blog

quarta-feira, novembro 24, 2010

Hapoel - SL Benfica: 3-0

Uma falta de estofo gritante colocou o SLB fora da Champions restando ainda a possibilidade da Liga Europa.

Aquele que seria um grupo bastante acessível à equipa acaba por ser um calvário para o Glorioso nas deslocações fora e, temos que ser duros e verdadeiros, quando não se ganha a uma equipa como estes israelitas é a clara demonstração que não temos pedalada para esta competição. É claro que temos que lá estar todos os anos para ir ganhando calo mas os erros cometidos nesta fase de grupos é qualquer coisa de assustador perante adversários completamente acessíveis e é isso que me derrota, que me deixa destroçado e com uma tristeza enorme no coração benfiquista. Desperdiçar oportunidades destas é demasiado duro para quem quer voltar a ver o grande Benfica europeu de outros tempos. Como é que não se vence uma equipa destas? Pior, como é que se é derrotado por uma equipa destas? E desta forma tão patética...

Quando logo no início do jogo Kardec sai embalado com a bola e tem dois colegas em posição excelente e prefere fazer um remate espatafúrdio sem qualquer perigo para a baliza do Hapoel disse para com os meus botões que estavamos lixados. Já vejo futebol à muito tempo e sei que quando falhamos lances como aquele nas competições europeias estamos tramados. E o jogo foi sempre naquela onda, a atacarmos, a chegarmos lá à frente e depois um passe defeituoso, uma decisão disparatada ou um remate fraco faziam desperiçar o caudal ofensivo gerado. E para culminar na primeira vez que o adversário chega à nossa baliza, pimba, o golito da ordem. É inexplicável. Na segunda parte foi mais do mesmo, Benfica em cima do adversário mas sempre sem concentrção, sem garra e, acima de tudo, sem qualidade de jogo para vergar esta pobre equipa (não me canso de os definir como equipa fraca porque são mesmo uma equipa fraca, muito fraca). Para aumentar o escândalo Kardec falha algo que é inaceitável falhar nesta fase e o pouco jogo do Benfica acaba ali. Cantos foram uma carrada deles sem qualquer aproveitamento, cruzamentos péssimos, livres mal marcados, nada, simplesmente nada, saía bem. E contra estes pobres coitados...que nunca tinham ganho na Champions, que só tinham um ponto no grupo e que só precisaram de ir duas vezes à nossa baliza para marcar dois golos. Sim, porque ao primeiro canto que têm marcam golo e arrumam o jogo.

Doi-me a alma quando se passa uma semana a ouvir os jogadores a dizer que vão dar tudo por este jogo, que será uma final, que querem passar à próxima fase, que isto e aquilo e depois apenas Aimar demonstra raça, vontade e concentração competitiva para o jogo. Todos os outros estavam a fazer um frete e a envergonhar os benfiquistas e todo um passado glorioso que este enorme clube tem. Se não querem estar no clube é favor sair, encontrem clube comprador e adeusinho. Desculpem mas não aceito que jogadores do Benfica joguem "isto" quando eu sei que podem fazer muito mais. Há (não é só de agora) uma enorme falta de vontade, de garra. Não há aquele brio interior de querer mostrar valor e dar volta a uma fase menos positiva.

Três zero...tenham vergonha na cara. São humilhados no Dragão e agora isto? Não têm orgulho? Estão chateados com o treinador? Ainda é a merda dos prémios? Não me lixem, são profissionais pagos a peso de ouro e que representam um clube com milhões de adeptos apaixonados que NUNCA vos faltaram com apoio, NUNCA. E é esta a vossa resposta?

Vou acabar por aqui pois apetece-me escrever coisas que poderei arrepender-me depois. Sinto muito mais dor por esta derrota do que pelo descalabro no Dragão.

58 comentários:

Anónimo disse...

1- Se não houver melhorias imediatas, cancelo imediatamente as minhas quotas porque eu não estou aqui a sustentar meninos bonitos. O que se passou hoje ultrapassa os limites do escandalo.

2- A Defesa do Benfica é uma autentica via aberta. Schalke 2 ataques, 2 golos; Lyon 3 ataques, 3 golos. Hapoel, 3 ataques, 3 golos.

Luisão está em fase de decadencia e David Luiz parece um flop.

João Pedro disse...

Razão tinha o Jesus quando disse que o Hapoel ia ser a surpresa do grupo...

Unknown disse...

Não sei onde é que a maioria daqueles meninos tem a cabeça, mas em Lisboa e no Benfica não é de certeza... de forma que, tenho que subscrever inteiramente a tua opinião... e sinceramente, acho só que a crítica que fazes aos jogadores tem de se estender também ao treinador! Este não é o Jorge Jesus da época passada... nem o que esteve em Braga. E se agora é este que temos, então também pode fazer as malinhas e pôr-se a andar.

Foi ridículo. Tudo. Principalmente quando se olha para as declarações pré-jogo e se compara com... isto.

iBenfiquista disse...

Agora é que se vai ver quem são os benfiquistas verdadeiros, com a cabeça fria, com capacidade de análise e com a frieza necessária para verificar que tudo na vida tem uma explicação, mas nem tudo é irreversível. Irreversível apenas a morte.

