blog

sexta-feira, abril 20, 2012

Novo Benfica

Cada vez que vejo Sporting, Braga em finais europeias e o Porto a ganhá-las fico convencido que estamos perante o novo Benfica. 
Um Benfica em que uma presença numa meia-final já é um resultado espectacular. Um Benfica em que um 2º lugar no campeonato já é um bom resultado. 
Um  Benfica em que não se devem exigir resultados extraordinários (anteriormente conhecidos por TÍTULOS) porque isso dá muito trabalho e agora não apetece. 
Um Benfica em que se quer manter um treinador que em 3 anos ganhou 1 campeonato e nos fez passar 2 épocas das mais humilhantes da nossa história, só porque se sair vai para o rival.
O Benfica dos dirigentes, que só saem do seu gabinete para dizer que o Witsel tem qualidade para jogar num clube de topo.

Se calhar aquele novo símbolo com BENFICA SEMPRE é o tal novo Benfica. O Benfica do Vieira. O Benfica dos 2ºs lugares. SEMPRE.

24 comentários:

Catenaccio disse...

Curto. Mas incisivo. Há aqui muito por onde debater, pensar e reflectir. Totalmente de acordo.

Pedro disse...

É chocante, para quem sente este clube como nós sentimos, ver que ao fim de tantos anos vemos que os mesmos erros repetem-se época após época. Pior de tudo é sentir um conformismo contagioso na massa adepta do SLB que reflecte o que dizes no post: á e tal o dinheiro da champions, á e tal segundo lugar dá direito à champions, á e tal Taça da Liga, á e tal rentabilização de jogadores.

Depois, claro, o demo do passado. Ui...q pode vir alguem e afundar o SLB...só de imaginar alguém chegar e fazer o passivo do SLB crescer de 50 milhões para 400 milhões de euros...espera...pois.

Esta ideia de que não se pode criticar, esta ideia de q isto chega é assustadora. Tivemos na mão a possibilidade de dar o passo decisivo em fazer o SLB regressar à hegemonia do futebol nacional. Tivemos na mão por três vezes: Quando tinhamos Mourinho e quando fomos duas vezes campeões. Deixámos o adversário recuperar tranquilamente e a cada nossa vitória eles responderam com ainda mais títulos. E para os benfiquistas está tudo bem...estamos no bom caminho.

E ai de quem ousar dizer o contrário.

Cristovao disse...

estamos no limiar da sportuinguização do Benfica. Agora os adeptos já nem títulos podem exigir, que são maus adeptos, são abutres. Qualquer dia basta ganhar ao Sporte para a época ser positiva (o lugar na classificação é apenas um pormenor).

Ndias disse...

Duas épocas mais humilhantes? Pensei que tinham sido as épocas do Celta de Vigo, do 6º lugar, das dívidas a tudo e todos, queixas á Uefa, jogadores que eram apresentados e dpois iam a vida deles porque não se pagava, de plantés com king's e afins, derrotas na taça com clubes da 2ª liga etc...Não que esteja satisfeito, óbvio que não estou, mas daí até serem estas as duas épocas mais humilhantes...parece-me exagero.

João Bizarro disse...

Ndias,

se para ti ver o Porto ser campeão na nossa casa sem que fizéssemos os serviços minimos para o impedir não é humilhação, para mim é.

se para ti ir ao dragao vencer por 2-0 e depois com a final da taça à vista perder em casa com o porto quase 2 semanas depois desse 1º jogo, não é humilhação, para mim é.

se para ti falhar o acesso à final da liga europa por ser eliminado pelo colosso Braga, não é humilhação, para mim é.

Se para ti, ter o campeonato no papo e perdê-lo estupidamente, não é humilhação, para mim é.

Se para ti, perder o campeonato para uma equipa sem treinador, sem avançados e com defesas ridículos não é humilhação, para mim é.

Ndias disse...

