blog

domingo, abril 19, 2009

V. Setubal - SL Benfica: 0-4

Finalmente uma vitória tranquila do Benfica para o Campeonato Nacional.

Já tinha saudades de resolver um jogo na primeira parte, de assistir 90 minutos de futebol do Glorioso sem refilar e sem qualquer tipo de nervos. O facto de pouco haver para competir ajuda ao "relax" mas, mesmo a feijões, vencer tranquilamente, sabe sempre bem. Quique Flores utilizou o mesmo 11 que jogou contra a Académica e, desta vez, os nossos avançados estiveram certeiros. Dois golos para cada um dos avançados é de salientar nos dias de hoje.

O resultado nasceu de forma rápida o que permitiu um jogo descansado e totalmente controlado pelo Benfica. A resistência do Vitória acabou com o primeiro golo e pouco mais conseguiu fazer durante o resto da partida. Com espaço de manobra o meio campo composto por Amorim e Carlos Martins com Aimar e Reyes nas alas teve tempo para pensar, com a bola no pé, e distribuir jogo decentemente. É o que se exige a um meio campo destes, capacidade de fazer a bola rolar com inteligência e qualidade. Continuo a achar que somos uma equipa demasiado macia, não pressionámos como o devíamos fazer. Com um adversário mole como o de hoje isso acaba por não fazer mossa mas temos tido imensas dificuldades com adversários mais pressionantes e batalhadores. É algo que duvido que seja corrigido esta época. Resta esperar que a qualidade dos jogadores permita aproveitar as benesses adversárias e resolver os jogos como aconteceu hoje.

Gostei de Reyes que esteve muito rápido, muito activo, muito dinâmico. Na outra ala Aimar também esteve bem sendo dos jogadores do Benfica que mais pressão faz sobre o adversário. Com dois golos cada um os avançados Nuno Gomes e Cardozo têm que ter uma palavra de apreço, sendo que Tacuara mostrou que, quando recebe a bola em condições, cria oportunidades de golo. De resto a equipa estve razoavél, aproveitando o jogo fácil para não cometer erros. Mais uma prova que uma equipa sem pressão joga muito melhor e muito mais tranquila.

Katsouranis voltou a jogar após ausência, Di Maria e Urreta com mais minutos nas pernas. Nada a apontar às substituições de Quique Flores.

O árbitro podia ter assinalado penalty num lance de David Luiz já no cair do pano da partida em que o central brasileiro toca num setubalense dentro da nossa área. Fora isso uma arbitragem tranquila como o jogo em si.

Apesar da volumosa vitória não deixo de encarar estes jogos finais com enorme frustração, a única coisa para que lutamos é o terceiro lugar e isso, para um benfiquista, é penoso. Não temos nada a ganhar e muito orgulho e dignidade a perder. Vão ser 5 jogos finais onde mais não fazemos do que honrar a camisola, portanto, que a aposta dos jogadores em vencer os seis jogos seja cumprida. Os benfiquistas merecem, pelo menos, esse conforto de não sofrer mais esta época.

83 comentários:

Americano disse...

Finalmente uma vitória tranquila e que resulta muito de 2 factores:´
- jogar com 2 avançados puros, sendo um deles o Tacuara
- Ruben no meio é classe pura, pena alguém ter demorado 8 meses a perceber isso...

João Bizarro disse...

Se começarmos a jogar como se estivessemos em Portugal e não como se estivessemos em Espanha podemos ganhar muitos mais jogos assim.
Jogar na expectativa e no contra-ataque perante adversários medíocres dá no que deu até aqui!

"O árbitro podia ter assinalado penalty num lance de David Luiz já no cair do pano da partida em que o central brasileiro toca num setubalense dentro da nossa área"

Pedro, eu não dei por nada! Acho que ninguém deu!

Devias ter é falado no penalty do R. Meireles com o jogo em 0-0 e do golo anulado à Académica com o mesmo resultado! Pois...

John Billy #37 disse...

"- Ruben no meio é classe pura, pena alguém ter demorado 8 meses a perceber isso..."

E vamos agora despedi-lo e começar tudo de novo?

Mais três notas:
Execraveis comentarios do Pedro Henriques.
Grande jogo de Carlos Martins.
Espero que o Vitória vá para a 2ª divisão.

Pedro disse...

Falar num penalty perdoado contra o porto é o mesmo que dizer q amanhã o sol se vai pôr.

Esqueci-me foi de referir um pormenor q o John faz referência: q adeptos do Vitória são estes? Tanto ódio ao SLB? PQP estes gajos todos. E andamos nós a salvar estes clubecos da falência pagando pelo Jos´Fonte qd podia ser nosso de borla? Vão-se mas é encher de moscas. Bem que podem falir e vender o estádio para um condominio privado q não fazem cá falta nenhuma.

João Bizarro disse...

É. Estes clubes submissos até metem nojo. Também é por causa deles que o futebol português está como está. Baixam as calças, abrem as pernas a estes corruptos.

São precisas medidas drásticas para travar isto. O grupo de apoiantes de José Veiga é cada vez maior. E até aqueles que nem o podiam ver à frente já começam a dar o braço a torcer.

Fui eu que comi a Madonna disse...

Breves notas sobre um jogo que se tornou fácil:

- Depois de um início nada prometedor lá conseguimos ver um momento de inspiração invulgar em Nuno Gomes (belíssimo golo, diga-se). Seguiu-se um lance de pura felicidade que Cardozo aproveitou à sua maneira. Com dois golos de vantagem tudo ficou mais fácil. Ficou demonstrado que a crise do Benfica passa também (e muito) pela falta de confiança dos seus jogadores. Neste aspecto o culpado tem um rosto inequívoco: Quique;

- Boa resposta dos suplentes: Katsouranis deu um toque de classe ao meio campo e Di Maria entrou muito bem.

