blog

quarta-feira, janeiro 05, 2011

José Fernández

Não deverá demorar muito para que José Fernandez seja apresentado como o primeiro reforço do SL Benfica no ano de 2011. É um jogador argentino de 23 anos que joga pelo lado esquerdo sendo que as opiniões divergem sobre qual a sua posição: se é lateral se é médio. Seja como for só lhe posso desejar toda a sorte do mundo e uma carreira de enorme sucesso envergando o Manto Sagrado.

Segundo consta é uma contratação relativamente barata, custando aos cofres do Glorioso milhão e meio de euros e um ordenado de 25 mil euros mês pelo que por este prisma não terá pressão acrescida nem, por outro lado, expectativas demasiado altas por parte dos adeptos. Não ponho em causa a sua qualidade mas esta contratação é um perfeito exemplo daquilo que defendo que o Glorioso não deve fazer: Um argentino de 23 anos por 1,5 M euros não pode ser nenhuma vedeta. Sempre pode ser um achado mas com 23 anos seria uma sorte bestial ainda ninguem ter reparado nele. Pergunto se não há no mercado interno ou dentro da nossa casa alguem, no mínimo, de igual qualidade que Fernández? David Luiz foi um achado porque custou tuta e meia, mas tinha uns 19 anos...com 23 parece-me difícil.

Este é o tipo de contratação que eu acho que deve ser substituída pela utilização das nossas camadas jovens, juntado o custo da mesma (1.5 M €) a outros milhões semelhantes e aplicar tudo num grande jogador já feito ou num jovem com enorme potencial.

José Fernández a partir do momento que vestir a sagrada camisola terá o meu total apoio. Sempre.

27 comentários:

Baresi disse...

Parece-me a mim que Tiago Targino seria melhor opção.
Mas eu não mando no Benfica.

João Bizarro disse...

A politica desportiva do Benfica passa por argentinos desconhecidos e formação é coisa que não faz parte.

Kitnoce disse...

Boa analise. O jogador não tem culpa em nada, hà que lhe dar o direito de se mostrar. Quem vai ter culpas vai ser o Bob, o JJ e o RC...

M disse...

mas nao era suposto ser extremo?

Mário Lopes disse...

O Targino anda sempre lesionado. Jogadores desses podem ser Maradonas, mas na minha perspectiva não interessam!...

JNF disse...

Excelente análise, este é precisamente o meu ponto de vista. Não conhecendo o jogador, acho que difícil que venha, vença e convença rapidamente. Se não vem para ser titular, então por que não se contratou um jogador português e mais barato? Sílvio, no princípio da época, tinha sido muito bem comprado. Ou Alex, para a lateral direita. Ou Djalma, para médio ala.

Mas uma vez com a camisola do Sport Lisboa y Benfica, todos os jogadores têm de ser apoiados, inclusivamente o Peixoto.

Éter disse...

Parece que o Benfica só paga o salário. A transferência é com o Kia.

Ricardo disse...

Totalmente de acordo.

Não está em causa o valor que o jogador tem, que poderá ser muito (embora não me pareça por aquilo que vi). Está em causa o porquê desta contratação. Qual o objectivo do Benfica com esta compra? Ter alguém para ir preparando para a próxima época ou espera que o jogador venha ajudar já no imediato? Se é a primeira, não acho errado e pode ser uma forma inteligente de adaptar um jogador, com vista ao futuro - quanto à qualidade do argentino, esperemos para ver; se é a segunda, não será uma atitude muito inteligente, visto que um jogador não chega do campeonato argentino e impõe-se no imediato (veja-se Gaitan, Jara, o próprio Salvio). E, portanto, se a ideia é colmatar deficiências no plantel indo buscar um jogador para o presente, faria sentido contratar alguém que estivesse já adaptado ao futebol português ou fosse um jogador experimentado num dos campeonatos europeus.
São estas coisas que não se compreendem muito bem mas, enfim, esperemos para ver que tipo de jogador é Fernandez.

