blog

quarta-feira, dezembro 15, 2010

Onda turca

Se por estes dias estamos a ser atingindos por uma onda fria vinda da Islândia que faz arrefecer os termômetros em termos futebolísticos os benfiquistas estão a deixar-se atingir por uma onda turca que pretende levar para o Besiktas uma carrada de jogadores portugueses entre eles o nosso Simão Sabrosa. Esta situação está a gerar alguma discussão na família benfiquista onde alguns já estão a malhar em Vieira por deixar ir Simão para o clube turco. Não morro de amores por Vieira como é do conhecimento de quem acompanha este blog mas criticar a Direcção (esta ou qualquer outra) por não trazerem Simão (ou outro jogador em concrecto) parece-me totalmente despropositado. Primeiro que pode o Benfica fazer? Se Simão equacionar sequer a ida para a Turquia é porque estará na mesa um chorudo contrato longe do alcance das finanças do Glorioso. Sejamos sérios, se um jogador como Simão (ou mesmo no caso do Quaresma) for para a Turquia acham que será pelo lindo país que a Turquia é ou pelo competitivo campeonato que oferece???? Claro que não. Aposto que o Besiktas oferecerá o mesmo ordenado que o Atlético e ainda lhe dará qualquer coisa interessante pela assinatura o que para um jogador com 31 anos é importantíssimo. Como pode o Benfica ombrear com valores destes? Ao Benfica, no máximo, resta apresentar uma proposta dentro do seu limite salarial e esperar pela vontade do jogador. E, muito importante, saber se o treinador deseja o jogador, sem isso nem sequer vale a pena endereçar qualquer contacto.

Sobre Hugo Almeida nem comento.

31 comentários:

Jaime disse...

Bravo. Aqui está a leitura mais correcta deste tema.
Acrecento que estamos a falar do Besiktas, o clube que contratou Alen Iverson para a sua equipa de Basket, pagando-lhe 2M€ por época!

Anónimo disse...

Eu já li que o Simão, se for, vai ganhar mais do que ganha no Atlético.

Quanto ao Hugo Almeida, espero que venha para o Benfica se o Cardozo sair(o que não quero que aconteça.)

Mário Lopes disse...

Lendo a entrevista que o Álvaro Magalhães concedeu ao jornal «A Bola», houve uma resposta que me despertou especial interesse. Exemplos como este deveriam ser uma regra imposta no SLB. Falar menos e jogar mais...

«- De entre todas as palestras que ouviu, enquanto jogador, qual a que mais o marcou?»

«Marcou-me uma. Há gente que fala muito e acerta muito pouco e um dia Sven Goran Erikson com meia dúzia de palavras disse tudo o que era preciso. Não foram mais de cinco minutos e foi antes de um jogo com o Sporting de Braga. O treinador deles era o Quinito e disse que vinha ao Estádio da Luz ganhar e que por isso trazia o melhor fato que tinha em casa. O Erikson chegou, deu a equipa que ia jogar e no fim só disse: ‘o treinador do SC Braga disse que vinha aqui ganhar. Boa tarde e respondam-lhe, Espicaçou-nos de tal forma que vencemos por sete!»

Ricardo disse...

Sobre a relativamente recente "onda turca" que tem apanhado vários grandes futebolistas, é uma forma como qualquer outra de chamar ao campeonato e aos próprios clubes mais mediatização e, não menos importante, resultados. O Besiktas é um desses e não tenho nada contra a estratégia. Por outro lado, para um jogador no ponto de carreira em que estão Simão e Guti (outro dos que emigraram para a Turquia), ao contrário de Quaresma - que acho que tem valor e idade para muito mais -, faz todo o sentido optarem por esta escolha: recebem um ordenado chorudo, fazem o último grande contrato e jogam dois ou três anos num campeonato que, apesar de ser pouco conhecido, tem muita emoção num país que vive o futebol de forma apaixonada.

Onde entra o Benfica nisto tudo? Na possibilidade, dizem, de Simão voltar à Luz. Em primeiro lugar, dizer que concordo contigo, Pedro, se a Direcção não achar nisto um grande negócio não deve ser criticada. Dependerá de vários factores, entre os quais estarão obviamente os financeiros e os desportivos, sendo que neste último convém lembrar aos adeptos que choram por Simão que um jogador só deve vir para o clube se o treinador o exigir e concordar com essa contratação. E nesse ponto parece-me que a Jesus não interessa a vinda o ex-Benfica. E provavelmente com razão. Os motivos, julgo, serão mais de âmbito social, por assim, dizer, do que meramente desportivos. Se Simão é, de facto, ainda um bom jogador e encaixaria naquele lado esquerdo do meio-campo como manteiga açoreana deixada de véspera fora do frigorífico para não ficar dura em pão caseiro alentejano quentinho, do ponto de vista do relacionamento social com as outras estrelas tenho sérias dúvidas. É que o de Sabrosa saiu do Benfica como Deus, capitão e senhor de uma equipa em que era ele a estrela maior. Voltaria "menos" jogador e encontraria um balneário onde estão outros elementos com mais classe e mais experiência ao mais alto nível (Aimar e Saviola), elementos de forte personalidade (Martins e Luisão) e estrelas emergentes (Coentrão e David Luiz) que não lhe devem absolutamente nada.

