blog

quarta-feira, agosto 01, 2012

Um Olho À Benfica #57

O meu Benfica!

Peço desculpa de maçar-vos com esta insignificância, mas gostaria de reproduzir aqui, uma resposta que acabei de dar a um grande benfiquista, meu amigo, na minha página do facebook, a propósito da nossa actual divergência sobre o Benfica. Considero que, por estes dias, o Benfica está mais perto do sucesso do que estava há três anos atrás, quando me envolvi num movimento pré-eleitoral, designado "Benfica Vencer Vencer". Esta é a minha divergência com algumas pessoas que estiveram comigo, há três anos atrás, e que algumas delas não conseguem entender. Não conseguem, por exemplo, entender, que a minha agenda nunca foi pessoal e nunca será oportunista. Disse há três anos e mantenho, que nunca procurei um "tacho" no Benfica, pela simples razão de que jamais aceitaria colaborar com o clube numa base profissional, de remuneração. Muito menos de remuneração obscena, como acontece com alguns dos "grandes" benfiquistas que hoje colaboram profissionalmente com o clube.

Este meu amigo, disse que não compreende onde  é que estão os sinais que levam ao meu optimismo, relativamente à nova época e à forma como a gestão desportiva evoluiu no clube, nos últimos três anos. Gostaria de vos deixar a minha resposta, também aqui, para clarificar, de uma vez por todas, que o meu interesse no Benfica, é o Benfica, ele próprio e as alegrias e tristezas que ele me dá.

Segue a minha resposta:

Artur, os indicadores são desportivos, porque o Benfica, nos últimos três anos, ganhou um campeonato e esteve na luta por outro. Esteve nas meias-finais da Liga Europa e nos quartos da Liga dos Campeões. Eu não sou, como sabes, um profissional da crítica. Eu critico o que me parece mal, elogio o que me parece bem. Há três anos atrás o Benfica estava muito mais longe do que está agora de ter sucesso desportivo. Sei que para muitos benfiquistas é pouco, mas vencer campeonatos de hóquei, atletismo, basquetebol e futsal no mesmo ano, indica um caminho e isso satisfaz-me, porque vejo o Benfica a vencer. Não posso desgostar de ganhar só porque não gosto do presidente e de alguns não benfiquistas que o acompanham. São coisas diferentes e é isso que muita gente não percebe. Não gostar do presidente não é a mesma coisa de não gostar do Benfica. Infelizmente, hoje em dia, quem elogia o Benfica é porque é vieirista, quem critica é abutre, parece que desapareceram os benfiquistas. Eu sou benfiquista, jamais serei vierista ou abutre. Sou muito mais benfiquista do que muitos que, oportunísticamente, aparecem no clube ou nas redes sociais, a fingir que defendem o Benfica, porque o que estão a defender é o tacho ou a possibilidade de o ter. Conheço-os bem e nunca terão o meu respeito. A muitos deles, não lhes dou e nunca darei troco, porque são uns imbecis disfarçados de super-polícias dos bons costumes do Benfica. Mas também cada vez menos tolero os que estão do outro lado barricada, porque chegam à inconsciência de criticar tudo o que mexa, mesmo que racionalmente esteja na cara um sinal de crescimento ou até mesmo de mudança. Tu deves saber, porque discutimos isso longamente, há três anos atrás, o que eu quero do Benfica... quero vitórias. Onde muitos espreitam a possibilidade de um tacho, eu quero alegrias. Para mim e para os meus filhos. Poucas coisas me dão mais prazer do que levar os meus filhos e a minha mulher ao estádio, para ver um jogo do Benfica, sem pensar nos vieiristas ou nos abutres, sem pensar nas guerras de bastidores, sem pensar nos crápulas que me insultaram há três anos, ou me ameaçaram por telemóvel. Eu quero saber é do Benfica e do gosto que isso me dá e dá aos meus filhos. Esse é o meu Benfica, essa é a minha praia. ABRAÇO GRANDE.

19 comentários:

Anónimo disse...

...E quem fala assim não é gago.
Concordo plenamente com o texto. Apesar de algumas políticas que discordo, apesar da forma como se constrói o plantel e de algumas lacunas que se possam detectar em detrimento do excesso noutras posições, ainda assim, parece-me igualmente que este Benfica não tem nada a ver com o de alguns anos atrás. Não é de um dia para o outro que se passa do Mau para o óptimo. E este Benfica pelos resultados recentes, já vai sabendo ganhar. É pouco ainda? Sem dúvida, mas paulatinamente vai sendo mais.

DC

Anónimo disse...

"Eu quero saber é do Benfica e do gosto que isso me dá e dá aos meus filhos. Esse é o meu Benfica, essa é a minha praia."
Gostaria que essa fosse a realidade de todos os Benfiquistas!
Vasco Duarte

Anónimo disse...

