blog

sexta-feira, abril 02, 2010

SL Benfica - Liverpool: 2-1

Em vantagem ao intervalo...

A Uefa devia anular este sorteio de modo a que as duas equipas que hoje jogaram no Estádio da Luz pudessem estar na final. Se há adeptos que mereciam que as suas equipas fossem à final são os adeptos do Benfica e do Liverpool, os melhores adeptos do mundo sem qualquer dúvida. Os mais de 62 mil espectadores que estiveram na Luz deram um festival impressionante, os ingleses, em menor número do que o habitual, sempre em são convívio com os benfiquistas, todos a cantarem, todos a festejarem, todos a mostrarem uma paixão pelos seus clubes que faz arrepiar que tem o privilégio de assistir ao vivo tamanho espectáculo.

Para ajudar à festa temos duas excelentes equipas, dotadas de excelentes jogadores que proporcionaram um excelente jogo de futebol, muito emotivo, muito intenso, muito aguerrido com o Benfica a mostrar uma superioridade que, infelizmente, não foi representada no marcador. Sofremos um golo cedo mas, tal como em Marselha, conseguimos virar o resultado, fruto de um espírito de luta fantástico de todos os jogadores que, empurrados por um público maravilhoso, tudo fizeram para virar o resultado adverso que um golo fortuito do adversário gerou. E não é mentira de um de Abril quando se diz que o Benfica podia ter arrumado a eliminatória hoje tantas foram as ocasiões de golo feito que a equipa produziu. Uma noite de acerto normal na finalização e o Benfica teria marcado, sem exagero, 4 golitos. É verdade que a expulsão permitiu ao Benfica subir as linhas, pressionar mais e ter mais bola e mais ataque mas, antes da expulsão, já o Benfica carregava o adversário empurrando-o para a sua baliza. Infelizmente os golos não surgiram e foi preciso esperar pelo meio da segunda parte para Cardozo converter dois penaltys e dar a merecida vantagem à equipa para a deslocação a Anfield Road.

Acho que a equipa fez um belíssimo jogo colectivo, compensado algumas falhas individuais com muita entre-ajuda e empenho de todos. Maxi sentiu muitas dificuldades nos primeiros minutos com Babel mas foi conseguindo ganhar alguns duelos que permitiram crescer a confiança. Luisão com imenso trabalho para parar a linha avançada do Liverpool mas com David Luiz ao seu lado tudo fica mais fácil. Impressionante a forma como o jovem central brasileiro pôs no bolso um dos melhores avançados do mundo. Que me lembre perdeu apenas um lance e mesmo assim não deixou o furacão espanhol passar. Coentrão, Javi, Aimar, Martins e Ramires em muito bom nível. Cardozo demasiado perdulário e isso em alta competição paga-se caro mas compensou com a conversão dos dois penaltys. Di Maria esteve endiabrado mas por vezes demasiado agarrado à bola. Dele espera-se sempre muito e foi assim que obrigou um adversário a fazer penalty. Nuno Gomes e Amorim entraram muito bem e Airton no final para segurar a vantagem.

Os quatro lances fulcrais da partida foram bem decididos pelo árbitro: golo bem anulado ao Liverpool por fora de jogo, expulsão óbvia de Babel por agressão, e os dois penaltys são indiscutíveis. Ficou ainda um por marcar sobre Cardozo e apesar de não ter reparado no estádio parece que há uma outra mão na área do Liverpool.

De lamentar a cena dos petardos. Não há qualquer desculpa para aquilo, é de uma estupidez tal que espero que dentro do próprio grupo quem fez aquilo leve uns valentes calduços. Atirar petardos para o campo numa competição da Uefa? Quase acertando num dos árbitros de baliza? Mas está tudo doido???? Espero que o Benfica se fique por uma pesada multa. A reacção do restante público foi natural. Completamente desnecessário tudo o que se passou até porque estava a ser maravilhoso o comportamento do público, a forma como todos se levantaram a apoiar o Glorioso após o golo sofrido foi mágico. Não havia necessidade...

2-1 é um dos resultados mais perigosos nas competições europeias, mas estamos em vantagem. Em Anfield Road vai ser duro mas tenho a convicção que iremos marcar. Temos que ser fortes, seguros, concentrados e respeitar o ambiente infernal mas não o temer. Explicar que já lá fomos vencer e que podemos fazê-lo novamente. As meias estão perto, todos queremos lá estar. Queremos uma invasão a Espanha!!!

22 comentários:

Luis Ferreira disse...

Olá Pedro. Numa (mais uma) noite fantástica, em que os nossos Bravos, lutaram até à exaustão, e em grande parte do jogo, banalizaram esta excelente equipa inglesa, no qual o árbitro e (ou) auxiliares, fizeram "vista grossa" a dois penalties claríssimos a nosso favor, ainda bem que focou a questão dos PETARDOS. Como é possível que crápulas imbecis destes, manchem desta forma ignóbil o nome do nosso Amado Clube? Esses parvalhões mentecaptos nojentos, não sabem que este jogo foi visto por milhões de pessoas em todo o Mundo? Se querem fazer esse tipo de merdas, que vão para a Turquia ou para a Grécia, e deixem-nos em PAZ. Quem é que vai apanhar com a pesada multa? são eles? Pois não! É o nosso Clube. Agora, imagine que um dos árbitros (foi por pouco) apanhava com aquilo!! Vamos aguardar, mas receio o pior. Não há câmaras de vigilância viradas para as bancadas? É apanhar esses cabrões, meter-lhes os petardos pelo cú acima e que os façam rebentar nas casas deles! E o nosso Presidente, não pode continuar a assobiar para o lado, e vir dizer que não temos claques organizadas, que são sócios como os outros, blá,blá,blá. Ele tem que vir a público e dizer BASTA! a esses meninos, que estão a enxovalhar-nos a todos. Pronto, desculpe, já desabafei, mas que é de um gajo se passar, é. Por motivos económicos, e como vivo no Porto, vi o jogo pela tv, e emocionei-me bastante, quando vi aquele menino a chorar de alegria quando Cardozo marcou o primeiro penaltie. São estas pequenas (grandes) coisas, que nos enchem de orgulho em ser BENFIQUISTAS.

Grande Abraço a Todos.

P.S. - No dia do Marselha-Benfica, vi um andrade com uma camisola do clube francês vestida, e pensei cá para os meus botões: "Pode ser que logo à noite fiques com um grande melão"! E não é que ficou.
Hoje (ontem) de manhã, vi outro, mas agora com a camisola dos ingleses. Estes gajos, são mesmo burros, mas parece que nos estão a dar sorte!

André Leal disse...

Acho que se jogarmos como em Marselha, dificilmente não passamos. O Liverpool é uma equipa um pouco desorganizada e dependente de rasgos individuais passíveis de ocorrer com mais frequência em jogos fora, já que as marcações são menos rigorosas. No entanto o Liverpool tem conseguido melhores resultados em casa, o que contraria esta minha ideia, porém não os têm obtido com equipas de maior valia como o Benfica, acho que até os ingleses estão de acordo nesta avaliação, tendo ganho unicamente ao Manchester United. Este ano já perderam em casa contra Lyon, Fiorentina, Aston Villa, Arsenal e Reading (?), no entanto nos últimos 7 jogos em casa ganharam sempre.