A equipa jogou com muito coração e com muito vontade. Não podemos acusar a equipa de falta de vontade nem de deixar a pele em campo. Mas apenas isso não chega. Como já temos visto muitas vezes. O Benfica muitas vezes tem ganho contra equipas que se esfolam e deixam a pele em campo, e que merecem ganhar, no entanto não ganham.

Na minha opinião a culpa não é nem do treinador nem dos jogadores. É da juventude da equipa. Os jogadores quando são muitos jovens são capazes do melhor (Lyon) ou do pior (Happoel, andrades, etc.). São muito inconstantes, uma característica própria da muita juventude, e não se pode fazer nada a não ser esperar. Esperar que os jogadores ganhem calo, ganhem experiência, ratice, etc. Por isso se vão tão facilmente abaixo, especialmente quando se apanham a perder. Transformam-se quando se encontram a ganhar. Ganham dimensão quando jogam em casa e perdem-se nos jogos fora.É tudo uma questão de estofo psicológico que apenas se gnaha com o tempo.

Na minha opinião, será muito injusto para com os jogadores e treinadores a crítica fácil que aparece sempre nestas alturas. Os vermes cobardes saem das suas tocas e gostam de bater em quem está no chão. Por isso, de mim, NUNCA me ouvirão dizer uma palavra crítica contra a equipa. Pois sei que ninguém mais do que eles queria ganhar e estão a sentir esta derrota mais do que qualquer outro benfiquista. As minhas sinceras simpatias e palavras de solidariedade vai para eles e parabéns pelo esforço. Só desejo uma coisa: que se esqueçam rapidamente e levantem a cabeça pois os jogos ainda não acabaram.

Num jogo em que houve 21 cantos a favor - deve ser uma marca histórica - ninguém tem o direito de acusar os jogadores de não terem tentado ou de não se terem esforçado.

Viva o BENFICA!

Pedro disse...

Ibenfiquista, adorava concordar ctg mas infelizmente não posso. Tirando Aimar não vi garra em mais nenhum jogador. Aimar queria pegar na bola e pô-la a rolar o mais rápido possível, caía em cima do adversário, lutava...não vi isso em mais ninguem.

"e estão a sentir esta derrota mais do que qualquer outro benfiquista" - duvido, caro amigo, q acredites no que escreveste. Se sentissem esta derrota como eu tinham comido a relva e arrasado estes israelitas...

Helder disse...

Isto é mau demais pra ser verdade. Dói mais do que ser atropelado por camião tir!! Foi uma vergonha! E vergonha devia ter Vieira.......mas quém vai pagar as favas é só o JJ.....!!

Changeling disse...

Epá o David luiz está com uma raça que até me dá pulgas, só ficou parado 20 segundos com a bola em frente à nossa área a olhar para o céu umas 30 vezes, e olho para a cara dele e vejo que está a ter um prazer que me é reconfortante.

Vamos para a liga europa que é ali que merecemos estar. Para a dos Campeões não mais por favor.

Unknown disse...

ibenfiquista: Num jogo em que tens 21 cantos a favor e não consegues aproveitar 1... todos têm o direito de criticar... e de perguntar o que raio é que se treina.

Já agora, dá-nos lá a tua explicação para o que se está a passar esta época! É que em relação à anterior... estão lá quase todos os que fizeram uma grande campanha na Uefa... e nem o argumento destes serem novos cola, porque os que saíram tinham 24 (se experiência na europa) e 21... os outros mantiveram-se... já não são estreantes nestas andanças.

JS disse...

21 cantos e nenhum golo, só reforça ainda mais a inoperância e a moleza dos que se arrastaram hoje em campo. Uns meninos de coro.

A parte positiva é não haver o risco de aparecer pelo caminho um Real, Barça, Chelsea, ... Com sorte nem se vai à Liga Europa, para não haver mais vergonhas.
Antigamente, o SLB espalhava respeito pela Europa, nos ultimos tempos espalhamos alegrias aos outros. Enfim, um dos dias mais tristes.

João Bizarro disse...

iBenfiquista, não sei se ria ou se chore com esse comentário.

Peço desculpa mas não tenho mais nada a dizer.

Afinal tenho: VERGONHA. Deste presidente, deste treinador e da forma como estes jogadores encaram os jogos.

Agora massacrem que eu aguento. Mais fodidos que eu não estão, isso aposto.

John Billy #37 disse...

E que tal mudar o nome para iSportinguista?

chefe disse...

Calma, estamos imparaveis. Vem aí um novo ciclo. O Benfica pode não ser campeão mas na boa disposição ninguem nos ganha. Na europa dos campeões. Em 2012 seremos maiores que o Real Madrid. FEz nos mal sermos campeões o ano passado. Só tinhamos as pedras da calçada. Não têm um estádio e centro de estágio? E o futsal e o basket? Estamos pujantes financeiramente.

iBenfiquista disse...

"John Billy" e se fosses à merda? Vai chamar sportinguista a quem te atura.

Vou contar uma historia:

"Era uma vez um dono de uma empresa que empregou um jovem para um lugar importante, porque lhe viu qualidades que o podiam fazer subir na empresa. O jovem ficou muito contente e orgulhoso com a oportunidade dada pelo patrão e empenhou-se a fundo no seu novo emprego, trabalhando dia e noite.

