blog

quarta-feira, abril 15, 2009

Um Olho à Benfica #3

A minha agenda…a minha agenda!

Quero voltar a falar-vos das duas agendas a que me referi na crónica da semana passada. Se bem se lembram são duas agendas benfiquistas, duas agendas preenchidas e duas agendas que previ, com o tempo, incompatíveis. Falo das agendas de Luis Filipe Vieira e de Rui Costa. Essas duas agendas estiveram ontem na sala de imprensa do estádio da Luz, uma sentada perante os jornalistas numa das suas típicas bravatas contra tudo e contra todos. A outra agenda estava de pé. Alertado pela informação aqui prestada por um dos participantes deste blogue, verifiquei que Rui Costa esteve sempre encostado a uma das colunas existentes na sala.

Aparentemente nada de espantoso, mas só aparentemente. O que se terá passado nas duas últimas reuniões da SAD e sobretudo o que se terá passado ontem de manhã, nos gabinetes da SAD, antes do treino – durante, estas duas agendas apareceram juntas no estádio a ver o treino – para que as agendas de Rui Costa e de Luis Filipe Vieira se tivessem desencontrado? E porque motivo estas agendas não estavam juntas na mesa, na sala de imprensa. O argumento de que a resposta teria de ser institucional porque era dirigida ao presidente da Cofina é difícil de aceitar, porque de manhã, o director de comunicação do Benfica tinha sido o primeiro a dizer aquilo que mais tarde seria repetido pelo presidente do clube. Por isso, se era uma resposta institucional, não devia ter sido dada pelo director de comunicação.

Portanto, se a resposta não era institucional e se pretendia eliminar toda a especulação sobre alegadas divergências entre Rui Costa e Luis Filipe Vieira, então não faria sentido sentar os dois lado a lado, para simbolicamente desmentir as declaradas falsidades que os jornais publicaram?
É aqui que começam as minhas suspeitas de que os jornais apenas terão sido a inoportuna caixa de ressonância de uma divergência que existe, por agora no privado dos gabinetes, e que até ao final do campeonato se agravará ainda mais até ao definitivo afastamento entre ambos. Temo que a distância que separava ontem, um e outro na sala de imprensa, não seja apenas física, mas sobretudo a materialização simbólica de uma diferença entre os dois que se aprofunda à medida que vão caindo por terra todos os objectivos desportivos da época.

E principalmente temo que a tentação existente no Benfica, nos escritórios da SAD e não apenas no gabinete do presidente do clube, de responsabilizar Rui Costa em excesso, levando-o em calvário a carregar esta cruz de insucesso desportivo até ao final do campeonato, possa contaminar de irresponsabilidade uma boa solução de futuro no Benfica, em nome de uma urgência eleitoral para mudar tudo.

É certo que Rui Costa cometeu erros, mas seria humanamente possível que o não tivesse feito, durante o primeiro ano da sua aprendizagem como director desportivo? Mas também asseguro-vos que teria cometido menos erros se não tivesse, acima de si, um presidente que preferiu desligar-se do futebol, com aquele cálculo mental de que se as coisas não corressem bem, já teria um capote para onde pudesse despejar as responsabilidades.

Além do mais, acho este argumento falacioso. Não há nenhum contrato que Rui Costa tenha assinado como director-desportivo do Benfica sem lá estar igualmente a assinatura do presidente. Isto torna Luís Filipe Vieira legalmente solidário com todos os actos de gestão desportiva de Rui Costa. Para o bem e para o mal. Por isso, se o futebol do Benfica voltou a falhar, a culpa distribui-se por todos e não apenas por Rui Costa e Quique Flores. Aliás, penso que é preciso ter cuidado com a difusão desta mensagem, porque tenho o convencimento de que este plantel, este director-desportivo e este treinador, noutro ambiente de exigência cultural, com uma liderança indiscutível e com a preparação de uma estratégia muito definida de combate a factores externos de desequilíbrio desportivo – arbitragens - teriam sido campeões esta época.
Porque mesmo o argumento justamente utilizado pelos benfiquistas de que em certos momentos da época, esta equipa, foi externamente afastada da luta pelo título, tem algumas arestas. É verdade, como acontece há muitos anos, que as arbitragens, nos momentos críticos da época, se enganam muito contra o Benfica, também é igualmente verdade que um clube como o Benfica não pode deixar nas mãos da justiça civil, a missão de combater esta desigualdade de tratamento. E se a direcção o tivesse feito, também aí estariam a oferecer a Rui Costa e a Quique Flores as melhores condições para que tivessem sucesso.

Por isso, neste momento, considero de extrema importância para o futuro do clube saber que agenda vai prevalecer no Benfica, porque Rui Costa não merece ser tratado como um Fernando Aguiar, com toda a consideração pessoal que tenho pelo antigo centro-campista do Benfica. Não pode. E se calhar é preciso mudar alguma coisa no Benfica. E não falo de Rui Costa nem de Quique Flores. Sei lá, talvez em Outubro.

65 comentários:

pv disse...

Nada que o discurso de José Marinho não nos tenha já habituado noutras oportunidades.

Helder disse...

Carissimo José Marinho,

Concordo a 100% com a sua analise. Espero bem que o Rui Costa se saiba defender se tentarem atribuir-lhe as culpas todas no falhanço da época. Agora que parece que LFV e Rui Costa estão cada vez mais distantes porque é que José Veiga não tenta uma aproximação ao Rui para as eleições em Outubro? É que com o apoio do Rui, José Veiga ganha largamente as eleições:):) e assim estava montada a dupla perfeita....... José Marinho no post anterior fiz-lhe um pedido ao qual acedeu o que me deixou muito feliz....mas queira saber se precisa do meu mail ou outro tipo de contacto pra me informar quando virá a Coimbrões para marcar um econtro consigo....
Já sabe.....aquele Abraço!!

Saudações Benfiquistas

Pedro disse...

"e se pretendia eliminar toda a especulação sobre alegadas divergências entre Rui Costa e Luis Filipe Vieira"

Se a conferência de imprensa teve como ponto de partida o esclarecimento dessa "questão" então sim, o Rui Costa tinha que estar ao lado de Vieira.

Infelizmente não tenho qualquer dúvida q Vieira irá crucificar Rui Costa caso isso sirva de o ilibar de qqr coisa mas acho q é um enorme erro Vieira achar q queimando Rui Costa terá melhores hipóteses na eleições de Outubro.

RedNight disse...

Caro José Marinho,

Aproveito desde já para referir que este é o meu primeiro comentário colocado neste blog, daí que me apraz felicitar todo o trabalho por vós desenvolvido. Têm sido fantásticos, nunca se coibindo de alertar para o que de menos bom reina no seio do nosso amado Clube.

Gostaria ainda de o felicitar pessoalmente pela crónica, uma vez mais muito lúcida e, sobretudo...perspicaz! Devo dizer que foi uma "contratação" de luxo levada a cabo pela administração do blog. Parabéns!

