blog

quinta-feira, agosto 20, 2009

SL Benfica - Vorskla Poltava: 4-0

Como todo o respeito pelo adversário, que não era nenhuma equipa de coitadinhos, é isto que eu espero que o Benfica fala quando defronta equipas deste nível. Vencer categoricamente e despachar, practicamente, a eliminatória permitindo uma rotatividade de jogadores para o jogo da segunda mão.

O Benfica até pode ter começado um pouco mais lento do que o costume mas nunca deixou de ter controle da bola e do jogo. Jogámos com cabeça sempre à procura do espaço e quando ele não aparecia fazíamos a bola rolar pelos jogadores sem ceder à pressão de bombear a dita para a área adversária. É assim que tem de ser. Dada a qualidade dos nossos artistas era uma questão de tempo até acontecer o primeiro golo, os ucranianos não se esconderam do jogo, procuravam, também eles, sempre sair com a bola jogável e sempre que subiam, abriam espaços que o Benfica aproveitava. E num lance desses Di Maria surge que nem uma flecha e marca o golo inaugural. Estava feito o mais difícil e a segunda parte prometia ser um festival.

E foi. O Benfica voltou a ser pressionante e esmagador, com um vendaval ofensivo impressionante que culminou em mais três golos e podia perfeitamente ter aparecido mais um ou outro. A equipa manteve sempre, apesar da vantagem, uma pressão alta e constante e saía sempre com velocidade para o ataque. Os ucranianos não tinham forma de vencer a avalanche benfiquista e pouco ou nada importunaram a baliza de Quim.

Esta semana debati a qualidade de David Luiz como defesa central. Pois bem, até que um outro defesa central em Portugal faça metade daquilo que o David Luiz fez hoje (Sidnei e Miguel Vítor não contam) não entro em mais conversas do género. Simplesmente magnífico, imperial, autoritário, implacável, confiante. É, a quiilómetros de distância da concorrência, o melhor central em Portugal, ponto final. Coentrão voltou a encantar os benfiquistas que retribuíram com uma monumental salva de palmas na sua substituição e ele mereceu cada palma. Pormenores brilhantes sempre em prol do colectivo. Tal como Di Maria. Jesus confirma que dá liberdade ás individualidades e hoje Di Maria fintava o primeiro e passava de seguida. Nem sempre com sucesso mas a intenção está lá. Com estes dois meninos o Glorioso tem alas de sonho... Ramires entrou muito bem tal como Weldon que voltou a facturar. Aimar a pegar no jogo e a espalhar magia com Javi Garcia a segurar as pontas nas suas costas.

A equipa está unida. Trabalha muito e com intensidade. Estamos com alma e estas vitórias ajudam a alimentar a chama.

Quero ter alegrias europeias e sinto que esta equipa tem qualidade para tal.

33 comentários:

Anónimo disse...

estivemos MTO BEM.

jogo mto bom do nosso Benfica mas aquela meia hora inicial nao pode ser admissivel. eles tiveram nessa meia hora inicial uma oportunidade que passou pouco por cima da baliza do quim que poderia ter dado em golo. e se acontecesse, a historia seria outra (Seria um MARITIMO versão 2?!) e seria o cabo dos trabalhos.


weldon = liedson


vivao benfica

Benfica 73 disse...

Excelente crónica ao que se passou na Catedral.
Pedro eu também espero muitas alegrias europeias já este ano.

Pedro Veloso disse...

Pedro assino por baixo, só com uma ressalva: o Di Maria várias vezes fintou demais, não chegando a tentar passar porque perdeu a bola entretanto.

De resto, muito bom jogo e em alguns momentos já um mágico SLB:)

Saloio disse...

Então hoje ninguém aqui bajula o Cardozo!? O homem dá um nó cego daqueles ao defesa e ninguém rejubila com a genialidade do lance!?
Agora a sério, gostei bastante de algumas fases do jogo, nomeadamente quando a equipa troca a bola, tal como fazia nos jogos de preparação.
Cardozo fez um jogo ao seu nível. Tecnicamente fraco comparativamente com a restante equipa, com mobilidade reduzida para um avançado, e de repente, quando ninguém espera, aparece e surpreende. É assim o Cardozo que a maioria idolatra. Oxalá no futuro ele consiga surpreender-me também a mim.

Anónimo disse...