O lugar tinha alguma importância porque envolvia alguns investimentos avultados. Investimentos esse que, se mal feitos, podiam fazer com que a firma perdesse muito dinheiro. Ao princípio correu tudo bem. Mas passados uns meses, o jovem viu-se confrontado com uma situação em que o investimento que ele tinha decidido fazer demonstrou ser desastroso. E a empresa viu-se a braços com uma perda considerável que ascendia a mais de 100.000 contos.

O jovem, destroçado, decidiu despedir-se na certeza de que se o não fizesse, o patrão despedi-lo-ia de qualquer maneira. E pediu uma reunião.

Concedida a reunião, mal entrou no gabinete, encheu-se de coragem e, olhando o patrão de frente, sem se sentar, disse-lhe de chofre que se queria despedir.

O patrão olhou-o surpreendido e perguntou-lhe porque se despedia. Será que não estava contente com o trabalho? O jovem respondeu que estava mas que depois da má decisão que originara um tal prejuízo não tinha outra alternativa senão despedir-se. Na certeza de que se o não fizesse, seria o patrão a fazê-lo.

Então este disse-lhe: "Oiça lá, então eu acabo de investir 100.000 contos na sua educação e iria despedi-lo?".

Escusado será dizer que o jovem manteve o lugar e teve um grande futuro na firma."

Para aqueles que pensam que esta história é uma fantasia, podem ter a certeza de que não é.

Vamos fazer o mesmo com os jovens que jogam na nossa equipa. Dar-lhes tempo e esperar que estas derrotas sejam como um investimento para o futuro. E que tenham servido para alguma coisa.

É assim que eu penso.

Viva o Benfica!

João Bizarro disse...

Fiquei comovido com o comentário de cima. O David Simão, o Nelson Oliveira e o Urreta também ficaram.

John Billy #37 disse...

lol
Isto cada vez melhor!
Mais um conto por favor!

Pedro disse...

Pensas tu e pensam todos os benfiquistas. Mas infelizmente a realidade mostra que eles não aprendem. São demasiados erros repetidos vezes sem conta...ainda tens esperança q estes aprendam?

O problema ultrapassa a juventude do plantel e a qualidade do treinador. Tem a ver com confiança entre membros da equipa ( por equipa entenda-se jogadores, treinadores e dirigentes). Nota-se em campo q a equipa não tem a alegria do ano passado e, pior, não tem a união do passado. O Jesus não consegue ter a intervenção q tinha durante os jogos. Qual o motivo desta mudança?

Qd penso nas respostas assusto-me e a equipa teima em demonstrar q os meus receios são infundados...

iBenfiquista disse...

Pedro, eu não sei se se passa alguma coisa nos bastidores. Mas como não sei, logicamente não me pronuncio.

Tens razão, a equipa perdeu alegria a qual vem com a confiança, que vem com as vitórias, que dão alegria de jogar. Sem querer estar a repisar um tema já muito batido, tenho de dizer que o único jogador de que tenha pena que tenha ido é o DiMaria. E não é tanto pelas suas qualidades técnicas. Era pela sua ALEGRIA DE JOGAR que contagiava todos os seus companheiros. Neste momento está a fazer o mesmo no Real.

Tirando isso, só podemos fazer um coisa. Lamber as feridas e esperar. Esperar que os jogadores cresçam e confiar que os treinadores e dirigentes consigam dar a volta por cima.

Por vezes faz bem bater no fundo, para podermos subir mais alto. Quem investe na Bolsa conhece estes sintomas e estes fenómenos tão bem... Nada que deseje aos outros...

Unknown disse...

Querem deixar de pagar cotas? Deixem....
Querem dizer mal de tudo e todos?
Digam

Mas moram longe do Seixal? Ou é mais fácil escrever aqui do que ir ao Seixal enfrentar jogadores? Ou ir pra Luz fazer barulho até ser ouvido por quem de direito?

João Bizarro disse...

"Esperar que os jogadores cresçam"

Quem? O Luisão ou o Cardozo? Ou será o Nelson Oliveira. Não... talvez seja o Urreta. Hmmmmmmmm. Se calhar é o David Simão!!!!
Ou será o jovem Weldon?
Estou confuso...

Helder disse...

Não voltes Veiga não......

Anónimo disse...

Aquisições de Jesus para esta época:

Roberto
Oblak
Fábio Faria
Salvio
Gaitán
Jara
Rodrigo
Alípio

Dois titulares (Roberto e Gaitán) não justificam 36 milhões de investimento sem retorno

TRAMONTANO disse...

Eu nao culpo os jogadores, ate porque estes ja me provaram alguma coisa e eu sei e quem nao anda distraido apercebe-se que as coisas nao andam bem.

Unico culpado. O presidente e esse sim ja teve dos socios baldas a mais.

Diogo C. disse...

Volte o Veiga, mas não se esqueçam de por o Vieira a mexer... esse merdas!

joão carlos disse...