Quanto à arbitragem fomos claramente prejudicados, embora o lance do Babel pudesse ter sido doutra forma. No entanto o jogador colocou DUAS vezes à frente do árbitro a mão na cara do Luisão. E, antes que o Alex venha para aqui destilar veneno, é de assinalar que o que fez Babel foi bem pior do que a vergonhosa cena protagonizada pelo Deco depois de um pontapé no traseiro totalmente inofensivo e nitidamente amigável do Jorge Andrade na Champions da vergonha de 2004 e que resultou na expulsão do segundo.
Quanto ao resto o golo do Liverpool é mal validado. Sim, o primeiro também, já que no segundo nem houve golo anulado, estando a jogada interrompida antes. O Kuyt está junto à linha de golo, em fora de jogo, e a bola ou lhe toca ou lhe passa a um cm do pé, sendo que inviabilizou totalmente a visão ao Júlio César.
Houve mais dois penaltys por assinalar, um deles totalmente incompreensível, no lance da patada no braço do Cardozo. O outro é uma mão na bola em que num remate de longe o jogador mantém o braço ligeiramente afastado do corpo, podendo perfeitamente tirá-lo.

No entanto pareceram-me erros legítimos, ainda que algo imperdoáveis, e não favores ao Liverpool, caso contrário nunca teria expulsado o Babel.

John Billy #37 disse...

O grande destaque negativo só pode ser para os filhos da p*** que lançaram os petardos.
Esses gajos têm que ser identificados e banidos para sempre do clube.
Imaginem só o Benfica passar às meias finais e ter que jogar a porta fechada?
Esses camelos têm a noção do que estão a fazer?
Isso para não falar da multa que está mais que garantida. Estamos aqui a pagar cotas para compensar os prejuízos de certos selvagens?
FDX que esses gajos não podem ser benfiquistas.

Em relação ao jogo propriamente dito, estamos em vantagem e temos todas as condições para passar.

Logo era muito bom o Braga não vencer. Dava uma certa ajuda para fazer poupanças com a Naval e assim ter a equipa em melhores condições para Liverpool.

Quem dizia que o Cardozo não devia voltar a marcar penaltys que chegue a frente!

Pedro Alves Pereira disse...

De facto um jogo muito bom realizado pelo Benfica, a expulsão do jogador do Liverpool penso que "ajudou", pois jogar contra 10 torna as coisas + simples e foi um factor motivador para a equipa do Benfica.

Quando vi Tacuara Cardozo no 2º penalti, percebi logo o que ia acontecer e ia tendo um ataque cardíaco. Se ele falhasse aquele penalti, acho que o ia odiar ainda mais ... (sim, é verdade não sou fã do jogador)

Agora é esperar que a equipa faça um bom jogo na 2ª mão em Liverpool, o que acho que não vai ser nada fácil... E se passarmos às meias-finais, os cartões amarelo que temos acumulados nos defesas vai dar mts dores de cabeça a Jesus...

p.s - Esta hist do petardos, METE NOJO, ainda por cima quando se sabe quem são os "brincalhões", para mim podem ser muito benfiquistas e estar lá todas as semanas, mas isso não lhes dá o direito de prejudicar o Benfica. Por mim acabava-se a "Claque não organizada" e era JÁ!!!!!!

dezazucr disse...

Bom jogo do Benfica. É claro que jogamos desde os 30' com mais um, mas mesmo antes disso já o Benfica tinha mostrado reacção com 3 oportunidades falhadas (2 de Cardozo e uma de Ramirez). Depois, mostrou saber jogar com um a mais, com Jesus a arriscar, tirando Maxi para colocar em campo Nuno Gomes mostrando que queria resolver.

Mau mau foram os petardos e vamos ver qual será o castigo da Uefa.

Blueminerva disse...

O Benfica é isto... http://www.youtube.com/watch?v=PfHUU8vyquk

... É amor, é crença, é devoção e emoção!

Álvaro Martins disse...

Sim, esse dos petardos devia era levar com o petardo pelo cu acima como disse o Luis Ferreira. Nojento, muito nojento isso.

Quanto ao jogo, não foram só dois pénaltis que ficaram por marcar, foi a expulsão do Insua que ficou por acontecer. Sim, porque no primeiro penalti o gajo levava o segundo amarelo. E depois ainda mais revoltado um gajo fica quando no segundo penalti vemos o paneleiro do árbitro a dar o amarelo ao Carragher, ou seja, a este já dá. Porquê? Porque ainda não tinha nenhum e outro já tinha um. Mais nojo, dualidade de critérios.

