blog

segunda-feira, novembro 22, 2010

A difícil manutenção da qualidade competitiva

Uma das críticas que se fazem ao Benfica, quando em comparação com o clube corrupto, é que eles conseguem sempre colmatar as vendas com jogadores de qualidade, mantendo o nível elevado da sua equipa, enquanto que nós não.

Esta é apenas mais uma das várias mentiras que a imprensa gosta de dar eco até passar a “verdade” na mente do comum adepto. É mentira que o clube corrupto consiga sempre contratar alternativas da qualidade dos jogadores que foram vendidos mas nem é essa a principal falha deste tipo de comparação. O clube corrupto sabe que não precisa de ter uma grande equipa ou de ter os melhores jogadores para manter a equipa a vencer, o clube corrupto sabe que se a qualidade dos jogadores não for suficiente entram outros intervenientes em acção que acabam por lhe oferecer as vitórias como, mais uma vez, ontem se pode comprovar. Já o Glorioso SLB sabe que para conseguir vencer não basta ter uma grande equipa, tem que ter uma SUPER equipa, uma equipa que seja composta por autênticos craques e que jogue 10 vezes mais que a concorrência. E quando isso acontece é perfeitamente natural que os clubes ricos da Europa venham cá buscar os nossos jogadores ou que os consigam aliciar facilmente, pois aquilo que o SLB consegue oferecer financeiramente é alcançável por qualquer clube médio de Inglaterra, Itália e Espanha para não falar dos grandes de Alemanha, Grécia e Turquia. Portanto o Benfica quando vence como o fez o ano passado passa a ser confrontado com a natural perda de elementos chave e da posterior dificuldade em conseguir encontrar alternativas que permitam manter o nível da equipa. E isso é extremamente difícil pois o clube não tem os meios financeiros para ir buscar jogadores consagrados tendo que ir buscar jogadores que estão a despontar noutros campeonatos que irão necessitar de algum período de adaptação, situação que poderá provocar um menor rendimento da equipa. E mais profundo é este problema quanto maior for a quantidade de jogadores aliciados com as propostas milionárias do estrangeiro. O clube corrupto sabe que pode perder Falcao porque qualquer tosco que chegue ao clube terá toda a tranquilidade que os favores arbitrais permitem ao oferecer sucessivas vitórias e sabe que irá marcar golos apesar das faltas cometidas ou posições irregulares. O Benfica sabe que não será fácil encontrar um matador como Cardozo, ou um lateral como Coentrão ou um central como David Luiz e sabe que quando os vender a equipa irá enfrentar ainda mais dificuldades perante um adversário que joga com regras diferentes.

Enquanto este estado de coisas se mantiver, enquanto continuarem a ser oferecidas aos corruptos vitórias atrás de vitórias eles não irão precisar de manter os melhores jogadores nem ir em busca de alternativas ao mesmo nível porque qualquer um que saiba dar dois toques numa bola serve; enquanto isto perdurar dificilmente conseguiremos vencer esta batalha. Seremos sempre perdedores nesta comparação, porque demoramos tempo a conseguir uma SUPER equipa que é rapidamente desmembrada após um triunfo categórico.

Tudo isto reduz, em muito, a margem de manobra que o Benfica tem de falhar numa contratação, por isso é importantíssimo que as contratações sejam os mais criteriosas possível, onde se aposte os dinheiro disponível em jogadores de qualidade reconhecida e que não se desperdice em jogadores medianos que podem ser trocados por jogadores da casa, da formação, etc.

É imperativo que os benfiquistas, de uma vez por todas, percebam que não podem comparar os actos, a gestão, a “eficácia” dos dois clubes porque as regras não são iguais para ambos. Não são nada iguais!!!

23 comentários:

Miguel disse...

Ora aqui está o que muitos não conseguem ver!

Excelente texto!!!

O Benfica para além de necessitar de uma direcção que seja excelente no campo da gestão desportiva, precisa de denunciar e combater de todas as formas possíveis o sistema instalado!

E não é apoiando gajos como o Fernando Gomes que o vai conseguir! (Este apoio absolutamente absurdo tirou-me anos de vida!)