Relativamente ao tema "Outubro", devo dizer que apoio e apoiarei sempre, uma eventual candidatura de José Veiga. Confesso que não tinha, de todo, a melhor opinião sobre José Veiga aquando da sua entrada no Clube. Estava bastante céptico, até! O que é certo é que os meses foram passando, a opinião fora mudando com as suas tomadas de decisão. Hoje, e depois de ler, reler, e voltar novamente a ler o livro "Como Tornar o Benfica Campeão", fico com a clara ideia de que, a cada vista de olhos, descubro algo novo no seu interior.

Agora, tenho duas questões para lhe colocar, na esperança de que me possa responder.

Primeiramente gostaria de saber até que ponto, José Veiga terá contribuído para que gente completamente alheia ao Clube, com valores e gostos opostos, tivesse entrado no quotidiano da vida do Clube. Falo obviamente de Jorge Gomes, célebre pela seguinte frase http://www.youtube.com/watch?v=gDkL1XYbL_U e de Paulo Gonçalves, ambos assumidamente portistas! Este último, estou para ver quando é que conseguirá vencer um único caso judicial defendendo o Clube!

E já se contabilizam muitos casos perdidos...

Posteriormente, gostaria de lhe perguntar se considera ser possível o regresso ao Clube de José Veiga noutro papel que não o de candidato à presidência???

Para terminar, espero e desejo que continue a defender os interesses do clube, assim de quaisquer outros interesses. Contam-se pelas mãos aqueles que agora são capazes de perceber que o Sport Lisboa e Benfica está longe de viver, actualmente, um conto de fadas, nas mais diversas ópticas (financeira, desportiva...)

um abraço

Saulo

Americano disse...

Caro José Marinho,

Não me leve a mal mas sou muito directo e honesto, e crítico quando necessário. Por isso lhe digo sinceramente que achei esta a sua crónica mais fraca, falando muito e não dizendo nada. Parece-me que tem como objectivo aligeirar as culpas sobre Rui e Quique passando uma parte da factura para LFV. Fique claro, não sei qual era a sua opinião no início da época, por isso não o vou acusar de falta de coerência, mas muitos benfiquistas entram nesse tipo de discurso desculpabilizante acusando o LFV agora, mas no início da época falavam das diferenças, da qualidade do trabalho de Rui Costa, como se aí o LFV não tivesse nada a ver. Eu mantenho a opinião que os 3 intervenientes no futebol estiveram mal, e mudando só uma das peças é capaz de ser insuficiente para conseguir resultados.

Vasco disse...

José Marinho..
Totalmente de acordo, mas o que eu vinha pedir era que pusesse como post aquela resposta ao meu comentário sobre Veiga e todas as supostas mentiras à sua volta. Todos precisamos de estar bem informados p que em Outubro haja profissionalismo!

Vasco;Saudações Benfiquistas

João Bizarro disse...

Pode ser o erro de Vieira passar as culpas para Rui Costa. Para já ele está a defender-se porque a imagem que passa para a maioria é a de que está tudo bem. Vamos aguardar pelos próximos desenvolvimentos.

Americano, claro que para ti muda-se tudo. Contrata-se o Scolari para treinador, a N. Sra. do Caravaggio para director desportivo e o Adu resolve o resto.
Mas não creio que esta tua teoria fosse resultar. Acho que o Rui Costa como principiante deve continuar e ele mais que ninguém deve saber que errou (porque aqui ninguém está a desculpabiliza-lo) e é com os erros que se aprende.

Chama Imensa disse...

Excelente post e conta com a minha aceitação. É o que eu defendo a 100%. Benfica com Vieira é a desgraça total e o caminho será sempre para baixo.
Ontem LFV voltou à demagogia habitual ao afirmar que mais difícil que ser campeão é construir um estádio.

Antes de chegar a Outubro era bom que os benfiquistas se lembrassem de muitas coisas que parecem estar esquecidas.

1 - QUALQUER UM q fosse presidente do SLB naquele momento faria exactamente o mesmo. O Euro2004 é que permitiu o Estádio Novo, foi uma questão de conjectura e não de projecto pessoal. E o principal mérito é do senhor Mário Dias que após o Seixal e Estádio deixou de aparecer. Para o LFV o responsável é ele próprio.

2 - Desde o ano em que fomos campeões contamos com dois terceiros lugares e um 4º lugar na equipa de futebol. Este ano vamos outra vez para 3º lugar e nisso temos que admitir que desde Trapattoni o Benfica só deixou de ser o 3º melhor clube nacional uma vez. Com Vieira é só estabilidade camaradas.

3 - As contas do clube estão ruinosas e nos últimos 3 anos com quase 70 milhões em transferências temos uma Taça da Liga no futebol.
Com Vieira sozinho na direcção o Benfica não passa do 3º melhor clube nacional. No fundo o Benfica com este senhor ocupa o lugar que pertence a outro clube do qual é sócio...o Sporting.

4 - Neste blog falamos de futebol e muitos podem falar das modalidades. Eu também acompanho as mesmas e não se deixem enganar pelos êxitos do Futsal porque essa é uma modalidade independente e mérito nisto Vieira não tem nenhum.
No Andebol acho que antes do ano passado nunca tinha visto o clube ser campeão e tratamos logo de mandar o Donner embora. O Hóquei já não é campeão faz tempo e nem com Panchito, Gaidão e Mariano o fomos. No Basket não somos campeões desde o Carlos Lisboa e embora estejamos com 28 vitoórias em outros tantos jogos, não podemos esquecer que o título passa por confrontos directos em playoff e estranho seria com este investimento não estarmos em 1º.
O Rugby foi agora abandonado numa época em que ganhou dimensão em Portugal. O Ciclismo foi renascido à pressa e com resultados patéticos em consonância com o investimento.

Não vejo razões nenhumas para continuarmos com este rumo. Por isso, havendo um candidato credível o voto deve ser dirigido a ele. Senão o voto em branco é a melhor solução porque ninguém benfiquista pode estar bom da cabeça para votar neste indivíduo.
Este ano pela primeira vez vou a Lisboa votar nas eleições do meu clube porque acho que contra esta miséria todos os esforços são válidos.

Sou a favor de Veiga no Benfica desde sempre mas aceito as reticencias de muitos sobre ele. Se não for Veiga que seja outro qualquer que transmita benfiquismo, esforço, e muita vontade em recuperar a glória. Caramba o Sporting tem eleições em Junho e já tem 2 ou 3 pessoas a mostrar vontade em concorrer. O nosso clube tem o quê? 4 xs os adeptos do Sporting?

BlackCat disse...