Havemos de lá estar na final, CARREGA BENFICA

Anónimo disse...

Com o maraselha empatamos e a equipa estava obrigada a marcar, tenho medo que a equipa em Anfield se agarre ao empate, e por favor tirem-me o julio cesar da baliza, na fase de grupos tudo bem, mas ontem se o torres não tivesse falhado, ele estava completamente batido, sem esquecer que a atitude dele no lance do golo é simplesmente patética.

Pedro disse...

Sinceramente não sei q culpas possam ser apontadas ao Júlio César nesses dois lances: no golo ele não tem qqr hipótese, o falhanço é todo da equipa a defender que deixou totalmente isolado o marcador do golo e no outro lance o Torres aparece sozinho à sua frente. Q mais podia ele fazer?

José Marinho disse...

Meu caro Pedro, lembra-se do golo anulado ao Liverpool? O que é que diria se fosse o Quim? Nem quero pensar nisso.

Ricardo disse...

Sim, Pedro, o Marinho faz a pergunta certa.

Já está na altura de se admitir que o Quim é o melhor guarda-redes português. Ouviste, ó Queiroz?

E, já agora, Carlitos: começa a ver aquele puto loiro que joga na esquerda da defesa do Benfica. Vê alguns jogos dele, pá. Tens lateral esquerdo?

E um que faz de trinco, defesa-direito e médio direito. Sempre em alta rotação, crucial a equilibrar qualquer equipa, para jogos em que, imagina, Portugal precisa de conservar uma vantagem, estás a ver, ó Queiroz?

E um outro, um tal de Martins, vê alguns jogos dele. Se calhar precisas de um gajo para a posição de 10, além do Deco. Ah tens o Micael, essa fera. Pronto, está bem. Deixa.

Pedro disse...

Sinceramente não me recordo bem do lance mas se o Júlio César tivesse culpas cá estaria eu para as apontar. Não olho a nomes nessas questões.

Ricardo, não tenho qqr problema em admitir q Quim é o melhor gr tuga. O problema é que isso não me dá qqr segurança acrescida.

John Billy #37 disse...

Ó pá!
Afinal que se f*** a Liga Europa!
Vamos ter que jogar a 200% contra a Naval que o sistema não desarma.
Hoje foi das maiores roubalheiras deste campeonato.
Três penaltys inventados num só jogo! É obra!
Vais chegar longe arturinho.

José Marinho disse...

Francamente acho que o jogo da Pedreira, ao principio da noite, terá sido a confirmação de que está encontrado o melhor árbitro da época. Artur Soares Dias. E recomendo igualmente a entrega de uma medalha de mérito. Conseguiu, no mesmo jogo, assinalar três grandes-penalidades inexistentes, em benefício sempre da mesma equipa. Mas, claro o assunto que mais excita as discussões sobre a arbitragem continuam a ser sete segundinhos a mais na marcação de um pontapé de canto. Está bonito, está.

Jessica disse...

Foi um jogo de certo modo impróprio para cardíacos :o

gritei bue ><

mas o que vale é que vencemos, que venha o próximo agora ^^

Anónimo disse...

O jogo de hoje com o Braga foi a melhor comédia de sempre, 3 penaltis a favor do Braga todos mal assinalados incrível. Resultado justo Braga 0 - 2 Guimarães.

marley disse...

Mas alguma vez o último lance do jogo Braga/Guimarães é penalty?Vergonha das vergonhas

Anónimo disse...

Para quem só fala dos petardos no relvado, aqui fica uma história vivida na primeira pessoa.