Dito isto, se Jesus achar que em todos estes aspectos Simão seria capaz de se adaptar bem, só posso concordar com a ideia de regresso. Porque, de facto, precisamos de alguém para aquele lugar. Se puder ser um ex-capitão, jogador de qualidade e português, tanto melhor.

(Curioso que se a possibilidade tivesse estado em cima da mesa no Verão, logo a seguir a sermos campeões, tenho a certeza que a maior parte dos adeptos, eu incluído, diria um rotundo "não"; actualmente, olhando para a falta que um extremo trabalhador, solidário mas ao mesmo tempo desequilibrador faz nesta equipa, dizemos "sim" e fazemos por esquecer as razões que, meses atrás, daríamos para não querermos o regresso do Simão - entre elas, claro, a questão de balneário)

Mário Lopes disse...

...Qto aos turcos, comprem-nos (quase) todos! Faz falta que o dinheiro circule mais, seja pela Turquia, Rússia ou outros países. Esta será a réstia de esperança para que o fosso entre os ditos "Tubarões" do futebol e as outras equipas não seja cada vez maior.

Qto à ida desses craques para um país como a Turquia, mesmo ganhando tanto não consigo perceber! Guti e Simão ainda vá, estando em fim de carreira não perdem nada e ganham muito. Agora Manuel Fernandes ou Quaresma, tirando a ambição desmedida pelos $$$ nada mais me faz sentido... Por muita que seja a diferença de vencimentos, já ganham tanto actualmente que não me pareceria aliciante a mudança... Mas isto devo ser eu que tenho ambições monetárias baixinhas e contento-me com "pouco"...

JNF disse...

Guti, Quaresma, Hugo Almeida, Manuel Fernandes, Simão e, nos basket, até Allen Iverson (!), para quem não conhece, é um dos jogadores mais famosos e mais bem pagos da NBA. Contra isso não podemos competir.

Concordo com o post, há muita coisa que se pode criticar em Vieira, mas esta não, até porque se o Benfica contratasse o que os adeptos querem seria sinal de que o clube seria dirigido de fora para dentro e não o contrário.

John Billy #37 disse...

Concordo em quase tudo.
Agora o campeonato turco é inferior ao português em quê? E nunca fui a Istambul mas pelas imagens que já vi, parece uma cidade lindíssima.
Preferia jogar no campeonato turco do que jogar naquelas equipas russas onde a maioria dos jogos são na neve.

Depois em relação aos jogadores, tirando o Quaresma, será que eles podem aspirar a mais?
O Hugo Almeida? Estamos a brincar? Despachamos o Makukula por ser tosco e vamos buscar um tronco com pernas?
O Manuel Fernandes fez o quê para merecer um clube melhor? Após a sua saída do Benfica fez alguma época de jeito? Longe do Benfica por favor. Preferiria o Yebda e esse é nosso.
Acho que o Simão tinha lugar de caras o onze do Benfica. Ou o Gaitan é melhor? Ou talvez o César Peixoto. Agora tudo depende do dinheiro que pede. Se o Besiktas lhe oferece tanto ou mais do que já usufruía no Atlético, o Benfica faz muito bem em não querer o atleta.

PS: lol
Rio Ave-Benfica
Porto-Pinhalnovense.
P*** que pariu esses corruptos que até os sorteios manipulam

M disse...

off topic...

taça portugal..porco-pinhalnovense..Benfica em vila do conde...

José Vieira disse...

Simão nunca poderia regressar, não pelo dinheiro que não temos mas sim pelo dinheiro que temos e o dinheiro que temos tem que ser pensado em função do "Fundo" (e este quer jovens promessas e não "velhotes"). Assim, numa época crucial de afirmação da nossa equipa, vieram Gaitán, Jara, Rodrigo, Alípio, Fábio Faria...

Pedro, desculpa o off-topic mas a pedido não de várias famílias mas da ovelha ronhosa da família, venho expressar o meu estado de alma: estou (obviamente, diria eu) lixado com tudo e com todos!!
Sim, com tudo e com todos, não sou selectivo.
Se todos tiveram direito a posar para a posteridade na fotografia da equipa campeã, este ano não vejo como possa alguém sair. Ninguém entra, ninguém sai, apenas se acrescenta um adereço: umas orelhas de burro - isto, claro, para aqueles que ainda não tenham nascido com elas. Compreendo que se queira entrar na discussão de quem merece o maior par mas nunca debati a eterna questão do tamanho interessar para alguma coisa e neste caso não vou abrir excepção.

