blog

quarta-feira, setembro 29, 2010

Shalke 04 - SL Benfica: 2-0

Inacreditável oportunidade desperdiçada de o Glorioso quebrar o maldito enguiço de não conseguir vencer na Alemanha nas competições e, pior que isso tudo, trazer para a luta pela qualificação um adversário que estava practicamente nas cordas à espera do KO.

Estas derrotas custam-me muito mais que qualquer goleada em Vigo ou Atenas, estou irritadíssimo com esta persistente mania de desperdiçarmos oportunidades de elevarmos o nome do nosso clube, vencendo um adversário, na sua casa, que é valoroso mas claramente inferior à nossa equipa. E isso ficou bem demonstrado sempre que colocávamos a bola a rolar pela relva, sempre que imprimíamos velocidade ao jogo, sempre que pressionavamos. Tivemos uma entrada fantástica, autoritária, decidida, em cima do adversário que mal conseguia passar do meio campo e começámos a falhar golos, a falhar o passe final uma e outra vez e isso na champions paga-se demasiado caro. Custa-me imenso deitar oportunidades destas fora assim, mostrar em campo superioridade mas depois perder nos pormenores, nos erros desnecessários e, mais uma vez, o adversário aproveita na perfeição essas nossas falhas. O SL Benfica tem que crescer na Europa, tem que ganhar calo, tem que arrasar quando lhe surgem oportunidades destas. O Shalke 04 tem excelentes jogadores mas está longer de ter um colectivo forte e esta vitória pode muito bem os ter lançado na corrida da Champions e complicar muito as nossas contas. Matemáticamente é lógico que nada está perdido mas jogos destes podem ditar o destino das equipas.

Mais danado fico quando analiso individualmente a equipa e sinto que no geral estivemos bem, que conseguimos que os nossos fossem superiores aos adversários. Luisão e Roberto fizeram tudo o que tinham a fazer, Martins e Javi muito coesos e fortes no meio campo, Salvio entrou cheio de gáz, Coentrão irreverente. Mas depois os pormenores, Saviola a falhar um golo fácil, Cardozo lento, Peixoto e David Luiz distraídos, Maxi complicado e foram estes pormenores que ditaram a derrota da equipa. Jesus mexeu na equipa na forma que tinha de mexer, tirou o apagado Gaitan e deu velocidade à equipa com Salvio, meteu Aimar para dar técnica na frente e Kardec para o lesionado Cardozo. E a equipa até estava bem, a segurar o jogo mas a falha defensiva arruinou a estratégia e após sofrermos o golo não tivemos o controle emocional suficiente para voltar à luta.

A arbitragem foi bastante interessante com o único erro relevante a ser um fora de jogo mal assinalado ao nosso ataque mas o homem esteve fantástico a assinalar lances de fora de jogo ao Shalke, todos correctos, por centimetros. Que fossem todas as arbitragens assim.

Na próxima jornada vamos a Lyon, um jogo muito importante para as aspirações do Glorioso nesta competição porque para além da vitória está a necessidade de o campeão nacional demonstrar que este jogo na Alemanha foi um acidente de percurso. Não será fácil a vida em Frnça mas se Jorge Jesus quer fazer história tem que começar a ganhar estes jogos. Hoje perdemos uma excelente oportunidade, que não se repita.

E, naturalmente, que o próximo adversário pague a factura!!!

26 comentários:

toucego disse...

Os nossos avançados continuam com esse belo desporto que é falhar e falhar golos. Sinceramente não percebi a saída do Saviola. Devia ter saído o Cardozo (acabou por sair só porque se lesionou) para entrar Kardec, sem ritmo nenhum foi atirado às feras. Este Salvio não me convenceu, muito apagado e a deixar-se constantemente coberto pelo defesa contrario. Assim não há táctica que resista.

http://forcamagicoslb.blogspot.com/2010/09/shalke-04-2x0-benfica-as-substituicoes.html

Anónimo disse...

Na minha opinião muito fez o Benfica que raramente joga com 11jogadores e hoje jogou para aí com 8 ou 9.
Como é possivel uma equipa ter em campo im jogador como César Peixoto? Tenho dúvidas que qualquer equipa da 1ª Liga o queira!
E o Carlos Martins que vejo elogiar algumas vezes (não sou da mesma opinião)quantas bolas deu ao adversário? Se fez 15 passes, uma dúzia foi para os adversários!
Como é possivel querer fazer dele o maestro da equipa?
E do Cardoso o que dizer? Por cada golo que marca precisa de meia dúzia de oportunidades. Até contra o Sporting para fazer um bom jogo devia ter marcado 5 golos pois teve oportunidades para isso.