“O problema ultrapassa a juventude do plantel e a qualidade do treinador. Tem a ver com confiança entre membros da equipa ( por equipa entenda-se jogadores, treinadores e dirigentes). Nota-se em campo q a equipa não tem a alegria do ano passado e, pior, não tem a união do passado. O Jesus não consegue ter a intervenção q tinha durante os jogos. Qual o motivo desta mudança?”

Tocas-te no cerne do problema mas tiras as conclusões erradas quem tem de dar alegria e união é o treinador e os dirigentes e são este os grandes culpados, os jogadores não estão isentos mas não são os principais responsáveis.
Treinador e presidentes andam desde o fim da época passada com o mesmo discurso que já ninguém acredita inclusive os jogadores. Se os dirigentes são responsáveis por comprar caro e vender mal a verdade é que todos os jogadores que lá estão foram pedidos por este treinador e ele tem de se assumir como responsável pelas suas escolhas e por aquilo que não tem conseguido fazer.

Alguém aqui disse que vinte cantos e nenhum golo que trabalho nos treinos mas que é que da o trabalho para os jogadores fazerem, o treinador é claro, se o ano passado demos o mérito ao treinador por saber colocar os jogadores a jogarem o dobro e pelo trabalho ofensivo e defensivo nas bolas paradas também o temos de responsabilizar pelos jogadores estarem a jogar metade do ano passado e pelo péssimo desempenho nas bolas paradas ofensivas e defensivas.

A quem anda a apregoar já uma limpeza de balneário, pensem um bocadinho e não cometam os mesmos erros do passado, burro é aquele que não aprende com os erros não se armem em rei Jorge e desmantelem mais uma equipa campeã.

Helder disse...
Não voltes Veiga não...... para que? para o desde sempre adepto dos corruptos comprar o beto o manduca o laurent etc,etc,etc

Pedro disse...

"os jogadores que lá estão foram pedidos por este treinador "

Será que foram mesmo?

joão carlos disse...

Roberto (foi pedido pelo treinador)
Oblak (duvido que tenha sido pedido pelo treinador mas não esta na equipa)
Fábio Faria (foi pedido pelo treinador)
Salvio (este tenho duvidas que tenha sido pedido pelo treinador)
Gaitán (foi pedido pelo treinador)
Jara (foi pedido pelo treinador)
Rodrigo (duvido que tenha sido pedido pelo treinador mas não esta na equipa)
Alípio (duvido que tenha sido pedido pelo treinador mas não esta na equipa)

Mas a estes temos que somar o Júlio César, César Peixoto, Weldon, Kardec, Eder Luís, Felipe Menezes.

Anónimo disse...

os jogadores tb têm tanta culpa no cartório tal como o treinador e presidente. todos eles personificam o Benfica perdedor. e todos eles com ordenados chorudos. como já li por aqui, a falta de atitude é GRITANTE.
VENDAM DETERMINADOS JOGADORES EM JANEIRO ANTES QUE DESVALORIZEM MAIS.

John Billy #37 disse...

E os que pediu e que não vieram?

E também disse que não estava preparado para a perca do Ramires...

Mas isso não interessa para nada. O melhor é despedi-lo, por o Chalana a treinador e contratar mais 10 avançados sul americanos.
Vem aí novo ciclo!!

JNF disse...

Há opiniões nesta caixa de comentários que me envergonham. Tenho vergonha de ver isto escrito por benfiquistas. Lá vêm aqueles iidiotas falar em benfiquismo e tentar dar lições do mesmo. Não dão. O Benfica chegou a este estado ridículo graças a yes men como eles.

Anónimo disse...

isso, despeçam esse cepo do Jesus ! esperamos ansiosamente por ele em Alvalade, o clube dele ...

André Leal disse...

Tal como vulgarmente acontece... estou totalmente de acordo contigo, Pedro.

Infelizmente

Anónimo disse...

Que algo de grave se passou naquele balneário já não há duvidas. O que foi? Não sei nem quero saber!
O que quero é que o Rui Costa tome medidas e estanque a infecção da equipa, que o JJ deixe de pensar no que teve ou poderia ter tido e trabalhe com o que tem, pois tem o suficiente para fazer bem melhor (pelo menos para dar de calcanhos internamente e aos Hapoeis da europa) e, sobretudo, que os jogadores percebam que os adeptos não tem culpa de nada, antes são eles que tudo lhes dão!

O que não quero? Não quero relacionamentos entre o Benfica e: Olivedesportos e seus sucedâneos; irmãos Oliveirinha; corruptos e pseudo-excorruptos. E que todas as relações, desta categoria, existentes morram de morte natural, e não que se renovem!

Gostaria muito também que os Benfiquistas deixassem outros clubes (que só se lembram de nós quando lhes convém e não hesitam depois em nos apunhalar pelas costas) morrer (já uma vez salvámos o fcp...).

MCA

PS - O problema não é o treinador, não se ponham a pedir a cabeça do JJ.

Pedro disse...

Eu quero um carro, a minha primeira opção é o Audi R8, não tenho dinheiro para ele por isso peço o BMW 535, o financiador diz que não pode ser pelo que viro-me para a nova Audi A4. Tb me fecham a porta a essa possibilidade obrigando-me a virar então para um Seat Leon TDI, dizem-me que não gostam do consumo desse carro dando-me a hípotese de escolher entre um Fiat Punto, um Clio ou, por empréstimo, um BMW320 com 10 anos e 450 mil kms. Serei culpado pelas performances possíveis com um destes três carros se me exigirem alta rotação?