As duas épocas mais humilhantes? Pensei que essas tinham sido as do Celta de Vigo, do 6º lugar no campeonato, da eliminação da taça de Pt com equipas da segunda liga, das competições europeias com equipas Suecas do meio da tabela, dos planteis de King's e afins, das queixas á uefa por falta de pagtos, de jogadores apresentados que nunca chegavam a vestir a camisola do benfica porque não se pagavam etc... Aí sim eramos humilhados por tudo e todos. Éramos a chacota de Portugal.
Também acho que deveriamos fazer e temos obrigação disso, muito mais melhor, e as duas ultimas foram decepcionantes de facto, mas daí até dizer que foram as mais humilhantes, acho exagerado.

Bruno Pereira disse...

Há muitas perguntas que poderiam ser feitas, no entanto, hoje, apenas uma para mim faz sentido...

http://orgulhosamentelampiao.blogspot.pt/2012/04/ha-muitas-perguntas-que-poderiam-ser.html

Abraço!

Ndias disse...

Mas tens razão em tudo o que referes. E todos os explos que falas, são de competições internas, e isso só vai deixar de acontecer, quando o "outro" morrer. Aliás ele já afirmou que está a preparar os próximos 30 anos.
Concordo que deveríamos fazer mais. Ja foi feito muito, muito haverá por fazer, só acho que ainda não temos os homens certos nos lugares certos. Na minha opinião á excepção do treinador que acho que devemos manter. Embora acho que ele comete muitos erros, muitos mesmo, não vejo ninguém melhor para o cargo neste momento.

Abraço!

Benfiquista de gema disse...

Bom, vamos lá ver...

A carapuça do sujeito conformado e expedidor de conformismo contagiante não se me aplica, sobretudo porque aos adeptos poucas armas existem para lá do voto, já que não aconselho a ninguém o caminho da violência.

Mas aí a democracia manda, e se há quem elega maioritáriamente LFV, o que resta fazer à minoria? Aceitar o veridicto.

Devo dizer que em relação à época do Sporten não a considero exemplo para ninguém, basta ver a acumulação de disparates que por lá se passam: revolução de balneário, erro na contratação de treinador e jogadores, 3º lugar no campeonato comprometido, administradores metidos com os árbitros e justiça.

A final na taça de Portugal foi atingida 50% com mérito próprio, 50% pela estupidez gritante de JJ e do anormal VP.

Portanto, o caminho na liga europa tem sido furtuito, embora em dois ou três jogos, como o de ontem, com mérito evidente.

Acho eu que o passado glorioso do SLB se deveu mais à formação de uma elite dirigente de alto calibre que se soube unir e renovar a si própria, com o apoio constante dos sócios, durante uns bons 20 anos.

Mas isso foi perdido, por circunstâncias históricas e outras.

Que posso fazer eu a 400 km de distância com um simples voto na mão para mudar o estado da situação!?

Denunciar a situação de megafone na net não resulta.

Mas inconformado, nunca!

REDAVENGER disse...

É tudo verdade, o FCP está num patamar acima de nós. Cada vez mais fico contente com acessos á champions e taças da liga. E então quando de vez em quando ganhamos um campeonato a festa é total.
Ésta é a nossa realidade e não podemos fugir disto, só peço ao orelhas para não vir daqui a dois meses dizer que vamos ganhar champions e vamos ser o maior do mundo.

John Wakefield disse...

É triste não ver o Benfica numa final europeia mas não é menos verdade que já fomos 5 vezes aos quartos de final duma competição europeia (3 na taça Uefa e 2 na Champions), isto nos últimos 12 anos. Apenas em uma, chegamos às meias finais...
Por exemplo, o Sporting nunca na sua história chegou a uns quartos de final da Champions! Chegou a uns oitavos e foi humilhado pelo Bayern!

Se mantivermos este registo nos próximos 10-15 anos, acredito que acabaremos por atingir, mais tarde ou mais cedo, uma final, muito provavelmente da Liga Europa.
Mas eu não tenho pressas nesse aspecto. Quero que o clube continue a fazer boas prestações na Champions, como fez finalmente neste ano. Não é na Liga Europa que se fazem as grandes equipas, mas sim na Champions onde o grau de exigência é deveras superior.

Agora, é mais que óbvio que a nível nacional, não poderia estar mais descontente e aí sim, falhamos tantos campeonatos e taças, às vezes de forma patética, imatura e até incompreensível. Aí sim os erros acumulam-se de forma inadmissível.

RockDaLinha disse...