Tecnicamente fraco? Quando marcares um pénalti daqueles (acredita, não sabes, nem consegues) ou fizeres o que ele fez no terceiro golo, se calhar,talvez percebas o que é ter técnica. Calma, não é o Maradona, eu sei. Mas dizer que o Cardozo é fraco tecnicamente faz tanto sentido como dizer que o Mário Soares fica muito bem vestido só de ceroulas.

Mobilidade reduzida? Isso é o quê? Só corre com uma perna? Só descai metro para os lados, no terreno de jogo, porque tem pregas nas rótulas dos joelhos?

Se te queres surpreender podes sempre ver um espectáculo do Luis de Matos.

Pedro: finalmente a equipa arrasou o adversário. Não interessa se é uma potência ou não. Interessa a atitude e a qualidade do futebol com que nos deliciámos.

dezazucr disse...

Cardozo bem melhor.
E novamente damos meia hora ao adversário, colocando-nos a jeito.
Espero bem que tal não suceda face ao Guimarães, senão será mais do mesmo.
Só depois do golo a equipa arrancou para uma exibição de nível, acabando na goleada que até podería ter sido mais ampla. Contra estas equipas tem de ser assim.
Melhores, sem dúvida o Coentrão novamente e o Aimar, excelente jogo.

Anónimo disse...

Saloio, o Cardozo nao lhe agrada. pois mas melhor do que ele há mto poucos. eu tb queria o shevchenko, mas como é pouco provavel, já me fico mto contente com o cardozo que hoje marcou 1 golo e deu 1 golo ao saviola. eu nao entendo sinceramente estas criticas ao cardozo! querem quem? o mawete junior? o makukula? o maciel?

Abram os olhos - o cardozo é dos melhores avançados a jogar na Europa.

Velha Guarda disse...

Finalmente o diamante em bruto (Di Maria) está a começar a ser lapidado. Se continuar no bom caminho vai encher os estádios para nos dar muitas alegrias.
O Cardozo com aquele nó cego voltou a "matar o jogo".
Atenção ao "GRANDE" jogador chamado Javi Garcia, um trabalhador, o homem que faltava para por a máquina a funcionar.
Para mim o jogador que está a ser a "revelação" é o "regressado" Fábio Coentrão. O JJ conseguiu baixar a garimpa ao míudo e daí ele começou a perceber que para jogar no Glorioso, além da camisola ser mais pesada, tem que se lutar até ao fim.

Anónimo disse...

ahah só dá mesmo para rir, saber que ainda há pessoas que ainda nao estao convencidas do valor do Cardozo...

no Domingo teve um jogo mau, aliás para mim ate foi o pior em campo, no entanto sei muito bem que foi apenas um "acidente" de percurso e que iria novamente a voltar aos golos e as boas exibições.

Gostei da exibiçao hoje. o David Luiz tem que jogar no meio e nao nas laterais. o Schaffer será optimo nos jogos em casa, se bem que fora a não ser com equipas que praticamente nao ataquem, preferia o C.Peixoto. Quanto ao Coentrao, eu ja nao tenho palavras para descrever a forma dele. Di Maria, Javi Saviola voltaram a fazer grande jogo... e o Ramires contribui para a classe do meio.campo. De resto só de apontar mais um golo do Weldon... o tal que tb "tava acabado e que tinhamos ido buscar a loja dos 300"

Quer.me parecer que a contar com a pré.epoca já tem mais golos do que o etiope.mergulhador (liedson) e o Ulqui ... meros promenores, nao é lagartos e tripeiros ?!

Tacuara it's back on track :D

- Nunivs -

Pedro Villa disse...

Apesar dos 30min iniciais um pouco mais displicentes que a restante exibição, ontem vi um grande BENFICA. Não sei se por uma questão de adaptação, se de estratégia, faz-me todo o sentido que uma equipa não entre em correrias desenfreadas logo no começo de um jogo, que se iniciou num fim de tarde de Verão.

Ontem, a TI MARIA voltou a ser DI MARIA, embora como aqui já foi referido, continua a fintar um pouco demais, comprometendo por vezes a equipa. Contudo, o nível e a atitude determinante de alguns lances em que se envolveu, acabaram por resultar numa grande exibiçao. Esperemos que continue a série de boas exibições, tornando-as regulares...

Para o DAVID LUIZ não tenho palavras, por isso reforço o que o Pedro disse neste post:

«Simplesmente magnífico, imperial, autoritário, implacável, confiante. É, a quiilómetros de distância da concorrência»

Como já tinha referido esta semana em "diálogo" com o André Leal, na minha óptica, sem dúvida o melhor central do BENFICA...

