blog

quinta-feira, junho 28, 2012

Rescaldo do Euro

Portugal sai do Euro ao ser eliminado nas meias finais pela Espanha, Campeã Europeia e do Mundo, após o desempate por grandes penalidades. Nunca, tal feito, envergonha quem quer que seja. Saímos de cabeça erguida é um facto. Mas também é um facto que podíamos fazer melhor, mesmo dentro das nossas limitações, podíamos ter feito melhor.
Falar no final é fácil mas há alguma legitimidade quando no fim apontamos erros que apontamos logo na convocatória: Manuel Fernandes teria dado um jeitão ontem, naquele nosso meio campo. Levou-se o Micael para quê? Não teria muito mais sentido levar um jogador como Manuel Fernandes? Eu acho que sim. Quaresma foi convocado e não joga um minuto isto apesar de Nani se arrastar durante todo o Euro. Ontem o ciganito, concerteza que pior que Nani não faria e ainda se podia enganar com uma trivela.
Paulo Bento usou sempre o mesmo 11, só alterando Postiga por causa da lesão. Chega ao prolongamento das meias finais com duas substituições por fazer. É verdade que não temos um leque vasto de opções mas as que temos eram suficientes para permitir alguma rotatividade. E como é que se chega aos penaltys e CR7, o nosso marcador de serviço, nem sequer tem a oportunidade de marcar? Faz sentido?
A prestação da selecção foi a esperada. A Holanda desiludiu todos e isso permitiu a Portugal aproveitar a oferenda e passar aos quartos. Apanhando a Rep.Checa as meias finais eram uma forte possibilidade. Perdemos contra duas equipas mais fortes do que nós, uma Alemanha que é a mais forte candidata ao título e a Espanha nos penaltys. Contra equipas da nossa valia, vencemos os jogos, com maior ou menor dificuldade. Justo e esperado. 
Moutinho esteve muito bem. Ronaldo foi a estrela que a selecção precisava. Mas, o melhor dos melhores, para mim, foi Fábio Coentrão. Ontem, aos 120 minutos, lá andava ele a fazer "piscinas" como se o jogo tivesse acabado de começar. E não é só correr, é jogar á bola. É fazer o corredor todo, é ser o elemento mais dinâmico da equipa, é apoiar o ataque sistemáticamente e vir cobrir, de seguida, os centrais. É ir no um para um sem medos quando a equipa não tem soluções, é criar linhas de passe ao Ronaldo, é fazer o corredor todo e permitir a CR7 ir mais para o meio. Fabuloso Europeu de Coentrão. Se em Espanha continuarem a preferir o Marcelo, o Fábio que volte ao Enorme. Isso é que era!!!! 

Sem comentários: