blog

segunda-feira, janeiro 09, 2012

Um Olho à Benfica #53

Que jogador do "caraças"!

Eu sei que o Cardozo é um dos jogadores menos consensuais da história do Benfica. Mas, juntando aos seus golos, esta desavença histórica que o avançado paraguaio provoca entre os adeptos do nosso clube, é tão divertida como insane. Divertida, porque promete durar até que o desengonçado avançado do Benfica chegue, pelo menos, aos trezentos golos com o Manto Sagrado e insane, porque há coisas que não devia ser permitido a um benfiquista criticar. Proponho para uma próxima alteração estatutária do clube que se redija e aprove um artigo que iniba, proíba mesmo, a crítica pública ou em surdina ao maior abono de família de que há memória nos últimos vinte anos no ataque do nosso clube.

Se o Cardozo não é consensual entre os benfiquistas, como o poderia ser entre os adeptos do futebol e até entre os media desportivos nacionais. Eu sei que o Cardozo não será nunca como o holandês voador do Sporting que já foi colocado no radar do Manchester United quase tantas vezes como o Beto chegou a ser apontado como reforço do Real Madrid. Também não desconheço que o Cardozo não é como o Hulk, que todas as semanas é vendido por cem milhões de farrapos, sendo que o habitual leilão é entre os sheiks das Arábias e o russo do petróleo, mas mesmo assim, eu prefiro o Cardozo.

Não é uma gazela, não é um jogador-passerelle, mas a forma custosa como corre é também a melhor homenagem que Cardozo faz a si próprio, à sua perseverança e à maneira como ridiculariza os seus críticos. Um dos melhores avançados da história do Benfica, cuja embirração de muitos adeptos já nem é para levar a mal, é mesmo para tornar ainda mais festivo cada golo que marca.

Um dos seus críticos é meu vizinho e sempre que passa por mim, zurze mais um pouco no melhor avançado da Liga. Esta manhã, quando me cruzei com ele, disse-lhe o que era costume ouvir na minha terra, quando um jogador suplanta as expectativas..."O Cardozo é bom como o caraças".

39 comentários:

bolanalona disse...

Ainda bem que o Cardozo é assim, é perfeito para o Benfica, eu continuo a dizer que quando ele se for embora vamos esperar mais 20 anos para ter outro Cardozo... e porque é que eu digo que ele é perfeito? porque se fosse muito melhor ele já teria ido embora.

Pedro disse...

Podem não gostar de ouvir mas repito vezes sem conta: quem diz mal de Cardozo não percebe nada de futebol.

E acho delicioso rasgarem-se em elogios ao Falcao, por exemplo (que é um belíssimo jogador), mas que não marca tantos golos nem com tanta versatilidade como Tacuara marca. E algo muito importante sobre Cardozo, volto a repetir-me: ele marca a qqr equipa. Seja um Leiria em 15º ou a um todo poderoso United, passando pelo Dragão e/ou Alvalade ou Ucrânica ou Inglaterra. E não marca golos irrelevantes, marca golos decisivos, que dão pontos, vitórias e títulos.

Podemos não gostar do estilo, tudo bem, mas não podemos criticar, não podemos dizer q não presta, isso é não perceber nada de futebol. NADA.

osátiro disse...

Plenamente de acordo.
citando o Figo sobre o CR7
quem critica cardozo não percebe nada de futebol.

dezazucr disse...

"E algo muito importante sobre Cardozo, volto a repetir-me: ele marca a qqr equipa. Seja um Leiria em 15º ou a um todo poderoso United, passando pelo Dragão e/ou Alvalade ou Ucrânica ou Inglaterra. E não marca golos irrelevantes, marca golos decisivos, que dão pontos, vitórias e títulos."

Essa é a grande diferença entre ele e outros, o Tacuara não tem preferidos :P

André Leal disse...

"Um dos melhores avançados da história do Benfica, cuja embirração de muitos adeptos já nem é para levar a mal, é mesmo para tornar ainda mais festivo cada golo que marca."

Não costumo apoiar divisionismos dentro do Glorioso, mas esta frase é brilhante e é exactamente o que sinto quando o Tacuara marca mais um. Parabéns por conseguir descrever melhor que eu o que eu sinto, José Marinho.

Ontem, no estádio, como estava quase atrás da baliza onde o Chuta-chuta marcou o primeiro golo, não consegui avaliar totalmente a qualidade do golaço do Cardozo porque pensava que estava muito mais perto da baliza. Quando cheguei a casa e vi na TV, fiquei siderado. Aquele pé esquerdo está no Top 5, pelo menos, do futebol mundial.

Graças a Deus que o Cardozo é benfiquista. Bem hajas, Tacuara!

André Leal disse...

Acrescento ainda que o que se passa com o Cardozo é parecido com o que se passa com o CR7 no Real de Madrid.

