bom treinador. O Benfica precisa de um treinador que trate os jogadores como empregados ao serviço de uma empresa em vez de os tratar vedetas e pseudo-estrelas, precisamos de alguem que saiba tratar daquelas prima donas. Eu estou totalmente contra a mudança de treinador, mas se isso acontecer, que contratem um gajo com "tomates" que faça aqueles meninos trabalharem, em vez de mais um "coninhas" com o prazo de validade definido à partida. Deviamos apostar num treinador que conheça a realidade e a força do Benfica, alguem que mostre o que é o Benfica aos jogadores. Apesar de nao ter gostado das declaraçoes do Jesus no ultimo Benfica-Braga, tenho que admitir que seria a opção mais correcta para o Benfica. Mas vao continuar a mandar-nos areia para os olhos com os Scolari's e Eriksons's..

José Marinho disse...

Meus caros, antes de me pronunciar sobre a permanência de Quique - defendo a sua continuidade - gostaria de responder a algumas questões que foram deixadas neste blogue, nos últimos dias, e a que não tive oportunidade de responder. Vamos a isto.

Dexter
"Agora, fazer-me querer ver que Veiga é benfiquista desde pequenino....isso é que não."

Meu caro Dexter, não é minha intenção convencê-lo de nada. É minha intenção debater consigo e com todos os outros o Benfica e chega. Até porque quem tenta convencer os outros dos seus pontos de vista, parte, normalmente, de uma atitude de presumida superioridade intelectual e isso nunca me permitirei fazê-lo. Eu escrevo o que penso e o que sinto e sobre o benfiquismo de José Veiga há quem acredite e quem não acredite. Mas percebo as reservas de quem não aceita facilmente esse benfiquismo, porque a informação de que dispõe condiciona muito a construção de uma opinião definitiva. Eu próprio já estive desse lado da desconfiança e se agora mudei de conceito sobre a pessoa, foi porque me foi permitido ultrapassar a cortina mediática que está construida sobre José Veiga e pude constatar uma série de erros em relação ao que está projectado sobre a sua imagem. Por isso, que fique claro, meu caro Dexter, não quero convencê-lo de nada, não tenho a presunção de achar que posso mexer na cabeça das pessoas. A minha única presunção é a de saber que alguns dos benfiquistas que não aceitam o benfiquismo juvenil de José Veiga, se tivessem a mesma oportunidade que eu tive de o conhecer pessoalmente, talvez tivessem a mesma opinião que eu tenho. Mas também gostaria de lhe fazer a seguinte pergunta: Acha mesmo relevante convencer-se desse passado benfiquista de José Veiga para se convencer de que seria ele a pessoa indicada para nos levar às vitórias que todos queremos para o Benfica? Acha esse tema o mais importante, ou discutir se ele tem ou não, o perfil de liderança indiscutível, o perfil de conhecimento de causa e ainda o estilo de de combate que o Benfica precisa para recuperar a hegemonia do futebol português? E sendo o Benfica um clube predominantemente de futebol e aceitando ainda a relativa inexperiência de Rui Costa como dirigente, não acha que está na hora do Benfica mudar de paradigma e ter um presidente que saiba de futebol e de tudo o que está associado à gestão desportiva?

Hélder
"Acha possível Rui Costa a presidente e Veiga a director desportivo?"

Acho que no dia em que alguém conseguir que estes dois senhores possam trabalhar juntos no Benfica, merece uma estátua ao lado da do Eusébio. Acho francamente que Veiga e Rui Costa, juntos, sem desconfianças mútuas e com a preocupação de servir o Benfica, no espaço de um mandato recuperariam a hegemonia do futebol português. E digo-lhe como seria feita esse junção de vontades. Nos dois primeiros mandatos, Veiga seria presidente e rui Costa admnistrador e director desportivo da SAD. Por uma razão essencial. O Benfica não tem muito mais tempo a perder com soluções que ainda não estejam bem testadas. Os próximos anos são cruciais, porque nos próximos anos o Benfica ou recupera o seu papel de liderança no futebol português ou perde esse comboio de uma vez por todas. E depois, veja bem, numa sala de aulas, o lugar do professor é a ensinar e o lugar do aluno é a aprender. E em relação a Veiga e Rui Costa, fará o favor de reconhecer que a experiência de um pode ser importante na aprendizagem do outro. Sobre a sua questão reforço - em abstrato, porque não conheço o grau de profundidade da relação entre ambos - o que penso. Somos 14 milhões de adeptos no Mundo, mas não vai encontrar seguramente entre eles uma dupla que pudesse funcionar tão bem na recuperação da hegemonia do futebol português para o Benfica.

Fui eu que comi a Madonna:
»Embora correndo o risco de lhe parecer presunçoso, estranho que o Senhor, até agora sempre tão solícito na exposição do contraditório às diversas interpelações que lhe foram dirigidas, não tenha cedido à tentação de responder ao meu último comentário a propósito de José Veiga.»

Meu caro Fui eu que comi a Madonna. Em primeiro lugar gostaria de felicitá-lo pela sua façanha, pois há demasiado tempo ando a pensar em fazer o mesmo com a Angelina Jolie e não consigo. Parabéns. Agora mais a sério.
Não tem de achar presunçoso o seu comentário. É uma dúvida legítima a partir do momento em que respondo a uns e não respondo a outros, no mesmo espaço de tempo. No entanto, creia, não tem a ver com o eventual melindre das perguntas, mas porque tenho outras actividades que me consomem demasiado tempo. Profissionais e pessoais e nem sempre é possível responder a tudo e ao mesmo tempo. Pois bem, o meu caro não tem a certeza do benfiquismo juvenil de José Veiga. Respondo-lhe o mesmo que ao nosso companheiro de debate, o Dexter, para lhe dizer que não devo esforçar-me muito nisso, porque o meu objectivo não é convencê-los de nada. Mas também lhe quero dizer que conheço algumas comunidades de emigrantes, já vi jogos de futebol, da selecção e de clubes em algumas casas de clubes espalhadas no Mundo e confirmei o ambiente muito especial que se vive nesses locais. Ali, a identificação superior das pessoas é com o país e depois com os clubes. Olhe, meu caro, já vi de tudo, benfiquistas a chorar pelas vitórias do FC Porto, sportinguistas a exultar com as vitórias do Benfica, vi de tudo. E tomei contacto com essa forma diferente de olhar o desporto. Sem rivalidades, sem diferenças doentias e sobretudo com uma ligação à pátria. Esta identificação nacional entre os emigrantes leva a que as pessoas se unam, até porque muitas vezes são maltratadas no estrangeiro e pelo desporto, independentemente do clube, é uma forma representativa de afirmação nas comunidades locais e perante os nativos desses países. Já fiz imensas reportagens sobre esse tema e vi exemplos tocantes de clubismo, mas sobretudo de nacionalismo. É isso que vejo nos emigrantes, mais do que um clube, qualquer um deles tem um país no coração. Sabe o que é ter um país no coração? É quando não o podemos ter nas nossas vidas. E depois, é preciso conhecer as condições muito dificeis de sobrevivência. Eu, felizmente, nunca soube o que era isso, sempre me proporcionaram uma vida de conforto, a mesma que tento proporcionar aos meus filhos. Mas, entre os emigrantes, há pessoas que passam fome, há pessoas que trabalham de sol a sol, há pessoas que se sujeitam às mais indescritíveis condições de trabalho. E, sobretudo, há gente que sonha todos os dias com uma vida melhor. Olhe, o caso de José Veiga, com 19 anos, quando foi convidado a dirigir a casa do FC Porto do Luxemburgo. Está no livro, por isso, não vou contar nenhum segredo. O José Veiga era chapeiro, nessa altura, e foi convidado para a Casa do FC Porto pelo presidente em exercicio e que ao mesmo tempo lhe oferecia um emprego melhor e uma posição mais adequada ao sonho de realização profissional. E mais, a aceitação do cargo na casa do FC Porto era condição irrenunciável para que se mantivesse a oferta de emprego. Meu caro, no lugar dele, com 19 anos, não conhecendo o que conheço hoje da realidade desportiva portuguesa, eu aceitava no próprio dia. Porque estamos a falar, mais do que identificação clubística, de uma oportunidade de subir na vida. Mesmo assim, antes de aceitar, José Veiga tentou arranjar apoios financeiros para fundar a casa do Benfica no Luxemburgo. Não conseguiu e só depois aceitou o convite. O meu caro, o que faria, tendo a possibilidade de melhorar a sua vida e da sua familia? E recordo-lhe a si e ao ricardo - porque isto já responde parcialmente às suas dúvidas sobre o mesmo assunto - que há mais de vinte anos atrás ninguém tinha o conhecimento que hoje existe sobre a rivalidade com o FC Porto e sobre alguns dos procedimentos que todos recriminámos. Meu caro,, este é o meu entendimento das coisas e não pretendo, de facto, fazer a apologia da perfeição de ninguém, muito menos de uma pessoa que tem defeitos como todos os outros. Tem é menos defeitos do que muitos gostariam que ele tivesse e do que muitos imaginam que ele tenha.

Meus caros, se me estou a esquecer de alguma coisa ou de alguém, digam, por favor.

Sobre o Quique Flores, vou escrever na minha próxima crónica sobre o tema e relacionando-o com o timing das eleições. Mas por agora, posso adiantar que acho correcto que o treinador possa manter-se. Porque, a meu ver, o que deve mudar no Benfica não é o treinador nem o director-desportivo. Aliás, esta época, reforço a convicção que tinha já na época passada, a de que o Benfica tinha plantel e treinador, e neste último ano director-desportivo para ser campeão, ou pelo menos, para dar luta até ao fim. Não o conseguiu porque falta no clube uma liderança indiscutível - o presidente não pode dizer que não tem nada a ver com o futebol, sendo o Benfica um clube predominantemente de futebol, ou então imaginem o que era o Ricardo Salgado a dizer que não tem nada a ver com perdas e ganhos do BES - e uma cultura de exigência que, no limite, obrigue o director-desportivo a ser mais exigente, o treinador mais exigente e os jogadores mais conscientes do que é jogar no Benfica. Quando se diz que os jogadores do Benfica não demonstram atitude, vamos responsabilizar quem? O treinador, claro. O director-desportivo, óbvio. Mas acima de todos, o presidente e a sua direcção porque não conseguem incutir essa exigência. Por isso defendo Rui Costa e quique Flores porque num ambiente de maior profissionalismo e exigência seriam melhores do que são e fariam os jogadores do plantel correr e jogar de forma, senão mais atractiva, pelo menos mais responsável e esforçada.

Catenaccio disse...

De forma muito resumida:

Para mim, Rui Costa é intocável. Por tudo e mais alguma coisa.

Por mim, Quique Flores também poderia continuar, ainda que a não classificação para a 'champions league' - já nem falo do título - seja um duro golpe. É tempo de acabar com o (velho) hábito de mudar o treinador. Isso tem sido apanágio dos últimos 15 anos, certo? Se calhar, é tempo de repensar a fórmula.

Sou a favor de eleições antecipadas. Porque a época tem início em Agosto e as eleições, em Outubro, podem ser um foco de desestabilização tremendo, desde a excessiva cobertura que a imprensa fará do tema, até à instabilidade que pode ser criada para dentro do balneário. Em Outubro, a época levará cerca de 3 meses de competição e seria muito arriscado hipotecar os meses seguintes, caso uma outra candidatura levasse a melhor. Quer queiramos, quer não, sabemos que qualquer resultado, bom ou mau, seria uma 'arma' de arremesso na campanha e o Benfica merece ser discutido a um nível mais elevado, de forma estrutural.

No entanto, eleições antecipadas não significa que o actual treinador e director desportivo não mantivessem o seu trabalho. Até porque gostaria que uma futura direcção, qualquer que ela seja, aproveitasse algum do trabalho feito. Como tenho vindo a referir, o verdadeiro problema está a montante do clube, no topo da pirâmide. Da parte do presidente, seria um acto de benfiquismo a convocação dessas eleições. O contrário, é um acto de egoísmo, típico de quem olha só para os seus interesses pessoais.

Para quem não segue o Catenaccio, gostaria que dessem uma olhadela no meu último post:

http://catenacc10.blogspot.com/2009/04/como-tornar-o-benfica-campeao.html

Cumprimentos.

Miguel Lopes disse...

