blog

quarta-feira, novembro 07, 2012

SL Benfica - Spartak Moscovo: 2-0

Primeira vitória do SLB na Champions 2012/13 num jogo agradável mas que fica com sabor amargo pelo resultado vindo da Escócia.

Vamos lá ver uma coisa e falar de futebol a sério. É verdade que muitos benfiquistas defendem aquela ideia de que os avançados têm que correr, serem móveis, cheios de técnica e tal. Jesus gosta da ideia de dois avançados seja contra quem for. Juntando o útil ao agradável (para eles) Jorge Jesus coloca a titulares Lima e Rodrigo, dois avançados móveis, que correm e com técnica. O resultado devia ser fabuloso mas, em todos os jogos que esta dupla esteve junta, as coisas não correram tão bem como esperado mas nem é por aí que quero falar. De que vale jogar com dois avançados móveis se um deles tem que recuar para vir buscar jogo? De que vale jogar com Lima e Rodrigo se o espanhol tem de recuar ao meio campo para pegar no jogo? Não seria mais lógico jogar apenas com um avançado e com um médio ofensivo capaz de transportar a bola virado para a baliza e não ter que vir buscá-la de costas para a dita? Parece-me tão simples mas, pelos vistos, de elevada complexidade para muitos. Tal como os lançamentos e cantos. Os lançamentos laterais vão todos para dentro da área...os cantos e livres cruzados, com os nossos centrais subidos na área adversária, são marcados com toques para o lado e para trás perdendo practicamente todas as oportunidades. Enfim...mistérios de catedrático.

Ultrapassando tudo isto, o Sport Lisboa e Benfica fez um bom jogo. Muito melhor do que contra o Vitória no sábado passado. Hoje também tivemos individualidades em destaque mas funcionaram em prol do colectivo e não como forma de resolver a ineficácia da equipa. O bom jogo colectivo ajudou as individualidades brilharem e assim é que tem de ser. André Almeida esteve muito bem no centro do terreno muito bem apoiado por um fantástico Enzo Perez. Ola John a crescer de forma magnífica de jogo para jogo e hoje jogou mesmo muito bem e se isto for o verdadeiro Ola John então acredito que os 9 milhões serão rapidamente justificados. Lima muito bem também mesmo quando erra tem uma atitude competitiva que o leva a lutar e conseguir anular o erro que comete. Excelente. Artur a dizer presente quando necessário dando tranquilidade à equipa e a dupla de centrais que, acho, não perdeu um lance a beneficiar muito do tampão que André Almeida e Enzo faziam no meio campo. E claro, o suspeito do costume, o gajo que não corre mas vai resolvendo. Tacuara entra e marca mas o árbitro anula. Chateado, marca dois a seguir. E falha o penalty para que o outro  não tenha que fazer mais estatísticas sobre o assunto. Carrega Tacuara. 

Suportando-me apenas no que ouvi na rádio há um penalty evidente a nosso favor logo no início do jogo e o golo anulado a Cardozo levanta muitas dúvidas. Em jogo jogado o árbitro pareceu-me estar bem tendo dado um limite às entradas duras dos russos e quando esse limite foi ultrapassado mostrou amarelos a bom ritmo não hesitando na expulsão do jogador do Spartak nem em amarelar o guardião deles logo aos 31 minutos por anti jogo.

Três pontos que a juntar ao pontito ganho em Glasgow nos dão uns insuficientes 4 pontos contra os 7 que o Celtic tem. Próximo jogo é contra eles e vencendo ficamos empatados com 7 pontos mas com a vantagem para o nosso lado por termos vencido o jogo. O problema é que a seguir vamos a Nou Camp e eles recebem o Spartak. Provavelmente a Liga Europa será o nosso destino e, dessa forma, pode ser que Vieira possa cumprir uma das promessas eleitorais.

Este já está. Um milhão de euros no bolso. Segue-se Rio Ave. Carrega Benfica!

7 comentários:

M disse...

Oscar Cardozo...

3ºmelhor marcador do SLB nas competiçoes europeias após ultrapassar o Sr.José Augusto...atrás apenas de Eusébio e Nené!

Cardozo com 26, Nené tem...28!

John Wakefield disse...

Óscar Cardozo é craque! Ola John, Enzo Perez e Artur Moraes também tiveram intervenções importantes.
Quanto à Liga Europa, temos mais hipóteses de sucesso do que na Champions, ainda para mais quando Gaitán já deve ter novo clube em Janeiro (Anzhi?).

Gonga disse...

Afinal o Celtic não é assim tao mau.

zorg disse...

Nem o Celtic é mau, nem o Lima foi uma má contratação, nem o Melgarejo (grande jogo ontem) é uma má opção para lateral esquerdo, etc, etc, etc.

O Benfica, apesar dos grandes obstáculos que tem tido de superar (saidas de Javi e Witsel, castigo de Luisão, indisponibilidade quase permanente de Carlos Martins, Aimar e Gaitán, etc), lá tem conseguido ir levando a água ao seu moinho. Está em primeiro no campeonato e na LC o único resultado realmente inesperado foi a derrota em Moscovo.

Pedro disse...

"Afinal o Celtic não é assim tao mau."

Até podia ser a melhor equipa do Mundo que é irrelevante para a crítica que faço. Contra nós não jogaram nada e estavam, totalmente, à nossa mercê! Desperdiçámos dois pontos que agora fazem muita falta. Na fase de grupos da Champion não se podem desperdiçar oportunidades de conquistar pontos...principalmente quando temos um Barcelona no grupo. Infelizmente muitos benfiquistas continuam a não perceber a importância disso. É pena.

Faz-me confusão como se considera q AQUELE empate em Glasgow é bom mas perder em Moscovo é inesperado...

zorg disse...

Bom seria ganhar em Glasgow, mas o empate não é mau. Se empatássemos todos os jogos fora e ganhássemos todos os jogos em casa, teríamos o apuramento garantido.

Não sei que jogo é que tu viste em Glasgow, mas não concordo nada que tivéssemos tido o jogo à nossa mercê. Jogámos com as nossas armas, o Celtic jogou com as suas. Houve oportunidades de parte a parte e o empate aceita-se.

Podíamos ter ganho? Claro que sim, mas também podíamos ter perdido. O empate em Glasgow é mau? É melhor do que a derrota que a melhor equipa do mundo leva na bagagem...

João Bizarro disse...

"Afinal o Celtic não é assim tao mau."

Nem o Barcelona é assim tãaaaaaaaaao bom como o JJ pintou.