Estádio da Luz. Bancada Sagres. Piso 3 Superior. Sector 7. De súbito, a meio da primeira parte, um estampido brutal seguido de fumo. Rebenta um petardo, ou uma dessas mini-bombas de fabrico caseiro muito vistas no campeonato francês, seis ou sete cadeiras ao meu lado e três ou quatro filas abaixo. Confusão no sector, enorme sururu. Procuro instintivamente o local de onde vem o fumo e vejo um velhote agarrado à cabeça com alguém a ampará-lo. Levantam-se e descem as escadas. Atrás de mim, uma miúda com não mais do que seis ou sete anitos choraminga e pede para ir embora. A mãe vira-se para o marido e lamenta "Eu disse que não a devíamos ter trazido". O homem, sem resposta possível, faz festas na cabeça da filha e não responde. Os meus olhos viram-se de novo para o local onde deflagrou o engenho. Três pessoas estão de pé, voltadas para trás, e bradam: "Quem é que foi o animal que fez isto? Anda cá abaixo! Mostra-te, cobarde!" O cobarde não se mostrou. O velhote não regressou. A miúda choramingou até ao final do jogo. A mãe deixou a promessa de não a trazer outra vez ao Estádio da Luz.
Passados cerca de dez minutos rebenta novo engenho, desta feita no sector 9 ou 10, não sei dizer ao certo...

É este o Benfica que querem?

Éter

Chama Imensa disse...

Alguém quer apostar comigo que durante a semana ninguém vai falar da maior roubalheira do futebol português da história?

Que se fosse o Benfica a ser levado ao colo desta forma nem que fosse na pré-época toda a gente falava de colos, andores, calabotes e afins?

Pensei que nunca fosse ver um penalti mais ridículo que o do Jardel na Luz ou do Benfica na final da Carslberg com o sporting...mas o Soares Dias esmerou-se. O Braga venceu com 2 penaltis inexistentes e o Andrézinho viu o 2º amarelo depois de o árbitro o ter confundido com o Flávio Meireles.

Nunca assisti a nada tão escandaloso na minha vida. Acho que hoje se o Meyong falhasse o penalty ele mandava repetir até ele marcar. Nos penaltis do Braga ele nunca voltou atrás.

O Soares Dias não vai ser interrogado, o Soares Dias não vai ser penalizado, o Soares Dias vai ser de certeza absoluta promovido a arbitro internacional. Tudo isto uma semana depois de virem chorar-se de túneis e afins. E de colo ao Benfica.
Que descaramento.....

Helder disse...

O que se passou hoje no jogo do Braga é completamente escabroso!! Eu já assisti a muitos roubos no futebol mas como o de hoje não tenho memória!! "ELES" já perderam a vergonha toda. Já nem disfarçam!! Então o terceiro pénalti tem que ser passado nas televisões da europa e do mundo!!
Benfiquistas preparem-se que isto foi só o aquecimento para o jogo de segunda feira..........vai dar molho e do grosso......penso eu de que......!!

lj disse...

Vivo em Inglaterra e vi o jogo no canal Five. A opiniao dos comentadores foi:
_ excepcional estadio e ambiente
- Di MAria, excelente; cotacao subiu;
- Cardozo, cotacao desceu; Stan Collymore disse ate que gostava de estar a jogar a ponta de lanca neste jogo, no lugar de Cardozo, pois "ja teria um hat trick ao intervalo";
- Babel mal expulso (ou entao levava Luisao com ele); penalties bem assinalados; nada acerca do segundo amarelo a Insua que ficou no bolso.
- Nos descontos a ouvir-se os adeptos do Liverpool a cantar "You'll never walk alone" em vez dos adeptos benfiquistas, como seria de esperar
- as bestas dos petardos so deixaram ficar mal o clube

Quinta-feira ha mais; o 2-1 foi melhor resultado para o Liverpool que para o Benfica, basta ver a reaccao dos adeptos no final. Saviola fez muita falta.

Fiquei um pouco desapontado com o que produzimos, achei que fomos cerimoniosos e pouco praticos. Mas e possivel.

João Bizarro disse...

Pedro, como te disse na altura do 1-1, eram 3 penaltys. A essa altura ficaram 2 por marcar. Uma mão do Lucas (se não me engano) e uma patada no peito do Cardozo.