- O V. Setúbal deu hoje uma cabal demonstração da miséria do futebol português. É também por isto que os nossos melhores jogadores querem emigrar.

Helder disse...

Caro João Bizarro

Concordo consigo......principalmete quando se refere a José Veiga!! Ele é homem certo.

John Billy #37 disse...

"Ficou demonstrado que a crise do Benfica passa também (e muito) pela falta de confiança dos seus jogadores. Neste aspecto o culpado tem um rosto inequívoco: Quique;"

??????????????????

João Bizarro disse...

Leiam a crónica do Ricardo Araújo Pereira: http://catedralencarnada.blogspot.com/2009/04/cronica-semanal-do-ricardo-araujo.html

Anónimo disse...

É assim que se ganham campeonatos. O Benfica teve uma fase de abaixamento de forma e algum azar e os árbitros tiraram-nos logo da luta pelo título.

Nos corruptos quando as coisas correm mal há sempre uma mãozinha da arbitragem, ou de alguns jogadores da equipa adversária.

Penalti e expulsão perdoados, e para lá do golo anulado à filial portista que a sportv não repetiu, o último golo corrupto decorre de um fora de jogo. Há ainda colaboração do defesa que coloca meia equipa do porto em jogo e não se faz à bola no primeiro golo azul merda.

pmg disse...

Estou farto do campeonato da vergonha que é esta Liga!
Viram no jogo de Coimbra a quantidade de faltas que a Académica fez à entrada da área até ao golo dos Corruptos? 5 faltas e uma data de perdas de bola!... Vergoonha!
E se como isto ainda fosse pouco vejam a quantidade de jogadores dos Andrades que estão soltos e livres de marcação na área num livre que já ia na quarta ou quinta "repetição e que acaba por dar o primeiro golo"!!!

Já não se aguenta esta pouca vergonha!|

Tiago disse...

Não concordo com essa teoria da vitimização a envolver a equipa da Académica. A equipa da Académica foi muito digna, teve mais oportunidades que na semana passada, e enquanto o jogo não ficou resolvido foi bem menos massacrado que na semana passada.

Quanto à falha de marcação no 1º golo, foi um jogador que ficou a dormir e meteu toda a gente em jogo. E a teoria da vitimização cai por baixo pois foi um jogador emprestado pelo recreativo do lumiar quem pos toda a gente em jogo. Não vejam filmes onde não existem... o que se passou foi apenas o costume: um roubo.

Chama Imensa disse...

"O grupo de apoiantes de José Veiga é cada vez maior. E até aqueles que nem o podiam ver à frente já começam a dar o braço a torcer."

Bizarro em que te baseias para dizer isto? Na mínima amostra de comentadores neste blog? Ou algo mais sério?
Adorava saber que Veiga se vai candidatar mas nunca mais chega esse dia. Até agora só o Bruno Carvalho deu a cara e nem projecto apresentou ainda.

Quanto ao jogo foi algo normal...temos a época perdida e sem pressão os jogadores jogam que se fartam. Sem pressão para quem ganha milhares de contos e contra uma equipa fraquissima...é facil.

Quanto ao jogo dos azuis...não vale a pena dizer nada. Amanhã é um dia normal porque para a imprensa o lance nem mudava nada porque afinal eles até venceram confortavelmente por 3-0.
A podridão vai continuar e ninguém vai pôr mão nisto até que os meios audiovisuais sejam introduzidos. Ou seja...no dia em que o Mantorras for branco.

PS: Senhor José Marinho dá para explicar a relação entre Benfica e Vitória de Guimarães? Tenho-lhe pedido um comentário ou um post mas se achar que não faz sentido gostaria que me dissesse se estaria disponível em me explicar isto para o meu e-mail que é
andre_dv_82@hotmail.com

Obrigado e abraço a todos os blogers do Mágico SLB

João Bizarro disse...

"Bizarro em que te baseias para dizer isto? Na mínima amostra de comentadores neste blog? Ou algo mais sério?"

Chama, do que vou lendo por aqui e por outros sítios e de pessoas com quem falo no dia a dia.

T, concordo contigo. A culpa não foi da Briosa. O Olarápio sabia o que tinha de fazer. Uma roubalheira isso sim.
Transformar um 2-0 num 0-3 é de mestre!

João Bizarro disse...

E o que me dizem a um jogador que se lesiona 3 vezes na mesma época e logo antes de jogar contra um determinado clube com o qual (curiosamente) tem contrato?!??!

Tiago disse...

Muito azar, João... Muito azar!!!

Dexter disse...

Nao vi o jogo infelizmente, apenas vi o resumo portanto nao posso comentar muito sobre o que se passou em setubal.

MAs obviamente ganhar por 4-0 na luta pelo 3º lugar é sempre de louvar.

João Bizarro disse...

"MAs obviamente ganhar por 4-0 na luta pelo 3º lugar é sempre de louvar. "

E viste os jogos dos que estão à nossa frente? Pois. Acho que vendo por esses jogos o 3º lugar é bem bom.

Dexter disse...

"E viste os jogos dos que estão à nossa frente?"

Nao tenho por habito ver jogos do FCP nem do SCP.

Resumos..... e quando calha.

Agora, passar 2 horas a ver um jogo desses dois.......aind anao cheguei a esse grau de loucura.

John Billy #37 disse...

Para caso vi o jogo do Sporting.
Uma arbitragem de merda de um árbitro que só sistema permite estar na 1ª Liga deu azo a declarações completamente disparatadas dos lagartos.
A mais desprezivel foi de um dirigente: "os dirigentes do Benfica passaram-se de vez".
Deve ser. O Vieira, como sócio do Porto, não quer que o Sporting consiga o 1º lugar.
Que clube de merda. E depois ficam ofendidos quando são chamados de submissos.