José se puder responda ao email que lhe enviei.

Espero que n esteja chateado comigo pela situação do JJ


Abraço

Daniel M.

Gustavo Neves disse...

Meu caro, antes da alusão ao momento actual do clube, duas notas: por curiosidade, e algum desespero, admito, apareci por lá, no Sheraton, quando esse grupo se reuniu para uma conferência de imprensa, e só de olhar à minha volta durante um par de minutos percebi o quão elevada era a ocupação de oportunistas por metro quadrado; mas porque é que agora, e assim de repente, encurtamos o período de análise a esta MISERÁVEL direcção a 3 anos??? Era o que faltava....esta gente tem sido incompetente há muito mais tempo....conseguimos lutar por um campeonato? Não conheço esse troféu, mas se fosse institucionalizado certamente valeria quase tanto como a Taça da Liga.
Não tenho vergonha, dou a cara e deixo o meu nome. O meu apelo é: encher o estádio com o Braga, levar tarjas e entoar cânticos acerca de vários actos de gestão danosa que esta direcção tem levado a cabo. Danosa para o Benfica e benfiquistas, não para quem enche os bolsos à conta disso, claro! Levarmos lenços, não brancos, mas vermelhos, para nos "despedirmos" do veneno que está a matar o nosso clube.
Estas pessoas têm de sair! E não quero acreditar que não surja ninguém, insuspeito, para tomar as rédeas do nosso clube.
Todos nós temos enumerado, ao longo dos últimos anos, os actos de gestão, as decisões, as tomadas de posição, que têm enterrado cada vez mais o Benfica. Para quê comentar que gastamos cerca de 16 M€ em dois jogadores cuja posição no plantel já estava assegurada e temos apenas um jogador de qualidade para as duas laterais da defesa? Não vale a pena....estas coisas acontecem porque deixámos que acontecessem, porque entregámos o clube a um grupo de oportunistas que ganham dinheiro à conta do Benfica, porque nos acomodámos na esperança de que finalmente seria com estas pessoas que o Benfica voltaria às glórias do passado. Eu reconheço a minha culpa, porque votei Vieira em 2003.
E assumo a minha obrigação de contribuir para a limpeza e renovação do nosso clube.

Unknown disse...

Percebo o ponto invocado, mas o Benfica no ano passado perdeu o campeonato para um Porto treinado pelo Vitor Pereira ?!?!?!, para um Porto que jogou uma época praticamente sem avançado (só teve o manco no final da época), sem um nr.º10 (só com o lucho tiveram um organizador de jogo), com um boneco verde a 50% (só apareceu na 2.ª metade da época), com um central a fazer de lateral.
Se o Benfica não conseguiu ganhar a um Porto com tantas debilidades, e não é normal que cometam tantos erros em épocas sucessivas, como poderemos estar próximos de ganhar ?
Nas modalidades é verdade que tivémos resultados muito bons, mas no ano anterior tínhamos tido muito maus.
Não critico a avaliação feita, apenas não a subscrevo e considero que para os recursos gastos deveríamos ter resultados muito superiores.

Pedro disse...

Estou longe de estar optimista mas estou totalmente de acordo com a vontade de ver o SLB vencer. Não gosto de Vieira mas se ele ficar lá 20 anos significar que o SLB ganha durante esses 20 anos ele que fique lá. Até lhe faço uma estátua!!!!! ☺☺☺☺

Acho que continuamos a cometer os mesmos erros que nos impedem de vencer. Estamos mais fortes? Estamos sim senhor à conta de um avultadíssimo investimento que não tem trazido o correspondente sucesso desportivo. E por mera incompetência. Perdemos para amadores, perdemos por não sabermos gerir o clube internamente, perdemos por não sabermos lutar e antecipar problemas. E não vejo nada a mudar em relação a isso.

Vejo uma fuga para a frente de Vieira para safar as eleições de Outubro.

Sobre os mamões do SLB...nada a dizer. Eles andam aí e todos sabemos quem são.

Anónimo disse...

José Marinho se o Benfica não for campeão na próxima época pode apostar que será o fim desta direção.

Abraço

Daniel

Anónimo disse...

José com este merdas a treinador n vamos a lado nenhum. O que ele fez ao Ola John no fim do jogo quando foi o Luisinho que infantilmente perdeu a bola é revelador da besta que temos no banco!!!!

SIMPLESMENTE N SABE LIDERAR UM GRUPO DE JOGADORES...

Abraço

Daniel

Anónimo disse...

Boa gestão desportiva é dar 13 milhões de euros pelo 7º extremo do plantel, e continuar com um lateral de cada lado...