A bem do futuro do Benfica, espero bem que esteja certo em relação a esta possível cisão, já que se LFV conseguir ludibriar o Rui Costa a associar-se a ele nas eleições, creio que muito dificilmente as perderia.
Como sabemos, a maior parte dos sócios faz análises muitissimo superficiais e é extremamente "aberta" ao populismo e demagogia barata, que o actual presidente maneja com grande à vontade.
Já agora, um muito obrigado por partilhar connosco estas suas crónicas, que valem mais que uma semana inteira de jornais deportivos, cheios de "palha".

Americano disse...

João, o Benfica precisa duma mudança radical, uma limpeza, um choque de mentalidades. Não sei se têm de sair os 3, talvez só 2, o que sei é que o trabalho do Quique foi péssimo e não vejo nenhuma razão para ele continuar. Achas que mudando só o Presidente todos os problemas estão resolvidos?

Pedro Veloso disse...

Caro José Marinho,

desculpe-me a ousadia, mas até por, como você, admirar o José Veiga e aguardar o seu regresso, gostava de saber, por simples curiosidade, em que é que ele tem estado envolvido ultimamente a nível profissional. Voltou a ser empresário? Naturalmente não responda se achar que eu não tenho nada a ver com isso, percebo perfeitamente.

Um abraço e obrigado por mais um bom post, na linha daquilo que tem feito

Fui eu que comi a Madonna disse...

Caríssimo José Marinho,

Vou ser sincero. Este seu texto perde em qualidade quando comparado com outras intervenções anteriores da sua autoria. Qualquer dos hipotéticos cenários que se equacionam neste e noutros fóruns de discussão benfiquista peca por não ser consensual entre os adeptos. Parece-me precipitado crucificar desta forma LFV a seis meses das eleições, tal como me parece imprudente darmos novo salto no escuro mudando novamente de treinador agora ou no final da época.

Para aqueles que gostam do género deixo-vos esta preciosidade da autoria do Ricardo:

http://ontemvi-tenoestadiodaluz.blogspot.com/2009/04/kentucky-fried-entremeada.html

João Bizarro disse...

Grande golo do Cris Ro!

Algarviu disse...

Deste ensaio sobre o poder retive uma passagem uma pouco à margem do tom geral do post:"... preparação de uma estratégia muito definida de combate a factores externos de desequilíbrio desportivo...".

É por esta via que passa toda a (in)competência do presidente, do director desportivo, do treinador, dos jogadores. Qualquer trabalho feito durante a pré-época, durante a semana, é anulado ou posto em causa pelo que se passa ao domingo.
Nem adianta jogar mais ou menos bem porque ou surge um penalty milagroso (vide Porto-Benfica) ou se anula um golo sabe-se lá porquê (vide Benfica-Académica). A estrutura do grupo abana, a confiança não se consolida porque os resultados não aparecem, e a paartir de certa altura futebolistas de reconhecida classe paarecem vulgares chutadores de bola. Isto acontece todos os anos com todos os jogadores, com todos os treinadores. É um clássico do nosso campeonato o gamanço ao Benfica na jornada inicial. Para não haver veleidades.

Mas o polvo tem muitos tentáculos, não é só a arbitragem. A teia que o clube da camorra teceu leva a que a maioria dos clubes se tenham tornado dóceis peões no tabuleiro dos seus interesses. Através do empréstimo de jogadores (muitos e pagos pelo FCP em função dos jogos que realizam) conseguem não só a valorização de alguns "activos" mas também a dependência em relação ao clube que lhes faz os "favores".

Se combater a arbitragem corrompida não é fácil, combater esta situação não me parece difícil: se proposta na Liga para proibir o empréstimo de jogadores entre equipas que disputam a mesma competição não fizer vencimento, o que é óbvio que iria acontecer, há sempre a Autoriade para a Concorrência ou a CMVM, visto trata-se de empresas cotadas na Bolsa.

Por algum lado se tem de começar. Porque doutro modo estaremos para o ano, para os anos vindouros, a lamentar-nos outra vez que o treinador não percebe nada de futebol, que o DD cometeu este e aquele erro e que o presidente é uma besta.

Miguel Lopes disse...

Devemos deixar a época chegar ao fim antes de mais nada. Ainda podemos chegar à champions e é nisso que nós adeptos temos de nos concentrar agora.
LFV foi um bom presidente para o Benfica e devemos-lhe muito. Não sei se o Veiga teria o arcaboiço para avalizar o conjunto de investimentos enormes que o nosso clube fez. E não sei como é que podem ficar as coisas com Vieira fora do clube ou se ele pode sair assim. Mas o mais importante é ganharmos em setúbal. Os lagartos vão a guimarães e os corruptos desmoralizados vão a coimbra. Ainda acredito que podemos chegar ao 2o lugar.

Pedradanocharco disse...

Não me parece que a posição do Rui Costa esteja fragilizada, pelo contrário, o que entendo é que está a ser protegido ao não ser arrastado por LFV que, este sim está nítidamente de saída.

Ricardo disse...

José,

Tal como o Americano e o gajo que teve a sorte de comer a Madonna, sou da opinião de que esta crónica está claramente inferior às outras duas e até em relação às várias intervenções que tem tido nas caixas de comentários. Percebe-se a ideia que quer transmitir mas não aprofunda muita coisa, parecendo (corrija-me, se eu estiver equivocado) querer desculpabilizar Rui Costa de várias opções que teve ao longo da época. Esta ideia, para mim, não faz sentido, porque o Rui foi, de facto, responsável por aquilo que se passou no futebol do Benfica este ano - disso não poderemos fugir. Aceito, porém, que se defenda o actual DD partindo da ideia de que esta foi a sua estreia num cargo sujeito a elevada pressão mediática, em oposição a Vieira, que já devia se experiente no cargo e persiste, ad eternum, nos erros consecutivos. Para o bem e para o mal, Vieira e Rui Costa caminharam juntos nesta época desportiva e terão de ser julgados exactamente por isso, sendo que o Presidente terá ainda de ser julgado pelos anos anteriores a este.

Resumindo, podemos apoiar Rui Costa (eu apoio) mas não podemos esquecer os erros que cometeu esta época. E espero que nem ele os esqueça. Essa será a via para começar a entender o caminho para o sucesso.

Quanto a Vieira, já o disse: só o apoiarei se ninguém credível aparecer. Se essa pessoa aparecer, Vieira, para mim, é carta fora do baralho.

A questão que se coloca, e da qual já falámos algumas vezes, é saber se Rui Costa será capaz de se distanciar daquele que o elevou ao cargo que hoje tem e apoiar um candidato distinto. Tenho dúvidas. E, caso Rui Costa se mantenha com Vieira e apareça um candidato legítimo, sério e com capacidades, tenho muita pena, mas também Rui Costa não receberá o meu apoio.

O Benfica não é Rui Costa. O Rui Costa é que é do Benfica. E eu ainda sou sócio do Benfica, não sou sócio do Rui Costa.