Do que vi dele, parece-me que a ideia é ter um jogador que possa alternar, tanto à frente como atrás, com o Coentrão. Mas só vi dois jogos, não é suficiente para tirar conclusões. E do que vi pareceu-me discutível ter qualidade para o Benfica.

Helder disse...

Espero estar redondamente enganado na minha analise mas temo muito que este seja mais um barrete enfiado pelo SLB............

Anónimo disse...

O que me dizem a isto?

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=240548


Fodasssse. Não acertam uma caralho!

Anónimo disse...

Já começa a demorar!


http://forcamagicoslb.blogspot.com/2011/01/e-agora-nada-que-tenha-haver-com-o-slb.html

Pedro disse...

A seguir será a contratação de Paulo Sousa e Hugo Leal...

João Bizarro disse...

Que mal tem a entrada do Pepa na estrutura do futebol jovem?

John Wakefield disse...

O Pepa vai fazer um bom trabalho, é benfiquista de gema e decerto que será um óptimo profissional.

O Fernandez está a demorar... já cá está. Dizem que é a burocracia (eu acredito), mas hoje abro um determinado jornal a dizer que Funes Mori afinal pode acabar no nosso típico rival.

Pedro disse...

Acabei de ver um excerto de uma reportagem do Pepa em que ele reconhece o erro de ter saído do Glorioso e a forma como fala, a ser sincera, acho q pode ser importante para passar a mensagem para os nossos jovens.

O Funis Mori só me preocupará se for para outro clube por valores bem abaixo daqueles que estavam a pedir ao Glorioso. Se isso acontecer é sinal que ou não sabemos negociar ou estamos a ser comidos á grande..

DeVante disse...

Éh páh, a malta ainda nem viu o Fernandez a jogar e TODOS são unânimes em considera-lo fraco para o SLB e imaginem-se, porque "os valores envolvidos são relativamente baixos"...caramba!

Se custasse 4M já era bom?

Ao Fernandez o que lhe vai valer é que o treinador do Benfica se chama Jorge Jesus, e ele não vai muito com esse tipo de opiniões dos adeptos...

Miguel Lopes disse...

Se há posição na equipa que precisa de ser reforçada é a de ala esquerda. Gaitan ainda vai levar algum tempo a adaptar-se à ala e parece ser mais um 10 do que um 11. Fernandez é jogador de corredor, tem velocidade, defende bem, vai muitas vezes à linha de fundo. Acho que vem preencher uma lacuna na lado esquerdo e desconfio que se correr bem, poderá ser titular com o Coentrão, uma espécie de Ramires no lado esquerdo com Salvio a fazer de Di Maria no lado direito.

Off topic. Ninguém quer comentar o sucesso do Rodrigo no Bolton? Tem jogado e ontem foi titular e marcou um golito.

Helder disse...

Se o Funis Mori vier prós corruptos de certeza que sera por valores mais baixos que aqueles que foram pedidos ao Benfica. Quase que aposto que eles estavam por detrás deste inflacionamento do passe do jogador em questão. Obviamente que no meio disto tudo somos amadores em negociações de jogadores....

Pedro disse...

Devante, não é esse o sentido do post. O que eu digo é que com 23 anos e a custar 1.5 milhões não deveremos esperar um génio da bola e, para isso, mais valia apostar em alguém já identificado com o clube e campeonato.

DeVante disse...

Miguel Lopes,

A malta só se interessa pelos fracassos...

Acredite, os mesmos que acharam o negócio Rodrigo prejudicial ao Benfica, posicionarão na pole position do pelotão da crítica caso o Bolton ficar com o rapaz por, digamos, valores superiores ao que custou ao Benfica...

Aparecerão uns iluminados que identificarão "negociatas" do Vieira, futuras obras no campo de treino do Bolton e outras coisitas más...

Estivessem os corruptos interessados no Fernandez ele logo seria bom!

Pedro disse...

Devante, para mim um golo não significa nada de especial. Não é por aí. Espero, mais do q golos, q ele demonstre qualidade e q dessa forma ajude o Glorioso.