Abro, sim, uma excepção para esclarecer o Pedro Vagos que considero natural que goste de "ouvir" o José Marinho e assim "escutar" uma cabeça diferente da sua (viva a biodiversidade!), o que não pode é suspirar pela cabeça do Marinho e pensar pela minha...É que, ao contrário do que afirmou num post anterior, também eu gosto de ler "aquilo" que escreve o Marinho, nesta altura mais ainda, pois faz sempre falta alguma diversão num período futebolisticamente tão cinzento.
Em todo o caso, elogio-lhe a acuidade da questão então levantada: " por onde anda o José Marinho"? No fundo, trata-se de colocar a mesma pergunta que se impunha fazer, por exemplo, a um cata-vento, ao que este último responderia andar para Norte, Sul, Este mas estar, regra geral, a Leste.
É que todos neste blog aguardamos ainda com expectativa que o nosso Benfica se apresente ainda mais demolidor esta época, pelas demissões na sad portista, que Jara se torne num dos jogadores mais excitantes do campeonato, que F. Menezes seja o substituto de Aimar, que Roberto confirme tratar-se da pior contratação da história do glorioso (a propósito, obrigado Morreto, estás perdoado mas não voltes!), e mais alguns vaticínios que revelam o apurado conhecimento futebolístico do seu divertido autor.

Unknown disse...

E siga as bolas frias...

Mr. Shankly disse...

"Preferia jogar no campeonato turco do que jogar naquelas equipas russas onde a maioria dos jogos são na neve."

Pá, tens visto as notícias? Diz que na Turquia tem estado fresquinho.

Helder disse...

O sorteio da taça é qualquer coisa de repugnante!! Eles prepararam tudo ao milésimo pormenor......Bem disse o porco mor que este ano iam ganhar à porco!! Limianos, Moreirense, Juv. Évora e agora Pinhalnovense?!?!?!?!? Na meia final jogam com o Bombarrelense e a final é disputada entre os titulares e os suplentes do porco. É que assim ganham a taça de certeza!! FODASSE!!

RMSoares disse...

Em vez de criticar por a direcção não abrir os cordões a bolsa para investir e pagar altos ordenados a jogadores em fim de carreira, deviamos era pensar que se vendermos o David Luiz ou o Fabio Coentrão, teremos de ir a procura de substitutos a altura em vez de ficarmos mais uma vez descalços.

E não vamos vender o Davi Luiz ou o Coentrão para pagar os salarios ao simão.

Unknown disse...

José Vieira, gosto de "ouvir" o José Marinho, porque gosto. Dou à opinião dele a importância que dou à dos outros... e não venho aqui cobrar as coisas que ele diz, porque não vejo necessidade disso. Outros há, como o caríssimo, que não fazem outra coisa senão isso... mas lá está, é como diz, são as vantagens da biodiversidade.

Mas olhe, já agora e porque gosta tanto desses exercícios, pegue lá nas declarações do nosso presidente (ou do nosso primeiro ministro, ou do ministro das finanças) e divirta-se a encontre-lhes as contradições entre o dito e o feito (ou sucedido). Pode ser que fique ocupado até ao fim da época!

E tenha um Bom Natal.

Unknown disse...

Quanto ao Post... O futebol turco foi sempre endinheirado... e como hoje em dia é isto que move os jogadores, se eles querem ir jogar para a Turquia que vão. Boa Viagem. - Para mim é outra história como a do Zenit, há uns anos atrás.

Eu que gostaria de ver o Simão de novo na Luz, (disse-o no inicio da época), compreendo que o Benfica não pode em circunstância alguma ombrear com um clube com aquele poder económico... e neste momento é importante colmatar as saídas que se antevêem como certas, agora ou no final da época: ou seja, David Luiz e Coentrão.

M disse...

"...Limianos, Moreirense, Juv. Évora e agora Pinhalnovense..."

pois é, bem visto....que percurso fantastico....

Martins disse...

Vocês são uns cómicos. Um equipa que é detentora da Taça, uma equipa que está há 34 jogos sem perder, que ao 3º jogo já tinha resolvido o apuramento da Liga Europa, que deu 5-0 ao actual campeão nacional, precisa agora de manipular sorteios para ganhar uma competição. Grande LOL.

Sinceramente, acho que conseguem ser mais engraçados do que aquele que veio falar em prendas uma semana depois de ter empatado contra o líder com um golo em fora de jogo.