Gajo que comeu a Madonna,

obrigado pela referência ao meu texto. Quando te apetecer, comenta. Serás sempre bem recebido no Ontem vi-te no Estádio da Luz. Abraço!

Hugo disse...

É óbvio que alguns adeptos do Benfica são uns autênticos Zandingas, conseguem prever o que irá acontecer no futuro, só pode ser, para se estar a dizer que o LFV irá responsabilizar o Rui e fugir às suas responsabilidades.
Depois, fala-se de falta de democracia e que não aparecerá nenhum candidato porque haverá difamação, mentiras, etc.
Mas até lá, e como ninguém assume, pode-se difamar, dizer mal do Rui e LFV, aí já não interessa a democracia, as mentiras são verdades, pode-se tratar todos mal.

Julgo que o tempo do LFV se esgotou no Glorioso, deveria, junto com os outros órgãos da SAD, convocar eleições para Junho, antecipando assim a data que está agendada para Outubro. Isto para o Vencedor dessas eleições, poder preparar a época.
É um conselho que dou a esta Direcção, para bem de todos os Benfiquistas.
Até lá, espero que os Benfiquistas ajudem o Benfica e não ajudem os mafiosos.

Diogo disse...

Não reconhecer o trabalho de recuperação financeira por parte de LFV, mostra ingratidão e um pouco de má fé, mas como foi referido várias vezes, o nosso clube vive de resultados desportivos e não financeiros e nesse capítulo, LFV falhou redondamente.

LFV não terá hipóteses se aparecer um candidato credível e caso apareça, esperemos que não sofra nenhuma campanha difamatória porque o Benfica sempre se regeu por valores democráticos e nunca por valores dúbios como os do clube aqui da cidade do Porto. Se não aparecer ninguém com o mínimo de credibilidade para ser Presidente do Benfica, então que LFV vença as eleições porque, no meu ponto de vista, uma das maiores qualidades do presidente foi servir o clube e não servir-se do clube. Este clube não está preparado para ter mais VA. LFV falhou em áreas chave porque simplesmente não sabe mais.

João Bizarro disse...

"uma das maiores qualidades do presidente foi servir o clube e não servir-se do clube"

Ia-me engasgando a ler isto!!!
É ele e os amigos portistas e lagartos que lá meteu.

Americano disse...

"Não reconhecer o trabalho de recuperação financeira por parte de LFV, mostra ingratidão e um pouco de má fé"

Não, não mostra. Com todo o respeito, se perceberes alguma coisa de números, olha para as nossas últimas contas e fala-me de "recuperação financeira" com dados concretos. Fala da evolução da situação líquida, dos resultados operacionais, o que quiseres e achares importante, agora não venhas com a cantiga da "má-fé" para quem não acredita na propalada "recuperação financeira". Eu sei analisar demonstrações financeiras e digo-te que as nossas estão péssimas e que se não houver uma gestão rigorosa nos próximos 3 ou 4 anos aposto que a SAD vai ter de se abrir a outros investidores.

Americano disse...

Pois João, o facto de ele ter entrado para os 100 mais ricos durante o seu mandato, onde supostamente devia ter menos tempo para os negócios, é pura coincidência. Aliás, as obras todas em Angola foram devido ao grande prestígio que ele já tinha como Presidente do Alverca, não tem nada a ver com a sua posição na Luz.

Dexter disse...

"uma das maiores qualidades do presidente foi servir o clube e não servir-se do clube. "

Tive de ler isto 5 vezes para ver se o que estava a ler era mesmo aquilo que estava a perceber.

Servir-se do clube ??? Nao
Nada
Zero
Entao as negociatas em Angola ..... ui ui nada mesmo.

ATF disse...

O futebol de alta propaganda, as temporizações dos espaços e as aberturas de linhas, a promoção do Hulk e o endeusamento de Lizandro e Lucho que jamais falham um lance, o Fernando e a ascensão do menino Cissoko para venda a curto prazo, são para mim tudo aquilo que faz a diferença e preenche a minha vida. Chamo-me Luís Freitas Lobo e sou comentador dos jogos de futebol do Porto na RTP. Se eu podia viver sem o Porto na Champions? Poder, podia mas não era a mesma coisa... Nãoooooooooo!!!!

João Bizarro disse...

Americano, é o que eu digo, se a maioria não abrir os olhos vamos continuar na cepa torta. E não passamos disto.
A culpa vai ser sempre de factores exteriores, o clube cada vez mais endividado e ele a subir no ranking dos mais ricos!

John Billy #37 disse...

Também sou da opinião que existem demasiadas suposições nesta crónica.
Não falta assim tanto tempo para ver se há ruptura, se há continuidade, se há estabilidade ou se a casa vai abaixo!
Aí será mais facil julgar os intervenientes.
Até aí, serenidade, união e tentar fazer o melhor possivel nestas 6 jornadas.

Ricardo disse...

Americano,

eu falo por mim mas acho que em nome de várias outras pessoas: percebo muito pouco de finanças. Acho que seria interessante que pudesses, com uma linguagem não muito técnica e acessível a qualquer leigo na matéria, fazer uma análise ao trabalho de Vieira desde que chegou ao Benfica até ao momento presente. Aconselho-te que o faças no nosso blogue, como prometeste mais lá para o fim da época, mas, entretanto, podias passar aqui uma breve análise. É que, de facto, nesse particular, admito a minha quase total ignorância.

John Billy #37 disse...

"uma das maiores qualidades do presidente foi servir o clube e não servir-se do clube. "

Diogo, agora fostes um bocado ingénuo. Além do que já foi dito pelo João, Americano e Dexter, acrescento que contratou um director de comunicação unicamente para o defender. Para defender o clube, o treinador ou os jogadores está quieto.

Hugo disse...

"Eu sei analisar demonstrações financeiras e digo-te que as nossas estão péssimas e que se não houver uma gestão rigorosa nos próximos 3 ou 4 anos aposto que a SAD vai ter de se abrir a outros investidores."

Mas afinal Americano, estão melhor ou pior de quando ele foi para Presidente?

"Servir-se do clube ??? Nao
Nada
Zero
Entao as negociatas em Angola ..... ui ui nada mesmo."

Dexter,
E isso para ti interessa?
Achas que qualquer Presidente de um clube como o Benfica, não se aproveita desse "estatuto"??
O tal facto das negociatas em Angola que tu sabes, prejudica ou prejudicou o Benfica?
Já te responderam do Chalana e do Diamantino? Ou foi só para destabilizares ainda mais as coisas? Pergunta aos Jornais que eles sabem tudo...

Americano disse...