Não podia aqui deixar de falar no FÁBIO COENTRÃO que conjuntamente com os 2 jogadores que falei anteriormente, voltou fazer uma exibição extraordinária! Este miúdo está um jogador d'outro mundo... Ganha faltas em série, defende, corre, centra, cria e tenta concluir lances de golo...

Uma última palavra para 2 dos pontas de lança... Não me queria tornar repetitivo, mas WELDON é nome de "matador". Este moço não precisa de estar muito tempo em campo, nem de ter muitas oportunidades, é capaz de carregar uma equipa e de vir buscar jogo... Até ao momento a contratação do ano deste SLB (preço vs qualidade)...
Finalmente CARDOZO, não fazendo uma grande exbição, voltou a marcar. Como alguém referiu aqui e subscrevo, «não pode marcar penalties à puta fina» e quando assim não faz, sai sempre bem. Contudo,pra mim o grande lance do CARDOZO é o trabalho e o passe para o golo de SAVIOLA, simplesmente genial! Aliás, como toda a jogada, pois o passe de DI MARIA também foi soberbo... Acho que foi o lance do jogo, não por ter sido determinante, obviamente, mas porque foi uma autêntica passagem digna dos melhores recitais...

Americano disse...

Só discordo do início da tua análise, a primeira meia hora foi fraquíssima, digna do Benfica de Quique. A partir daí, e principalmente na 2ª parte, a equipa soltou-se e jogou à Benfica, dominando o adversário como quis. Bom jogo de praticamente todos, mas ontem quem mais me encantou foi o Javi, defensivamente parece um autêntico Petit, mas com a força do Robocop.

Mantenham a pedalada e limpe-se os vitós para depois gozar o passeio à Ucrânia...

João Bizarro disse...

Realmente a equipa não esteve bem até ao 1-0. Depois foi um ver se te avias...
Cardozo também estava ao passar ao lado do jogo e com o penalty "à Cardozo" foi outro jogador.

Foi uma exibição colectiva agradavel, com algumas grandes exibições individuais: David Luiz, Di Maria, Coentrão, Javi...

Agora é para ganhar em Guimarães.

Pedro disse...

o q eu acho é q as segundas partes têm sido tão intensas que parece q a primeira meia hora foi fraca. Mas não foi. O Benfica teve sempre posso de bola e procurou sempre jogar de forma inteligente. Aquela correria doida e entusiasmante nem sempre é possível.

Americano disse...

Pedro, desculpa mas a primeira meia hora foi uma valente merda, a equipa ucraniana inclusivamente estava a trocar a bola melhor que nós. Eu acho é que o futebol espectáculo a partir do golo faz algumas pessoas esquecerem o que aconteceu antes, mas repito que aquela primeira meio hora foi digna dos jogos da época passada.

Daqui vejo a catedral disse...

Acho que a primeira parte serviu para "medir" o adversário, que afinal era um perfeito desconhecido, e visto ser um jogo a duas mãos, era bastante importante não sofrer golos.
Depois....depois foi jogar à Benfica...como já não se via à muito.

PS. Quando o Maxi voltar....quem vai sair para o Ruben entrar?

Pedro Villa disse...

Acho que o RUBEN AMORIM vai ficar agum tempo no banco...

o Esquemático disse...

Primeira Meia Hora:

POUCO POSITIVA

1a oportunidade flagrante para o Metallist

Resto do JOGO:

BESTIAL

SHAFFER, JAVI GARCIA, COENTRAO, DI MARIA, AIMAR, CARDOZO, WELDON E SAVIOLA - exibiçoes positivas

MELHOR EM CAMPO: SAVIOLA (1 GOLO, 1 ASSISTENCIA E CONSEGUIU 1 PENALTIE PARA O CARDOZO)

VIVA O BENFICA

ps: para os adeptos portugueses do Poltava, relembro que no domingo esta equipa ucraniana vai voltar a jogar para o campeonato ucraniano!

André Leal disse...

Dezazucr, faço este comentário com todo o respeito, não quero que entendas isto como um ataque:

Fui ler o teu blog (onde dizes mais ou menos o mesmo do teu comentário aqui) e não entendo tanto pessimismo...

A única coisa que retiras deste jogo é a primeira meia hora?

É certo que não atacámos muito, mas o Poltava também não fez nada (a ponto de se discutir uma pseudo-oportunidade deles que passou 2 metros por cima da barra). Pareceu-me que tal ocorreu durante a primeira meia hora porque os ucranianos ainda tinham gás. De qualquer forma essa táctica foi muito bem explicada pelo JJ, que referiu especificamente que não queria sofrer golos. Assim também não é de estranhar que a meia hora final também não tenha sido grande coisa.