Continuo de rastos...

M disse...

enxovalhado, é como me sinto....pior que no pós-Dragão....ontem doeu e doi!!!

faço uma pergunta...este plantel tem ou nao qualidade para jogar mais do que tem jogado?

fala-se dos jogadores que vieram, fala-se dos que nao vieram, fala-se dos jogadores que sairam, fala-se dos jogadores que deviam ter sido substituidos....

mas com o plantel que temos, com internacionais e tal, não poderiamos e deveriamos jogar melhor futebol?

3 do hapoel....que enxovalho!!

Anónimo disse...

Oh, Pedro... Essa analogia não lembrava ao JJ. Concordo com grande parte do teu texto, mas essa cena dos carros para dizer que os jogadores não são culpados em nada! Realmente, a atitude em campo é culpa do Vieira que lhes paga mal e não os vai empurrar e do JJ que já não grita com eles em campo!!! Sta Paciência!

Diogo C.

João Bizarro disse...

Moretto; Ricardo Rocha, Luisão, Anderson, Léo; Laurent Robert (46′ – Miccoli), Petit, Manuel Fernandes, Beto, Simão; Geovanni (68′ – Karagounis)!!!

Quais BMW's quais quê!!!! Com Betos e Moretto não faziamos estas figuras tristes.

Pedro disse...

Diogo a analogia não é sobre a culpa dos jogadores mas sim sobre eles terem sido pedidos por Jesus.

Gaitan e Jara são um caso à parte, os outros, todos os outros, tenho a profunda convição que são a 5ª ou 6ª escolha de um lote de jogadores q Jesus terá pedido...

João Bizarro disse...

Tipo Júlio César e Weldon...

Hugo disse...

Foi muito MAU.
A partir do momento em que os jogadores estejam cá contrariados, e não há ninguém com capacidade para dar a volta a isso, os jogadores têm de ir com os PORCOS, pelo dinheiro certo, mas saem.
Se ficam porque não dão o valor correcto, ficam com o mesmo ordenado, pois andam contrariados na mesma… puta que os pariu.
Não há concentração nenhuma.

David Luiz, devia já sair em Janeiro.
Depois tratava de despachar o Luisão, Cardozo e todos aqueles que disseram que queriam sair.

Batia o dobro do ordenado ao Coentrão (esse sim merece) e dava mais dinheiro ao Aimar e renovava (é um exemplo, já ganhou muito e corre e joga como se fosse um puto).

Quanto ao JJ não sei, mas deveria ficar até ao final da época depois avaliava-se.

J.P. disse...

Obrigado Vieira por este Benfica na Europa dos Campeões! Que grandes figuras fazemos! Quase somos maiores que o Real Madrid!

iBenfiquista disse...

É isso tudo e muito mais. Vamos a factos. Marcámos um golo, que foi mal anulado, e um defesa por duas vezes salvou a bola sobre a linha de golo. Isto são factos. Um desses lances desse golo e o Benfica ganhava. Marcámos 21 cantos que deve ser um número histórico. Por isso, embora denotássemos, de facto, alguma falta de agressividade, a verdade é que vontade não faltou aos jogadores e não os podemos recriminar pela derrota. Eu não o faço.

O problema é mais profundo, tem razões psicológicas e passa não só pela forma como a época foi (mal) planeada, passa pela atitude (errada) de todos os responsáveis do Benfica, adeptos incluídos, que pensaram que por termos ganho um campeonato, o 2º já estava no papo. Isto foi dito pelo treinador e pelos adeptos. Ao longo do ano. Lembra-me um bocado a história da formiga e da cigarra. Fazendo nós de cigarra e os nossos adversários de formiga.

Porque a ansiedade mata. Mata a melhor das intenções das melhores equipas. Os andrades já há muito tempo que aprenderam que a ansiedade quando se apodera de uma equipa a paralisa e a faz perder pontos e jogos. Por isso encarregam-se de marcar cedo nos jogos, e de começar a ganhar cedo no campeonato. Vejam os últimos anos e vejam como eles fazem. Este ano foi igual. Por isso encarregam-se de ter os árbitros a ajudar logo no início. Uma vez que começam a ganhar, os níveis de ansiedade diminuem, o nervosismo diminui, começa-se, por isso a pensar melhor e mais claro, a jogar melhor, e com isso vêm as vitórias. Cria-se um círculo virtuoso. Com o consequente efeito, exactamente inverso, nos adversários directos, que caem num círculo vicioso.

A ansiedade é uma forma de pânico, bastante mais suave, mas tem os mesmos efeitos. Paralisa o cérebro, paralisa a tomada de decisões e o tempo funciona como um amplificador. Foi o que aconteceu ontem. A ansiedade era tanta de marcar que, de cada vez que se falhava um ataque tanto a ansiedade como o consequente nervosismo, aumentava a olhos vistos. Quando o adversário atacou, os defesas como que ficaram paralisados. Estavam programados apenas para atacar. Podemos dizer que estavam cegos para atacar, ficando de tal modo inseguros que os golos do Hapoel foram verdadeiramente caricatos. Ora revejam-nos.