Mentiroso disse...

A evidência não é de hoje mas tornou-se mais pertinente que nunca: César Peixoto não tem categoria para se equipar no mesmo balneário de Luisão.

Há jogadores que estão muito distantes da produção a que nos habituam, David Luiz é um deles mas não é o único. O reforço das alas (defesas laterais e médios/extremos) é prioritária na reabertura do mercado.

Catenaccio disse...

Pedro,

Tens (alguma) razão no que dizes, mas se quisermos ser mesmo objectivos e pensarmos um bocadinho melhor nos tais 'detalhes' que falhas (erros defensivos individuais), só podemos concluir que o discurso do treinador, e as expectativas, estão completamente desajustadas da qualidade geral do plantel.

Sinceramente, não tenho grandes ilusões quanto a 1/4 ou 1/2 finais. Para galvanizar os adeptos, nao é preciso este 'ruído' todo. Veremos, jogo a jogo...

Abraço.

iBenfiquista disse...

Não quero soar agoirento, nem antecipar-me às notícias, mas receio que tenhamos perdido o Cardozo por alguns meses. Se for verdade, iremos ter uns tempos bem penosos. O Kardec, por muita boa vontade que tenha, está ainda algo verde.

O Schalke ganhou bem, quis mais, tinha algo a provar. Repararam que dos jogadores que correram mais dois eram avançados, Huntelaar e Raúl? Isso diz tudo da maneira como jogaram, em constante vai e vem, anulando os nossos médios. Dos nossos que correram mais foram ou médios ou defesas.

Chamar ao 2º classificado da liga alemã uma equipa fraca é, no mínimo, um exagero. Hoje não foram nada fracos. Ainda por cima com todos os reforços que adquiriu.

O treinador deles tinha a lição bem estudada. O Coentrão na 1ª parte pouco fez: Porquê? Porque o treinador alemão, que o estudou bem, colocou um japonês pequenino e meio carraça em cima dele. Só quando este saiu com um amarelo o Coentrão se soltou. O Martins nunca conseguiu chutar de longe. Todas as suas tentativas foram (bem) anuladas. Enfim, não é apenas o Jesus que percebe de táctica. Já o ano passado contra o Liverpool, o JJ levou uma lição do Benitez. Nunca me esquecerei da cara deste de gozão. Hoje anularam-nos bem os dois municiadores do ataque: Coentrão e Martins.

Uma coisa que eu nunca vi escrito na blogosesfera, comentada pelos chamados treinadores de bancada, é que aos treinadores não basta saber explanar uma boa táctica, nem montar bem uma equipa. Um bom treinador que tenha grande capacidade táctica, deve também saber ANTECIPAR as jogados do treinador adversário. Deve perceber que a sua equipa também é estudada e que o adversário irá tentar anular os seus lados fortes. Terá de prever, por isso, algumas eventuais e possíveis alternativas tácticas para o caso de isso suceder. Hoje isso não aconteceu. Por outro lado, as alternativas que tinha ao seu dispor eram também algo limitadas. Mas podia ter pensado nisso antes. Exemplo: podia ter colocado o Coentrão temporáriamente do lado direito para fugir à marcação. E o Gaitan do lado esquerdo.

Repararam que nós este ano temos ajudado as equipas que estavam em crise a ganhar confiança, perdendo com ambas por 2-0? Ajudando-as assim a sair da crise. Coincidências.

João Bizarro disse...

Um jogo em que eu no mínimo, dos mínimos queria empatar acaba em derrota... e por 0-2!!!

Enfim. Nada a dizer com uma situação destas.

Acho que o treinador devia ser mais verdadeiro. Tinhamos mais equipa a época passada e se não tinhamos equipa na altura para lutar por 2 competições agora muito menos. Na liga a 9 pontos dos corruptos, aqui já a 3 do Lyon e a dar moral a mortos que é o destino do Benfica.

E quando o Benfica dá moral a mortos é porque a época vai correr mal...

lj disse...

1- A minha Champions e o campeonato; este jogo nao tem para mim a mesma importancia do da proxima jornada do campeonato.

2- Concordo plenamente qd diz que o Benfica tem de ganhar calo. Isto ganha-se com experiencia e mais presencas em jogos contra equipas de qualidade. Ou seja, com mais presencas na Champions - que se conseguem com campeonatos.

3 - Vencer no domingo, com todos a apoiar!

joão carlos disse...