DeVante disse...

Tiro-lhe o chapéu osé Marinho!
É o que eu penso. De um lado vieiristas, carneiros e yes man e do outro lado abutres!
Eu só quero o Benfica campeão!

Papoilas Saltitantes disse...

Adoro ver o Benfica a vencer a Benfica.

Na maioria das amadoras as pessoas que estao a frente delas tem na sua maioria duas coisas importantes: Benfiquismo e competencia. Aqui o lfv soube delegar e as coisas estao claramente no caminho que devem estar.

No futebol o lfv nao conseguiu escolher as pessoas certas e por isso andamos sempre a mudar a estrategia. Aqui acho que estamos na mesma situacao que ha tres anos.

Espero que apareca alguem que me faca acreditar ter forca para colocar o futebol no caminho certo. Nem que seja para forcar o lfv a escolher uma equipa mais capaz.

John Wakefield disse...

Eu não faço propaganda ao Vieira, mas é verdade que nas modalidades o Benfica tem crescido substancialmente.

Quanto ao futebol, modalidade-rei, as coisas já não são bem assim e continuam a cometer-se sempre os mesmos erros do costume. Tanto tempo para fechar uma transferência (e depois existem os tradicionais desvios para clubes rivais) e a incoerência dos critérios utilizados nas aquisições - por outras palavras, precisamos urgentemente de laterais e vamos contratar mais... um extremo???!!! E que, por sinal, foi a contratação mais cara da história do clube. Que critérios são estes???? Que planeamento de época é este, em que temos 7 extremos e 6/7 avançados??? E 2 laterais???

Depois há um treinador teimoso... Mas esse já sabe que não tem margem de manobra para continuar com as suas invenções. Ficou deslumbrado pela sua primeira invenção ter dado certo - Fábio Coentrão, mas as seguintes foram desastrosas - insistiu com Roberto e Emerson, mesmo quando estes custavam pontos ao Benfica. E a meio da época, não quis ir ao mercado, preferindo manter a confiança nestes dois elementos...

Após fases fantásticas da equipa ao longo da época, os jogadores quebram fisicamente (alguns lesionam-se mesmo), os árbitros prejudicam-nos (perante o silêncio incompreensível da direcção) e falhamos a conquista de títulos importantes.

Mas continuo a acreditar que poderemos fazer um boa época. O treinador é teimoso, mas o do Porto ainda consegue ser inferior! E, na verdade, apenas o Benfica pode enfrentar o Porto.
O Braga está em ascensão mas é sempre um "outsider". O Sporting reforçou-se bem, mas enquanto viver problemas estruturais, não vai poder almejar a vitória no campeonato. Por isso, tudo é possível!

ps: Quanto às modalidades, espero, pelo menos, por uma vitória nos campeonatos de basket e voleibol. No Futsal e Atletismo, também poderemos revalidar o título conquistado. No Hóquei e no Andebol, estou mais céptico, mas a ver vamos!!!

Antonio disse...

Os meus parabéns pelo seu texto. A sua ultima frase, é exatamente como também penso o Glorioso. Podemos, e devemos criticar, o que é e não é bem feito, por quem trabalha no nosso clube, mas acima de tudo deverá estar sempre o nosso Benfica. Também acho que existe uma evolução na estrutura do clube, mas há coisas que não consigo perceber, e uma delas é a politica de aquisições

Ribss disse...

O que interessa é o que ele fez ao Ola John... Por amor de Deus, eu acho que a culpa e do Jorge Jesus porque na jogada do golo da Juventos, J.J. estava a passar a mao pelo cabelo..
Que ridiculo!!!
O que vale e que quando começar o campeonato os arbitros ja vos ajudam a ter nova materia para bater no Benfica...
Até se borram todos só de pensarem que vão jogar contra o Benfica, sim todos mesmmo em Portugal. Melhor era quando ninguem nos impressionavamos ngm e todos achavam que podiam vir a nossa casa ganhar.
Alguns adeptos deviam era ser treinados pelo J.J., ficariam a valer mais!!!!

Anónimo disse...

Ribss não seja otário, veja as imagens...

Abraço

Daniel

Ribss disse...

Daniel, eu vi as imagens, agora não consegui entender o que J.J. diz ao Ola John!!! Será que teve a ver com o golo sofrida ou estará ele a liderar um grupo de jogadores por qualquer erro que tenham cometido durante o jogo??
Mas mesmo assim atacar Jorge Jesus por uma reprimenda aos jogadores, não se entende.
Não sejamos otários...

