blog

terça-feira, novembro 22, 2011

Manchester United - SL Benfica: 2-2

Que ORGULHO tenho em ser do Sport Lisboa e Benfica.

Que orgulho tenho em chegar a Old Trafford, encostar o milionário Manchester United às cordas e ser preciso um golo irregular para nos tirar uma vitória histórica. Jorge Jesus não brincou em serviço e montou um equipa consistente povoando muito o meio campo e dando a Aimar não a tarefa de ser o genial 10 que é mas para fazer de Saviola e apoiar o Rodrigo. E que melhor início podíamos ter ao entrar em jogo a vencer? Foi um começo perfeito que tratou logo de arrumar a questão dos 15 minutos iniciais que amedrontam tanta gente. Se as bancadas já eram nossas o jogo também o passou a ser. Exibição muito personalizada e consistente da equipa, jogando com o pragmatismo que lhe tinha pedido e sem medos. Faltou aqui e ali alguma crença em crescer para cima de alguns jogadores do United que são fracos e que tremiam cada vez que eram pressionados. Num momento em que se sentia um Benfica muito forte, muito concentrado eis que surge o golo do Manchester num lance que não se pode aceitar nos dias de hoje numa competição tão importante como a Champions League. O golo faz o Benfica abanar e o United cresce e pressiona bastante. Conseguimos aguentar até ao intervalo e isso foi importante.

A segunda parte começa com o United por cima e nesta fase algumas perdas de bola provocam um pressing sobre a nossa equipa que acaba por provocar uma lesão em Luisão (aquilo que mais medo tinha, uma lesão em alguém importante) e pouco depois o golo do Manchester que os coloca em vantagem. Temia-se o pior mas os bravos de Manto Sagrado vestido quiseram mostrar que este ano é difícil nos vergarem e o astro Aimar empata a partida dando ao marcador a justiça merecida. Depois foi segurar o resultado e espreitar as oportunidades que o contra-ataque nos proporcionassem e Rodrigo podia (bolas como teria sido lindo) marcar o terceiro golo numa arrancada que o terá valorizado um milhão de euros (☺).

Jesus fez o que tinha a fazer. Claro que podia ter tirado o desastrado Gaitan mais cedo mas percebe-se que o argentino é daqueles jogadores que pode sacar um coelho da cartola a qualquer momento e por isso o treinador tenha esticado o máximo possível a sua permanência. Claramente jogadores de contenção como Amorim e Matic que foram muito importantes para dar força e consistência ao meio campo numa fase onde a pressão do United iria ser muito forte. Não foi tão forte porque não deixámos. Míguel Vítor mais uma vez demonstra que tem estofo para envergar a maisa sagrada das camisolas. Entrar em Old Trafford para substituir o capitão Luisão e fazer a exibição tranquila e confiante que fez, é pá, não me lixem, é de jogador. Gostei muito de Witsel, fez um jogão. E Artur, decisivo, a ser o guardião que o Sport Lisboa e Benfica tem que ter. Hoje valeu golos o nosso Rei Artur. E Matic a pegar na bola e ir por ali fora sem medo alguem de Ferdinands e afins???

O árbitro foi muito caseirinho. Fábio dá pau em Witsel e Bruno César e nada. Em contra-partida Artur e Maxi levam amarelos por coisas bem menores. E o golo...um golo em claro fora de jogo num lance que só se repete, jogo após jogo, porque a FIFA/UEFA querem. A tecnologia resolvia estas situações com toda a justiça e sem grandes problemas. Estamos a falar de milhões e milhões de euros em jogo que podem cair por terra por um erro que pode ser evitado. Não está certo.

Agora é vencer o Otelul para garantir o primeiro lugar e um lugar bem mais confortável no sorteio para os oitavos. O objectivo principal está atingido, estamos qualificados. Agora é pensar no próximo jogo.

PS: Nani, sim nós tivemos um autogolo, tu tiveste o árbitro...

20 comentários:

Jotas disse...

Um Orgulho ver um Benfica que perante tanta contrariedade, com golos sofridos de forma irregular, com a lesão do seu grande capitão, foi gigante, foi nos grandes momentos que teve no jogo e nos seus maus momentos, nunca se limitou a defender, foi sempre uma equipa cheia de personalidade, com Jorge Jesus a ser tacticamente brilhante,falem mal dele.
Depois, Orgulho também por um público benfiquista extraordinário, ao longo do jogo, naquele estádio, só se ouvia BENFICA, BENFICA, BENFICA, o mesmo que se ouve noutros estádios em Portugal,é que os benfiquistas tal como adeptos de outros clubes, também só gritam pelo Benfica.
Agora, sinceramente julgo que o 1º lugar está garantido.