E também não entendo a tua embirração com o David Luiz, ainda que a expliques no teu blog. Não consigo compreender como chegas a essas conclusões. Não me lembro que o David Luiz tenha comprometido pelas suas arrancadas. Às vezes faz umas daquelas como no Domingo (refiro-me ao penalty), mas não me parece que se enquadre na crítica que lhe fazes.

Quanto aos (muitos) pontos positivos:

É óptimo podermos ir à Ucrânia descansadinhos e a poder rodar a equipa por aqueles que tão bem jogam mas que não têm oportunidade de início.

As exibições do David Luiz, Javi "invisível mas eficaz como o caraças" Garcia, Cardozo, Di Maria, Coentrão e Weldon.

A pressão que a equipa fez, nomeadamente entre os 30 e 60 minutos, em que o Poltava não conseguia, pura e simplesmente, passar do meio campo.

Unknown disse...

Primeira meia hora negativa porque ? O Benfica tem um jogo daqui a três dias, não pode meter um ritmo elevado durante todo o jogo, nem o Barça o ano passado o fazia. Por vezes, no inicio das partidas, é importantes estudar as equipas e ver do que elas são capazes, principalmente equipas que mal se conhecem, como estes ucranianos! É verdade que o Benfica não dominou nesse altura, mas controlou perfeitamente e como bem entendeu a partida. E de dizer que apartir dos 20 minutos de jogo começamos a dominar a partida mais acentuadamente, pelo menos foi a sensação que tive no estádio!

David Luiz foi enorme! Aimar fantástico e Coentrão continua a encantar. Entre outros!

Vasco disse...

Assino por baixo excepto a parte de David Luiz, é certo que tem grande potencial, mas acho-o um jogador burro que entra muitas vezes à queima, por vezes faz-me lembrar o burrito alves. Para mim o grande central de Portugal é o Sidnei, esse sim magnífico! ninguém passa pelo "bicho" e é super inteligente!
Se calhar David luiz poderia dar um grande lateral direito, porque quando está no flanco esquerdo por vezes faz mierda, mas deve-se ao facto de não ser canhoto.. bamos a ber

SLB SLB SLB saudações benfiquistas

Jorge disse...

Vamos com calma, o ano passado começámos a eliminar o Nápoles e depois foi o que se viu.

Eu vejo isto mais como dever cumprido. Nada de extraordinãrio.

Pedro disse...

"Eu vejo isto mais como dever cumprido. Nada de extraordinãrio."

A questão é q andavamos a falhar ao nosso dever há algum tempo...
:)

André Leal disse...

Jorge:

O futebol é para dar alegrias, por isso acho que é melhor uma postura em que ficamos contentes quando ganhamos, sem ficarmos chateados quando perdemos, do que uma outra em que ficarmos indiferentes às vitórias e tremendamente chateados e tristes com as derrotas. Esta é a minha opinião, ainda que fique bastante irritado após uma derrota ou mau resultado do Benfica, porém, desde há uns anos a esta parte, passa-me depressa (talvez seja o calo). Quando são jogos como os do ano passado com o Nacional ou corruptos é que fico passado de todo. Não só pelo resultado, mas principalmente pela podridão que surge. Certas vitórias como a contra o Braga e contra os lagartos na Taça da Liga também não me deixaram particularmente contente.

dezazucr disse...

André, não é uma questão de pessimismo, é mais realismo. Dás meia hora de avanço no campeonato português e aparecem elementos estranhos ao jogo. Não nos coloquemos a jeito facilitando a vida aos outros.
E é verdade que o Benfica só arrancou para uma exibição de encher o olho após o primeiro golo.
Faço algumas observações ao David Luiz, na mesma perspectiva. O talento tá todo lá, por vezes o deslumbramento estraga. É o mesmo que se tinha passado com o Di Maria os outros anos, o talento todo lá, o deslumbramento potencia a azelhice. David Luiz fez ontem um grande jogo, mas compara com o que fez por exemplo no Domingo. E não me digam que foi por jogar a central pois as falhas que teve foram mais derivadas da desplicência notada.

O Benfica tem estado a jogar muito bem, daí que acredite muito nesta equipa, o que me leva a ser mais exigente. Apenas quero que a equipa comece os jogos ao minuto 1, e que seja avassalador a partir daí e não aos 30m. Eu sei que falar é fácil, mas se assim fôr não daremos hipóteses. Se insistirmos em jogar só a partir dos 30m, bem, aí vamos passar a época a chorar os autocarros e os árbitros.