Há que denunciar todas as manobras: - equipas que levantam o pé contra o fcporco
- árbitros
- manobras de bastidores
- branqueamentos por parte da comunicação social
- ...

bailarino disse...

Pedro, a prova provadinha do que estás a dizer é a época do Quique Flores. Ninguem se lembra do inicio do Porto? Parecia o do Benfica este ano. Chegaram a ter 3 derrotas seguidas (2 campeonato e 1 champions). Mas, em vez do Benfica disparar e conseguir um avanço confortavel, iamos sendo gamados aqui e ali. Conclusão, chegámos a Dezembro só com 2 pontos de avanço sobre o porto. Começa a 2ª volta, e foi o descalabro.
É como dizes, o Benfica não pode ter momentos maus se quer ser campeão. Este ano tivemos, ardemos.

Abraços

Éter disse...

Infelizmente há muita gente a quem dá jeito ignorar o que escreveste.

Coração Encarnado disse...

E eu reafirmo!
Excelente análise, excelente artigo, excelente texto!

No meio de tanto "estar do contra" sem que o próprio "estar do contra saiba por que "está do contra", um artigo que com toda a clareza coloca o dedo na verdadeira ferida.
Um texto excelente que não necessita nem de adular quem está no poder, nem de fazer que "está do contra" só para ser notado!
A inteligência nota-se a si própria, não precisa de subterfúgios, não precisa nem de passar as mãos pelo lombo de ninguém nem de dizer tretas tipo peixeirada pelo qual se pelam muitos dos que não conseguem mais do que isso.
Parabéns!

BT26 disse...

Fogo um dos melhores texto que já li por esta Gloriosfera fora.

A uns tempos comentei num blog, infelizmente fui mal interpretado, que enquanto as regras não forem as mesmas para os dois lados qualquer analise é uma merda. E aqui está tudo preto no branco. Esta é que é a verdade.

E aquilo que dizes deles não terem jogadores de jeito e por isso qualquer tosco poder substituir é bem verdade. Só houve uma excepção, no ano passado, em que mandaram talvez dois dos seus melhores jogadores dos últimos (a quanto tempo é que eles existem?). Lucho e Lisandro (e este ultimo não é assim tão bom quanto isso, opinião pessoal). Perderam o campeonato. Claro que agora falam muito porque sairam bruto alves e meio reles. Só que para falarem de boa gestão era preciso duas coisas, ponto um, esses jogares teriam de ser bons, e ponto dois, que as vitórias fossem merecidas (ontem foi só mais um exemplo).

Benfica sempre.

Anónimo disse...

De que importa o critério das escolhas se depois as contratações falham? Um ano depois da ida do cebolento para as antas, deixámos escapar dois jogadores como o Alvaro Pereira e o Falcao.
Dois jogadores, por coincidência, que agora são fundamentais lá. E a direcção assobia para o ar, e não vejo cabeças a rolar por estes erros.
Preferem entreter os sócios com putos de 17 anos que vão ser o novo Higuain ou o novo Crespo e que depois nunca se adaptam, ou enquanto se adaptam já os andrades dispararam na classificação.
Pelo menos 50% das contratações deles são feitas na nossa liga. Será que estão errados?
Abraço,
Zé Amaral

Anónimo disse...

Di Maria conquista o Bernabéu e motiva elogios da crítica

Em vésperas do clássico, argentino é cada vez mais uma opção unânime no ataque

José Mourinho está rendido a Di María. O técnico português confessou, em entrevista ao site da FIFA, estar rendido ao argentino ex-Benfica, salientando ainda que não estava à espera de tanto nesta altura.

«O Di María é muito jovem, vinha do Benfica para um campeonato muito mais forte e adaptou-se bem. É a surpresa mais agradável que tive», sublinhou o técnico.

Pouco a pouco, Di Maria arrasa a resistência que podia haver em relação ao seu futebol. O argentino que deixou o Benfica no final da última época é cada vez mais uma opção válida no ataque da formação de José Mourinho, recebe aplausos dos adeptos e merece os elogios da crítica. Frente ao At. Bilbao, foi dos melhores em campo.