Meu caro Zé Marinho, porque te conheço desde os tempos da ESJ nos anos 80 e conheço bem o teu trajecto como benfiquista, tenho-te que dizer que me convenceste e estou rendido aos teus argumentos. E eu sou daqueles que me custou imenso ver o Veiga com a águia na lapela a festejar o título. Parecia-me tão falso! Mas hoje, passados quatro anos, e analisando bem as épocas desportivas antes e depois de Veiga, está mais do que claro de que os melhores resultados e exibições ocorreram sob a direcção desportiva dele. Os momentos mais altos da última década foram com ele. A vitória sobre o Sporting na Luz a uma jornada do final do campeonato. A eliminação do Manchester United. A dupla vitória sobre o campeão europeu em título Liverpool. Eu estive em Anfield naquela gloriosa noite! Depois na época seguinte, já com o Engº que eu abominava, não posso esquecer que jogávamos bastante bem e foi por um triz que não eliminamos nos quartos-final o Español, finalista da UEFA naquele ano. E houve campeonato até ao fim.
Começa agora a tornar-se muito claro para mim que há toda uma cultura de exigência e todo um trabalho nos bastidores que tem de ser liderado por quem sabe. E definitivamente, o Vieira já mostrou que não está à altura. Uma pergunta para ti se souberes responder, o Veiga tem acompanhado estas conversas? Admite avançar já?

Dexter disse...

Luis,

"Dos tugas, veria com bons olhos o Peseiro e o Faquirá"

E pronto, as amendoas deviam la ter qualquer coisa dentro. So pode. Peseiro ??? Aquele que o mandam leva rnum certo sitio e que nem diz AI nem UI ??? Faquirá ??? Quem é esse mesmo ???

José Marinho,

"Mas também gostaria de lhe fazer a seguinte pergunta: Acha mesmo relevante convencer-se desse passado benfiquista de José Veiga para se convencer de que seria ele a pessoa indicada para nos levar às vitórias que todos queremos para o Benfica? "

É com todo o gosto que lhe respondo....Não, não acho NADA relevante a cor clubistica dos empregados do Clube desde o homem do lixo ao administrador. Desde que, trabalhem pelo Benfica e defendam a entidade patronal que lhes paga o ordenado.
Se eu acho que Veiga se enquadra nessa perfil ? ACHO. Já o disse 500 vezes mas volto a dizer...."Sem Veiga nao tinhamos ganho o titulo em 2005".
No entanto esta minha opiniao em NADA poe em causa o que eu comentei de Veiga ser Benfiquista desde pequenino.
Na minha forma de ver o Benfiquismo não entra o assumir de funções numa casa do FCP seja onde ela for.
São coisas diferentes, Benfiquismo uma coisa e Competencia outra. Infelizmente nos dias que correm são poucos ou nenhuns os disponiveis para assumir funções que possuem essas duas caracteristicas.
O que O Jose Marinho está a fazer é colar a Competencia de Veiga a um Benfiquismo que quanto mim´a existir é recente e não desde pequenino como ja foi por ai referido.

Diogo disse...

Sinceramente não percebo porque falam bem dos tempos do FS. Tirando o jogo contra o Boavista e contra o Celtic em casa, não me lembro de um jogo de jeito do Benfica. Lembro-me sim de vários jogos completamente medíocres do nosso clube.
Como dizia o velho Trap: "Graças a Deus, tínhamos Simão" e isso tapava muitos buracos.

Em relação ao Quique, por todas as razões e mais algumas, obviamente que defendo a sua continuidade. Infelizmente, o QF já perdeu o estado de graça e por isso tem tolerância 0 na próxima época.

Anónimo disse...

É verdade que durante a presidência de Vale e Azevedo, José Veiga chegou a pagar do seu bolso os ordenados dos (seus) jogadores, incluindo o de João Pinto?

Fui eu que comi a Madonna disse...

“defendo Rui Costa e quique Flores porque num ambiente de maior profissionalismo e exigência seriam melhores do que são e fariam os jogadores do plantel correr e jogar de forma, senão mais atractiva, pelo menos mais responsável e esforçada.”

Meu caro José Marinho, esta sua frase sintetiza o meu pensamento a propósito do que deve ou não mudar no nosso clube. Mais do que mudar, apenas por mudar, deveremos reflectir sobre tudo o que aconteceu nesta última época.

Estou profundamente agradecido a Luís Filipe Vieira pelo seu desempenho na reestruturação financeira do Benfica, pela construção do novo estádio e do centro de estágio do Seixal. Custa-me vê-lo partir numa fase má, sem honra nem glória, depois de ter feito a vontade da grande maioria dos adeptos quando deixou o futebol nas mãos do Rui Costa. Se alguma coisa correu mal não foi certamente por culpa de Luís Filipe Vieira que deu aos adeptos nesta época o treinador e o director desportivo que eles queriam. Mais do que isso, investiu bastante na equipa de futebol, dando-lhe condições para atacar o título em pé de igualdade com o FCP. Se sair desta forma ninguém se vai recordar que Luís F Vieira também teve o seu mérito na conquista do último título a par de José Veiga, de Trapattoni e de um conjunto de jogadores que não era inferior ao actual.

Americano disse...

Diogo, não sei que jogos viste, mas o Benfica de FS ao lado deste parecia o Barcelona...

Dexter disse...

Declarações de Manuel Boto, pessoa pela qual tenho enorme consideração:

O encaixe proveniente da TV e da quotização é insuficiente para grandes floreados, sendo necessário conter as despesas... a menos que surja um Abramovich. Há que parar 1 ou 2 anos para pensar, saldar as dívidas e retomar com segurança o curso perdido em termos de investimento.
O recurso a novo empréstimo obrigacionista não deve ser a soluçãoJá, existe um empréstimo obrigacionista no valor de 20 milhões que vence em abril de 2010. Por outro lado, na situação em que se encontra o mercado, o Benfica não tem ativos facilmente vendáveis pelo valor requerido. A ausência da Champions será complicada financeiramente. É preciso não esquecer que existiu um investimento tremendo em jogadores, bem como um aumento significativo da massa salarial.

John Billy #37 disse...

Outra vez essa conversa do Fernando Santos? Já enjoa...

Americano disse...

Dexter, o que ele diz é tão óbvio, mas tão óbvio, que só me choca como alguns benfiquistas não percebem isso. Como qualquer empresa, família, o Benfica só pode projectar custos mediante os proveitos que tem GARANTIDOS. Tudo o que fuja disso é gestão irresponsável, para não lhe chamar danosa.
Mais, eu já disse, e mais que isso a Deloitte num excelente estudo sobre o futebol já disse que há um indicador chave nas finanças dos clubes que tem de estar sob controlo, que é o rácio entre os custos com pessoal e os proveitos operacionais. O Benfica este ano cagou de alto e esse rácio está num nível inaceitável para a sobrevivência de qualquer clube de futebol. Eu quase compreendia isto se se traduzisse em resultados desportivos extraordinários (até porque esses geram proveitos extraordinários que acabam por compensar em parte), mas obviamente isso não aconteceu.
Mas enfim, enquanto se continuar a brincar ao futebol e a a não responsabilizar ninguém, não há problema, alguém aparecerá para apanhar os cacos...

João Bizarro disse...

Neste momento e com os candidatos que temos podemos dizer que estamos entregues aos bichos.
Um é o actual presidente que como já está mais que visto está gasto, o discurso é o mesmo de há 8 anos para cá e não muda, nem vai mudar.
O outro é um submisso do clube da cidade do Porto. Quero copiar o seu modelo de gestão porque lá é que é tudo de bom.

Com estes dois não contem comigo no dia das eleições.

Agora deixo um pergunta ao José Marinho. Estando o Benfica na situação que está não deveria Veiga avançar já?
Se ele quer ajudar e acha que com ele o clube vai lá então acho que é a altura certa.

John Billy #37 disse...

Reforçando a ideia do João, pergunto também ao José Marinho que tipo de apoio tem/terá o José Veiga numa eventual corrida a presidência?

Americano disse...

João, ainda é cedo, as eleições são só em Outubro, pelo que acredito que ainda apareça pelo menos um candidato a sério. Neste momento, mesmo que alguém já pondere isso, acredito que não diga nada porque sabe que passado umas horas estaria o João Gabriel na Benfica TV a chamá-lo de abutre, papagaio, desestabilizador, ou outra coisa pior. Eu acredito e espero que o bagão avance, terá os meus votos de caras.

João Bizarro disse...

Pois, Americano. AInda mais conhecendo o Bagão ele nunca avançaria nesta altura. Vamos aguardar.

Mas a pergunta ao José Marinho mantém-se.

GR1904 disse...

John Billy, tens de ter mais calma, porque ainda está para sair o comentário onde eu diga que o plantel de anos anteriores eram só cepos. Nem disse que o plantel actual era muito bom. Mais atenção ao que escreves sff e, já agora, ao que lês dos outros. O que disse foi que este plantel é claramente mais valioso do que os anteriores. Ou achas que os 30 milhoes de euros são virtuais? Há coisas que não vale mesmo a pena discutir. Quanto ao facto de agora não termos nenhum internacional A no plantel, isso é sinónimo de menos qualidade? Esse argumento não pega, porque senão ainda acabas por dizer que o Chelsea no tempo do Vialli e Zola era uma equipa de merda porque não tinha nenhum internacional inglês no plantel. Ou, mais recentemente, o caso do Arsenal. Devem ser tudo equipas que não valem nada, segundo a tua lógica. Além do mais, não se pode esquecer que mudou o selecionador português e, consequentemente, mudaram os critérios. Mas ao contrário de ti, eu analiso as coisas com base na comparação. Se para ti mete nojo comparar com o passado, para mim não só isso deve ser feito como tem de ser feito e tem de ser feito porque sem comparação não há evolução. Chegas mesmo a dizer que comparar com o passado não serve para nada, então como é que a seguir dizes que “precisamos de ver onde errámos e de trabalhar para o futuro”? Não achas que se precisamos de ver onde errámos, temos de analisar o passado e o que tem acontecido? Estranho essa dicotomia. Sendo assim, se te mete tanto nojo a constante comparação com o passado, não compreendo como é que acabas por comparar os jogadores portugueses que o Benfica antes tinha na selecção e que agora não tem. Da minha parte não vejo qualquer relação entre o facto de não haver jogadores portugueses do SLB na selecção e a qualidade do plantel. Desde que os estrangeiros que entraram, ou outros portugueses como é o caso, dêem qualidade ao plantel, é o que interessa. A única coisa que se pode dizer é que o Benfica perde bastante da identidade portuguesa, isso é claro como a água. É preciso não esquecer que para o Benfica ter o primeiro estrangeiro na equipa, foi preciso fazer uma Assembleia Geral. Mas isso já é outra discussão e porventura muitos do que aqui andam não sabem.

Para que conste, e não haja mal entendidos, o facto de ter feito uma critica ao trabalho do Quique (méritos é que não pode haver, realço) não significa que apoie a sua retirada. Para mim, o problema maior está na cúpula. Está lá em cima. Por alguma razão os meus 20 votos nunca foram para LFV.

REDAVENGER disse...

Mais importante do que a permanencia do Quique, é o estado do slb, pelos vistos o Katsouranis está a venda por 3 milhões de euros, a ser verdade, isto mostra que estamos falidos, vamos deixar escapar um dos nossos melhores jogadores desta maneira? Mandem foder o Reyes, segurem é este.

Mas é preciso responsabilizar quem pos o SLB nesta situação, a culpa não é só do LFV, ele apenas "termonou o trabalho", tem que se encontrar os responsaveis que em poucos anos trasnformaram um colosso mundial, na miseria que é hoje.

REDAVENGER disse...

E em relação ao Rui Costa, ele que não se tivesse colado tanto ao LFV, para mim, agora sai com ele, e nem entendo tanto alarido, ele mostrou alguma qualidade como DD? Que contratem um em condições, e arranjem um tacho ao Rui, tão simples quanto isto.

Unknown disse...

Mais do que discutir Rui Costa ou Quique, parece-me que importa criar um movimento de fundo que consiga fazer alterar a data das eleições.
Após isso, com novo presidente, será tempo de decidir pela continuidade (ou não) da dupla.

E agora a minha opinião:
*Acho que o Benfica não tem jogado nada, e portanto Quique estará sujeito ao escrutínio dos resultados... logo o caminho mais provável será a saída.

*Rui Costa merece-me o benefício da dúvida, pelo seu Benfiquismo, se bem que pelo que se vai lendo - por exemplo acerca da "cantera" - não me parece que ele esteja a mudar o Clube para melhor...

*Não me choca ver Veiga como candidato. Já o Bagão Félix... não se poderia arranjar uma parceria? Tipo, um ficar com a parte desportiva e o outro com a financeira?

*A ser verdade o que vai saindo acerca do avolumar da tensão entre Presidente e Director Desportivo, suspeito que neste momento até o espaço de manobra e a perspectiva de continuar na próxima época sejam cada vez menores, mesmo para o próprio Rui Costa.

*As notícias da saída de Katso, por 3 míseros milhões, são efectivamente trágicas.

João Bizarro disse...