Agora que o diagnóstico está feito, vem a pergunta seguinte: de quem é a culpa? Pois de quem dirige a equipa. Eu diria que a mais importante missão de um líder é diminuir o nervosismo, a ansiedade e a insegurança nos liderados. E quanto mais jovem a equipa, maior essa responsabilidade. Gaitan, Jara, Kardec sáo ainda miúdos, sem experiência, mas já se lhes exige que joguem como se jogassem há muito tempo. O Roberto, um pouco mais velho e vindo dum campeonato melhor, já entrou nos eixos.

(Continua)

iBenfiquista disse...

(continuação)

Alguém disse que com o Mourinho isto não acontecia. Pois não. Porque o Mourinho, para além de uma grande bagagem táctica como o JJ, tem outra característica que o JJ não tem. É sagaz. A sagacidade combina bem com o conhecimento, dá-lhe uma amplitude e, neste caso, marca a diferença. É um dos componentes da inteligência. O JJ neste campo ainda tem muito que aprender. Enfim aprende-se todos os dias. Para além disso o Mourinho tem a sensibilidade e a intuição suficientes para se aperceber antes do que vai acontecer. Eu tive a nítida percepção de que algo ia acontecer quando ouvi as declarações do treinador deles.

Tudo começou com a má preparação da época. Começou com o jogo da Supertaça que se perdeu. E aí começou o nervosismo e a ansiedade. Tudo o que se pensava, que ganhar eram favas contadas, afinal não ia ser bem assim. Uma equipa tão jovem como a do Benfica, capaz do melhor e do pior, com ansiedade não tem (ainda) as soluções para os problemas que lhe foram sendo postos ao longo deste ano.

Isto de ser catedrático do futebol tem muito mais que se lhe diga. Por isso, um pedido ao JJ e restantes dirigentes: o Benfica não joga sozinho, os adversários também têm treinadores que percebem alguma coisa de futebol e de táctica. O JJ não tem (não tem mesmo) o monopólio do conhecimento. A humildade, desde que não roce a indigência de espírito é sempre, neste caso, uma virtude.

É necessário possuir-se uma grande dose de sagacidade e de empatia, saber colocar-se no lugar dos adversários e perceber o que eles vão fazer para contrariar tacticamente o nosso jogo. Uma coisa que o Mourinho faz muito bem e que o faz ser diferente, para melhor, do que os outros. E isso aumenta, e de que maneira, a confiança dos jogadores (diminuindo-lhes a insegurança e a ansiedade), a capacidade que o treinador tem de prever as jogados dos adversários. Saber o que fazer para contrariar apenas o jogo do adversário não basta.

Começar um ano novo é começar do zero. É como começar um novo ano lectivo: o facto de termos passado no exame anterior, não assegura passagem no exame deste ano. E isto serve também para os adeptos que, ao longo do ano, humilharam os adversários. Eu ia lendo e não gostava. Porquê? Porque mais tarde ou mais cedo isso iria virar~se contra nós. Eles iam ficando cada vez mais ressentidos e juravam vingança. E refiro-me não só aos andrades como também aos lagartos. Agora é a vez deles de gozarem connosco. Que nos tenha servido de lição.

Temos de ser magnânimos, e humildes, nas vitórias. E não o fomos.

Isto de fazer autocrítica é lixado. Mas é saudável. Só assim podemos crescer.

John Billy #37 disse...

Despachar o Luisão?
Mas é dos poucos que se esforçam!
Por mim era assim:
Vendia-se já o David Luiz em Janeiro e reforçava-se o meio campo. Ainda há muito que ganhar esta época. Muito que ganhar e muito que perder.

Dj Rumbero disse...

Eu o q naó entendó e a posicao do Rui Costa. Ele se quisese batía com a porta contava 2 das 20000 coisas q sabe e em menos de 2 días ia Viera e o resto da direccao para onde ja deviam estar a muito tempo. O pq desta posicao ou d naó fazer nada e o q naó percebo assím como naó percebo como uma equipa e um treinador mudam tanto em tao pouco tempo... (desculpem os errós más o teclado do backberry e complicado). Era bom q alguem contasse o q aconteceü naquele balneario...

João Bizarro disse...

iBenfiquista, peço desculpa mas isso é discurso para um sporting, um boavista ou um belenenses.

Pedro disse...

IBenfiquista, excelente posts. Concordo com muito do q dizes, a culpa vem de cima, sem dúvida. Mas acima de Jesus. É claro que o treinador tem culpa, é claro que o treinador não aborda estes jogos da melhor forma (parece-me claro que um dos nossos grandes problemas tem sido a capacidade defensiva a meio campo qd joga apenas Javi como médio defensivo, curiosamente com Peixoto em campo jogamos bem melhor...mas adiante) e teve uma soberba pouco lógica para quem apenas ganhou um título. Mas qd dizes q é função do treinador retirar a pressão e ansiedade dos jogadores é preciso saber se os jogadores o ouvem ou querem ouvir. É q no ano passado era notório uma comunhão enorme entre jogadores e treinador e este ano nada disso se vê. E isso é o problema do SLB. E pq é que esse problema existe? Pq alguem acima do treinador proporcionou condições para isso e é esse o principal culpado deste estado de coisas.