Ricardo, no final da época farei o "balanço", até porque para a análise ser mais correcta quero ver os valores do 2º trimestre, o que leva a que só possa fazê-la quando sairem as contas lá para Setembro.
Infelizmente há as contas da SAD, as contas consolidadas, e uma série de operações meramente cosméticas entre as várias empresas do grupo que obrigam a uma nálise muito cuidada e demorada. E tenho receio que algumas coisas só se saibam quando sir esta direcção.
Por exemplo, alguém faz ideia quanto custou o Yebda? Quase que pagaria um outro jantar a alguém que acertasse :)

Americano disse...

Ricardo, no entanto se tiver tempo este fim de semana prometo tentar fazer uma análise breve no nosso blog. Alguém aqui me pode confirmar quando é que LFV tomou posse como Presidente do Benfica?

John Billy #37 disse...

E já agora quero dar os parabéns ao Cristiano Ronaldo! Com o seu grande golo levou bem alto o nome de Portugal!

Diogo disse...

Para mim o LFV pode ter negócios em Angola ou na China desde que não prejudiquem o clube. Isso é lá com ele.
Quando digo servir-se do clube, falo em usar fundos ou activos do clube para proveito próprio. Obviamente que se usar o título que tem, para efectuar negócios ilícitos, sou o primeiro a reconhecer que está servir-se do clube e até ver ele apenas usou a sua influência.

John, o Pinto da Costa também mete muito dinheiro ao bolso, mas defende e agora não vamos discutir como, intransigentemente os interesses do fcp. Usei essa expressão para fazer uma comparação com VA, que apenas foi presidente do Benfica para se apoderar do clube.

Americano, de facto a economia não é a minha área, mas o facto de termos um estádio novo, centro de estágio e jogadores importantes, faz-me deduzir que o Benfica teve condições financeiras que há poucos anos atrás não tinha, por isso é que falo em recuperação financeira e até agora, todos os compromissos têm sido cumpridos.
Só espero não ver o Zaragoza a fazer as mesmas cenas que o Rosenborg fez pelo Rushfeldt :)

Abraço

PS: Não sou "Vieirista" nem vou votar LFV nas eleições, mas também não sou fundamentalista.

Americano disse...

Hugo, como já disse se tiver um bocadinho faço uma análise concreta no nosso blog, depois podes ver.

Americano disse...

Diogo, o clube falido do outro lado da 2ª circular até teve estádio e centro de estágio antes de nós. E não é por isso que deixam de andar todos a discutir o buraco financeiro...

Dexter disse...

"Dexter,
E isso para ti interessa?"
Um bocadinho.
Ligeiro.

"O tal facto das negociatas em Angola que tu sabes, prejudica ou prejudicou o Benfica?"Que eu sei ????
Pelos os vistos nao sou o unico a saber. Sabes, é que ja começam a dar muito nas vistas.
Sabes por acaso dizer quem pagou a ultima deslocação da equipa TODA a Angola ?
Quanto recebemos por isso ?
Haaaa desculpa isso foi ao abrigo do programa de caridade do qual agora fazemos parte. Ok, ja percebi.


"Já te responderam do Chalana e do Diamantino? "Por acaso nao.
Mas ainda tenho esperança que alguem saiba a solucao do misterio.
Mas o que acho engraçado no meio disto tudo é que ninguem sabe mas tambem ninguem se importa de andarem 2 empregados do clube a receberem salarios para uma função que ninguem sabe qual é.
Alguem ha de saber nao e verdade ? Ora pois.

Ricardo disse...

Dexter,

o que foi dito sobre o Diamantino e o Chalana, no princípio de época, é que seriam, além de treinadores de campo nos treinos, observadores das equipas adversárias. Não sei se foram essas as funções dois dois mas foi isso que foi dito na altura.

Hugo disse...

"Sabes por acaso dizer quem pagou a ultima deslocação da equipa TODA a Angola ?
Quanto recebemos por isso ?"

Tu sabes? Então diz lá!

"Mas o que acho engraçado no meio disto tudo é que ninguem sabe mas tambem ninguem se importa de andarem 2 empregados do clube a receberem salarios para uma função que ninguem sabe qual é."

O mesmo podíamos dizer de jogadores do plantel e emprestados, pois são bem mais caros.
Isso acontece em todo o lado, mas julgo que não é o caso do Diamantino e Chalana.

Americano, aguardo expectante.

John Billy #37 disse...

"John, o Pinto da Costa também mete muito dinheiro ao bolso, mas defende e agora não vamos discutir como, intransigentemente os interesses do fcp. Usei essa expressão para fazer uma comparação com VA, que apenas foi presidente do Benfica para se apoderar do clube."

Diogo, eu não comparei o Vieira com ninguem. Mas faço-te uma pergunta: quem achas que fica mais a perder se o Vieira deixar a presidência? O Benfica ou o Vieira? Acho que a resposta não é muito dificil de encontrar.

Dexter disse...

"Tu sabes? Então diz lá!"

Eu nao fui

Tiago disse...

Diogo: temos um ponto de vista diferente. O que tu consideras "servir do clube", para mim é roubar.
O que eu vejo no LFV é que, graças ao estatuto que tem no clube, aproveita para realizar negócios para proveito próprio. E aí sim é o que eu chamo de "aproveitar-se do clube", ou do estatuto que ocupa se preferires...

João Bizarro disse...

Como o americano já disse ele está no top dos mais ricos do país.
Para quem diz que ficou sem tempo para os negócios desde que está na presidência do Benfica é um bocado estranho!!! No mínimo!

Qualquer aproveitamento do Benfica (nem que seja só pelo estatuto) para proveito próprio é vergonhoso!

E continuo sem perceber o que fazem dentro do Benfica tipos que dizem que o porto é a sua religião e que odeiam o Benfica!!!

Diogo disse...

Pelos valores que a sociedade se rege, hoje em dia, isso é um assunto que não me surpreende. Agora, não acredito que haja algum dirigente que não faça esse tipo de coisas ou que não aproveite o estatuto que tem.
Em relação ao LFV, ele que faça as suas negociatas sem prejudicar os interesses do Benfica, ou que que use o nome do clube para fins ilegais.

kappo disse...

Segundo o que eu já li, o Vieira dedica 1 dia por semana às suas empresas. Mas também é importante referir, que é o seu filho, que está à frente dos negócios!!
Não sei como é que forma feitos esses negócios, mas a verdade, é que tendo o cargo que tem, permite-lhe conhecer muita gente, muitos contactos, etc...mas isso, é assim no mundo dos negócios!!
A questão fulcral é,

Ele continua como presidente do Benfica para ser vir o Benfica em primeiro lugar, e o resto acontece naturalmente...ou é o contrário??!!

Se for a 1.ª opção...tudo bem!!

Agora, o que eu penso, é que ele está agarrado ao poder...apesar, do ele diz, ele gosta de ser presidente do Benfica, e sinceramente, acredito, que ele vai ser sempre candidato...até perder!!

Não tenho dúvidas quanto a isso!!

Se aparecer outro candidato, com um excelente projecto, que não seja do sistema e que eu veja que tenha fibra, para fazer face ao sistema...não voto no Vieira!!