O rescaldo do Setúbal-Benfica, deu para ver que muitos benfiquistas preferem perder. Basta ver a pouco afluência nas caixas de comentarios de diversos blogues benfiquistas.
É natural. Se tivessem perdido ou até jogado mal e era um ver se te avias.

Telmo disse...

"A mais desprezivel foi de um dirigente: "os dirigentes do Benfica passaram-se de vez"."

Os dirigentes dos lagartos disseram isto??? Quem foi o animal??

John Billy #37 disse...

Telmo, foi um tal Abade.
Estou a procura da notícia na net, mas parece que já foi "limpa".

John Billy #37 disse...

"Lisboa, 18 Abr (Lusa) - O presidente do Conselho Fiscal (CF) do Sporting, Agostinho Abade, mostrou-se hoje indignado com o trabalho do árbitro do encontro dos "leões" em Guimarães, da Liga de futebol, considerando que Bruno Paixão trazia a "receita encomendada".

O dirigente leonino revelou à Agência Lusa, após o encontro no Minho, que a nomeação de Bruno Paixão para dirigir esta partida deixara apreensivos os responsáveis do Sporting porque "é um árbitro volúvel", isto para utilizar uma "expressão mais suave", acrescentou.

Agostinho Abade foi mesmo mais longe ao afirmar que "há muito dinheiro em jogo nesta altura do campeonato", por causa do apuramento para a Liga dos Campeões", e que, por causa disso, "os dirigentes do Benfica estão a perder a cabeça"."

Diogo disse...

Quero ver se a imprensa vai rebaixar ainda mais o Setúbal, caso o resultado se repita no Dragão. Ontem parecia tudo demérito do Setúbal.

Foi um bom jogo, na mesma sequência do jogo contra a Académica, com a "pequena" diferença da eficácia.
É este Reyes que queremos que continue na próxima época. Fez um jogaço.Para finalizar, já não me lembrava de um jogo em que não sofrêssemos golos. Pode ser que façamos um fim de época mais decente.

João Bizarro disse...

E ninguém do Benfica reage ao que disse esse ANIMAL*?

*Atenção, sendo o animal do clube dos queques é de referir que tem pedigree!

Americano disse...

Mostra bem o que os lagartos são: num fim de semana em que o Porto é descaradamente beneficiado, qual a preocupação deles? O roubo de Coimbra que os podia deixar mais próximo do título? Claro que não, vêem o fantasma benfica numa arbitragem que nem achei que lhes fosse prejudicial. Mostram que desde que fiquem em 2º à frente do Benfica a época está ganha, o que não se pode é incomodar o dono. São uns tristes...

Hugo disse...

Foi um jogo como o último (até acho que com a Académica jogámos mais à bola), com uma grande diferença, as bolas entraram. Até o adversário foi igual, pois só lá chegou uma vez e desta vez o Quim defendeu.
É interessante ver o Tacuara com menos um golo que o "português" Liedson, mas com menos jogos, foi interessante ver ou ler que o Pedro se esqueceu de referir o grande golo do Nuno Gomes (o 1º) e que trabalhou muito. Pedro não sejas assim, eu conheço-te, não podemos só dizer mal.
Espero sinceramente, que o Nuno renove, pois é bastante útil no plantel.

PS - A "vedeta" ou como lhe chamam, também não jogou mal. Estou a referir-me ao Reyes.

Telmo disse...

Estes lagartos são mesmo submissos e rastejantes....

Deixa ver se percebo...

1º - os lagartos estão a ver se alcançam os corruptos no 1º lugar (ou deveriam), de forma a ainda poderem ser campeões

2º - a equipa que está nesse 1º lugar tem 30 anos de história de comprar árbitros

3º - os lagartos são roubados (choram eles)

4º - quem é o culpado de o árbitro roubar?? Será a equipa que anda a comprar árbitros há 30 anos, e roubando agora o sporting, assegura facilmente o tetra? Será que o culpado do sporting ser roubado é do clube mais corrupto da Europa e arredores para que os lagartos fiquem arredados do título??

5º - Não!! A culpa é da equipa que está em 3º lugar arredada do título de campeã, e que logo numa época em que já não pode ser campeã, ia arriscar ser apanhada a comprar árbitros ser ter quaisquer benefícios com isso, e que nunca na história teve quaisquer suspeitas de corrupção ao contrário da que está em 1º lugar.

6º - o sporting não existe, apenas o anti-Benfica

7º - esse tal abade tem descaramento para educar os filhos que eventualmente tenha? Os pobrezinhos vão ser uns cínicos e pequeninos toda a vida...

8º - Que filhos da puta estes lagartos...só falta lamberem o cu do pinto da costa quando este estiver a festejar mais um campeonato comprado.

Pedro disse...

O Nuno Gomes fez algo que raramente faz, atacou a bola, e com isso marcou um belo golo. Já falámos muitas vezes disso Hugo. Eu acho q o Nuno "tem medo" de atacar os lances. Se o fizessem marcaria muitos mais golos.

Acho piada os lagartos baterem sempre no Paixão qd o gajo acaba sempre por os beneficiar. Há um golo anulado por lance de jogo perigoso. Uns minutos antes o Paixão marcou uma falta contra o Guimarães num lance idêntico onde a bola sobrou para o Roberto q ficava isolado. E o vermelho a Derlei q ficou no bolso??? Enfim...lagartos. Eles assumem desde o inicio q o q querem é o segundo lugar à frente do Glorioso. O primeiro é para os donos deles...

Pedro disse...

Olha olha...então não é que os atrasados mentais dos corruptos vão inaugurar um pavilhão chamado Dragão Caixa???