«O Real Madrid vira a cabeça para a direita, o lado por onde surge um galgo. Chama-se Ángel, apelida-se Di María e tem enamorado o Bernabéu, estádio exigente que valoriza o seu esforço», escreveu por exemplo a Marca. «O argentino apareceu por todos os lados, celebrou um golo e outro mais, sem fazer o ruído de outros.»

Di Maria, recorde-se, fez uma excelente assistência para Higuaín abrir o marcador, sofreu a falta que permitiu a Sérgio Ramos marcar de penalty e ainda criou uma jogada com Ronaldo que não entrou, mas se entrasse seria um dos golos do ano: grande pontapé de bicicleta do português após cruzamento do argentino.

O La Razon, por outro lado, diz que Di Maria «é o homem que orquestra, que sobe, baixa, defende, centra e chuta. Já o Público, jornal espanhol de referência, diz que o argentino é o jogador das transições no Real Madrid. «Provavelmente o futebolista com mais ida e volta do campeonato junto a Dani Alves», diz.

Os dois vão estar em confronto dentro de uma semana. No clássico Barça-Real Madrid, agendado para o Bernabéu. O clássico de todas as certezas, que vai permitir tirar dúvidas em relação ao poder de cada uma das equipas. O clássico também que será mais um teste de fogo para Di Maria, na cruzada pela afirmação real.

Veja como foi a exibição de Di Maria com o At. Bilbao:

Dito pelo “grande” mourinho e pela crítica espanhola só me leva a pensar que enquanto o Di Maria esteve no Benfica era um “flop”, pelo menos para os tripeiros e lagartagem, e será que agora que já não é do Benfica passou de “flop” para excelente? E também não será pela falta que Di Maria está a fazer esta época ao Benfica que o próprio Benfica está jogar bem menos que a época passada? Então onde é que aqui está o “flop” de jogador que fazia jogar o Benfica e faz jogar o Real Madrid?

Só quem tem olhos azuis e verdes não consegue ver mais distante!

disse...

na mouche

Pedro disse...

Eu não digo q os corruptos só têm toscos, digo é q eles não precisam de tantos bons jogadores como nós para vencer. Pegando num dos exemplos citados, tenho sérias dúvidas que Álvaro Pereira fizesse algo de relevante no SLB, para o conseguir fazer tem q ser realmente um fabuloso jogador como Coentrão é.

André Leal disse...

Concordo em absoluto.

E já que se fala do Álvaro Pereira que, caso viesse para o Benfica, teria causado quase certamente a perda do Coentrão, digo apenas isto, no mesmo diapasão do texto:

O Penalty do Coentrão no caldeirão da corrupção caso fosse feito pelo Álvaro Pereira com a sua camisola corrupta seria falta do atacante. Quem já esqueceu uma jogada o ano passado em que ele leva tudo à frente quando um jogador adversário estava isolado e... Nada! Isto porque depois de projectar o adversário 3 metros ainda tocou ao de leve na bola...

DeVante disse...

Grande texto, muito grande mesmo!

Basta ver que os nossos jogadores quando saem singram logo em qualquer clube!

Mas falta-te apenas mais um ponto!

Os jogadores do clube da fruta são SEMPRE elogiados pela imprensa avençada!

Ali é tudo bons, ali não há "notícias" de "descontentes" no balneário, ali é tudo gente de "qualidade"!

Qualquer exibiçãozeta é amplificada para todo o mundo ouvir.

O nosso Coentrão é o jogador mais apetecível desta Liga, mas quem é que elogiam? Quem? O Hulk!

Fizeram essa mesma merda com o Anderson, que era o "futuro melhor jogador do mundo" e outras merdas e agora?

Di Maria não aprendeu a jogar nos últimos três meses. Todos nós benfiquistas sabemos da sua valia e não ficamos minimamente surpreendidos com as suas exibições...mas teve ele algum destaque por cá? Nah, era "inconsequente" e "brinca na areia"...

Eles sabem que têm de "valorizar" o produto corrupto e sabem que é para isso que são pagos pela Comorra. Por isso não iriam valorizar Coentrão como não valorizariam David Luiz, Cardozo ou Gaitán...