Fez muito pelo Benfica...mas o Benfica também fez por ele!!

Pedro disse...

Não querendo fazer de advogado do diabo não se esqueçam q Vieira entrou para o TOP dos mais ricos por causa do milionário negócio q fez com terrenos na Expo.

De resto é natural q sendo Presidente do SLB muitas portas sejam abertas e não tenho dúvida alguma q a digressão a Angola serviu para muita coisa extra futebol.

kappo disse...

Não compreendo, é o que, o Paulo Gonçalves, está a fazer no Benfica...ainda por cima...num cargo daquela responsabilidade!!

Se no caso, do DSO, apesar de ser adepto de outro clube, tem feito um excelente trabalho...o mesmo não posso dizer do acessor jurídico da SAD!!

Ainda estou para ver, quando é que ele vai ganhar um processo pelo Benfica!!

Digo mais...pode ser imaginação minha...mas no Benfica existe, uma toupeira...um infiltrado, porque se é verdade, que sai nos jornais muitas mentiras, não é menos verdade, que sai muitas verdades!!
E o mais preocupante, é quando são reuniões...em que estão poucas pessoas!!

Dexter disse...

"e não tenho dúvida alguma q a digressão a Angola serviu para muita coisa extra futebol"

PEdro,

Serviu para TUDO menos para futebol.

Tu sabes as condicoes financeiras dessa digressao nao sabes ? Alias penso que isso ja foi um dia aqui falado. Nao me recordo por quem.

Hugo disse...

"Fez muito pelo Benfica...mas o Benfica também fez por ele!!"

E isso é o normal, se assim for.

"De resto é natural q sendo Presidente do SLB muitas portas sejam abertas e não tenho dúvida alguma q a digressão a Angola serviu para muita coisa extra futebol."

Claro que sim, e isso não é normal?

"Qualquer aproveitamento do Benfica (nem que seja só pelo estatuto) para proveito próprio é vergonhoso!"

João, todos os que servem o clube, aproveitam-se disso, diz um que não tenha feito isso (excepto o VA, que saiu prejudicado).

Relativamente aos lagartos e tripeiros que trabalham lá dentro, também não concordo, mesmo que sejam profissionais, vai existir sempre desconfiança.

João Bizarro disse...

Dos outros não sei nem quero saber.
No Benfica é que não quero que isso aconteça!

José Marinho disse...

Vamos a respostas e por ordem de entrada nesta caixa de comentários.
Hélder:
«Deixe o seu email no blogue que eu contacto-o depois. Terei todo o gosto em encontrar-me consigo. Se o John Billy quiser – Canidelo é tão perto – podemos até combinar os três para nos conhecermos pessoalmente. Se estiver bom tempo vamos à praia, embora seja difícil a escolha…praia da Madalena, Salgueiros ou Lavadores?»
Saulo:
«Os actuais dirigentes da Benfica SAD que mencionou entraram posteriormente à saída de José Veiga. Sobre a forma como se dará o seu regresso ao Benfica, espero que ele um dia se concretize. Em que cargo? É difícil responder a uma pergunta que é de escolha pessoal e que, nesta altura, não se põe.»
Americano:
«Não tenho de levar a mal a sua consideração. É assim que se levanta uma base construtiva de debate. O que está escrito reflecte o que penso sobre o assunto e se vir bem não anda longe do que pensa o meu caro. Eu também acho que são todos responsáveis – não culpados porque não estamos no tribunal de Nuremberga – mas não consigo responsabilizar de igual modo uma pessoa que está no seu cargo há oito meses e outra que está há oito anos. Não acha diferente. E o que escrevo na crónica e mantenho é que a tendência existente na SAD passa por uma total responsabilização de Rui Costa, quando acho que essa responsabilização deve ser solidária. Se percebi bem, esse é também o seu pensamento. Diga-me, por favor, se este esclarecimento aproxima-o mais do meu pensamento. Responsabilidade sim, mas a dividir por todos. E há uma diferença entre estar há oito anos e oito meses. Dou-lhe um exemplo…É consensual que o Benfica, esta época, como noutras, em jogos cruciais foi cirurgicamente afastado de um conjunto de vitórias que daria para manter a candidatura ao título até ao fim? É. Não acha que é pedir demasiado ao Rui Costa, que tem oito meses de gestor desportivo, que desmonte este sistema de favorecimento a outro clube? Não acha que este era um trabalho que alguém que está há oito anos no Benfica já devia ter feito? Quando escrevo sobre as condições que uma direcção tem de dar ao director-desportivo e ao treinador, é também a estas coisas que me refiro. Não é só o centro de estágio, um novo estádio e um livro de cheques assinados para contratar jogadores. E não acha que o trabalho de Rui Costa e Quique Flores estaria a ser, agora, escrutinado de forma diferente se a direcção do Benfica conseguisse assegurar estas condições ao director-desportivo e ao treinador?»
Pedro Veloso:
«Meu caro, nunca cometeria a deselegância de lhe dizer que não tem nada a ver com isso. Mas compreenderá que não possa informá-lo, sem quebra de confiança, de quais são as actuais actividades de José Veiga. Posso dizer-lhe que foi convidado para consultor internacional de um dos maiores grupos empresariais do nosso país, posso dizer-lhe que foi convidado recentemente para um projecto desportivo de enorme envergadura no âmbito do futebol europeu e posso dizer-lhe que não voltou a ser empresário de futebol, que é uma actividade que encerrou antes de ser nomeado director-desportivo do Benfica.»
Fui eu que comi a Madonna:
«Meu caro, lamento que o meu texto o tenha desiludido, tentarei não defraudar a sua expectativa no próximo. Quanto à crucificação do presidente do Benfica, nem tão pouco é isso que pretendo. O que eu gostaria de ver no clube, para além de mais vitórias, era uma nova cultura de exigência, de liderança e claramente alternativa à actual. E gostaria igualmente que se evitasse a crucificação interna de Rui Costa, em nome de uma salvação pessoal de vários dirigentes da Benfica SAD solidariamente responsáveis. Para o bem e para o mal.»
Algarviu:
«Na mouche meu caro. É o que eu penso que o Benfica deve fazer e por isso escrevi no texto que este director-desportivo, este treinador e este plantel seriam campeões noutro ambiente competitivo. Mas para chegarmos lá não podemos esperar que outros façam o nosso trabalho. Esta direcção não o fez e não me parece capaz de o fazer. E se não houve alguém que o faça, o Benfica vai continuar a perder campeonatos. Vamos lá a ver se nos entendemos numa coisa. Eu não tenho nada contra o actual presidente do Benfica, embora não goste da forma como tenta sempre passar pelos intervalos da chuva, sem se molhar. Mas seria, da minha parte, uma estultícia não reconhecer que fez coisas importantes pelo futuro do clube. Não tenho a visão tendencialmente messiânica que o descrevem como o salvador do clube, mas Luis Filipe Vieira estará sempre na história do clube como o presidente que restituiu credibilidade e restaurou alguma da força exterior do clube. Mas falhou quase sempre no essencial. Vitórias. Eu gosto muito da ideia de um canal de TV do clube, mas não o troco pela conquista de um campeonato. Acho uma boa ideia criar uma Fundação, mas não a troco pela participação na Liga dos Campeões. A questão é esta? Luis Filipe Vieira foi um bom presidente, numa altura em que o Benfica estava mal? Foi. E agora, é a pessoa indicada para restituir o sucesso desportivo do Benfica? Não. E apesar da importância que dou a todas as coisas que ele fez no clube, há uma coisa que não tolero quando se discute o Benfica. Que se passe por cima da importância das vitórias. Eu sou do Benfica porque me habituei a ver o Benfica ganhar, porque adoro ver o Benfica ganhar. Não sou do Benfica por causa da Benfica TV, ou da Fundação ou do Centro de Estágio. Nada é mais importante neste clube do que ganhar. Sem isso, o Benfica será sempre um projecto inacabado.»
Ricardo:
«Perfeito o que diz. Eu também sou do Benfica, não sou do Rui Costa, nem do Veiga nem do Vieira. Mas como respondi ao Americano há uma diferença entre quem está há oito anos no clube e oito meses. E francamente o que eu acho que vai acontecer nas eleições é que Rui Costa vai manter-se neutral. E acho que deve fazê-lo, justamente para demonstrar aos benfiquistas que é o director-desportivo do Benfica e não de Luis Filipe Vieira. E para dar oportunidade a um eventual sucessor de Luis Filipe Vieira de o convidar a permanecer no cargo, condição que acho fundamental. E meu caro, não desculpabilizo Rui Costa, porque acho que ele não é culpado de nada. Ele não pode ser culpado de tomar decisões. Tomou-as, umas correram bem, outras correram mal e noutras a sua aplicação não dependia em exclusivo de si.»
Hugo:
«Eu não escrevo que Luis Filipe Vieira vai responsabilizar Rui Costa. Eu escrevo é que já responsabilizou. Pelo menos, em duas reuniões do conselho de administração da SAD. E não foi o único que o fez, outros dirigentes o fizeram, deixando Rui Costa praticamente isolado.»
John Billy:
«Não são suposições.»
Finalmente: Não acham que está na hora de se parar de falar em Vale e Azevedo? Mas porque raio é que sempre que se fala de uma eventual alternativa a Luis Filipe Vieira, lá vem o argumento de que o Benfica não pode voltar a cair nas mãos de um Vale e Azevedo. Em primeiro lugar, se há clube que resiste a um, dois ou três Vale e Azevedos, esse clube é o Benfica. Em segundo lugar, em mais de cem anos de história, saiu-nos, por uma vez, um presidente com esse perfil. Uma vez em mais de cem anos. Porque é que tem de sair outro? A história do Benfica está tão rica de grandes figuras, de grandes presidentes, porque é que assusta tanto a alguns benfiquistas ter um novo presidente no clube? Não compreendo.