John Wakefield disse...

o que vai acontecer é o seguinte. o Benfica vai ganhar contra o Olhanense, e depois vai perder em Vila do Conde com uma arbitragem vergonhosa. Estarei enganado?
ao fcp bem pode encomendar o caneco. Mas assim é mesmo mto dificil. os jogos mais dificeis só calham ao Benfica. até na taça da liga tivemos o grupo mais dificil.

Oxalá que esteja enganado mas a verdade é que o fcp, neste ano, não vai jogar num terreno adversário para a taça exceptuando nas meias finais (onde tb joga em casa). A final é em campo neutro. Bem se pode dizer que o Porto teve tudo para seguir até ás meias.

Nunca fui crente na teoria da viciação dos sorteios, mas com tanta coincidencia... começo a duvidar seriamente.

ps: O Simão fazia um jeito no Benfica pois ama o clube e vinha acrescentar mais experiencia, mas percebo que ele prefira os destinos turcos que lhe permitirão fazer um contrato milionário. fico feliz por ele e a concretizar-se, vou ficar a torcer pelo seu sucesso no Besiktas.

Almanaque disse...

Faz hoje 50 anos que chegou ao benfica o primeiro grande jogador roubado ao sportem. Na altura era normal, agora aliciar klebers é muito grave.

M disse...

fdx ó almanaque, pacheco, sousa e Jvp, diz-te alguma coisa pá?

pachorra.....

Pedro disse...

" a final é disputada entre os titulares e os suplentes do porco"

O tanas!!! Vêm ao Jamor defrontar o Campeão e levam a mesma lição da final da Taça da Liga no Algarve o ano passado...

Helder disse...

Roubado ao Sportem???? Trata-te! Roubado ao Sportem foram o Paulo Assunção, o Adriano, o Futre, o Varela, o Villas Boas, o Moutinho.......Chega?

John Billy #37 disse...

Mr Shankly,
Há cerca de 2, 3 semanas houve neve em vários estádios de Espanha.
Mas não vamos comparar o clima do Sul da Europa com o clima da Rússia ;)

Mário Lopes disse...

Ai Martins, Martins... Só não percebi se és mesmo tolinho ou se não consegues ver o óbvio devido à clubite aguda. Só falta vires para aqui dizer que as escutas não existiram...

Enfim, é por ter tido a ajuda de várias como esta (manipulações desportivas) que o FC Porco ao longo da sua história tem tido a coisa facilitada para a conquista de "titulos de supermercado" ou de frutaria, como queiras apelidar...

Se mais ganhou não se deve obviamente a ter más equipas, mas a ajudinha na altura certa deu sempre jeito. Fadiga para as outras competições?! Que é isso(!!!), estão fatigados arranjamos um árbitro jeitoso!!! Ou em alternativa, se houver sorteio, uma equipa fraquinha!!!

E assim se faz história na região da corrupção... O Porto... Onde um D. Corleone à tuga, põe e dispõe dos fantoches que lhe lambem o cú e das putas que ajudam a comprar esses fantoches. Se as putas forem fraquinhas, temos sempre as agências de viagens a funcionar em prol da corrupção nacional!

"Bibam" os Martins e todos os mentecaptos deste país, pois como se falou acima, também fazem parte da «biodiversidade»...

Anónimo disse...

Quem é essa parvinho do Obafemi dos tripeiros que vem aqui dar música a pensar que é tudo totó como a cambada com quem ele lida nos SD?!

Helder disse...

Pedro:

Espero que tenhas toda a razão do mundo e arredores.......mas duvido.....

Mr. Shankly disse...

John Billy,
Evidentemente. Era piada, porque ainda ontem vi imagens impressionantes de neve em Ankara.

Anónimo disse...

LOL o campeonato turco é bem mais competitivo que o nosso, a diferença de pontos dos lugares cimeiros para os outros é sempre muito menor que aqui em que as diferenças chegam sempre a ser de mais de 20 pontos do 3º lugar para o 4º. o nosso campeonato em termos de competitividade é tal qual o escocês

Anónimo disse...

"Acrecento que estamos a falar do Besiktas, o clube que contratou Alen Iverson para a sua equipa de Basket, pagando-lhe 2M€ por época!"

E fez uma proposta pelo Shaquille O'Neill, que, tanto quanto sei, está a ser apreciada.

Quanto a regressos, uma pergunta: à excepção do Rui Costa (e na 2ª época) e do Mozer, lembram-se de algum regresso que tenha corrido bem? Eu não.

Anónimo disse...

Mais um post em grande Pedro!

http://forcamagicoslb.blogspot.com/2010/12/sorteios-naaaaaa.html

Mr. Shankly disse...

"Quanto a regressos, uma pergunta: à excepção do Rui Costa (e na 2ª época) e do Mozer, lembram-se de algum regresso que tenha corrido bem? Eu não."

Valdo, Ricardo Gomes, Rui Águas. Mas o normal é não haver regressos.