Acaba, no entanto, por ser o supremo elogio que se lhes pode fazer, pois esperar que um jogador sozinho resolva todos os problemas duma equipa num jogo em que são 11 contra 11 é algo que eu, que admiro sobremaneira cada um deles, nunca fiz.

Pedro disse...

Não querendo desviar a conversa do nosso Tacuara o que se passa com o CR7 em Madrid é surreal...queria ver onde estaria o Real sem o CR7...desde q lá chegou é golos atrás de golos. Tantas e tantas vitórias à conta do CR7...enfim...

André Leal disse...

112 golos em 114 jogos. Nem o nosso Tacuara consegue tais números.

Mas, como tu dizes, não desviando do Cardozo que é a estrela de hoje, pelo menos o Tacuara marca a qualquer um. E nisso, o CR7 que me perdoe, o nosso Tacuara é melhor!

Casa Mozart disse...

O Cardozo é dos poucos avançados do mundo que marca golos com régua e esquadro!

Baresi disse...

André

Também estive no estádio na mesma bancada onde estiveste ontem, e ao intervalo fui ver a bola pras roulottes.

Que falta de condições...

Anónimo disse...

Cardozo fez dois bons jogos seguidos (melhor o de Guimarães) e foi o bastante para vos ver ajoelhar. Nunca vi tamanha alienação coletiva em redor de um jogador mediano, com séries infindáveis de prestações miseráveis consecutivas. Comparar Hulk, Falcao ou C. Ronaldo (ao que isto chegou!) a Cardozo, faz tanto sentido como comparar Messi ao Nuno Gomes (sem desprimor para este). Rodrigo foi o melhor em campo e não vejo uma palavra de estímulo à sua volta.

Dylan disse...

Os números falam por Cardozo: pulveriza recordes!

André Leal disse...

Mais um que acha que o Falcao e o Hulk são melhores que o Cardozo só porque sim ou porque correm mais. Quanto ao CR7 ninguém os comparou relativamente à sua qualidade global como jogadores. Apenas situações vividas nos seus clubes e em aspectos de jogo que se prendem com capacidade ou falta desta em marcar a grandes equipas ou de ter mais o menos golos marcados por jogo jogado (em que afirmei que o CR7 é claramente melhor).

Recorrendo à frase do José Marinho que citei acima, dedico ao anónimo os meus festejos aquando do golo do Tacuara.

Quando chegar a altura de defender o Rodrigo de adeptos que lhe exijam que marque 3 golos por jogo, defenda penalties e lhes pague as contas de casa, cá estarei.

Helder disse...

Quém diz que o Cardozo não vale nada e que só marca golos (sim, já ouvi isto mts e mts vezes!) não percebe nada de bola. Zero!!! Só quando ele sair (espero que fique por cá mts anos) é que vão ver o que vale o NOSSO Tacuara! O valor do ponta de lança vê-se pelos golos que marca e aí Cardozo é sublime. Se calhar mt gente queria era que o Cardozo fintasse 10 gaijos fosse à linha de fundo cruzar e que depois fosse ele a finalizar esse mesmo cruzamento!! Haja paciência.....

André Leal disse...

Rearviewmirror:

Se calhar foi o melhor que fizeste, mas eu não conseguia abandonar fisicamente a equipa que amo e que há mais de 2 anos não via ao vivo. Mesmo tendo visto mal o jogo apreciei o facto de estar junto a eles.

Uma Liga que se diz profissional não devia permitir que um clube com um estádio de 1º classe na sua cidade, migrasse para outra para um estádio daqueles, mas no futebol português, controlado por pessoas tacanhas e sem capacidade de visão é isso que ocorre.

Pedro disse...

André, não só comparámos o Cardozo ao CR7 como dissemos que finta mais e melhor que Messi...

LOLOL

Hulk??? LOLOL...um dos mais patéticos jogadores que vi nos meus 35 anos...

É como dizes André, quem sabe se daqui a uns tempos não estaremos a defender o Rodrigo e estes anónimos a dizerem que bom é um Wolksvagen qqr..

DeVante disse...

O Hulk é o maior flop do futebol europeu...

Não é preciso o Takuara sair para ser endeusado, vejam o que aconteceu ao Di Maria. Depois de ter saído do Benfica é idolatrado por todos aqueles que o criticavam, principalmente a imprensa.
O Cardozo é a mesma coisa...

José Marinho disse...

Caro anónimo, ou é um frequentador pouco assíduo deste blogue ou esqueceu-se que há muito tempo que defendo o Cardozo. Não preciso dos seus melhores momentos para o elogiar. Claro que negligenciar, propositadamente, os registos de Cardozo e o seu mérito de concretizar o que outros falham, é talvez tão grotesco como reconhecer a existência de algo e depois negar a sua existência. É uma espécie de revisionismo em que não alinho. O meu caro gostará do que entender, até pode gostar mais das explosões do Hulk, mas como para mim um campo de futebol não é uma pedreira, continuo a alinhar na estimação que mantenho pelo Cardozo. Desculpe lá o mau jeito.