kappo disse...

José Marinho

"Mas porque raio é que sempre que se fala de uma eventual alternativa a Luis Filipe Vieira, lá vem o argumento de que o Benfica não pode voltar a cair nas mãos de um Vale e Azevedo. Em primeiro lugar, se há clube que resiste a um, dois ou três Vale e Azevedos, esse clube é o Benfica. Em segundo lugar, em mais de cem anos de história, saiu-nos, por uma vez, um presidente com esse perfil. Uma vez em mais de cem anos. Porque é que tem de sair outro? A história do Benfica está tão rica de grandes figuras, de grandes presidentes, porque é que assusta tanto a alguns benfiquistas ter um novo presidente no clube? Não compreendo."


Eu compreendo...!!

Os actuais sócios do Benfica, ainda sofrem de 1 síndrome pós-traumático, chamado Vale e Azevedo, por isso têm medo da mudança!!
Têm de começar a pensar de outra maneira, porque se não, como já referi, anteriormente, o Benfica vai continuar a ser um clube adiado!

A desculpa do sistema, já não serve...simplesmente, porque esta direcção NUNCA, o soube combater!!
Se eles continuarem...vai ser mais do mesmo!!

Estou farto de desculpas!!

Mas com isto não quero dizer, que vou votar no 1.º que aparecer!! Aliás, dos putativos candidatos, um é do sistema, um peão da oliverdesportos e do pinto da costa, que é o Bruno Carvalho...e o outro, apesar de ser um grande Benfiquista, o Bagão Félix, não tem perfil para o cargo, corriamos a risco de o Benfica ser "comido" de todas as maneiras!!

Caro José Marinho

O Veiga, se for candidato à Presidência, tem noção, que um dos pontos chaves, são os direitos de TV, não tem??!!
É que os Benfiquistas, e principalmente a Blogosfera, andam muito atentos,porque, um novo contrato, mais justo, e de direito, diga-se, permitirá oo Benfica, dar um grande salto qualitativo a todos os níveis, para além, de ser uma receita muito significativa para o clube!

abraço

Americano disse...

José Marinho,

Excelente esclarecimento, até está melhor que a própria crónica :)
Falando a sério temos posições aproximadas, só me parece que eu tenho menos fé no Rui Costa. E não acredito que ele seja neutral nas eleições, mas aqui espero que tenha toda a razão e que seja eu a estar enganado, porque seria uma tremenda desilusão se ele não for.

Abraço

A.Saraiva disse...

Caros

Tenho para mim que nós, adeptos do SLB, temos a nossa quota parte de culpa nos erros do Rui Costa.

Ás vezes penso que se não fosse a nossa fobia em vermos o Rui como dirigente do Benfica, se calhar ele nesta altura ainda estava a cumprir a sua última época como jogador.

Helder disse...

Caro José Marinho,

Antes demais deixe-me agrdecer-lhe por me ter respondido á minha pergunta. Agora aqui vai o meu mail: fanecamix@gmail.com

José Marinho diga-me uma coisa: você guardou o que já escreveu sobre o José Veiga neste blog? Se sim e se não se importar pedia-lhe para me enviar essas crónicas para o meu mail para eu mostrar aos benfiquistas que desconfiam de José Veiga quém é efectivamente José Veiga. Eu podia imprimir no blog mas são imensas páginas e se me enviar para o mail é muito mais fácil para mim. É possivel?

Aquele Abração Benfiquista e aguardo notícias para nos conhecermos.

Jared disse...

Caro José Marinho:

Antes de mais, dou-lhe os meus parabéns pelas crónicas que fez. Apesar de ter opinião diferente num ou noutro ponto, estou quase sempre de acordo com tudo o que tem escrito até aqui.