Por mim continua o Quique e o Rui Costa. Já chega de andar constantemente a mudar. Não temos o mesmo treinador 2 épocas seguidas desde o tempo do Erickson. E que vantagens nos tiramos com isso?

Que história é essa do Katso sair por 3M€? Onde viram isso?

John Billy #37 disse...

GR1904,

"conseguiu fazer com que o melhor plantel dos ultimos largos anos, após 8 meses de trabalho, produzisse muito pouco de futebol; "

Melhor para ti quer dizer mais valioso? Se sim, então tens razão, interpretei-te mal.


"É bom não esquecer que Fernando Santos não teve 30 milhoes para gastar nem o valor do actual plantel, mas mesmo assim conseguiu estar a 1 ponto do fêcêpê com o mesmo numero de jornadas, meteu a equipa a jogar futebol como deve ser e nas competiçoes europeias fomos até aos 1/4 final da uefa. Se isto não é ser bem melhor, então não vale a pena discutirmos futebol quando não olhamos para as coisas com olhos de ver."

Reafirmo que esse tipo de comparação não serve para nada. Se achas que sim, diz-me que tipo de ilações devemos tirar dela. Em que o afirmar que o Benfica de Fernando Santos jogava a bola que se fartava pode ajudar o Benfica a se tornar campeão para o ano?

Dexter disse...

"Não me choca ver Veiga como candidato. Já o Bagão Félix... não se poderia arranjar uma parceria? Tipo, um ficar com a parte desportiva e o outro com a financeira?"

Pedro,

A componente desportiva é da total responsabilidade de Rui Costa e nunca seria de Bagão.

João Bizarro disse...

"Em que o afirmar que o Benfica de Fernando Santos jogava a bola que se fartava pode ajudar o Benfica a se tornar campeão para o ano? "

Serve como aviso. Para que o mesmo erro não se repita. Fernando Santos devia ter continuado assim como Quique deve continuar.

Luís A. disse...

Dexter e quem é que passa (ou não)os cheques para a gestão desportiva? Não é o presidente?

John Billy #37 disse...

E o Bagão Félix é visto como um salvador por que motivo? O Benfica já passou por imensas dificuldades e nunca o vi chegar a frente.

Americano disse...

João, discorodo totalmente, com FS via-se trabalho, via-se evolução, com Quique só se vê regressão, os poucos jogos de jeito que o Benfica fez foi no início da época.

Dexter disse...

Joao,

Pensava que o Jaco tinha perdido a licenca de entrada.

Afinal andas condescendente

:)

Luís A. disse...

a noticia do kats so poderia vir num jornal (?)... o jogo, claro!

John Billy #37 disse...

João, sabes muito bem que não foi dito com esse sentido. A comparação foi feita no intuito de denegrir o trabalho do Quique.
Esse tipo de comparações não serve para nada.
Se querem comparar alguma coisa e que sirva para alguma coisa é dizer isso.
Com o Camacho vencemos uma taça de Portugal.
O Trapattoni aproveitou essa equipa e foi campeão. O Koeman, com a mesma equipa e alguns reforços fez um brilharete na Champions. Por fim o Santos com essas bases mais o Rui Costa e o Kastouranis montou um bela equipa.
Depois surgiu o dedo cirúrgico do Vieira e a saída de meia equipa e aqui começou o descalabro.
É assim tão difícil ver o que está mal na política do futebol do Benfica? Serão mesmo os treinadores os culpados do insucesso? Querem mesmo um novo treinador e mais 10 jogadores?

Unknown disse...

Dexter, mas aí coloca-se a questão sobre se o Rui está ou não efectivamente preparado para ser Director Desportivo com plenos poderes... na minha opinião, não está.
Depois, acho que um gajo como o Veiga, teria nesta altura a capacidade de dar uma vassourada em muitos parasitas que vivem à custa do Benfica, coisa que me parece, Rui Costa não terá.
Quando falei na "parceria", não o tendo dito, estava a contar com o Rui Costa na parte desportiva. E a contar também que ele e Veiga sejam compatíveis.

Outro cenário a que, quanto a mim ainda poderemos assistir é, no caso de se verificar a ruptura que se vai adivinhando entre Rui Costa e LFV, ser o próprio Rui Costa a avançar com uma candidatura à presidência.

John Billy #37 disse...

E falando de treinadores, o Camacho voltou a vencer, colocando o Osasuna em 11º.

Unknown disse...

ó João... efectivamente, o Benfica do FS jogava à bola que se fartava, e isso devia ter sido motivo para que ele continuasse... mas não se aplica ao Quique... porque o Benfica do Quique joga mal à bola que até dói!

Americano disse...

John, nos tempos de Vale e Azevedo, Bagão foi dos primeiros a alertar para o que aconteceu, pondo em causa a sua própria segurança numa AG. Para mim tem tudo o que é preciso, competência, seriedade, e benfiquismo.
Vamos ver luís, qualquer empresário que ande por dentro das contas dos clubes sabe que o benfica vai ter necessidade de vender, por isso não me espantam que hajam uns saldos na Luz...

GR1904 disse...

John Billy, o João Bizarro respondeu por mim, embora eu não tenha feito a comparação com o objectivo de ajudar o Benfica a ser campeão para o ano. Nem era essa a minha finalidade quando elaborei o meu primeiro comentário deste post. A comparação que fiz foi no sentido de medir resultados com os recursos postos à disposição de cada um. É assim que se fazem balanços. Foi nesta perspectiva que analisei um e outro.

Em relação ao plantel ser melhor/mais valioso do que anos anteriores: não só é melhor como é mais valioso. Podes não concordar na parte do ser melhor. No global, para mim é melhor. Simplesmente há uma diferença abissal no rendimento dos jogadores actuais quando comparado com o rendimento dos jogadores de anos anteriores. Há aqui, também, um trade off entre expectativas e resultados. E as expectativas foram aumentadas com jogadores de renome mundial que não tiveram correspondência em campo. Eu acho que isso é responsabilidade do treinador.

Constantino disse...

So hoje vi as respostas ao meu comentario de ontem. Pelos vistos o SLB paga mais aos treinadores que o Chelsea... digam-me tudo menos isso sff. Scolari está fora do alcance da carteira do SLB. E não se esqueçam que na proxima temporada o investimento na equipa de futebol do SLB vai sofrer um corte abrupto, a bem da sanidade financeira do clube.

Peseiro?? Santos?? Carvalhal?? FAQUIRÁ???? Ficou tudo louco agora? E porque não o Tulipa?? Ou o José rachão?? Com sorte ainda podemos ir desenterrar o Luis Campos, que dizem?

Podemos trocar de treinador mas fica tudo na mesma e daqui a 1 ano estamos com esta conversa de novo. Cada vez me convenço mais que um dos problemas do SLB é o LFV, mas o maior entrave ao sucesso do clube começam a ser os adeptos.

Dexter disse...

Pedro,

Quando falei na "parceria", não o tendo dito, estava a contar com o Rui Costa na parte desportiva. E a contar também que ele e Veiga sejam compatíveis.Pois mas ai estamos em desacordo, nao vejo como encaixar Rui Costa, Veiga + 1 Presidente.

Outro cenário a que, quanto a mim ainda poderemos assistir é, no caso de se verificar a ruptura que se vai adivinhando entre Rui Costa e LFV, ser o próprio Rui Costa a avançar com uma candidatura à presidência.Rui Costa na presidencia nem pensar. O perfil do Presidente do SLB nao pode ser o de Rui Costa neste momento. Do Presidente pede-se muito mais do que Rui pode dar.
Cada macaco no seu ganho. Rui na Gestao desportiva e o Presidente na Gestao do Clube.

João Bizarro disse...

Dexter, o jaco agora é sócio do Benfica. :)

O Benfica quando quer também joga à bola com o Quique a treinador. Vimos isso no ultimo jogo onde perdemos de forma injusta um jogo que devia ter terminado em goleada.
O facto de a equipa caminhar sobre brasas também não ajuda.
Já que o Quique não gosta do Moreira espero que comprem um Petr Chech para a próxima época. Com o Quim não vamos lá.

E sim, o Pedro tem razão, um Peskovic qualquer agarrava aquela bola da Académica.

Americano disse...

Só acho sinceramente é que é um disparate algumas análises simplistas que se fazem, do género "o LFV não presta, o problema não é dos treinadores, por isso mantém-se este". Já foi esse tipo de análises que se fez no tempo de FS, aí parecia que estava tudo bem no Benfica, o problema era só ele, por isso mandava-se embora e ficava tudo bem.
A vida não é assim, todos têm tarefas individuais, objectivos próprios, e pode-se dar o caso de falhar 1, ou 2, ou os 3, ou nenhum, que seria o ideal.
LFV será julgado em Outubro, e na minha opinião está na hora de sair, mas isso não implica que Rui e Quique sejam muito bons e que mudando o Presidente fique tudo bem. Na minha opinião tanto Rui como Quique falharam e muito neste primeiro ano de Benfica, por isso, e por ambos me parecerem pessoas íntegras, defendo que devem colocar o seu lugar à disposição de quem vier. Se quem vier achar que pode vencer com Rui e Quique, é uma decisão legítima, e abarcará com as consequências. Se achar que não servem, que há melhor, deve poder mudar sem se preocupar com as indemnizações.
Agora por muito mau que LFV seja, cometeram-se erros próprios do futebol, na minha visão inadmissíveis, reveladores de alguma, ou bastante, incompetência, e há erros que são única e exclusivamente imputados a Rui e/ou Quique.
- Foi LFV que insistiu em Balboa?
- Foi LFV que decidiu que Petit já não servia?
- Foi LFV que não conseguiu tirar o melhor partido de Aimar? De Suazo? De Cardozo?
- Foi LFV que desmotivou Reyes?
- É LFV que decide as folgas conastantes e prolongadas após as derrotas?

Para todas estas perguntas a resposta é não, e facilmente se arranjam mais 10 ou 20 perguntas com a mesma resposta.

Ricardo disse...

Pedro,

percebi a análise que fazes ao momento que vivemos e os teus medos em relação a uma possível repetição do processo Fernando Santos mas fiquei sem entender completamente a tua posição. Afinal, és ou não a favor da permanência de Quique Flores?

Concordo com a comparação com a situação que Fernando Santos viveu. Ainda que, nessa altura, eu estivesse muito mais confiante na capacidade do treinador do que nos dias que correm. Ainda assim, e pondo várias dúvidas sobre se o espanhol é o treinador ideal para o Benfica, defendo a sua continuidade por mais uma época. Por vários motivos, um dos quais passa pelo jogo das probabilidades: os últimos anos têm demonstrado que a constante mudança de treinador não tem efeitos práticos, desportivos, visíveis; pelo contrário, mudamos de treinador e parece que pioramos de ano para ano. Então, que tal, por uma vez, continuarmos com um treinador na época seguinte?

Sabendo que o problema do Benfica ultrapassa a questão do treinador, visto que ele é, acima de tudo, estrutural, talvez não fosse má ideia pelo menos neste particular... fazer as coisas por outro lado.

Americano disse...

Constantino, repito o que disse ontem: pelo que se diz que é o actual ordenado do Quique (cerca de 125mil/mês), o Scolari aceita treinar o Benfica. Para regressar a Portugal ele baixaria a fasquia, por razões pessoais que são do conhecimento público. Digo-te isto com 99% de certeza, acredita se quiseres.

João Bizarro disse...

Americano, imagina que era tu o presidente (ou director desportivo) e Scolari o treinador.
O treinador pedia-te 1 ou 2 jogadores, para ele imprescindíveis e dispensava mais 2 ou 3 que tinham sido importantes nos últimos anos!

O que é que farias? Dizias que o gajo está maluco e não dispensavas ninguém ou como ele era o treinador fazia-lhe a vontade?

A.Saraiva disse...

Caro Constantino

Você é que colocou o enfase no treinador.

Quando fala do problema que são os adeptos deve incluir-se neles, pois quem fala com esse desdém dos nomes indicados é porque é gente fina.

Veja o caso do Jesualdo que nós sempre falámos com desdém. jÀ para não falar na dispensa do Mourinho.

Mas. sinceramente, esta questão do treinador não é aquilo que me pareça ser o que mais devamos valorizar neste debate.

Americano disse...

João, na minha opinião o treinador tem de aceitar algumas imposições superiores. Se não quer aceitar não treina o Benfica. A política de contratações tem de estar acima dele, podendo e devendo ele sugerir jogadores, como é lógico. Mas atenção que o que estou a dizer é que a culpa não é de LFV em alguns casos, e tu até pareces estar a concordar. Será do Rui, ou do Quique, ou de ambos.

Luís A. disse...