António Maia disse...

este post é meu! não há direito ahahahah
brincadeira claro, o que quero mesmo dizer é que subscrevo o post na integra :)
e ainda acrescentaria relativamente ao futebol, que é muito injusto o que muitos blogers escrevem sobre o Mestre Jorge Jesus, o melhor treinador português da atualidade e um dos melhores do mundo no seu tempo, o problema dele é ter tido uma educação no seio do povo, o fato de ter sido operário é imperdoável ahahahah mas ao invés, a mim enche-me de orgulho, também eu sou uma pessoa do povo, ex operário e consciente da minha classe e presente no que me rodeia...
o Mestre Jorge Jesus, jogou contra mim Futebol de Salão, no primeiro torneio organizado pela AFL e já era líder, aos vinte e picos, lá no time do Bairro da Cruzes ahahah era quem organizava, era quem distribuía, falava, jogava, marcava, um fenómeno de liderança :) tal e qual. agora temos de olhar para o lado, estamos em Portugal, no país dos silvas, no país que votou de novo no silva e votaria de novo no silva mesmo depois de saber que ele é o chefe dos ladrões ahahah somos o país dos invejosos... como é possível que um homem que cresceu na Porcalhota seja o treinador do meu Benfica, e eu? que até falo inglês, francês e toco piano ahahaha miseráveis burgueses, classe mérdia que nos arrrastas para a vossa própria miséria ahahahah
sim, o Jesus, teve uma educação, como têm os pobres mas é competente naquilo que faz como já provou ao mais alto nível à frente do glorioso Benfica, deu à do Benfica uma dimensão europeia que já não tinha, hoje volta a ser respeitado, colocou de novo a equipa a mandar em casa, raramente não ganhamos na Luz e quando não ganhamos mandamos sempre e não era assim há muitos anos, há dezenas de anos, direi mesmo, qualquer equipa vinha à Catedral e pensava o jogo, os médios tinham tempo para tudo e o Benfica via os outros jogar :) lembro-me perfeitamente, tenho boa memória :)...

António Maia disse...

é incrível o que vou ouvindo e lido... ataca de mais e a equipa fica desequilibrada, não sabe falar, masca pastilha, é um bruta montes ahahahah tantas vezes que me lembro do que a lagartagem dizia do Eusébio, outro homem do povo :) era um estúpido, o marisco que mais gostava era o tremoço etc etc etc e ele respondia com o que sabia fazer, golos e jogadas magistrais, depois com a idade recuou para médio e foi a subtil inteligência que ficou em evidência, o passe curto ou longo, com a parte de dentro ou de fora do pé, a servir o Nené, o Jordão, o Artur Jorge ou o Vitor Batista ahahaha e eles teimavam com o marisco do Eusébio, farsolas, os silvas da aristocracia ahahahah apesar de tudo ainda penso que a classe mérdia pintada de vermelho mete mais nojo ahahahaha é o que sinto quando os vejo a elogiar o Tacuara Cardoso, quando os vejo com os assobios à equipa, nojo, nojo de alguns benfiquistas, nojo de muitos portugueses, com as minhas desculpas :)
e que me desculpem os Silvas, mas lembro-me sempre da eleição do cavaco ahahah depois do homem estar comprometidíssimo no BPN e ainda foram votar naquilo :)
e hoje o que se escreveu para aí por causa do dedo do Mestre Jorge Jesus, houve gente que fez o discurso direto do que o homem deveria estar a dizer ahah já todos percebemos, a inveja é muita, se fosse o Jesus um catedrático tudo estava bem! era fino, se em vez do Filipe Vieira fosse o Dr Luis Filippe e Vieira, nem que fosse ladrão como o Vale e Azevedo ou bêbedo como o Dr Juiz já não fazia mal nenhum.
peço desculpa mas quem chegou até aqui, já percebeu o meu sentir :)
Só penso no Benfica, nas Casas do Benfica que se organizam para virem ao Estádio faça chuva, faça Sol... quero ver o Museu e continuar a ganhar o mais possível em todas as modalidades, no futebol vamos ver se deixam fazer alguma coisa, na Europa roubam menos, pode ser que façamos um boa época... por enquanto continuarei a ir ao Estádio, confiante nos profissionais da SAD :)
Força Mestre Jorge Jesus!
Força presidente Filipe Vieira!
carrega Benfica!
e pluribus unum!

Ribss disse...

Antoniomaia,

será que tudo o que se tem falado, nao preciso dizer criticado porque na CS (e ja muitos Benfiquistas)só se fala do Benfica para criticar, não terá a ver com as eleições?
EU costumo dizer, tudo o que é bom no Benfica, é logo para deitar a baixo!
Os unicos que impoem " 1 pouco de respeito" a porcalhada, é o Benfica, é o Vieria, é o Jesus, é o Cardozo etc... é o Benfica.