"Estivessem os corruptos interessados no Fernandez ele logo seria bom!"

Aqui concordo ctg. É a velha história da "galinha da vizinha é sempre melhor que a minha"...

Anónimo disse...

Porto-Nacional adiado para Janeiro. Jogo que se realizaria a meio das 2 mãos com o Sevilha. Benfica e Sporting defrontam-se a meio das 2 mãos da liga europa.
atentos, meus caros, estejam atentos.

Anónimo disse...

http://www.mentiradesportiva.com/

Vejam | e espalhem a mensagem.

Helder disse...

O Porto-Nacional foi antecipado porque os dois jogos com o Sevilha são no espaço de 5 dias ( Quinta de depois Terça). Na época passada aconteceu o mesmo com o Benfica nos jogos com o Hertha e por isso o Benfica antecipou o jogo com o Leiria na Luz. Mas na altura caiu o carmo e a trindade por causa disso. E agora nem piam em relação a isso!! É a maquina do FCP a funcionar.....

Anónimo disse...

1-Estive a observar um vídeo de 12 minutos no youtube sobre este jogador argentino. Reconheço obviamente que não dá para obter conclusões exactas sobre as suas qualidades (visto que aquele vídeo é só uma selecção dos seus bons momentos ao serviço do Racing).

2- No entanto, creio que se trata mais dum lateral esquerdo ofensivo cujas subidas me fazem lembrar um pouco schaffer, mas por outro lado é mto aguerrido e nunca desiste da bola, imitando assim Maxi Pereira.

3- Tal como o Uruguaio, parece saber defender, recuperar bolas e apoiar no ataque. Mas pelo que vi, não tira cruzamentos de grande nível e a sua capacidade de finta/drible é mediana. No entanto, é rápido e aguerrido em jogo.

Concluindo, o césar peixoto tem agora um rival para o seu lugar, visto que coentrão vai manter-se no lado esquerdo da defesa, pois é o melhor de longe.
Gaitán verá o seu lugar ser afectado pois fernandez tb não é bem extremo esquerdo e ainda por cima, vai agora começar o seu processo de adaptação e entrosamento.

Esperemos ao menos que este Fernandez (que acredito que seja bom jogador) seja uma opção utílissima para a rotatividade do plantel.

Anónimo disse...

Verdadeiros Extremos a custo zero neste momento:

Andy Van der Meyde - internacional holandes de 31 anos. já não tem clube há algum tempo. é mais ala direito mas creio que tb pode fazer a esquerda).

Bernard Mendy (extremo direito natural de 29 anos, mas creio que pode desempenhar a esquerda. tem 4 internacionalizações pela França e tres titulos no PSG ao longo das 7 épocas)

Marko Babic (extremo esquerdo puro de 29 anos, conta com já diversas internacionalizações pela Croácia). Brilhou no Bayer Leverkuses, não sendo feliz depois na aventura em Espanha.

Jerôme Rothen (extremo esquerdo puro e experiente, 31 anos, outros histórico do PSG, algumas internacionalizações pela França).

Não sei mas tb já ouvi dizer em alguns sites, que Ronaldinho e Luis Aguiar podem estar prestes a ficar sem clube, não sei se os mesmos rumores são verdadeiros. Veremos...

http://www.zerozero.pt/jogador/luis_aguiar/actual/ficha/0/default/37114&search=1

http://www.record.xl.pt/Futebol/Internacional/interior.aspx?content_id=678277

Anónimo disse...

"Off topic. Ninguém quer comentar o sucesso do Rodrigo no Bolton? Tem jogado e ontem foi titular e marcou um golito."

Isso e que é fé, meu irmão! O craque fez nove jogos incompletos e até já marcou um golo. É uma excelente registo para um avançado de seis milhões.

Quanto ao Alípio está difícil conseguir a titularidade nos juniores. Mas não desesperem. Ainda o vamos ver a titular do Real (o de Madrid ou de Massamá, é indiferente!).