Critico uma coisa no Quique: ele realmente teve os jogadores que pediu ao Rui. Portanto o Rui fez um bom trabalho nas aquisições. Agora se deveria ter protegido mais o balneário e ter dado o peito às balas dos corruptos, apontando-lhes o dedo na cara denunciando a pouca vergonha de roubalheira desta época, aí a conversa é outra.

O problema é que vindo outro treinador, voltamos à estaca 0. A razão é simples. Mudança de métodos, de jogadores de filosofia. Ou seja destabilização.

Um coisa é um facto, vão ser as 6 jornadas mais longas da vida do Quique

Hugo disse...

Americano, conheces o Bagão a trabalhar?
O que ele fez para teres tanta confiança?
É que passou por um Governo...

Ricardo disse...

Cantinho dos ex:

Camacho passa pela melhor fase da época. Ganhou em casa ao Athletic (2-1) e subiu ao 11º lugar, sendo que so 10º ao 17º há apenas 3 pontos de diferença. Terá de ter ainda uma série de bons resultados para descansar os adeptos do Osasuna mas é um facto que a equipa tem vindo em crescendo. Confesso a minha relativa surpresa. Não sabemos o resultado final desta época e do trabalho do Zé Tó mas será justo dizer que, até ao momento, soube criar condições para que a equipa crescesse e melhorasse o desempenho.

Fernando Santos continua em grande. Venceu fora o 8º (Xanthi) e ganhou em todas as frentes: recuperou 3 pontos para o primeiro, o Olympiakos, que perdeu em casa, e 2 ao terceiro, o Panathinaikos, que empatou fora. A uma jornada do fim, o segundo lugar é a classificação mais expectável para o português, o que seria uma época de grande qualidade e um trabalho (mais uma vez) muito bom, visto que o PAOK não faz parte dos 3 grandes da Grécia.

Ricardo disse...

Americano,

não gosto muito de estar, nesta fase da época e sabendo o momento por que o Benfica passa, a falar de possíveis treinadores para o Benfica, mas abro uma excepção para o dossier Scolari. Como sabes, não o acho capaz de treinar um grande clube num grande campeonato. Para mim, ele podia passar os próximos 10 anos, todos os anos num grande clube num campeonato de top, e nunca teria sucesso. Pelas razões que já conheces. No entanto, penso que no Benfica poderia ter sucesso. Por ser Portugal, por não estar sujeito à pressão mediática das imprensas dos países de campeonatos de topo e por não ter de lidar com um plantel recheado de grandes jogadores. No fundo, parece-me que em Portugal e, especificamente, no Benfica estariam criadas as condições favoráveis para um treinador como Scolari. A falta de talento seria facilmente colmatada com a entrega, o espírito colectivo e a grande capacidade comunicativa e de interacção com os adeptos que o brasileira inequivocamente tem. Com Diamantino como adjunto, poderia ser uma dupla interessante.

Tudo esta análise não passa de um cenário hipotético. A minha vontade é que Quique permaneça à frente da equipa.

John Billy #37 disse...

Americano, "nos tempos de Vale e Azevedo, Bagão foi dos primeiros a alertar para o que aconteceu, pondo em causa a sua própria segurança numa AG", não me recordo mas se fez isso já é um ponto positivo.

GR1904, não quero bater na mesma tecla mas Quim, Nelson, Luisão, Anderson, Leo, Petit, Karagounis, Kastouranis, Simão, Nuno Gomes e Miccoli.
Quantos deles não tinha lugar no onze do Benfica?
Até parece o Fernando Santos fez um milagre com uma equipa de cepos. E mais importante que isso, eram todos jogadores com anos de casa. O que já não se vê no Benfica há 2 anos.
É verdade que o Quique falhou, mas também falta dizer isso:
O Miguel Vitor é o jogador que é a custa de quem? E o Maxi? E a grande época do Luisão? E o Ruben em quem ninguém apostava?
E agora que o Quique conhece a casa e o campeonato português é que o vamos mandar embora?

Jorge Borges disse...

Por tudo o que escrevi na caixa de comentários ao post anterior, acho que o Quique deve permanecer na próxima temporada, com o apoio de TODOS OS BENFIQUISTAS. Se esta direcção decidir mantê-lo no cargo, o melhor que podemos fazer ao BENFICA é apoiar o treinador e não estar à espera de um resultado menos positivo para vir apontar o dedo inquisidor. Se alguém viu ontem o dia seguinte e esteve atento ao prof. Carlos Queirós e se identifica com o discurso dele, percebe porque é defendo a permanência do Quique.

Quanto a alguns comentários aqui deixados:
- relativamente às eleições antecipadas, não creio que se fosse resolver grande coisa, antes pelo contrário. A próxima época já está a ser planeada. Com uma eventual demissão, muito dificilmente as eleições se realizariam antes do final desta temporada. Se é para assegurar jogadores a baixo custo tem que se agir já. Para não falar no aumento de instabilidade na equipa.O timing das eleições pode não ser o correcto, mas é o que temos. Se aspiramos ainda ao 2º lugar (muito difícil, mas não impossível) não deve haver uma acto eleitoral antecipado.
- Quanto a eventuais candidatos: Lançar nomes de Veiga, Bagão, ou qualquer outro é jogar no escuro. Algum de vocês sabe qual é o projecto de cada um deles para o Benfica? Qual a formula que têm para dar a volta à situação? Acho que sem sabermos isso, e se estão efectivamente disponíveis para liderar o clube, nunca poderemos emitir opinião. No entanto há 2 coisas que tenho a certeza. O Vieira deve sair no final do mandato, e não quero o Veiga para presidente, mesmo que o seu projecto seja o melhor do mundo. Teve uma forte ligação o tipo lá de cima que nada abona em favor dele.

Americano disse...

Ricardo, que fique bem claro que nem sequer estou a opinar sobre a validade da contratação de Scolari, só estou a responder dizendo com algum conhecimento de causa que os valores que Quique aufere são suficientes para o trazer. Não me espanta que para o ano ele esteja em Portugal, a treinar um dos 2 grandes de Lisboa...

Hugo, sou da área financeira, e nesse campo específico considero o Bagão uma pessoa extremamente competente. Além disso acho-o honesto e benfiquista sem qualque dúvida. Agora nunca trabalhei com ele, tal como quase ninguém aqui alguma vez trabalhou com o LFV ou com o Rui Costa, mas isso não impede ninguém de dar uma opinião. As minhas são conhecidas, gostaria de ter alguém como Presidente do Benfica que reúna as seguintes carecterísitcas:

- Befiquista
- Gestor competente
- Sério, honesto, com um perfil à imagem dum grande clube, não um arruaceiro qualquer

Dentro detses parâmetros há 3 nomes que me agradam: Bagão Félix, Luís Nazaré, e Luís Tadeu. Não me parece que os útlimos 2 se candidatem, daí a minha esperança em Bagão.

Pedro disse...

"fiquei sem entender completamente a tua posição. Afinal, és ou não a favor da permanência de Quique Flores?"

A minha posição é a de ainda não ter posição sobre o assunto. Eu gostava q o Benfica, finalmente, estabilizasse. Gostava de toda esta equipa técnica e plantel tivessem outra temporada. O problema é q não acredito, neste momento, q Quique consiga solucionar os problemas q provocou na equipa e no jogo da mesma.

" na minha opinião o treinador tem de aceitar algumas imposições superiores"

Americano, tu imaginas o Scolari a aceitar q o Madaíl ou o Abramovich se metessem no seu trabalho? Isso é bonito de se afirmar mas sabemos q nenhum treinador do mundo gosta q lhe impinjam jogadores...

Dj Rumbero disse...

"É verdade que o Quique falhou, mas também falta dizer isso:
O Miguel Vitor é o jogador que é a custa de quem? E o Maxi? E a grande época do Luisão? E o Ruben em quem ninguém apostava?
E agora que o Quique conhece a casa e o campeonato português é que o vamos mandar embora?"

Para além disto so tenho a acrescentar que os que preferem Jesus, Peseiro (que grande perdedor) Faquirás e afins so podem estar a gozar. A epoca de experiencias com Amadores já acabou. No inicio da epoca ninguem prometeu o titulo e este é um proceso de aprendizagem pelo qual o Quique tem de pasar. Lembro-m da 1º epoca do Rijkard no Barça e jogavam mal e porcamente e nos anos a seguir foi o que se viu. Como este caso há muitos. Sem um sistema a trabalhar para um clube é dificil construir equipas num ano. Lembre-se que há mtos jogadores novos e muitos metodos novos, etc, etc. Antes também pensava que o problema era dos treinadores, depois de anos a reflectir sei que o problema sao os adeptos que acreditam na ladainha da comunicaçao social e vao na conversa e depois aparecem com lençoies no estadio. Esse é o grande problema do Benfica. Deixem o Quique e o Rui trabalhar!!!
Rumbero

A.Saraiva disse...

Pois eu estou de acordo com o Americano. O Benfica tem de ter elementos na equipa técnica que são escolha do clube e não do treinador.

Esse, para mim, foi um dos principais erros de Rui Costa que abdicou da obrigatoriedade de Quique ter como um dos seus adjuntos o Diamantino.

No inicio de época quando a questão se levantou, Rui Costa sótinha uma opção que era dizer ao treinador que os pressupostos eram esses e caso não os aceitasse escusava de começar a trabalhar.

Unknown disse...

John: O Maxi é o jogador que é esta época, 1º porque está a jogar na posição em que realmente rende, e que é a sua por natureza. Depois porque o faz com a tranquilidade de saber que não tem que disputar o lugar com ninguém.
Mas atenção, a culpa aqui é, isso sim, de quem na época anterior nunca o pôs a jogar no seu lugar correcto.
Nos outros que mencionaste dou-te razão... mas por exemplo, falta dizeres que o gajo andou + de metade da época a apostar no Ruben para a posição errada, não tirando dele o máximo de rendimento possível. Faltou também dizer que com o Quique, o Cardozo está a fazer uma época bastante abaixo do que seria normal e expectável. E isto em detrimento de uma estrela que acabou por não mostrar nem 60% do seu potencial. Faltou dizer que Aimar, que o gajo já conhecia há não sei quantas épocas, tem jogado sistematicamente fora da posição 10, que é a sua (até por lhe ter sido dada em herança pelo Director Desportivo)... Faltou dizer que o melhor lateral esquerdo do campeonato foi corrido... com o epíteto de "mau defensor e mau profissional"... E faltou dizer que no global, a equipa não joga a ponta de um corno...
Por fim, e para não ser tudo mau, falta dizer que trouxe com ele um dos melhores preparadores físicos que já tivemos.

Unknown disse...

@Ricardo: a favor do Scolari, joga a sua grande capacidade para motivar jogadores e adeptos. Coisa que não temos visto em Quique, e que, acredito, terá falhado em Inglaterra por causa da barreira linguística. Para mim esse é o grande "apport" que Scolari poderia trazer ao Benfica. Quanto ao resto... "numa equipa destas, qq um se arrisca a ser campeão" - ou pelo menos tinha obrigação disso.

Dexter disse...

Pois isto de meter as culpas TODAS em cima de LFV, calma lá.
LFV pode ser culpado de muita coisa nos anos anteriores, nomeadamente nos anos em que acumulou funcoes de Gestao Desportiva com Gestao do Clube.

Pode, ainda ser culpado por ter permitido uma gestao suicida a nivel de Investimento na equipa de Futebol.

Agora, uma coisa é certa, LFV NAO pode de forma alguma ser culpado da vergonha que a equipa faz em campo desde Julho.

Para alem do que o Americano ja referiu, acrescento:

LFV nao é culpado de termos sido humilhados na Uefa

LFV nao é culpado pela escolha de Quique

LFV nao é culpado por haver jogadores que ainda nao perceberam o que é o Benfica

LFV nao é culpado por o treinador vir a publico dizer que o 3º lugar é bom e que é melhor que o ano passado

Portanto cada um com as suas rersponabilidades.
Curiosamente acontece um fenomeno extraordinario neste blog e em muitos outros.....dicute-se afincadamente erros de LFV e de QUIQUE mas nunca vi niguem discutir sobre os ERROS de Rui Costa.

Ricardo disse...

A questão que o Saraiva levanta é pertinente. No Benfica tem de haver uma voz de comando - que, no caso, será Rui Costa - que, dando espaço ao treinador para fazer o seu trabalho, saiba deixar claro de que na equipa técnica têm de estar elementos ligados historicamente ao clube. Um dos grandes equívocos desde 1994 tem sido precisamente o esquecimento e subvalorização dessa forma de valorizar a mística dos mais velhos para os mais novos que antes era a imagem de marca deste clube. Com as megalomanias modernistas, parece que o Benfica se esqueceu de onde lhe vinha e veio sempre a força.

Começar por aí talvez seja o primeiro passo acertado.

Pedro Vagos,

concordo com o que dizes. Scolari seria uma boa solução. Mas espero que nem sequer seja preciso haver solução.

