blog

domingo, janeiro 30, 2011

D. Aves - SL Benfica: 0-4

Num jogo bem probrezinho, jogado a ritmo lento, com um 11 titular cheio de segundas opções, o Glorioso fez o que lhe competia que foi respeitar o adversário e vencer o jogo com tranquilidade que tendo em conta o jogo em causa e a série de jogos que tivemos em Janeiro e ainda vamos ter em Fevereiro podemos considerar uma noite perfeita para a nossa equipa.

Uma das coisas que mais estou a gostar da equipa este ano é o respeito que demonstra perante os adversários nestes jogos teoricamente mais fáceis e menos "interessantes" de disputar. Os jogadores entregam-se ao jogo com empenho e isso acaba por resultar em resultados positivos e mantendo o Glorioso na disputa de todos os títulos em competição. Jesus mexeu muito e com a qualificação quase garantida o foco de interesse era ver como os menos utilizados responderiam à chamada principalmente as estreias de Jardel e Fernandez. Gostei do brasileiro, sempre em jogo, sem medo, com atitude enquanto que o argentino mostrou aquilo que espero de um argentino de 23 anos que custou 1,5 milhões de euros. Claro que é cedo para grandes análises e ambos precisam de mais treino, mais tempo de adaptação aos colegas e mais jogo nas pernas.

Nuno Gomes voltou a jogar e mais uma vez fez o gostinho ao pé. Parece o Mantorras...

Xistra com uma péssima arbitragem mostrando que nem num jogo destes consegue ser, pelo menos, um razoável árbitro. Muitas faltas por assinalar para ambos os lados, algumas demasiado óbvias para se dar margem de manobra ao árbitro.

Vitória justíssima e qualificação esperada, com um pleno, para as meias finais da Taça da Liga, onde iremos receber na Catedral o Sporting procurando repetir o resultado da época passada e passar para a terceira final consecutiva nesta competição.

12 comentários:

Jotas disse...

o Benfica foi naturalmente superior,num jogo como dizes pobre, mesmo jogando de início com 2 habituais titulares, aproveitando ainda e muito bem, para dar minutos a um ainda deslocada Fernandez e a Jardel, já com outro ritmo de jogo e com uma exibição calma e concentrada, não deixou de ser ma vitória agradável e agora vemha de lá o derby.
Uma palavra para Jara, que começa a mostrar o seu valor e para Nuno Gomes, um perna dele ainda vale mais que duas do Kardec, mereceu a felicidade que teve, pelo exemplo que constitui.

John Wakefield disse...

Acredito sinceramente que vamos ganhar a taça da liga (com ou sem Jesus no banco, visto que até a Unibet parece integrar o quadro de dramatização em relação ao caso do Benfica-Nacional, questionando se o nosso técnico terá um castigo igual ao superior ao do hulk, por outras palavras, 3 meses ou mais).

Gostei do jogo do Jardel (seguro e imperial na defesa - pode ser um concorrente de peso a suceder ao david, por isso, o sidnei terá que dar também o seu melhor)

Mas o jogador que mais me surpreendeu pela positiva foi o Jara. Rápido nos desiquilíbrios e nas desmarcações, boa técnica...

ps1: o Benfica tem três grandes reforços para a segunda volta - Salvio, Gaitán e Jara (agora que estão na fase final da adaptação, já brilham)

ps2- Luis Filipe e Felipe Menezes não são jogadores para o Benfica.

ps3- Fernandez foi feliz na assistencia, mas como eu sempre disse, trata-se mais dum jogador que a atacar não é grande coisa. é aguerrido e sabe defender melhor (lembro-me de um outro corte importante, cobrindo assim a ausencia de peixoto). Também está numa fase de adaptação. é preciso dar tempo.

Mentiroso disse...

Oportunidade bem aproveitada por algumas "segundas figuras" do plantel, como foi o caso de Moreira (temos três GR de qualidade, apesar do percalço inicial de Roberto), Jara (a bater à porta da titularidade), Sidnei (agora que sente de perto o bafo de Jardel, esteve muito bem, com muita confiança a decidir e a sair a jogar), Jardel (certinho, não complicou). Pela negativa, Kardec. Está a viver uma fase de notória quebra de confiança mas acredito que vai dar a volta por cima. Já mostrou valor.

Ricardo disse...

Quanto aos menos utilizados:

O Moreira esteve quase sempre seguro mas teve uma saída em falso. Gosto mais do Júlio César.

O Sidnei esteve muito bem na marcação e no posicionamento mas aquelas investidas até ao meio-campo devem ser feitas com segurança. Teve 4 ou 5 vezes que chegava à frente e fazia um passe disparatado para o GR adversário. Sofre um bocadinho de síndrome David Luiz: acha que é um organizador de jogo.