Anónimo disse...

De facto, quem tanto critica tanto Cardozo devia dedicar-se à pesca desportiva..! Como é que é possivel??
O objectivo do futebol não é marcar mais golos que o adversário?? Levo 29 anos de benfiquismo e não me lembro de nenhum jogador como Tacuara...sinceramente não me lembro..! Enquanto não tivermos dinheiro para Messis, Ronaldos, Rooneys e quejantes, teremos que "aguentar" com o Cardozão!

Acham que não é preciso técnica para rematar como ele remata?? Não é rápido?? Não..mas ouvi dizer que o Usain Bolt é uma flecha..que tal o irmos buscar?

Ano após ano vai calando tudo é que é má lingua..!

Francisco Correia

João Bizarro disse...

"quem diz mal de Cardozo não percebe nada de futebol."

É isto.

Jotas disse...

Nem mais meu caro, infelizmente ainda há alguns entendidos da bola que me dizem que o Cardozo não é um goleador, mas quando lhes pergunto,se um jogador que garante 25 golos por época, sendo que nas 2 últimas garantiu mais de 30, não é goleador, então o que é para vocês um goleador? Fico sem resposta.

John Billy #37 disse...

"E só uma coisa me intriga: como é que há benfiquistas que não gostam de Cardozo? Não quererão trocá-lo por uma mão cheia dos nossos?"

MST na sua crónica de hoje em A Bola.

RockDaLinha disse...

"Um dos melhores avançados da história do Benfica"

Estás a falar numa escala de quantos jogadores?

Se não concordar com esta frase, também estou no lote dos que não percebem nada de "bola"?

João Bizarro disse...

"Um dos melhores avançados da história do Benfica"

Não é preciso ser muito inteligente. Basta olhar para os números.

Ah mas agora o que interessa é a que velocidade corre e se se movimenta bem...

RockDaLinha disse...

claro, inteligência não é para qualquer um...

John Billy #37 disse...

""Um dos melhores avançados da história do Benfica"

Estás a falar numa escala de quantos jogadores?"

Nos últimos 30 anos não me lembro de nenhum melhor.

Mr. Shankly disse...

"Rodrigo foi o melhor em campo e não vejo uma palavra de estímulo à sua volta."
Rodrigo foi o pior até ao momento em que o Jesus o colocou a ponta-de-lança. O melhor foi o Witsel ou o Bruno César.

Cardozo mediano? Um jogador mediano não apresenta os números do Cardozo. Há dúvidas que é um dos melhores avançados de sempre do Benfica?

RockDaLinha disse...

Então mas história do Benfica resume-se aos últimos 30 anos?
Nos últimos 30 anos não te lembras de nenhum jogador ou não te queres lembrar?? e já agora o porquê desse numero??? O Benfica tem mais de um século, e falares dos últimos 30 anos não é justo porque muito deste tempo o Benfica foi uma miséria.
Atenção meus senhores, na minha opinião, isso de dizer que o Cardozo é dos melhores avançados da historia do Benfica é um atentado para milhares de Benfiquistas (eu incluído). Quando falam dos melhores de sempre eu percebo que falam num top 3, top 5.
Se me falares que está entre os 20/30 melhores, concordo em absoluto. O Cardozo é um excelente Ponta de Lança, que sai favorecido pelo jogo do Benfica, tem muito mérito, tem um pé esquerdo brutal, não tenho nada contra o rapaz. Por vezes irrita-me como qualquer outro jogador (normal, digo eu). Espero que fique muitos anos no Benfica e que continue a marcar golos.
Mas são vocês que estão a tentar arranjar uma guerra contra os próprios benfiquistas. Já percebi que muitos benfiquistas quando o Cardozo marca, antes de festejarem a festa do golo do Glorioso, festejam o golo do Cardozo e pensam no "vizinho"...
Nunca vi nenhum Benfiquista dizer que o Cardozo não vale nada... e já agora existe/existiu aqui algum comentário a dizer que o Cardozo não valia nada?

Pedro disse...

Rock eu falo em 30 anos pq tenho 35.

Podemos ter carinho por alguns históricos, é natural que assim seja, pq o Glorioso é e será sempre grato a quem o ajuda a conquistar títulos e glória. Mas, Cardozo, é claramente um dos melhores avançados de sempre do SLB. Os números não deixam margem para dúvida.