Hugo disse...

"Hugo, sou da área financeira, e nesse campo específico considero o Bagão uma pessoa extremamente competente. Além disso acho-o honesto e benfiquista sem qualque dúvida. Agora nunca trabalhei com ele, tal como quase ninguém aqui alguma vez trabalhou com o LFV ou com o Rui Costa, mas isso não impede ninguém de dar uma opinião."

Certo Americano, não há duvidas sobre isso. Julgava que sabias mais sobre o Bagão, daí a minha pergunta.
Acho que ele não tem capacidade de liderança, mas também é uma opinião.

João Bizarro disse...

Muita gente aqui se esquece que é o 1º ano do Rui Costa como DD.
Até parece (para alguns) que é um experiente nestas andanças e que não tem margem de erro.

Ricardo, quando DD rema para um lado e presidente para outro é difícil.
Para o nosso presidente a culpa é de todos menos dele.

E ao contrário do que diz o Dexter acho que ele é culpado sim sr. Não tem voz de liderança, muito menos sabe motivar as tropas. Ou temos "a melhor equipa dos últimos 15 anos" feita por ele, para no fim dizer que não tinha nada a ver com aquilo. Enfim...

Catenaccio disse...

Americano,

Em relação ao Bagão, nada contra as características que enumeraste. Contudo, falta aí uma fundamental: experiência (e sensibilidade) no futebol.

Sabes que respeito imenso as tuas opiniões, por serem lúcidas, bem escritas e pejadas de argumentos racionais.

No entanto, neste caso, sabemos que a gestão de um clube não pode ser 'copiada' a partir da gestão de uma empresa: o 'core business' envolve diversas particularidades muito específicas da indústria do futebol. Eu pretendo rigor nos aspectos económico-financeiros do clube, mas julgo que o presidente tem de ter alguma vocação e apetência para lidar com o fenómeno desportivo. Para as diferentes áreas do clube/SAD existe um organograma composto pelas pessoas certas na respectiva categoria de jurisdição: financeira, marketing, jurídica, entre outras.

Apesar de poder reconhecer que Bagão Félix seja possuidor de uma visão de médio/longo prazo e de conhecimentos estratégicos que seriam úteis, não creio que, siceramente, que tenha essa predisposição para liderar um projecto. De futebol. Como também não me parece que avance. Julgo que não faz parte dos seus planos.

Cumprimentos.

John Billy #37 disse...

Pedro Vagos, não me esqueci de falar dos defeitos do Quique. Só que como são enumerados 10 vezes por dia acho que mais valia focar as qualidades.
Do Aimar, acho curioso toda a gente falar da "sua verdadeira posição" ser a de médio centro". Nos jogos que vi do Valência, recordo-me dele jogar a 2º avançado. No Zaragoza lembro-me dele na esquerda. Na selecção Argentina também me lembro de o ver nas costas no avançado.

Também estou a ver que o ódio ao Quique é tanto que já estão a desculpabilizar o Vieira.
Recordo que há 6, 7 anos que estamos fracos e que o Quique só está cá há 9, 10 meses. Nestes 6, 7 anos há dois elementos em comum. Um é o Vieira. O outro é o melhor ponta de lança do Universo e dos arredores.

Dexter disse...

"Muita gente aqui se esquece que é o 1º ano do Rui Costa como DD.
Até parece (para alguns) que é um experiente nestas andanças e que não tem margem de erro."

Joao,

Continuo na minha......aponta la quais foram os erros de Rui Costa. É concerteza uma discussao interessante.

Luís A. disse...

Estas desatento Dexter, eu fiz:

"Portanto o Rui fez um bom trabalho nas aquisições. Agora se deveria ter protegido mais o balneário e ter dado o peito às balas dos corruptos, apontando-lhes o dedo na cara denunciando a pouca vergonha de roubalheira desta época, aí a conversa é outra."

João Bizarro disse...

Erros do Rui Costa?

Não conseguir blindar o balneário! Ainda a semana passada vimos num pasquim nojento saírem todos os dias noticias difamatórias (?!?!?) sobre o Benfica sem que ninguém dê a cara para desmentir aquilo. Por merdinhas sem importancia nenhuma lá aparece um comunicado ou o João Gabriel!!

Saída de Petit

Caso Léo

João Bizarro disse...

Um à parte: Juju foi suspenso pela UEFA por fazer um gesto de desagrado por um golo do Porto anulado contra o At. Madrid.
Agora a parte cómica: O castigo era para ter sido de 2 jogos mas passou para um uma vez que a defesa do clube alegou que o gesto do técnico se dirigia aos seus jogadores, por não terem cumprido um movimento colectivo.

Quem os pode acusar se a própria justiça desportiva cai nas patacoadas dos gajos?!??!

Unknown disse...

Ó John... efectivamente o que se faz mais é apontar os defeitos ao homem.. mas ok. Se te lembras do Aimar a jogar noutras posições não discuto. Eu a ideia que tinha (e é uma convicção que mantenho) é que ele é um 10 puro. Mas sendo assim como tu dizes... então se calhar o Rui Costa enganou-se ao contratá-lo, porque desde início que fiquei com a ideia que para o Rui, o Aimar também era " o 10 ".

Em relação ao "ódio" ao Quique... não vou por aí. Sou dos que desde cedo achou que a equipa não jogava peva... nada me fez mudar de opinião, e acho que a gestão desportiva que ele fez dos principais jogadores (e principalmente, dos principais activos) foi medíocre. É certo que aqui as responsabilidades não lhe podem ser assacadas em exclusivo, Rui Costa pelo que (não) fez, acabou por também se por a jeito...
Mas atenção, antes de pensar em mudar esta Dupla, o mais importante é mudar o presidente. Sim, é verdade que nestes 8 anos o homem teve muitos méritos... mas a nível desportivo, acumulou ciclos de fracassos em catadupa.
Daí que, com outro Presidente, me pareça viável a continuação da Dupla. Por outro lado, há 2 factores a ter em conta nessa continuação. Por um lado, Quique vai iniciar o ano já no fio-da-navalha, com um baixo nível de tolerância por parte dos sócios e adeptos... por outro, o desastre deste ano, faz prever um forte desinvestimento, logo, menos meios, logo, ainda mais probabilidades das coisas correrem mal a Quique.

Americano disse...

Catenaccio,

Acho que um Presidente do Benfica não tem de ser um expert em futebol, tem de ter pessoas consigo que o sejam. Acho que Bagão sabe o mínimo necessário, acho que conhece pessoas que dominam a matéria que aceitariam trabalhar com ele, e acho que é um bom líder, apesar de algo discreto. E claro que não se pode copiar um qualquer "core-business" de outra actividade, mas neste momento penso que o principal enfoque da nova Direcção tem de ser estabilizar rapidamente as finanças do clube, sob pena de cairmos num buraco que pode levar anos a sair. Posso estar a ser exageradamente pessimista, mas tem a ver com a minha maneira muito prudente de encarar as finanças, para se evitarem falências "impossíveis" como outras se julgavam ser: na minha opinião o Benfica tem uma condição financeira péssima de momento, e tem de ser a prioridade número um. Até porque para fazer o que se vê basta metade dos gastos, ou menos.


Rui Costa falhou em vários aspectos e as contratações estão incluídas. Felizmente alguns de vocês já devem ter esquecido os montantes gastos, ou desconhcem-nos, mas são assutadores. E se neste final da época já vários adeptos quase põem em causa se o plantel é asim tão melhor que o do ano anterior, então é mesmo muito grave, já que quase 30 milhões gastos em Portugal têm de representar um acréscimo de qualidade quase impossível de acompanhar pelo rivais. Agora a culpa não pode morrer solteira, e neste novo descalabro do Benfica versão 2008/2009, dêem as voltas que der não há 1 culpado e 2 inocentes, ou 2 culpados e 1 inocente, os 3 elementos (LFV, Rui e Quique) falharam e muito nos seus trabalhos específicos.

A.Saraiva disse...

Na minha opinião, passado este ano de gestão desportiva de Rui Costa, considero que a sua aceitação deste cargo foi algo precipitada.

Julgo que teria tido muitas vantagens, para o clube e para o Rui, se tivesse sido possivel ele trabalhar com alguém com experiência no desempenho dessa função durante, pelo menos este ano, antes de assunir em exclusivo este cargo.

A proximidade que ele tem com alguns dos actuais jogadores do Benfica pode não ter sido benéfica para um melhor desempenho por parte de Rui Costa.

Dexter disse...

Na minha opiniao o principal erro de Rui Costa foi a escolha do treinador.

Na minha opiniao nao houve o estudo necessario implicito à escolha de um treinador para treinar o SLB.

O Perfil de um treinador para o noesso clube nao pode ser traçado do pé para a mão. Quem o escolhe tem saber TUDO sobre quem está a escolher. E quando digo tudo.... é TUDO. Metodos de treino, modelo tactico, motivação, vida pessoal, relacionamento com jogadores.....TUDO.

É um trabalho exaustivo que deveria ter sido feito e quanto a mim NAO foi minimamente efectuado.

A ida de Rui Costa a Inglatgerra foi ridicula e a repescagem de Quique ainda mais.

Este para mim foi o principal erro de Rui Costa.

Os outros erros aconteceram no deccorrer da epoca em casos em que demonstrou falta de calo. E falo do caso Leo, arbitragens, balneario .... entre outros.

John Billy #37 disse...

Duas notas,
http://www.slbenfica.pt/Clube/Noticias/noticiasclube_clubedecjoaogabriel_140409_46641.asp

Só agora é que acordaram? Não tivessem dado descanso aos jornaleiros e aos árbitros desde o início da época e estaríamos em 1º.

http://www.slbenfica.pt/Informacao/Futebol/Noticias/noticiasfutebol_futconfimprensa_140409_46653.asp

O que vai sair daqui?

João Bizarro disse...

Vai-se demitir e admitir que tem culpas no cartório!

Luís A. disse...

LOL
http://bnrb.blogspot.com/2009/04/este-jogo-acabou-e-baralhar-e-dar-de.html

Luís A. disse...

Sera que vem aí um blackout?

John Billy #37 disse...

AHAHAHAHA!
Ainda vai demitir o Quique e o Rui, assumindo os cargos de director desportivo e de treinador!

João Bizarro disse...

LOL.

John, acho que já não dá pra descermos!

Americano disse...

Vai criticar as arbitragens, a comunicação social, o porto, o sporting, a liga, a fpf, reforçar a confiança em Rui e Quique e lembrar que vamos começar um novo ciclo e que para o ano somos campeões europeus (mesmo se formos à UEFA).
Ah, e ofender o Gaspar Ramos, chamar papagaio ao Bagão, e criticar todos os benfiquistas que possam pôr em causa o projecto.

Dexter disse...

Americano,

Faltou so uma coisa. Vai ainda dizer que ele nao tem culpa nenhuma porque nao é ele que joga, nao e ele que entra em campo.

:)

A.Saraiva disse...

Caros

Parece que, nos corredores da LUZ corre o rumor de que a conferência das 19 horas é para convocar eleições antecipadas.

Parece que a reunião de administração de ontem não correu da melhor forma ...

Aguardemos

José Marinho disse...

Meus caros, a minha próxima crónica será publicada amanhã, porque, neste momento, há muita coisa a acontecer no Benfica e prefiro esperar pelas próximas horas para melhor posicionar os meus pensamentos sobre a actualidade do nosso clube. Anda tudo a ferver, os próximos dias vão trazer grandes novidades, vão deixar o clube num enorme alvoroço, vai pedir-se uma vaga de fundo, que está claro, vai aparecer, e o campeonato a decorrer. Na próxima segunda-feira vai haver um plenário dos orgãos sociais do clube e aí, tudo se vai precipitar. E no meio deste ruido todo que aí vem, a equipa de futebol é o que menos interessa, a estabilidade é o que menos faz sentido e o treinador e director desportivo vão estar no olho do furacão. Vocês sabem do que estou a falar. Por agora, é melhor não dizer mais nada. Amanhã publico a crónica. Um abraço.

José Marinho disse...

Ah, e meu caro Luis, já escrevi para o seu email, como me tinha pedido. Um abraço

Dexter disse...

LFV vai anunciar que nao será candidato em Outubro.

Será ?

Estou a achar fruta a mais.

Americano disse...

Caro José Marinho, espero a sua crónica amanhã, a conferência de imprensa foi mais do mesmo, o disco riscado que já conhecemos.

José Marinho disse...

Caro Americano, em relação a esta conferência de imprensa, eu só pergunto: Onde é que estava Rui Costa? Depois de todas as notícias que foram publicadas, não é estranha a ausência de Rui Costa na sala de imprensa?

Americano disse...

