blog

terça-feira, agosto 21, 2012

Saviola e Eliseu


Saviola é um jogador de topo, com uma inteligência superior e qualidade técnica muito acima da média. A par de Aimar, faz parte daquele leque de jogadores, que nos habituámos a ver pela TV e a suspirar por o nosso clube não ter capacidade financeira para atrair tais vedetas da bola. Quis o destino que Rui Costa tivesse arte e engenho de convencer El Conejo a assinar pelo SL Benfica e ter a honra de se sagrar campeão nacional com o Manto Sagrado. Mas depois algo se passou. Concrectamente o quê, não sei, mas que Saviola nunca mais foi o mesmo da primeira época isso é um facto. A inteligência e qualidade técnica estão lá, sempre que joga, os pormenores demonstram isso mas falta qualquer coisa, seja capacidade física, seja discernimento, seja vontade, atitude. Não sei. O que sei é que Saviola, neste momento, padece do mesmo problema que Nuno Gomes, em tempos, padecia: demasiado caro para o rendimento obtido. Saviola é o jogador mais bem pago do plantel do SL Benfica e  como tal tem que ter um rendimento muito superior ao que tem tido. Seja por culpa própria ou por opção do treinador a realidade é que Saviola pouco tem jogado e isso não é suportável pelas finanças do Benfica. Um jogador com o custo de Saviola, para o SLB, tem que ter rendimento superior e imediato. Quando tal não acontece algo tem que ser feito. Com Nuno Gomes tivemos uma redução substancial do seu ordenado, compatível com o seu rendimento, com Saviola, uma vez que não parece exequível essa redução salarial a saída é a única opção. Manter esta situação actual é que não pode ser. Para a realidade do Glorioso, não pode ser.

Eliseu, lateral esquerdo português, a jogar no Málaga, pode servir para resolver a situação de Saviola e o "problema" da lateral esquerda do Benfica. É, segundo consta, um desejo antigo de Jorge Jesus (o que não me dá descanso nenhum) e sendo português ajuda sempre nas contas do plantel para a Europa. Não sei o seu custo mas, concerteza, não deve ser barato em termos de ordenado e, do que vi do jogador, nunca me encantou mas pode servir para a nossa Liga entrosado na excelente equipa que o Glorioso tem e, pelo menos, faz a posição de lateral à bastante tempo pelo que terá, concerteza, mais rotinas que Melgarejo. 

Neste momento, como as coisas estão, o SL Benfica não perdia nada com a troca. Aguardemos.

3 comentários:

Jotas disse...

Concordo contigo.

Anónimo disse...

DE - Teles do Guimarães.

John Wakefield disse...

Não perde nada com a troca, isso é verdade. Mas também não ganha muito...
Eliseu tem mais rotinas, mas continua a ser um extremo adaptado a lateral embora com 2 ou 3 anos a fazer toda a ala esquerda. A apoiar no ataque é bom, mas a defender não é grande coisa... Mas lá está é sempre mais uma opção para uma posição carenciada...
Saviola está em declínio e é demasiado caro para ficar no banco de suplentes...