A imprensa avençada, liderada por Joaquim Oliveira desempenha um papel fulcral na manobra corrupta...

A controlar a linha editorial dos jornaleiros e a manipular as transmissões televisivas...

Só não vê quem não quer...

RIVUS disse...

Ó caríssimo amigo: até que enfim alguém disse e pôs em letra de forma aquilo que eu venho dizendo há muito. De facto, isso é tão claro que só não vê quem não quer.
http://www.prosasvermelhas.blogspot.com

Anónimo disse...

mas haverá alguém que ainda defenda que o negócio da venda de Di Maria foi bom para o Benfica?

E por falar em Di Maria, alguém sabe o que é feito de um puto brasileiro a quem chamam Alípio cinco milhões?

Anónimo disse...

O jose marinho ainda existe?

Javi 06 disse...

Sou benfiquista, e concordo com muito do que dizes no texto, e embora odeie o Porto, acho que parece que por vezes se está a tirar mérito a vários jogadores de Porto. Gajos como Lucho, Pepe, Lisandro, Falcão, Ricardo Carvalho, entre outros são enormes jogadores, e só tenho pena de não terem passado pelo Benfica.

Mais uma vez, a mim custa-me dizer isto, mas embora o Pinto da Costa me meta um nojo enorme, há que admitir que ele sempre soube levar grandes jogadores para o Porto (seja de que forma tenha sido).

Fora isto, bom texto, e amanha espero ver um grande Benfica.

Ricardo disse...

"A imprensa avençada, liderada por Joaquim Oliveira desempenha um papel fulcral na manobra corrupta..."

Joaquim Oliveira que priva intimamente não só com Pinto da Costa mas com... Vieira, que tem um lugar vip junto ao Presidente do Benfica em todos os jogos e que se prepara para fazer mais um acordo chorudo. Chorudo para ele, péssimo para o Benfica.

Se calhar devíamos começar por ver o que vai mal na nossa casa. Digo eu...

DeVante disse...

Pois,

Os que agora criticam a venda do Di Maria se calhar são os mesmos que o criticavam e que achavam que não valia o dinheiro investido na sua aquisição...ou seja, os que foram na conversa dos avençados que passavam a vida a chama-lo do "inconsequente" e "mergulhador"...

Agora que passou para o outro lado da fronteira, numa equipa mais equilibrada e onde ninguém vai na conversa fiada passou a ser bom? Agora é que perceberam que o negócio não foi bom?

Pois, Di Maria foi campeão do mundo e Olímpico no Benfica, com participação decisiva nas duas finais...

Ele não aprendeu a jogar em 4 meses...

Aqueles que agoram dizem (os mesmos avençados) que não começamos bem porque não se colmatou as saídas de Di Maria e Ramires são os mesmos que disseram que se ganhou o último campeonato por causa do túnel e, por isso, nunca reconheceram a valia destes dois jogadores...no Benfica...

Anónimo disse...

«(...)os mesmos que disseram que se ganhou o último campeonato por causa do túnel e, por isso, nunca reconheceram a valia destes dois jogadores...no Benfica...

Cá para mim o comentário do Di Maria anterior ao DeVante também me cheirou a coisa oriunda de um tripas e dos podres...

Diogo C.

Unknown disse...

Até aos 75 minutos: ABSOLUTAMENTE RIDÍCULO!!!!

Unknown disse...

As substituições feitas pelo treinador: ABSOLUTAMENTE RIDÍCULAS!

Pedro disse...

Pedro apenas te digo q concordei totalmente com a saída de Saviola...e por aqui me fico.
Foda-se!!!!!

Unknown disse...

Pedro... não está propriamente em causa quem saiu... ou talvez também esteja... mas... Saviola por Cardozo (parado há 1 mês?)? E sendo assim, para jogar com 2 estacas, não era de ter subido o Coentrão e trocado tambem o Gaitan (outro que não jogou nada) pelo Peixoto?

Pedro disse...

Não vou discutir isso...infelizmente não é possível fazer 7/8 substituições. O q Saviola fez na primeira mereceu ficar no balneário ao intervalo.