José, nem me lembrei disso. Claro que é estranho ele não estar lá, mas no Benfica nada me espanta.

Helder disse...

Caro José Marinho

Agradeço-lhe por me ter respondido á minha pergunta. Agora deixe-me que lhe diga que eu também sou de Gaia (Madalena). Se a solução paro o Benfica é Veiga/Rui Costa tem que haver maneira de sentar os dois na mesma mesa....Peço-lhe de joelhos para tentar isso......por favor! A solução (Veiga) esta aí táo perto.......! Tou farto de levar sempre com estes cães dos andrades!! No em que Benfica voltar a ser Bi Campeão estes gaijos atiram-se ao rio!! Agora queria lhe pedir um favor especial se for possivel: quando você vier a Gaia se era possivel eu encontrar-me consigo para lhe entregar o livro do José Veiga para ele o autografar? E claro para nós trocarmos ideias e opiniões.....

Aquele Abraço Benfiquista

Helder disse...

Gostava de saber se receberam a minha ultima mensagem ou nao?

Dexter disse...

Esta conferencia serviu mesmo para que ?

Entao o Presidente é que vem falar sobre detalhes e renovações de contratos de jogadores ???

Quando penso que nao podemos descer mais fundo....ha sempre uma surpresa guardada.

O que e que vamos assistir a seguir ? Uma conferencia de Imprensa de Rui Costa para falar das contas do Clube e do projecto de recuperação financeira, nao ???

Ridiculo.

José Marinho disse...

Hélder, veja bem como o mundo é pequeno. O meu amigo é da Madalena, eu sou de Coimbrões. Os meus pais ainda ai vivem. Eu passava o meu tempo na praia da Madalena, nas férias grandes. Que saudades, meu caro. Um grande abraço e claro que sim, terei todo o gosto em encontrar-me consigo.

John Billy #37 disse...

É só pessoal da Gaia! Também sou o vosso vizinho, de Canidelo, perto da praia de Salgueiros.

Em relação a entrevista do Vieira, até posso concorda com o conteúdo, mas não dá para ser mais contundente? Não pode haver um boicote a imprensa avençada?
Mas a pior parte foi mesmo o tema Nuno Gomes... Um pesadelo sem fim...

Luís A. disse...

"Temos excelentes profissionais. Temos um treinador com mais um ano de contrato. É bom recordá-lo porque parece que há muita gente esquecida!"

Gostei Veira. Não me vou esquecer e espero que tu tambem não!

Caro José Marinho, vi agora o email. Amanhã vou-lhe enviar um mail a explicar o projecto. E ca esperamos a sua cronica. Muito obrigado pela disponibilidade

Helder disse...

Carissimo José Marinho,

Você tem toda a razão.......o mundo é mesmo pequeno. Foi com enorme satisfação que li que acedeu ao meu pedido:). Nem sei como lhe agradecer......E como fazemos? Quer o meu mail para me dizer quando vem cá ou quer outro contacto? Mais uma vez.....obrigado!

Aquele Abraço

Hugo disse...

Acho que a conferência foi normal...
Não foi anormal como muitos gostariam, pois pelos vistos querem é "sangue".
Acham mesmo importante que o Rui lá estivesse, porquê?
Até falou que assume as derrotas. E não se desculpou com apitos, nem com treinadores, nem nada.
Conclusão: Nada nem ninguém caiu.
Aguardamos pelas próximas Bombas que se fala.
O que eu acho, é que quem quer o Benfica se assuma de uma vez por todas e não ande a apalpar o terreno. Pois é importante para Nós Sócios, saber com o que poderemos contar.

Dexter disse...

"Acho que a conferência foi normal..."

Normal ???
Uma conferencia de imprensa que à partida ninguem percebeu qual o tema nem o objectivo é considerada normal ?
Uma conferencia onde o Presidente fala de temas que não sao da sua responsabilidade mas sim de Rui Costa é uma coisa normal ?

"Acham mesmo importante que o Rui lá estivesse, porquê?"

Obviamente.
Se muitos dos temas abordados sao da com petencia de Rui Costa entao se calhar, digo eu, era util ele la ter estado.
Mas se calhar nao, neste momento isto é a bandalheira total portanto se calhar para hoje vai ser marcada uma conferencia de imprensa e aparece o Rui Costa a falar sobre a recuperação financeira do Clube e a fazer um preview do relatorio e contas de 2009.

Neste momento ja acredito em tudo

REDAVENGER disse...

Quanto a possibilidade do emblema não assegurar um lugar com acesso à Champions, tranquilidade foi palavra de ordem: "Quando o Benfica nada tinha, eu costumava dizer que tinha as pedras da calçada para passear, e se calhar já estavam hipotecadas, fez um estádio novo. Qual é o problema de fazer uma equipa? Muito mais difícil fazer um estádio do que criar uma equipa, que está criada. Para a estratégia do Benfica isso não conta." - LFV

Isto é verdade??

A.Saraiva disse...

Caro Hugo

A presença de Rui Costa só tinha importância porque, por vezes, uma imagem vale mais que mil palavras.

De resto até concordo consigo, a conferência nada trouxe de novo e teve pelo menos o mérito de LFV assumir os problemas por que passa actualmente o Benfica.

Em relação "aos que querem sangue", talvez estejamos a falar daqueles que gostam tanto do Benfica como os apoiantes de LFV mas que têm uma visão diferente acerca do seu desempenho, desportivo, durante estes dois mandatos e pretendem discutir eventuais alternativas que até podem nem existir.

O que temos defendido é que, tendo em atenção que nada temos para ganhar esta época, as eleições deveriam ocorrer logo em Junho para permitir o aparecimento, no imediato, de alternativas, discutir os diferentes projectos em causa e evitar que o periodo pré-eleitoral se prolongue por 4 meses, com os efeitos nefastos que essas situações, normalmente, acarretam.

Tudo isto feito com serenidade e sem dramas. Apenas em nome do que considero ser o melhor, nesta altura, para o Benfica.

Mais uma vez refiro que se trata apenas de uma opinião, nada mais do que isso.

Americano disse...

Sim, redavenger, eu ouvi isso.
Como diz o Dexter, quando se acha normal que o Presidente faça uma conferência de imprensa, sem a presença do Director Desportivo, para falar maioritariamente de assuntos de futebol, já espero tudo. Ou melhor, não espero nada, este benfiquinha actual consegue afastar-me cada vez mais da Luz, e como a culpa é dos adeptos, pode ser que o Benfica para o ano comece a ganhar mais com menos 2 cativos a prejudicar.

Pedro disse...

Apanhei a conferência já nas perguntas e respostas.

Pelo que me apercebi do teor da mesma não achei q a presença de Rui Costa fosse fundamental. Era uma conferência do Presidente para falar sobre assuntos do clube e não somente da equipa de futebol. Foi o que eu me apercebi.

Não sei se ele tinha alguem ao lado. Não fazia mal nenhum estar Rui Costa e Soares Oliveira ao lado dele da mesma forma q acho q a não presença deles seja um bicho de sete cabeças.

Esta minha opnião não significa q ache q esteja tudo bem entre Vieira e Rui Costa. A razão da não presença até pode ser bem grave. Simplesmente acho q não existia obrigatoriedade de ele estar presente.

Ricardo disse...

Antes de ter opinião sobre se a presença do Rui Costa era importante ou não, alguém me responde a esta pergunta:

A conferência de imprensa de ontem servia quais motivos?

Obrigado.

João Bizarro disse...

Isto está bonito, está.

"O que eu acho, é que quem quer o Benfica se assuma de uma vez por todas e não ande a apalpar o terreno."

Vamos lá a ver se deixam!!!

Americano disse...

João, ele também disse que o Benfica não está a assalto. Espero que estas eleições sejam totalmente democráticas...

Americano disse...

"A conferência de imprensa de ontem servia quais motivos?"

Ricardo, campanha pré-eleitoral, como quase todas as outras...

João Bizarro disse...

Americano, acredito em tudo neste momento. Até que as eleições não sejam nada democráticas.

Tiago disse...

O Rui estava na sala...

Dexter disse...

"Antes de ter opinião sobre se a presença do Rui Costa era importante ou não, alguém me responde a esta pergunta:

A conferência de imprensa de ontem servia quais motivos?"


Nao sei Ricardo.
Ja fiz essa pergunta hoje aqui mas ninguem sabe responder.

Ha coisas que nao têm explicacao.

John Billy #37 disse...

Pessoal, vocês viram a conferência ou leram o resumo dela?
O que o Vieira fez, foi um comunicado sobre as alegadas mentiras do Record e do Correio da Manhã e disse que no Benfica os contractos são para se cumprir. Só isso. Para isso, não acho necessário a presença do Rui. Mais ainda quando minutos antes, o Vieira, o Rui e o Quique estiveram juntos no treino. E aí não vi nem gritos e nem chapadas.
Depois o que aconteceu foram as perguntas dos jornalistas que estiveram focadas no futebol. E foi aí que se falou de assuntos mais ligados ao Rui Costa. Nessa parte acho que o Vieira esteve mal. Não devia ter respondido a esses assuntos.
Agora não entendo o motivo de tantas críticas. Só se estavam a espera de ver sangue.

Tiago disse...

Volto a repetir:

O Rui Costa estava na sala de imprensa!

Ricardo disse...

Bem, então aceitando os factos dados pelo John Billy, diria que se a conferência era para desmentir supostas notícias de falso teor a pessoa adequada à mesma seria sempre o Director de Comunicação, João Gabriel, e nunca o Presidente. Agora temos um Presidente que anuncia conferências de imprensa para desmentir notícias supostamente falsas? É que, além de retirar o João Gabriel das funções que exerce e pelas quais lhe pagam, seria necessário, tendo em conta a quantidade de mentiras que os jornais dizem ao longo da época, vermos o Presidente fazer conferências de imprensa 3 ou 4 vezes por semana.

Para mim, há uma questão que tem de ser rapidamente esclarecida por quem está à frente dos destinos do clube: Quique fica ou não? É uma aposta da Direcção ou não é? E essa resposta tem de ser dada agora, visto que as épocas não se preparam em Junho mas muito antes. Até acho que já é tarde. Se a decisão é pela permanência do espanhol, mais sentido faz vir a público afirmá-lo porque anula logo as intrigas mediáticas nas quais os jornais são mestres. Assim, damos tiros nos pés, favorecemos o nervosismo e a dúvida nas mentes dos adeptos e damos espaço para todas as insinuações por parte dos media.
Dizer que Quique tem mais um ano de contrato é não dizer nada. Melhor: é dar a entender que fica mas sem ser assertivo para depois, caso a época corra ainda pior, poder despedir o treinador.

Este gajo não pára de gozar com a nossa cara.

Hugo disse...

"Antes de ter opinião sobre se a presença do Rui Costa era importante ou não, alguém me responde a esta pergunta:

A conferência de imprensa de ontem servia quais motivos?"

Por aquilo que ouvi, ele disse, que não havia qualquer problema com os elementos da SAD.
Acho que respondeu a algumas pessoas e jornais.
Depois confirmou a continuação de Quique.
Acho que também acabou com essa especulação.
Assumiu que os resultados foram negativos para as aspirações do Benfica.
Julgo que muitos colocavam a pergunta de quem é que assumia o fracasso da época.
Depois revelou que a presença na Liga dos Campeões é importante, mas se o Benfica não for, não morre (em resposta aos jornalistas).
Falou que tem esperança que o Nuno Gomes renove (em resposta aos jornalistas).
Criticou sobre as mentiras escritas e ditas por alguns órgãos de comunicação (ditou nomes).

Foi o que ouvi. Agora daí até ser verdade, a questão será outra.
Também acho que as eleições deveriam ser antecipadas para Junho.

Dexter disse...

John,

Na minha opinião é tudo ridiculo.

1º É ridiculo o presidente de um Clube como o SLB marcar uma conferencia de imprensa para se indignar com noticias de 2 pasquins. Isto so serve para dar publicidade a esses artistas e para descer ao nivel deles. Dar importancia a essas noticias era tudo o que os pasquins queriam. Parabens, conseguiram.

2º Se lhe fazem perguntas sobre uma área que nao é a sua e cujo o responsavel maximo é o Administrador Rui Costa, entao LFV a unica coisa que tem de responder é "Por favor perguntem ao Administrador com esse pelouro"

Esta é aminha forma de ver as coisas.

Diferente no entanto do que se passa no nosso clube.

Hugo disse...

"Uma conferencia de imprensa que à partida ninguem percebeu qual o tema nem o objectivo é considerada normal ?"

Dexter, isso é o teu mau feitio com o Vieira/Rui Costa a falar...
estiveste aqui no blog a debater a permanência do Quique, os problemas internos dos órgãos da SAD.
Ele respondeu a isso.

Luís A. disse...