Lembram-se do que estes animais disseram sobre o patrocinio do Centro de Estágio do SLB??

John Billy #37 disse...

"Quero ver se a imprensa vai rebaixar ainda mais o Setúbal, caso o resultado se repita no Dragão. Ontem parecia tudo demérito do Setúbal."

Claro que não. As vitórias dos corruptos são sempre categóricas.
Quando perdem contra o Benfica, há sempre umas desculpas.
Ontem, pelas palavras do Pedro Henriques, faltou os jogadores do Setúbal darem umas boas sarrafadas para por em sentido os avançados do Glorioso. E depois são os ordenados em atraso (há algum clube que tenha os ordenados em dia?) e a desmotivação.

No primeiro golo do Nuno Gomes fiqui impressionado com a sua finalização.
Mas mantenho o que penso dele. Não concordo com a sua renovação. Não com o actual estatuto.

Telmo disse...

Nunca duvidei que Nuno Gomes deve continuar, dispensá-lo seria um erro colossal que apenas ia descaracterizar ainda mais o balneário.

Nuno Gomes está naquela linha de jogadores que ficarão para a história do clube, e que é muito benéfico para o plantel, até para dar coesão ao balneário e para mostrar o seu voluntarismo mesmo quando fica no banco.

Para jogadores como Nuno Gomes, não podemos olhar apenas para os golos que marcam...

Algarviu disse...

Pois é, às vezes o Glorioso até parece que tem um equipa que joga futebol. Talvez a ausência de Katsouranis ajude a explicar a melhoria da qualidade tanto no jogo com a Académica como no jogo de ontem.
(Como se nota tomei de ponta o Katsouranis. Também tenho direito!
Se o Ricardo tem o Maxi de ponta, alguns o Keeper Joaquim, outros o Carlos Martins, quem sou eu para não ter também uma embirração de estimação).

Dexter disse...

"Talvez a ausência de Katsouranis ajude a explicar a melhoria da qualidade tanto no jogo com a Académica como no jogo de ontem"


Sim sim é o mais provavel.
Esse gajo faz com que a equipa jogue mal.

Hugo disse...

Algarviu, o Katsouranis é um bom jogador, mas é verdade que o Benfica com ele em campo, perde por vezes velocidade. Nota-se em alguns jogos, mas em outros jogos ele é importantíssimo, pois anula a sua pouca velocidade com a boa colocação, inteligência e rapidez de pensar.

Americano disse...

Eu acho Kat muito mais jogador que Carlos Martins, por isso não é por aí. Aliás, contra um adversário mais forte, e não me espanta que o Marítimo seja o caso, duvido que Ruben e CM cheguem para as encomendas...

Chama Imensa disse...

E é o Martins que dá velocidade ao jogo? Não me parece. Considero o Katsouranis dos melhores jogadores do plantel, dos mais experientes e profissionais e inclusivamente ele já nos valeu alguns golos. Não entendo esta imbirração mas tudo bem. Mas se não o querem ao menos que o vendam para o estrangeiro e não o deixem ir para o porto também. Chega de dar ouro aos porcos.

Quanto aos lagartos é o fim da picada. Mais vale juntarem-se aos Azuis ou voltarem àquelas trocas de jogadores entre eles em que era sempre o porto a beneficiar. São a pouca vergonha e a submissão é tanta que nem conseguem disfarçar já. Ser lagarto é triste, muito triste.

Dexter disse...

Embirrracoes ha para todos os gostos.

Nao me admira que um dia destes apareca por aqui alguem a dizer que o problema é o gajo que vende os gelados no topo norte. Nos dias que nao pode ir a equipa joga muito melhor.

dezazucr disse...

O Nuno Gomes nestes jogos marca sempre. É só ir ver as estatísticas dos jogos em que goleamos. Mete lá sempre 2 batatas. Já nos jogos em que estamos à rasca e precisamos de um golito providencial, nada. Agora que não conta para nada já marca um golito. Quando realmente precisámos dele, onde estava? Agora convém, para ver se lhe renovam o contrato. E ainda se vai renovar com ele por mais 2 anos.

Dexter disse...

"Quando realmente precisámos dele, onde estava? "

Facil.....no banco de suplentes a aquece-lo.

Graças a um tal de espanhol nao sei se sabem quem é.

João Bizarro disse...

Vale a pena ler isto no Novo Benfica: http://novobenfica.blogs.sapo.pt/79632.html

jose disse...

A melhor epoca do N Gomes no Benfica foi com o alto e tosco do Brian Dean ao lado (21 golos). Se calhar se temos jogado mais vezes com o Tacuara (aquele que e nosso, e que com muito menos minutos que outros avancados do Benfica ja leva 11 miseros golos, sem que ninguem lhe de o servico necessario....) se calhar ambos tinham mais golos...
So uma observacao.

João Bizarro disse...

Mais um post a ter em atenção num outro blog benfiquista: http://tabernabermelha.blogspot.com/2009/04/porque-nao-se-aposta-mais-na-formacao.html

Tiago disse...

dezazucr:

Goleámos o Rio Ave? Não, e o Nuno marcou o golo do empate.

Goleámos o Leixões? Não, e o Nuno marcou o golo da vitória.

Goleámos o Nápoles ? Não, e o Nuno marcou o golo da segurança.

Não inventem coisas que não existem.

José: essa época com o Brian Deane é um "mito" que se criou. O Nuno Gomes marcou 18 golos nessa época, não é um mau registo, a questão é que 9 desses golos foram em 2 jogos (4 ao Varzim e 5 ao Leça) o que não torna o registo no restante dos jogos tão brilhante assim. Na época seguinte marcou 24 golos só para o campeonato num total de 35 durante a época salvo erro. Não é questão de brian deane é ou de ter um pino ao lado. Quando um jogador é bem servido, tudo se torna mais fácil.