Em 2º lugar, serve este espaço para provar que o mundo é, realmente, pequeno.
Fiquei a saber que o José Marinho é da mesma "terra" que eu e, ao que parece, o John Billy é vizinho ;)

Saudações Benfiquistas

John Billy #37 disse...

É só pessoal de Gaia!
Já há uns tempos que tenho pensando em fazer-me sócio da Casa do Benfica em Gaia e rescindir a Sporttv.
Há aqui pessoal já sócio? E se não, há pessoal interessado em associar-se? Assim podíamos falar do Glorioso numa casa gloriosa.

kappo disse...

John Billy,

Não que eu tenha nada com isso...mas, a melhor coisa que farias como Benfiquista era rescindir com a Sportv...e dizer-lhes o porquê!! Andam a chular o Benfica à muito tempo!!

Vai ver à casa do Benfica, que é a melhor coisa que fazes! (;

abraço

Fui eu que comi a Madonna disse...

Caro José Marinho,

Grande capacidade de argumentação e bons conhecimentos dos meandros do nosso clube fazem de si um parceiro privilegiado destes debates. É um facto que este seu esclarecimento pormenorizado vai muito para além da crónica inicial.

Embora esta minha confissão possa parecer-lhe um sinal de fraqueza, ou de despersonalização da minha parte, não me custa reconhecer que o Sr. José Marinho tem um pensamento virado para o futuro, uma linha de rumo para um Benfica que se quer grande, constituindo-se como um referência incontornável do debate sobre o clube que nos apaixona.

Um abraço benfiquista

Tiago disse...

Peço-vos desculpa. Mas eu sobre esse assunto da sporttv penso mais como amante de desporto do que como Benfiquista. E digo-vos... ainda bem que tenho pois pude, graças a isso, assistir a um jogo memorável na 3ª feira.

kappo disse...

T,

Eu também vi esse grande jogo...na net...e de graça!!

Claro que a qualidade, não é a mesma, se bem que, em alguns sites, a qualidade é muito boa...mas, tem-se de fazer sacrifícios, em nome de um bem maior!!

Quando eu vir, que pagam o valor justo ao Benfica, e que os comentários nos jogos são os mais correctos e não tendenciosos...também subscrevo a Sportv!!

Mas até lá...a Sportv para mim...é o INIMIGO!!

John Billy #37 disse...

O problema é quem em Portugal, todos os desportos de jeito dão na Sporttv (formula 1, NBA, ligas espanholas e inglesas e até o wrestling). Mesmo acho que vou mandar f*** os gajos.

A.Saraiva disse...

Bom dia José Marinho

Gostaria de lhe colocar uma questão, apesar de não ter a certeza de que possa responder.

A minha questão é a seguinte: tendo o José Marinho privado, com tanta regularidade com José Veiga, sabe se ele é sócio do Benfica? E desde quando?

Como deve perceber estas questões são, para mim, de grande importância para um potencial candidato à presidência do SLB.

Hugo disse...

«Eu não escrevo que Luis Filipe Vieira vai responsabilizar Rui Costa. Eu escrevo é que já responsabilizou. Pelo menos, em duas reuniões do conselho de administração da SAD. E não foi o único que o fez, outros dirigentes o fizeram, deixando Rui Costa praticamente isolado.»

José Marinho, o que percebo destas suas declarações, e porque quero acreditar em si, é que há Bufos no Benfica e na Administração.
Então aí acho mesmo que esta Direcção terá de sair e se concorrer de novo e ganhar esperemos pelo menos que seja renovada.

Pedro Veloso disse...

Caro José Marinho,

obrigado pelos esclarecimentos quanto às actividades profissionais do José Veiga e pela delicadeza que teve em me responder.

Um abraço

PEROLA DA MOURISCA disse...

Caro José Marinho

Já há algum tempo que venho visitando este blog e lendo tudo o que aqui é escrito com muita atenção.
Sobretudo depois de José Veiga aqui tantas vezes falado, ter anunciado que um dia gostaria de voltar ao Benfica.
Bom, sobre este regresso eu tenho a perguntar uma coisa, ele alguma vez saiu de la? a minha opinião é de o corpo sim, mas a lembrança dele esta la a toda a hora que se fala do nosso ultimo campeonato de futebol ganho, e é isto que custa engolir ao sr viera.
Se o presidente cada vez que se fala no novo estádio é logo associado à construção do mesmo, como tendo sido ele a construí-lo, Veiga é sempre associado ao campeonato ganho como tendo sido ele um dos grandes obreiros dessa vitoria a par dos jogadores e respectiva equipa técnica.
Tinha um sonho de conhecer Veiga, vi-o durante tempos associado ao clube do norte e posteriormente no Benfica e foi aí que a pessoa me despertou ainda mais interesse, pelo seu carácter e frieza demonstrada sobre qualquer que fosse o problema, e disse que tinha o sonho de o conhecer porque felizmente há umas semanas tive o prazer de o conhecer num jantar onde veio "pela mão" de uma pessoa amiga e ex-funcionário do clube e que muito me ajudou numa actividade extra-profissional ligada ao Benfica, que mantenho e que alem do mais é um exímio Benfiquista.
Do jantar pouco comemos, porque toda a atenção estava voltada para José Veiga e para aquilo que ele tinha para contar sobre os tempos que esteve ligado fisicamente ao nosso clube.
Ouvimos, ouvimos mas também falámos, opinamos sobre vários assuntos que iam sendo falados à mesa e de uma coisa eu não tinha duvida, se ele era ou não Benfiquista, sobre isso nem me vou dar ao trabalho de o dizer pois sei perfeitamente que o é muito mais do que muitos que passaram pelo Benfica e outros que ainda por la continuam, e sobre o que foi falado à mesa ainda mais convencido fiquei de que José Veiga é a pessoa indicada para "mandar" no Benfica, não é preciso mentiras do tipo "vamos fazer a espinha dorsal da selecção", "quem vier morre", etc, etc, e outras tantas "balelas" que se vão ouvindo por uma pessoa ligada ao nosso clube, o que é preciso no Benfica é ganhar e é isso que Veiga melhor sabe, foi sempre assim na sua vida que consegui acompanhar, ganhou sempre os desafios que se depararam com ele.
Se é candidato ou não como é óbvio perguntei-lhe, a resposta é claro que não a divulgo, mas claro que você também saberá qual a posição dele, mas espero sinceramente que ele tenha condições para um dia entrar em grande por aquela porta e fazer de nos de novo o MAIOR CLUBE PORTUGUÊS, sim, de novo, porque temos de ser realistas, estamos a perder esse estatuto para o clube do norte.
Bom, caro Marinho, espero um dia que possa acompanhar José Veiga num novo jantar que em principio acontecerá em Maio, mas é uma coisa que ainda carece de confirmação, mas se estiver interessado em visitar-nos com ele teríamos todo o gosto em recebe-lo.


Um abraço