Ricardo a resposta foi dada ontem pelo responsavel máximo do clube. E eu ja aqui a tinha colocado. Estas desatento.:)

"Temos um treinador com mais um ano de contrato. É bom recordá-lo porque parece que há muita gente esquecida!
LFV"

Luís A. disse...

" É ridiculo o presidente de um Clube como o SLB marcar uma conferencia de imprensa para se indignar com noticias de 2 pasquins"

Dexter, é preferível comer e calar? O tanas! O Vieira fez muito bem em denunciar aquilo que nós aqui ja sabemos há muito, mas que muitos benfiquistas desconhecem: que ha uma campanha desde o inicio da época contra o Benfica de Quique Flores, por parte desses dois "jornais".

Volto a repetir, o Veira fez bem!

Tiago disse...

Foi o LFV que "deu" a conferencia de imprensa porque o destinatário da mesma era o presidente do grupo Cofina, que diz-se nos meandros, poderá estar a pensar em avançar.

Assim, se foi usada como primeiro arremesso de campanha, fico feliz por o Rui ter marcado presença na sala, mas não ao lado do LFV.

Jorge Borges disse...

José Marinho:
"Caro Americano, em relação a esta conferência de imprensa, eu só pergunto: Onde é que estava Rui Costa? Depois de todas as notícias que foram publicadas, não é estranha a ausência de Rui Costa na sala de imprensa?"

Não sei se percebi bem a "entoação", mas fiquei com a sensação que você acha que há alfuma fricção entre o Vieira e o Rui Costa.
Quero contudo lembrá-lo que estiveram juntos à tarde, no treino da equipa.
Por isso, não acho estranha a ausência do Rui Costa, nem me parece que fosse verdadeiramente fundamental a presença dele para aquilo que o Vieira foi dizer.
Se entendi bem o Vieira foi dizer que anda (o Benfica) a ser "perseguido" por alguma comunicação social, com o intuito de "meter" alguém no clube.
O tema treinador, as contas e as eleições vieram na fase das perguntas.
cumprimentos

Americano disse...

Hugo, ele não respondeu a nada sobre o Quique, disse apenas que ele tinha mais um ano de contrato. Não é preciso uma conferência de imprensa para dizer isso.
Ele está a gozar com a nossa cara, mas alguns não se importam, por isso deixem o homem continuar o seu "projecto"...

Dexter disse...

Luis,

Tanta ingenuidade junta meu Deus.

É verdade, ainda acreditas que vamos ser campeoes ?

Hugo disse...

Americano, não respondeu?
Então falava-se e falou-se aqui, que o Quique ia embora ou que deveria ir já embora, outros defendiam a permanência...
E ele comentou que o Quique continuava, porque tem mais um ano de contrato, não é resposta?
Tu querias que o quê?
Está a gozar com a nossa cara?
É a tua opinião e eu respeito-a.
Acho mesmo, é que os candidatos deveriam avançar. Pois isto de criticar e nada fazer é muito bonito. Até agora ainda não houvi qualquer alternativa viável, tu viste ou ouviste?

Dexter disse...

"Ele está a gozar com a nossa cara"


Nao Americano, ele nao esta a gozar com a nossa cara, ele mais uma vez usa a instituicao para atacar outros socios. Depois de Gaspar Ramos, agora o felizardo foi Paulo Fernandes.

MAs o que interessa para a malta é que ele fez muito bem ! Isso mesmo a responder a esses bandidos desses pasquins !

Accoes concretas que ja deviam ter sido tomadas relativamente à liga e arbitragem......isso ta quieto.

Agora, andar com este jogo ridiculo de palavras em pre campanha numa fase critica como esta .... isso é que interessa ! Isso é que o pessoal gosta.

Patetico

Americano disse...

Eu ouvi a conferência de imprensa e ele não respondeu que o Quique ia continuar, disse aos joranlistas que não deviam fazer essa pergunta já que ao contrário dos técnicos dos rivais, Quique tem mais 1 ano de contrato.
Os candidatos deviam avançar??? para eleições em Outubro? Claro, isso daria um jeitaço ao poder instituído, poder dizer imediatamente que esses "abutres" andavam a desestabilizar a equipa a 6 jornadas do fim. Quem vier a avançar tem de o fazer após o fim do campeonato, nunca antes.

João Bizarro disse...

Hugo, continua a votar nele... Daqui por 10 anos tens o Porto como melhor clube português com records de campeonatos, taças....

Americano disse...

Eu percebo Dexter, tinha que se criar alguma manobra de distracção, é triste os futuros eleitores pensarem que hoje o FCP tem um encontro de sonho com a melhor equipa do Mundo, enquanto o Benfica ressaca da 3ª derrota (2ª consecutiva) contra a Briosa na Luz na sua história.
Felizmente há muitos benfiquistas felizes, temos um estádio, um centro de estágio (parece que somos os únicos, até os viscondes falidos conseguiram), isso é que é difícil, fazer uma equipa não custa nada.

Americano disse...

joão, é isso que muitos merecem, acredita. A mim custa-me numa altura em que penso ter filhos encarar a possibilidade de quando eles crescerem o Benfica já nem sequer ser o clube em Portugal com mais títulos, mas é para aí que caminhamos...

Hugo disse...

"Hugo, continua a votar nele... Daqui por 10 anos tens o Porto como melhor clube português com records de campeonatos, taças...."

Sim João, tu até sabes em quem eu voto ou deixo de votar...
E se quiseres ficas a saber que tenho direito a 20 Votos...
Vai lá sonhar com isso (20 votos no LFV).
Tem juizo, sei lá eu em quem irei votar.
Acho, é que deveriam ser coerentes nas criticas.

João Bizarro disse...

"Acho, é que deveriam ser coerentes nas criticas. "

Não. Acho é que os 90 e tal % deviam começar a abrir os olhinhos.

Ricardo disse...

João, Pedro, José e Zorg:

Acho que não tem sentido nenhum que um blogue como este, que tem uma enorme quantidade de visitas e comentários, tenha comentários moderados. Se querem evitar insultos ou comentadores indesejados, moderem depois, apagando os comentários mas não bloqueiem antes. É que, tendo em conta a grande assistência que este blogue tem, com a moderação de comentários perde-se o dinamismo e muitas vezes as respostas que estamos a dar já estão descontextualizadas da pergunta que nos fizeram.

Para um blogue com menos visitas, acho que pode fazer sentido mas para este acho despropositado.

Hugo disse...

"Não. Acho é que os 90 e tal % deviam começar a abrir os olhinhos.
"

Que alternativas tens agora, já que és dos que abre mais os olhos?

João Bizarro disse...

Ricardo, falas agora porque isto está mais calmo. Precisamente devido à moderação.

Não sabes o que é ter de apagar 20 posts iguais. Ou chegar de manhã e ter uns 30 posts ofensivos de um jaco qualquer que acorda às 4 da manhã porque sabe que não está ninguém para apagar!

John Billy #37 disse...

Realmente quando vocês querem embirrar com alguma coisa são mesmo fod**** ;)
Sempre defendi que o Benfica devia se defender e atacar essa escumalha de jornaleiros que só estão bem a fo*** o Glorioso.
O problema é que a direcção só fez agora que estamos já com o campeonato perdido.
Ainda em relação ao visado do comunicado, posso dizer que desconheço quem é esse Paulo Fernandes, mas se é o nº1 da Cofina e se também é candidato a presidência do Glorioso, estamos então bem fo**** com a merda de canditados que temos. Um gajo que utiliza os seus meios de informação para prejudicar o clube e assim avançar com a sua candidatura, para mim não passa de um monte de esterco.
Americano, ontem vi o Trio de Ataque, e o APV não gostou nada da candidatura do Bagão Félix por esse ter sempre defendido o Vale e Azevedo.

João Bizarro disse...

"Que alternativas tens agora, já que és dos que abre mais os olhos? "

Em relação ao LFV nunca os tive fechados.
E espero sinceramente que as eleições sejam democráticas e que quem está a pensar avançar consiga fazê-lo sem entraves/jogos rasteiros!

Hugo disse...

"Em relação ao LFV nunca os tive fechados.
E espero sinceramente que as eleições sejam democráticas e que quem está a pensar avançar consiga fazê-lo sem entraves/jogos rasteiros!"

Então está como eu, pois não tenho olhos fechados para ninguém.
Relativamente às eleições, estou totalmente de acordo contigo.

João Bizarro disse...

John, que história é essa de o Bagão defender o VA.
Que eu me lembre criticava quando tinha de criticar e defendia quando tinha de defender.
Lembro-me de o criticar muitas vezes.

O APV anda muito nervoso...

Ricardo disse...

João,

acho que, ainda assim, o importante é defender o dinamismo do blogue, mesmo que a custo de ter de aturar os jacos desta vida. É a minha opinião como comentador do Mágico. Desde que a moderação começou, acho que o blogue perde em interactividade.

Americano disse...

Pois John, mas o APV só mostrou mais uma vez a sua total ignorância, ou má-fé. Não me surpreende...

John Billy #37 disse...

Não faço ideia que história é essa. Foi por isso que perguntei.

Tiago disse...

Essa tirada do APV a dizer que o Bagão defendeu o Vale é uma barbaridade de todo o tamanho. E digo isto recordando dois episódios que presenciei, ninguém me contou:

- Numa das famosas AG's de Vale e Azevedo, talvez a mais importante, em que se debatia o futuro do Benfica e a possivel constituição de uma SAD, perante um pavilhão nº1 ao rubro e de animos cerrados, Bagão Félix subiu ao palanque debaixo de insultos mas discursou perante uma plateia em silêncio que o ouvia. E a frase que ele disse nunca será de um defensor de V&A: "Lá por querer ser o Marquês da SAD, não queira ser o Marquês de Sade".
- Outro episódio: FInais do ano 2000, eleições no Benfica. Saem as primeiras sondagens que dão Manuel Vilarinho como vencedor. Dirijo-me para a sede de campanha na Avenida Joao Crisóstomo. Bagão Félix é um dos presentes que exulta com a vitória de Vilarinho e a consequente derrota de V&A.

Hugo disse...

"Americano, ontem vi o Trio de Ataque, e o APV não gostou nada da candidatura do Bagão Félix por esse ter sempre defendido o Vale e Azevedo."
"Pois John, mas o APV só mostrou mais uma vez a sua total ignorância, ou má-fé. Não me surpreende..."


Qual é o mal disso? Por o Bagão pensar assim, vale menos que os outros?
Todos concordávamos em muitas coisas com a politica do V. Azevedo.

John Billy #37 disse...

Então confirma-se que o APV é mesmo atrasado mental. Cada vez tenho-lhe mais ódio.

Hugo disse...

Sim T, lembro-me dessa Assembleia e também assisti a esse momento, aliás, se não me engano, ainda deu qualquer coisa na TV, apesar de os jornalistas também serem corridos...

Americano disse...

John, é completamente atrasado mental. O homem odeia o mundo inteiro, excepto o Fernando Santos.

Luís A. disse...

O APV entre outras ontem foi:
O Quique não serve
O Rui não serve
O Bagão não serve
O Erikson não serve

E a melhor...o Scolari não serve!
LOL

John Billy #37 disse...

"E a melhor...o Scolari não serve!
LOL"

Ele disse que era um ultraje se o Scolari fosse treinador do Benfica e que passaria a ser sócio do Atlético.
Mas são desses opinadores que o Bruno Carvalho gosta.

A.Saraiva disse...

Sinceramente não entendo estes fundamentalismos contra quem tem opiniões diversas das nossas.

Se bem me recordo (não garanto que esteja totalmente certo), Bagão Félix apoiou, na altura, Luis Tadeu. Mas mesmo que tivesse apoiado Vale e Azevedo não estou a ver onde está o problema. Quando este senhor se candidatou pela primeira vez penso que todos nós (os que votaram e não votaram nele) estávamos longe de fazer a mais pequena ideia do que iria acontecer. Posso-vos dizer que apesar de ter votado Luis Tadeu, tive dúvidas até ao último momento.

Americano disse...

Luís, o Scolari é o ódio nº1 dele, apesar do Quique estar a dar luta...

Luís A. disse...

Americano, até agora só o ouvi a falar bem de um elemento do Benfica: Quim...LOL

John Billy #37 disse...

Saraiva, o problema não é o APV apoiar ou deixar de apoiar alguém. O problema é mentir e desinformar numa televisão pública. As pessoas que viram ontem o programa podem ser levadas a pensar que o Bagão foi apoiante do VA. Eu fiquei na dúvida e por isso perguntei.

Luís A. disse...

"Desde que a moderação começou, acho que o blogue perde em interactividade."

Concordo com o Ricardo. Caguem para Jacos e andrades infiltrados.

João Bizarro disse...