Lembro-me de um SLB-Boavista no tempo de Fernando Santos em que massacrámos como não me lembro de ver o SLB a massacrar e empatámos 0-0. Não me lembro de uma única crítica aos jogadores. Eles deram tudo em campo mas, o azar, o destino, o William...a bola não entrava. Ontem não se passou isso. Pelo menos na minha opinião não senti empenho nos jogadores para virar um resultado adverso num jogo tão importante.

John eu despachava TODOS que quisessem sair. TODOS!!!!

iBenfiquista disse...

João Bizarro, o que dizes não passa de demagogia.

Já agora, qual é a parte do discurso de que não gostas ou que pensas que é discurso de sportiguista? Estou curioso em saber.

Helder disse...

"Helder disse...
Não voltes Veiga não...... para que? para o desde sempre adepto dos corruptos comprar o beto o manduca o laurent etc,etc,etc"

Não fales do que não sabes João.......

Helder disse...

John

Por vontade do Luisão já tinha saído há mt! Até lesões já simulou!

M disse...

essa das lesoes do Luisão é gira...grande espirito, cospe no nome do capitao cospe....

Anónimo disse...

A jogar assim, realmente não merecemos estar entre os melhores!

http://forcamagicoslb.blogspot.com/2010/11/agora-minha-vez.html

iBenfiquista disse...

Pedro, a diferença do ano passado para este ano está na atitude. Neste caso do JJ, que mudou bastante do ano passado para este, e por isso ainda não conseguiu estabilizar a equipa psicologicamente. Os jogadores nunca poderão ter tanta confiança no treinador quando começam a época a perder. E quando se começa a lançar bazófias da boca para fora que, depois, não se concretizam... pior. São as vitórias que dão confiança, que fazem acreditar, que fazem com que sejamos bestiais, mesmo que para isso tenhamos tido ajuda externa. Que é o que acontece com os andrades. Estes aprenderam depressa, e todos os anos é a mesma coisa.

Os jogadores que são treinados pelo Mourinho dizem maravilhas dele porque ganham, primeiro, e porque aquilo que ele lhes diz é verdade, torna-se realidade. Isso é muito importante. Aumenta a confiança no treinador, a confiança neles próprios e diminui a ansiedade. Quando entram para um jogo entram relaxados. Um corredor de 100 metros para poder ganhar tem de correr relaxado. Se estiver nervoso, ansioso, não ganha de certeza. Quanto mais relaxado melhor as pernas funcionam. É o mesmo com os jogadores de futebol.

Agora quando um treinador diz que vamos ser campeões e depois começa-se a perder, meu amigo, isso é o pior que pode acontecer. A ansiedade nota-se no JJ, no Rui Costa (começou a fumar). E tudo isso passa para os jogadores.

Sendo muito jovens, mais difícil é. O Luisão, que é um grande capitão, sozinho não consegue acalmá-los. Começam a despontar outras vozes de comando, como do Javi e do Aimar e o Saviola. É bom. São mais velhos e podem também liderar. Tudo isto são pequenos pormenores que toda a gente vê. E é nos pormenores que está a diferença. Vamos ter de ter paciência.

Como eu disse, por vezes é bom bater no fundo. Uma chapada nas trombas por vezes faz milagres. Vamos a ver se ajuda. Só espero é que o JJ mude de atitude e em vez de, sofregamente, querer ganhar os jogos enviando os jogadores cegamente para a frente, seja mais sagaz, mais cerebral e mais esperto, e consiga incutir mais confiança nos jogadores, baixando-lhes a ansiedade. Se conseguirmos começar a jogar com mais cabeça, mais frieza, podemos fazer um resto de época espectacular. Porque a verdade é que temos grandes jogadores. Alguns deles com futuro extraordinário.

E tentar pensar um pouco mais naquilo que os adversários irão fazer. Tentar antecipar os seus movimentos. Eu sei que não é para todos, mas se começar a pensar nisso... é um primeiro passo.

Anónimo disse...

Acredito que o JJ não tenha tido os jogadores que queria, excepção feita a Gaitan, Jara e Roberto que considero serem bons jogadores mas que ainda tem que ser "feitos", por isso mesmo digo que, apesar disso, tem um plantel com qualidade suficiente para fazer muito melhor.
As contratações recomendadas pelo JJ e que não foram feitas em detrimento de outras (tal como as dispensas que foram pensadas com outras entradas em mente), são da responsabilidade de outras pessoas e disso devem os adeptos pedir contas aos responsáveis.

Mas são estes os factores que justificam o que sucedeu com esta equipa desde Agosto?... Parece-me que não.

Porque acredito que as pessoas inteligentes aprendem com os erros, acredito que o JJ faz parte da solução e não do problema, este está noutro lado, mais a montante do JJ e que parece não aprender...

John Billy #37 disse...

E a solução é despachar jogadores? É despachar treinadores?
Por culpa de um jogo, já ninguém presta, já ninguém gosta do Benfica, já toda a gente quer sair do clube (mas existe algum jogador que não quer ganhar mais dinheiro?).