Perdemos porque:
1-desperdiçamos oportunidades, coisa que tem sido a imagem de marca da equipa este ano.
2-entramos na segunda parte a jogar para o empatar, depois como sempre quem joga para o empate perde.
3-a substituição do Salvio bem vista mas ele em cinco minutos perdeu o gás todo.
4-boa a entrada do Aimar, mas ao tirar o Saviola ainda passa mais para a equipa a ideia do empate.
5-a equipa quase nunca consegue reagir aos golos dos adversários situação que já vem da época transacta mas que se tem agravado este ano a equipa sofre um golo e imediatamente se sente derrotada e passa a jogar como se estivesse a perder por três ou quatro golos de diferença.

Galaad disse...

Não me lixem...

Não jogamos um pirete!!!

Estes gajos, o ano passado, levavam 5 a zero...

Só tenho vontade de os mandar pastar.

Pedro e João, um abraço

Anónimo disse...

Na Tertúlia fala-se do árbitro como um discípulo do Benquerença... e aqui? alguém viu alguma coisa?

Helder disse...

Fiquei desolado. De rastos mesmo!!

IBenfiquista:

Olha que essa lesão do Cardozo agrada a mt Benfiquista. Por exemplo eu vi um a esfregar as maõs de contente quando ele saiu lesionado.......

Pedro disse...

Catennacio, bastaria o Saviola (o Saviola e não um tosco qualquer...) não terfalhado aquele golo fácil e o discurso da qualidade do plantel seria totalmente diferente. Não acho que Jesus tenha tido um discurso exagerado, disse o normal, que o objectivo é passar a fase de grupos e ambiciona fazer história. É um discurso perfeitamente normal.

Eu tb não tenho grandes ilusões. Esta derrota baixou demasiado as expectativas...

Miguel Lopes disse...

Também fiquei decepcionado mas está tudo em aberto. Temos de ganhar em Israel e os dois jogos na luz e estamos apurados. O Peixoto não é dos meus jogadores preferidos, antes pelo contrário mas ontem estava a fazer um bom jogo, a secar o Farfan e cometeu um erro que deu em golo. E pronto, logo a seguir podíamos ter feito o empate mas os erros a este nivel dão em golos. Não podemos baixar os braços e desvalorizar o Schalke que tem jogadores de grande classe mundial é outro erro mas enfim, chamar de mortos a uma equipa de milhões, com um estádio daqueles, cheio apesar de seguirem em ultimo lugar na bundesliga, é não conhecer a realidade nem a historia do futebol. Se nunca o Benfica venceu na Alemanha, nem nos gloriosos anos 60, é também por mérito e valor dos adversários.

Mário Lopes disse...

Uma equipa que quer fazer boa figura na Champions, não pode errar tanto passe, e já nem falo dos erros do corpo estranho e do David Luiz nos respectivos golos germânicos...

O Peixoto que até parecia estar a melhorar, só dá para gasto interno. Salta fora de tempo sistematicamente e nunca está na zona de terreno dele. Havia alturas que estava mesmo sem cima do Coentrão...

Quanto à lesão do Cardozo, é preocupante, no entanto, parece-me desculpa o JJ justificar com isso a derrota. Os alemães foram muito mais astutos e jogaram sempre no nosso erro. Nós faziamos passes à toa e arriscados mesmo antes do nosso meio-campo. Mereceram perder e o árbitro esteve bem acima da média portuguesa...

Não reconheço o Saviola desta época!!!

André Leal disse...

Eu até nem sou de crucificar, mas ontem o Peixoto comprometeu totalmente a equipa, apesar de reconhecer o que diz o Miguel Lopes acerca da sua boa exibição restante. Só que um defesa não pode falhar naquelas situações e convém não esquecer que o Peixoto já tinha feito um penalty escusadíssimo na primeira parte, perdoado pelo árbitro que, aliás, perdoava quase tudo. Houve muitas faltas próximas da área sonegadas ao Benfica e o tal penalty que falei agora para o Shalke.

De resto concordo com o Pedro: foi uma enorme oportunidade perdida de finalmente ganhar na Alemanha.

No ataque a equipa deparou-se com um relvado que parecia que prendia a bola, facilitando o trabalho aos defesas. Gostaria de destacar o Papadopoulos, que esteve simplesmente soberbo.

Acho que ainda somos os favoritos ao apuramento, juntamente com o Lyon.

Luis Ferreira disse...