Pois é, animais e não sei mais o quê… que chamaram aqueles BENFIQUISTAS que foram à luz assobiar a equipa. Esses não têm razão nenhuma pois não?

Tristes são aqueles que criticam os adeptos e não criticam o treinador, presidente, jogadores…. Vamos mas é dar palmadinhas nas costas e ficar contentes com o segundo lugar…
Tem sido uma vergonha esta direção com este treinador e a maioria dos Benfiquistas está tranquila.
Isto não pode ficar assim, como socio não admito estas infantilidades e no fim da época vai ter de rolar cabeças...
Vou aguardar.

Pedro disse...

Já perdi 7-0 em Vigo e 7-1 em Alvalade...nunca me senti tão humilhado como na época passada com a eliminação da Taça de Portugal. Nunca.

Ninguém pôe em causa a prestação europeia do SLB este ano e ninguém, no seu perfeito juízo, pede mais ao SLB do que esse feito, do que lutar de igual para igual, sem medos, com os tubarões europeus. A questão é q isso não chega. Não chega fazer uma boa prestação europeia. No SLB é preciso vencer campeonatos e taças, muitos. E, acima de tudo, não desperdiçar oportunidades atrás de oportunidades de o fazer.

Benfiquista de gema, não nos resta muito mais do que desabafar na net, apontar o q sentimos estar mal, dizermos o q pode e deve ser corrigido pq o voto é só de 3 em 3 anos e condicionado com o que nos é apresentado.

Gandhy disse...

Época positiva no SLB é ser Campeão. Dai para baixo, só uma final Europeia ou ganhar a Taça de Portugal, por exemplo. O resto é fracasso, pura e simplesmente. O segundo é sempre o primeiro dos últimos.

Unknown disse...

Concordo contigo... foram 2 épocas fracassadas... mas a realidade é que entre o Trapp e o Jesus, nem o 2º lugar no campeonato conseguimos - também não nos devemos esquecer disso, porque a participação constante na Liga dos Campeões é hoje em dia muito importante para todos os clubes.

Depois, pensando no que não ganhámos, e principalmente, na forma como não ganhámos... só podemos estar desiludidos! O meu Benfica não se pode contentar só com isto.

RIVUS disse...

Aqueles que vêm para aqui dizer que os 7-0 de Vigo, etc. e tal foi um resultado humilhante até podem ter razão, mas mais humilhante que estas últimas derrotas com os porkos não pode haver nada. Os que reconhecem os corruptos como uma grande organização estão é a "branquear" os seus métodos e a batota. Tudo bem, que se bandeiem para essas hostes tão dignas e eficientes. Louvar o rival até admito, mas o inimigo? Só por cima da minha consciência. Claro que eu também critico o Benfica, os seus dirigentes, os jogadores, os técnicos, os adeptos e sócios que na sua simples ingenuidade o adoram. mas não pelos motivos que os mais esclarecidos "branqueadores" alegam. Eu critico toda essa gente mas é por se deixar comer sem reacção, por não pegarem em armas, por porem as cabeças no cepo, pela cobardia que demonstram. Gostam dos ladrões do Porto, gostam dos incendiários do Sporting, façam-se sócios desses Grupos; terão as decantadas vantagens da
máxima "...se não os podes vencer, junta-te a eles", terão as suas vantagens e serão mais coerentes com aquilo que proferem. Eu juntar-me a eles? Nem morto! Eu só abominarei o Benfica por todos esses ditos "erros" de que falam os iluminados críticos de agora, quando a culpa for exclusivamente dEle e quando perceber que os jogos são limpos e que as regras se aplicam de forma igual a todos. Aí contem comigo que serei dos mais acirrados. O Sporting? Só vos digo, esperem pela volta e depois falem; mas só no fim.
Mude o Vieira, mude o JJ, mudem os jogadores, mude tudo, mude o raio que os parta e uma coisa é certa: para o ano e para muitos outros anos que hão-de vir, o discurso e as críticas dos que exigiram a mudança será o mesmo, o alarido será mais ruidoso mesmo que, porventura, estivesse lá quem eles queriam, porque a situação será a mesma, se não pior.