O Benfica tem um grave problema, muito mais grave que os jogadores ou que o treinador.
O problema do Benfica começou quando o Damásio foi elegido presidente. O Benfica perdeu a sua cultura de vitória e passado quase 20 anos não voltou a recupera-la.

Vão me desculpar mas o resultado de ontem é perfeitamente normal para o Benfica dos últimos anos.
Desde que fomos campeões com o Toni digam lá quantas vezes fizemos um brilharete na Europa? A prestação mais positiva que me lembre foi a do Koeman onde chegamos aos 1/4 da Champions!
E humilhações como a de ontem? Não têm sido habituais anos após anos? Goleadas na Grécia, em Vigo, perder com equipas que ninguém conhece. Isto sim é o verdadeiro Benfica.

E em termos nacionais que dizer?
Desde Toni fomos campeões apenas duas. E desses títulos apenas o do ano passado foi ganho com brilhantismo.
Tirando este dois títulos quantas vezes o Benfica lutou pelo campeonato até o fim?
Quantas vez ficamos a lutar pelo 2º lugar antes do Natal?
Será que estar a 10 pontos do 1º lugar em Novembro é uma situação tão invulgar?
Vão me desculpar outra vez mais é uma situação perfeitamente normal para este Benfica perdedor.
O invulgar foi a época passada.
O vulgar é lutar pelo 2º, 3º ou 4º lugar!
É vergonhoso mais é verdade: fomos totalmente ultrapassado pelo Porto em termos do domínio do futebol português.

Este verão cheguei a pensar que o Benfica podia voltar a dominar o futebol português. Tínhamos o Porto encostado as cordas!
Pura ilusão. Uma gestão de contratações/vendas do plantel arruinou completamente uma equipa campeã.
Cheguei a manifestar o meu desconforto perante esta absurda gestão e foi insultado aqui neste blogue pelo iBenfiquista e pelo LC.
O verdadeiro benfiquista não pode criticar. Só pode apoiar.
E com todos estes apoios lá voltamos outra vez ao Benfica perdedor dos últimos 20 anos.

É por isso que Vieira não pode continuar no Benfica. Pode ter recuperado financeiramente o Benfica, pode tê-lo dotado de infra estruturas, pode ter até trazido grandes jogadores, mas foi incapaz de devolver a mística vencedora ao nosso clube.
Teve oito anos para isso e neste defeso teve a oportunidade única de dar o golpe de misericórdia ao Porto.
Falhou, tem que dar a vez a outro.

Dj Rumbero disse...

Totalmente de acordó com o Jonh Billy. O responsavel pelas vitorias tb tem d o ser nas derrotas. O tempo de LFV acabou. Álgiuem tem q dar a cará e ser responsabilizado

Pedro disse...

IBenfiquista, concordo com o que dizes no geral, mas no particular não faz muito sentido. Os jogadores aprenderam a confiar em Jesus pq no ano passado ganharam e bem, jogavam muito à bola e estavam todos contentes. Pq é q tudo mudou de um momento para o outro? É q não foi gradual...foi de um dia para o outro. De um jogo para outro. Claro q depois com as derrotas entramos num clima negativo q nada ajuda...mas aí tb falha a estrutura do SLB q não sabe defender o grupo nem suster estas situações.

John, a questão é q pelos vistos muitos queriam mesmo sair e provavelmente ficaram com a promessa de qqr coisa q não aconteceu. E o resultado está à vista. É pá eu não ponho em causa a sua qualidade mas começo a por em causa o profissionalismo pois choca-me ver o que se está a assistir...são os mesmos do ano passado e tudo está diferente? Por causa dos prémios? Tudo bem que é grave mas não é motivo para não se aplicarem ao máximo como devido em todos os jogos.

É claro q o principal disto tudo é Vieira, é ele q está lá á tanto tempo e sempre com as mesmas merdas. Sempre com as mesmas falhas e mesmos erros. Começa a parecer propositado...não é normal o que aconteceu neste defeso. Não é.

Quim disse...

Pergunto-me se sequer seremos merecedores e competentes até para andar na Liga Europa.Sinceramente.

João Bizarro disse...

iBenfiquista, estou a falar dessa conversa da equipa jovem e outras "desculpas".

E depois ao dares esses exemplos do Mourinho jogas o JJ abaixo
a força toda, colocando no ar todas as suas debilidades. De facto, JJ está muito longe de ser um grande treinador, e se comparado com o Mourinho fica a anos Luz.
O Mourinho sabe motivar um jogador que está em baixo de forma, sabe tirar o melhor de cada jogador.
Com JJ jogam sempre os mesmos, o esquema é o mesmo e não varia. Um treinador qq que estude bem sabe o que o Benfica vai fazer.

Porque é que depois de uma pré-época aceitável em que já se estava a arranjar uma base com os jogadores que tinha, chega a Supertaça e o jogador muda quase tudo?

Depois, como o Pedro já disse, esta estrutura directiva NÃO SABE (ou não quer) defender o grupo. Nem o presidente, nem o Rui Costa que sinceramente não sei o que lá anda a fazer (já agora, o Rui Costa já fumava quando jogava)!

Há jogadores que me começam a meter NOJO. Se querem sair vão prá PQP...