Ainda por cima, é daqueles jogos, em que desde o início se via que os alemães estavam completamente à nossa mercê, bastava carregar um bocadinho, e ganhávamos o jogo nas calmas. Mas não senhor, como bons samaritanos, eis que, de um momento para o outro, toca a fazer disparates sobre disparates, até que, para espanto dos próprios alemães, em duas falhas monumentais, demos vida a uma equipa que estava nos cuidados intensivos e em coma há não sei quantos jogos. Assim não dá. Não vamos deitar por terra, de um momento para o outro, todo o respeito que granjeámos a época passada, por essa Europa fora. Porra! Perder um jogo desta forma é inacreditável. Espero que o Jesus os obrigue a ver a merda de jogo que fizeram, durante a semana toda! Vamos lá a atinar malta! Nada está perdido (a não ser o dinheiro que é muito importante), mas temos de encarar todos os jogos com humildade e o máximo de concentração e rigor.

Diogo C. disse...

Pedro não concordo contigo quando falas da maravilhosa arbitragem. Achei uma arbitragem caseira (aquela falta do Saviola... faltas sistemáticas sobre o Cardozo, amarelos a jogadores do SLB injustificados a meu ver apesar d haver um lance de falta do próprio Peixoto, acho que ainda fora da área).
Por isso foi uma arbitragem "normal".

Este jogo fez-me lembrar os tempos do Quique. Que éramos muita bons mas nunca o justificávamos em campo...

O que se passa com o David Luiz?! Desde o inicio da época que o vejo a fazer passes disparatados e completamente desconcentrado...
Gaitan tem excelentes pés e pormenores, mas não tem raça, velocidade nem explosão... disto o SLB não precisa.

A entrada do Aimar foi tardia e nunca podia ser para o lugar do Saviola.

A falta de velocidade na equipa em geral e em particular na frente foram tão evidentes. Na frente parece que estamos a jogar com 2 idosos... Saviola sem velocidade e o Cardozo que nunca a teve pq não era preciso...

Para compensar isto espero uma vitória no Domingo. Estarei lá a apoiar!

Cardozo pára 3 semanas.

A minha equipa para Domingo:
Roberto; Maxi, Luisão, David Luiz, Fabio Coentrão; Javi, Carlos Martins, Aimar; Jara, Saviola e Salvio.

Precisamos de velocidade!

DClemente

Mr. Shankly disse...

"Precisamos de velocidade!"

Eu acho que precisamos de quem as meta lá dentro. Kardec ou Nuno Gomes.

M disse...

reyes renova com Atletico..

gostava de saber o que ganhamos/temos a dizer com/acerca disto....

José Vieira disse...

M, o que ganhamos com essa renovação é fácil de responder: provavelmente nada, como é costume.
Já sobre o que dizer, apetece-me ir um pouco mais longe pois sempre entendi que Reyes era uma opção muito válida para ocupar o lugar de Di Maria e se calhar ecomomicamente viável porque já era (em parte) nosso.
É claro que o novo-riquismo e sobranceria que se apoderou de alguns benfiquistas após a conquista do título levaram-nos, desde logo, a rejeitar tal possibilidade, o mesmo acontecendo até quando se aventou o nome de R. Quaresma!!
Agora têm que levar com o suplente do Reyes e fazer figas para que surta efeito o efeito J.Jesus...

Pedro disse...

Preferia de longe o Reyes ao Quaresma mas o problema de ambos era idêntico: ordenado superior ao suportável pelo SLB. E seria sempre necessário q o AM o quisesse vender. O suplente dele parece-me ser jeitoso mas com Quique tb o Di Maria era suplente :).

Pedro disse...

Diogo, o árbitro simplesmente não marcava faltas. Quer para um lado quer para outro. Não me lembro de nenhum livre frontal perto da área...

Anónimo disse...

foi uma derrota dificil de digerir mas eles vao levalas quando vierem ca a portugal.

http://santos-sempre-benfica.blogspot.com/

Diogo C. disse...

Atenção: novas escutas divulgadas sobre o apito dourado.

http://www.youtube.com/watch?v=-y7swlgm9lA

http://www.youtube.com/watch?v=vCizSLhiCmQ

http://www.youtube.com/watch?v=7Iw4MGSpwMA

http://www.youtube.com/watch?v=Td1XjsMRIt0

http://www.youtube.com/watch?v=7uTSXYTdIUU

http://www.youtube.com/watch?v=M_FPvJ2rkew

DClemente

Unknown disse...

Ó pedro, neste momento a questão do Reyes não implicava o Atl Madrid... estava a chegar ao fim do contrato, e sendo certo que só a partir de Janeiro é que podem haver negociações com esses jogadores, se tinhamos interesse nele, só tinhamos que usar os jornais para o manifestar, para que o jogador não renovasse tão rapidamente como fez.

Mas pronto... Simão também está em fim de contrato... ;)

Pedro disse...

Sim Pedro mas acho que o José Vieira estava a falar em contratar o Reyes no defeso.