Anónimo disse...

o mal dos benfiquistas é o mesmo desde sempre: quer ganham ou percam olham sempre para dentro. roubados? prejudicados? anginhoos?o que é k interessa isso, a culpa é sempre nossa. e esta é a verdadeira arma do pc. eles, em 10 anos, têm 2 arbitragens do bruno paixão e vem o mundo abaixo. nós, de jornada a jornada, temos o que temos e mesmo assim a culpa é nossa. fdx, já cheira mal, acordem..
Afonsus

Unknown disse...

Nem os 7 em Vigo que vi ao vivo, nem o campeonato ganho por eles aqui... Estou com o Pedro!

Dei cabo de mais um dia de ferias, para ir a meio da semana apoiar o Benfica numa vitoria por 2-0 no Antro! Para depois, acontecer o que aconteceu... Essa para mim, foi mesmo a maior humilhação! Um sentimento de impotência...

E com JJ a ter que perceber aquilo que nós estávamos a perceber da bancada! Mas não... Cagança á grande! Devia ver a conferencia do Bielsa pós derrota no WC, todos os dias...

Mojo disse...

O nível de exigência no Benfica é baixo. Não o nosso, o dos adeptos, que ainda queremos e acreditamos que temos potencial para sonhar alto e de conquistar títulos. Mas a direcção apenas olha para o Benfica do ponto de vista financeiro, a presença regular na champions, passar a fase de grupos e depois vender os jogadores que tiveram melhor prestação na época. Os títulos não são necessários neste paradigma.

Andamos neste nível de exigência há muitos anos e está-se a alastrar aos adeptos, e isso vê-se no medo da mudança, do que pode vir se algo novo for introduzido no clube.

Sou sócio e tenho a certeza que o único caminho é a mudança e espero que hajam as alternativas para essa mudança, e , principalmente, que a democracia no nosso clube não seja uma vez mais prostituída como sucedeu nas últimas eleições.

Tem sido sofrível viver o Benfica nestes últimos anos, já há muita coisa com a qual não me identifico, mas ainda acredito em nós e acho que temos força para mudar este clube e atribuí-lo uma direcção competente e verdadeiramente Benfiquista.

Quando chegarem as eleições temos que exigir que os projectos divergentes, de ideias diferentes, com frescura de imagem sejam recebidos sem pedras na mão e sem jogadas de bastidores que fazem envergonhar os sócios num clube democrático e sério como é o Benfica.

Sou honesto, não goste desta direcção, dos métodos que aplica, dos apoios que favorece, das decisões financeiras e desportivas que escolheu para o clube, mas principalmente da maneira como tem feito o Benfica ser constantemente provocado, ridicularizado, desgastado.

Ponho o Benfica à frente de praticamente tudo na minha vida, menos da família e da minha consciência. E se o Vieira ganhar e ser o escolhido para o futuro, a minha consciência diz-me para me separar desse futuro.

Serei do Benfica para sempre mas não me posso ver associado ao que acho não ser correcto.

Anónimo disse...

Concordo ontigo menos numa coisa:

Quem te disse que queremos manter o treinador?!

O JJ está de saida pá...

Abraço

JNF disse...

Isto é o neobenfiquismo. Triste mas verdade

Anónimo disse...

Em cheio!

http://www.forcamagicoslb.blogspot.pt/

Unknown disse...

Mas o que se passa com esta gente que abomina um Presidente do Benfica por ter sido sócio de outro clube, mas deseja a todo o custo colocar nessa missão um antigo presidente de uma casa do FCPorto e Dragão de Ouro? O Veiga está zangado como o Pinto da Costa? Então o actual presidente da FPF não saiu também zangado com o Pinto da Costa e agora os anti-vieiristas dizem que o esse Fernando Gomes está a fazer o jogo do Pinto da Costa. Quem nos garante que o Veiga não quer vir para o Benfica para destruir por completo o clube? Que mesmo o tal bom trabalho feito antes foi para que as portas se lhe abrissem para a destruição final do SLB!!!

João Bizarro disse...

Francisco, e se substituíres o nome 'Veiga' por 'Vieira'?

Epá vão ver os números. Eles não enganam.

O VIEIRA É O PIOR PRESIDENTE DA HISTÓRIA DO BENFICA.