Cardozo sai favorecido pelo jogo do SLB? Claro que sim...e o contrário tb não é válido? E que jogo tinha o SLB no tempo de Quique e F.Santos/Camacho? Marcou á mesma muitos golos...E é só Cardozo que sai favorecido? Pq é que mais ninguem, com o jogo do SLB, apresenta os números de Cardozo???

Nunca viste nenhum benfiquista a dizer que Cardozo não presta para nada? Sorte a tua...

André Leal disse...

RockDaLinha:

Eu, como disse anteriormente, também não gosto de alimentar divisionismos. Mas vou à guerra contra todos os que atentarem contra o Glorioso, principalmente quando o fazem ao abrigo dum suposto direito de adepto. As pessoas falam muito de direitos mas esquecem-se que, assobiando um jogador nosso, estão a boicotar todo o trabalho que os adeptos que tentam puxar pela equipa estão a fazer e, consequentemente, pela alegria de todos os benfiquistas se contribuírem, nem que seja um bocadinho, para a vitória do Glorioso. Tal como acontece, salvo as diferenças de importância, aos que boicotam as greves daqueles que estão a defender os direitos deles mas também os seus. E é por isso que há piquetes de greve que por vezes descambam em violência.

No entanto, o que aqui expões é só uma opinião, diferente da minha, pelo que nada tenho contra isso.

E sim, já houve aqui comentários não a dizer que o Cardozo não valia nada, mas que valia muito pouco. Além disso já ouvi várias vezes assobios no Estádio. Tu não?

John Billy #37 disse...

O Pedro tem 35 e eu tenho 37, isso explica o número 30. Não vou comparar com Eusébio, Águas ou outros porque nunca os viu jogar.
Outro ponta de lança que apresentou uns números semelhantes aos do Cardozo foi o Magnusson, e esse era muito inferior ao Tacuara.
Tivemos também grandes avançados como o JVP, o Saviola ou Miccoli mas nenhum deles é um ponta de lança puro como o Cardozo.
É esta a minha opinião: o Cardozo é o melhor ponta de lança que jogou no Benfica nos últimos 30 anos. E 30 anos já chega para fazer parte da história.

Redceltic disse...

Cardozo é o melhor PL no futebol portugues e ja era o ano passado estando cá falcao. esta a realidade. tem muitos defeitos? claro como a maioria dos jogadores, mas se realmente é lento(pouca explosão), nada mais falso do que dizerem qe é tosco: não só tem uma excelente tecnica de remate como tb tem uma capacidade de passe e de controle de bola muito acima da média. Em suma, não tem a habilidade do di maria nem a potencia do hulk, mas na arte do golo poucos o superam a nivel mundial.

Redceltic disse...

e nos ultimos 30 anos vi Nené, Magnusson, Maniche, Vata, Hassan, Marcelo, Van Hooijdonk, Brian Deane, Nuno Gomes, Kardec, pringle, Karadas, Mauro Airez, César Brito, Rui Águas, Iuran,.... nenhum marcou mais que o takuara em todas as competições...

Merda na Algibeira disse...

Rondam por aqui alguns "que não percebem nada de futebol"!

E sim! Cardozo é o melhor ponta de lança que vi no Benfica, e já não sou assim tão novo.

Mas para Benfiquista que se preze a "galinha da vizinha é sempre melhor que a minha"!
Reparem só nos argumentos dos que não apreciam o Cardozo.
Porquê? Porque sim!

RockDaLinha disse...

Já ouvi assobios ao Cardozo e vou continuar a ouvir, como continuo a ouvir assobios ao Emerson e não vejo ninguém "revoltado". Vai se lá saber porquê???!!!

Pedro disse...

Aqui todo e qualquer assobio a jogador do SLB é e será sempre criticado.

Assobios ao Emerson não ouvi.

André Leal disse...

RockDaLinha:

Concordo contigo. Nem o Michael Thomas e os seus big balls mereciam assobios.

O Raciocínio, para mim, é simples: se o Benfica está jogar e o jogador é do Benfica não se assobia, ponto final.

No fim do jogo, analisando caso a caso, até se pode assobiar, embora eu nunca o tenha feito nem espere vir a fazer.

DeVante disse...

Porque o Emerson não é o melhor lateral esquerdo do Benfica nos últimos 30 anos...ora essa!

Sim, Óscar "the striker" Cardozo é mesmo o melhor ponta de lança que vi jogar de águia ao peito...tenho 32 anos.

Anónimo disse...

"Um dos melhores avançados da história do Benfica, cuja embirração de muitos adeptos já nem é para levar a mal, é mesmo para tornar ainda mais festivo cada golo que marca." É isto.

Os cães ladram e o Cardozo continua a marcar. Não há nada melhor do que apanhar nos estádios onde quer que o Benfica jogue, essas pessoas que não podem com o Cardozo... dá-me um gozo tremendo festejar quase na cara deles sempre que o Cardozo marca.

- Nunivs -