Fui eu que comi a Madonna disse...

Se me permitem vou também opinar sobre Katsouranis. É um jogador que eu vinha seguindo jogo após jogo, pela negativa. Concretizando, a última fase do Kastou, excluindo o jogo de ontem, pareceu-me a de um jogador desmotivado, lento, acomodado, sem qualquer ambição para além do desejo óbvio de que a época acabe depressa porque já está com a cabeça muito longe do estádio da luz. Ontem, talvez porque lhe exigiram um menor esforço, viu-se qualidade técnica, sentido posicional e alguma disponibilidade para lutar pela posse da bola. Era deste Katsou que o Benfica necessitava a tempo inteiro.

Fui eu que comi a Madonna disse...

Também Nuno Gomes me surpreendeu pela atitude durante todo o jogo e muito especialmente pela forma como atacou a bola no primeiro golo. Nuno tem estado bastante mal nesta época. Sem confiança, receoso e ineficaz. Por outro lado, nesta fase do entra e sai das últimas épocas, é já um símbolo do clube, tem estatuto no balneário e defende bem as posições do clube na comunicação social. Na minha opinião deveria renovar por mais uma época e depois logo se veria.

Pedro disse...

Eu acho qo Katsouranis perdeu a alegria de jogar. A razão talvez seja a tal questão familiar, só o jogador a saberá ao certo mas q o Katsouranis q temos tido nestas duas épocas nada tem a ver com o Katsouranis da primeira isso é um facto.

kappo disse...

Benfiquistas



Vejam este post



http://geracaobenfica.blogspot.com/2009/04/vamos-comecar-por-cima.html



Saudações Benfiquistas

Algarviu disse...

O valor facial de Kata é inquestionável. Não é por acaso que é titular há vários aanos da selecção grega. Não foi por acaso a magnífica primeira temporada aqui no Benfica.
Um médio box to box, bom no jogo de cabeça, com inteligência de jogo, sabendo ocupar bem os espaços . Até como central provou a classe que tem.

Mas...sem conseguir ser mau jogador, que é coisa que não pode nem sabe ser, este ano perdeu fulgor. O box to box deu lugar a uma intervenção num raio de 5 ou 10 metros nos dias bons; só aplica duas velocidades - devagar e parado.

Por ser potencialmente tão bom jogador é que eu estou numa de embirrar com ele.

A.Saraiva disse...

Falando de coisas que me parecem mais importantes e que vinhamos a discutir nas últimas semanas, não sei se repararam nas noticias de hoje.

Para mim o mais relevante é a demissão de Tinoco de Faria da mesa da assembleia geral do Benfica.

Por que terá sido?

João Bizarro disse...

Saraiva que noticias são essas e onde estão?

A.Saraiva disse...

No jornal O Jogo. Eu sei que não é leitura muito recomendável mas nestas coisas costumaam estar por dentro.

Se fores à pagina deles na net está lá.

A.Saraiva disse...

Já agora acrescento o site Infordesporto.

A tão pouco tempo de eleições parece-me que não fará muito sentido, excepto no caso de estarmos a falar de motivos de saúde, o que não transparece das noticias publicadas.

João Bizarro disse...

Infodesporto/Jogo pertence tudo à mesma raça!

Ricardo disse...

Notas sobre o jogo:

- Mais uma vez a aposta em Reyes na direita e Aimar na esquerda. Mais uma vez, apostas ganhas. Neste jogo, mais exuberante o espanhol e mais discreto o argentino mas, ainda assim, a equipa ganha capacidade de passe e de desequilíbrios porque mete dois jogadores tecnicistas, com excelente visão de jogo e rápidos a executar em zonas menos pressionantes. No caso de Aimar, essa questão é crucial para que ele faça jogar a equipa, mesmo quando aparece menos é fundamental na forma como se movimenta; à direita, Reyes rende mais porque procura diagonais para dentro, arrastando marcações e desequilibrando as defesas adversárias (veja-se o primeiro golo) ou em contra-ataque, aparecendo no último passe (veja-se o terceiro). Se há alguma coisa positiva a apontar ao trabalho de Quique, e convém que também possamos apontar coisas positivas que o espanhol tem feito em vez de apenas criticarmos, estas duas opções foram claramente apostas ganhas. Estás convencido, Pedro?

- Ruben Amorim é daquelas coisas que alguns de nós andamos a dizer há quanto tempo? Desde a terceira, quarta jornada? Que pena Quique não ter visto isso antes e, já agora, não ter puxado Rubem para o meio e colmatado a direita com Reyes, fazendo passar Aimar para a esquerda como tem feito ultimamente. Com Ruben no meio, a equipa tem logo outra capacidade para controlar o meio-campo e jogar em posse. É a diferença de ser uma equipa atabalhoada a jogar em jogo directo ou uma equipa capaz de pensar as investidas atacantes.

- O companheiro de Amorim no meio - esta é uma questão curiosa. Martins fez um belíssimo jogo em Setúbal mas também porque o meio-campo sadino foi demasiado mole e burro. Para mim, Martins só faz sentido a 10. Juntar Katsouranis a Amorim pode ser uma solução mas só se o grego estiver capaz de oferecer à equipa tudo o que pode dar. É que, não tenham dúvidas, Katsouranis não está com a cabeça em Lisboa. Não jogando ele, terá de ser ou Martins ou Yebda. E gostaria de ver uma outra opção: David Luiz a trinco com Amorim mais à frente.