L. disse...

pedro, o rodrigo não valoriza milhão nenhum: até junho o real pode recomprá-lo por 12 milhões. e por este andar, vai mesmo recomprar... que esse dinheiro sirva para contratar o leandro damião, que é também jogador.

claro que se o real deixar passar o prazo eu prefiro.

dezazucr disse...

Agora é ENCHER A LUZ para receber a lagartada!!!!

Dass! Esta equipa merece uma casa cheia!!

Têm faltado adeptos na Catedral e não se admite que uma equipa que continua imbatíval tenha o apoio frouxo (em termos de número) que temos tido na Luz!!

TUDO A ENCHER A LUZ, com todos somos mais FORTES!!

CARREGA BENFICA!!!!

Diogo C. disse...

Muito bom! E os adeptos? Bem que "chatos", não se calaram um minuto! Que orgulho tive neles! Deveria ser sempre assim!

A vitória esteve nos pés do Rodrigo, mas não era a noite dele. Andou desaparecido o jogo todo com alguns lances infelizes. Mas no fim ainda consegue fazer uma arrancada e acabou por se encontrar, pena ter sido só no fim.
Mas continuo a achar que o pior do SLB são as laterais. O Maxi é mto raçudo, com muita vontade e ataca bem, mas há jogos que simplesmente não me convence a defender... O Emerson já nem comento... fdx.. que cepo! com a bola nos pés só complica, deixar sempre os alas cruzar... é mm o elo mais fraco.

Witsel melhor em campo p mim! Aimar sempre grande e a espalhar magia. Gaitan muito fraquinho. Parece que só joga quando lhe apetece e dp acho q estoira fisicamente mt cedo. Javi e Garay imperiais e gostei mt da entrada em jogo do M. Vitor.

Agra venham os lagartos. Lá estarei.

DC

lj disse...

A opcao de recompra de Rodrigo nao ficou anulada no Verao passado, na negociacao de Fabio Coentrao? Na altura isso foi falado.

Repesquei isto tambem:

http://2010.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Benfica/interior.aspx?content_id=711184

RockDaLinha disse...

Não Somos Grandes Somos ENORMES

Tivemos um jogo perfeito, sofremos um pouco, mas nao estamos a jogar contra um mija na escada, estamos a jogar no teatro dos sonhos contra os poderosos do "nite".
E só ouvia os GRANDES GLORIOSOS a cantar. BRUTAL!!

Em relação ao jogo tiveram todos bem mas queria destacar:
- Witsel e Artur (Jogo Perfeito)
- Aimar e JJ (Inteligentes)

Pela negativa, não houve ninguém mau, mas não gostei da entrada do Matic. E a entrada do Miguel Victor voltou a dar golo. Já é a segunda vez na champions. Se tá ligado directamente aos golos, não digo, mas dá que pensar.
Espero que o Luisão recupere para o proximo jogo.
Nem vou falar do golo em fora de jogo que me dá azia.

Carrega Benfica e Carrega bem!! Vamos lá esmagar as osgas no fds que andam inchadas.

Telmo disse...

Orgulho enorme em ser Benfiquista!

É nestes jogos que um plantel cresce e que ganha experiência a nível europeu, se tivéssemos ganho não fazíamos favor a ninguém porque a vitória era mais que merecida.

Todos os jogadores estiveram bem e Jesus também desta vez.

ENORMES os cerca de 3 mil adeptos do Benfica em Old Trafford que nunca se calaram e abafaram os 67 mil ingleses.

Um jogo para recordar por muitos anos.

Unknown disse...

querer é poder, basta que o jesus e os jogadores acreditem que a magia acontece, afinal de contas é o Benfica

Anónimo disse...

O jogo foi em Old Trafford? Não parecia. Não temos que nos orgulhar só da equipa mas dos adeptos FABULOSOS que a apoiaram.

Hugo disse...

Grande jogatana!
Foi preciso um erro para "empurrar" o Man. United para o jogo, não admito isto na liga dos campeões, para não falar nos amarelos que o Pedro já referiu.
Conseguimos empatar porque somos melhores.
Sábado, é para entrar com esta vontade e atitude, que o resto acontece normalmente.

Mr. Shankly disse...

"pedro, o rodrigo não valoriza milhão nenhum: até junho o real pode recomprá-lo por 12 milhões"
Li que o Real desistiu desta opção em troca de 20% do passe. Não sei se é verdade ou não.

Pedro disse...

Os benfiquistas estiveram fantásticos, como é costume. Sempre a apoiar o Glorioso. Alguem ouviu algum cântico anti? Pois...somos Benfica.

O Emerson é o elo mais fraco, sem a menor dúvida. Tem tido a sorte das suas falhas não estarem a dar, felizmente, golo...senão acho que já tinha sido trucidado.

Miguel Vítor entrou para o lugar de um dos esteios da equipa, o patrão Luisão, num momento em que o United está totalmente em cima de nós. É natural que exista ali um período de necessária "habituação" com Garay e ao jogo. Só que o United é o United e não deu tolerância. Mas depois esteve muito bem.