Acredita, não é pessimismo.

Jorge disse...

André é claro que devemos festejar as vitórias. Mas eu ainda não vou embandeirar em arco. Esta foi a primeira vitória do Benfica de Jesus em casa :)

Anónimo disse...

Uma empresa portuguesa de soluções web & criatividade multimédia, em parceria com o Google, criou o primeiro Google Benfiquista de alta qualidade:

www.Benfica.tk

Quem quiser, pode usá-lo como homepage e/ou divulgar!



Viva o Benfica!

responder a comentário

Anónimo disse...

“Não podia aqui deixar de falar no FÁBIO COENTRÃO que conjuntamente com os 2 jogadores que falei anteriormente, voltou fazer uma exibição extraordinária! Este miúdo está um jogador d'outro mundo... Ganha faltas em série, defende, corre, centra, cria e tenta concluir lances de golo...

“Uma última palavra para 2 dos pontas de lança... Não me queria tornar repetitivo, mas WELDON é nome de "matador". Este moço não precisa de estar muito tempo em campo, nem de ter muitas oportunidades, é capaz de carregar uma equipa e de vir buscar jogo... Até ao momento a contratação do ano deste SLB (preço vs qualidade)...
Finalmente CARDOZO, não fazendo uma grande exibição, voltou a marcar. Como alguém referiu aqui e subscrevo, «não pode marcar penalties à puta fina» e quando assim não faz, sai sempre bem. Contudo, pra mim o grande lance do CARDOZO é o trabalho e o passe para o golo de SAVIOLA, simplesmente genial! Aliás, como toda a jogada, pois o passe de DI MARIA também foi soberbo... Acho que foi o lance do jogo, não por ter sido determinante, obviamente, mas porque foi uma autêntica passagem digna dos melhores recitais...”


“Apenas quero que a equipa comece os jogos ao minuto 1, e que seja avassalador a partir daí e não aos 30m. Eu sei que falar é fácil, mas se assim for não daremos hipóteses. Se insistirmos em jogar só a partir dos 30m, bem, aí vamos passar a época a chorar os autocarros e os árbitros”.


Onde é que eu assino?

Starblade disse...

Algum dos mais esclarecidos sabe o que se está a passar?

http://veultras.blogspot.com/2009/08/vi-ontem-no-estadio-da-luz.html
http://slbpluribusunum.blogspot.com/2009/08/europa-encarnada-sem-repressao.html

Fabio Monteiro disse...

Morro de saudades do David Luiz no meu time (Vitória). Maldita negociação dele em 2006...ele poderia ainda estar aqui!!!! que inveja!!!!! Mas fico feliz por ele estar arrebentando no maior time de Portugal!!

Anónimo disse...

Starblade, o Benfica até podia ser campeao europeu que tinha que tem sempre alguma coisa a criticar.
cada vez mais me convenço, que és o novo Miguel Sousa Tavares do Benfica!

André Leal disse...

Porra anónimo, até aceito que o Starblade é às vezes um pouco crítico demais, mas as notícias que ele mostra (e nota bem que não foi ele que as criou) são assinaláveis mesmo que fôssemos, de facto, campeões europeus. Uma das coisas de que mais me orgulha no nosso glorioso clube é o facto de sermos democráticos desde a criação, mesmo quando a ditadura imperava em Portugal e até no resto da Europa e, estas atitudes, que hão-de ter o seu fundo de verdade, são contrárias a este ideal. Se os resultados (que, de facto, ainda não apareceram) te fazem esquecer toda e qualquer atitude menos democrática tomada pela direcção, para mim, e aparente mente para o Starblade, contarão sempre. O Benfica é de todos e não um feudo do sr, Luís Filipe Vieira, que fez muito pelo clube mas que tem que aprender a conviver com as opiniões discordantes.

Anónimo disse...

Bem pessoal ... eu e o meu irmão ( chama imensa ) já arranjamos bilhetes para amanha, coisa que pareceu até a 1h da manha de este domingo, mto dificil. no entanto lá estaremos uma vez mais ali no estádio a apoiar o ENORME :D

Não se preocupem, a gente canta pelo pessoal todo do blog, como sempre :D

- Nunivs -

Pedro disse...

Nunivs e Chama, cantem até ficarem roucos!!!
:)

A repressão existente no nosso estádio à nossa própria gente é uma vergonha.