- Cardozo a jogar regularmente, mais dois golos. É o tipo de jogador que precisa de confiança. Com esta, é capaz de marcar 20 e tal golos por época. A obsessão de Quique por Suazo nunca permitiu ao espanhol compreender as características do paraguaio. No fim de contas, a lesão de Suazo acaba por ser positiva para a equipa. Não por não ser preciso (porque é, noutro esquema), mas pela tara e forma de ver futebol de Quique Flores.

- Di Maria entrou bem em jogo. Mas aquele último lance em que demorou dois séculos a passar a bola ao Cardozo faz dele o Hulk do Benfica: precisa de aprender o que é o futebol. Precisa de compreender um conceito tão básico como saber que para a bola chegar do ponto A ao ponto B de forma mais rápida não é correndo com ela mas fazendo um passe. Talvez um dia dê jogador mas duvido.

- Rui Costa atrás da baliza a incentivar os jogadores. Gostei.

Pedro disse...

Ricardo, estou convencido de q? Da qualidade de Reyes e Aimar? Desde o primeiro dia. Nunca os pus em causa. Se estou convencido da sua disposição em campo? Acho que Aimar rende muito mais se estiver solto no meio campo, preso a uma ala tem menos liberdade e um jogador da sua qualidade, qt mais liberto melhor. Mas sendo um jogador fantástico quer ao nível técnico quer ao nível táctico consegue render na ala, pq apesar de “preso” qd recebe a bola tem muito espaço à sua frente para fazer rolar a bola e alimentar o ataque da equipa.
Quique demorou imenso tempo a perceber q Cardozo é fundamental nesta equipa e que Aimar deve jogar atrás dos avançados. Ruben na direita cumpre, tal como Aimar na esquerda, mas rende muito mais no meio.
Tb acho q Martins jogou melhor q noutros jogos mas tb acho q a pouca resistência do meio campo sadino ajudou. Está longe de me convencer.
Foi bom ver os jogadores abraçados ao Rui nas comemorações dos golos.

Ricardo disse...

Perguntei-te se estavas convencido das opções por Reyes na direita e Aimar na esquerda porque já por algumas vezes te li a criticares o Quique por tirar os jogadores das suas posições "naturais" quando, na minha opinião, têm sido apostas de sucesso. O Reyes por aquilo que disse acima, o Aimar porque claramente ganha em partir de zonas com menos presão e menos elementos em cima dele. Isto não quer dizer que ele jogue "preso" a uma ala, como dizes. Ele parte dessa posição para depois surgir ou no meio ou na ala ou atrás das defesas (como, por exemplo, pudemos ver no jogo contra a Académica). A verdade é que tem rendido bem mais do que quando é colocado em zonas em que apanha com os dois médios defensivos adversários e um dos centrais. Partindo da ala, tem espaço e tempo para ver o jogo mais de trás e depois ou passar ou surgir em drible.

Claro que o Aimar é um organizador. Mas pode sê-lo vindo de uma ala. As posições não são estanques nem têm de ser motivo para acharmos que de outra forma ou noutra posição um jogador não pode render, por vezes até mais. O Aimar é claramente um desses casos e, sim, é-o porque é, como dizes, um jogador táctica e tecnicamente inteligente mas também porque sabe funcionar melhor com mais espaço. E isto eu acho que temos de dar a Quique por ter tentado quando ninguém lhe pedia isso nem ninguém achava ser uma solução de sucesso. Pelo contrário: uma volta pela blogosfera ainda revela que as pessoas dizem coisas como "o Aimar tem estado bem, APESAR de jogar na ala". Não é APESAR, é PRINCIPALMENTE por isso. E não joga na ala, parte da ala. São coisas diferentes.

Dexter disse...

"Quique demorou imenso tempo a perceber q Cardozo é fundamental nesta equipa e que Aimar deve jogar atrás dos avançados."

Já percebeu ????

Estava convencido que nao.

John Billy #37 disse...

"Quique demorou imenso tempo a perceber q Cardozo é fundamental nesta equipa "

Agora anda tudo a bater no Quique pelo Cardozo não ter jogadodo mais.
Eu até concordo porque é dos meus jogadores favoritos, mas ainda há pouco tempo li e ouvi montes de comentários a dizer que o Cardozo não era jogador do Benfica. Para não falar dos assobios que é brindado na Luz.
Enfim, continuem a malhar, peçam um Jorge Jesus, um Scolari ou um Erickson e guardem os lenços até Março de 2010.

Hugo disse...

Ricardo, tens razão naquilo que dizes, mas o Pedro também o tem, e eu sei ao que ele se refere, pois também tenho um pouco, a mesma opinião, ou seja, tanto o Aimar como o Reyes, são jogadores muito criativos e por isso mesmo não deveriam estar "agarrados" a uma posição táctica, isto não quer dizer que não a cumpram, pois está comprovado que o fazem bem (mais o Aimar), pois são jogadores inteligentes. Agora se estiverem mais soltos quando a equipa estiver a atacar, terão possibilidade de ajudar mais a equipa, mas isso é um pouco subjectivo, pois também terão de ter jogadores atrás e à frente para ajudarem nessa missão. O que eu acho, é que neste sistema (4-4-2) que tem vindo a ser alterado aos poucos pelo Quique, derivado também, à alteração de alguns jogadores, como é caso do Cardozo, Nuno Gomes e Amorim, que agora jogam e no caso concreto do Amorim, está a jogar provavelmente na posição onde rende mais.