O Jardel agradou-me, embora o tenha achado demasiadamente faltoso. Mas é o primeiro jogo, compreende-se alguma sofreguidão para mostrar serviço. Tem qualidade.

O Lúis Filipe foi simplesmente horrível. O Peixoto menos mal, mas ainda assim pouco lúcido a sair. Também sofreu por ter um estreante à sua frente.

Fernandez muito agressivo em busca da bola mas desequilibrado. Precisa de crescer e adaptar-se. Ainda não é solução credível. Precisamos de um médio experiente e acho que já não o vamos ter.

O Menezes irrita-me. Um jogador com tanta qualidade técnica é incapaz de evoluir. A defender ou não quer ou defende mal. A atacar, tem momentos. Eu queria acreditar que ele ainda lá vai mas começa a ser desperdício de oportunidades a mais.

O Jara esteve interventivo, procurou ter a bola, arriscou, desequilibrou. Mas ainda faz as coisas muito apressadamente e sem critério. Faz-se mas com calma.

O Kardec esteve mal. Acho que é um tipo d ejogador que não ganha em ser incluído nestas equipas de segunda linha. Quando entra em jogos em que está a equipa titular, rende mais e explora melhor as suas qualidades. Mas ainda está longe de ser uma alternativa credível ao Cardozo. Eu ia buscar o João Tomás para o resto da época e mais uma de opção.


O Airton esteve bem. A experiência parece não deixar dúvidas: vamos jogar ao Dragão com os dois médios defensivos.

O Nuno Gomes entrou bem e justificou os pedidos de quem gostaria de vê-lo mais tempo em jogo.

João Pedro disse...

Podem ou não gostar do Nuno Gomes mas o certo é que é melhor que o Kardec e não tem as mesmas oportunidades. Estão a apostar no Kardec porque é um jogador com futuro? Não acho que seja um jogador de futuro... mas mesmo que o seja não justifica tantos minutos...

André Leal disse...

Este Xistra é uma anedota:

Primeiro o amarelo ao Aimar quando este é quase agredido

Depois anula um quase golo ao Aves e ignora duas faltas claríssimas.

Pode ser teoria da conspiração, mas já enoja esta tendência de só beneficiar o Benfica em competições menores ou no fim de campeonatos perdidos. Ainda assim, um amarelito ridículo ao Aimar no primeiro minuto dum jogo antes de irmos ao Dragão poderia dar sempre jeito. O que vale é que o JJ já sabe o que a casa gaste e sacou-o antes que algo corresse mal.

De resto, e mais importante que isto, nota, mais uma vez, para o nosso Grande Capitão, para o Jara (este nunca me enganou, apesar das exibições menos conseguidas via-se que tinha toque de bola) e para o Sálvio, que mal entra revira tudo!

João Bizarro disse...

Digo mais uma vez que o Nuno Gomes merecia mais oportunidades.

Anónimo disse...

«Eu ia buscar o João Tomás para o resto da época e mais uma de opção.»


AHAHAHAHAH

LOL

Bela piada! Acho que o João Tomás era conjuntamente com o RAFA (do Porto) as aquisições que o SLB deveria fazer... Um velho, para juntar a um que coitado, ja n joga mais... que boa politica!!!

Anónimo disse...

«Digo mais uma vez que o Nuno Gomes merecia mais oportunidades.»

O Nuno Gomes, quando jogava com regularidade passavam-se 5 e 6 jogos sem marcar a jogar os 90min ou quase... Agora, com meia-duzia de minutos e 2 toques marca... É a prova que a sorte bate à porta de todos... Pena que para alguns seja tarde! Enquanto andar com "caganeira" é usá-lo mais... lol

John Billy #37 disse...

E agora? Qual a equipa para o Dragão?

Acho que só temos duas opções:

A: Jogar com os mesmos que foram 100% vitoriosos em Janeiro. Mas chegarão Gaitan, Javi, Sálvio e Aimar para os cinco médios do Porto?

B: Tirar Cardozo ou Saviola e reforçar o meio campo com Airton. Pode ser uma boa solução mas nunca foi testada em toda a época. É um grande risco.

Espero ver uma dessas duas opções na quarta. Nem quero imaginar um David Luiz na esquerda ou o "reforço" do meio campo com Martins (ou o Peixoto) no lugar do Gaitan.

John Billy #37 disse...

O David Luiz não jogará a defesa esquerda com toda a certeza!!

DeVante disse...

"Mas chegarão Gaitan, Javi, Sálvio e Aimar para os cinco médios do Porto"

Eu perguntava:

Mas chegarão os defesas do Porto para Cardozo, Saviola, Gaitán, Aimar e Sálvio?