Até o aprecio com cineasta. Mas aqui há uns tempos andou metido em petições para que os filmes estrangeiros passassem a ser dobrados em português.
Só de pensar num gajo qualquer tuga a dizer no Taxi Driver: "Estás a falar comigo" até me dá vontade de vomitar!!!!!!

Americano disse...

Ele sobre Scolari disse claramente que se ele fosse contratado deixva de pagar as 5 quotas que paga. É um imbecil que resvala na indiferença do Scolari, ele até acha piada haver um cineasta que "percebe" tanto de futebol.

Se os filmes passarem a ser dobrados deixo de ir ao cinema, seria um crime!

João Bizarro disse...

"Se os filmes passarem a ser dobrados deixo de ir ao cinema, seria um crime! "

Nem os de animação vejo dobrados quanto mais os outros!!!!!!!

Dexter disse...

Ele disse isso sobre o Scolari ??

LOL

Bem isso espanta-me de duas formas:

1º Como e que uma pessoa deixa de ser socia de um clube por causa de um treinador

2º Como é que ainda ha pessoas que têm paciencia para o ouvir

kappo disse...

Factos:

. a equipa do Benfica não teve evolução nenhuma;
. a táctica do Benfica não é a ideal para o nosso campeonato;
. jogámos, a maioria dos jogos em contra-ataque…??!!!;
. jogadores fora das suas posições;
. em comparação, com o ano passado, em que fizemos uma das piores épocas de sempre, da história do Benfica…à 24.ª jornada, só temos mais 2 pontos, em contrapartida, com um ano em que tivemos 3 treinadores;
. temos mais golos sofridos…e menos golos marcados, em comparação, com o ano anterior;
. desde 94, que um treinador, não tinha tanto espaço de manobra e apoio, junto dos adeptos e sócios, ou seja, menos pressão…!!
. este é o plantel mais equilibrado, se não, o melhor desde 94;
. constantes declarações, apor em causa a estratégia do clube, e mesmo os seus jogadores ( assim de repente, alguns episódios: - o da simulação do Lisandro; os elogios ao Hulk; os elogios ao Porto; as declarações, depois do jogo com o Nacional; o episodio da substituição do Cardozo; o Benfica ficar em 3.º, era uma bom resulado; etc…etc…);
. o afastamento do Chalana, mas principalmente do Diamantino;
. as constantes declarações, de equipa não jogar como ele quer…resumindo, a culpa, é sempre de alguém…mas nunca dele, que e quem escolhe os jogadores, as posições em que eles jogam…e as tácticas…;
. o Benfica não tem fio de jogo;
. é muito lento a reagir no banco…quem não se lembra, no jogo contra o Porto, na 1.ª volta, no 2.ª parte, quando o Benfica já estava a jogar com 10 jogadores, o Léo lesiona-se…sai do terreno do jogo, e ele demora 5 minutos a fazer 1 substituição, ao meter o Sidney!!...mais…no jogo contra o Trofense, em que todos, estávamos a ver que o Bynia ía ser expulso…mas ele não viu…disse, que estava a falar com o seu adjunto, a ver qual a melhor estratégia…enfim…será, que ele não tinha inteligência, para fazer a alteração??!!
. não saber onde está…o que é o futebol português…e ao fim de 30 e tal jogos, ainda não ter percebido…;
. as constantes folgas alargadas…ou seja, tanto faz ganhar, como perder…os jogadores, têm quase 3 dias de folga…deve ser para ele ir para Espanha..!!...uma equipa, que precisa de trabalhar, treinar mais, para aumentar os seus automatismos, entrosamento, etc…faz em média 4 treinos por semana, entre 1 jogo e o outro!!...geralmente, isso, são nas equipas com processos já muito avançados e com evolução;
. mais importante de tudo…NÃO SABER O QUE É O BENFICA…!!;


Resumindo:

Ele pode ter o valor dele…mas depois de tudo isto, não posso apoiar a continuidade deste treinador no Benfica…porque, tenho medo, do retrocesso, que o Benfica ainda possa ter mais, na próxima temporada!!
Continue até ao fim da temporada…e depois, que saia à francesa!!

Estabilidade na mediocridade...NÃO!!

A quem deveriamos ter dado tempo...não demos...e agora, vamos cometer o erro contrário, de dar tempo...a quem não merece!!

É a minha opinião!!

Americano disse...

"Nem os de animação vejo dobrados quanto mais os outros!!!!!!!"

João, és dos meus, há muitos filmes de animação que quero ver, mas se chego ao cine e só existe a versão portuguesa, recuso-me.

"2º Como é que ainda ha pessoas que têm paciencia para o ouvir"

Dexter, li isso numa entrevista do cineaste à Maxmen ou FHM, claro que não o ouço, apenas li e mais para ler sobre a Soraia Chaves :)

Luís A. disse...

Dexter, é um bom momento de comédia. É que não da para levar a sério

Pedro disse...

Ricardo concordo ctg e gostava muito de poder "desmoderar" os comentários no blog. Eu e o joão temos falado sobre isso. Infelizmente por motivos profissionais agora não posso estar tão em cima do blog como estava.

É q entrando os comentários dos tarolas há sempre alguem q acaba por responder e gerar "diálogo" q depois fica descontextualizado como se apagam certas msgs...

O blog tem continuado bem participativo com a moderação o q me deixa muito feliz.

João Bizarro disse...

"É q entrando os comentários dos tarolas há sempre alguem q acaba por responder e gerar "diálogo" q depois fica descontextualizado como se apagam certas msgs..."

E mais, acabam por lhes responder e deixar de lado o essencial. Que é precisamente o que eles querem: armar confusão.

Para já acho que está bem assim.

Tiago disse...

Relativamente á dobragem dos filmes, quando os portugueses começassem a ter a dificuldade em falar inglês que apresentam os espanhóis, franceses, brasileiros e mais alguns povos, talvez ele percebesse a imbecilidade da proposta que fez!

De resto, também me senti indignado pelo que APV disse sobre Bagão. Que ele não vá à bola com ele (julgo que por razões políticas), tudo bem, é com ele. Agora desinformar os sócios/adeptos do Benfica não aceito. Muito boa gente que veria Bagão com bons olhos, ao ver/ler que foi um defensor acérrimo de V&A (o que é totalmente falso) poderá mudar de ideias. E isto tem 2 pontos de vista: ou APV mentiu propositadamente para ferir de morte uma possível candidatura de Bagão, logo não pode ocupar o posto que ocupa, ou então informou-se mal, e também nao pode ocupar o posto que ocupa pois não se sabe preparar.

Ricardo disse...

Ok, Pedro e João. São argumentos válidos. Percebo o vosso lado.

Americano, dois jantarinhos pagos para mim, não é? :)

Tiago disse...

Ricardo não fales em jantares... Deixa-me viver na ilusão que ainda não ganhaste o 2º jantar e pensar que o jogo de ontem ainda vai continuar!

Ricardo disse...

Ehehehhe T:)

Infelizmente não pude ver o jogo mas depois de ter visto o resumo e alguns comentários ao jogo, além de ter ficado roído de inveja dos que viram, imagino a alegria de ver uma coisa daquelas.

Americano disse...

Ricardo, a aposta era para a meia final da Champions??? Confesso que não me lembro. Mas se era então são 2 jantares para ti.
Engraçado como alguns deliram com os actuais êxitos do Chelsea mas quando toca ao Benfica defendem o ano 2 do treinador :)

José Marinho disse...

Os meus amigos percebem agora porque é que ninguém aceita fazer o anúncio público de candidatura à presidência do Benfica sem que tropece imediatamente em desinformações como esta que vocês citaram, a propósito das considerações de APV sobre Bagão Félix? Qualquer benfiquista de memória sabe que Bagão Félix foi dos opositores mais enérgicos no mandato de Vale e Azevedo. E mais, nessa altura, não me recordo bem de ter visto na primeira linha de combate alguns dos actuais dirigentes do Benfica, começando pelo presidente. É isto que custa a estas pessoas, porque o dr. Bagão Félix ainda nem é candidato e já está sujeito a isto. O que não bom porque pode dissuadir alguns benfiquistas de grande valor a avançar para uma eventual candidatura.

Ricardo disse...

Americano,

"Ricardo, a aposta era para a meia final da Champions??? Confesso que não me lembro."

Apostei que o Chelsea conseguia pelo menos um de três objectivos: ficar em 2º lugar na Premiership, ganhar a Taça ou ir às meias-finais da Champions. Não estejas a querer fugir, companheiro! :)

Se quiseres, ainda combinamos mais uma aposta para ver se te aliviamos a carteira ou... ainda a sobrecarregamos mais. :) Dá tu a ideia.

"Engraçado como alguns deliram com os actuais êxitos do Chelsea mas quando toca ao Benfica defendem o ano 2 do treinador :)"

Isto é brincadeira, não é? É que se não for, tenho de responder e não me apetece nada:)


José Marinho,

Muito preocupante, digo-lhe eu. E mais: espero que o APV, pessoa que até tenho defendido aqui e noutros blogues, não tenha tido intenções extra a mando de alguém quando disse aquilo sobre o Bagão. Isso, sim, seria realmente chegarmos ao ponto da ditadura militar no Benfica.

João Bizarro disse...

"E mais, nessa altura, não me recordo bem de ter visto na primeira linha de combate alguns dos actuais dirigentes do Benfica, começando pelo presidente."

Se bem me lembro estavam metidos noutras lutas! Contra o próprio Benfica.
E é disto que muita gente se esquece.

Tiago disse...

Americano, devo dizer que não delirei com o Chelsea e fiquei triste. O Liverpool é um clube que fui aprendendo a admirar, e pelos seus adeptos, fiquei rendido quando lá fomos ganhar 2-0. Foi dos jogos mais fascinantes que já vi ao vivo e o que, na história recente, mais me faz esboçar um sorriso do tamanho do mundo.
Simplesmente identifico-me com o clube, o seu passado, e os seus adeptos... É-me muito familiar mesmo!

João Bizarro disse...

T, acho que boa parte dos benfiquistas gosta da Liverpool.

Ontem foi fantástico mais uma vez. E mesmo eliminados aqueles adeptos sabem reconhecer que os jogadores deram tudo. São fantásticos.
Quem me dera que o Benfica tivesse todos os adeptos que vão ao estádio assim.

Americano disse...

"É isto que custa a estas pessoas, porque o dr. Bagão Félix ainda nem é candidato e já está sujeito a isto. O que não bom porque pode dissuadir alguns benfiquistas de grande valor a avançar para uma eventual candidatura."

Óbvio, por isso é que alguns estão ansiosos para que eles se cheguem à frente para começarem com a campanha suja com o nome deles. Parecemos cada vez mais uma democracia venezulana...

Americano disse...

T, a boca é mais para o amigo Ricardo e outros defensores da estabilidade :)

Dexter disse...

"Engraçado como alguns deliram com os actuais êxitos do Chelsea mas quando toca ao Benfica defendem o ano 2 do treinador :)"

Claro nos é que andamos sempre em anos zero.
Outros chegam e nem a ano zero têm direito. O Homem chegou a meio da epoca e ja meteu aquela malta toda na linha e a jogar a bola.

Americano disse...

João, quando os jogadores do Benfica forem assim os adeptos estão à altura. Isso foi mostrado quando fomos campeões, mesmo não jogando nada a onda vermelha ajudou e muito!

Dexter disse...

Aproveito este fim de trarde para voltar a fazer a pergunta que fiz ao inaugurar os comentarios a este post:

Gostaria apenas de levantar uma pergunta que nao sei se alguem sabe a resposta mas cá vai....que andaram e andam Diamantino e Chalana a fazer ? Se alguem sabe a chave do misterio e respendeu, peço desculpa nao encontrei.

Tiago disse...

Eu defendo a estabilidade.... parcial!
O que deve saltar, para mim, é o "topo da pirâmide"

Unknown disse...

T e João: eu cá, desde os tempos dos golos do Ian Rush ao Bento, que não posso com os gajos... Mas reconheço que os adeptos e o seu "you'll never walk alone" são simplesmente fantásticos!
Pessoalmente, gosto mesmo do Chelsea. E não, não é desde Mourinho. É mesmo dos tempos em que não ganhavam... Da década de 90. O Chelsea de Vialli e Zola. O Chelsea de Stanic... aquele que não serviu para nós.

P.S.: E hoje até gosto do Man Utd e do Cristiano Ronaldo! LOL

João Bizarro disse...

Pedro Vagos, por acaso até fui ver esse jogo com o Liverpool, com o meu irmão em que perdemos em casa 1-4. Tinham uma equipa impressionante.
Claro que contra nós não gosto de ninguém!
Mas sempre gostamos do Liverpool.
Ao ponto de o doberman do meu irmão se chamar Rush! :D