Claro que o Aimar, vindo de uma ala também rende e bem, tal como o Reyes, por isso também tens razão.
A questão se coloca, é que será que com estes jogadores, o Benfica não renderia mais num 4-2-3-1?
Acho mesmo, que o Benfica poderia ser mais dinâmico dessa forma.
Quim
Maxi Sidnei Luisão e David Luiz (desperdício à esquerda)
Ruben Amorim e Katsouranis
Reyes, Aimar e Di Maria ( os três soltos)
Cardozo

Claro que, quando o Nuno Gomes jogar ao lado do Cardozo a disposição será diferente.
Quanto ao Carlos Martins, também aqui, poderia funcionar em alternância com Di Maria.
Agora em termos defensivos, a conversa já é outra pois a equipa tem de ter os automatismos a funcionar, que não tem actualmente.
Se verificarmos durante um jogo, o único jogador atacante que faz a chamada pressão alta durante todo o jogo é o Aimar, e é isso que está também a faltar (para mim) a este Benfica, chama-se pressão continua (alta claro), neste plantel faz falta um jogador que comande essa situação (dou o exemplo do Petit que era o jogador que tínhamos no plantel e que sabia fazer essa leitura de jogo), o saber quando se deve pressionar mais ou menos, subir o bloco ou baixar, dependente da situação de jogo.

Americano disse...

""Quique demorou imenso tempo a perceber q Cardozo é fundamental nesta equipa "

Agora anda tudo a bater no Quique pelo Cardozo não ter jogadodo mais."

John, há quanto tempo alguns não dizem que o Cardozo é o nosso melhor avançado e devia ser titularíssimo? Há quanto tempo não dizemos que Amorim tem de ser titular no meio? Eu digo isso desde o início da época, por isso essa crítica não tem razão de ser. Sei que é triste um treinador demorar 8 meses a ver o que alguns adeptos vêem, mas é a realidade.

Luís A. disse...

Mais vale tarde que nunca. Só me da esperança. E que tenha finalmente se apercebido que o Benfica tem potencial para ganhar a todos!

Ricardo disse...

Cantinho dos ex:

Camacho perde em Almería por 2-1 mas beneficiou da quase totalidade de derrotas nos lugares abaixo para manter o 14º lugar. De qualquer forma, a linha de água está ali a 5 pontos. Todo o cuidado é pouco.

Dexter disse...

"Mais vale tarde que nunca. Só me da esperança"

LOOOL

MAs anda aqui tudo ingenuo ?
O Cardozo calçou as botas porque o Suazo ja ca nao mora. QUem e que queriam que ele metesse ? O Mantorras ?

Por favor.

John Billy #37 disse...

Americano, quem está lá é que tem que tomar decisões, e o resto é conversa.

Achas que o Amorim tem que jogar no meio e o Cardozo é titular indiscutivel.
Muito bem, é a tua opinião e para caso também concordo com ela.
Mas também acho que o Nuno Gomes não merece ser titular e acho que a sua possivel renovação será mais um erro na gestão do futebol do Benfica.
Vou agora chamar o burro ao Quique (por po-lo a jogar) ou ao Rui (por lhe renovar o contracto) só por terem uma opinião diferente da minha?

Luís A. disse...

"O Cardozo calçou as botas porque o Suazo ja ca nao mora. QUem e que queriam que ele metesse ? O Mantorras "

O Quique está a aprender a nossa realidade (é o problema com os estrangeiros à excepção do Trapp). Bem sei que ha gente que preferia ter perdido para se verem livres do espanhol o quanto antes. Felizmente não vão ter essa felicidade. Aguentem-se e guardem o lençol para o ano!

Dexter disse...

"Bem sei que ha gente que preferia ter perdido para se verem livres do espanhol o quanto antes"

Nao vi aqui ninguem a defender isso Luis.

Mais uma vezs reforço a minha ideia..."Flores e Costa devem honrar os contratos"

John,

renovar com o Nuno GOmes é um erro porque ?

Americano disse...

Luís, isso é conversa da treta. Se Quique não conhecia a nossa ralidade só tinha de aproveitar o Diamantino para o ajudar.

John, estás a desconversar. O que está em causa é que tu dizes que agora está tudo a bater no Quique como se as críticas não existissem anteriormente. Existiam e tinham razão de ser. Quanto ao Cardozo é óbvio o que o Dexter diz, não fosse a lesão do Suazo e alguém duvida que o Cardozo ainda andava a aquecer o banco?
Nada como uma vitória para servir de balão de oxigénio, parece que já se esqueceram o pragmatismo que tanto pediam, o tal que mostra uma realidade: continuamos longe do 2º lugar, fora da Champions, com tudo o que isso vai trazer. E a época ainda não acabou, pode melhorar ou piorar, e acredito mais na 2ª hipótese.

Ricardo disse...

Sim, nesse aspecto o Dexter tem razão. Muito provavelmente o Cardozo estaria ainda a aquecer o banco, caso o Suazo não se tivesse lesionado.

Há coisas neste homem que fazem muita confusão. Ou somos nós que temos todos a mania que percebemos disto e achamos que o gajo é um bocado lerdo por não ver o óbvio ou então... o gajo é mesmo lerdo.

E gostei de escrever lerdo. E logo duas vezes! Acho que não dizia lerdo desde o ciclo.

Luís A. disse...

Até um lerdo teimoso (e Quique é bastante) tem direito a ser feliz! Especialmente se der alegrias ao Benfica. Acho que o espanhol ja aprendeu a lição (como se pode ver nos ultimos dois jogos)

John Billy #37 disse...

Até parece que o Suazo é um jogador rasca. Não me mete muita confusão o Cardozo ser suplente dele.
Meteu-me confusão o Cardozo ser suplente do Nuno Gomes o ano passado. Isso sim foi uma aberração.

Dexter, achas que o Nuno Gomes é jogador para o Benfica? Para mim já não o devia ser há 3 épocas.

Ricardo disse...

Alguém conhece o Patric? Parece que será o man que vai lutar com o Maxi pela lateral-direita na próxima época.

Não sabendo o valor real do homem, digo no entanto que preferia um jogador mais experiente para defesa direito. Mas espero que ele me cale logo no primeiro jogo.

Americano disse...