Diogo C. disse...

Sim, concordo. A coincidência entre a entrada dele e o golo do United, não passa disso mesmo, numa coincidência. Até pq nessa altura eles estavam a massacrar. Cheirava a golo deles.

O SLB tem de pensar em contratar defesas laterais em Janeiro. Para mim são as 2 maiores lacunas, sendo a do lado esquerdo a mais grave.
Até te digo, prefiro o César Peixoto em condições normais do que o Emerson. O problema aqui são mesmo as "condições normais" do Peixoto... que são mto raras... mas era gajo para lutar pelo lugar com ele, mas no banco... o Luís Martins é verdinho e muito ofensivo ainda para o lugar...

SLB4EVER disse...

Muito bom, ñ costumo ficar muito contente com empates, mas estamos nos oitavos e apenas jogámos em casa do 'fraquinho' MU!

Quando os romenos vierem é encarar o jogo com a mesma seriedade e empenho, até se pode rodar um pouco a equipa que isso não impedirá um resultado bem positivo que dará o excelente 1º lugar do grupo!

Miguel Vítor depois da entrada a frio embalou para uma boa exibição, personalizada, a mostrar que mentalmente tem estofo para o SLB, quem sabe se não vai aproveitar em grande a lesão do Luisão(mas recupera rápido capitão) e tornar-se mais uma certeza no plantel?

Gostei de praticmente toda a equipa pelo espírito demonstrado, mas o Witsel e o Arur foram uns senhores. JJ bem na entrada acertada do Matic que acabou com as facilidades que se sucediam no meio campo e tb a optar bem por Amorim, talvez tenha adiado um pouco mas foram decisões acertadas para o que se via em campo e quando assim é tudo se torna mais fácil.

Essa discussão em torno do Rodrigo como ficamos? Segundo consta essa claúsula ficou anulada no negócio Coentrão. Ou não é assim, gostava de ver isto esclarecido, não gostava nada de ver o Real a lembrar-se de levar este jogador no fim da época a preço de saldo.

Treinador e jogadores a encarar todos os jogos desta maneira e o campeonato é nosso, na cara do sistema azulado currupto!

E agora que se inicie a operação lagarto enjaulado, JJ a ter umas contas a acertar com o Domingos chorão e os jogadores vão ter uma boa oportunidade para mostrar que em casa não pode haver dúvidas!

Carrega BENFICA

Pedro disse...

"Sorteio" da Taça da Liga:

Grupo A
Sporting
Rio Ave
Gil Vicente
Moreirense

Grupo B
Benfica
V. Guimarães
Marítimo
Santa Clara

Grupo C
SC Braga
Nacional
Portimonense
Penafiel

Grupo D
FC Porto
P. Ferreira
V. Setúbal
Estoril

É o pagode total...

Anónimo disse...

Sorteio!?

As 'bolas' do sistema no seu melhor! E que melhor prova do desespero e medo dos criminosos curruptos!

Viva o Benfica

Unknown disse...

Segundo foi afirmado pela Administração da SAD, o Benfica assegurou a anulação dessa cláusula aquando da transferência do Coentrão

John Wakefield disse...

Boas!

O Benfica fez um grande jogo em todos os planos.

A nível psicológico, a equipa soube manter a calma/frieza necessária. Para além disso, conseguimos ignorar o clima adverso em Old Trafford, com os adeptos da casa a torcer efusivamente pelo MU. E dentro deste contexto, não entramos com medo!

A nível físico, tivemos pedalada para aguentar o ritmo, por vezes, imposto pelo MU. Passamos alguns momentos delicados, mas conseguimos pausar o jogo e garantir a passagem!

A nível táctico, o Benfica soube ser pragmático. Soube circular a bola e fechar os espaços. Com esta boa organização, conseguimos dificultar a vida ao MU que muitas vezes se precipitava em colocar a bola no ataque o que gerava muitos assobios da bancada (tal poderá ter enervado ainda o MU)!

ps: Os oitavos já não nos fogem. Mas seria brilhante conseguirmos o primeiro lugar do grupo. De uma coisa podíamos ter a certeza, o Real, o Barça e o MU (na minha opinião, as três melhores equipas dos últimos 3/4 anos) não nos poderiam calhar, caso vencêssemos os romenos.

Anónimo disse...

O 1º lugar evita tubarões, mas da maneira como as coisas estão também não vai trazer facilidades. Milan, Chelsea/Valencia e Napoli/Manchester City são adversários possíveis...

Mário Lopes disse...

Quanto ao "sorteio" (que pivete a camorra) da taça da Liga, é deixá-los correr. Se fosse ao JJ jogava mesmo só com os reservas. Já temos muitas dessas das vitrines. A ver se Lagartos e Tripas ganham uma que seja, só para dar luta...