Ricardo, não é mania nossa a partir do momento que ele acaba por ir de encontro às nossas ideias. Qualquer calhau com 2 olhos via que Ruben tinha de jogar no meio, o que é que os defensores dele diziam? "Ah, coitadinho, não tem médio direito, tem de adaptar o Ruben": Pergunto, o Benfica contratou alguém para o Ruben passar para o meio? Não, simplesmente agora que tá tudo perdido ele lá resolveu ter tomates e jogar com 2 avançados, colocando Aimar e Reyes nos flancos. Podia ter feito isso mais cedo? Obviamente...

Americano disse...

John, a minha opinião é conhecida, o Nuno deve jogar mais 1 ou 2 anos no Benfica. Pode não ser titular indiscutível, mas é uma óptima opção de banco, é da casa, ajuda no balneário, para mim é fundamental ter jogadores destes. E para virem vedetas de Itália emprestadas a ganhar o dobro dele e a marcarem tanto ou menos que ele, deixem-no lá estar sossegadinho...

João Bizarro disse...

"Dexter, achas que o Nuno Gomes é jogador para o Benfica?"

Acho eu que é! O Nuno sempre foi um jogador que despertou amores e ódios. À imagem de um Néné ! A verdade é que continua a ser útil e acho muito bem que lhe dêem mais um contrato de 2 épocas.

Ricardo, somos de um clube com adeptos que não gostam de ninguém dos nossos. Não gostam do Nuno Gomes, não gostam do Cardozo, não gostam do Maxi... não gostam...
Para esses, este Patric mesmo sendo desconhecido deve ser melhor que o Maxi. Portanto tudo bem...

Pedro disse...

Vamos lá ver uma coisa, não me lembro de ninguem defender o Ruben à direita em detrimento da sua mais valia no meio. O q se dizia é q o Ruben cumpria à direita, somente isso. Mas as críticas a essa opção foram logo imediatas, sempre se disse q a equipa parecia coxa na ala direita pq o Ruben não tem a propensão atacante q a posição necessita.

Sobre Nuno Gomes como venho a dizer à muitos anos a esta parte: se baixar consideravelmente o ordenado é muito bem renovado. É um bom elemento de plantel.

Pedro disse...

"Para esses, este Patric mesmo sendo desconhecido deve ser melhor que o Maxi"

Não não. O Patric era excelente antes, no momento em q for apresentado como reforço do SLB passa a não prestar.

John Billy #37 disse...

"Não não. O Patric era excelente antes, no momento em q for apresentado como reforço do SLB passa a não prestar."

Também acho que é mais assim.

Ainda em relação ao Nuno Gomes, no ano passado foi o jogador melhor pago em Portugal. Acima de Lucho, Quaresma, Rui Costa, Lisandro, Liedson, Luisão, Moutinho entre outros.
Vão lhe dar mais dois anos a um jogador que faz a diferença em 2, 3 jogos numa época com que números?
Os melhores do plantel?
Ao nível do Cardozo?
Do Mantorras?

João Bizarro disse...

"O Patric era excelente antes, no momento em q for apresentado como reforço do SLB passa a não prestar. "

É isso...

Ricardo disse...

Para mim o Nuno Gomes é um elemento importante no plantel do Benfica. Olhando para a sua prestação meramente desportiva, apesar de ser um jogador que tem momentos na época em que falha muitos golos, acaba por ser uma mais-valia. Sempre defendi que, se for um elemento de banco muito utilizado, pode ser muito mais útil do que se tiver, como teve nos últimos anos menos este, a titularidade de mão beijada. Basta olhar para as estatísticas para ver isso. E não só: o Nuno precisa de ter alguma coisa a provar. Quando assim é, é um bom jogador.

Além disto, o Nuno Gomes é praticamente o único naquele plantel capaz de assegurar a transmissão de alguns conceitos benfiquistas aos que chegam. Isto não pode nem deve ser esquecido e muito menos desprezado.

Mas aceito o que o Pedro diz: Nuno Gomes ganha muito e o Benfica não tem dinheiro para lhe pagar um ordenado tão alto. Baixe os seus rendimentos e fique no Benfica por muitos anos. 1 ou dois mais como jogador, o resto na estrutura do clube. Acho que tem perfil para isso.

Dexter disse...

"Não me mete muita confusão o Cardozo ser suplente dele."

A mim tambem nao desde que Suazo esteja em condicoes fisicas que justifiquem a titularidade. Facto que.....aconteceu muito poucas vezes. Agora, jogar a qualquer preço e em que condicoes forem com Suazo em detrimento de Cardozo...isso não. E foi isso que aconteceu.

Quanto ao Nuno Gomes, claro que considero que é uma boa renovacao.

Fui eu que comi a Madonna disse...

Patric é mais um tiro no escuro condenado ao fracasso. Jardel vem hoje no jornal “A Bola” avalizar a contratação do seu ex-colega do Criciúma. Não me parece que este baixinho tenha qualidade para atravessar o Atlântico, muito menos que seja uma alternativa credível ao Maxi.

Pelo contrário a aproximação a Rúben Micael e Nenê merece o meu entusiasmo. Desilusão para mim seria o Benfica continuar a ignorar o mercado nacional sem qualquer argumento válido.

jose disse...

Nao vou emitir comentarios sobre o Patric por duas razoes:
1] Nao conheco
2] So porque o RecoReco diz que ja esta, passa a ser verdade?
Mas ainda nao aprederam

Agora so uma pequena provocacao ao FEQCAM (Fui eu que comi a Madonna ): Quando se anunciou a contratacao de Sidney,David Luiz, (e ja nao vou falar de Luisao,Maxi ou outros assim) qunatos pessoas nao diseram o mesmo que tu agora diseste do Patric? ;)